Anda di halaman 1dari 5

Conhea os seus direitos sobre as frias

Direito s frias previsto em lei. G1 separou 22 questes para voc tirar suas dvidas. Dani Blaschkauer e Marta Cavallini Do G1, em So Paulo De acordo com a CLT, as frias no so opcionais e so de no mximo 30 dias e no mnimo de 20 dias (Foto: Reproduo / TV Globo) Voc sabia que, de acordo com a Consolidao das Leis Trabalhistas (a CLT), as frias no so opcionais e so de no mximo 30 dias e no mnimo de 20 dias? Elas so um direito adquirido e so obrigatrias, e tanto empregado como o empregador tm direitos e deveres. O G1 separou essa e outras questes para tentar esclarecer ao mximo o assunto. O empregado contratado pelo regime da CLT (veja aqui a ntegra da lei) tem direito s frias aps no mnimo 12 meses consecutivos de vnculo com a empresa. Isso no quer dizer que ele tenha que tirar frias logo aps um ano, mas entre 12 e 23 meses. Caso ultrapasse esse perodo, o empregador tem que pagar o dobro dos vencimentos. Mas o que fazer se a empresa no pagar ou ceder as frias? Da o empregado pode entrar na Justia, mas ele sabe que corre o risco de ser demitido. Ento, uma sada fazer uma denncia na Delegacia Regional do Trabalho mais prxima ou mesmo denunciar no sindicato ao qual est vinculado, sempre de forma annima, diz a advogada trabalhista Juliana Amanda de Barros Penteado. Mas o que o abono? E com relao s frias coletivas? Confira abaixo essas e outras questes respondidas pelo juiz da 26 Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, Marcelo Segal, e pelo Ministrio do Trabalho e Emprego. 1) Quando se tem direito s frias? Aps o empregado trabalhar 12 meses consecutivos para o mesmo empregador - que chamado perodo aquisitivo de frias. 2) O empregador pode se recusar a dar frias quando o empregado pede? O empregado tem direito s frias, mas o perodo em que ele vai gozar as frias determinado pelo empregador. Isto significa que o empregador quem tem o direito a escolher o perodo que o funcionrio sair de frias. Por exemplo: se um funcionrio quiser tirar frias em fevereiro, mas a empresa falar que ele ter que sair em maio, vale o que o empregador quiser. Detalhe: normalmente h acordos ou mesmo convenes coletivas que facilitam esse tipo de negociao. 3) Frias coletivas so descontadas das frias individuais? (leia mais sobre frias coletivas) So. Se o empregador concede frias coletivas, impe-se a deduo de eventual perodo de frias individuais, sob pena de o empregado aproveitar perodo superior ao previsto em Lei (teria as frias coletivas e as individuais)

4) Quando demitido por justa causa, o empregado tem direito a receber pelas frias proporcionais? (leia mais sobre justa causa) No, ele perde este direito. O mximo que se pode cogitar ser o pagamento de frias vencidas, na medida em que estas j se incorporaram ao patrimnio jurdico do trabalhador. Exemplo: se o empregado ficou 18 meses e no saiu de frias, ele receber o dinheiro pelas frias, mas no ter direito ao proporcional pelo que trabalhou nos outros seis meses. 5) Quando demitido sem justa causa, o empregado tem direito a ganhar dinheiro pelas frias proporcionais? Sim, ele tem direito e receber na razo de 1/12 avo por cada ms trabalhado ou frao igual ou superior a 15 dias. Exemplo: se o funcionrio recebe R$ 12 mil por ano e trabalhou seis meses, ele ter direito ao valor proporcional aos seis meses. 6) Quando pede demisso, o empregado tem direito s frias proporcionais? Sim, tanto s frias quanto ao 13 salrio proporcional. 7) O que o empregador pode ter direito nas frias? 13 salrio total ou parcial? Nas frias o empregado ter direito antecipao do salrio das frias e sobre ele um acrscimo de 1/3. possvel ele receber a 1 parcela do 13 salrio junto com as frias desde que o requeira ao empregador no ms de janeiro de cada ano. As frias devem ser pagas at 2 dias antes do incio delas. 8) O que abono de frias? a converso parcial em dinheiro, correspondente a, no mximo, 1/3 da remunerao que seria devida ao empregado, dos dias correspondentes s frias, que pode ser requerido , facultativamente, ao empregador, at 15 dias antes do trmino do perodo aquisitivo. 9) O empregador tem que dar quantos dias no mnimo de frias? Se o empregado quiser vender mais de 10 dias de frias, ele pode? Se ele quiser tirar apenas 5 dias, por exemplo, de frias, ele pode? As frias devem ser aproveitadas num perodo contnuo, mas havendo situao excepcional (ou mesmo acordos sindicais ou convenes coletivas), elas podero ser fracionadas em dois perodos, sendo que nenhum deles poder ser inferior a 10 dias. Contudo, se o empregado teve muitas faltas injustificadas no perodo aquisitivo, ter uma diminuio proporcional dos dias de frias conforme dados previstos em lei (veja tabela abaixo).

Perodo de faltas injustificadas 5 dias ou menos De 6 a 14 dias De 15 a 23 dias De 24 a 32 dias

Dias de frias a que tem direito 30 dias 24 dias 18 dias 12 dias

33 dias ou mais

0 dia

10) Quantos dias de frias o empregado pode "vender", ou seja, quantos dias de frias ele pode transformar em dinheiro? A empresa obrigada a pagar? A converso de parte das frias em dinheiro um direito do empregado, que poder vender 1/3 das frias e no mais que isso. 11) E se o empregado tem menos de 18 anos ou mais de 50 anos, qual a regra? Ele pode tirar menos de 30 dias de frias? No. Para esses dois casos, as frias tm que ser gozadas de uma vez s. 12) Se o caso de acumular duas ou mais frias, o que acontece com o empregado e/ou empregador? O acmulo de frias ilegal e o empregador estar sujeito a multa administrativa. Existe previso de uma ao na qual o empregado vai justia pedir que o juiz fixe o incio das suas frias, mas bem pouco utilizada, j que os empregados ficam com medo de uma retaliao. 13) O que fazer ento quando o empregador no paga ou no cede o perodo de frias ao empregado? O empregado pode entrar na Justia, ou caso tenha receio de perder o emprego, pode reclamar de forma annima na Delegacia Regional do Trabalho mais prxima ou mesmo no sindicato ao qual est vinculado. 14) Marido e mulher (ou qualquer outro tipo de parentesco) que trabalham na mesma empresa, podem tirar frias em conjunto? Pessoas da mesma famlia que trabalham para o mesmo empregador podem tirar frias juntas se isso no trouxer transtorno ao servio. Ou seja, um direito condicional. A empresa pode ou no ceder. 15) Casados ou pessoas com filhos tm preferncia sobre os solteiros ou pessoas sem filhos na hora de escolher o perodo que sairo de frias? O fato de a pessoa ser casada ou ter filhos no garante preferncia na escolha do ms das frias. Contudo, muitos empregadores procuram saber dos seus empregados os meses de sua preferncia e, dentro do possvel, atender s solicitaes. 16) O empregador pode cancelar as frias marcadas do empregado? Se sim, com quanto tempo de antecedncia? Por quais motivos? Pode cancelar durante as frias? As frias devem ser comunicadas com 30 dias de antecedncia. Em princpio elas no podem ser canceladas, a no ser que haja uma situao que efetivamente exija algo to radical. O mesmo vale para o cancelamento durante o perodo das frias. Ento, a situao concreta que dir acerca da legalidade ou abuso do ato do empregador. 17) Quando volta de frias, o empregador tem alguma estabilidade? No. No h previso de qualquer garantia no emprego, mas bom lembrar que durante as frias o contrato est interrompido e, portanto, no pode haver dispensa.

18) E o funcionrio pode pedir demisso no meio das frias (tanto as normais como as coletivas)? Durante as frias o contrato est interrompido e, deste modo, nenhuma das partes pode praticar qualquer ato tendente a romp-lo (seja pedido de demisso, seja dispensa sem justa causa). H que se aguardar o retorno para qualquer providncia. 19) O empregado pode dividir as frias em dois ou mais perodos? Se as frias forem individuais, somente se houver situao excepcional, e ainda assim em dois perodos, sendo nenhum deles menor que 10 dias. J nas frias coletivas pode haver fracionamento mesmo que no haja anormalidade logo, o tratamento das frias coletivas diferente. 20) Quais so as aes judiciais mais comuns referentes ao assunto? Em que momentos o empregado pode ir Justia? Em relao ao tema, a reclamao mais comum envolve a ausncia de concesso das frias ou sua concesso sem o pagamento correspondente. A ao pode ser ajuizada a qualquer momento, mas na prtica as aes normalmente so propostas aps o trmino do contrato de trabalho. 21) Se o funcionrio ainda no tem um ano de casa e tem de tirar frias coletivas, esse perodo ser descontado quando? Se a empresa vai conceder frias coletivas, todos iro aproveit-la, mesmo porque no tem sentido a empresa (ou um setor da empresa) parar e apenas um empregado (deste setor) ir prestar servios. O empregado em frias coletivas com menos de 12 meses de servio (ou o dito um ano de casa) receber proporcionalmente aos meses trabalhados (1/12 avo por cada ms ou frao igual ou superior a 15 dias), sair de frias e, quando retornar, o seu perodo aquisitivo zerado. No se alegue que ele ser beneficiado porque a concesso de frias coletivas uma deciso da empresa. Por isso, quando a empresa concede frias coletivas, todos os empregados tm o mesmo perodo aquisitivo, j que o acertamento feito no primeiro ano do empregado, conforme dito anteriormente.

22) E se o funcionrio pedir demisso ou for demitido antes de completar um ano esses dias sero descontados? Uma vez que o recebimento ser proporcional ao tempo trabalhado antes das frias coletivas, se ele pedir demisso quando retornar no ter qualquer desconto, pois recebeu apenas pelo tempo que efetivamente trabalhou, de modo que a empresa no tem crdito contra ele. Se for desligado logo no retorno, vale a mesma regra, mas lembro que nesse caso, no mnimo, o perodo do aviso prvio dever ser considerado para todos os fins, inclusive frias proporcionais, de modo que ele ter, na mais pessimista hiptese, direito a 1/12 avo com acrscimo de 1/3.

INCIDNCIAS SOBRE FRIAS - PROCEDIMENTOS Da Redao Guia Trabalhista INSS Sobre a remunerao do gozo de frias e do respectivo adicional constitucional (1/3) incide o INSS conforme a faixa em que se enquadre - 7,65; 8,65; 9 ou 11%. A composio do salrio-de-contribuio para se determinar a alquota a ser aplicada inclui a remunerao do gozo das frias, do adicional de 1/3 constitucional e do salrio do ms. Nota: Sobre o abono pecunirio e seu respectivo adicional constitucional (1/3) no incide INSS. FGTS Haver incidncia normal do FGTS sobre a remunerao do gozo das frias e do seu respectivo adicional constitucional. A base de incidncia do FGTS composta da remunerao do gozo das frias, do adicional de 1/3 constitucional e do salrio do ms. Nota: Sobre o abono pecunirio e seu respectivo adicional constitucional (1/3) no incide FGTS. IRF O clculo do IRF incidente sobre as frias de empregados deve ser efetuado separadamente dos demais rendimentos pagos ao beneficirio no ms, utilizando-se a tabela progressiva vigente na data do pagamento. Na base de clculo deve ser includo o valor das frias acrescido dos abonos previstos no inciso XVII do art. 7 da Constituio Federal (acrscimo de 1/3 do valor da remunerao de frias) e no art. 143 da CLT (converso de at 1/3 do perodo de frias em abono pecunirio). Desta forma, para fins de incidncia do IR Fonte, o valor pago ao empregado a ttulo de frias e abonos respectivos no deve ser somado ao valor de outros rendimentos pagos a ele no ms, constituindo-se uma base de clculo separada. Base: Art. 625 do RIR/1999.

Anda mungkin juga menyukai