Anda di halaman 1dari 11

3 1 INTRODUO Vida e morte so temas de eterna discusso, desde os tempos mais remotos, devido aos mais diversos e diferentes

pontos de vista. No se tem uma resposta irrefutvel para os questionamentos que surgem a respeito desses temas. O que se tem um confronto de opinies que norteiam esse impasse. O aborto pode ser tido como uma escolha entre a vida e a morte. Mergulhando na histria, a prtica do aborto nem sempre foi objeto de incriminao, ficava, de regra, impune, quando no acarretasse dano sade ou a morte da gestante, sendo comum entre as civilizaes. Entre os hebreus, s depois da lei mosaica que se considerou ilcita, a interrupo da gravidez. Na Grcia, era corrente a provocao do aborto, Aristteles defendia o aborto (desde que o feto ainda no tivesse adquirido alma) para manter o equilbrio entre a populao. J Plato, recomendava o aborto em toda mulher que concebesse depois dos quarenta anos. E dessa forma, a prtica do aborto difundiu-se por todas as camadas sociais. Em Roma, a mulher poderia abortar, pois poderia dispor de seu prprio corpo. Nos tempos posteriores o aborto passou a ser considerado como uma leso ao direito do marido prole, sendo que sua prtica passou a ser castigada. Santo Agostinho pregava que o aborto s era crime quando o feto j tivesse recebido alma, o que se julgava ocorrer quarenta ou oitenta dias aps a concepo. Mais tarde, a Igreja Catlica aboliu a distino e passou a condenar severamente o aborto. Nos dias de hoje, comum questionar a respeito da liberdade que a mulher dispe sobre a deciso do aborto, pois de um lado est o direito a vida do feto e do outro o direito da mulher de decidir sobre seu prprio corpo. De acordo com os princpios dos direitos humanos e da cidadania a mulher tem o reconhecimento da sua competncia tica para decidir sobre sua sexualidade e reproduo. Sem discriminao, e tendo garantidos os direitos concepo, proteo da maternidade, anticoncepo, e interrupo de uma gravidez no desejada ou no planejada. O homem tem suas leis. As quais consideram que nada pode ser feito que as contrarie, ou sem o consentimento delas. Uma em especial, analisa a interrupo da gestao. Na legislao brasileira, o aborto considerado crime, exceto em duas situaes: de estupro e de risco de vida materno, previstos no artigo 128 do Cdigo Penal. Diversas tentativas de alterao, atravs de anteprojetos de lei foram tentadas com relao parte especial do Cdigo Penal nacional visando ampliar os casos de no antijuricidade, h, por exemplo, uma proposta de um Anteprojeto de Lei, que est tramitando no Congresso Nacional, inclui uma terceira possibilidade quando h constatao de anomalias fetais. Fazendo um rpida distino entre os aspectos jurdicos e a medicina, o aborto no plano jurdico a interrupo de uma gestao a qualquer tempo antes do nascimento, neste sentido muitos doutrinadores julgam que o aborto sim um crime de homicdio. Dentro do conceito na Medicina o aborto a interrupo de uma gravidez at o final das 22 semanas de gestao. No Brasil existe varias classificaes jurdicas para o aborto:

4 1 Aborto Teraputico: ocorre quando a gestante corre risco de vida e realizado atravs de uma interveno de medico especializado, neste caso no h crime, portanto no existe nenhuma punio prevista no cdigo penal. 2 Aborto Sentimental: ocorre o aborto, devido gestao ter sido fruto de estupro, neste caso a interrupo da gravidez realizada por motivo psicolgico que a me passou a sofrer devido a forma violenta que foi submetida na concepo da gravidez. Neste caso no h punio prevista no cdigo penal. 3 Aborto Eugnico: neste caso ocorre o aborto, pois a me ao saber que o filho vai nascer com defeito descarta o feto, neste caso possvel ser aplicado uma pena que pode ser de recluso de 01(um) ano a 04(quatro) anos. 4 Aborto Social: todo aborto provocado por motivo econmico, em que a me ou o pai alegam impossibilidade de prover a manuteno do filho. Neste caso existe uma previso de pena de deteno de 01(um) a 03(trs) anos. 5 Aborto Por Motivo de Honra: a causa mais freqente de aborto, e justificado pela defesa da honra, ocorre geralmente de maneira clandestina e onde se registra os maiores ndices de morte entre as mulheres. Neste caso geralmente no punido quem pratica tal ato, pois ocorre na clandestinidade. Contudo, a Lei de Aborto se justifica na Constituio Federal que estabelece o direito a vida desde a sua concepo. E o artigo 7 do Estatuto da Criana e do Adolescente dispe que a criana nascitura tem direito vida, mediante a efetivao de polticas pblicas que permitam o nascimento. Nos artigos 123,124,125, 126 do Cdigo Penal o aborto est previsto como crime nas seguintes situaes: Art. 123 - Matar, sob a influncia do estado puerperal, o prprio filho, durante o parto ou logo aps: Pena - deteno, de dois a seis anos. Art. 124 - Provocar aborto em si mesmo ou consentir que outrem lho provoque: Pena - deteno, de um a trs anos. Art. 125 - Provocar aborto, sem o consentimento da gestante: Pena - recluso, de trs a dez anos. Art. 126 - Provocar aborto com o consentimento da gestante: Pena - recluso, de um a quatro anos. O direito a vida est indiscutivelmente protegido no nosso ordenamento jurdico, onde est ressaltada sua inviolabilidade. 1.2 JUSTIFICATIVA

O tema escolhido vem sendo tema de controvrsias e interpretaes das mais diversas reas. Pode-se constatar pelo nmero de casos que ocorrem em todo o mundo, onde os tribunais exercem as tentativas de solucion-los. A importncia de um estudo mais aprofundado sobre a legislao aplicada ao aborto; as decises submetidas no campo judicial ou at a questo de sua legalidade no pas, requer, ao longo do tempo, uma motivao e um grande interesse por parte da populao, devido grande quantidade de casos ocorridos clandestinamente, causando um impacto maior e assustador nos dados numricos. A possvel contribuio dessa discusso, que envolve tanto os direitos a liberdade quanto os da individualidade da mulher, dentro dos princpios ticos, caminham ao lado da questo da vida e seu sentido. Dessa forma, alm de verificar como se d o comportamento da sociedade, diante dos fatos nela abordados, tambm surge uma conscientizao frente o avano cientfico e conseqentemente sua importncia para o Direito. Dessa maneira, a problemtica norteadora que envolve este projeto de pesquisa : Quais os fatores que levam o aborto a ser considerado crime? Para muitos o aborto um crime abominvel, porque praticado contra um inocente indefeso; o produto da concepo est vivo, e tem o direito Divino de continuar vivendo e de nascer. Transgride-se assim o 5o Mandamento: "No Matars". Portanto, preciso perceber a necessidade das leis que o consideram como crime, devido ao conceito de vida. Como indaga Slvia Mota a respeito da vida: (...) A vida se ampara na cumplicidade entre homem e mundo, que os torna inseparveis e necessrios um ao outro. Vertente dos outros bens jurdicos , pela sua essncia independente de qualquer avano biotecnolgico - nica e irreplicvel. Por isso, exige o respeito absoluto de no ser tratada como simples meio, mas como fim.

6 2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral O objetivo geral, baseado no problema exposto, est em socializar o assunto com toda a sociedade, pois esse tipo de problema enfrentado por diversas mulheres em vrias faixas etrias. preciso um maior enfoque no que diz respeito legalidade do aborto e aderir a um posicionamento que revele um contexto dos aspectos social; religioso; poltico; moral e tico. O assunto de fato delicado, por isso no se pode levar em considerao uma opinio preconceituosa ou baseada em fatos religiosos, por exemplo. Essa pesquisa visa, portanto, oferecer um amplo conhecimento dentro do campo jurdico, que tenha por finalidade contribuir para uma defesa ou contra defesa de um polmico tema como o aborto.

2.2 Objetivos Especficos Para alcanar nosso objetivo maior, pretendemos especificamente: Analisar as opinies de especialistas no caso, procurando uma fundamentao crtica e consistente. Abordar o aspecto da Lei. Coletar dados referentes a pesquisas documentais e bibliogrficas a partir de mulheres que sofrem um conflito entre o direito do seu corpo e o direito a vida. Focalizar o sentido da vida em diversos aspectos e em determinadas ocasies, a partir de diferentes conceitos.

7 3 HIPTESE A pesquisa revelar que diante da questo, quais os fatores que levam o aborto a ser considerado crime? O aspecto da vida citado constantemente para se defender a tese de que o aborto um ato que vai contra a dignidade de um ser, mesmo que ele ainda encontre-se em cavidade uterina. importante, dessa forma, avaliarmos as leis que protegem o nascituro de forma a resguardar os direitos do mesmo.

8 4 FUNDAMENTAO TERICA Muito j foi escrito sobre o tema aborto. Ele controvertido e polmico, gerando posies ideolgicas, ticas, polticas e religiosas. Entre tantas opinies diferentes, sobre os conceitos de liberdade, individualidade; direito a vida; direito da mulher sobre seu corpo e principalmente o conceito de vida, normal o registro de inmeras idias e teses prprias. Em relao ao conceito de vida, afirma o Dr. Jrme Lejeune, da Universidade Ren Descartes, em Paris : "O que define um ser humano o fato de ser membro da nossa espcie. Assim, quer seja extremamente jovem (um embrio), quer seja mais idoso, ele no muda de uma espcie para outra. Ele da nossa estirpe. Isto uma definio. Diria, muito precisamente, que tenho o mesmo respeito pessoa humana, qualquer que seja o nmero de quilos que pese, ou o grau de diferenciao das clulas." Segundo o Padre Luiz Antnio Bento, representando a Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reafirmou que a entidade defende a humanidade do feto, ainda que haja m-formao. Ningum pode autorizar que se d a morte a um ser humano inocente, seja ele embrio, feto ou criana sem ou com m-formao, adulto, velho, doente, incurvel ou agonizante A presidente da Associao Mdico-Esprita do Brasil (AME), Marlene Rossi Severino Nobre, compartilha com a opinio da Igreja Catlica, contra o aborto. Mdica ginecologista aposentada, ela considera que no se pode dar o direito de escolha para a mulher no caso de abortos. Ouo falar de direitos da mulher, mas no h direito da mulher quando falamos de um direito que se sobrepe que o direito a vida. Nesse sentido o eminente constitucionalista Alexandre de Moraes: "A Constituio Federal garante que todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e

9 propriedade. O direito vida o mais fundamental de todos os direitos, j que se constitui em pr-requisito existncia e exerccio de todos os demais direitos. A Constituio Federal proclama, portanto, o direito vida, cabendo ao Estado assegur-lo em sua dupla acepo, sendo a primeira relacionada ao direito de continuar vivo e a segunda de se ter vida digna quanto subsistncia".

10 5 METODOLOGIA

5.1 CLASSIFICAO DA PESQUISA As pesquisas selecionadas foram: bibliogrficas e documental. 5.2 OBJETO DO ESTUDO O objeto ser o artigo 2 do Cdigo Civil Brasileiro que estabelece, desde a concepo, a proteo jurdica aos direitos do nascituro. 5.3 MTODO DE COLETA Os mtodos utilizados para dar embasamento s pesquisas foram o mtodo histrico o qual coloca o objeto de estudo sob uma perspectiva histrica, sendo possvel promover o acompanhamento de sua evoluo atravs da histria buscando descobri qual o sentido de o aborto ser considerado crime e o mtodo indutivo permite que possamos analisar nosso objetivo para tirarmos concluses gerais ou universais que no devem ser buscadas aprioristicamente: elas devero sempre resultar da observao de repetidos fenmenos que confirmem uma resposta para um problema.

11 6 RECURSOS O trabalho ser elaborado e desenvolvido com auxlio do orientador, o Professor Sebastio Francisco de Almeida Filho da disciplina de Metodologia. O trabalho no utilizar recursos materiais, humanos e financeiros de outras fontes, pois ser custeado com recursos prprios.

12 7 CRONOGRAMA

ATIVIDADES / AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO PERODOS 2009 2009 2009 2009 2009 Levantamento X Bibliogrfico Introduo X Reviso do Contedo Reviso Metodolgica Reviso Ortogrfica Reviso Final e Impresso Entrega do projeto X X X X X X X X

13 REFERNCIAS CARDOSO,Leonardo Mendes;Medicina Legal para o acadmico de direito.2.ed.,ver.,ampl.e atual.Belo Horizonte:Del Rey,2009. Acesso em 05 jun.2010 <http://www.midiaindependente.org/pt/red/2005/09/330933.shtml> Acesso em 05 jun. 2010 <http://www.ufrgs.br/bioetica/abortobr.htm> Acesso em 07 jun. 2010 <http://www.tudoemfoco.com.br/aborto-tudo-sobre-a-lei-tipos-aborto-induzido-eaborto-espontaneo.html> Acesso em 8 jun2010 <http://pt.wikipedia.org/wiki/Aborto_no_Brasil> Acesso em 09 jun. 2010 <http://brasilpelavidadoutrina.blogspot.com/ > Acesso em10 jun 2010 <http://www.pensador.info/autor/Fernando_Sabino/> Acesso em10 jun 2010 <http://pt.wikipedia.org/wiki/Aborto> Acesso em 11 jun. 2010 <http://criticanarede.com/aborto1.html> Acesso em 12 jun. 2010 <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=9510> Acesso em 12 jun. 2010

<http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=7907 > acesso em 13 jun .2010 <http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL737187-5598,00.html> acesso em 13 jun 2010

Anda mungkin juga menyukai