Anda di halaman 1dari 13

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO ESCOLA POLITCNICA DE PERNAMBUCO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MATERIAIS DE CONSTRUO 1

Admir Carlos Eduardo Emmanuel Nascimento Tssio

ENSAIO DE COMPRESSO DE CORPOS-DE-PROVA

RECIFE 2010

Admir Carlos Eduardo Emmanuel Nascimento Tssio

ENSAIO DE COMPRESSO DE CORPOS-DE-PROVA

Trabalho acadmico apresentado como requisito para obteno de nota parcial da segunda unidade escolar da disciplina de Materiais de Construo 1, ministrada no curso de Engenharia Civil da Universidade de Pernambuco pelos professores Dr. ngelo Just e Dra. Yda Pvoas.

RECIFE 2010

SUMRIO
1 2 3 3.1 3.2 3.3 3.4 3.5 3.6 3.7 4 5 INTRODUO OBJETIVO METODOLOGIA FERRAMENTAS NECESSRIAS PARA O ENSAIO DETERMINO DO TRAO UNITRIO EM PESO (TUP) DETERMINAO DAS QUANTIDADES DE MATERIAIS PRODUO DO CONCRETO NA BETONEIRA ENSAIO DE ABATIMENTO PRO TRONCO DE CONE (SLUMP TEST) PRODUO E PREPARAO DOS CPS ENSAIO DE COMPRESSO RESULTADOS CONCLUSO 05 05 05 06 06 07 07 07 08 09 10 11

LISTA DE FOTOS

Foto 1 Foto 2 Foto 3 Foto 4 Foto 5 Foto 6 Foto 7 Foto 8 Foto 9 Foto 10 Foto 11 Foto 12 Foto 13 Foto 14

Colher metlica, Concha de pedreiro, Martelo e Balana Equipamentos para o abatimento Adio de gua na betoneira Adensamento na 3 camada Slump test ou Abatimento Preparao dos Corpos de Prova Capacete Emborrachado a frente dos corpos de provas rompidos com ele Capeamento de Enxofre Mquina de Ensaio a Compresso

LISTA DE GRFICOS

Grfico 1 Grfico 2

Resistncia x Idade Deformaes elsticas, plsticas e de ruptura em funo da tenso.

1. INTRODUO

As grandes exigncias requeridas para um projeto a resistncia compresso. Nesses casos, o projetista deve especificar um material que possua boa resistncia compresso, que no se deforme facilmente e que assegure boa preciso dimensional quando for solicitado por esforos de compresso. Compresso um esforo axial que tende a provocar um encurtamento ou at o rompimento do corpo submetido a este esforo. Em ensaios de compresso realizados em concretos, so produzidos corpos-de-prova com dimenses padronizadas e so submetidos a uma fora axial distribuda de modo uniforme em toda seo transversal do corpo-de-prova. Este tipo de compresso o mais indicado para avaliar essas caractersticas de materiais frgeis, como o caso do concreto. Para este ensaio, foram utilizadas as dependncias do Laboratrio de Materiais para a produo e execuo do ensaio de compresso. Foi dividida a turma Q2 em dois grupos, com valores da relao gua/cimento diferentes para que se obtenha resultados distintos.

2. OBJETIVO

A necessidade da realizao de ensaios tcnicos se deve a manter uma padronizao e qualidade do concreto. Verifica a capacidade real de resistncia de uma determinada quantidade de concreto e assim, determina-se o melhor material a ser utilizado na obra devido disponibilidade do material. Este relatrio, juntamente com a aplicao prtica, tem o objetivo de mostrar aos estudantes desta disciplina aprendam sobre a metodologia e a realizao de um ensaio padronizado de compresso. Alm disso, a elaborao do relatrio proporciona um a compreenso dos dados obtidos para uma anlise para se encontrar as propriedades do concreto ensaiado.

3. METODOLOGIA

3.1 FERRAMENTAS NECESSRIAS PARA O ENSAIO

Equipamentos ou ferramentas que foram utilizadas para a moldagem e a cura do concreto: Betoneira ou misturador de concreto; Balana; Concha metlica; Colher de pedreiro; Martelo de cabea emborrachada; Moldes cilndricos de 10x20cm; Colarinho para preenchimento; Tronco de cone para abatimento; Haste de adensamento padronizado; Placa de base para abatimento.

Foto 1 - Colher metlica, Concha de pedreiro, Martelo e Balana

Foto 2 - Equipamentos para o abatimento

3.2 DETERMINAO DO TRAO UNITRIO EM PESO (TUP)

A partir das condies padro estabelecidas pelo professor, deu-se prosseguimento a determinao do trao a ser utilizado neste ensaio: a/c = 0,50; (relao gua/cimento) A (%) = 9,5%; (relao gua/materiais secos) = 0,5; (teor de argamassa)

a c = 100 0,50 = 50 10 = 50 m = 50 1 m = 4 A(%) = 1+ m 1+ m 1+ m 1+ m 10 100

1+ a 1+ a 1+ a = 0,50 = a = 0,50 5 1 a = 1,5 1+ m 1+ 4 5

m = a + b b = m a = 4 1,5 b = 2,5
Portanto, o trao fica: 1 : 1,5 : 2,5 : 0,5 (cimento, areia, brita e gua, respectivamente).

3.3 DETERMINAO DAS QUANTIDADES DE MATERIAIS

O consumo de cimento e o total ser dado pelas equaes abaixo.

Ccim =

1000 AI 1000 0 1000 kg = = Ccim = 429,3 3 m a 4 2,33 m 0,32 + + 0,32 + + 0,50 2,65 c 2,65

O volume dos corpos-de-prova de 10x20cm so:

Vtotal = 6 VCP = 6 0,052 0,2 Vtotal 0,009425m 3


Para facilitar nos clculos, utilizaremos o cimento para o volume dos CPs ser:

Vtotal 0,01m 3 .

Com isso, o consumo do

CcimCP = Ccim Vtotal = 429,3 0,01 C cimCP 4,29kg


O cimento que ser utilizado o CPII-Z-32RS. Para que no falte materiais para o preenchimento dos corpos-de-prova, utilizaremos 5.000 gramas de cimento, que atravs do trao calculado tm-se: 5.000 g de cimento. 7.500 g de areia. 12.500 g de brita. 2.500 g de gua.

3.4 PRODUO DO CONCRETO NA BETONEIRA

Aps a pesagem dos materiais...

Foto 3 - Adio de gua na betoneira

3.5 ENSAIO DE ABATIMENTO POR TRONCO DE CONE (SLUMP TEST)

Inicialmente, deve-se umedecer o tronco de cone e a placa de base. Durante o preenchimento do molde, o operador dever pressionar com os ps nas aletas do molde, a fim de fix-lo. O molde dever ser preenchido por 3 camadas e cada camada dever ser adensada com 25 golpes distribudos uniformemente da haste padronizada. Para a ltima camada utilizase um complemento auxiliar, conhecido como colarinho.

Foto 4 - Adensamento na 3 camada

Limpar a placa da base e retirar o molde cuidadosamente na direo vertical. O abatimento do tronco de cone ser a distncia da base superior do molde ao centro da base da amostra, indicada atravs da rgua.

Foto 5 - Slump test ou Abatimento

3.6 PRODUO E PREPARAO DOS CORPOS-DE-PROVA

Os corpos de prova que sero utilizados neste ensaio sero produzidos a partir de moldes cilndricos de altura igual ao dobro do dimetro (neste caso sero utilizados moldes de 10x20 cm. Antes de proceder com o preenchimento dos moldes, foi aplicado um desmoldante. O adensamento foi realizado com o auxlio da haste de adensamento, realizando-se em 3 camadas distribudas uniformemente e por sobre cada camada foi aplicado 25 golpes

distribudos por toda a camada. Para retirar as bolhas de ar que eventualmente podem ficar alojadas, utiliza-se um martelo de cabea emborrachada. Aps esse processo rasou-se com a colher de pedreiro a ltima camada, identificado cada corpo-de-prova e todos os seis so colocados na cmara mida at o dia dos rompimentos.

Foto 6 Preparao dos Corpos de Prova

3.7 ENSAIO DE COMPRESSO

Os corpos-de-prova devem ser ensaiados imediatamente aps a remoo do corpo-deprova do seu local de cura. Para este ensaio, para a uniformizao da base superior dos corpos de prova, sero utilizados o capacete emborrachado (para 9 dias), o capeamento de enxofre (para 14 dias) e a retfica (para 28 dias). O capacete emborrachado encaixado na base superior e depois, realizado o ensaio.

Foto 7 Capacete Emborrachado a frente dos corpos de provas rompidos com ele

O capeamento com enxofre realizado nas bases do corpo de prova.

Foto 8 - Capeamento de Enxofre

Na retfica, as bases dos corpos de prova so nivelados com auxlio de uma lixa. A aparelhagem necessria para a execuo a maquina de ensaio a compresso. Os corpos-de-prova devem ser posicionados de modo que seu eixo coincida com a mquina, de modo que a resultante das foras passe pelo centro. As faces dos pratos de carga e do corpo-de-prova foram limpas antes do corpo-de-prova ser colocado em posio de ensaio. O ajuste da distncia entre os pratos de compresso visa facilitar a introduo e o alinhamento do corpo-de-prova entre os pratos, alm de fixar o corpo de prova na mquina. A carga foi aplicada continuamente, sem choque, at que o corpos de prova rompessem.

Foto 9 Mquina de Ensaio a compresso

4. RESULTADOS

O volume dos corpo-de-prova calculado pela equao abaixo:

AC =

d2
4

3,14 (10) 2 = 78,54cm 2 4

Para o clculo da tenso (em Kg/cm2), faz-se:

F AC

Onde F a fora de compresso. Os resultados sero demonstrados em MPa, necessitando converter os valores de tenso, utilizando a equao abaixo:

MPa =

1 Kg 10 cm 2

Os resultados sero demonstrados j em MPa. Por possveis problemas na produo, armazenamento e rompimento (tendem a reduzir a resistncia), ser utilizado o CP de maior valor. O primeiro ensaio foi realizado em nove dias, pelo fato de ter de ser utilizado o capacete emborrachado. Por isso, ao invs do rompimento acontecer em sete dias, ocorreu aos nove. As cargas de ruptura para os dois corpos-de-prova ensaiados nas primeiras idades foram de 24,60MPa e 21,50MPa. Para os corpos-de-prova em 14 dias foram de 26,51MPa e 25,22MPa. J nas ltimas idades, os valores foram de 27,73MPa e de 28,02MPa.

Grfico 1 Resistncia x Idade

5. CONCLUSES A produo do concreto em si foi muito satisfatria, visto que foi nos apresentado os conceitos vistos em sala de aula em um ambiente prtico, motivando os alunos a adquirir conhecimentos prticos e essenciais para um futuro engenheiro. O ensaio de abatimento por tronco de cone, alm de nos familiarizar com os equipamentos, mostrou-se muito completo quando se trata de traos de concretagem. A partir dos dados obtidos no ensaio, conclumos que os valores so satisfatrios e esperados para o cimento utilizado (o CPII-Z-32RS), visto que a relao gua/cimento utilizada foi maior, reduzindo a resistncia a compresso. Para 28 dias, o cimento normalizado alcana 32MPa, enquanto que no ensaio realizado alcanou 28,02MPa, uma variao de 3,98MPa ou de 14,2% da resistncia normalizada.

Anda mungkin juga menyukai