Anda di halaman 1dari 5

Inteligncia e Sabedoria

A diferena no nada sutil, ainda assim, muitas pessoas costumam confundir inteligncia com sabedoria. Ento, deixa-me contar um segredo: inteligncia e sabedoria so coisas bem diferentes. A inteligncia a habilidade de manejar conhecimento e aplic-lo. Se uma pessoa passa 16 horas por dia estudando sozinha ela se torna inteligente, quer dizer, ao menos deveria ser assim se no h problemas de ateno ou cognitivos no processo. Enfim, uma pessoa pode ficar inteligente com muito estudo, mas uma rotina que afaste sua ateno dos prprios processos mentais e emocionais e psquicos, das relaes do seu prprio mago e tambm das relaes interpessoais jamais permitir que ela se torne sbia. Sabedoria uma virtude em falta atualmente. Crianas so criadas para ser boas em lnguas, matemtica, fsica, qumica, passar no vestibular, ser o nmero um, etc. Crescer nessa competitividade nos trouxe um avano fenomenal na capacidade de reter, interpretar e aplicar informaes; com isso, inventamos o carro, o avio, a bomba, a internet, os transplantes, e muitas outras coisas, no entanto, nesse emaranhado de novidades e desejos de ter e comprar, nos perdemos. A sabedoria no nasce do crcere de idias. Uma pessoa que pode se tornar sbia uma pessoa atenta, algum que sabe aprender com situaes, seja com os bons ou maus momentos, com exemplos. Tambm no sinnimo de experincia, passar por inmeros problemas sem que se saiba avaliar e pesar os acontecimentos no faz de ns sbios. Alis, sabedoria poderia ser explicada como uma espcie de mistura entre experincia e inteligncia. saber calcular e estudar com ateno as experincias, ter humildade para reconhecer quando se erra e no se vangloriar de vitrias. Em uma parte da msica Nihil Morari do Pain of Salvation dito o seguinte: You think we have developed fast; that were civilized and intelligent Ill let you in on a secret: we have developed Things! The rest is simply knowledge passed on Hell, 99% of humanity couldnt put together a simple light bulb if you put a gun to their heads! And the intellect rubs off on fear. Estamos em um perodo assim, passando conhecimento adiante, seria otimista demais, temos sido assim desde sempre, apenas passando conhecimento. Em no muito tempo teremos uma sociedade extremamente madura em tecnologia e conhecimentos, contudo, completamente infantilizada no campo emocional, que nos faria sbios. O egosmo, a posse, a guerra, a raiva, so sentimentos nosso, inatos, mas impossvel deixar de v-los como, e to somente, nossa animalidade se manifestando.

Vejo homens ricos, bem sucedidos, mestres, doutores, pesquisadores, mdicos, advogados, todos, atolados em carros importados e mveis de luxo, sem a mnima noo de humildade, de vivncia emocional, so pedras teimosas que assistem televiso e discutem a tabela FIPE e falam do dlar, e isso tudo que podem fazer, tudo que aprenderam a fazer. Pois eu vou lhes contar um outro segredo: somos inteligentes, mas no o suficiente para usarmos essa inteligncia em ns mesmos, no para avaliarmos a necessidade de sabedoria.

Singularidade da vida
A vida existe de um jeito engraado, ao mesmo tempo que nos oferece milhes de estmulos externos, cores, sons, sensaes, gostos e prazeres, traz consigo uma mo cheia de dvidas do que fazer com isso tudo, de como reagir e lidar com as coisas que se nos acompanham. A vida existe como um filme que vai acontecendo e vamos assistindo; no entanto, a maior parte disso tudo est invisvel aos olhos, naquilo que no nos tangvel no momento exato da observao, os bastidores desse filme tragicmico. Um simples fato que ocorra pode mudar de um jeito a vida de uma pessoa. Porm, jamais mudar da mesma forma que mudou o seu prprio mundo. Cada um tem seus valores, significados, idiossincrasias, impossveis de passar adiante, intransmissveis e inenarrveis. A Vida sempre nica. Enquanto um prazer nos toca o sexo, uma sensao percorre o corpo, uma emoo invade a alma e altera o esprito e, pronto, est feita a diferena. A mgica, a alquimia, a reao entre o elemento externo e o elemento interno resulta numa novidade pro homem, e o que ele vai fazer com aquilo, como ir transmutar o resultado dessa reao s ele sabe (ou nem sabe). O fato que ningum tem ideia do resultado daquilo que est acontecendo antes de ver o fim; e quem tem vislumbres do que pode acontecer chamado de inteligente; e aquele que sabe lidar de maneira correta com essas vises chamado de sbio. Sabedoria saber lidar com a inteligncia e estar atento. A sabedoria est desconectada da tica e da moral, ou est to intrinsecamente ligada que no nos apercebemos do quo atemporal e longe de valores efmeros isso tudo se encontra. O maior pecado do ser humano limitar-se, limitar a vida, as cores, os cheiros, os gostos, os prazeres e as dores. Tudo que vivemos foi feito pra ser vivido, abraado.

s vezes, tudo que a vida precisa de um abrao.

Viso fenomnica
Apreender a vida atravs dos cinco sentidos carnais como normalmente se faz e deixar-se influenciar excessivamente por esta apreenso elimina a possibilidade do contato com o aspecto verdadeiro do ser humano. A vida como fenmeno manifesta-se de variadas formas medida que mudam as condies fenomnicas. Prender-se a essas mudanas sem conhecer a realidade a tendncia do homem. Tudo que sofre mutaes e est sujeito a desaparecer no possui, na realidade, existncia verdadeira. Analisemos, por exemplo, a condio humana sujeita a constantes transformaes ao longo de uma nica existncia. O homem fenomnico nasce, se desenvolve, envelhece, adoece e morre. Este o homem visto pelos cinco sentidos. O mesmo homem, analisado fenomenicamente, difere entre o hoje e o amanh; so as mudanas constantes da vida. O forte e valente lutador de hoje pode ser o doente de amanh; o pobreto e miservel de hoje pode vir a ser, amanh, o rico e influente ou vice versa. Da mesma forma que a jovem linda e atraente de hoje no continuar assim passadas algumas dezenas de anos; o nosso prprio corpo carnal no estar mais por aqui no futuro. O que isto se no transformaes fenomnicas vistas pelos cinco sentidos carnais? Se algo to sujeito a mudanas constantes existisse de fato no apresentaria essa vulnerabilidade. Conclumos ento que aquilo que est sujeito a transformaes e a desaparecer com o tempo no existe de fato; apenas d a impresso de que existe. Assim com a doena, o sofrimento, o envelhecimento e a morte. Tudo que est fadado a desaparecer um dia no tem existncia verdadeira. Ento no vale a pena viver, j que tudo uma falsidade? No, no bem assim. O que falso o aspecto fenomnico que se nos mostra existente quando, na verdade, no existe. O que existe o homem real, produto da imagem verdadeira que Deus. Sendo Deus esprito todas as coisas existentes so o resultado de uma realidade espiritual que se apresenta a ns como materialmente existente por efeito de projeo mental; assim o corpo fsico do homem, tudo a que denominamos matria e o prprio esprito, inclusive, resultado da mente. Crer em Deus entender e captar a imagem verdadeira de todas as coisas que esprito. O homem real esprito e no esse ser que vive algumas dezenas de anos e depois desaparece.

Inteligncia (Primitivismo) Emocional

E no adianta vir se gabar de que voc sabe inmeros ossos do corpo humano dcor, que voc sabe transplantar um corao, que voc sabe usar a constituio e leu Kelsen, que voc sabe integrar, derivar e entende tudo de fsico-qumica. No adianta nada, nada adianta. Adianta muito, mas no tem valor nenhum, portanto, quero dizer que no adianta nada acumular essa quantidade insustentvel de conhecimento, de mincias e especificidades, quando se vive, irrefutavelmente, ao lado do rptil que deixamos para trs h mais de cem mil anos. Somos incrivelmente primitivos. Enjoei de dizer isso, cansei, vomitei at o que no podia desse asco que se nutre daquilo que podemos ser, dessa nossa vilania nata, to rudimentar quanto um macaco: somos incrivelmente primitivos. No sabemos lidar com nossas emoes. Sequer sabemos quais so nossas emoes. Esse orgulho que sustentamos em dizer que somos da Gerao Y, que sabemos fazer isso e aquilo, que seremos futuros empresrios bem sucedidos prontos para subir numa montanha de dinheiro e, l de cima, gritar ao mundo (que o prprio ego gigantesco) que conseguiu. Estamos pouco ou quase nada preocupados com o que sentimos, com o que somos por dentro e com como afetamos, atravs das nossas nem sempre boas atitudes/palavras, aqueles que nos rodeiam. Sabemos muito bem, desde pequenos, ser maus. Vide crianas e essa moda do bullying: se isso no pura expresso da maldade e as crias personificaes do que h de mais irrefreado em nosso inconsciente primitivo, ento tem muita coisa errada com o que acontece depois da infncia. Alm do erro da agresso moral/fsica, h a nossa incapacidade de lidar com as impresses externas. Sabemos de forma muito insatisfatria controlar nossos impulsos, emoes e pensamentos. Claro, natural que tenhamos que nos lapidar, sabedoria exige tempo e esforo que uma criana ainda no dispe, mas ns, adultos, deveramos ser mais sbios. Ns, adultos, somos igualmente primitivos. Crescemos hostis, estressados e egostas. Ter bom humor antnimo de credibilidade; ser paciente sinnimo de inoperncia; ser altrusta , e essa de fato tem sido assim, interesse. Assassinos, estupradores, terroristas, homens-bomba vamos engrandecendo nossa loucura, vamos remontando os anos de histria de forma idntica, continuamos brigando pela terra santa e pela razo da verdade absoluta.

Defendemos, cegos, nossas bandeiras, maculadas e mortas. H quem mate por um time de futebol e h quem morra por isso. Somos macacos brigando por uma penca de bananas, dispostos a usar da nossa mais alta inteligncia, a violncia, para conseguir o prmio. Passamos a vida lutando, e isso tudo. Impacientes, inconsequentes. Wellington matou crianas no Realengo, algum duvida de que ele nunca soube lidar com suas emoes e impulsos e pensamentos? Uma bomba estourou numa estao de trem. Um homem se explodiu defendendo sua religio/limite territorial. Somos primitivos, no sabemos levantar a mo e pedir a palavra. Levantamos a mo para um soco apenas, um soco letal, o mesmo golpe que levamos dentro de ns a vida inteira e queremos pr pra fora: no sabemos lidar com nossas emoes, extravasamos em violncia. No somos sbios, somos inteligentes, e s por isso voc l isso na internet hoje. S por isso eu escrevo, s por isso eu me indigno.

Anda mungkin juga menyukai