Anda di halaman 1dari 89

Introduo:

Desde a remota antiguidade o homem tem buscado ba natureza substncias que o possam auxiliar na conservao da juventude, retardando o aparecimento dos sinais da idade. Plantas, sementes, mel, cereais, argila, so usados como cosmticos a muito tempo. Com o desenvolvimento da industria de cosmticos, estes produtos foram relegados a segundo plano. Porm, notando o prejuzo causado pelo uso abusivo de algumas substancias, o homem voltou a se interessar por produtos naturais, que causar menor impacto a sade e do meio ambiente. Em tempos de tecnologia avanada sofisticadas e processos avanados de automatizao, haver aquelas que possam ver na manipulao de cosmticos, com suas tcnicas artesanais de produo, um retrocesso ou uma volta ao passado. Diramos a estes que o termo correto para esta suposio, seria de volta do futuro. A razo obvia pois a manipulao resgata a presena e a essencialidade do especialista, possibilita o profissional da qumica a personalizao da formula e fornece ao cliente um medicamento sob medida, individualizado. Atende assim, ao anseio do homem contemporneo o de ser tratado como ser nico na contra mo da massificao imposta pelas tecnologias de alta produtividade. Com esse curso, se uma pessoa quiser produzir seus prprios cosmticos, ou mesmo ao escolher seu cosmtico industrializado, ela ter conhecimento para a escolha do produto mais adequado a suas caractersticas fisiolgicas. Tambm foram selecionadas para este curso as plantas mais utilizadas, como descrio de suas propriedades e as formas de uso. Muitas pessoas so alrgicas a cosmticos, muitas vezes isto ocorre por causa dos conservantes, corantes e perfumes utilizados. Quando estes produtos so preparados em pequenas quantidades em formulaes especificas, estes aditivos no precisam ser usados.

Aquilo que guardamos para ns, acabamos perdendo um dia; aquilo que damos, conservamos s vezes, para sempre.

Curso de cosmticos
1) Aspectos Gerais das formulaes para uso tpico Preparaes Dermatolgicas Destinam-se a serem aplicadas sobre a pele e mucosas acessveis, com uma funo teraputica ou protetora. Aes na Pele a) ANTINFLAMATRIA: diminui o edema, eritema e a sensibilidade b) ADSTRINGENTE: produz a vaso constrio local e a coagulao de albuminas. c) EMOLIENTE: suaviza a pele prevenindo o ressecamento d) DUBEFACIENTE: produz vaso dilatao local e) QUERAFOLTICA: dissolve formaes queratoliticas f) QUERATOPLSTICAS: promove a renovao do epitlio g) PIGMENTOGNEA: estimula a produo de melanina h) DESPIGMENTOGNEA: inibe a produo de melanina facilita a remoo de manchas i) ANTIACTNICA: protege a pele contra os efeitos da radiao solar.

2) Veculos para Medicaes Tpicas a) SOLUOES Produtos da dissoluo de qualquer substancia em um lquido, ou mistura de lquidos, formando um sistema homogneo. Veiculo mais comuns: gua e misturas de lcool/gua. Ex.: soluo formol 5%, soluo de minoxidil a 2% etc. b) SUSPENSES Disperso de um p em um lquido, que nele seja insolvel. Ex.: suspenso de enxofre, suspenso de calamina etc.

c) EMULSOES Preparaes de aspecto leitoso, obtidas pela disperso de duas fases no miscveis (leo e gua). d) POMADAS Preparaes constitudas exclusivamente por um ou mais corpos graxos de consistncia mole. Ex.: Pomada simples (vaselina + lanolina) e) PASTAS Preparaes constitudas por um veculo aquoso ou oleoso incorporadas de 20% a 50% de substncias pulverulentas no solveis Ex.: Pasta dgua (veiculo aquoso) Pasta de oxido de zinco (veculo oleoso) f) GELES Disperses semi-slidas transparentes que liquefazem ao contato com a pele, deixando uma camada delgada no gordurosa. So obtidos por disperso de materiais mucilaginosos naturais ou sintticos (Agar, gelatina, metrecelulose, hidroxi-etilcelulose (natrosol) pectina, plietilenoglicol, carbopol, etc.) na gua, ou mistura de gua e ouros solventes.

Aes de Ativos na Pele


Anticaspa e Antiseborrico

Frmaco Sulfeto de Selnio Piritionato de Zinco Tintura de LCD

Concentrao Forma Farmacutica 2,5% 1-2,5% 5% Shampoo Shampoo Shampoo e Loo

leo de Cad cido Salcilico Enxofre Undecilinato de Zinco

2% 1-3% 1% 1-10%

Shampoo e Loo Shampoo e Loo Shampoo e Loo Shampoo

Estimulantes do crescimento capilar: Substncias rubefacientes ou revulsivas e vasodilatadoras, so utilizadas para estimular o folculo piloso, promovendo crescimento capilar em casos de alopecia hereditria dependente de andrognios (calvcie padro masculina ou feminina).

Frmaco Minoxidil Pilocarpina Tintura de Cantarida Tintura de Jaborandi Tintura de Cpsico Hidrato de Cloral

Concentrao Forma Farmacutica 1-3% 0,01-0,1% 10-15% 10-40% 10-15% 5-10% Soluo Soluo Soluo Soluo Soluo Soluo

Dermatomicoses: Tinha, Oncomicose, Micose interdigital (p de atleta), Micose inguinal. Frmaco Miconazol Clotimazol Tolnaftato cido Undecilnico Enxofre cido Saliclico Concentrao Forma Farmacutica 1-2% 1% 1% 1-10% 3% 6% Creme ou Loo Creme ou Loo Creme ou Soluo Creme ou Soluo Pomada Creme, Pomada, Soluo

Pytiriase versicolor Frmaco Sulfeto de Selnio Piritionato de Zinco Hiposulfito de Sdio Propilenoglicol cido Saliclico Iodo Concentrao Forma Farmacutica 2,5% 1-2% 40% 50% 2-6% 1% Suspenso Suspenso Soluo Soluo Pomada ou Loo Soluo

Antimictico As micoses so causadas por fungos e podem ser divididas em superficiais e profundas. Nas superficiais, que so as que nos interessam, o fungo se localiza sobre a pele ou redor dos pelos, ou penetra apenas na camada externa da epiderme (camada crnea) ou na razes dos pelos e nas unhas. Entre as micoses superficiais as mais comuns so: candidiase, dermatomicoses (tinha, onicomicoses, micose interdigital ou inguinal) e pytiriase versicolor (micose de praia) Frmaco Miconazol Clotrimazol Nistatina Violeta de Genciana Cetconazol Bifonazol Concentrao 1-2% 1% 100.000UI/g 1-2% 0,1-0,2% 0,1% Forma Farmacutica Creme ou loo Creme ou loo Creme ou pomada Soluo Creme ou shampoo Soluo spray

SOLUES AQUOSAS E HIDROALCOLICAS PARA USO TPICO


Produtos da dissoluo de qualquer substancia em um lquido, ou mistura de lquidos, formando um sistema homogneo, para fins de aplicao na pele e couro cabeludo. Veculos mais comuns: gua e misturas de lcool/gua Formulas Orientativas: Loo de Minoxidil a 2% Minoxidil Propilenoglicol lcool a 70% Soluo antimictica Iodo cido benzico cido Saliclico lcool a 96 q.s.p 1g 2g 3g 100 ml q.s.p 2g 5 ml 100 ml

Soluo de clindamicina

Cloridrato de clindamicina Propilenoglicol lcool isopropilico 70% gua destilada q.s.p

2g 5 ml 50 ml 100 ml

CLASSIFICAO DAS MATRIAS-PRIMAS


Existe, tambm, uma classificao das matrias-primas de acordo com a funo ou efeito cosmtico. Elas podem ser tensoativas, emolientes, umectantes, espessantes, hidratantes, conservantes, quelantes, perfumes, corantes e pigmentos. Tensoativas So substncias que possuem em sua estrutura molecular gurpos hidroflicos, com afinidade pela gua, e grupos lipoflicos, com afinidade por lipdeos. Por isso, so capazes de diminuir a tenso superficial de um sistema. As substncias tensoativas tem as seguintes propriedades: - Umectncia: a capacidade que uma substancia lquida possui de umedecer ou molhar uma superfcie slida. - Detergencia: a capacidade que uma parte da molcula (o grupo polar) possui de arrastar detritos e impurezas de um superfcie. - Espumgena: capacidade de produzir espuma. - Estabilizao da espuma: alguns tensoativos tem a propriedade de mantes a espuma por algum tempo, evitando que logo desaparea. Emolientes Evitam ou atenuam o ressecamento da pele. Essas substncias amaciam e suavizam a pele. Umectantes Essas substncias tem a capacidade de absorver gua do ambiente, molhando a superfcie da pele, o que melhora a sua aparncia.

Espessantes Servem para dar viscosidade ao produto ou conferir-lhe a forma de gel. Hidratantes So substncias higroscpicas intracelulares. Elas so diferentes dos umectantes porque intervem no processo de reposio de do teor de gua da pele de maneira ativa, ao contrario dos umectantes que so passivos. Conservantes Preservam os produtos de oxidao~es e ataques microbianos. Quelantes ou seqestrantes Complexam ons metlicos polivalentes, como o clcio e o ferro. Atravs da ao dos quelantes, esses ons so removidos da soluo e ficam ligados a uma estrutura cclica bastante estvel. Os seqestrantes so importantes nas frmulas de xampus para evitar que o on clcio interfira na formao de espuma. Perfumes Para aromatizar os cosmticos. Podem ser de origem vegetal (essncias de plantas), animal (almscar e mbar) e sinttica. Corantes Conferem cor ao produto. Os corantes podem ser naturais ou sintticos. Os pigmentos podem ser orgnicos ou inorgnicos.

A tabela 1 traz uma lista de matrias-primas classificadas de acordo com sua funo e as formas cosmticas em que so utilizadas.

Tabela 1. Principais matrias-primas de uso em cosmtica CATEGORIA TENSOATIVOS FUNO/NOME Aninicos Sabo de cidos graxos Lauril sulfato de sdio (ou de TEA ou de amnia) Lauril ter sulfato de sdio (ou de TEA ou de amnia) FORMAOCOSMTICA Sabonete cremosos Loes de limpeza, sabonetes cremosos. So tambm utilizados para o amolecimento de comedes.

Mesmo uso que os anteriores, sendo menos Lauril ter sulfo- agressivo. succinato de sdio Catinicos Antimicrobianos, utilizados Composto de amnio em desodorantes e em quaternrio: cloreto de alguns xampus anti-caspa. trimetil amnio Condicionador para os (CETAC) ou brometo cabelos. (CETAB) Idem anterior. Sais de dimetilamnio No-Inicos Monoetanolamidas e dietanolamidas de cidos graxos de coco dialquil

Cloreto de benzalconio Xampus, como agente sobreengordurante, estabilizador de espuma, doador de vicosidade.

Mono e diestearato de etilenoglicol Estearato de polietilenoglicol Mono e deistrearato de glicerila Anfteros

Sabonetes lquidos. Xampus como perolizante. Emulsificante agente

Usados em cremes, looes Betana de coco, cremosas, sabonetes lquidos, xampus mais cocoamidopropil betana, coco suaves (infantis). carboxianfoglicinato de Gis higienizantes. sdio Aparecem praticamente em todas as formulaes: cremes emulsionados gua em leo e leo em gua; cremes anidros (baton, blush em basto e em creme); emulses fluidas (leite e loes cremosas) e em demaquilantes.

EMOLIENTES

Hidrocarbonetos oleosos/ceras leo mineral, vaselina, parafina, ozoquerita, ceresina, polietileno, esqualene

cidos carboxlicos graxos Saturados: lurico, esterico, mirstico, palmtico, etc. Insaturados: olico, linolico, etc. lcoois graxos Saturados: laurlico, cetlico, estearlico, mirislico, etc. Insaturados: olelico, etc. Esteris Colesterol e derivados steres de cidos

graxos e glicerol Glicridos: mono e diglicridos (mono e diestearato de glicerila) Triglicridos leos vegetais fixos (de abacate, semente de uva, girassol, macadmia etc. steres de cidos graxos e lcoois graxos sintticos (lquidos ou pastosos Miristato de isopropila, palmitato de isopropila Ceras ou cridos Cera de abelha, espemacete (animal), cera de carnaba, candelila (vegetal), estearato de cetila (sinttica), etc. Estridos Lanolina anidra e derivados Silicones oleosos Dimetilpolisilane e seus copolmeros Fosfolipdeos Lecitina: emoliente que possuui um bom poder de penetrao na pele. Amidos de cidos graxos e etoxilados UMECTANTES Propilenoglicol Glicerina Etilenoglicol Praticamente em todas as formas cosmticas: cremes loes, gis. Tambm auxiliam a boa

Polietilenoglicol lactatos HIDRATANTES Polissacardeos cido hialurnico Mucilagem (extrato de Aloe Vera, algas, etc.) Aminocidos protenas PCA (cido carboxlico) e pirrolidin

aparncia dos cremes. Cremes, solues ionizveis, loes, loes cremosas, ps, etc

Hidrolisado de colgeno, elastina etc. Protenas conjugadas glicosaminoglicanos (pentaglicanos) ESPESSANTES Inorgnicos Silicatos coloidais (bentonita, veegun, etc.) Derivados da celulose Carboximeticelulose, hidroxieticelulose, etc. Polmeros Vinlicos: carbopol, lcool polivinlico. Polissacardeos: amido, agar-gar, carragenatos, gomas (guar, karaya, tragacante), alginatos, etc. PRESERVANTES steres do cido benzico com funo Fenlica ou parabenos Os preservantes praticamente aparecem em todas as formulaes e a escolha de um deles ou associao de vrios depender do pH de Praticamente em forma cosmtica precisa aumentar viscosidade e, particular, para formao de gis. toda que sua em a

p-hidroxibensoato de metila (nipagim)

outros itens da formulao (por causa da compatibilidade, etc.) p-hidroxibenzoato de propila (nipasol) tambm existem os de etila e butila Outros grupos Imidazolidinilurea (germall) Isotiazolonas lcool benzlico lcool etlico (acima de 20%) Fenoxietanol p-clorometaxilenol ANTIOXIDANTES BHT-Ter-butil hidroxitolueno BHA-Ter-butil hidroxianisol Vitamina C (cido ascrbico) Vitamina E (tocoferol) Hidroquinona, bissulfito de sdio, etc. SEQUESTRANTES EDTA-Etilenodiamino Cremes, sabonetes e, tetractico ou seqestrol principalmentes, xampus. ou versene cido ctrico, cido fosfrico e derivados Nota: os cidos ctrico e fosfrico so utilizados como sinrgicos para alguns antioxidantes Aparecem nas vrias formas cosmticas; a escolha vai depender do uso a que se destina o cosmtico.

Alguns reagentes importantes


Trietanolamina, C6H15O3N Monoetanolamina H H2C-CH2-N OH H H2C-CH2-N OH H + dietanolamina + trietanolamina CH2-CH2OH H2C-CH2-N OH CH2-CH2OH

CH2-CH2OH

Lquido incolor ou amarelo, viscoso e higroscpico Solvel em gua, etanol, glicerina e acetona Pouco solvel em leos Escurece quando exposta a luz Agente emulcionante (promover a mistura entre as fases aquosa e oleosa) Propilenoglicol, 1, 2 propanodiol Incolor, viscoso, miscvel em gua Miscvel em leos e essncias (propriedade de segurar a essncia do produto) Agente umectante (estabelece pontes de hidrognio com as molculas de H2O) cido esterico / octadecanico (C18H36O2) Slido branco Pouco solvel H2O, solvel lcool etlico (1:21) e no benzeno (1:5) Usado na preparao de tpicos (uso externo) Evanecentes (que somem na pele) Emulcionante / e doador de consistncia.

Monoesterato de glicerina Slido branco em escamas Pf = 50 C e 60 C Insolvel em gua e solvel em lcool, benzeno, ter e leos Caracterstica do creme / estabilizador de vicosidade Cera branca de abelhas steres de cidos graxos, acclicos, saturados monoesterato Consistncia e cremes e pomadas Lubrificantes leo mineral Mistura de hidrocarbonetos lquidos obtidos do petrleo Emoliente e redutor de consistncia leo de amndoas Deixa a pele macia rico de vitamina A e E (antioxidantes leo de silicone Hidrfobo (impede que o creme seja retirado da pele) Protege da radiao ultra violeta Nipazol (propil/p-hidroxibenzoato de n-propile) Conservante na fase oleosa

Antifngico (0,02 a 0,1%) C10H12O3 Nipageim (metillparabeno ou p-hidroxibenzoato de metila) Conservante na fase aquosa Anti-sptico (0,05 a 1%) C8H8O3 Colgeno (proteina dos tecidos contuntivos) Fortalece e regenera a pele Uria (carbamida, carbodimida) Cicatrizantes / hidratantes Para pele seca e rachada

Matrias-primas naturais
As matrias-primas naturais tem a vantagem de serem facilmente encontradas. Muitas delas so alimentos comuns, como frutas, hortalias, mel e cereais, outras so ervas medicinais que podem ser cultivadas em casa. Esse tipo de matria-prima pode ser usada em preparados estritamente domsticos ou pode fazer parte de formulaes mais complexas, encontradas no mercado. A Tabela 2 contm uma relao de vegetais e suas propriedades como agentes cosmticos para a pele e para o cabelo.

Tabela 2. Vegetais e seu uso nos tratamentos de beleza ESPCIE Abacate PROPRIEDADES Pele: restaura reservas oleosas, remove impurezas da pele Cabelo: para cabelos secos Abacaxi Agrio Pele: rejuvenescedor pe contm enzimas Pele: anti-acne, para pele oleosa Cabelo: anti-caspa e antiqueda Alecrim Pele: limpa e estimula a circulao, anti-acne Cabelo: contra queda, anti-caspa, para estimular o crescimento e escurecer Mscaras faciais para peles speras Loes desinfetantes para peles acnicas, cremes para peles oleosas, xampus e sabonetes (2-3%) Loes tnicas (2-5%) Vaporizao, tnicos, mscaras, sabonetes, enxge dos cabelos, banho (at 10% de leo essencial), loes capilares e dentifrcios (at 3% de extrato gliclico), xampu (at 5% de extrato gliclico) Mscara facial repouso, mscara irritao dos olhos para contra COMO USAR Mscaras feitas com a polpa para pele e cabelos; leos, cremes e loes (0,1-5%)

Alface

Pele: emoliente, cicatrizante, calmante Pele: limpa, amacia e acalma, contra acne Cabelo: aromatizante, para cabelos oleosos

alfazema

Produtos para banho, xampus, sabonetes, gis, mscaras, loes, leos para o rosto (at 10%)

Alho porr Amndoa

Pele: cicatrizante Pele: amacia, clareia e suaviza Banhos enriquecidos frices em joelhos ressecados, removedores de cravos, loes faciais e preparados para limpar a pele Loes para tecido cutneo

Amora preta Pele: as folhas so

adstrigentes arnica Pele: tnico, estimulante e adstriente Cabelo: estimula o crescimento, combate a oleosidade artemsia Aveia Pele: relaxante Pele: nutre e remove a sujeira entranhada no poros, clareia a ctis Pele: emoliente, umectante, calmante e bactericida, hidratante Cabelo: fortalece, antiqueda, anti-caspa Bardana Pele: cicatrizante, para manchas, adstrigente, calmante Cabelo: contra caspa, seborria, queda de cabelos boldo Calndula Pele: calmante Pele: anti-inflamatria, anti-alrgica, cicatrizante e protetor solar

cansado, enriquecidos

banhos

Xampus, loes capilares, sabonetes, gis (2-10% de extrato gliclico ou tintura hidroalcolica)

Removedores de rugas de impurezas, banhos enriquecidos, usada para lavar o rosto (pele oleosa) Xampus para cabelos secos e anti-caspa; sabonetes, cremes e loes faciais (at 30% de gel fresco) Vapores faciais para pele manchada, xampus, tnicos capilares, cremes e loes para peles oleosas (1-3% de ext. gliclico ou decocto)

Babosa

Cremes e loes para peles sensveis produtos psbarba e ps-depilao, produtos para cabelos, sabonetes (5-10%) Xampus, sabonetes e banhos de espuma (2-5%); cremes, loes e gis para peles delicadas, produtos infantis (5-12%), tnicos, vapores faciais, produtos para higiene bucal (3-5%) Xampus, tnicos capilares (1-6%)

Camomila

Pele: adstrigente, calmante, anti-alrgica, cicatrizante, emoliente, protetor solar, antiinflamatria Cabelo: clareador e d brilho

capuchinha

Cabelo: anti-caspa, antiseborrico, estimulante da

circulao perifrica Castanha do par Pele: lubrificante, nutriente, emoliente, contra manchas, pele seca e envelhecida Cabelo: opaco, quebradio Cavalinha Pele: anti-acne, adstrigente, tonificante, anti-inflamatria, contra celulite e estrias Cabelo: anti-queda Cebola Pele: puxa as impurezas dos poros e elimina as bactrias Pele: anti-rugas, cicatrizante, antiinflamatria, tratamento de celulite Pele: cicatrizante, emoliente, anti-rugas, antiacane Cabelo: anti-caspa Erva doce Funcho Pele: remove impurezas, anti-rugas Pele: purgatvo, desintoxicante, calmante, indicado para pele grossa e porosa Pele: amacia, refresca, protetor solar, rejuvenesce pele cansada de Pele e cabelo: para peles e cabelos secos, que necessitam regenerao, nutrio e elasticidade Pele: emoliente, tnico, adstrigente, elimina Sabonetes: 1-5% Massagens, banho compressas, Gis, cremes e loes suavizantes (2-5% de ext. gliclico) Cremes (10-15%) Xampus, loes capilares, cremes anti-celulite e antiestrias, loes adstrigentes (4-6%) Xampus cremes, mscaras, loes (2-5%)

Centelha

Confrei

Gergilim

Cremes, mscaras, loes cremes de limpeza e nutritivos (1-5%) Cremes e loes nutritivas e emolientes, xampus, sabonetes, loes capilares e condicionadores (2-5% de leo) Xampus para cabelos oleosos e para dar volume,

Germe trigo

Guanxuma (Sida sp.)

impurezas Cabelo: oleosidade excessiva, queda de cabelos, volume e maciez Hera Pele: celulite Cabelo: para escurecer

sabonete, enxge

chs

para

leo de massagem (8-12% de ext. gliclico); loes (69% de ext. gliclico), xampus para cabelos normais (2-5% de ext. gliclico) Vapores para tratamento facial, banhos enriquecidos, refrescante para pele no vero Restauradores da pelcula cida da pele; dentifrcios; preparados para limpar as mos, enxaguar ou clarear os cabelos e loes faciais para pele oleosa Loes e cremes (5-10% de ext. gliclico)

Hortel

Pele: enrijecedor, refrescante, adstrigente

Limo

Pele: clareador, adstrigente, estimulante da acidez, refrescante Cabelo: clareador

Malva

Pele: anti-rugas, refrescante, hidratante, calmante, emoliente Pele: hidratante Cabelo: aromatizante Pele: hidratante Cabelo: aromatizante

Manjegirco Manjerona Marcela campo

do Pele: pele delicada Cabelo: estimulante da circulao capilar, contra queda, clareador Pele: revigorante, anti sptica, descongestionante Cabelo: revigorante Pele: adstrigente, tratamento de pele oleosa

Xampus e sabonetes: 2-5% de ext. gliclico Enxge dos cabelos: ch a 5%

Melissa

Mil-folhas

Tnicos capilares, xampus (2-5% de ext. gliglico); cremes e loes ingantis (15% de ext. gliclico)

Morango Pepino

Pele: amaciante, clareador e nutritivo Pele: calmante, emoliente, tonificante e refrescante

Mscara e loes faciais Loes para pele oleosa, tonificante para pele cansada, loes e mscaras para tratamento geral Cremes, loes, gis, xampus: 1-5% do extrato gliclico

Pfafia (ginseng brasileiro) Rosa Sabugueiro

Pele: cicatrizante, regenerador celular, Tonico, estimulante Cabelo: Tnico Pele: suaviza e amacia Pele: as flores so adstringentes; as folhas amaciam, clareiam e enrijecem a pele, para peles secas Cabelo: amaciante clareador

Loes para peles sensveis, speras ou envelhecidas (520% de ext. gliclico ou 10% com vinagre de maa)

Salsa

Pele: anti-rugas, calmante das plpebras, para peles oleosas Cabelo: brilho

salsaparrilha Pele: tonificante Slvia Pele: tonificante, antirugas, anti-sptica, pele oleosa e acnica Cabelo: escurecedor, anticaspa, anti-seborrica, estimulante do crescimento capilar Tansagem Pele: adstringente, cicatrizante e emoliente Pele: estimulante, depurativo e clareador Pele: acne Cabelo; tonificante, estimula o crescimento, Tintura capilar, banhos enriquecidos, loes adstringentes, xampus, produtos para higiene bucal cremes (2-5% de ext. gliclico)

Mscaras, banhos enriquecidos, tnicos faciais (decocto) Mscara faciais para pele spera, escura ou oleosa Cremes, loes, xampus (2-10% gliclico) gis e de ext.

Tomate urtiga

anti-queda, anti-caspa Alem dos vegetais, dispomos de outras matrias-primas naturais de origem animal e mineral, que sero listadas, a seguir, juntamente com suas propriedades e formas de utilizao. Argila A argila ou barro um ingrediente natural de grande valor. Devese escolher uma argila limpa, sem contaminaes, sero o efeito ser contrario ao esperado. Ela anti-inflamatria, anti-sptica, antireumtica, cicatrizante, emoliente, tonificante e refrescante. Pode ser usada em mscaras e compressas. Misturada com mel, pode ser usada para lavar o rosto, substituindo o sabonete. A argila no deve ser colocada sobre feridas abertas. Para esterilizar, deve ser colocada em forno quente, em vasilha refratria, durante uma hora. Conservar em frasco esterilizado, bem tampado. Fub O fub usado como removedor das impurezas da pele. Pode ser usado em mscaras, preparados para friccionar a pele spera e em banhos enriquecidos. Glicerina A glicerina um umectante natural que ajuda a reter a gua nos tecidos e a absorver a umidade das camadas mais profundas da pele. usada como amaciante, mas tem a desvantagem de provocar o ressecamento da epiderme, a mdia e longo prazo. Iogurte O iogurte contm cido ltico e indicado para poros dilatados ou pele oleosa. clareador suave da pele, sendo usado no tratamento de sardas e pele danificada peleo sol. Usado em cremes faciais para pele spera, oleosa e sem vio.

Levedura de cerveja Alem do uso interno, que trs bons resultados para a sade, a levedura usada extremamente como componente de vrios cremes faciais. A levedura polivalente, sendo benfica para peles oleosas, secas ou normais. Sua aplicao sistemtica ajuda a evitar o aparecimento de rugas. Ativa a circulao sangnea do rosto. No entanto, a levedura s deve ser aplicada apenas uma vez por semana, no rosto e nunca no pescoo. Lecitina A lecitina um excelente emulsionador e ajuda a dar pele um tom mais suave e brilhante, quando usada em cosmtico. encontrada na gema do ovo e na soja, podendo ser adquirida na forma pura. difcil dissolver a lecitina lquida em gua, mas ela se dissolve facilmente em sucos de frutas ou ch de hortl. Atua como amaciante da pele. Pode ser usada em mscaras faciais. Maionese A maionese une as boas qualidades de cada um dos ingredientes que entram em sua composio: a gema de ovo, o leo, o vinagre de maa e o sal. Assim, ela se torna um produto nutritivo, que recupera a acidez da pele, graas ao vinagre e amaciante. Quando se adiciona o mel maionese, ela se torna cicatrizante. Se for preparada em casa com esses ingredientes, a maionese um excelente substituto do creme que se aplica no rosto antes de dormir. Mel O mel utilizado como alimento desde a Antigidade, fornece energia e traz benefcios ao estomago, intestinos, pele, corao, pulmo e garganta. Na beleza, usado em loes capilares, pomadas para os lbios, sabonetes, xampus, cremes e preparados para os cotovelos e pernas ressecados. Recomenda-se seu uso desde a adolescncia para

evitar o ressecamento e o enrugamento da pele, pois suas funes profilticas como lubrificante da pele retardam o envelhecimento. Aplicado sozinho sobre o rosto e pescoo, uma excelente mscara que nutre e revitaliza a pele. Ele nutritivo, cicatrizante e amaciante. Tem uma incrvel capacidade de curar erupes cutneas. leo de abacate nutritivo e revitalizante. Usado em cremes e leos para massagem e cremes nutritivos, na concentrao de 1-10%. leo de coco hidratante e d brilho aos cabelos. Usado em cremes, xampus e bronzeadores, na concentrao de 2 a 10%. leo de grmem de trigo rico em vitamina E. Tem ao anti-oxidante e evita a formao de rugas. Usado para pele e cabelos secos, que necessitam de regenerao, nutrio e elasticidade. usado em loes para pele seca, loes de limpeza, leos aps banho, cremes, xampus e sabonetes lquidos, na concentrao de 2 a 5%. leo de rcino (mamona) O leo de rcino muito bom para dar vida e vigor aos cabelos. Pode ser aplicado antes da lavagem, sozinho ou com mel ou outros leos. leo de semente de uva rico em vitamina E e hidratante. Usado em leos para banho, loes e cremes para preveno de estrias, na concentrao de 2 a 10%.

Ovo O ovo usado em muitas formas de cosmticos tanto para a pele quanto para o cabelo. Ele atua como enrijecedor e nutritivo. Pode ser usado em tonificantes e cremes nutritivos cutneos, mscaras contra rugas, xampus anti-caspa ou para cabelos secos e loes capilares. Prpolis um material balsmico retirado de rvores pelas abelhas e modificado por adio de secrees salivares e cera. cicatrizante, bactericida e anti-sptico. Usado no tratamento de queimaduras, alergias e acne. Entra na formulao de cremes, loes, xampus e pomadas, na concentrao de 1 a 5%.

Suspenses
Disperso de um po (fase dispersa) em um lquido (fase dispersante), que nele seja insolvel, existindo portanto duas fases. Necessitam para melhor estabilidade de um agente suspensor para retardar a velocidade de sedimentao e de um agente molhante para facilitar a disperso do p no veculo. Agentes suspensores para suspenses aquosas: Alginato de sdio 1% (pH 7) incompatvel com cidos, sais de clcio e substncias catinicas. Metilcelulose 0.5 a 2% (mais facilmente dispersvel em gua fria) Hidroxietilcelulose (natrosol) 0.5 a 2% Carpobol 0.1 a 0.4% (pH 6 a 11) necessitam de base para formar o gel (trietanolamina, NaOH) sensvel a cidos, sais, substncias catinicas e oxidao. Argilas (Bentonita, Hectorita), etc. 2 a 5%

Agentes suspensores para suspenses oleosas: Lanolina, ceras, leo de rcino, monoestearato de alumnio. Agente molhante: Diminui a tenso superficial do lquido que ir dispensar o slido diminuindo portanto a tenso interfacial entre os dois. Ex. Tensoativos 0.1%: Polisorbatos (tweens) steres do Sorbitan (Spans) Lauril Sulfato de Sdio Formulas Orientativas: Suspenso de Calamina Calamina Cloridrato de difenilhidramina Cnfora Glicerina Alginato de Sdio Polisorbato 80 (Tween 80) gua destilada Loo Alba Sulfato de Zinco Sulfeto de Potssio gua destilada Suspenso de Enxofre Enxofre xido de Zinco Betonita 2g 20 g 3g 4 a 15 g 4 a 15 g q.s.p 100 ml 8g 1g 0.1 g 2g 0.35 g 0.1 g q.s.p 100 ml

Cirato de Sdio Glicerina Fenol gua destilada

0.5 g 5 ml 0.5 g q.s.p 100 ml

Mscaras faciais
As mscaras de limpeza, conhecidas como mscaras faciais, so usadas para dar firmeza pele, com fechamento dos poros e , dependendo dos ingredientes usados servem para tratar acne. Na verdade, o efeito das mscaras est diretamente relacionado s substncias ativas incorporadas. Esse efeito poder ser adstringente, calmante, relaxante, nutritivo e emoliente. Veja, na tabela 3, uma relao de plantas e seus efeitos quando so usadas em mscaras. Tabela 3. efeitos de plantas, usadas como princpios ativos, sobre a pele

Mscaras calmantes Mscaras adstringentes

Extratos vegetais de tlia, camomila, calndula, alface e mel Extratos vegetais de alecrim, agrio bardana, slvia, hamamlis, castanha-da-ndia Ginseng, amndoas, aveia, castanha-do-par, iogurte, mel Camomila, calndula, cavalinha, centelha, confrei, tansagem

Mscaras nutritivas Mscaras antiinflamatrias e antiedematosas Adaptado de (CITAAO) Mscara de farinha de amndoas

A farinha de amndoas feita da mesma forma relatada na receita de amndoas com gua de rosas.

Para preparar a mscara, necessita-se de: 2 colheres de sopa de farinha de amndoas 2 colheres de sopa de gua mineral ou destilada Misturam-se os dois ingredientes em uma tigela de loua. Se precisar, pode-se acrescentar mais gua para virar uma pasta. Para aplicar, deve ser espalhada no rosto com a ajuda de uma esptula, deixando agir durante 30 minutos. A mscara pode tambm ser aplicada com ligeira frico, o que vai auxiliar na remoo de clulas mortas. Para retir-la, deve ser usada gua fria, sem cloro. A mscara de farinha de amndoas suaviza e amacia a pele, restituindo seu brilho natural. Mscara de farinha de castanha-do-Par Para fazer essa mscara, basta substituir a farinha de amndoas por farinha de castanha-do-Par. A forma de preparo idntica. Mscara de lecitina de soja A lecitina de soja excelente para ser usada em mscaras faciais por ser um bom emoliente, ou seja, ela amacia e suaviza a pele, reduzindo o seu ressecamento. Ela tem um bom poder de penetrao na pele. A mscara de lecitina de soja feita com: 2 colheres de sopa de mel 1 colher de sobremesa de lecitina 2 gotas de leo essencial de rosas Os ingredientes devem ser bem misturados em uma tigela de cermica. A quantidade de lecitina pode ser reduzida, de acordo com as caractersticas particulares de quem usa.

Para aplic-la, utiliza-se uma esptula, deixando agir durante trinta minutos. Depois, deve ser retirada com gua morna. Aps o uso da mscara, recomenda-se passar uma loo Tonica(tnica) adstringente para fechar os poros. Pode ser usado o ch de tansagem, a gua de rosas ou o vinagre de toucador diludo. Mscara de argila Essa mscara de argila unir os efeitos benficos de vrios ingredientes, principalmente, o mel e a argila. Os ingredientes so: 2 colheres de sopa de argila 2 colheres de sopa de mingau de aveia (aveia + leite, sem acar) ou mingau de fub com leite 2 colheres de leite de gergelim (ou 1 colher de ch de leo de camomila, ou leo de calndula, ou leo de gergelim) 1 colher de sopa de mel Ch ou gua mineral para umedecer a mscara (erva-doce e funcho: remoo de impurezas; mil-folhas: para pele oleosa; confrei: anti-rugas, ativa a produo de clulas; alecrim: limpa e aumenta a circulao; hortel: enrijece a pele, calndula: cicatrizante, etc.) Os primeiros quatro ingredientes so misturados em uma vasilha de cermica ou vidro. Depois, acrescenta-se ch ao poucos, at que a mscara adquira uma consistncia que permita que seja aplicada com os dedos. A mscara de argila deve ser aplicada sobre todo o rosto, evitando a rea dos olhos. Essa mscara limpa o restitui o brilho natural da pele. Ela deve agir durante 15 a 20 minutos. Para retir-la utiliza-se gua mineral fria (ou qualquer outra sem cloro). Depois de retirar a mscara, pode-se passar o vinagre de toucador para tonificar.

Cremes e Loes Cremosas

ADITIVAO DE PRINCPIOS ATIVOS EM CREMES: Material utilizado: Papel manteiga Placa de vidro ou gral Esptula ou pistilo Balana de preciso.

Procedimento: Pesar o(s) principio ativo(s), pr-solubiliz-lo ou microniz-lo com solvente adequado (ex. propilenoglicol) compatvel com a emuso Pesar o creme, descontando-se o peso do(s) PA(s); adicion-lo aos poucos ao princpio ativo micronizado ou solubilizado, espatulando na placa ou hemogeneizando com o pistilo no gral. Embalar em pote ou bisnaga de rotular.

ADITIVAO DE LOES CREMOSAS: Material utilizado: Clice Basto Papel manteiga Balana de preciso

Procedimento: Pesar ou medir o(s) PA(s), pr-solubiliz-lo ou microniz-lo com solvente adequado compatvel com emulso em clice de volume adequado formulao com auxilio do basto. Adicionar a loo cremosa, aos poucos e mistruando sempre, sobre os princpios ativos solubilizados ou micronizados no clice, at o volume solicitado.

Homogeneizar bem com o basto. Embalar e rotular.

Formulas Orientativas: Base Para Creme Aninico Com Lanete N Lanete N Cetiol 868 (estearato de Octila) Vaselina liquida Vaselina slida Metilparabeno Propilparabeno gua destilada ou deionizada Base para Loo Aninica/no inica Monoestearato de glicerila (Cutina MD) lcool cetoestearlico (Cetax 50) cido esterico (Cetax TP) lcool cetoestearlico etoxilado (Eumulgin B2) Cetiol 868 Trietanolamina Carbopol 940 Glicerina Metilparabeno Propiparabeno gua destilada ou deionizada Base para Creme no Inico q.s.p 0,75 g 1g 1g 1g 4g 0,3 g 0,075 g 4g 0,1 g 0,1 g 100 g q.s.p 15 g 10 g 5g 2g 0,1 g 0,1 g 100 g

Cosmowax j leo mineral Silicone DC 344 Glicerina Metilparabeno Propilparabeno Imidazolidinil uria (Germall 115) sol. 50% gua destilada ou deionizada Creme hidratante Fase A (oleosa) Monoestearato de Glicerila cido esterico Ministato de isopropila leo mineral lcool Cetoestarlico etoxil leo de semente de uva Nipazol Fase B (Aguosa) Trietanolamina Uria Nipagin Glicerina gua destilada Loo hidratante q.s.p q.s.p

14 g 7g 3g 4g 0,1 g 0,1 g 0,8 g 100 g

30 g 160 g 22 g 22 g 22 g 100 g 1g

3.75 g 100 g 1g 50 g 1000 g

Fase A (Oleosa) Monoesterato de glicerila cido esterico lcool cetoestearlico lcool cetoestearlico etoxil Miristato de isopropila Nipazol Fase B (Aguosa) Carbopol 940 Trietanolamina Glicerina Nipagim PCA Na gua destilada q.s.p 0.75 g 3g 40 g 1g 2g 1000 g 7.5 g 10 g 10 g 10 g 40 g 1g

Cold cream Esse creme usado na limpeza do rosto, removendo a maquiagem ao mesmo tempo em que mantm a acidez da pele. Deve-se tomar o cuidado de remover todo o excesso aps a limpeza, seno os poros ficaro obstrudos. Os ingredientes usados para preparar a quantidade mostrada no filme so: 45 ml de leo de amndoas 6,25 g de cera de abelha 12,5 ml de gua de rosas 2 ml de tintura de benjoim 250 mg de brax 10 gotas de leo essencial de rosas

Em uma panela esmaltada ou de vidro so misturados o leo de amndoas, a lanolina e a cera de abelhas. Leva-se a panela ao banhomaria para derreter a cera, mexendo sem para. Quando a cera estiver toda derretida e a mistura, bem homognea, retira-se a panela do fogo. parte, dissolve-se o brax em um pouco de gua de rosas. O brax deve ser dissolvido, antes de ser incorporado ao creme, para facilitar sua incorporao ao creme. Em seguida, o brax j dissolvido juntado aos outros trs ingredientes na panela, fora do fogo. Bate-se vigorosamente, at que a gua de rosas com o brax seja bem incorporada. Acrescenta-se a tintura de benjoim, sem parar de mexer. Ao final, adicionam-se as gotas de essncia de rosas, batendo um pouco mais. O creme deve ter consistncia lisa e homognea; por isso recomenda-se bater muito bem as matrias gordurosas antes de acrescentar a gua de rosas, o brax e a tintura de benjoim. Guardado em pote apropriado, devidamente esterilizado, esse creme tem validade de trs meses. Creme para ps de galinha 20 g de leo de amndoas doces 20 g de leo de gergelim 2 g de leo essencial de camomila 1 g de leo essencial de cenoura 1 g de leo de rosas Misturar bem e aplicar com leve massagem na rea ao redor dos olhos. A base do creme apresentada no filme feita com: 1,4 g de hidrxido de sdio 20 g de cido esterico 0,5 g de nipagim 100 ml de gua

Misturar o cido esterico, o hidrxido de sdio e um pouco de gua. Coloque um pouco de gua sobre o nipagim, separado, para que dissolva. Ao mesmo tempo, dissolver o mipagim separadamente com um pouco de gua, deixando-o reservado. Levar a mistura de cido esterico, hidrxido de sdio e gua para aquecer sobre a chapa de amianto ou em banho-maria. Bater vigorosamente a mistura para que vire uma emulso. A reao entre esses dois ingredientes formar o estreato de sdio, que a base do creme. Depois que a reao estiver completa, retirar o bquer do fogo. Fazer um teste para ver se reagiram completamente: passando um pouco do creme sobre a pele e verificando se ainda existem grumos, se a textura estiver cremosa e no houver grumos, est no ponto. Agora, preciso bater com mais intensidade, usando um miniprocessador. Colocar um pouco mais de gua e misturar. Acrescentar o nipagim j dissolvido, sempre batendo. E est pronta a base do creme hidratante.

leo de amndoas O leo de amndoas muito bom para remover maquilagem dos olhos. Alm disso, ele nutre a pele em torno do olho. As peles muito secas devem ser limpas com esse leo. Depois, o excesso deve ser removido com ch de camomila. Aveia A aveia remove as impurezas de maneira mais suave, mas funciona bem. Aps umedecida com um pouco de gua, ela pode ser passada no rosto como se fosse uma esponja. Ela ir clarear os cravos, tornando-os menos evidentes. Flores de violeta 250 ml de leite

2 colheres de sobremesa de flores de violeta (ou funcho, ou erva doce, ou alecrim, ou rosas, ou tansagem) O leite fervido, deixando-o esfriar um pouco. Depois, junta-se as flores de violeta. A mistura deve descansar durante duas horas, sendo coada. Ela deve ser guardada num recipiente de vidro ou loua esterilizado, sendo conservada na geladeira, onde durar uma semana. Essa loo de limpeza deve ser passada no rosto e pescoo com um pedao de algodo, todos os dias.

POMADAS
Preparaes de consistncia pastosa, destinadas a uso externo e que contenham ou no uma ou mais substncias teraputicas, incorporadas a excipientes adequados. Excipientes: vaselina, parafina, lanolina e seus steres, polietilenoglicois. leos vegetais e steres graxos. Quando contm quantidade de ps igual ou superior a 25% so chamadas de pastas. Quando contm resinas so chamadas de ungentos e quando contm ceras em sua composio so chamadas de ceratos. Formulas orientativas: Pomada Simples (Farm Brs. II ed.) Lanolina anidra Vaselina Para se obter 300 g 700 g 1000 g

Pomada hidroflica (Farm Brs. II ed.) Polietilenoglicol 400 35 ml

Polietilenoglicol 4000

q.s.p 100 g

Pasta de Zinco (Pasta de lassar) (Farm Brs. II ed.) Oxido de Zinco Amido Vaselina Pasta dgua xido de Zinco Talco Glicerina gua de cal 25 g 25 g 25 ml 25 ml 25 g 25 g 50 g

Amndoa com vaselina 50 ml de leo de amndoas 14 ml de vaselina branca 15 g de cera de abelha 20 ml de gua de rosas A vaselina um grande removedor de impurezas da pele. Embora seja um subproduto do petrleo, ela muito usada como base para a elaborao de produtos caseiros com leos vegetais ou infuso de ervas. Os ingredientes deves ser distribudos em trs recipientes distintos, que sejam de vidro ou esmaltado. Um contendo vaselina com a cera de abelha, outro contendo a gua de rosas e o terceiro com o leo de amndoas. Os ingredientes devem ser aquecidos simultaneamente em fogo brando at a cera se derreter. Ento, os ingredientes devem ser retirados do fogo e, sem perda de tempo, juntase o leo de amndoas e a gua de rosas mistura de cera com

vaselina, mexendo sem parar para que a mistura fique lisa e homognea. Deve-se bater at que esfrie completamente.

Geles
Geles ou pomadas-geleias Consideram-se como geles ou pomadas-geleias as que so constitudas por geles minerais ou orgnicos. Os excipientes utilizados so de vrios tipos, tendo como caracterstica comum as suas propriedades coloidais, originando, em contato com a gua, geles mais ou menos espessos de consistncia pastosa. Classificao: Hidrfobos ou oleogeles. Os sues excipientes so gordurosos como a parafina lquida e leos diversos. A gelificao destes produtos, conseguie-se por adio de polietileno, anidrido silcico, sabes de alumnio ou de zinco, etc. Hidrfilos ou hidrogeles. Apresentam como excipiente a gua ou diversos glicis como a glicerina e o propilenoglicol. Estes lquidos so gelificados por intermdio de vrias substncias como a goma adragante, a goma de karaia, o amido, derivados da celulose, silicatos de alumnio e magnsio (argilas, bentonite, veegum), pectina, alginatos, carbopols, cido polivinlico, etc. Quando os hidrogeles contm glicerina, sorbitol ou propileglicol e amido gleicerados Os exipientes so bem tolerados pelos tecidos e pelos frmacos de ao drmica desvantagem: Representam um meio favorvel para o desenvolvimento de microorganismos (bolores), sendo indispensvel a adio de um fungicida (cido benzico ou p-hidroxibenzoato de metilo e propilo) Secam rapidamente, sendo obrigatrio conserv-las ao abrigo do ar, em embalagens hermticas.

As pomadas-geleias tm, em geral, um efeito emoliente e refrescante, mas a sua rpida secagem pelcula quebradia quando aplicadas na epiderme. importante a incluso de glicerina, que faz com que as pelculas formadas fiquem elsticas e protejam melhor a pele. Estas pomadas so susceptveis a no apresentar poder de penetrao cutnea. Seus excipientes so formados por grandes molculas colidais, no podem atravessar a epiderme e, tambm no apresentam afinidade com as protenas da pele, no originando absoro bioqumica. Os geles, que contm carbopols, so dotados de boa penetrabilidade cutnea. Pode-se aumentar a penetrao adicionando trietanolamina, lcool isopropilico, propilenoglicol e polietilenoglicol. A preparao das pomadas-geleias pode dividir-se em duas partes: Preparao do gel Incorporao dos frmacos Formas orientativas: Gel de Carbopol

Carbopol 940 Propilenoglicol ou glicerina Trietanolamina Nipagin gua destilada lcool a 96% q.s.p

0.8 g 10 ml 0.3 g 0.2 g 50 ml 100 ml

Gel de Natrosol

Natrosol (hidroxietilcelulose) Propilenoglicol ou glicerina Nipagin gua destilada lcool a 96% q.s.p

3g 10 ml 0.2 g 50 ml 100 ml

Shanpoos / sabonetes lquidos


Preparaes destinadas a higiene da pele e couro cabeludo. Shampoo Definio: um cosmtico que tem como finalidade bsica, a limpeza do cabelo e couro cabeludo. Classificao: Quanto a finalidade: Shampoo higinico: destinado exclusivamente higiene dos cabelos. De acordo com o tipo de cabelo, pode ser para cabelos oleosos, para cabelos secos ou ara cabelos normais. Shampoo especial: Anti-caspa: piritionato de Zinco, sulfeto de selnio. Exigem normalmente alta viscosidade. Infantil: tensoativos suaves Condicionador: poliglicol-poliamina, compatvel com tensoativo aninico. Quanto a forma de apresentao: Lquidos transparentes (um fator muito importante na sua preparao a total solubilidade dos seus componentes em gua. Emulsionados (podem ser lquidos ou cremosos) Geles pseudo-carionico,

Propriedades gerais dos shampoos: Devero limpar, por completo o cabelo e o couro cabeludo. Devero produzir espuma abundante, cremosa e persistente. Devero deixar os cabelos suaves e com brilho. Devero ter bom aspecto, aroma agradvel. Observao: Quanto ao carter fsico-qumico: no devero deixar precipitados insolveis. Quanto ao carter dermatolgico: no podero ser irritantes nem sensibilizantes. No devero desengordurar em excesso. No devero provocar irritao na conjuntiva ocular. Frmula padro Tensioativo Aninico Tensioativo No Inico Emoliente Conservante Espessamente (se necessrio) gua purificada Tensioativo Conceito: so substncias que alteram a tenso superficial ou interfacial dos lquidos. So constitudos por molculas que contem tanto partes apolares como polares. A parte apolar , em geral, uma cadeia com natureza de hidrocarboneto e corresponde poro hidrofbica da molcula, enquanto que a parte polar freqentemente um grupo inico e constitui sua parte hidroflica.

Classificao: Tensoativo Aninico Concentrao utilizada; 25 a 40%. Ex.: 1. Lauril ter sulfato de sdio. Propriedades: Boa detergncia Boa solubilidade Etoxilao diminui a irritabilidade 2. Lauril ter Sulfossucinato de Sdio. Propriedades: Boa solubilidade Poder espumante Estabilidade em pH cido Baixa irritabilidade Tensoativo no Inico Concentrao utilizada 3 a 5%. Ex.: 1 Alcanolamida de cido Graxos de Coco (dietanolamida de cido graxos de coco) Propriedades: Estabilidade de espuma Espessantes Sobreengordurantes 2. Alquil poliglicosdios (Lauril poliglicosidio e decil poliglicosdio) Propriedades: Bom poder espumante e bom efeito de limpeza Excelente compatibilidade dermatolgica Aumento da viscosidade quando associados aos aninicos Diminuio da irritabilidade dos aninicos Efeito estabilizador da espuma

Tensoativo anftero Concentrao utilizada: 1 a 3% Ex.: Coco Betana (cocoanfocarboxiglicinato de sdio) Propriedades: Diminuio da irritabilidade dos detergentes aninicos Ao condicionante Conservantes Mais utilizados: parabenos Metilparabeno Propiparabeno Concentrao: 0,1 a 0,2% Ajuste de pH: Faixa de pH dos shampoos: 5,0 a 7,0 cidos utilizados: cido Ctrico cido Ltico cido Fosfrico Espessantes Eletrlitos: mais utilizados NaCI e NH4CI Atuam na formao de micelas do tensoativos: micelas maiores e cilndricas Viscosidade dos shampoos: 2000 a 4000 cps Polmeros: carboximeticelulose, hidroxieticelulose, polivinilpirrolidona (0.5 a 2%) Medida da viscosidade: Viscosmetro Brookfield Viscosmetro Copo Ford

Classificao dos shampoos Quanto a forma: lquidos, gis, cremosos, etc. Quanto a finalidade: higinicos e especiais Higinicos: em funo do tipo de cabelo: normal, seco e oleoso. Funo: limpeza dos cabelos e couro cabeludo. Tipo de cabelo Seco Normal Oleosos % detergente 20 25 30 % sobreengordurante 4 3 2

Especiais: alm da ao de limpeza, exercem algum efeito especial sobre os cabelos e couro cabeludo. Tipo: Shampoo anti-caspa: contm substncias antispticas Ex.: Piritionato de Zinco (1-2%), sulfeto de selnio (2,5%) Em geral, contm frmacos insolveis, exigindo alta viscosidade para mant-los em suspenso. Shampoo infantil: consumidor exigente. Requisitos especiais: No provocar irritao ocular pH neutro tensoativo Aninico (detergentes suaves): Lauril ter Sulfosuccinato/Lauril ter Sulfato de Sdio. Anftero (cocoanfocarboxiglicinato de sdio) No Inico. (polissorbato 20) reduz a irritabilidade dos tensioativos aninicos.

Cor e odor agradveis No utilizar sal para espessar (evitar ardncia nos olhos). Shampoos com aditivos: indicados para tratamento do couro cabeludo e cabelos danifcativos. Aditivos utilizados: Extrato vegetais: estratos gliclicos (conc. Utilizada 1-10%). Extratos alcolicos interferem na formao de espuma e viscosidade Hidrolizados de protenas: colgeno, casena, seda (conc. Utilizada 1-5%). Efeito: umectncia e condicionamento. Substncias emolientes: lanolina e derivados, lecitina, leos vegetais (semente de uva, grmem de trigo, amndoa, jojoba, etc.) Vitaminas: A, B e E. Shampoo base Componentes Lauril ter sulfato de sdio Cocoanfocarboxiglicimato de sdio Dietapolamida de cido graxo de coco metilparabeno Cloreto de sdio gua destilada Concentrao 250 g 20 g 40 g 2g 8g 1000 ml q.s.p queratina, elastina,

Shampoo de hemamlis para cabelos oleosos Componentes Lauril ter sulfato de sdio Cocoanfocarboxiglicimato de sdio Dietapolamida de cido graxo de coco Hidrolisado de protena Extrato de glicerinado de hamamlis Concentrao 330 g 20 g 30 g 30 g 3 ml

Metilparabeno Essncia Cloreto de sdio gua destilada Shampoo de lanolina para cabelo seco Componentes Lauril ter sulfato de sdio Cocoanfocarboxiglicimato de sdio Dietapolamida de cido graxo de coco Hidrolisado de protena PPG-7-gliceril-cido graxo de coco Lanolina etoxilada Metilparabeno Essncia Poliglicol poliamina Cloreto de sdio gua destilada

2g 4 ml 9g 1000 ml q.s.p

Concentrao 300 g 20 g 30 g 30 g 5g 10 g 2g 2 ml 30 g 4g 1000 ml q.s.p

Os ingredientes usados para preparar a base para cem mililitros de xampu so: 12 g de lauril sulfato de sdio 2 g de carboximetilcelulose 200 mg de nipagim 50 ml de gua destilada Preparar a base em um bquer, utilizando um basto de vidro para misturar os ingredientes. Colocar a gua e o lauril sulfato de sdio no bquer e misturar com o basto. O lauril sulfato de sdio uma substancia tensoativa e atua com detergente e espumante. Para dissolver o lauril sulfato de sdio, a mistura dever ser aquecida em banho-maria ou sobre uma chapa de amianto. Mexer

sempre at dissolver todo o detergente. Quando estiver bem dissolvido, retirar o bquer do fogo. Adicionar o carboximetilcelulose. Esta substancia espessante, isto confere a viscosidade caracterstica ao xampu. Voltar com o bquer ao banho-maria para dissolver esse ingrediente. Depois que estiver bem dissolvido, retirar do fogo e acrescentar o nipagim, misturando bem. O nipagim um conservante que preserva o produto das oxidaes e de ataques de microrganismos. Est pronta a base do xampu. Xampu anti-queda 50 ml de xampu-base 5 ml de dietanolamida de cido graxo de coco. 3 ml de tintura de razes de bardana 3 ml de tintura de aroeira salsa 3 ml de extrato gliclico de alecrim gua para completar o volume de 100 ml adicionar a dietanolamida base do xampu, batendo bem para homegeneizar. Essa substncia um agente estabilizador da espuma, sobreengordurante e doador de viscosidade. Em seguida, adicionar o extrato gliclico de alecrim e misturar bem. O alecrim estimula o crescimento capilar. Adicionar as tinturas de bardana e de aroeira-salsa. A bardana antissptica e controla a seborria e a aroeira-salsa estimulante do crescimento. Quando estiver bem homegneo, acrescentar gua, misturando sempre, at completar o volume de cem mililitros. Esse xampu indicado para cabelos normais ou oleosos. Guardar o xampu em um frasco esterilizado, tampando bem. Ele tem validade de um ano. Xampu de camomila O xampu de camomila usado para lavar o cabelo de crianas e para clarear. Para prepar-lo, preciso de:

50 ml de xampu base 5 ml de tintura de camomila 3 ml de vaselina 5 ml de glicerina 1 ml de leo de silicone 50 ml de ch de camomila. Adcionar a vaselina base do xampu. A vaselina um emoliente e atenua o ressecamento dos cabelos. Depois, acrescentar o leo de silicone, que tambm emoliente. Essas substncias esto sendo usadas no lugar da dietanolamida de cido graxo de coco. Acrescentar a glicerina, mexendo sempre. a glicerina umectante, ou seja, absorve gua do ambiente. Ento, ter a funo de hidratar o cabelo. Adicionar a tintura de camomila. Por ltimo, o ch de camomila at completar o volume de cem mililitros. Esse ch deve ser preparado com gua destilada. Guardar o xampu pronto em um frasco esterilizado. Esse xampu tem validade de apenas seis meses, por causa do ch que foi usado. O ch faz com que o xampu deteriore com mais facilidade do que quando se usa somente gua. Sabonete lquido Componentes Lauril ter sulfato de sdio Cocoanfocarboxiglicinato de sdio Cloreto de sdio Metilparabeno Glicerina gua purificada q.s.p Concentrao 230 g 76,9 g 15 g 2g 50 g 1000ml

Sabonete lquido de glicerina Componentes Lauril ter sulfato/sulfosuccinato de sdio concentrao 200 g

Dietanolamida de cido graxo de coco Decil poliglucose Lauril poliglucose Lanolina etoxilada Glicerina Metilparabeno Cloreto de sdio Essncia gua purificada Sabonete cremoso de Camomila Componentes Fase A (Oleosa) cido esterico Monoestearato de glicerila Fase B (Aguosa) Glicerina Metilparabeno Trietanolamina gua purificada Fase C Lauril ter sulfato de sdio Dietanolamida de cido graxo de coco Fase D Extrato glicerinado de camomila Essncia q.s.p q.s.p

25 g 50 g 40 g 5g 100 g 2g 9g Q.S 1000 ml

Concentrao 40 g 60 g

250 g 1g 4g 1000 ml

400 g 40 g

5 ml Q.S.

Sabonete slido camomila e mel A base do sabonete slido tem um preparo mais complexo, por isso aconselhamos, em nvel domstico, que se adquira a base pronta.

Da mesma forma que o sabonete lquida, com o sabo-base possvel criar diferentes tipos de sabonete, apenas variando os ingredientes ativos adicionados. Uma possibilidade o sabonete de camomila e mel, que une a ao cicatrizante e emoliente da camomila com as propriedades nutritivas e amaciante do mel. Antes de comear o preparo, deve-se passar vaselina lquida ou leo mineral nas formas onde sero moldados os sabonetes para que a massa no grude. Os ingredientes so: 200 g de sabo base 160 ml de leo de camomila 100 g de mel cerca de 100 ml de gua destilada O sabo-base deve ser ralado em ralo fino e colocado em uma panela esmaltada ou vidro. Acrescenta-se gua aos poucos, misturando sempre. A quantidade de gua a ser usada vai depender da consistncia do sabo-base utilizado. Deve ser usada uma quantidade suficiente para dissolv-lo. Em seguida, o sabo deve ser aquecido em banho-maria ou sobre a chapa de amianto, mexendo sempre at que o sabo derreta. Se for, necessrio, pode-se acrescentar um pouco mais de gua. A massa deve ficar com consistncia pastosa, nem muito dura, nem muito mole. Depois que o sabo estiver derretido, tira-se a panela do fogo e acrescenta-se o mel, misturando sempre, at ficar bem homogneo. A massa do sabonete estar pronta. Agora, ela dever ser colocada nas formas para moldar os sabonetes. Deixa-se que os sabonetes enduream, antes de retir-los da forma.

Sabonete de leite de Cabra Para fazer o sabonete slido de leite de cabra, necessita-se de: 100 g de sabo-base 60 g de extrato gliclico de protenas do leite gua destilada O leite de cabra passa por algumas transformaes antes de ser usado no preparo de cosmticos. Primeiro, preciso hidrolisar suas protenas, para que elas possam ser absorvidas pela pele ou cabelo. Para isso, adiciona-se vinagre ao leite bem quente. Para um litro e meio de leite, use meio copo de vinagre. O leite formar cogulos imediatamente, como resultado da hidrlise das protenas. Deixa-se o leite coalhado em repouso durante meia hora para que os cogulos fiquem mais consistentes. Isso facilita na hora de coar. Depois, preciso coar o material para separar o soro. deixa-se o soro escorrer bem. Aps preparar a protena hidrolisada, preciso transform-la em extrato gliclico. Nesse caso, o extrato gliclico feito com 50% de glicerina. Ento, misturam-se quantidades iguais de protena e glicerina. Os dois ingredientes devem ser batidos com um processador, at que a mistura fique bem fina e homognea. Assim, estar pronto o extrato gliclico das protenas do leite. Para comear o preparo do sabonete de leite de cabra, o sabobase deve ser ralado e as formas devem ser untadas com leo mineral ou vaselina lquida. O sabo-base e o extrato gliclico so misturados em uma panela esmaltada. Acrescenta-se gua destilada em quantidade suficiente para derrete o sabo-base e leva-se a panela ao banho-maria. Ela deve ser aquecida para que a base do sabonete se dissolva. Mexe-se a massa sem parar para que no pegue no fundo da panela e comece a se queimar. Todos os grumos devem ser desfeitos. Quando o sabo estiver todo dissolvido e a massa estiver lisa e uniforme, deve ser retirada do fogo. Em seguida, despejada nas formas. Quando os sabonetes esfriarem eles so retirados das formas.

Creme hidratante
ADITIVAO DE PRINCPIOS ATIVOS EM CREMES: Material utilizado: Papel manteiga Placa de vidro ou gral Esptula ou pistilo Balana de preciso.

Procedimento: Pesar o(s) principio ativo(s), pr-solubiliz-lo ou microniz-lo com solvente adequado (ex. propilenoglicol) compatvel com a emuso Pesar o creme, descontando-se o peso do(s) PA(s); adicion-lo aos poucos ao princpio ativo micronizado ou solubilizado, espatulando na placa ou hemogeneizando com o pistilo no gral. Embalar em pote ou bisnaga de rotular.

Protetor labial
Muitas pessoas tm reclamado que no chove e, como conseqncia, a pele e os lbios ficam ressecados. Ento, decidimos ensinar como fazer um protetor labial. Ingredientes: 10 ml de cera de abelha 5 ml de manteiga de karit 10 ml de manteiga de cacau

10 ml de leo de amndoas doces 1 colher de caf de cacau em p 1 colher de caf de mel 2,5 ml de vitamina E 1 ml de essncia de chocolate Como fazer: Derreta a cera, a manteiga de cacau e o leo de amndoas em fogo baixo. Adicione o cacau em p. Mexa at dissolver por completo e desligue o fogo. Espere esfriar um pouco, misture o mel, a vitamina E e a essncia. Coloque nas forminhas para batom. Dicas: Derreta os produtos em panela esmaltada. Para variar os sabores, substitua o cacau em p por essncia com finalidade alimentcia.

Boas prticas de fabricao vigentes (G M P) DEFINIAO: Conjunto de aes capazes de gerar um produto de boa qualidade. A qualidade de um produto fabricado deve ser conseguida durante a fabricao do mesmo. Todos so responsveis pela qualidade do produto.

1. ser Humano Falta de conhecimento Treinamento inadequado Condies imprprias de trabalho Negligencia e Apatia 2. equipamentos Variaes do equipamento para o mesmo processo. Diferenas no ajuste do equipamento Mal uso de equipamento Falta de manuteno Limpeza deficiente 3. Mtodos Falta de procedimento de operao padro Procedimentos incorretos ** Negligencia na observao dos procedimentos**

Boas prticas de manipulao


Alguns aspectos relevante: 1. Todos os funcionrios devem ser orientados quanto as prticas de higiene pessoal Tomar banho pela manh (diariamente) No sentar sobre superfcies sujas ou (sobre o) cho: banheiro, jardim etc... Mantenha sempre a barba feita, cabelos aparados e unhas curtas e limpas. Devemos lavar as mos com gua e sabo: Antes de comear o trabalho Aps pegar algo que pelo aspecto est sujo

Aps usar o sanitrio Aps assoar o nariz Aps ter fumado 2. Na rea de manipulao no permitido o uso de cosmticos, jias e acessrios. 3. No permitido conversar, fumar, comer, beber, mascar, manter plantas, alimentos, bebidas, fumo, medicamentos e objetos pessoais nas reas de manipulao. No local de trabalho: Nunca penteie o cabelo No fume No espirrem em cima da matria prima, frascos e produtos No assoe o nariz 4. Todos os funcionrios devem ser instrudos e incentivados a reportar aos seus superiores imediatos quaisquer condies de risco relativas ao meio ambiente, equipamento ou pessoal que considerem prejudiciais a qualidade dos produtos manipulados. 5. os procedimentos de higiene pessoal e uso de roupas protetoras devem ser exigidos a todas as pessoas para entrarem na rea de manipulao, sejam funcionrios, visitantes, administradores e autoridades competentes. 6. A colocao de uniformes bem como a higiene das mos e antebraos, antes do inicio das manipulaes, devem ser realizados em locais especficos. Os uniformes devem ser trocados dentro dos prazos estabelecidos e fora dos prazos, caso o uniforme necessite de troca imediata. Uso gorro para a cobertura dos cabelos, deixando tambm as orelhas cobertas.

Use luvas, quando as mos entrarem em contato direto com o produto. Use mscaras, que servem como barreiras as contaminaes

7. os funcionrios envolvidos na manipulao devem estar adequadamente uniformizados, para assegurar a sua proteo individual e a do produto conta contaminao e os uniformes devem ser trocados sempre que necessrio para garantir a higiene apropriada. 8. Em caso de suspeita ou confirmao de enfermidade ou leso exposta, o funcionrio deve ser afastado temporria ou definitivamente de suas atividades, obedecendo a legislao especifica. PESSOAS DOENTES PESSOAS SADIAS. VEICULAM MAIS CONTAMINAOES DO QUE

9. Antes do inicio do trabalho de manipulao deve ser verificada a condio de limpeza dos equipamentos e utenslios e bancadas de trabalho. 10. As instalaes e reservatrios de gua devem ser protegidos, para evitar contaminaes.

O homem como portador de microorganismos


Local do corpo Couro cabeludo Axila Antebrao Tronco-costas Tronco-frente Secreo nasal Cera do ouvido Saliva Quantidade 1.500.00/cm2 2.400.00/cm2 105-4.500/cm2 314/cm2 200.00/cm2 at 10.000.000/cm2 at 100.000.000/cm2 100.000.000/cm2

Fezes

100.000.000.000/cm2

Xampus
So produtos destinados primariamente limpeza dos cabelos e couro cabeludo, porm podem ser acrescidos a princpios ativos medicamentosos passando a exercer ao teraputica. Componentes bsicos de um xampu: gua: Responsvel pela diluio dos tensioativos (agentes espumantesresponsveis pela remoo das sujidades). a matria-prima de maior concentrao na formulao, devendo possuir boa qualidade microbiolgica e qumica, purificada e recm deionizada. Detergente (tensioativo): substncias que, por possurem em sua estrutura molecular grupos hidroflicos (que ligam gua) e lipoflicos (liga gordura, sujeiras dos cabelos), tm a capacidade de alterar a fora de licaao entre sujeira e cabelo, removendo-a. Principais tensoativos: Aninicos: em contato com gua adquirem uma carga negativa Catinicos: em contato com a gua adquirem carga positiva. Anferos: dependendo do pH do meio adquirem carga positiva ou negativa, pH cido (+) e pH bsico (-) No inicos: no formam carga ao entrar em contato com a gua.

Emulses (cremes e loes cremosas): Mistura de dois lquidos imiscveis, na qual m deles est disperso no outro em forma de gotculas lquidas. ADITIVOS DE PRINCPIOS ATIVOS EM EMULSES O/A gua: fase interna leo e externa gua. Sensao menos oleosa, refrescncia e absoro rpida. gua a fase externa e esta em contato com a pele.

A/O gua / leo: fase interna leo e externa gua. Sensao mais oleosa. leo a fase externa em contato com a pele. Nota: Para saber se a emulso O/A ou A/O, acrescentar gua. Se homogeneizar, aquosa; se no, oleosa. As emulses so formas farmacuticas lquidas ou pastosas de aspecto leitoso ou cremoso, resultantes da disperso de um lquido no seio de outro, no qual imiscvel, custa de um agente emulsificante. COMPONENTES DE EMULSES: Fase aquosa: gua deionizada, pois o clcio e o magnsio desestabilizam a emulso. Depois so acrescentados os componentes solveis mais os conservantes, edulcorantes e aromatizantes. Fase oleosa: leos ou ceras aos quais so acrescentados os componentes solveis e as essncias, conservantes e antioxidantes. Agente emulsificante: d estabilidade emulso, reduzindo a tenso superficial entre o leo e a gua e retardando a separao das fases. Conservantes: os conservantes protegem o produto contra fungos e bactrias. De preferncia devem ser adicionados na fase aquosa, uma vez que esta mais susceptvel de contaminar. bom lembrar que alguns agentes emulsionantes podem diminuir ou at mesmo neutralizar o efeito de determinados conservantes (ex.: tween 80 e parabenos). Essncias e ou corantes Antioxidantes: previnem processos auto-oxidativos de leos e gorduras (ex.: metabissulfito de sdio, BHT) EHL (equilbrio hidrfilo-lipfilo): o equilbrio entre as fases aquosa e oleosa. Sequestrantes: substncias que complexam ons metlicos, inativando-os em sua estrutura impedindo deste modo sua ao danosa sobre os outros componentes da formulao. Age em sinergismo com os conservantes. PREPARO DE EMULSES (PROCEDIMENTO GERAL):

Aquecer todos os componentes leos solveis cerca de 80 C Aquecer todos os componentes hidrossolveis, a 85 C Adicionar uma fase outro, lentamente, agitando. (a fase com maior quantidade sobre a de menor quantidade). Adicionar corantes, essncias, hormnios, vitaminas, bioativos, (matria-prima de natureza orgnica em geral) quando esfriar, cerca de 30 C

Gis:
Consistem na disperso de um slido (resina, polmero, derivados de celulose...) num lquido (gua ou lcool/gua) formando um excipinete transparente ou translcido. Os gis so veculos destinados peles oleosas e acnicas. ESPESSANTES DERIVADOS DA CELULOSE: CARBOXIMETILCELULOSE SDICA (CMC): Polmero aninico, quase nunca usado para obteno de gel para veiculao de ativos dermatolgicos. mais freqentemente usado para obteno de gel oral e agente suspensor de produtos para uso interno. Incompatibilidades: O gel de CMC incompatvel com ativos fortemente cidos e com sais solveis de ferro e alguns outros metais, tais como alumnio e zinco. tambm incompatvel com goma xantana. Precipitao pode ocorrer em pH<2 e quando misturado com lcool (etanol). A CMC forma complexos coacervados com gelatina e pectina. Formam complexos com colgeno e, so capazes de precipitar protenas. HIDROXIELTILCELULOSE (Natrasol, Cellosize): Este o gel, a base de celulose, de maior interesse para a vinculao de ativos em dermatologia possui carter no inico, solvel em gua fria ou quente. Tolera bem pH cido, sendo indicado para a incorporao de ativos que levem a um abaixamento do pH final da formulao, como por exemplo, o cido gliclico. pHs extremos, embora bem tolerados, podem causar alteraes na viscosidade. METILCELULOSE: o gel com metilcelulose formulaes tpicas (1-5%) e oftlmicas (0,5-2,0%). preparado para

Incompatibilidades: O gel de meilcelulose incompatvel com cloridrato de aminacrina, clorocresol, cloreto de mercrio, feno,

resorcinol, cido tnico, nitrato de prata, cloreto de cetipiridneo, ac. Parahidroxilbenzico, cido paraminobenzico, meltilparabeno, propilparabeno e butilparabeno. Sais de cidos minerais e particularmente de cidos polibsicos, fenis e taninos, fenis, coagulam solues de metilcelulose. Pode ocorrer complexao da metilcelulose com compostos tensioativos, tal como tetracana e sulfato de dibutolina. Em altas concentraes de eletrlitos, a metilcelulose pode estar completamente precipitada ou continuar gel.

Gel Creme:
So emulses com alta porcentagem de gua e baixa porcentagem de leo. constitudo por um estabilizador coloidal hidrfilo e agente de consistncia. SUGESTO DE GEL-CREME BASE: NET-FS (microemulsao de silicone)...................................... 2,0% Gel base de carbopol qsp ................................................... 100,0% Preparo: incorporar homogeneizando o NET-FS no gel base de carbopol.

SUGESTAO DE GEL-CREME BASE NO-INICO para formulaes com pH estremos (cido gliclico) ou com carga de eletrlitos incompatvel com o Carbopol NET-FS ........................................................................... 2% Gel de hidroxietilcelulose (natrosol) qsp .............................. 100% Preparo: incorporar o NET-FS no gel base de natrosol. ADTIVAO DE PRINCPIOS ATIVOS EM GEL-CREME BASE: deve seguir as mesmas orientaes descritas para gis.

UNIDADE DE MEDIDAS UI, UTR


Os produtos prescritos nestas unidade tero suas converses efetuadas utilizando-se uma regra de trs simples.

Exemplo: Formulao com 5.000 UTR de Thiomucase. Sabendo-se que 350.000 UTRs equivalem a 1 grama, devemos calcular 350.000UTR = 5.000UTR 1g onde X= 5.000 x 350.000 = 0.014g Devemos pesar ento 0,14g ou 14 mg de Thiomucase X

Os clculos em UIs seguem o mesmo princpio. UI Unidade Internacional: atividade especifica de uma droga contida numa quantidade determinada de um padro (medida atividade ou potencia da substancia). UTR = Unidade de Turbidez

Exemplos: Vitamina A oleosa (palmitato) Acetato de vitamina A p Vitamina D2 p Vitamina D2 oleosa Vitamina D3 Vitamina E oleosa Vitamina E p 50% Thimucase Heparina Hiluronidase 1.000.000 UI/g 500.000 UI/g 850.000 UI/g 1.000.000 UI/g 40.000 UI/g 1.000 UI/g 0,50 UI/g 350 UTR/mg 100 UI/g 2.000 UTR/20mg

INCOMPATILIDADES FISICO-QUMICAS
No meio farmacutico, incompatibilidade medicamentosa considerado um assunto complexo que assusta e amedronta e por isso muitas vexes ignorado e pouco estudado no mbito geral pelo profissionais. Sobretudo, na farmcia magistral onde se trabalha com inmera substncias e se manipula com maior freqncia associaes das mesmas em uma formulao. Para Voigt, incompatibilidades compreendem os efeitos recprocos entre dois ou mais componentes de uma preparao farmacutica, com propriedades antagnicas entre si, que frustram ou colocam em dvida a finalidade para qual foi concebido o medicamento. As incompatibilidades podem prejudicar a atividade ou impedir a dosificao exata do medicamento, influir no aspecto da formulao tornado-a inaceitvel at mesmo do ponto de vista esttico. Quando se pensa em incompatibilidades em farmcia deve-se pensar no sentido amplo da formulao. As incompatibilidades podem desenvolver-se entre as substncias ativas, entre as substncias coadjuvantes (excipientes) da formulao, entre as substncias ativas e as coadjuvantes ou entre uma ou outra e o material da embalagem ou impurezas. Segundo a sua origem e manifestao as incompatibilidades em farmcia deve-se pensar no sentido amplo da formulao. As incompatibilidades podem desenvolver-se entre as substncias ativas, entre as substncias coadjuvantes (excipientes) da formulao, entre as substncias ativas e as coadjuvantes ou entre uma ou outra e o material da embalagem ou impurezas. Segundo a sua origem e manifestao as incompatibilidades medicamentosas podem ser classificadas em: Incompatibilidades fsicas (incompatibilidades farmacuticas) Incompatibilidades qumicas Incompatibilidades teraputicas (farmacolgicas)

DETERMINAO DO pH

O pHmetro um aparelho indispensvel na farmcia com manipulao, sendo importante tanto no controle de qualidade da matria-prima como o produto acabado. A medio do pH muito importante, pois vrias matrias-primas podem ter seu pH alterado em funo de impurezas ou instabilidade (hidrlise, por exemplo). Esta instabilidade pode ocorrer devido ao tempo de estocagem e/ou condies inadequadas de transporte e armazenamento. Altas temperaturas predispem instabilidade. Algumas matriasprimas podem ser caracterizadas atravs da medio do pH de uma soluo da amostra a determinada concentrao. Descrio: Retirar o bquer contendo soluo de KCI na ual est mergulhado o eletrodo quando o medidor no est em uso; Lavar o eletrodo com jatos de gua destilada e enxug-lo com papel de filtro; Imergir o eletrodo em soluo tampo de referencia, verificandose a temperatura em que se vai operar; Ajustar o valor de pH 7, mediante o boto de calibrao; Lavar o eletrodo com vrias pores de um segundo tampo de referencia, imergindo-o neste, verificar o valor do pH registrado, aferir o pHmetro com valor de pH 4 do segundo tampo; Aps a aferio, lavar o eletrodo com gua destilada e com varias pores da soluo da amostra; Para a diluio das amostras, deve-se usar gua destilada isenta de CO2 (gua destilada fervida) Proceder a determinao da leitura do pH da soluo da amostra, a primeira determinao fornece valor varivel, havendo necessidade de proceder as novas leituras (ideal 3 leituras); Lavar novamente o eletrodo com gua destilada, conservando-o a seguir em soluo de KCI. Sugestes de solues tampo Tampo pH 7 Fosfato monopostssio ........ 50ml Hidrxido de sdio .......... 29,1 ml Tampo pH 4 Biftalato de potssio 0,2M ... 50 ml cido clordrico 0,2M ......... 0,1 ml

gua destilada qsp ........... 200 ml Agua destilada qsp ........... 200 ml

ALCOMETRIA
Quando se introduz o alcometro centesimal (alcometro de Gay Lussac) em uma mistura de gua e lcool, temperatura de 15 C, a leitura indica em centsimos e em volume, o teor em lcool absoluto na mistura hidroalcolica. A graduao Gay Lussac determina o nmero de volume de lcool etlico contido em 100 volumes de uma mistura feita exclusivamente de lcool etlico e gua, determinado a 15 C Exemplo: 1 litro de lcool etlico a 96GL encerra a 15C - 960ml de lcool etlico absoluto Para se terminar a quantidade de lcool etlico por cento em volume, em determinada temperatura, por meio da porcentagem em peso, devemos levar em conta a densidade da mistura e a do lcool pro e empregar a seguinte frmula: X=pxD d

X = Quantidade de lcool em volume (ml) p = porcentagem em peso D = densidade da mistura hidroetanlica (a uma dada temperatura) d = densidade do lcool puro (a uma dada temperatura)

pHMETRO:
Operao: Para efetuar uma medio de pH suficiente submergir a ponta do eletrodo (4cm) e a sonda de temperatura na amostra a ser medida. Ligue o instrumento pressionando a tecla on/off

O medidor entra automaticamente no modulo de medio de pH Espere um ou dois minutos para a estabilizao do eletrodo O valor do pH medido lido no display(mostrador) principal e a temperatura mdia lida no display(mostrador) secundrio.

gua na manipulao
A gua utilizada na manipulao de frmulas considerada como uma matria-prima, produzida pelo prprio estabelecimento; portanto, deve ter cuidados especiais no seu tratamento. O sistema de produo de gua potvel, e purificada deve estar qualificado dentro das especificaes das Farmacopias Brasileiras, a Europia ou dos Estados Unidos da Amrica do Norte, de forma a garantir o cumprimento das mesmas com vistas obteno da gua como matria prima principal na manipulao de formulaes . NOES BSICAS DE FARMACOTNICA: FARMACOTCNICA (DEFINIO) a parte da cincia farmacutica que trata da preparao de medicamentos, ou seja, da transformao de drogas (matrias-primas) em medicamentos; estudo o preparo, a purificao, as incompatibilidades fsicas e qumicas, e a escolha da forma farmacutica (xarope, soluo, suspenso, cpsula, etc) mais adequada finalidade pretendida. BIBLIOGRAFIA BSICA: Fermacopias: Brasileira, Europia, Americana, Britnica. Tecnologia farmacutica 3 volumes (prista). Martindale. Manual de teraputica dermatolgica e cosmetologia (prista) Noes de farmcia galenica (A. L Hir) Incompatibilidades medicamentosas (Virgilio Lucas). Formulrio mdico farmacutico (Virgilio Lucas) Farmacotcnica (Helou). Merck index.

[A1] Comentrio: Empregando dessa forma para se referir aos norte-americanos vc est dizendo que so os estados unidos localizados no Norte(hemisfrio), enquanto que a expresso EUA traduz que so os estados unidos de toda a Amrica o que ainda poderia ser os que se incluem como tal serem unidos apneas.

COMPOSIO DE UMA FRMULA: Principio (s) ativo (s) = responsvel pela ao farmacolgica. Coadjuvantes tcnicos ou adjuvantes farmacotcnicos: substncias, em geral inertes, cuja funo estabilizar a formula em nvel qumico, fsico ou microbiolgico. Veculo (lquido) ou excipiente (slido ou semi-solido): parte da formula na qual soa misturados os princpios ativos. COADJUVANTES TCNICOS: Agentes acidificantes: usados em preparaes lquidas para acidificar o meio com o objetivo de fornecer estabilidade ao produto. Ex.: cido actico, cido ctrico, cido fumrico, cido clordrico, etc. Agentes alcalinizantes: usados em preparaes liquidas para alcalinizar o meio com o objetivo de fornecer estabilidade ao produto. Ex.: hidrxido de potssio, soluo de amnia, dietanolamina, monoetanolamina, borato de sdio (brax), trietanolamina, carbonato de amnio, etc. Adsorvente: agente capaz de adsorver outras molculas em sua superfcie por ao qumica ou fsica. Ex.: carvo ativado, celulose p. Propelente (aerosol): agente responsvel pelo desenvolvimento de presso em um frasco aerosol, permitido a expelio do produto quando a vlvula acionada. Ex.: dixido de carbono (CO2), diclorodifluorometano, diclorotetrafluoroetano, tricloromonofluorometano. Desincorporante de ar: agente empregado para desincorporar um recipiente fechado ou formulao com o objetivo de aumentar a estabilidade do produto. Ex.: nitrognio (N2) Conservantes anti-fungicos: so usados em preparaes liquidas e semi-solidas (cremes, pomadas, etc) para prevenir o crescimento fungico. A efetividade dos parabenos normalmente aumentada quando eles so utilizados em combinao. Es.: cido benzico, butilparabeno, etilparabeno, metilparabeno (nipagin), propilparabeno (nipazol), propionato de sdio.

Conservante antimicrobiano: so usados em preparaes lquidas e semi-slidas para a preveno de microorganismos (bactrias). Ex.: cloreto de benzalconio, cloreto de benzetnio, lcool benzlico, clorobutanol, fenol, nitrato fenilmercrico timerosal, etc. Antioxidante: agente que inibe a oxidao, sendo utilizados para previnir a deteriorao de preparaes para o processos oxidativos. Ex.: cido ascrbico, ascorbil palmitato, BHA (butil hidroxianisol), BHT (butil hidroxitolueno), propilgalato, ascorbato de sdio, issulfito de sdio, metabissulfito de sdio. Agente tampo: usado para a formulao resistncia contra mudanas de pH em casos de diluio ou adio de substancia de carter cido ou bsico. Ex.: citrato de sdio anidro e dihidratado, metafosfato de potssio, fosfato de potssio, acetato de sdio monobsico, tampo citrato, tampo borato, tampo fosfato. Agente quelante (sequestrante): substncias que forma complexo estvel (quelato) com metais. Os agente quelantes so utilizados em algumas preparaes lquidas como estabilizantes para complexar metais pesados, os quais podem promover instabilidade em formulaes. Ex.: EDTA dissdico, EDTA tetrassdico, cido edtico. Corantes; usados para dar cor as preparaes farmacuticas lquidas e slidas. Deve-se consultar a lista de corantes permitidos bem como a adequao de corantes alimentcios ou no. Sabe-se que alguns corantes alimentcios permitidos tais como o amarelo de tartrazina e vermelho que pode causar manifestaes alrgicas e sintomas de intolerncia gastrointestinal em pacientes sensveis, isto acontece principalmente com a ingesto de cpsulas coloridas com algum destes corantes, neste caso usar cpsulas incolores ou brancas. Agente clarificante: usado como auxiliar na filtragem devido suas propriedades adsorventes. Ex.: benita. Agente emulsificante: usado para prover ou manter a disperso finalmente subdividida em partculas de um lquido em um veculo no qual ele imiscvel. O produto final pode ser uma emulsoa liquida ou emulso semi-slida (ex.: creme). Ex.: accia, lcool cetilico, monoestearato de glicerila, monooleato de sorbitan, etc. Agente de revestimeneo: usao com o propsito de formar uma fina camada com o propsito de revestir a substancia ou a formulao para adequar sua administrao. Ex.: gelatina, acetoftalato de celulose.

Flavorizantes: usados para fornecer sabor agradvel e tambm odor para preparaes farmacuticas. Ex.: vanlina, mentol, leo de laranja, leo de canela, leo de anis, leo de menta, cacau, etc. Umectantes: usados para prevenir o ressecamento de preparaes, principalmente pomadas e cremes, atravs de sua propriedade de reter gua. Ex.: glicerina, propilenoglicol, sorbitol. Agente levigante: um lquido usado com agente facilitador na reduo de partculas de uma droga em p com triturao concomitante com pistilo em um gral. Ex.: glicerina, leo mineral. Base para pomada: excipiente semi-solido no qual princpios ativos podem ser incorporados no preparo de pomadas farmacuticas. Ex.: lanolina, pomada hidroflica, pomada de polietinoglicol (PEG), vaselina, unigel. Solvente: agente usado para dissolver outra substancia farmacutica ou dorga na preparao de uma soluo. O solvente pode ser aquoso ou no-aquoso com leos. Co-solventes, tal como gua e lcool (hidroalcolico) e gua e glicerina, podem ser utilizados quando necessrio. Os solvente precisam ser estreis quando utilizados em preparaes estreis (ex.: colrios). Agente consistncia: usados para aumentar a consistencia e sureza de preparaes farmacuticas como cremes e pomadas. Ex.: lcool cetilico, parafina, lcool estearilico, cera branca e amarela, steres cetlcos. Base para supositrios: usado como um excipiente para incorporao de substncias medicamentosas na preparao de supositrios. Ex.: manteiga de cacau, polietilenoglicol (mistura) Surfactantes (agente tensoativos): substncias que reduzem a tenso superficial. Pode ser usado como agente molhante, detergente, emulsificante. Ex.: cloreto de benzalconio, polisorbato 80 (twee 80), lauril sulfato de s[dio, etc. Agentes suspensores: agente doador de viscosidade utilizado para reduzir a velocidade de sedimentao de partculas (drogas) dispersadas em um veiculo no qual elas no so solveis. As suspenses podem ser formuladas para uso oral, oftlmico, tpico, parenteral ou outras vias de admiistraao. Ex.: agar, bentonita, carbonero (carbopol), carboximeticelulose sdica (CMC-Na), hidroxietilcelulose (natrosol), hidroxipropil celulose, hidroxipropil metilcelusose, caolim, metilcelulose, goma adraganta, veegum, ets. Agente edulcorante: usado para adoar (edulcorar) uma preparao farmacutica. Ex.: aspartame, acesulfame, dextrose (glicose), glicerina, mnitol, sobitol, sacarina sdica, ciclamato sdico, acar.

Agente antiaderente (lubrificante): agentes os quais previnem a aderncia do produto na funes da mquina de comprimir durante a produo. Promove um deslizamento fcil da formula, otimizando o processo. Ex.: estearato de magnsio, lauril sulfato de sdio. Agente aglutinante: substncias utilizadas para produzir adeso de partculas de p no processo de granulao. Ex.: accia, acido alginico, carboximentilcelulose, etilcelulose, gelatina, soluo de glicose, metilcelulose, povidona, amido p-e-gelatinizado. Agentes de tonicidade (isotonizantes): usados para formar uma soluo com caractesticas osmotcas semelhantes ao fluidos fisiolgicos. Formulaes de us oftlmico, paranteral (injetvel) e fluidos de irrigao so exemplo de preparaes farmacuticas na quais a tonicidade deve ser considerada. Veculo; um agente transportador para uma substancia farmacutica. utilizado em uma variedade de formulaes lquidas para uso oral, parenteral o tpico. Ex.: veculos flavorizantes/edulcorantes: xarope de cereja, xarope de cacau, xarope simples, sarope de laranja; veculos oleaginosos: leo de milho, leo minera, leo de amendoim, leo de gergelim; veculos estreis: soluo fisiolgica estril (NaCI 0,9%), gua bidestilada p/ injees. Agente viscosidade: usado para mudar a consistncia de uma preparao, fornecendo maior resistncia ao escoamento. Utilizados em suspenses para deter a sedimentao, em solues oftlmicas para aumentar o tempo de contato da droga com o local de ao (ex: metilcelulose), para tornar mais consistente cremes, xampus etc. Ex.: cido alginico, bentonita, carbomero (carbopol), CMC-Na, metilcelulose, povidona, alginado de sdio, goma adraganta. Diluentes de cpsulas e comprimidos (excipiente): substncias inertes utilizadas como agente de enchimento para criar um volume desejado, apresentando propriedades de fluxo e compresso caractersticas necessrias no processo de preparao de comprimidos e cpsulas. Ex.: fosfato de clcio dibsico, caolim, lactose, manitol, celulose microcristalina, celulose pulverizada, carbonato de clcio, sobitol, amido. Agente coating: usado para revestir o comprimido com o propsito de proteg-lo contra a decomposio pelo oxignio atimosfrico ou umidade, para liberao controlada da droga, para mascarar sabor ou odor desagradvel da droga ou finalidades estticas (aparncia do comprimido). O revestimento pode ser de vrios tipos, incluindo o revestimento com acar, o film coating, revestimento netrico. Ex.: revestimento com acar; glicose

liquida, acar; film coating: hidroxietilcelulose, hidroxipropilcelulose, , hidroxipropil metilcelulose, metilcelulose (metocel), etilcelulose (etocel); revestimento entrico: acetofalato de celulose, shellac, copolmero de acido metacrilico/metacrilato de metila (Eudragit L100). Excipiente para compreso direta de comprimidos; utilizados para compresso direta em formulaes de comprimidos. Ex.: fosfato de clcio dibsicos (Ditab) Desintegrante de comprimidos: utilizado em forma slida para promover a ruptura da massa slida que contm no seu interior partculas menores as quais so rapidamente dispersadas ou dissolvidas. Ex.: cido algnico, celulose microcristalina (Avicel), alginato sdico, amido, glicolato sdico de amido, carboximetilcelulose clcica. Agente opaceficante: usado para tornar o revestimento de comprimidos opacos. Pode ser utilizados sozinho ou em combinao com um corante. Ex.: dixido de titnio. Agente de polimento: usado para tornar atrativo (dar brilho) os comprimidos revestidos. Ex.: cera de carnaba, cera branca.

AGENTES ACIDIFICANTES, ALCALINIZANTES E TAMPES: A seguir uma relao de agentes utilizados na manipulao para ajustar pH ou para tamponar. cido actico glacial cido brico cido ctrico cido clordrico cido clordrico diludo cido lctico Acetato de sdio Bicarbonato de sdio Carbonato de sdio Citrato de sdio e potssio Hidrxido de sdio e potssio Fosfato sdico dibsico Fosfato de potssio Fosfato monobssico de sdio Trietanolamina CONSERVANTES Conservantes para produtos de uso interno

conservantes lcool etlico Benzoato de sdio* Glicerina Propilenoglicol cido srbico Nipagin (mitilparabeno)** Nipazol (propilparabeno)**

Conc. Usual 5 20% 0,5 10% 20 40% 5 20% 0,05 0,2% 0,05 0,25% 0,02 0,04%

* O benzoato de sdio apresenta maior efetividade em pH cido. ** O nipagim e o nipazol so inativados frente ao tween 80, dependendo da quantidae frente a goma adraganta, metilcelulose, polietilenoglicis (carbowaxes), pectina e alginato de sdio. Tambm pode ocorrer uma inativao, porm num grau muito mais limitado pro interao com PVP, gelatina, CMC e carbowax 400. Principais conservantes para produtos de uso externo.

Denominao Qumica cido srbico

Denominao comercial Ac. srbico

2-bromo-2nitropropano1,3 diol

bronopol

Bisguanida cainica

clorhexidina

Imidazoli uria metilparabeno

Germall 115 nipagin

Espectro de ao Fungos, leveduras, pouca atividade microbiana Gram +, Gram (mais ativo) fungos (menos ativo) Gram +, Gram pseudomonas (menos ativo) fungos (menos ativo) Gram + Gram Fungos e leveduras Fungos e leveduras

pH de estabilidade 2,5 6,0

incompatibilidades Twee 80

Conc. Usual 0,05 0,2%

5-7

Cistena, tioglicolato, tisulfato e metabissulfito

0,01 0,1%

5-8

Tensioativos aninicos, alginatos de sdio, pode ser parcialmente inativado pr lecitina e tween 80

0,01%

3-9 3 9,5

avobenzona Gelatina, protena, metilcelulose, tween 80 Gelatina, protena, metilcelulose, twee

0,03 0,5% 0,02 0,3% 0,01 0,6%

Propilparabeno

nipazol

3 9,5

80

Corantes e pigmentos: Corantes: so substncias que desenvolvem sue poder tritorial dissolvidas no meio em que so utilizadas. Pigmentos: so substanciais insolveis que desenvolvem seu poder tintorial quando dispersas no meio em que so utilizadas. Nota: antes de utilizar um corante em uma formulao observar a lista permitida de corante, sua aplicao (p/uso externo ou uso interno) Alguns corantes permitidos para uso externo: Color Index 10006 11920 75470 13015 15510 15800 42051 42080 42520 61565 72260 Cor Verde Laranja Vermelho Amarelo Laranja Vermelho Azul Azul Violeta Verde Verde Campo de Aplicao* 4 1 1 1 2 3 1 4 4 1 3

* Campo de aplicao 1 corantes permitidos para todos os tipos de pele 2 corantes permitidos para toso os tipos de produtos exceto queles que so aplicados na rea dos olhos 3 corantes permitidos exclusivamente em produtos que no entram em contato com mucosas. 4 corantes permitidos em produtos que tenham breve tempo de contato com a pele e o cabelo. Alguns corantes permitidos para uso interno: amarelo: curcuma e vitamina B2, tartrazina (amarelo alimentar N 4 CI 19140) vermelho: carmim (vermelho natural N4 calchonilhoa CI 75470), eritrosina (vermelho alimentar n 14 CI 45430) verde: clorofila e clorofilinas (verde natural N 3), verde brilhante (verde alimentar N 4 CI 42040)

alaranjado: betacaroteno (alaranjado alimentar N 5) azul: indigotina (azul alimentar N 1 CI 73015) Diluio dos corantes: Os corantes devem ser utilizados na forma de uma soluo na concentrao de 0,1 10%. Estas solues devem ser renovadas constantemente e protegidas da luz. Sugesto de formulao Soluo base para diluio de corantes: Corante.......................................... 0,1-10% (concentrao varivel) Propilenoglicol ................................ 3% Nipagim ......................................... 0,15% Nipazol .......................................... 0,05% lcool ............................................ 10% gua desmineralizada qsp ................ 100 ml Nota: a quantidade de corante utilizada pode variar de 0,0005 a 0,005% de corante (para uso interno). Para uso externo as concentraes podem ser aumentadas at colorao desejada. Essncias: Concentraes tradicionais de uso Antiperspirante .................................................... 0,5 1% Sabonete comum ................................................. 1,0 1,5% Sabonete transparente ......................................... 1,5 3,0% Sabonete lquido .................................................. 1,0 1,5% Talco ................................................................. 0,5 1,0% Espuma de banho ................................................ 1,0 3,0% Creme de barbear ................................................ 1% Baton ................................................................. 0,5 1% Shampoo ............................................................ 0,2 0,5% Cremes .............................................................. 0,2 0,5% Loes ............................................................... 0,2 0,5% Condicionadores .................................................. 0,2 0,5% Bronzeadores ...................................................... 0,2 0,5%

pH e Tampes
pH Entende-se por pH a concentrao de ons hidrognio (H+) existente num meio. Dependendo da quantidade de hidrognio em relao a hidroxila (OH-) tem-se um produto cido, bsico ou neutro. cido prevalece no meio o on hidrognio (H+) pH cido, valores inferior a 7. Ex.: gel com cido gliclico. Bsico prevalece no meio o on hidroxila (OH-) pH bsico, valores superiores a 7. Ex.: alisante de cabelo Neutro as quantidades de ons hidroxila e hidrognio so iguais pH neutro, valores igual a 7.

Acertos do pH nas formulaes magistrais: necessrio na prtica diria em farmcia magistral, acertar o pH de formulaes, o que significa elevar, abaixar ou neutralizar o pH de um produto de acordo com as necessidades da formulao. Para abaixar a pH do meio deve-se proceder a neutralizao de parte da hidroxila at o valor desejado, para isto utiliza-se cido. Para aumentar o ph do meio deve proceder a neutralizao de parte do hidrognio at o valor desejado, para isto utiliza-se uma base. pH em vrias regies do Corpo humano Tornozelos Ps Coxas Seios Cabelo Rosto Vagina Costa 5.9 7.2 6.1 6.2 4.1 7.0 4.5 4.8 Axilas Tronco Pregas mamas Pregas tornozelo Pregas interdigitais Intra vaginal Mos Ndegas 6.5 4.7 6.0 4.5 7.0 6.2 4.5 6.4

TAMPES

H muitas vezes, necessidade de manter o pH de uma formulao em valores inalterveis durante o perodo de armazenamento, no apenas satisfazendo um simples ajuste do mesmo a um valor desejado, nestes casos, usa-se acrescentar uma soluo tampo que tem um valor de pH definido e que consiste numa mistura de um cido fraco com o seu sal. Os valores de pH do tampo so alterados medida em que variam as quantidades de cido e base na soluo. A quantidade adicionada numa preparao farmacutica pode ir de 1% at o uso do tampo puro. Quando o tampo a ser acrescentado tiver um valor de pH muito distante do valor em que se encontra a preparao farmacutica o melhor a fazer acertar o pH e depois acrescentar o tampo. J se o valor de pH da preparao estiver prximo ao do tampo que ser acrescido, basta acrescentar quantidade suficiente do tampo. Tampo Citrato: pH cido ctrico monohidratado g/l 2,5 64,4 3,0 57,4 4,0 40,6 4,5 30,8 5,0 19,6 6,0 4,2 6,5 1,8 Tampo Fosfato: pH Fosfato de sdio g/l 4,5 0,9 5,0 2,2 5,5 4,4 6,0 17,8 6,5 37,4 7,0 57,8 8,0 83,7 8,5 87,2 Importncia do ajuste de pH Dissoluo de substancia medicamentosa na concentrao pretendida. Manuteno da estabilidade tanto qumica como farmacodinnmica de preparaes farmacuticas.

Citrato de sdio dihidratado g/l 7,8 17,6 41,2 54,9 70,6 92,1 95,6

Fosfato cido de sdio g/l 45,5 44,8 43,7 36,8 26,7 7,4 2,8 0,9

Preveno do desencadeamento de fenmenos provocados por certos frmacos. Obteno de um efeito teraputico adequado.

irritativos

SOLVENTES MAIS UTILIZADOS EM FARMACOTCNICA: O conhecimento dos principais solventes utilizados na farmacotcnica importante, pois sua utilizao na pr-solubilizaao dos princpios ativos fundamental para garantir a homogeneizao e a aparncia final da formulao. gua A gua o solvente mais utilizado na farmacotcnica, a gua deve satisfazer as exigncias legais em relao s caractersticas fsicas e qumicas e bacteriolgica. A gua potvel (filtrada usada como matria-prima para a obteno de gua destilada, deionizada, esterilizada ou para injeo, as quais so empregadas rotineiramente na farmcia magistral. gua destilada: gua potvel que passou por um processo de destilao, utilizada em preparaes dermatolgicas e frmulas lquidas de uso oral. gua deionizada: gua onde, atravs de resinas inicas, so retirados os ons, mas no eliminada a matria orgnica. Basicamente, a diferena entre a gua deionizada e destilada esta na pureza biolgica. Quando comparada a qualidade microbiolgica entre a gua dionizada e a destilada, verifica-se que a gua destilada possui uma qualidade melhor. Sabe-se que a gua deionizada se contamina facilmente aps o seu preparo, no devendo ser armazenada. gua esterilizada: gua destilada que foi esterilizada (por exemplo autoclavada) e acondicionada em recipientes limpos e hermeticamente fechados, utilizada na preparao de colrios e injetveis, podendo conter ou no bacteriostticos. lcool etlico (etanol) Segundo solvente mais utilizado, diminui a possibilidade de hidrolise, tem conservao indefinida e pode ser misturado com gua. usado em solues hidroalcolicas extrativas de princpios ativos (de 45 a 90%, em solues anti-spticas (ex. lcool iodado) e em solues desinfetantes (70%)

Constitui um bom solvente para essncias, alcalides, glicosdeos, sendo porm fraco para gomas e protenas. Solues tpicas de etanol so usadas como facilitadora da penetrao cutnea. Uso Preservativo antimicrobiana Desinfetante Solvente extrativo em produtos galenicos Solvente em preparaes lquidas de uso oral Solvente em solues injetveis Solvente em produtos tpicos Solvente em film coating Concentrao usual % > 10 60 90 At 85 Varivel Varivel 60 -90 Varivel

Incompatibilidades: Em condies cidas, solues etanlicas podem reagir violentamente com substncias oxidantes. Misturas com lcalis (bases) podem escurecer devido a reaes com quantidades residuais de aldedos. Substncias orgnicas e gomas podem precipitar. GLICERINA A glicerina utilizada em uma grande variedades de formulaes farmacuticas incluindo as preparaes de uso ora, tico (auricular), oftlmico, tpico e parenteral. tambm utilizada em cosmticos. Em formulaes tpicas e cosmticas, a glicerina utilizada por suas propriedade umectantes e emolientes. Em formulaes parenteirais (injetveis) principalmente utilizada como solvente. Em formulaes de uso oral a glicerina utilizada como agente edulcorante, antimicrobiano e doador de viscosidade. Uso Conservante (antimicrobiano) Emoliente Umectante Formulaes oftlmicas Solvente para proparaoes parenterais Agente edulcorante em preparaes orais Concentrao usual % > 20 At mx. 30 At mx. 30 0,5 3,0 At mx. 50 At mx. 20

Incompatibilidades: A glicerina pode explodir se misturada com agentes oxidantes fortes tais como o trixido de cromo, clorado de potssio ou permanganato de potssio.

Pode ocorrer escurecimento na presena de luz, contato com xido de zinco ou nitrato bsico de bimuto. Contaminantes de ferro na glicerina responsvel pelo escurecimento de misturas contendo fenis, salicilatos e taninos.

Propilenoglicol: O propilenoglicol tem sido amplamente utilizado como um solvente, extrator e conservante em uma variedade de formulaes farmacuticas de uso parenteral ou no-parenteral. Ele melhor solvente que a glicerina e dissolvem uma variedade de substncias, tais como corticides, fenis, derivados de sulfa, barbituratos, tiramina A e D, a maioria dos alcalides e vrias anestsicos locais. utilizado como doador de viscosidade e para aumentar o tempo de permanncia da droga na sua superfcie cutnea. Apresenta ao antissptica similar ao etano, porm um pouco menos efetivo. O propilenoglicol tambm utilizado em cosmticos como umectante e como veculo de emulsificantes e flavorizante. Uso Umectante Conservante Solvente ou solvene Forma farmaceutica Concentrao Usual % Tpica =15 Solues, semi-solidos 15-30 co- Aerosol 10-30 Solues oral 10-25 Parenterais 10-60 tpicos 5-80 Incompatibilidades: O propilenoglicol incompatvel com reagentes oxidantes, tais como o permaganato de potssio. POLIETINOGLICOL 400 (CARBOWAX 400) Os polietilenoglicois so amplamente utilizados em uma variedade de formulaes farmacuticas, incluindo parenteral, tpica, oftlmica, oral e retal os polietilenoglicis so estveis, de caractersticas hidroflica e essencialmente no irritantes pele. Embora ele no penetre rapidamente na pele, os polietilenoglicis so solveis em gua e , como tal so removidos facilmente da pele com lavagem. Em solues aquosas pode ser usado como agente suspensor ou para ajustar viscosidade e consistncia de suspenses. Quando utilizado em conjunto com outros emulsificantes, os polietilenoglicois podem atuar com estabilizantes de emulses. Os polietinoglicis podem ser usados para aumentar a solubilidade ou dissoluo em gua de substncias pouco solveis. Incompatibilidades: Pode ser incompatvel com alguns corantes

A atividade antibacteriana de certos antibiticos, particularmente penicilina e bacitracina, reduzida em bases com polietilenoglicis. A eficcia conservante dos parabenos pode ser reduzida atravs de ligaes com polietilenoglicis. Descoloraes de ditranol (antralina) e sulfonamidas podem ocorrer e o sorbitol pode precipitar de misturas. ter sulfrico: O ter sulfrico um lquido lmpido, incolor de cheiro caracterstico, inflamvel, muito voltil, produzindo na pele considervel resfriamento. solvel com o lcool, leos, essncias; dissolve as gorduras, resinas, enxofres, etc. utilizado em solues extrativas de drogas vegetais e animais. Incompatibilidades: cido sulfrico: formao lenta de cido sulfovinico ou sulfato de oxido de etila, comnovas propriedades. cido crmico, permaganatos solveis: forte oxidao podendo resultar em mistura explosiva. Sais em geral: os sais em geral soa insolveis no ter. gua e lquidos aquosos: no se misturam com o ter seno em mnima proporo. Oxidantes em geral: as substncias oxidantes em geral reagem com o ter sulfrico transformando-o em perxidos de etila e de hidrognio, embora o faam lentamente. Glicerina: no miscvel (incompatibilidade fsica) Albumina, gelatina: so insolveis no ter (incompatibilidade fsica lcalis e carbonatos alcalinos: insolveis neste veculo. Luz e ar.

OLEO MINERAL (VASELINA LQUIDA): O leo mineral utilizado principalmente como excipiente em formulaoes tpicas onde exerce ao emoliente. utilizado tambm como solvente. Uso Pomadas oftlmicas Preparaes ticas Emulses tpicas Loes tpicas Concentrao usual % 3.0 60.0 0.5 3.0 1.0 32.0 1.0 20.0

Pomadas tpicas

0.1 95.0

Incompatibilidades: incompatvel com agentes oxidantes fortes. leos vegetais: tem grande aplicao em preparaes injetveis oleosas e colrios oleosos (ex.: colrio com miconazol, progesterona em leo de amendoim), como solventes. Dimetilsulfxido (DMSO) O DMSO passa rapidamente pelo extrato crneo da pele e devido a esta propriedade tem sido utilizado em preparaes comerciais como otimizador de penetrao cutnea. Tem sido empregado com esta finalidade em uma variedade de produtos contendo gua corantees, barbituratos, antifngicos (griseofulvina, fluconazol, etc), fenilbutazona, minoxidil, cido salicilico, anestsicos locais, antibiticos quaternrios de amnio, etc. TCNICAS DE SOLUBILIZAO (consideraes importantes sobre a solubilidade) Partculas pequenas de uma mesma substancia dissolvem mais rapidamente do que as partculas maiores (portanto triture e micronize o sal antes de solubiliza-lo. A agitao aumenta a velocidade de dissoluo de uma substancia. Quanto mais solvel for a substancia, mais rpida ser sua dissoluo Quando se trabalha com um lquido viscoso, a velocidade de dissoluo diminuda. Um aumento de temperatura geralmente induz uma aumento na solubilidade e na velocidade de dissoluo de uma substancia. A solubilidade de uma substancia no-eletrlito pode ser aumentada ou diminuda pela adio de um eletrlito. Uma base alcalodica (alcalide), ou bases nitrogenadas de relativo alto peso molecular, so geralmente pouco solvel, exceto se o pH do meio diminudo, aumentando sua solubilidade (converso par sal) A solubilidade de substncias cidas pouco solveis aumentada se o pH do meio aumentado (converso para um sal) A adio de PEG 400 a uma substancia pouco solvel, pode aumentar sua solubilidade em gua. O PEG 400 apresenta o presente carter antiflico, favorecendo a solubilizao em meio aquoso de substncias lipossolveis.

SISTEMA MTRICO DE VOLUME: 0.001 kilolitro (kL) 0.01 hectolitro (hL) 0.1 decalitro (dkL) 10 decilitros (dL) 100 centilitros (cL) 1000 mililitros (mL) 1.000.000 microlitros (mcL) ou (uL) 1.000.000.000 nanolitros (nL) Obs.: 1 ml = 1 cm3

1 1 1 1 1 1 1 1

litro litro litro litro litro litro litro litro

(L) (L) (L) (L) (L) (L) (L) (L)

Sistema apotecaria (no comumente utilizado no Brasil): 1 1 1 1 fluidounce ona libra gro 29.57 ml 31.1 g 453 g 64.8 mg

MEDIDAS CASEIRAS 1 1 1 1 1 1 colher colher colher colher clice copo das das das das de de de de caf ch sobremesa sopa 2 ml 5 ml 10 ml 15 ml 30 ml 150 ml

UNIDADE DE MEDIDAS UI, UTR


Os produtos prescritos nestas unidade tero suas converses efetuadas utilizando-se uma regra de trs simples. Exemplo: Formulao com 5.000 UTR de Thiomucase. Sabendo-se que 350.000

UTRs equivalem a 1 grama, devemos calcular 350.000UTR = 5.000UTR 1g onde X= 5.000 x 350.000 = 0.014g Devemos pesar ento 0,14g ou 14 mg de Thiomucase X

Os clculos em UIs seguem o mesmo princpio. UI Unidade Internacional: atividade especifica de uma droga contida numa quantidade determinada de um padro (medida atividade ou potencia da substancia). UTR = Unidade de Turbidez

Exemplos: Vitamina A oleosa (palmitato) Acetato de vitamina A p Vitamina D2 p Vitamina D2 oleosa Vitamina D3 Vitamina E oleosa Vitamina E p 50% Thimucase Heparina Hiluronidase 1.000.000 UI/g 500.000 UI/g 850.000 UI/g 1.000.000 UI/g 40.000 UI/g 1.000 UI/g 0,50 UI/g 350 UTR/mg 100 UI/g 2.000 UTR/20mg

QUANTIDADE SUFICIENTE PARA (qsp): bastante comum o mdico ao final da formulao indicar a quantidade de veculo suficiente para determinada quantidade. Devemos

ento somar a quantidade total dos demais itens e subtrair do total solicitado. Exemplo: creme Uria ................................................ 5 g leo de amndoas .............................. 10 g Creme base qsp .................................. 50 g Utilizaremos de veculo: 50 (5 + 10) = 35 g resposta: 35 g de creme Exemplo: cpsulas Cscara sagrada ...................................... 100 mg Espirulina ................................................. 200 mg Excipiente ................................................. 500 mg Devemos utilizar de excipiente por cpsula: 500 (100 + 200) = 200 mg resposta: 200 mg de excipiente.

EMBALAGENS A funo primria da embalagem proteger o produto das condies ambientais com o propsito de aumentar sua conservao. Em farmcia, o farmacutico precisa conhecer a funo, design e uso de cada tipo de embalagem. Consideraes e requisitos para adequao e utilizao racional de embalagens para fins farmacuticos: Ser limpa; No interagir fisicamente e ou quimicamente com a preparao; Preservar a concentrao, qualidade e pureza da preparao. Nota: geralmente a embalagem para fins farmacuticos deve ser fotoresistente (protegendo o contedo da luz) e hermeticamente fechadas (protegendo o contedo de contaminaes externas de lquidos, slidos e vapores, evitando a perda, eflorescncia, deliqescncia ou evaporao).

CRITRIOS PARA ESTABELECIMENTO DO PRAZO DE VALIDADE EM FORMULAES Propriedades fsicas e qumicas dos ingredientes; Uso de conservantes e estabilizantes (aumentam o prazo de validade; Forma farmacutica empregada (normalmente as formas farmacuticas secas (sem gua. Ex.: ps, comprimidos, cpsulas, saches, etc) apresentam o prazo de validade bem maior quando comparadas com as formas farmacuticas midas (que contm gua. Ex.: cremes, loes, solues, xaropes, suspenses) A natureza da droga e suas caractersticas de degradao cintica; Recipiente em que a formula embalada (a embalagem deve proteger a formulao da umidade, da luz e da atmosfera (oxignio) portanto deve ser escolhida uma embalagem opaca ou mbar para proteger da luz, bem como a embalagem deve estar prxima ao seu volume mximo que ser acondicionado para que no haja espao para acumulo de oxignio no interior da embalagem (hed spac), em conveniente adio de saches dessecantes com slica gel e de algodo no pote; A durao do tratamento (o prazo de validade deve ser suficiente para abranger o perodo do tratamento para qual a formulao foi prescrita); Conforme literatura especifica para uma determinada formulao; Similaridade com produtos de referencias (industrializados), se o principio ativo estiver inscrito em alguma farmacopia; Dados cientficos, laboratoriais ou de alguma referencia bibliogrfica.

Batom Receita bsica: Derreta 40 g de base para batom em banho-maria numa panela esmaltada ou de inox. Quando a base estiver totalmente derretida, tire a panela do fogo e despeje no molde. O molde deve estar totalmente vedado, o que pode ser feito com uma fita crepe. As rebarbas sempre so reaproveitadas. Portanto, quando o batom estiver endurecido, passe uma esptula na forma para tirar o excesso e poder reutiliz-lo Depois de 10 minutos, desenforme

PARMETROS QUE INFLUENCIAM NA BIODISPONIBILIDADE DOS FRMACOS. A resposta biolgica a um frmaco resultado de sua interao com os receptores celulares ou sistemas enzimticos importantes. A magnitude da resposta relaciona-se com a concentrao que em seu local de ao. Essa concentrao depende da dose administrada, da quantidade absorvida, da distribuio no local, da velocidade e da quantidade de eliminao do organismo. A constituio fsica e qumica da substancia farmacutica, particularmente a solubilidade lipdica, o grau de ionizao, tamanho molecular, excipiente ou veculo empregado para administrao deste frmaco, determina, em grande parte, sua capacidade de levar a co sua atividade biolgica. A rea que abrange os estudos deste assuntos chamada de biofarmacotcnica

A uria tambm conhecida como carbamida, carbodiamida ou carboniltiamida possui propriedades cicatrizantes e hidratantes e, por isso, muito utilizada no preparo de cremes e loes para peles muito secas ou que apresentam rachaduras. Uma ocasio em que a pele costuma ficar bastante ressecada no vero, quando nos expomos mais ao sol e aos banhos de mar e de piscina. A receita a seguir de um creme hidratante de uria para ser usado no corpo todo nessas ocasies. Para preparar esse creme, voc vai precisar do seguinte: Reagentes e aparelhos: 2 panelas esmaltadas (de gata) 1 bquer de 600 ml 1 proveta graduada de 50 ml 1 balana 1 esptula de plstico 1 baqueta de vidro 2 formas para banho-maria 2 termmetros de mercrio com escala at 110 C 8 recipientes de plstico com tampa de rosca de 100 ml fase A fase Aquosa 7 ml de trietanolamina

16 ml de propilenoglicol 600 ml de gua deionizada 120 g de uria 1,0 g de nipagim corante a gosto (at 5 ml) fase B fase oleosa 40 g de cido esterico 40 g de monoesterato de glicerila 25 g de cera branca de abelha 40 ml de leo mineral USP* 10 ml de leo de amndoas doces 10 ml de leo de silicone 0,5 g de nipazol fase C complementar 5 ml de essncia 30 ml de colgeno procedimentos Comece preparando o banho-maria: coloque gua nas formas e leve-as ao fogo para aquecer. Em seguida adicione todos os ingredientes da fase A em uma das panelas de gata e os ingredientes da fase B na outra panela. Use a balana para medir a quantidade de slidos e a proveta graduada ou bquer para medir a quantidade de lquidos. Leve a panela que contem os ingredientes da fase A para o banhomaria e v mexendo at obter uma mistura homognea. Coloque o termmetro e, enquanto espera a temperatura atingir 75 C, leve a panela que contm a fase B para o banho-mariana outra forma, com o outro termmetro (a fase B atinge os 75 C mais rapidamente). Quando as duas fases estiverem a 75 C, adicione a fase B (oleosa) sobre a fase A (aquosa), com a ajuda da esptula, sob agitao constante. Continue mexendo os ingredientes com a baqueta de vidro at que a temperatura abaixe para 35 C. adicione a fase C, mexa bem e guarde o creme nos recipientes de plstico previamente esterilizados. O prazo de validade de 2 anos desde que o creme seja conservado em local limpo, fresco e seco. Saches perfumados Fase A 300 g de parafina slida 10 g de corante (lpis de cera) de sua cor preferida 15 g de cido esterico (cido octadecanico ou estearina)

fase B 10 ml de essncia (solvel em leos) de sua escolha 5 ml de fixador forminhas para saches ou para chocolates nos formatos desejados panela esmaltada (gata) ou de vidro (evite panela de alumnio) forma de bolo para banho-maria colher de pau

procedimentos: Prepare o banho-maria adicionando gua na forma de bolo e colocando a forma para aquecer diretamente sobre a chama do fogo. Na panela esmaltada adicione a parafina slida, a estearina e o lpis de cera (voc pode controlar a cor dos saches aumentando ou diminuindo ligeiramente a quantidade do lpis adicionado). A estearina ou cido esterico atua como emulsificador, doador de consistncia e desmoldante, ou seja, permite que os saches sejam retirados das forminhas depois de prontos (por isso no preciso untlas). O
H3C C C C C C C C C C C C C C C C C - C H2 H2 H2 H2 H2 H2 H2 H2 H2 H2 H2 H2 H2 H2 H2 H2 H2

OH

Quando a gua da forma de bolo entrar em ebulio, abaixe o fogo e leve a panela com os ingredientes para o banho-maria (tome cuidado nessa operao, pois a parafina inflamvel). Aguarde at as substncias derreterem e formarem um lquido homogneo. Adicione o fixador e, mexendo sem parar com a colher de pau, junte a essncia. Desligue o fogo e retire a panela do banho-maria. Coloque o lquido com cuidado nas forminhas previamente limpas e secas. Desforme quando solidificar.

Baton possvel fazer batom em casa utilizando os seguintes ingredientes: 55 ml de leo de rcino (mamona) 10 g de cera de abelha

10 g de cera de carnaba 5 g de manteiga de cacau 5 g de monoesterato de glicerina 5 ml de parafina lquida 2 g de lecitina (antioxidante) 0,5 g de vermelho carmim (corante) 2 ml de essncia de morango solvel em leos (flavorizantes) 0,2 g de propilparabeno, C10H12O 3 (conservante)

Em uma vasilha de vidro refratrio, coloque as ceras de abelha e de carnaba com o leo de rcino, a manteiga de cacau e o monoestearato de glicerina. Leve ao banho-maria mexendo sempre, at a temperatura de 80 C. Quando formar uma massa homogenia, tire do banho-maria e espere esfriar, sem parar de mexer. Adicione o corante carmim diludo na parafina lquida, a lecitina, a essncia de morango e o propilparabeno. Coloque em moldes de papel com cinco centmetros de comprimento por um centmetro de largura. Desforme depois de frio. leo trifsico: 40 ml de leo de semente de uva 10 ml de leo mineral USP 50 ml de leo de silicone 40 ml de propilenoglicol 10 ml de essncia corante a gosto 1 frasco de vidro transparente com capacidade para 150 ml , com tampa 1 baqueta de vidro

procedimentos: Transfira para dentro do frasco o propilenoglicol, adicione a essncia e o corante e misture bem. Em seguida adicione o leo de silicone a mistura de leo de semente de uva e leo mineral.

Repelente de insetos: Citronela o nome dado a erva-cidreira e a diversas outras plantas, cujo aroma lembra o do limo.

A essncia de citronela um lquido oleoso, amarelo-claro, com odor ctrico e picante, solvel em lcool 80 GL. Possui densidade entre 0,887 g/mL e 0,906 g/mL. combustvel. Ao ser aquecida, a essncia de citronela libera seu odor pelo ambiente. Esse odor em geral agradvel e estimulante para seres humanos, mas insuportvel para pernilongos, muriocas e borrachudo, e por isso vem sendo usada em queimadores especiais ou dissolvida em parafina (na forma de velas) para afastar esses insetos.

Anda mungkin juga menyukai