Anda di halaman 1dari 2

O Olhar do Observador: Investigao, Teoria e Prtica Abigail Housen A corrente da Esttica Moderna defende que a beleza est, de certo

o modo, no olhar do observador. Este foco no observador e na interao do objecto com a sua percepo, levantou dificeis questes que promovem, at aos dias de hoje, debates sobre Esttica.

Estdio I Accountive (descritivo) Neste primeiro estgio encontram-se os leitores pouco familiarizados com as artes. De uma forma geral impressionam-se pelo tema da obra, manifestam interesse pelas cores, formas e detalhes que chammam mais a ateno na sua obra. Para o leitor deste estgio de desenvolvimento esttico, a obra tem vida prpria, ou seja, o leitor comporta-se como um realizador de um filme e constro uma histria relacionando algumas partes com as suas experincias. Surgem neste estdio perguntas como: O que isto? Segundo, Rossi (2006) as respostas pela parte do leitor so dadas de forma concreta: isto, aquilo, etc. O pouco tempo despendido para observar a obra, faz com que seja impossivel um envolvimento emocional por parte do leitor. Todavia, a imagem observada permanece na sua memria, tendo mais subsdios para uma prxima leitura de uma Obra de Arte.

Estdio II Constructive (Construtivo) No segundo estdio, o leitor capaz de relacionar as partes de uma imagem com o seu todo e consegue perceber que existe uma hierarquia entre os elementos da obra. O leitor reflecte sobre a sua vida ao mesmo tempo que procura relaes com a obra de arte, numa procura do significado da obra dentro de certos padres aceitveis do seu meio. A pergunta fundamental do 2 Estgio como isto feito? Comea assim a preocupao com as propriedades formais da obra, podendo chegar ao julgamento sobre a tcnica que o artista, o que tornar o quadro bem feito ou no. A preocupao do artista em retractar o ambiente, a dificuldade e o tempo gasto tambm so tidos em conta pelo leitor do 2 Estgio. A partir deste estgio a obra passa ter um caracter utilitrio e funcional, que deve servir propsitos morais, didcticos ou prticos (Rossi, 2006). Ainda que de uma forma primitiva, comea a surgir a conscincia da intencionalidade do artista e um certo distanciamento por parte do leitor para poder analisar a obra.

Em relao ao 1 Estgio o leitor constructivo deu um grande passo em relao ao desenvolvimento esttico.

Estdio III Classifying (Classificativo) O leitor que se apresente neste estgio de desenvolvimento esttico procura compreender a obra a partir de um contexto de informaes, presentes tanto na imagem quanto na Histria de Arte. Os Observadores interpretativos adoptam a atitude analitica e critica do historiador de arte. O leitor procura identificar a Obra de modo a situar a escola, o estilo, o tempo e a provenincia. Estes observadores consideram que os significados e mensagens das obras podem explicar-se e racionalizar-se. O observador deste estdio refere estou a olhar para, o que suponho ser uma representao de um quadro que parece abstracto. Eu acho que Picasso.

Estdio IV Interpretative (Interpretativo) O Observador Interpretativo procura um contacto pessoal com a obra. Ao explorar a obra lentamente este observador analiza as subtilezas da linha, da forma e da cor.

Anda mungkin juga menyukai