Anda di halaman 1dari 38

Teoria de Bandas

Marilena Meira

Teoria do Orbital Molecular (TOM) Princpios bsicos


Os eltrons de valncia so deslocalizados; Todos os eltrons de valncia tm uma influncia na estabilidade da molcula Em uma molcula os eltrons de valncia de cada tomo esto em orbitais moleculares que se espalham pela molcula inteira.

Princpios bsicos: TOM


Dois orbitais atmicos se combinam para formar dois orbitais moleculares. Ao formar estas orbitais moleculares, as orbitais atmicas podem sobrepor-se por interferncia construtiva ou destrutiva. No primeiro caso, as intensidades das ondas adicionam-se, enquanto que no segundo, subtraem-se.

Princpios bsicos: TOM


As orbitais moleculares em que a interferncia construtiva demoninam-se orbitais moleculares ligantes, e contribuem para a aproximao dos ncleos. As orbitais moleculares em que a interferncia destrutiva denoninam-se orbitais moleculares antiligantes, e contribuem para o afastamento dos ncleos.

Orbital molecular ligante


Quando as amplitudes de duas ondas so adicionadas o orbital molecular resultante tem uma forma que concentra a densidade eletrnica entre os dois ncleos. Estabiliza a molcula. Ligao mais estvel que os tomos isolados. Mantm os ncleos unidos.

Orbital molecular anti-ligante


A densidade eletrnica mxima est fora da regio entre os ncleos. Mantm os ncleos afastados. Estado de energia mais elevado que os tomos isolados.

Formao da molcula do H2

Formao da molcula do H2
Anti-ligante

Ligante

Ordem de ligao

Para o H2: 2 0 = 1 ligao simples 2

Orbitais moleculares ligante e antiligante

Orbitais moleculares ligante e antiligante

Plano nodal

Regio onde a densidade eletrnica nula.

Orbtais pz ligante e anti-ligante


Anti-ligante

Ligante

Orbitais px ligante e anti-ligante

Anti-ligante

Ligante

Porque no existe molcula do He2

OL para o He2: 2 2 = 0 ligao 2

Preenchimento dos orbitais moleculares para B2, C2 e N2


Os eltrons da camada de valncia dos dois tomos so preenchidos por ordem crescente de energia no diagrama.

Molculas de B2, C2 e N2

Preenchimento dos orbitais moleculares para O2, F2 e Ne2


Os eltrons da camada de valncia dos dois tomos so preenchidos por ordem crescente de energia no diagrama.

Molculas de O2, F2 e Ne2

Comparao entre as duas sries de molculas do segundo perodo

Molculas de B2, C2 e N2

Molculas de O2, F2 e Ne2

O carter s dos orbitais y e z diminui medida que a carga cresce no perodo. Menor carter s maior energia do orbital.

Teoria de bandas
Esta teoria a aplicao do modelo do orbital molecular para materiais slidos. Explica as propriedades eltricas dos metais e semicondutores. Explica tambm a conduo do calor pelos metais e at o brilho metlico.

Condutividade eltrica
a maior ou menor resistncia que os materias oferecem passagem de corrente eltrica. Nos condutores a corrente eltrica transportada por eltrons deslocalizados.

Condutores e isolantes
Um condutor metlico um condutor eletrnico que possui alta condutividade eltrica. Isolantes: Materiais que apresentam baixa ou nenhuma condutividade eltrica. Semi-condutores: Apresentam condutividade intermediria entre condutores e isolantes.

Variao da condutividade com a temperatura


Um condutor metlico diminui a condutividade eltrica com o aumento da temperatura. Um semi-condutor um condutor no qual a condutividade aumenta com o aumento da temperatura. Um isolante no conduz corrente eltrica.

Supercondutor
um slido com resistncia zero corrente eltrica. Alguns metais tornam-se supercondutores a temperaturas prximas a 20K.

Caractersticas dos tomos de metais


As energias de ionizao so geralmente pequenas quase sempre menores que 220Kcal/mol. O nmero de eltrons de valncia menor que o nmero de seus orbitais de valncia.

Conseqncias destas duas caractersticas


Energia de ionizao baixa significa que o tomo de metal tem relativamente pouca atrao para com seus eltrons de valncia e para com quaisquer eltrons adicionais.

Ligao covalente em metais


Numa ligao covalente , a estabilidade da molcula resulta da diminuio da energia potencial sofrida pelos eltrons de valncia quando se movimenta sob a influncia de mais um ncleo. No caso dos metais se cada um dos tomos possui atrao reduzida por eltrons, no podemos esperar reduo de energia substancial com a formao da molcula do metal.

Molculas diatmicas de metais so instveis


Alguns tomos metlicos que formam pares eletrnicos uns com os outros possuem energias de ligao muito pequenas. Comprovando que so energeticamente muito instveis.

Interao de muitos tomos


A ao recproca entre dois tomos metlicos no conduz a uma diminuio significativa de energia. No entanto, uma estabilidade maior pode ser alcanada se os orbitais de valncia de um tomo se movimentam sob a ao de muitos outros ncleos. O fato dos metais apresentarem menos eltrons de valncia que orbitais de valncia torna possvel este tipo de ao recproca.

A limitao fundamental do nmero de eltrons que pode estar perto de determinado ncleo imposta pelo Princpio de Excluso de Pauli. O fato dos tomos metlicos terem poucos eltrons de valncia significa que quando em fase condensada cada tomo pode compartilhar os eltrons de muitos de seus vizinhos mais prximos sem violar o Princpio de excluso de Pauli

Realmente o aspecto caracterstico dos cristais metlicos que o nmero de coordenao dos tomos alto: 8 no retculo de corpo centrado e 12 nas estruturas hexagonais e cbicas mais compactas. Por exemplo o Al que possui retculo cbico mais compacto compartilha seus trs eltrons de valncia com cada um dos 12 vizinhos mais prximos.

Em mdia determinado tomo recebe 3/12 de eltron de cada um dos seus vizinhos ou 1 total de 3 de todos os seus vizinhos. Em conseqncia, o nmero total mdio de eltrons compartilhados por qualquer tomo 6, 3 dos quais fornecidos por ele mesmo e 3 de seus vizinhos. Portanto, apesar do nmero de coordenao alto, o nmero mdio de eltrons perto de um tomo isolado, no excede o dobro do nmero de eltrons de valncia

A razo para os cristais metlicos serem mais estveis do que os tomos separados o fato de no cristal os eltrons atmicos de valncia podem movimentar-se no campo eltrico de vrios ncleos. Esta idia pode ser estendida de maneira a mostrar que os metais so exemplos extremos de ligaes multicntricas ou no localizadas.

Molcula de Li6
Molcula de Li6
* 2s

Seis tomos de Li

2s

Teoria de bandas
Metais possuem menos de 3 eltrons na camada de valncia. Metais possuem orbitais vagos.

Explicao do brilho
O brilho metlico explicado pela excitao dos eltrons livres que se excitam por absoro de energia da luz e re-emitem ao retornarem ao seu nvel energtico. Como toda luz incidente re-emitida imediatamente causa o brilho. Por isso, os metais so usados como espelhos porque refletem a luz incidente sob qualquer ngulo.

Explicao da condutividade eltrica dos metais


A conduo da corrente eltrica em metais pode ser explicada em termos de orbitais moleculares que se espalham pelo slido.

Anda mungkin juga menyukai