Anda di halaman 1dari 8

METROLOGIA

Apostila de Treinamento reviso 00 data 23/12/2004 pgina 1/8

INTRODUO
Metrologia - A Cincia da Medio
A definio formal de metrologia, palavra de origem grega (metron: medida; logos: cincia), e de outros termos gerais pode ser encontrada no Vocabulrio Internacional de Termos Fundamentais e Gerais de Metrologia - VIM. O resultado de uma medio , em geral, uma estimativa do valor do objeto da medio. Desta forma a apresentao do resultado completo somente quando acompanhado por uma quantidade que declara sua incerteza, ou seja, a dvida ainda existente no processo de medio. Do ponto de vista tcnico, quando realizamos uma medio esperamos que ela tenha exatido (mais prxima do valor verdadeiro) e que apresente as caractersticas de repetitividade (concordncia entre os resultados de medies sucessivas efetuadas sob as mesmas condies) e reprodutibilidade (concordncia entre os resultados das medies efetuadas sob condies variadas). Tambm necessrio termos unidades de medidas definidas e aceitas convencionalmente por todos. O Brasil segue as diretrizes da Conferncia Geral de Pesos e Medidas e adota as unidades definidas no SI - Sistema Internacional de Unidades - como padro para as medies. Apesar de todos os cuidados quando realizamos uma medida poder ainda surgir uma dvida de qual o valor correto. Neste instante, necessrio recorrer a um padro de medio.Um padro pode ser uma medida materializada, instrumento de medio, material de referncia ou sistema de medio destinado a definir, realizar, conservar ou reproduzir uma unidade ou um ou mais valores de uma grandeza para servir como referncia. Para a garantia da confiabilidade das medies imprescindvel a realizao de um processo de comparao com os padres, processo este chamado de calibrao. A calibrao uma oportunidade de aprimoramento constante e proporciona algumas vantagens: reduo na variao das especificaes tcnicas dos produtos: produtos mais uniformes representam uma vantagem competitiva em relao aos concorrentes; preveno dos defeitos: a reduo de perdas pela pronta deteco de desvios no processo produtivo evita o desperdcio e a produo de rejeitos; compatibilidade das medies: quando as calibraes possuem rastreabilidade aos padres nacionais e internacionais asseguram atendimento aos requisitos de desempenho. Um processo produtivo deve estar, sempre que possvel, fundamentado em normas tcnicas, procedimentos e/ou especificaes, visando a obteno de produtos que satisfaam s necessidades do mercado consumidor. Para que isto ocorra dentro dos limites planejados, so realizadas medies das caractersticas das matrias-primas, das variveis do produto em transformao e das diversas etapas do processo. Sem a comprovao metrolgica no h como garantir a confiabilidade dos dados referentes ao controle das caractersticas que determinam a qualidade do produto. Sua ausncia, portanto, por si s razo suficiente para gerar descrdito no sistema de informao da qualidade da organizao.

METROLOGIA

Apostila de Treinamento reviso 00 data 23/12/2004 pgina 2/8

METROLOGIA CIENTFICA E INDUSTRIAL


A metrologia cientfica trata, fundamentalmente, dos padres de medio internacionais e nacionais, dos instrumentos laboratoriais e das pesquisas e metodologias cientficas relacionadas ao mais alto nvel de qualidade metrolgica. Como desdobramento, estas aes alcanam os sistemas de medio das indstrias (metrologia industrial), responsveis pelo controle dos processos produtivos e pela garantia da qualidade dos produtos finais. O INMETRO, por intermdio da DIMCI - Diretoria de Metrologia Cientfica, tem a responsabilidade de manter as unidades fundamentais de medida, garantir a rastreabilidade aos padres internacionais e dissemin-las, com seus mltiplos e submltiplos, at as indstrias. Desta forma, o INMETRO tem como principais objetivos: intercomparar periodicamente os padres nacionais aos internacionais; estabelecer metodologias para a intercomparao nacional de padres, instrumentos de medir e medidas materializadas; calibrar padres de referncia dos laboratrios credenciados, rastreando-os aos padres nacionais; efetuar pesquisas visando obteno de medies mais exatas e melhor reproduo das unidades do Sistema Internacional; descentralizar servios metrolgicos ao longo do pas, credenciando laboratrios que tenham condies adequadas realizao de servios metrolgicos especficos, para faixas de valores e incerteza de medio estabelecidos.

SINMETRO
Sistema Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial
O SINMETRO um sistema brasileiro, constitudo por entidades pblicas e privadas, que exerce atividades relacionadas com metrologia, normalizao, qualidade industrial e certificao de conformidade. Foi institudo pela Lei n 5.966, de 11 de dezembro de 1973, para prover uma infraestrutura de servios tecnolgicos ao pas, inclusive capaz de avaliar e certificar a qualidade de produtos, processos e servios por meio de organismos de certificao, rede de laboratrios de ensaio e de calibrao, organismos de treinamento, organismos de ensaios de proficincia e organismos de inspeo, todos credenciados pelo INMETRO. Apiam esse sistema os organismos de normalizao, os laboratrios de metrologia cientfica e industrial e os institutos de metrologia legal dos estados. Esta estrutura est formada para atender s necessidades da indstria, do comrcio, do governo e do consumidor. Dentre as organizaes que compem o SINMETRO, as seguintes podem ser relacionadas como principais: CONMETRO e seus Comits Tcnicos; INMETRO; Organismos de Certificao Credenciados (Sistemas da Qualidade, Sistemas de Gesto Ambiental, Produtos e Pessoal) OCC; Organismos de Inspeo Credenciados OIC; Organismos de Treinamento Credenciados OTC; Laboratrio Nacional de Metrologia LNM; Organismo Provedor de Ensaio de Proficincia Credenciado - OPP; Laboratrios Credenciados Calibraes e Ensaios RBC/RBLE;

METROLOGIA

Apostila de Treinamento reviso 00 data 23/12/2004 pgina 3/8

Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT; Institutos Estaduais de Pesos e Medidas IPEM; Redes Metrolgicas Regionais. Qualquer entidade pblica ou privada que exera atividade relacionada com metrologia, normalizao ou avaliao de produtos pode integrar-se ao SINMETRO, que possui como rgo normativo o CONMETRO e como rgo executivo o INMETRO .

Conselho Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial CONMETRO


Do CONMETRO, rgo poltico central do SINMETRO, participam oito ministrios, a ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas, o IDEC - Instituto de Defesa do Consumidor e a CNI - Confederao Nacional da Indstria, sendo presidido pelo Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior - MDIC e secretariado pelo INMETRO. O CONMETRO assessorado por comits com representao dos principais agentes econmicos, pblicos e privados envolvidos especificamente com as questes de certificao, credenciamento de laboratrios e organismos de inspeo (CONACRE), metrologia (CBN), normalizao (CNN), alimentcia (CCAB) e barreiras tcnicas (CBTC). O CBM - Comit Brasileiro de Metrologia tem por objetivo agir no planejamento, formulao e avaliao das diretrizes bsicas relacionadas poltica nacional de metrologia. Constitudo por instituies governamentais e outros representantes da sociedade civil, possui o INMETRO (sob a responsabilidade do diretor de metrologia cientfica e industrial) na secretaria executiva. Compete ao CONMETRO, dentre outras atividades: 1. desenvolver e implementar a metrologia, normalizao e certificao da qualidade de produtos industriais; 2. assegurar a uniformidade na utilizao das unidades de medidas no Brasil; 3. divulgar as atividades de normalizao e certificao voluntrias; 4. estabelecer normas referentes a materiais e produtos industriais, bem como definir critrios para certificao da qualidade; 5. coordenar a participao de organizaes nacionais em atividades internacionais de metrologia, normalizao e certificao da qualidade.

Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial INMETRO


O INMETRO, autarquia federal vinculada ao Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, o rgo executivo do SINMETRO. No campo da metrologia, compete ao INMETRO a padronizao e disseminao das unidades do sistema internacional (SI) e o desenvolvimento das atividades de pesquisa e desenvolvimento, como estratgia de facilitar e promover a competitividade brasileira e atender s demandas da sociedade em metrologia.

METROLOGIA

Apostila de Treinamento reviso 00 data 23/12/2004 pgina 4/8

RBC - REDE BRASILEIRA DE CALIBRAO


Criada em 1980 e constituda por laboratrios credenciados pelo INMETRO, segundo os requisitos da norma NBR ISO/IEC 17025, a RBC congrega competncias tcnicas e capacitaes vinculadas a indstrias, universidades e institutos tecnolgicos, habilitados para a realizao de servios de calibrao. O credenciamento estabelece um mecanismo para evidenciar que os laboratrios se utilizam de um sistema da qualidade, que possuem competncia tcnica para realizar servios de calibrao e assegurar a capacidade em obter resultados de acordo com mtodos e tcnicas reconhecidos nacional e internacionalmente. A RBC utiliza padres com rastreabilidade s referncias metrolgicas mundiais da mais alta exatido, estabelecendo vnculo com as unidades do Sistema Internacional de Unidades - SI e constituindo a base tcnica imprescindvel ao livre comrcio entre as reas econmicas preconizado nos mercados globalizados. Os laboratrios da RBC prestam servios de calibrao para empresas produtoras e prestadoras de servios e para laboratrios de universidades e centros de pesquisas. Os laboratrios credenciados abrangem as seguintes reas: dimensional, fora, massa, presso, eletricidade, tempo e freqncia, temperatura, volume e massa especfica.

RBLE - REDE BRASILEIRA DE LABORATRIOS DE ENSAIOS


A RBLE um conjunto de laboratrios credenciados pelo INMETRO segundo os requisitos da norma NBR ISO/IEC 17025, e congrega competncias tcnicas e capacitaes vinculadas a indstrias, universidades e institutos tecnolgicos, habilitados para a realizao de servios de ensaios. O credenciamento estabelece um mecanismo para evidenciar que os laboratrios utilizam-se de um sistema da qualidade, que possuem competncia tcnica para realizar servios de ensaios e assegurar a capacidade em obter resultados de acordo com mtodos e tcnicas reconhecidos nacional e internacionalmente. Os laboratrios da RBLE so utilizados para a realizao de ensaios e testes de funcionamento e desempenho em produtos que possuem certificao compulsria ou voluntria. A rastreabilidade das medies garantida atravs das calibraes dos padres nos laboratrios da RBC - Rede Brasileira de Calibrao ou diretamente nos laboratrios do INMETRO.

METROLOGIA

Apostila de Treinamento reviso 00 data 23/12/2004 pgina 5/8

TERMOS
CALIBRAO (OU AFERIO) Conjunto de operaes que estabelece, sob condies especificadas, a relao entre os valores indicados por um instrumento de medio ou sistema de medio ou valores representados por uma medida materializada ou um material de referncia, e os valores correspondentes das grandezas estabelecidas por padres (VIM - 6.11). ERRO Resultado de uma medio menos o valor verdadeiro do mensurando (VIM - 3.10). EXATIDO Grau de concordncia entre o resultado de uma medio e um valor verdadeiro do mensurando (VIM - 3.5). INCERTEZA Parmetro associado ao resultado de uma medio que caracteriza a disperso dos valores que podem ser fundamentadamente atribudos a um mensurando (VIM - 3.9). LABORATRIOS DESIGNADOS Laboratrios que podem responder pela disseminao dos melhores padres disponveis no pas. So laboratrios conveniados pelo INMETRO, e esto nessa condio o Observatrio Nacional (no campo do tempo e freqncia), o Instituto de Radioproteo e Dosimetria (no campo das radiaes ionizantes). MEDIO Conjunto de operaes que tem por objetivo determinar um valor de uma grandeza (VIM - 2.1). MENSURANDO Objeto da medio (VIM - 2.6). METROLOGIA Cincia da medio que abrange todos os aspectos tericos e prticos relativos s medies, qualquer que seja a incerteza, em quaisquer campos da cincia ou tecnologia (VIM - 2.2). OMC - ORGANIZAO MUNDIAL DO COMRCIO Fundao legal e institucional do sistema multilateral de comrcio, criada a partir da rodada do Uruguai do GATT. Frum internacional para soluo de controvrsias e plataforma das relaes de comrcio entre pases envolvendo debates coletivos, negociaes e arbitragem. ORGANISMO DE INSPEO (OI) Entidade responsvel por avaliar se determinada caracterstica ou conjunto de caractersticas de um produto ou servio atendem aos requisitos tcnicos especificados. ORGANIZAO DE TERCEIRA PARTE Organizao independente, no envolvida diretamente na produo do produto/ na prestao do servio ou representante de seus interesses (primeira parte), nem com o consumo deste produto ou servio ou quem representa os seus interesses (segunda parte).

METROLOGIA

Apostila de Treinamento reviso 00 data 23/12/2004 pgina 6/8

PADRO Medida materializada, instrumento de medio, material de referncia ou sistema de medio destinado a definir, realizar, conservar ou reproduzir uma unidade ou um ou mais valores de uma grandeza para servir como referncia (VIM - 6.1). QUALIFICAO DO FORNECEDOR Atividade realizada pelo produtor ou comprador do bem ou servio, para avaliar se seu fornecedor atende aos requisitos especificados. RASTREABILIDADE Propriedade do resultado de uma medio ou do valor de um padro estar relacionado a referncias estabelecidas, geralmente padres nacionais ou internacionais, atravs de uma cadeia contnua de comparaes, todas tendo incertezas estabelecidas (VIM - 6.10). REPETITIVIDADE Grau de concordncia entre os resultados de medies sucessivas de um mesmo mensurando efetuadas sob as mesmas condies de medio (VIM - 3.6). REPRODUTIBILIDADE Grau de concordncia entre os resultados das medies de um mesmo mensurando efetuadas sob condies variadas de medio (VIM - 3.7).

ARTIGOS
1-As Fontes de Incerteza em Qumica Analtica Quantitativa
Fontes de Incerteza A fim de se identificar as possveis fontes de incerteza em um procedimento analtico, aconselhvel subdividir a anlise em um conjunto de etapas genricas. A seguir, destacam-se algumas potenciais fontes de incerteza em uma anlise qumica: 1-Amostragem: Homogeneidade; estratgia de amostragem; estado fsico; temperatura; e presso etc. 2-Preparao da Amostra: efeitos da homogeneizao e efeitos da subamostragem; secagem; triturao; moagem; dissolup; extrao; contaminao; erros de diluio; pr-concentrao etc. 3-Apresentao de Material de Referncia Certificado (MRC) ao sistema de medio: Incerteza do MRC; MRC com mesma concentrao de amostra etc. 4- Calibrao do Instrumento: erros de calibrao do instrumento, usando um MRC; material de referncia e sua incerteza; faixa de calibrao; preciso do instrumento etc. 5-Anlise: Efeitos do operador (daltonia, paralaxe deslocamento aparente de um objeto, quando se muda o ponto de observao, outros erros sistemticos); carregamento em auto-analisadores; interferncia

METROLOGIA

Apostila de Treinamento reviso 00 data 23/12/2004 pgina 7/8

de matriz, reagentes ou outros analitos; pureza do reagente; ajuste de parmetros do instrumento (parmetros de integrao) 6-Processamento de dados: clculo da mdia; controle de arredondamento e eliminao de algarismos; estatstica; algoritmo de processamento (ajuste pelo mtodo dos mnimos quadrados) etc. 7- Apresentao dos resultados: resultado final; estimativa da incerteza; nvel de confiana etc. 8-Interpretao dos Resultados: contra limites; portarias reguladoras;adequabilidade ao propsito etc. tambm importante considerar se os dados disponveis contam suficientement para todas as fontes de incerteza, e planejar experimentos adicionar e estudos cuidadosos para assegurarque todas as fontes de incerteza so adequadamente justificadas. importante reconhecer que nem todos os componentes tm uma contribuio significativa para a incerteza combinada.

2-Metrologia: uma ferramenta indispensvel no controle produtivo


Tendncia (ou desvio): o afastamento da mdia dos valores medidos de um valor de referncia. O valor de referncia um valor atribudo a um padro, com o qual o equipamento foi calibrado. Na anlise do Sistema de Medio (M.S.A), usar uma pea padro ao invs de um padro aproxima a medio mais da realidade em termos da geometria a controlar

Valor de Referncia

Tendncia

Valor Mdio Observado

Repetitividade: avariao nas medidas obtidas com um dispositivo de medio quando usado vrias vzes por um operador medindo a mesma caracterstica na mesma pea. Caracteriza a variabilidade do sistema de medio, isto , a capacidade que o processo de medio tem de repetir as medidas. Pode ser expressa em termos da disperso dos resultados. Aponta fontes de erro em decorrncia de falhas do equipamento e de erros geomtricos da pea.

Repetitividade

METROLOGIA

Apostila de Treinamento reviso 00 data 23/12/2004 pgina 8/8

Reprodutibilidade: a variao na mdia das medidas feitas por diferentes operadores utilizando o mesmo dispositivo de medio medindo caracterstica idntica nas mesmas peas.

Avaliador B

Avaliador C

Avaliador A

Reprodutibilidade

BIBLIOGRAFIA
Normalizao, Metrologia e Avaliao da Conformidade:. Ferramentas da Conformidade Site de Metrologia da Confederao Nacional das Indstrias, 2001. Revista Metrologia e Instrumentao, Editora Banas Qualidade, Ano 03, No 23, 24, 27, 28

Anda mungkin juga menyukai