Anda di halaman 1dari 47

RMN dinmica: mecanismos de relaxao e determinao experimental dos tempos de relaxao

Marilena Meira

Princpio da RMN
A RMN se baseia na absoro de radiao eletromagntica na faixa de radiofreqncia por alguns ncleos submetidos a um forte campo magntico. magntico.

Resumo da tcnica de RMN


Quando molculas so colocadas em um campo magntico os momentos magnticos dos ncleos so alinhados com ou contra o campo (Distribuio de Boltzman). Este equilbrio pode ser mudado com irradiao de ondas eletromagnticas (RF). Quando os ncleos retornam ao equilbrio emitem radiao de RF que pode ser detectada.

Nmero de spin descreve o momento angular da carga em movimento


I

Condio principal
A condio principal para absoro de RF: ncleos tenham spin diferente de 0. Exemplo: 13C, 1H 12C, 16O, 32S no do espectros de RMN pois possuem spin = 0.

Espcies nucleares e freqncias de ressonncia (B0 = 10 Tesla)

Nveis de energia em um campo magntico


O nmero de spin determina o nmero de orientaes que um ncleo assume em um campo magntico (2I + 1). Para spin = , tem-se dois nveis de energia. Pequeno excesso de populao no nvel de mais baixa energia.

Nveis de energia para um ncleo de spin =


m = -1/2 anti-paralelo ao campo B0 maior energia, menos estvel (E1) m = +1/2 paralelo ao campo B0 menor energia, mais estvel (E2)

Quando o campo magntico est ligado ( B0 == 0 ) Quando o campo magntico est desligado ( B0 = 0 )

B0

Momentos magnticos orientados aleatoriamente: Magnetizao total = 0

Momentos magnticos orientados sob a ao de Bo. Magnetizao total zero.

O campo magntico B0 fora os ncleos a realizar um movimento chamado de precesso

L
B0

Freqncia de Precesso ou freqncia de Larmor

Momento magntico total

A magnetizao total possui a direo do campo magntico.

Equao fundamental da RMN


E = .h.B0 2 A diferena de energia entre os nveis diretamente proporcional ao campo

Induo de Transio
Uma transio entre os nveis de energia pode ser induzida por irradiao dos ncleos com um segundo campo B1 de adequada energia. Isto : com onda eletromagntica de apropriada freqncia.

Condio de Ressonncia
Ocorrer transio quando a freqncia da radiao eletromagntica for igual freqncia de Larmor L = 1 = . B0 2 E = h. E = .h.B0 2 h. = .h.B0 2 = .B0 2

Aplicao de um campo de radiofreqncia

Aumenta a populao de spins anti-paralelos. antiA magnetizao total passa a ter um componente transversal e esta medida por bobinas transversais.

Pulsos de RF

Pulso de 90 : Mz = 0, equalizao dos nveis de energia. Pulso de 180 Mz = -M0, inverte a razo da populao.

Origem do sinal
Depois de desligado o pulso de RF, a magnetizao M, rodada para o plano xy pelo pulso de /2, decai normalmente de forma exponencial (FID). Espectro RMN: Transformada de Fourier do FID.

Relaxao
A irradiao dos ncleos na freqncia de ressonncia altera a razo da populao. Causa o aparecimento do componentes magnticos transversais. Quando a irradiao cessa os ncleos relaxam at novamente atingir o equilbrio Mz=M0.

Relaxao
Fenmeno em que um sistema tende a voltar a seu equilbrio termodinmico aps uma perturbao externa. Em RMN a perturbao causada pelo pulso RF.

Interaes
Vrias interaes so capazes de acoplar os ncleos com a rede, ou os ncleos entre si gerando campos magnticos flutuantes. Campos magnticos flutuantes contribuem para a relaxao nuclear. Campos magnticos flutuam devido ao movimento molecular. A velocidade de relaxao depende das interaes existentes. Eficincia da relaxao: informaes sobre movimento molecular.

Processos de relaxao
Relaxao na direo do campo ou longitudinal: tempo de relaxao longitudinal ou spin-rede T1. spin associada a uma mudana de energia do sistema . A energia absorvida transferida para a vizinhana (rede = molculas vizinhas) cuja energia trmica aumenta. Relaxao perpendicular ao campo: tempo de relaxao transversal ou spin-spin T2. spinNo envolve troca de energia.

Processos de Relaxao
Os processos envolvidos na relaxao T1 e T2 so independentes; As taxas relativas de relaxao so funes da estrutura molecular especfica, do estado fsico (slido ou lquido) e da temperatura.

Relaxao longitudinal
Interao de um ncleo excitado com os campos flutuantes de rede criados pelos ncleos existentes na vizinhana. Para a interao ocorrer, o campo magntico local produzido pela rede vizinha deve flutuar com a freqncia de Larmor do ncleo excitado. Relaxao eficiente: tempos de relaxao curtos. Dependente do movimento molecular (rotacional, vibratrio e translacional) e do tamanho das molculas.

Tempo de relaxao T1
T1 mede-se como o tempo requerido para que o medevector de magnetizao M recupere um valor igual a 63% da sua magnitude inicial paralela a B0.

Tempo de relaxao T1

Tempo de relaxao T2

Tempo de relaxao T2
Tempo requerido para que a magnetizao transversal do vetor alcance 37% da sua magnitude aps a excitao inicial.

Mecanismos de relaxao
1. 2.

3. 4. 5. 6.

Relaxao dipolar devido a acoplamento dipolo-dipolo. dipoloRelaxao devido a anisotropia do deslocamento qumico. Relaxao por rotao de spin. Relaxao quadrupolar eltrica. Relaxao devido a acoplamento escalar. Relaxao devido a interaes com eltrons desemparelhados.

Relaxao dipolo-dipolo dipoloCada ncleo rodeado por outros ncleos na mesma molcula ou em molculas vizinhas. Acoplamento dipolo-dipolo: spins nucleares interagem dipoloatravs do espao gerando campos magnticos. Os movimentos dos ncleos geram campos magnticos flutuantes.

Relaxao dipolo-dipolo dipoloPara ncleos de carbonos este mecanismo especialmente efetivo quando o ncleo de carbono observado tem tomos de hidrognios diretamente ligados. Quanto menor o nmero de HIDROGNIO maior o tempo de relaxao. T1 para CH3: Em geral alguns segundos. T1 para C=O: Em geral mais de 1 minuto.

Relaxao quadrupolar eltrica.


Ncleos com nmero de spin > 1 possuem distribuio de carga no esfrica distribuio de carga no esfrica. Possuem momento de quadrupolo eltrico. Afeta o tempo de relaxao e os acoplamentos com os ncleos vizinhos causando alargamento do sinal: 15N spin = abundncia de 0,37 % 14N spin = 1 abundncia de 99,63% Ncleo quadrupolar pois o spin maior que como conseqncia os sinais dos hidrognio ligados ao 14N so alargados. Relaxao muito rpida geralmente no se observa acoplamento de 1H com 14N no espectro de 1H.

Relaxao devido a acoplamento escalar.


Acoplamento escalar entre um ncleo e ncleos vizinhos ocorre atravs das ligaes gerando campos magnticos flutuantes que induzem a relaxao nuclear. mais eficiente quando um dos ncleos relaxa rpido atravs de relaxao quadrupolar (spin > )) Exemplo: N-H (relaxao do 14N (quadrupolar) induz Nrelaxao do H por acoplamento escalar.

Relaxao por rotao de spin.


Acoplamento entre o I e o momento magntico rotacional devido ao movimento coerente da densidade eletrnica durante a rotao molecular. A rotao da carga gera campos magnticos que flutuam devido a colises moleculares. Estes campos magnticos flutuantes induzem relaxao nuclear.

Relaxao devido a anisotropia do deslocamento qumico.


O deslocamento qumico de um spin surge da proteo magntica do ncleo pelos eltrons. Proteo eletrnica depende da orientao da molcula com relao ao campo magntico. Em soluo a rpida reorientao molecular resulta em uma mdia de deslocamento qumico. As reorientaes moleculares resultam em campos magnticos flutuantes que induzem relaxao.

Relaxao devido a interaes com eltrons desemparelhados


Forte interao. Importncia prtica: presena de impurezas paramagnticas causa alargamento dos sinais.

Influncia do tamanho molecular e mobilidade em T1 e T2

Tempo de correlao: tempo que uma molcula passa em determinada orientao.

Influncia do tamanho da molcula em T1


T1 = 37 s Maior mobilidade

T1 = 20 s Menor mobilidade Para cicloalcanos T1 diminui quando o anel torna-se maior refletindo a influncia da mobilidade da molcula em T1.

Influncia do movimento molecular


Quando a freqncia do movimento da molcula se iguala freqncia de ressonncia do ncleo em observao, a relaxao ser eficiente e T1 ser curto.

T1 longo

T1 curto

T1 longo

Relaxao e largura do pico


Ncleos que relaxam rpido tm sinal largo.

Determinao experimental de T1
Mtodo da inversoinversorecuperao: RegistraRegistrase uma srie de espectros RMN 13C e variandovariando-se o tempo de espera em cada e usando a seqncia a seguir:

Determinando T1 no VNMRJ
Faa um experimento de RMN 1H com nt=1; Baixe o experimento T1 do menu de experimento ou em convert current parameters to do -> Relax. Measurements -> T1 Measurement Ou em: Setup NEW parameters for -> H1 Relaxation measurements -> T1 Measurement. Digite dot1 na inha de comando e d as estimativas: a) minimum T1 experado(s): b) maximum T1 experado (s): c) tem da experincia (h): Mude o nmero de scan se necessrio e clique no boto acquire.

Determinando T1 no VNMRJ

Processando a aquisio do experimento T1


Aps o experimento clique em Process <T1 Analysis page>, <Display First Spectrum> Quando o espectro abrir selecione o pico de interesse e faa sua expanso:

A seguir clique no boto Do T1 analysis. Clique em Display All Fits para mostrar a curva exponencial.

A intensidade 0 em T1.ln2 ou T1 .0,693

Determinao experimental de T2
Seqncia spin-eco: Consiste em variar o spintempo de espera entre dois pulsos 90 e 180 e medir o sinal entre os mesmos parmetros.

Spins em fase:

Determinando T2 no VNMRJ
Faa um experimento de RMN 1H com nt=1; Baixe o experimento T2 do menu de experimento ou em convert current parameters to do -> Relax. Measurements -> T1 Measurement Ou em: Setup NEW parameters for -> H1 Relaxation measurements -> T2 Measurement. Digite T2setup na inha de comando e d as estimativas: a) minimum T2 experado(s): b) maximum T2 experado (s): c) tem da experincia (h): Mude o nmero de scan se necessrio e clique no boto acquire.

Determinando T2 no VNMRJ

Processando a aquisio do experimento T2


Aps o experimento clique em Process <T2 Analysis page>, <Display First Spectrum> Quando o espectro abrir selecione o pico de interesse e faa sua expanso:

A seguir clique no boto Do T2 analysis. Clique em Display All Fits para mostrar a curva exponencial.

Anda mungkin juga menyukai