Anda di halaman 1dari 20

NOES DE DIREITO

Infrao Penal
O Brasil adota o sistema dicotmico, onde a INFRAO PENAL dividida em CRIME (ou delito) e CONTRAVENO PENAL. Crime aquela infrao mais grave, e, por esse motivo, apenada com recluso ou deteno. Contraveno aquela infrao menos grave, e, por esse motivo, apenada com priso simples e/ou multa. Ex: No Cdigo Eleitoral h infraes que, embora estejam capituladas sobre o ttulo Dos Crimes, so contravenes porque a pena cominada somente de multa. OBS 1) Recluso: o condenado deve cumprir a pena nos regimes fechado, semi-aberto ou aberto; Deteno: s possvel aplicar os regimes semi-aberto ou aberto. OBS 2) ATO INFRACIONAL: Infrao penal cometida por menor.

Infrao Penal de menor potencial ofensivo: Todo crime com pena at dois anos e todas contravenes penais ( cabe termo circunstanciado).

Iter Criminis
O iter criminis o caminho percorrido pela infrao penal. Apresenta vrias fases: 1a) Cogitao (pensamento; no punvel); 2a) Atos Preparatrios (em regra, no se pune); 3a) Atos Executrios (ofensa ao objeto jurdico tutelado); 4a) Consumao. Conduta Impunvel Conduta Punvel

Cogitao

Atos Preparatrios

Atos Consumao Executrios

OBS 1) Excees onde os atos preparatrios so punveis:

Quadrilha ou bando (art 288 CP): Associarem-se mais de trs pessoas, em quadrilha ou bando, para o fim de cometer crimes. Petrechos para falsificao de moeda (art 291 CP): Fabricar, adquirir, fornecer, a ttulo oneroso ou gratuito, possuir ou guardar maquinismo, aparelho, instrumento ou qualquer objeto especialmente destinado falsificao de moeda. Lei das contravenes art 20: Anunciar processo, substncia ou objeto destinado a provocar aborto. Lei das contravenes art 25: Ter algum em seu poder, depois de condenado, por crime de furto ou roubo, ou enquanto sujeito liberdade vigiada ou quando conhecido como vadio ou mendigo, gazuas, chaves falsas ou alteradas ou instrumentos empregados usualmente na prtica de crime de furto, desde que no prove destinao legtima.

Tentativa
Tentativa a execuo iniciada de um crime que no se consuma por circunstncias alheias vontade do agente (art. 14, II, do CP). Ex: O Homicdio uma conduta prevista no art. 121. No existe o tipo tentar matar algum. Mas a regra do art. 14, II, completa a regra do art. 121. Sem a norma de extenso, a tentativa de homicdio seria conduta atpica, por fora do princpio da reserva legal, o qual diz que no h crime sem lei anterior que o defina, no h pena sem prvia cominao legal (CP, art. 1o e CF). Por isso, a tentativa no crime autnomo, a realizao incompleta da conduta tpica. Diz-se que ampliao temporal da conduta tpica porque a norma de extenso visa punir o agente na fase dos atos executrios, antes, portanto, da consumao, ampliando-se no tempo a incidncia da norma penal.

Desistncia Voluntria e Arrependimento Eficaz


(tambm chamados de Tentativa Abandonada) aps a execuo e antes da consumao. Art. 15 do CP O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execuo ou impede que o resultado se produza, s responde pelos atos praticados.

Estes institutos constituem uma ponte de ouro, uma espcie de prmio ao agente que desiste ou de arrepende. So um estmulo para que o agente desista ou se arrependa, pois assim no ir responder por tentativa, mas s pelos atos praticados. Tais institutos so, portanto, compatveis com a tentativa. Ex1: Agente queria matar a vtima e deu-lhe um tiro que a lesou. O agente ia dar mais um tiro, mas arrependeu-se. Se o agente tiver errado o tiro, pode restar o crime de perigo, ou de disparo de arma de fogo, ou de porte ilegal de arma. Ex2: Agente deu todos os tiros que queria na vtima, mas arrependeuse e a levou ao hospital, onde for salva. Neste exemplo, pode restar o crime de leses leves ou graves. Ex3: Agente tenta abrir uma gaveta para furtar um objeto, mas arrepende-se. Pode restar um crime de violao de domiclio ou crime de dano, etc., ou mesmo no restar nada. Natureza Jurdica Para um a primeira corrente, a Desistncia e o Arrependimento tm natureza de causas de excluso da punibilidade, pois excluem a punibilidade da tentativa. Para uma segunda corrente, a Desistncia e o Arrependimento so causas de excluso da prpria tipicidade (do crime tentado). Essas correntes tero relevncia quando cogitarmos sobre Concurso de Pessoas (Autoria, Co-autoria e Participao), para sabermos se, quando h a Desistncia ou Arrependimento do autor, tal se comunicar ou no ao partcipe, e vice-versa. Dependendo da corrente terica adotada, chegaremos a concluses diferentes. Mas no h corrente majoritria. A Desistncia Voluntria consiste em uma absteno, e s compatvel com a tentativa imperfeita ou inacabada, pois s se pode desistir de algo que ainda no se esgotou. A lei exige a voluntariedade, mas no a espontaneidade, isto , no necessrio que a idia de desistir tenha nascido com o agente, basta que ele possa dizer a si mesmo: posso prosseguir, mas no quero mais. No se exige, tambm, nenhuma motivao tica especial. Deve ser avaliado o caso concreto para se saber se o ato foi voluntrio ou se foi motivado por algum acontecimento externo. Ex: Agente ia furtar objeto em um armrio, mas percebeu algum se aproximando e resolveu parar, com medo de ser pego; agente ia furtar, mas ouviu latidos de cachorro e pensou que chegava algum. Nesses casos no h voluntariedade, o agente parou por medo da persecuo penal.

O Arrependimento Eficaz exige o desenvolvimento de uma nova atividade, e s compatvel com a tentativa perfeita ou acabada. Ex: Agente deu veneno vitima, mas se arrependeu e administroulhe o antdoto; agente deu todos os tiros que podia na vtima, mas se

arrependeu e a levou para um hospital; agente abriu a gaveta, retirou o objeto e saiu, mas resolveu voltar e colocar o objeto no lugar novamente. Se o crime consumar-se, apesar do Arrependimento, este no ser eficaz, no se aplicando a regra do art. 15 do CP. Ex1: Agente d tiros na vtima, arrepende-se e depois tenta lev-la ao hospital, mas pega trnsito no caminho, e no chega ao hospital a tempo de salv-la. Responder o agente por homicdio consumado. Ex2: Agente quer matar a vtima e lhe d um tiro que, entretanto, acerta o brao. Ento o agente desiste de matar. Contudo, a vtima era hemoflica e morre. O agente responder por homicdio doloso consumado, pois, ainda que tenha pretendido desistir do crime, este consumou-se.

Arrependimento posterior
aps a consumao do fato. uma causa geral de diminuio da pena nos crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa pessoa, se houver a reparao do dano ou a restituio da coisa por ato voluntrio do agente at o recebimento da denncia ou queixa. Art. 16 Nos crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa pessoa, reparado o dano ou restituda a coisa, at o recebimento da denncia ou da queixa, por ato voluntrio do agente, a pena ser reduzida de um a dois teros. Ex: Agente furtou relgio da vtima, mas antes da denncia o devolve. Se denunciado, sua pena ser reduzida de 1/3 a 2/3.

A princpio o Roubo est excludo, pois geralmente apresenta violncia ou grave ameaa. Mas o Roubo cometido por ter o agente reduzido a vtima impossibilidade de resistncia utilizando-se, por exemplo, de sonfero, pode ser enquadrado como hiptese do art. 16. Na aplicao da reduo de 1/3 a 2/3 da pena, o juiz deve levar em considerao o tempo que o agente levou para devolver a coisa vtima. Regras atinentes reparao do dano pelo agente: o 1a) A reparao do dano, em qualquer crime, at sentena, constitui uma atenuante genrica (art. 65, III, b, do CP).

2a) No crime de Peculato Culposo, a reparao do dano at sentena irrecorrvel extingue a punibilidade. Se for reparao posterior, ainda reduz a pena (sendo competente para tanto o juiz da VEP), onde houver). 3a) De acordo com a Lei 9249/95, o pagamento do tributo antes do recebimento da denncia extingue a punibilidade nos crimes previstos na Lei 8137/90 (Lei dos Crimes Tributrios). [Existe opinio de que a Lei 9249/95 tambm teria aplicao com relao aos crimes da Lei 8212/91 (Lei dos Crimes contra a Previdncia)]. Embora divergente, predomina a opinio de que, se for aceito o parcelamento do dbito, o pagamento de uma primeira parcela, ou at mesmo o simples acordo antes da denncia, como implicam em uma novao, extinguem a punibilidade. Obs: Esse entendimento no entendido ao crime de descaminho.

4a) A reparao do dano influencia institutos como o sursis e o livramento condicional, a reabilitao e a suspenso condicional do processo. 5a) Nos crimes de menor potencial ofensivo e no delito de leso corporal culposa no trnsito, o acordo civil entre o autor do fato e a vtima, homologado pelo juiz, constitui renncia aos direitos de queixa ou representao. 6a) De acordo com a Smula 554 do STF, a contrariu sensu, o pagamento de um cheque sem fundos antes do recebimento da denncia impede a ao penal por Estelionato na modalidade Emisso de Cheque sem Fundos (aps no impede). O STF, entretanto, entende que essa Smula deve ser interpretada em conjunto com a Smula 246, tambm do STF. Ou seja, o pagamento de um cheque sem fundos no impede a ao penal se feito antes da denncia e ficar comprovado que no houve a inteno de fraudar. Isto , no o puro pagamento que desconfiguraria o delito, o pagamento mais a no-inteno de fraudar.

Crime impossvel
(tambm chamado de Quase Crime ou Tentativa Inidnea)

Art. 17 No se pune a tentativa quando, por ineficcia absoluta do meio


ou por absoluta impropriedade do objeto, impossvel consumar-se o crime.

Ex1: Se o agente, tentando matar algum, aperta o gatilho de um revlver sem balas, sua conduta impunvel, porque impossvel matar algum com um revlver sem balas (ineficcia absoluta do meio). Porm, se o revlver tem balas, mas falha no momento de atirar, a ineficcia do meio relativa, e pune-se a conduta como tentativa. Ex2: Se o agente atira em cadver pensando ser pessoa dormindo, h uma impropriedade absoluta do objeto. Ex3: Se o agente, tentando furtar uma carteira, pe a mo no bolso de uma pessoa, mas esta no leva consigo uma carteira, no existir crime. Porm, se a pessoa leva a carteira no bolso direito e o agente tiver atacado o bolso esquerdo, haver a tentativa, pois o objeto existe. Ex4: No roubo, existe a discusso: se o agente no encontra nada com a vtima que possa levar, alguns entendem que h a tentativa, pois o roubo um criem complexo, pois o agente chegou a ameaar ou constranger a vtima. Outros entendem que h crime impossvel de roubo, pois o agente no pode roubar o que no existe, subsistindo, pelo menos, o constrangimento ilegal.

Crime
O crime pode se apresentar na sua forma: Simples (ex: homicdio Art 121 CP caput); Qualificado (ex: homicdio Art 121 2). A diferena entre Qualificadora e Causa de Aumento de pena: Qualificadora aquela que altera o patamar da pena base. No crime de homicdio, por exemplo, a pena base de 6 a 20 anos. Quando o homicdio (art. 121, CP) qualificado (por motivo ftil, traio, com uso de veneno, fogo, asfixia etc.) a pena base muda e pula para 12 a 30 anos. Isto uma qualificadora (e normalmente, se no todas s vezes, est explcito no Cdigo que aquelas disposies so qualificadoras). A Causa de Aumento utilizada, aps j fixada a pena base, para incrementar a punio. Os limites da pena base j foram estabelecidos, o que se faz utiliz-los para, com um clculo simples, majorar a pena. Esse o caso, por exemplo, do roubo (art. 157, CP) praticado com arma de fogo (art. 157, inciso I). No se pode chamar esse roubo de roubo qualificado, uma vez que o uso de arma de fogo uma causa de aumento.

Normalmente as Causas de Aumento vm introduzidas por A pena aumenta-se de X% at Y%. Causa de diminuio de pena: No existe nova pena mais branda. Aps a pena fixada, o magistrado aplica a reduo. Ex: Art 121, 1 CP (homicdio privilegiado): Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domnio de violenta emoo, logo em seguida a injusta provocao da vtima, ou juiz pode reduzir a pena de um sexto a um tero.

Circunstncias Agravantes (Art 61 e 62 CP): So circunstncias que sempre agravam a pena, quando no constituem ou qualificam o crime. Assim, as circunstncias agravantes podem funcionar como elementares (elementos especficos que constituem o crime) ou circunstncias qualificadoras do crime (circunstncias legais especiais do crime, previstas na Parte Especial do Cdigo). Quando um ato agravante funciona como elementar ou qualificador no se aplica o artigo 61. Isto ocorre porque o sujeito que cometeu o crime poderia ser condenado a duas agravantes (a que consta no artigo de seu crime e a do artigo 61) havendo, assim, portanto, a duplicao da pena pelo mesmo motivo; por isso desta excluso. Art. 61 - So circunstncias que sempre agravam a pena, quando no constituem ou qualificam o crime: I - a reincidncia; II - ter o agente cometido o crime: a) por motivo ftil ou torpe; b) para facilitar ou assegurar a execuo, a ocultao, a impunidade ou vantagem de outro crime; c) traio, de emboscada, ou mediante dissimulao, ou outro recurso que dificultou ou tornou impossvel a defesa do ofendido; d) com emprego de veneno, fogo, explosivo, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que podia resultar perigo comum; e) contra ascendente, descendente, irmo ou cnjuge;

f) com abuso de autoridade ou prevalecendo-se de relaes domsticas, de coabitao ou de hospitalidade, ou com violncia contra a mulher na forma da lei especfica; g) com abuso de poder ou violao de dever inerente a cargo, ofcio, ministrio ou profisso;

h) contra criana, maior de 60 (sessenta) anos, enfermo ou mulher grvida; i) quando o ofendido estava sob a imediata proteo da autoridade; j) em ocasio de incndio, naufrgio, inundao ou qualquer calamidade pblica, ou de desgraa particular do ofendido; l) em estado de embriaguez preordenada.

Art. 62 - A pena ser ainda agravada em relao ao agente que: I - promove, ou organiza a cooperao no crime ou dirige a atividade dos demais agentes; II - coage ou induz outrem execuo material do crime; III - instiga ou determina a cometer o crime algum sujeito sua autoridade ou no-punvel em virtude de condio ou qualidade pessoal; IV - executa o crime, ou nele participa, mediante paga ou promessa de recompensa.

Circunstncias Atenuantes (Art 65): So fatores que atenuam, diminuem a pena at o limite do mnimo legal. Artigo 65 - So circunstncias que sempre atenuam a pena: I - ser o agente menor de vinte e um, na data do fato, ou maior de setenta anos, na data da sentena; II - o desconhecimento da lei; III - ter o agente:

a) cometido o crime por motivo de relevante valor social ou moral; b) procurado, por sua espontnea vontade e com eficincia, logo aps o crime, evitar-lhe ou minorar-lhe as conseqncias, ou ter, antes do julgamento, reparado o dano; c) cometido o crime sob coao a que podia resistir, ou em cumprimento de ordem de autoridade superior, ou sob a influncia de violenta emoo, provocada por ato injusto da vtima; d) confessado espontaneamente, perante a autoridade, a autoria do crime; e) cometido o crime sob a influncia de multido em tumulto, se no o provocou.

Crime comum aquele que qualquer pessoa pode cometer, no exige qualquer qualidade especial do sujeito ativo ( a regra no direito brasileiro).

Crime Prprio (tambm chamado de delito especial) aquele que s uma categoria determinada de pessoas poderia realiz-lo. Exige uma qualidade especial do sujeito ativo. Ex: Peculato, funcionrios pblicos; infanticdio, mulher durante o estado puerperal. Crime de Mo-Prpria (ou de Atuao Pessoal) aquele que s o agente prprio, em pessoa, pode realiz-lo, ou seja, a sua execuo no admite delegao. Ex: Desero, prevista no CPM; abandono de cargo pblico; falso testemunho.

Concurso de Pessoas
Autor: quem pratica o crime; Co-autor : quando temos mais de um autor; Partcipe: aquele que, com seu comportamento, adere a uma conduta principal ao menos tpica e ilcita. Dividi-se em:

o Moral: induzimento ou instigao;

o Material: auxilia o prtica do crime.

Teoria Restritiva ou Teoria Formal Objetiva a teoria adotada no Brasil. Para esta teoria, Autor de um crime aquele que realiza a conduta expressa no ncleo do verbo tpico, pessoalmente, ou atravs de outrem, nos casos de autoria mediata. Para esta teoria, Partcipe aquele que concorre para o crime do autor sem realizar atos de execuo.

Teoria Monista ou igualitria De acordo com esta teoria, quem concorre para o crime incide nas penas a ele cominadas. Isto significa que Autor, Co-autor e Partcipe respondem todos pela mesma infrao penal. a adotada em nosso direito penal. Existem, no entanto, excees Pluralistas a essa regra Monista. Ex1: Aborto com permisso da gestante a gestante responde pelo crime do art. 124 do CP, enquanto o mdico responde pelo crime do art. 125 do CP, apesar do fato ser o mesmo. Ex2: Corrupo Ativa e Passiva. Ex3: No CNT, a pessoa que dirige sem habilitao reponde pelo crime do art. 309, e a pessoa que entrega o veculo que a outra pessoa que no possui habilitao responde pelo crime do art. 310, embora possam os dois crimes serem oriundos do mesmo fato.

Requisitos para o reconhecimento do concurso de pessoas: 1o) Existncia de uma pluralidade de condutas por parte de pessoas diferentes. 2o) Deve estar presente uma relevncia causal em cada uma das condutas. Isto , no basta a pessoa querer participar, deve estar presente o nexo causal. Ex: Sujeito procura o agente a fim de incentiv-lo a praticar o crime, mas se prova que o agente j tinha a firme convico de pratic-lo. Nesse caso no h nexo causal entre as condutas.

3o) Deve haver um liame subjetivo entre os agentes. Isto , deve existir a vontade de contribuir para o crime de outrem, embora no se exija um ajuste prvio.

Ex: Empregada, vendo um elemento suspeito rondando a casa, deixa a porta aberta, por raiva dos patres.

4a) Para haver concurso de pessoas necessrio, por ltimo, que todos os agentes concorram para o mesmo fato.

Participao de menor importncia (Art 29, 1 CP) aquela que, se no existisse, praticamente nada seria alterado. Nesse caso, o juiz pode reduzir a pena. Mas s a anlise do caso concreto que poder dizer se uma participao de menor importncia, nfima. Art. 29, 1o Se a participao for de menor importncia, a pena poder ser diminuda de 1/6 a 1/3.

Cooperao Dolosamente Distinta (Art 29, 2 CP) Quando tal acontece, o agente deve responder pela infrao de menor gravidade, qual desejou participar. No entanto, se houver possibilidade de resultado mais grave, ele ter a pena aumentada (at a metade). Isso ocorre no desvio subjetivo dos agentes. Art. 29, 2o Se algum dos concorrentes quis participar de crime menos grave, ser-lhe- aplicada a pena deste; essa pena ser aumentada at metade, na hiptese de ter sido previsvel o resultado mais grave. Ex: Agente diz a outro agente para ele assaltar residncia a certa hora, pois no haver ningum em casa, e furtar os objetos da casa. No entanto, o comparsa invade a residncia antes da hora e, ao invs de praticar um furto, pratica um roubo, rendendo os moradores. O agente informante s ser punido pelo furto, enquanto o assaltante, pelo roubo.

Com relao ao Latrocnio os tribunais tm entendido que quem participa de um roubo sabendo que um dos comparsas est armado, se do roubo resultar morte, todos respondero por latrocnio. No se aceita a alegao de Cooperao Dolosamente Distinta. Difcil para o agente que no realizou a conduta de matar provar que no queria o resultado morte ou no sabia que o comparsa estava armado, embora seja comum os rus alegarem isso em juzo. Mesmo que quem tenha atirado diga, em seu interrogatrio, que os outros no sabiam da arma ou no queria o latrocnio, esse seu depoimento no considerado prova suficiente para afastar a responsabilidade dos demais.

Concurso de Crimes
Concurso material (Art. 69 CP) Ocorre quando o agente, mediante mais de uma ao ou omisso, pratica dois ou mais crimes, idnticos ou no. Nesse caso aplica-se o sistema do cmulo material das penas. Ex: O agente que entra na residncia, estupra, mata, resiste priso e depois encontrado com drogas. Neste exemplo, o concurso material heterogneo, pois os crimes praticado so diferentes.

Concurso material homogneo existe quando os crimes so os mesmos. Ex: Agente, numa briga, mata uma pessoa e depois, ainda na briga, mata mais outra e mais outra.

Concurso Formal (Art. 70 CP) o que ocorre quando o agente, mediante uma s ao ou omisso, pratica dois ou mais crimes, idnticos ou no. Obs: Ao toda a atividade dirigida a uma finalidade, podendo ser composta de vrios atos. Ex: Agente desfere trs tiros na vtima. Praticou uma s ao, composta de trs atos de acionar o gatilho. O concurso formal tambm pode ser homogneo ou heterogneo. Ex: Agente capota com carro e morrem outros passageiros concurso formal homogneo; Agente capota com carro e dois passageiros se ferem e outros dois morrem concurso formal heterogneo. O concurso formal subdivide-se ainda em: Perfeito e Imperfeito. Concurso Formal Perfeito (ou prprio) Art. 70, 1a parte

aquele em que o agente possui uma nica finalidade, e por esse motivo aplica-se o sistema da exasperao da pena, ou seja, a pena de um s dos crimes, mas aumentada de 1/6 at 1/2. o Obs: H quem entenda que o juiz, para efeito de prescrio, deve fixar a pena de cada crime para somente depois aplicar a regra de concurso formal (mesmo entendimento se faz com relao ao crime continuado). Mas, na prtica, os juzes tm fixado a pena s de um crime, e depois a exasperam. o Exemplos de Concurso Formal Perfeito: Acidentes de trnsito finalidade violar o dever de cuidado.

Roubo, no mesmo contexto ftico (roubo em nibus) a finalidade uma s: roubar. E para isso o agente retira pertences de vrias pessoas que esto dentre do coletivo.

Obs: De acordo com a regra do nico do art. 70, no caso de concurso formal perfeito, no pode a pena ultrapassar a que seria obtida pela regra do concurso material.

A regra do concurso formal foi feita para beneficiar o agente, e no pode acabar o prejudicando. o Ex: Homicdio doloso (pena de 6 a 20 anos) e leso corporal dolosa (pena de 3 meses a 1 ano) em concurso formal. A pena mnima do agente, pela regra do concurso formal seria 7 anos (6 + 1/6 de 6). Mas se utilizssemos aqui a regra do concurso material, o agente recebe uma apenao menor (6 anos + 3 meses) de 6 anos e trs meses. Logo, devemos no caso concreto, utilizar a regra do concurso material. O juiz na sentena, deve reconhecer que a hiptese de concurso formal perfeito e, atendendo regra do art. 70, nico, deve aplicar a regra do concurso material, que mais benfica.

Concurso Formal Imperfeito (ou imprprio) art. 70, parte final

o que ocorre quando o agente age com desgnios autnomos e, por esse motivo, deve ser aplicada a regra do concurso material. A expresso desgnios significa a vontade deliberada a diversos fins. Logo, incompatvel com dolo eventual, pois o agente quer destacadamente cada resultado. Vimos que a regra do concurso formal uma causa de aumento de pena, sendo calculada na 3a fase de fixao. Todavia trata-se de um benefcio em prol do agente, que, mesmo praticando uma s ao (ou omisso), possua vrias finalidades, querendo destacadamente produzir cada um dos resultados. o Ex1: Agente quer matar todos aqueles que, numa festa, iro comer uma feijoada. Ento, joga veneno na panela de feijo. O agente, embora atravs de um s ato, quis atingir vrios resultados, quis matar todos aqueles que iriam comer a feijoada. H concurso formal imperfeito houve um nico ato, no entanto, com vrias finalidades. E, se dentre os que comeriam a feijoada, o agente s tivesse visado matar um? (Exemplo semelhante ao do agente que, querendo matar um

dos passageiros, coloca bomba no avio). Haveria a dolo direto com relao vtima visada e dolo eventual com relao s outras vtimas? No. O agente, nesses exemplos, no assumiu o risco de matar as outras pessoas; ele efetivamente quis mat-las todas, embora possa ter havido predileo especial por alguma delas (o desejo de matar as outras pessoas o que a doutrina chama de dolo de segundo grau). H dolo direto com relao a todas as vtimas. o Ex2: O louco do cinema ainda que com uma s ao (de disparar a metralhadora) ele tenha matado trs pessoas, ele quis matar todos os espectadores (ou, pelo menos, os espectadores das poltronas do centro da sala). Portanto, houve dolo direto, houve concurso formal imperfeito, devendo ser somadas as penas de todos os crimes praticados, seguindo-se a regra da acumulao material.

Diferente o exemplo de o agente ter ministrado veneno na comida de uma s pessoa e algum venha a provar dessa comida. O agente no quis matar essa outra pessoa, mas havia a previsibilidade dela vir a provar do prato da pessoa visada, mesmo no tendo o agente pensado nessa hiptese. Nesse caso, se ambas as pessoas vierem a morrer, pode-se cogitar em concurso formal perfeito entre um homicdio por dolo direto e um homicdio por dolo eventual. Caso o agente no pudesse prever que outra pessoa provaria o prato da vtima, poderia cogitar-se de um homicdio por dolo direto e um homicdio culposo.

Crime Continuado (Art 71 CP) Natureza Jurdica uma fico jurdica. A lei sabe que so vrios crimes, porm, nica e exclusivamente, para efeito de aplicao da pena, considera os crimes subseqentes como uma continuidade do primeiro. Na verdade, o crime continuado no um crime, mas uma forma de concurso de crimes, como o so tambm o concurso material e o concurso formal. Art. 71 Quando o agente, mediante mais de uma ao ou omisso, pratica dois ou mais crimes da mesma espcie e, pelas condies de tempo, lugar, maneira de execuo e outras semelhantes, devem os subseqentes ser havidos como continuao do primeiro, aplica-se-lhe a pena de um s dos crimes, se idnticas, ou a mais grave, se diversas, aumentada, em qualquer caso, de 1/6 a 2/3. Ex: Empregada domstica que toda a semana reserva um dia em que o patro no est para furtar-lhe os bens da residncia. Em quatro semanas praticou quatro furtos que, em princpio, ensejaria o

concurso material, mas devido s circunstncias (mesma espcie de crime, mesmo lugar, elo, etc.) enseja o crime continuado. Requisitos objetivos para o reconhecimento do crime continuado: 1o) Deve haver uma pluralidade de condutas (isto , deve haver, no mnimo, duas aes ou omisses). 2o) Os crimes devem ser a mesma espcie.

Crimes da mesma espcie so aqueles abrangidos pela mesma figura penal, nas formas simples, privilegiadas ou qualificadas, consumadas ou tentadas. o Ex: Enquanto os moradores viajam, agente furta uma residncia de manh e depois volta a furtar noite. No dia seguinte, arromba uma porta da mesma residncia e furta mais objetos.

3) Existncia de semelhanas de tempo, lugar e maneira de execuo. Maneira de execuo o modus operandi igual.

Priso em Flagrante
uma priso que consiste na restrio da liberdade de algum, independente de ordem judicial, possuindo natureza cautelar, desde que esse algum esteja cometendo ou tenha acabado de cometer uma infrao penal ou esteja em situao semelhante prevista nos incisos III e IV, do Art. 302, do CPP. uma forma de autodefesa da sociedade. A expresso flagrante vem da expresso FLAGARE, que significa queimar, arder. o que est acontecendo ou acabou de acontecer. o evidente. Art. 301. Qualquer do povo poder e as autoridades policiais e seus agentes devero prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito. Art. 302. Considera-se em flagrante delito quem: I - est cometendo a infrao penal; II - acaba de comet-la; III - perseguido, logo aps, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situao que faa presumir ser autor da infrao; IV - encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papis que faam presumir ser ele autor da infrao.

As hipteses de priso em flagrante esto previstas no Art. 302 do CPP. Este artigo determina que o flagrante poder ser prprio, ou seja, quando o indivduo pego no ato em que comete o delito (Inc. I) ou, de acordo com o inciso II, quando acaba de comet-lo; poder ser Imprprio (Inc. III), nesse caso, caracteriza-se pela perseguio, sendo assim, o indivduo pratica o ato delituoso pondo-se em fuga logo aps a prtica delituosa, fazendo movimentar assim o aparato policial para captur-lo; tambm poder o flagrante ser Presumido, ou ficto, ou quase-flagrante (Inc.IV), nessa hiptese, o indivduo encontrado logo depois de cometer o delito, portando instrumentos que faam presumir ser ele o autor. Neste ltimo tipo de flagrante, o agente no perseguido, mas encontrado, mesmo que dias depois, com instrumentos, armas ou algo que faa presumir ser ele o autor do delito ocorrido. Observe que para que se configure o flagrante prescindvel, ou seja, no necessria a anlise priorstica da ilicitude e da culpabilidade do ocorrido, bastando to somente que o fato praticado seja aparentemente tpico. Com relao aos sujeitos do flagrante, temos o sujeito ativo, que no caso aquele que efetua a priso. O sujeito ativo pode efetuar um flagrante obrigatrio, no caso, um agente da autoridade policial, que tem o dever de

prender; ou facultativo, qualquer da populao que no tenha a obrigao de efetuar a priso, mas que mesmo assim o faa. O sujeito passivo em geral poder ser qualquer um que seja flagrado na prtica do delito, com exceo do Presidente da Repblica, menores de 18 anos, diplomatas estrangeiros; nos crimes afianveis os deputados e senadores, juzes e promotores de justia, advogados se o crime for cometido no desempenho de suas atividades. A priso em flagrante possvel em todas as infraes penais, inclusive nas de ao penal privada, mas neste ltimo caso, o auto de priso em flagrante s poder ser lavrado com a autorizao da vtima. A priso em flagrante em crimes de menor potencial ofensivo, aqueles cuja pena mxima cominada no seja superior a 02 (dois) anos, tambm denominado "crime ano" ou "delito liliputiano" e nas contravenes penais no vetada, no entanto, no deve ser lavrado auto de priso em flagrante e sim termo circunstanciado de ocorrncia (TCO), podendo o indivduo ser solto mediante pagamento de fiana ao assinar termo, comprometendo-se em comparecer a todas as fases processuais de competncia, neste caso, dos juizados especiais criminais. Quanto sua origem, o flagrante poder ser provocado, no caso, quando algum induz a outrem a cometer determinada infrao penal para colher provas contra ela e prend-la em flagrante. Esse tipo de flagrante no admitido em nosso ordenamento, e o STF considera no haver crime quando o flagrante preparado por autoridade policial, trata-se de espcie de flagrante nulo. Neste caso, entendem os Tribunais Superiores que a infrao deva ser considerada como crime impossvel. O flagrante tambm poder ser esperado, ocorre quando a polcia toma conhecimento atravs de terceiros de que um ilcito ir acontecer ficando espera de que ele ocorra para prender o agente delituoso no ato do delito; esta espcie de flagrante totalmente legal. H tambm o flagrante forjado que ocorre quando as provas so criadas para incriminar determinado indivduo, como exemplo podemos dar o do policial que coloca drogas ilcitas na bagagem de seu desafeto para prendlo em flagrante. No difcil de vislumbrar a ilegalidade do flagrante forjado. No h crime por parte do indivduo flagrado por se tratar tambm de hiptese de crime impossvel. Pode-se no entanto indiciar os forjadores do flagrante por denunciao caluniosa (se particular) ou por concusso, abuso de autoridade etc. (se forjado por quem efetuou a priso ou por agente pblico). Por ltimo, tem-se a figura do flagrante prorrogado; este tipo de flagrante consiste no retardamento da priso em flagrante nos crimes praticados por organizaes criminosas, sendo que ele s pode existir sob a

condio de as aes destes agentes criminosos serem constantemente monitoradas a fim de que a priso se efetue no momento mais oportuno.

Natureza jurdica da priso em flagrante de um ato administrativo, pois independe de manifestao jurdica. No entanto, consoante o Art. 5, LXV, da CF a priso dever ser comunicada imediatamente ao juiz, para que verifique a sua legalidade. E caso no seja, ir ocorrer o relaxamento da mesma. Com a comunicao ao juiz, o ato ir se aperfeioar.

Priso em Flagrante nos caso de Juzes e promotores A LEI COMPLEMENTAR N 35/79 (Lei Orgnica da Magistratura Nacional), dispe dentre outras, as prerrogativas dos magistrados: Art. 33 - So prerrogativas do magistrado:

II - no ser preso seno por ordem escrita do Tribunal ou do rgo especial competente para o julgamento, salvo em flagrante de crime inafianvel, caso em que a autoridade far imediata comunicao e apresentao do magistrado ao Presidente do Tribunal a que esteja vinculado. Semelhante, o dispositivo na LEI FEDERAL N 8.625/93 (Lei Orgnica Nacional do Ministrio Pblico): Art. 40. Constituem prerrogativas dos membros do Ministrio Pblico, alm de outras previstas na Lei Orgnica: III - ser preso somente por ordem judicial escrita, salvo em flagrante de crime inafianvel, caso em que a autoridade far, no prazo mximo de vinte e quatro horas, a comunicao e a apresentao do membro do Ministrio Pblico ao Procurador-Geral de Justia; Agora, veremos um trecho da LEI FEDERAL 12.403/11 (que dispe sobre alteraes no CPP): Art. 322. A autoridade policial somente poder conceder fiana nos casos de infrao cuja pena privativa de liberdade mxima no seja superior a 4 (quatro) anos.

Pargrafo nico. Nos demais casos, a fiana ser requerida ao juiz, que decidir em 48 (quarenta e oito) horas. (NR). Art. 323. No ser concedida fiana:

I - nos crimes de racismo; II - nos crimes de tortura, trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, terrorismo e nos definidos como crimes hediondos; III - nos crimes cometidos por grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrtico; Logo, em ltima anlise, os promotores e juzes somente sero presos nos casos de flagrantes descritos no novo Artigo 323 do CPP, citado acima.

OBS: Isso no implica que os mesmo no podero ser detidos e levados a presena da autoridade policial.

Anda mungkin juga menyukai