Anda di halaman 1dari 8

A contribuio do emprego do ao para industrializao do canteiro de obras.

Autor: Eduardo Munhoz de Lima Castro, Arquiteto, MS.

Observa-se, principalmente em edificaes de carter residencial, o embasamento do processo construtivo tradicional com forte emprego de tcnicas artesanais de construo. Este fato difunde-se devido ao fcil manuseio de uma tcnica que no necessariamente emprega mo de obra qualificada, o que vem contribuir para sua freqente utilizao. Processos racionais ainda hoje buscam seu espao,

evidentemente com menor resistncia do que no passado, uma vez que se tornaram conhecidos e estudados. O contrrio no acontece com processos industrializados para execuo de residncias, com o estigma de se tornarem construes fabris, enfrentam resistncia implementao de seu uso, principalmente quando o assunto envolve o emprego do ao para fechamento, cobertura e laje. Com o propsito de racionalizar ao mximo as etapas de construo, o processo construtivo seco, a partir de componentes industrializados e metlicos, aponta para uma nova concepo de edificao possibilitando ganhos de qualidade e produtividade. Neste estudo apresentam-se os processos e sistemas construtivos que podem ser empregados nos planos horizontal e vertical da edificao, representados pela laje, cobertura e fechamento, utilizando estruturas leves metlicas, chapas corrugadas, onduladas e painis compostos, em ao galvanizado sob a forma de produtos especficos.

Palavras chave:

Processo construtivo seco Arquitetura com ao Light steel framing Painis termoacsticos Steel deck Telhas de ao

De cavidades naturais a estruturas singelas de madeira coberta com peles, seja qual for sua constituio ou formao, o homem sempre procurou por abrigo, que assim convencionou-se a chamar por casa. A histria deduz que o homem tenha iniciado a construo de seu refgio utilizando uma estrutura simples de madeira, coberta com peles. Outro meio encontrado pelo homem para se abrigar ocorreu com a cabana, formada pela unio de trs troncos de madeira, amarrados na extremidade superior e inclinados uns aos outros, obtendo-se assim uma estrutura cnica, provavelmente coberta com barro. Com o tempo, o homem aperfeioa sua moradia e assim surgem vrias formas. Apropriando-se da forma retangular e ou quadrada, passa do plano inclinado (cabana) para o vertical formando paredes e para o horizontal, formando a cobertura sustentada por vigas e colunas.

Com as formas arquitetnicas so necessrios materiais resistentes e elementos de composio compatveis com todo o conjunto da obra.

A partir do cenrio colonial contemporaneidade das metrpoles brasileiras, observase que alguns mtodos construtivos e materiais se estabeleceram com mais intensidade, prevalecendo durante determinado perodo. Este fato ocorreu-se com o emprego de elementos predominantes como o vidro, ferro e o concreto armado, onde so utilizados at hoje. Em especial o ferro, objeto deste estudo, que durante o sculo XIX, sendo utilizado como material para construo, props significativa transformao na sociedade a ponto de se falar em uma arquitetura prpria. O ao (denominao recente ao produto) continuaria em segundo plano at meados do sculo XX quando as usinas siderrgicas brasileiras melhoraram seus processos de fabricao, desenvolveram novos produtos e estabeleceram uma melhor relao com o mercado interno, verificando-se o emergente mercado da construo civil.

Conhecer os elementos metlicos que compem uma edificao independente de sua funo e os processos construtivos agregados premissa de estudo. Na indstria da construo civil a importncia do estudo dos materiais de construo e seus sistemas construtivos so um fator relevante para que se possa edificar com

qualidade

racionalidade.

Deve-se

observar

performance

dos

materiais

especificados uma vez que aplicados em diversas situaes podem comprometer o resultado final de todo um planejamento de projeto.

Segundo Agopyan (1995) os materiais empregados em uma edificao, sejam na estrutura, nos fechamentos (vedaes), nos planos de lajes ou para coberturas so de vital importncia, onde o colapso resulta na falha do material constituinte para execuo de determinado servio. Os materiais apresentam-se em grande variedade e chegam para suprimento da obra em vrios estgios. Quanto utilizao do ao, sua principal caracterstica na construo civil sua pr-fabricao, o que resulta em um processo industrializado. Com a racionalizao do processo construtivo permitem-se menos perdas e mais produtividade.

A partir do material fornecido em bobinas de ao galvanizado s empresas de perfilao, vrios so os produtos que contribuem para nossas edificaes, formando a composio dos planos horizontal e vertical. Esses produtos, usados racionalmente, propiciam rapidez e produtividade na montagem da obra. Destacam-se as telhas

simples, compostas (termoacsticas e termoisolantes) assim como painis para fechamentos e vedaes, em chapas perfiladas no formato trapezoidal ou ondulado, para serem aplicadas nos mais diversos tipos de coberturas e fechamentos. Seu emprego est vinculado ao conhecimento da composio por parte do arquiteto ou engenheiro que a partir da escolha dos materiais dever verificar a compatibilidade com outros elementos no metlicos, a fim de evitar-se erros futuros.

Outro material de grande desempenho a frma metlica agregada ao concreto, que em muitos casos dispensa o uso de escoramentos e re-trabalhos, denominada comercialmente steel deck.

Muito se fala em industrializao do canteiro de obras residenciais, porm seu efeito apresenta-se incipiente. Em uma cidade dinmica como So Paulo, a realidade da industrializao chega s obras de caractersticas comerciais e industriais o que no ocorre com as residenciais, porm, caso ocorra, so iniciativas isoladas. As obras comerciais podem ser vistas em vrios pontos da cidade. Cita-se como exemplo os grandes galpes pr-engenheirados, utilizados como centro de distribuio de redes varejistas que em prazos recordes so totalmente erguidos. Isso se d pela nova tecnologia empregada, o da fast construction ou construo rpida que em composio com elementos metlicos vigas, colunas (sistema estrutural); fechamentos e coberturas propiciam fluidez ao processo de construir. O ao est para a construo rpida, formada por elementos pr-industrializados, pr-formados fora do local da sua aplicao, em locais apropriados, os quais chegam ao canteiro de obras apenas para serem encaixados ou montados.

Segundo Paulo Bruna (2002) a industrializao de uma construo est relacionada ao grau de mecanizao do canteiro de obras. No h como estabelecer uma relao sem passar primeiro por um processo de organizao que permita posteriormente a execuo de sua pr-fabricao. O emprego dos elementos de fechamento, laje metlica e cobertura em ao permitem especializao rpida dos operrios e equipamentos apropriados, elevando-se o estgio cultural desse tipo de item na obra.

Sem muita dificuldade ou apropriao de tempo, peas so facilmente montadas por modernos equipamentos que podem ser desde uma grua a um elevador pneumtico sobre rodas, ou apenas por uma parafusadeira alm de outros equipamentos manuais disponveis aos operrios, permitindo um manuseio fcil, seguro e de grande produtividade.

Aparentemente a estandardizao de modelos e processos pode levar sua rotinizao porm exerce efeito positivo para realizao dos sub-sistemas como o de instalaes hidro-sanitrias, cobertura, eltrica, enfim, do processo que muitas vezes encontra-se embutido pela criao arquitetnica do autor de sua obra.

A padronizao garante regularidade de processo e manufatura das peas permitindo produtividade, eliminao de acidentes e erros que provavelmente ficariam merc de uma soluo razovel para sua recuperao. Interessante notar que os processos construtivos industrializados tema tendncia de diminuio de riscos enfrentados para construir uma habitao, diminuindo-se tambm as diversas interferncias que podem ocorrer durante todo o processo. O fato principal est na concepo do projeto. Este tem a condio de eliminar grande parte de

qualquer surpresa que possa ocorrer e portanto deve ser efetuado em todos os seus detalhes, o que no um hbito em padres brasileiros. Muitas vezes o processo de edificao se inicia enquanto o projeto est sendo detalhado ou ainda por terminar.

Contudo, h muito para se fazer no Brasil a fim de que haja uma mudana nesse cenrio, principalmente com relao cultura e hbitos arraigados de construo concebidos deste o incio de nossa colonizao e que diante de uma globalizao no se apresenta a outro caminho seno a abertura aos novos mtodos e processos construtivos. Para um pas que possu caractersticas continentais onde a cada regio prevalece uma cultura, um hbito, um costume, as preferncias apresentam divergncias, algumas regies podem ter hbitos voltados aos padres coloniais; outras voltadas a padres importados, europeus ou norte-americanos.

Nas grandes metrpoles como So Paulo, Rio de Janeiro ou Belo Horizonte pode-se observar essas diferenas culturais. No caso da cidade So Paulo, hoje uma megalpole que continua em crescimento, voltada para servios e algumas indstrias, pelo tempo escasso proporcionado ao ritmo de vida paulistano, o processo de construir suas edificaes residenciais participa da mesma velocidade. Nesse sentido, para acompanhar essa velocidade de crescimento, o arquiteto pode-se valer de materiais pr-fabricados ou pr-prontos para execuo e montagem da edificao. Com a industrializao do canteiro de obras, procura-se manter uma linha de produo que realmente atenda aos cronogramas previamente acertados e atravs de uma logstica eficiente de fornecimento de produtos, os fornecedores de matrias

primas de construo podem ter a certeza de terem encontrado um mercado propcio para seu produto, uma vez que o mesmo faa parte da composio da linha de itens relacionados ao sistema de edificao rpida.

Dessa maneira ento se forma o cenrio para que uma cidade como So Paulo, com suas caractersticas, possa envolver-se em tecnologias construtivas para o uso residencial, tal qual feito nos paises ditos de primeiro mundo. Trata-se de uma questo cultural onde quanto mais houver acesso aos produtos formados nesse esse conceito, o da fast construction ou dry house1, maior probabilidade de utilizao por parte dos engenheiros e arquitetos. Com a facilidade de consumo e aquisio, sem dvida, cria-se ento um mercado a essa finalidade. Dentro desse mercado onde o produto a prpria edificao, independente de sua classe social, seu surgimento est ligado a crescente demanda habitacional, resultado da urbanizao acentuada.

Outro elemento facilitador para o conceito de industrializao do canteiro de obras deve ser a escolha dos materiais que compem o sistema. Sem dvida, o projeto de arquitetura e seu partido vo traar diretrizes para a escolha do partido e sistema a ser adotado, porm deve-se ter em mente os limites construtivos apontados por cada um para que ento, somando-se a esses pr-requisitos, possa haver a adoo do sistema que melhor caracterstica apresente-se obra em questo. bem verdade que cada caso oferece uma condio de trabalho diferente e portanto devem-se analisar os processos para que eventuais patologias no ocorram no findar da edificao, resultando em valores negativos sobre todo um sistema de construo.

Fast construction: termo americanizado que denota o sistema construtivo para rapidez, velocidade; construo rpida. Dry house: sistema de construo a seco para vedaes internas, ver captulo 2.

Referncias AGOPYAN, Vahan. Estudos dos materiais de construo civil materiais alternativos. In: CUNHA, Lix. Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo. Diviso tecnologia de edificaes. So Paulo: Pini: IPT, 1995, 708 p. ALVARENGA, Augusto. Habitao em estrutura de ao leve e componentes reciclados: um ensaio projetual. 2002. 183 p. Dissertao (Mestrado em Engenharia Civil) Universidade Federal do Esprito Santo - PPGEE, Vitria, 2002. 183 p. ANTUNES, Bianca. Casas instantneas. Sistemas construtivos rpidos para residncias trreas utilizam materiais como concreto celular, madeira, plstico e dry wall. Revista Tchne, So Paulo, ed. 79, ano 11, p. 48-54, out. 2003. BACHELARD, Gaston. A potica do espao. 6 tiragem. So Paulo: Martins Fontes, 2003, 242 p. BASTOS, Maria Alice Junqueira. Ps-Braslia: rumos da arquitetura brasileira: discurso, prtica e pensamento. So Paulo: Perspectiva, 2003. 277 p. BLACHRE, Gerald. Tecnologas de la construccin industrializada. Barcelona: Gustavo Gili, 1977. 168 p. BRUAND, Yves. Arquitetura contempornea no Brasil. So Paulo: Perspectiva, 4 ed., 2002. 398 p. BRUNA, Paulo J. V..Arquitetura, industrializao e desenvolvimento. 2 ed. So Paulo: Perspectiva, 2002. 307 p. CAMPOS, Candido Malta. Os rumos da cidade: urbanismo e modernizao em So Paulo. So Paulo:Senac, 2002. 660 p. CASTRO, Eduardo Munhoz de Lima; BRUNA, Gilda Collet. A Sustentvel leveza do ao: contribuio uso do ao em sistemas de edificaes a seco no Brasil. In: V ENCONTRO DE INICIAO CIENTFICA E VIII MOSTRA DE PS-GRADUAO, 2004. Anais. So Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2004, p. 3 - 9. 1 CDROM. CASTRO, Eduardo Munhoz de Lima. Estruturas construtivas da Casa Paulista. So Paulo, 2005. 233 f. ; 30cm. Dissertao (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2005. PRADO JNIOR, Caio. Histria econmica do Brasil. So Paulo: Brasiliense, 1998. 366 p.

REIS FILHO, Nestor Goulart. Quadro da arquitetura no Brasil. 10. ed., 1. reimpresso, So Paulo: Perspectiva, 2004. 214 p. REVISTA Tchne, So Paulo, ed. 79, ano 11, p. 14-15, out. 2003. REZENDE, Marco Antnio Penido de; BARROS, Mercia Maria Semensato Bottura de; ABIKO, Alex Kenya. Barreiras e facilitadores da inovao tecnolgica na produo de habitaes populares. Foz de Iguau, PR. 2002. p. 895-904. In: IX Encontro Nacional de Tecnologia no Ambiente Construdo. Artigo Tcnico. RYKWERT, Joseph. A casa de ado no paraso. A idia da cabana primitiva na histria da arquitetura. So Paulo: Perspectiva, 2003. 255 p. SILVA, Geraldo Gomes da. Arquitetura do ferro no Brasil. So Paulo: Nobel, 1988, 248 p. VIOLLET-LE-DUC, Eugne Emmanuel, 1814-1879. Historia de la habitacin humana. BUENOS AIRES: LERU, 1945. 358 p.

Anda mungkin juga menyukai