Anda di halaman 1dari 7

7. Qual a noo de desenvolvimento de Piaget e como so caracterizados os estgios de inteligncia mais avanados?

Encontra-se noo de desenvolvimento do ser humano do ser humano por fases que se interrelacionam e se sucedem at que se atinjam estgios da inteligncia caracterizados por mobilidade e estabilidade. 8. Cite as 4 caractersticas das fases Cada estgio envolve um perodo de formao (gnese) e um perodo de realizao. Realizao caracterizada pela progressiva organizao composta de operaes mentais. Cada estrutura constitui ao mesmo tempo a realizao de um estgio e o comeo do estgio seguinte, de um novo processo evolucionrio. A ordem de sucesso dos estgios constante. Idades de realizao podem variar dentro de certos limites em funo de fatores tais como motivos, exerccio, meio cultural e outros. A transio de um processo de um estgio anterior ao seguinte segue a lei de implicao anloga ao processo de integrao. As estruturas precedentes tornam-se parte das estruturas posteriores. 9. Qual o ncleo do processo de desenvolvimento e por que ele inerente totalidade da vida? O ncleo do processo de desenvolvimento est em consider-lo como um processo progressivo de adaptao (no sentido piagetiano de assimilao versus acomodao; de superao constante em direo a novas e/ou mais complexas estruturas) entre o homem e o meio. Esse processo inerente totalidade da vida, seja ela orgnica ou mental. 10. Qual a relao entre desenvolvimento e operacionalidade? O desenvolvimento do ser humano consiste, de forma genrica, em se alcanar o mximo de operacionalidade em suas atividades, sejam estas motoras, verbais ou mentais. Todo indivduo tem um grau de operatividade motora, verbal e mental de acordo com o nvel de desenvolvimento alcanado, assim como possui um grau de viso de organizao do mundo. 11. Qual a relao entre inteligncia e afetividade? A afetividade e a inteligncia so interdependentes, no havendo autonomia de uma sobre a outra. 12. A inteligncia definida como uma forma de coordenao da ao a um situao nova. Quais os dois objetivos da inteligncia apontados no texto? De auto organizar-se para enfrentar a situao; e encontrar um comportamento (inveno, descoberta) que mantenha o equilbrio entre o organismo e o meio. 13. Na comparao entre o desenvolvimento do indivduo (evoluo ontogentica) e o desenvolvimento social, a que forma de pensamento corresponde a democracia?

O desenvolvimento social deve caminhar no sentido da democracia, que implica deliberao comum e responsabilidade pelas regras que os indivduos seguiro. 14. As regras, normas e valores dos grupos sociais dependem e fundamentam-se em qu? Variam de grupo par agrupo, de acordo com o nvel mental mdio das pessoas que constituem o grupo. 15. As fases da evoluo ontogentica correspondem a fases da evoluo das formas dos homens viverem juntos. Correlacione as trs fases dos dois processos evolutivos. Anarquia, tirania e democracia. Anomia, heteronomia e autonomia. 16. No contexto do pacto democrtico, o que implica o conceito de liberdade? O pacto democrtico, com deliberaes comuns e responsveis, relativo ao nvel de desenvolvimento mental das operaes abstratas. Liberdade pois nesse contexto implicaria participao ativa na elaborao de regras comuns para o grupo. 17. Caracterize a personalidade, fazendo referencia anomia e a autonomia. A personalidade consistir numa forma de cosncincia intelectual caracterizada por autonomia, adaptando-se reciprocidade e distanciando-se da anomia (prpria do egocentrismo) e da heteromia (aceitao de normas e/ou presses externas ao indivduo). 18. Na primeira citao da pg. 63 Piaget explica a origem do conhecimento, fazendo uma relao entre sujeito e objeto. Resuma a citao com suas prprias palavras. O conhecimento no surge nem interiormente nem exteriormente ao sujeito, mas da interao entre eles. 19. O que a epistemologia gentica objetiva e o que no objetiva? Objetiva conhecer no sujeito em si, mas unicamente as etapas de sua formao, e nem o objeto em si, porm os objetos sucessivos que so reconhecidos pelo sujeito no curso de diferentes etapas. 20. Por que o conhecimento definido como essencialmente ativo? Conhecer um objeto agir sobre e transform-lo, aprendendo od mecanismos dessa trasnformao vinculados com as aes transformadoras. Conhecer , pois, assimilar o real s estruturas de transformaes, e so as estruturas elaboradas pela inteligncia enquanto prolongamento direto da ao. 21. Quais e como se caracterizam as duas fases de aquisio do conhecimento para Piaget? Fase exgena: fase da constatao, da cpia, da repetio. Fase endgena: fase da compreenso das relaes , das combinaes. 22. Diferencie aprendizagem do verdadeiro conhecimento usando o conceito de abstrao.

necessrio se considerar que a aprendizagem pode parar na primeira etapa do conhecimento, ou seja, na fase exgena. O verdadeiro conhecimetno, no entanto, implica no aspecto endgeno, pois pressupe uma abstrao. Essa abstrao, para o autor, pode ser reflexiva ou emprica. 23. Diferencie os dois tipos de abstrao. A abstrao emprica retira as informaes do prprio objeto e a reflexiva s possvel graas s operaes (ou seja, coordenaes das aes), a partir das prprias atividades do sujeito. Esse tipo de abstrao implica, pois reflexo, que constitui uma reorganizao mental. 24. As estruturas da inteligncia no so nem inatas nem determinadas pelo meio. Explique levando em considerao o conceito de equilibrao. So o produto de uma construo, devida s perpetuaes do meio e capacidade do organismo de ser perturbado e de responder a essa perturbao. atravs das aes do indivduo, a partir dos esquemas motores que se d a compensao a essas perturbaes, uma adaptao progressiva no sentido de uma constante equilibrao que permite a cosntruo de estruturas caracterizam-se de um lado, por serem um prolongamento das estruturas orgnicas j conhecidas pela cincia e, de outro lado, por constiturem uma especializao em relao a elas. 25. Explique: Para o construtivismo no se aprende nada de realmente novo No h um comeo absoluto, pois a teoria da assimilao que supe que o que assimilado o a um esquema anterior, de forma que, na realidade, no se aprende nada de realmente novo. 26. Desenvolvimento e aprendizagem so diferenciados. Cite duas diferenas entre os dois. So aquisies em funo do meio e que exigem certo decurso de tempo, sendo distintas da aprendizagem: so aquisies atribudas induo. So processos de pensamento que tendem a organizar os dados da observao e da experincia. 27. Explique as afirmaes: A filognese a recapitulao da ontognese e A criana explica o homem . No processo de desenvolvimento e aquisio de conhecimento, o mundo deve ser reinventado pela criana. A lei biogentica relativa ao desenvolvimento do conhecimento consiste em que a filognese a recaptulao da ontognese. A humanidade progride em sua explicao da realidade/mundo da mesma forma que cada ser humano progride em seu desenvolvimento mental. Assim, acriana explica o homem, e em cada idade a mente tem uma diferente explicao causal da realidade. 28. Por que til estudar a criana para entender a histria do pensamento cientfico? Piaget diz que em todo lugar temos crianas nossa volta, e o desenvolvimento do conhecimeto lgico, do conhecimento metemtico, do conhecimento fsico, e assim por diante, no podemos estudar em nenhum lugar melhor do que em crianas.

29. Enumere as 4 caractersticas da epistemologia genica, apresentadas por Piaget na citao da p.69 Uma pesquisa sobre o Weden histrico desse pensamento, ou seja, uma histria das cincias que procuraria estudar os aspectos mais importantes do equilbrio entre homem e mundo que ocorreram nos diferentes domnios do pensamento cientfico. Uma investigao gentica dos diferentes estados de equilbrio do pensaento da criana, de seu nascimento at as operaes abstratas. Uma investigao da estrutura interna dos conceitos de estados de quilbrio no processamento cientfico atual. 30. O que o processo educacional consoante com a teoria de Piaget deve provocar e o que se torna possvel graas a esta provocao? Situaes que sejam desequilibradoras para o aluno, desequilbrios esses adeuados ao nvel de desenvolvimento em que se encontram, de forma que seja possvel a construo progressiva das noes e operaes, ao mesmo tempo em que a criana vive intensamente (intelectual e afetivamente) cada etapa de seu desenvolvimento. 31. Quais os dois elementos da educao e por que eles so indissociveis? O intelectual e o moral so indissociveis porque no se pode forar personalidades autnomas no domnio moral se por outro lado o indivduo submetido a um constrangimento intelectual de tal ordem que tenha de se limitar a aprender por imposio sem descobrir por si mesmo a verdade: se passivo intelectualemente, no conseguiria ser livre moralmente. Reciprocamente, porm, se a sua moral consiste exclusivamente em uma submisso autoridade adulta, e se os nicos relacionamentos sociais que constituem a vida da classe so os nicos relacionamentos sociais que cosntituem a vida da classe so os que ligam cada aluno individualmente a um mestre que detm todos os poderes, ele tambm no conseguiria ser ativo intelectualmente...o pleno desenvolviento da personalidade, sob seus aspectos mais intelectuais, inseparvel do conjunto de relacionamentos afetivos, sociais e morais que constituem a vida da escola. 32. Qual deve ser o objetivo da educao e o que ela no deve usar. O objetivo da educao, portanto, no consistir na transmisso de verdades, informaes, demonstraes, modelos etc., e sim em que o aluno aprenda por si prprio, a conquistar essas verdades, mesmo que tenha de realizar todos os tateios pressupostos por qualquer atividade real. 33. A educao pode ser considerada como um processo de socializao. Em que implica esta socializao? Que implica equilbrio nas relaes interdindividuais e ausncia de regulador externo/ordens externas), ou seja, um processo de democratizao das relaes . Socializar, nesse sentido, implica criar-se condies de cooperao. A aquisio individual das operaes pressupe necessariamente a cooperao, colaborao, trocas e intercmbio entre as pessoas.

34. Por que a interao entre os alunos mais importante do que o respeito autoridade do professor? Na teoria piagetiana pode-se constatar o estabelecimento de relaes entre a cooperao e a formao/desenvolvimento intelectual. Assim, no seria possvel exister na escola uma verdadeira atividade intelectual baseada em aes, investigaes e pesquisas espontneas, sem que houvesse uma livre cooperao dos alunos entre si e no apenas entre professor e alunos. 35. Os fracassos da educao formal dependem essencialmente de qu? Do fato de se principiar pela linguagem (acompanhada de desenhos, de aes fictcias ou narradas etc.) ao invs de o fazer pela ao real e material. 36. Que tipo de motivao leva ao interesse em aprender e como a escola pode estimul-la? A escola dar ao aluno a possibilidade de aprender por si prprio, oportunidades de investigao individual, possibilitando-lhe todas as tentativas, todos os tateios, ensaios que uma atividade real pressupe. Isso implica diretamnete que a motivao no venha de fora, mas lhe seja intrnseca, ou seja, da prpria capacidade de aprender, para que se torne possvel a construo de estruturas do ponto de vista endgeno. 37. Quais diretrizes norteiam uma escola piagetiana? Trabalho em grupo, diretividade seqencial tal como concebid acima e consecuo de alto nvel de interesse pela tarefa. Essa diretividade da aprendizagem consistiria simplesmente em se criar situaes onde pudessem ser operacionalizados os conceitos, - contendo fatos que possam ser ou no contraditrios, dependendo da forma que o sujeito cognoscente manipula o conceito ou questo que faam que a criana se esforce no sentido de uma reequilibrao. Cada reequilbrao uma ultrapassagem, pois implica a aquisio de um conceito antes no dominado, pelo menos operatoriamente. 38. Qual seria a nfase e o que uma escola cognitivista no deveria enfatizar? A nfase no seria colocada em contedos, mas em atividades, tais como jogos, leituras, visitas, excursses, discusso, arte, oficina, exerccio fsico, teatro etc. 39. Qual o papel da descoberta e do ensaio-erro em um ensino compatvel com a abordagem de Piaget? O ensino que seja compatvel com a teoria piagetiana tem de serbseado no ensaio e no erro, na pesquisa, na investigao, na soluo de problemas por parte do aluno, e no em aprendizagem de frmulas, nomenclaturas, definies. A descoberta ir garantir ao sujeito uma compreenso da estrutura fundamental do conhecimento. Dessa forma, os processos pelos quais a aprendizagem se realizou assumem papel preponderante. 40. Diferencie aprendizagem verdadeira de aprendizagem no sentido estrito. A aprendizagem verdadeira se d no exerccio operacional da inteligncia. S se realiza realmente quando o aluno elabora seu conhecimento. A aprendizagem, no sentido estrito, se

refere s aquisies relacionadas com informaes e se d no decorrer do desenvolvimento. A inteligncia o instrumento de aprendizagem mais necessrio. 41. Por que esta concepo de ensino prioriza operaes e relaes ao invs de hbitos e fatos? Porque o ponto fundamental do ensino consiste em processos e no em produtos de aprendizagem. 42. Qual o papel do professor e o papel do aluno de acordo com esta abordagem, e como deve ser a relao entre eles. (cite pelo menos duas caractersticas). Cabe ao professor evitar a rotina, fixao de respostas, hbitos. Deve simplesmente propor problemas aos alunos, sem ensinar-lhes as solues. Sua funo consiste em provocar desequilbrios, fazer desafios. Deve orientar o aluno e conceder-lhe ampla margem de autocontrole e autonomia. Deve assumir o papel de investigador, pesquisador, orientador, coordenador, levando o aluno a trabalhar o mais independentemente possvel. O professor deve conviver com os alunos, observando seus comportamentos, conversando com eles, perguntando, sendo interrogado por eles, e realizar, tambm com eles, suas experincias, para que possa auxiliar sua aprendizagem e desenvolvimento. 43. Explique uma metodologia baseada na epistemologia gentica, levando em conta a ao do indivduo, a importncia da problematizao, do trabalho em grupo, da motivao e do jogo. (escolha trs itens e discorra sobre eles). O problema ser auto-regulador as investigao e consiste num projeto de ao, cuja co no consiste, no entanto, numa qualquer, mas sim, num sistema de movimentos impregnados de uma finalidade. O trabalho em grupo, adiscusso deliberada e comum, no s ondio para o desenvolvimento ental individual, apara a autonomia dos indivduos, como tabm o para a superao do egocentrismo natural do comportamento humano, eu d ocorre qundo h conflitos. O jogo tem por objetivo descobrir novas estratgias e cada fase de desenvolviento do ser humano caracterizada por uma conformao nica especial, indo desde o jogo individual, o jogo simblico, o jogo pr-social, ao de regras (social). 44. Qual o lugar dos recursos didticos udio-visuais nesta metodologia? No suficiente para desenvolver atividade operatria, pois estes concretiza as matrias de ensino de modo figurativo, sendo uma das caractersticas do denominado ensino intuitivo, neste trabalho considerado como uma das formas assumidas pelo ensino tradicional. 45. Como deve ser uma avaliao coerente com esta abordagem? Reprodues livres, com expresses prprias. Relacionamentos, reproduo sob diferentes formas e ngulos, explicaes prticas, explicaes causais etc. 46. Compare a abordagem cognitivista com a comportamentalista, a humanista e a tradicional.

Anda mungkin juga menyukai