Anda di halaman 1dari 50

N1 SETEMBRO DE 2011 | DISTRIBUIO GRATUITA

QUEM ELE?
MIGUEL PINA MARTINS O CEO DA SCIENCE4YOU, A EMPRESA QUE fUNDOU AOS 22 ANOS. AOS 25 fOI DISTINGUIDO COM O PRMIO EMPREENDEDOR DO ANO 2010 PELA COMISSO EUROPEIA. DESCOBRE O QUE O DESAfIA hOjE, ASSIM COMO AS hISTRIAS DO DAvID vALENTE, DO fBIO RODRIGUES E DO MIGUEL QUEIMADO: OS CEOS SUB-30. PGINA 18

NDICE 7 LIDERANA
8 10 14 Prepara-te. Planeia. Age! Uma Ideia, Um Mundo O Sucesso Partilha-se

17 EMPREENDEDORISMO
18 21 CEOs sub-30 Saltos de Gigante

25 INOvAO
26 28

Papel? Qual Papel? 15 Milhes de Boas Ideias

PINA MARTINS

fOTOGRAfIA / BRUNO SIMO

31 INTERNACIONAL
32 35 De Malas Aviadas frames de Saudade

Miguel Pina Martins o rosto de um grupo de empresrios que decidiram arriscar antes de ganhar cabelos brancos e toda a sabedoria do mundo. Este grupo o reflexo de uma gerao com mundo, que empreende e no espera por ningum para liderar o seu percurso. So donos do seu destino.

39 TALENTO
40 46 48

O que o Talento? Obsesso, a partcula chave As Coordenadas do Sucesso

fIChA TCNICA
Nuno Saraiva: Director
nunosaraiva.feunl@gmail.com

Andr Costa: Subdirector


andre.costa@aiesec.pt

Brbara Frana Silva: Editora e Jornalista


anabarbarafs@gmail.com

Sofia Simes de Almeida: Editora e Jornalista


sofiasdalmeida@gmail.com

Bruno Almeida: Design e Paginao


bruno.almeida@ua.pt

Bruno Simo: Fotografia


bsimao@hotmail.com

Catarina Sales Barreto: Revisora


catarinasbarreto@gmail.com

EDITORIAL

NO ME DEIxAM SER fELIz!


Diz o portugus com mil queixas na ponta da lngua, coladas nas testas de umas centenas de culpados. Nunca na dele prprio. Desde o emprego que tem, ou no tem, crise financeira (e econmica!) que enfrentamos, tudo serve para nos impedir de estar felizes. Mas estaro estes acontecimentos ligados, da maneira como pensamos, com a nossa felicidade? Convido-vos a analisar comigo dois estudos que desmistificam dois dos principais paradigmas relacionados com a felicidade: O primeiro foi realizado pelo Happy Planet Index e permite-nos tirar concluses muito interessantes relativamente ao nvel de desenvolvimento de uma nao e sua taxa de felicidade. Uma anlise rpida permite-nos chegar concluso que os pases mais desenvolvidos do mundo no so de todo os mais felizes! De facto a lista encabeada pela Costa Rica, a Repblica Dominicana, a Jamaica, a Guatemala e mesmo o Vietname. Pases como os E.U.A. (114), China (20), Reino Unido (74) ou Alemanha (51) encontram-se bastante mais abaixo, sendo que Portugal o nmero 98 deste ranking de 143 Pases. Podemos ento concluir que a conjuntura do pas em que vivemos menos importante do que seria expectvel. O segundo estudo, realizado pela Associao Americana de Psicologia com base nas experincias de 22 pessoas que sofreram acidentes graves e de outras 22 pessoas que ganharam a lotaria, tem como objectivo medir o impacto destes acontecimentos na felicidade. Chegou-se ento concluso que tanto as vtimas de acidentes graves como os vencedores de lotaria experienciaram alteraes nos nveis de felicidade que duraram aproximadamente um ano. O mais curioso que passado esse ano os seus nveis de felicidade voltaram aos nveis anteriores! Pensemos sobre isto. No ser ento altura de deixarmos de culpar a crise pela nossa infelicidade congnita? De deixarmos de achar que s seremos felizes se vivermos naquela casa, se tivermos aquele carro e se conseguirmos aquelas frias? Quantos de ns vivem com ses e mais ses que usamos como desculpas para adiar tudo, incluindo a felicidade? E tu, quais so as tuas desculpas? Quais so os teus ses?

NUNO SARAIvA / DIRECTOR


Nunosaraiva.feunl@gmail.com

fotografia: BS

SOBRE A LEAD...
Numa altura em que crise a primeira palavra que surge quando pensamos no Mundo, a Lead Magazine atreve-se a desafiar a conjuntura. Esta no ser mais uma revista que convida apenas leitura, ser antes um convite ao positivismo e participao activa. A Lead Magazine uma revista com substncia, que diz o que ainda no foi dito. E como a forma tambm importa, apostamos em trabalhos de infografia, boa fotografia, pginas dinmicas que aliam a leitura rpida a textos de maior folgo. Nesta primeira edio encontrars histrias inspiradoras de indivduos e projectos empreendedores. De Portugal ao Mundo, da gesto ao ambiente, na Lead falamos de tudo!

NA LINhA DA fRENTE
A presso sobre ns, jovens, aumenta a cada dia que passa. Cada vez mais somos vistos como a soluo para as dificuldades que a nossa sociedade vive. Ser que somos a soluo? Como nos preparamos para os desafios que o futuro nos ir colocar? As experincias que vamos tendo ao longo das nossas vidas vo determinar as nossas aprendizagens profissionais, mas acima de tudo pessoais. So estas experincias, o mais diversificadas possvel, que se revelaro cruciais para a nossa formao e desenvolvimento pessoal de forma a tornarmo-nos indivduos mais completos. Numa altura em que vivemos numa sociedade cada vez mais consumista onde o carcter das pessoas se torna essencial nas relaes que tm na sua vida, mas acima de tudo na relao que tm com a sociedade importante que, enquanto jovens, sejamos capazes de ir para alm da nossa formao acadmica, sair da nossa zona de conforto para aprender com a diversidade. O desenvolvimento de jovens responsveis e capazes de criar valor para a nossa sociedade torna-se cada vez mais crucial para a construo de uma comunidade mais justa, livre e responsvel.

Maio de 2010/2011

RUI DUARTE PRESIDENTE DA AIESEC PORTUGAL

fotografia: BS

Como Lincoln disse uma vez, se quiserem pr prova o carcter de um homem, dem-lhe poder. O poder de escolher, o poder de ousar, o poder de transformar. Est nas nossas mos aceitar este desafio. No fcil, mas a forma como ultrapassamos as dificuldades que determina o nosso carcter. A nossa sociedade exige cada vez mais que os jovens sejam capazes de ser empreendedores, que tenham uma cidadania activa, que sejam responsveis. Sendo assim, ns temos de assumir a responsabilidade pelo nosso futuro e pelo futuro da nossa sociedade. Numa altura em que muitas questes se levantam sobre o amanh, no deixamos tambm ns de levantar a questo: temos a capacidade para lidar com o futuro? So as experincias que vamos agarrando que nos do a chave para encontrar a resposta. Uma certeza existe ns somos o futuro e temos de nos preparar para sermos uma soluo vlida para o pas. Uma certeza eu tenho: a nossa qualidade e o nosso potencial fazme acreditar num Portugal com um futuro brilhante.

Investindo em relaes duradouras e numa partilha constante de conhecimento.


Analisamos anualmente as prticas de gesto das Worlds Most Admired Companies Somos parceiros de mais de 50% das empresas do ranking Fortune 500 e 80% do PSI 20. Partilhamos o nosso conhecimento ensinando as metodologias Hay Group em algumas das escolas mais conceituadas do mundo - Harvard Business School, Dartmouth College, Universidade Catlica Portuguesa, Universidade Nova de Lisboa e EGP

Sobre o Hay Group


O Hay Group uma empresa global de consultoria de gesto. A sua misso ajudar os seus clientes em todos os aspectos das suas funes e do seu negcio que se relacionem com Organizaes e Pessoas. Fundado em 1943, o Hay Group tem mais de 2.600 colaboradores em 84 escritrios, espalhados por 48 pases.

6 | LEAD MAGAZINE

Para saber mais visite-nos em www.haygroup.com/pt

ESPERAR PELOS OUTROS? PARA QU?


SEvERN SUzUkI
fotografia: DR H momentos que estilhaam a imagem que temos do mundo. E mudam o rumo da nossa vida. Lembro-me como se fosse hoje: aos seis anos, falaram-me sobre a extino dos animais. Algo despertou em mim. Nunca esquecerei aquelas palavras. Passados trs anos, reuni toda a minha famlia e amigos e, com a ajuda de outras organizaes locais, criei a minha ONG: a Organizao Ambiental das Crianas. Acreditava que ia mudar o mundo... Nessa altura ouvimos falar sobre a Conveno Ambiental das Naes Unidas, no Rio de Janeiro, e questionmo-nos se haveria algum que representasse a nossa viso do mundo. Aquela era a nossa oportunidade para intervir e atiramo-nos logo ao trabalho. Durante um ano angarimos dinheiro, unimos a comunidade e aproveitvamos todos os momentos para praticar os nossos discursos. At abordvamos estranhos na rua. Foi um processo que nos marcou para a vida uma intensa aprendizagem sobre o poder da aco. Quando dei por mim estava no Brasil a discursar perante os mais importantes lderes mundiais da altura. Tinha 12 anos. Passados todos estes anos ainda recebo cartas e e-mails de pessoas que vem o vdeo do meu discurso. A pergunta mais difcil que me colocam se penso que fiz alguma diferena no mundo. No sei dizer. Infelizmente, o que disse naquela sala, h 19 anos atrs, ainda pode ser dito, mas aprendi que esperar pelos nossos lderes no suficiente, temos de ser ns a fazer algo. Onde realmente se v a mudana a nvel local. Pode soar um pouco clich, mas no deixa de ser verdade. O que podemos fazer no nosso jardim mais real, mais tangvel que os dilogos diplomticos das convenes. Claro que estes tambm tm o seu grau de importncia, mas as aces em comunidade so igualmente importantes. Os jovens, neste ponto, devem querer ter um papel fundamental. Precisamos que se faam ouvir, que sejam apaixonados pelos vossos ideais e que desafiem aqueles que comandam o mundo. Exijam mais, melhor, mas nunca se esqueam da vossa responsabilidade enquanto cidados. Aqui entramos numa perspectiva ainda mais micro e pessoal: o que podemos fazer ns, no nosso dia-a-dia, para melhorar o mundo? Devemos olhar para os nossos hbitos, manias e questionarmo-nos: faz sentido? Como posso diminuir a minha pegada ecolgica e tornar-me mais sustentvel? Afinal de contas, no s o ambiente que ganhar, aqui est igualmente em jogo a nossa sade, longevidade e qualidade de vida. Outro parmetro deste olhar recai sobre o estilo de vida altamente individualista do mundo ocidental. No confiamos uns nos outros, no conhecemos os nossos vizinhos - de que forma que esperamos que uma mudana ocorra quando no esperamos que o nosso vizinho faa a coisa certa? Temos que construir essa confiana. O meu discurso hoje pode repetido - verdade - mas opto por acreditar que a diferena se constri uma pessoa de cada vez. E por isso que luto diariamente. O poder no um acto isolado, uma teia de aces, quer a um nvel micro, quer a um nvel macro. O importante no esquecer que temos um papel fundamental. Sempre. Severn Suzuki, activista ambiental Canadiana, licenciada pela Universidade de Yale (E.U.A.) em Ecologia e Biologia Evolutiva e tambm uma das organizadoras da Canadian Earth Summit Coalition. Testemunho recolhido por BfS

LEAD MAGAZINE | 7

LIDERANA

PREPARA-TE. PLANEIA. AGE!


LEADERShIP TOURNAMENT

Apresentao do Desafio Intermdio, por uma equipa finalista, que tinha como estratgia colocar em prtica os Objectivos de Desenvolvimento do Milnio.

Crise, Estamos em crise, E mais crise nos espera. Estas palavras esto por todo o lado: nas pginas de jornais, nos lamentos e protestos de muitos e no realismo puro e duro de outros. Contra factos no h argumentos. O que h tambm uma oportunidade de criao de solues, de trazer novas formas de olhar o mundo. Coadunando esta realidade com a crena que na boa liderana est a diferena entre comandar e inspirar, foi criado pela AIESEC o Leadership Tournament (LT).
Sentado no meio da plateia de uma sala do Pavilho Atlntico, um participante enverga um blazer escuro, camisas s riscas, botes de punho dourados e uma gravata a condizer. Na cadeira ao lado, a cor garrida da t-shirt e os jeans propositadamente gastos do o contraponto. Ambos fazem parte de uma das 16 melhores equipas nacionais que marcam presena na final nacional do LT. O xtase evidente na sala, a agenda indica que o dia ser marcado por desafios lanados por vrias empresas e apresentaes do projecto final sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milnio (ODM). Quando somos jovens, estamos no pico das nossas melhores foras, talentos, generosidade e queremos fazer parte do futuro, inicia Rute Marques, representante da Bolsa de Valores Sociais a apresentao do que seria mais um dos desafios. Essa energia absolutamente nica, aponta. O rudo da sala aumenta instantaneamente aquando da partida do cronmetro. Cada equipa tem uma pulsao diferente. Definimos sempre uma fase de brainstorming bastante alargada, partilha Samuel Vicente, lder da equipa Global Vision da Universidade de Coimbra. Depois de termos duas ou trs ideias principais dividimo-nos com vista a aplic-las devidamente, acrescenta. Num tom mais entusiasmado, Manuel Teixeira, da equipa Watermelon, da Universidade Catlica de Lisboa, aponta que nem sempre h uma estrutura no processo criativo. A nossa dinmica era incrvel. Podamos estar at ltima a tentar encontrar uma soluo realmente criativa e nos instantes finais aparecia sempre aquela ideia chave que fazia toda a diferena, comenta. Dinmica essa que deu frutos no momento de criao do slogan da equipa: Verdes por fora, maduros por dentro. 17h00: Sala Tejo do Pavilho Atlntico. Muda-se de sala, aumenta a tenso, no fosse este o momento crucial do dia: a atribuio de prmios. Enquanto isso, Nuno Saraiva e Viola Gauci, criadores e organizadores do LT, tomam as rdeas por uma ltima vez. O organizador conquista a ateno dos presentes. Liderar no chefiar. Ao contrrio do chefe, o lder no actua apenas de cima para baixo na escada hierrquica, de facto, a sua influencia no conhece limites hierrquicos, defende Nuno Saraiva. A capacidade de um lder no vem do poder que lhe dado formalmente mas sim do poder que este ganhou baseado nas suas aces e atitudes, remata. Em unssono uma chuva de aplausos ecoa: os OMEGA, equipa vinda do ISCTE, ganha com 69.4 pontos uma vantagem de apenas 0.52 pontos sobre os The Management Leaders, da Universidade do Algarve. bom ver uma luta renhida pela vitria, comenta Viola Gauci. S demonstra o quo bons so os jovens lderes do futuro!, assevera com um sorriso. Texto de BfS e fotografia por BS

8 | LEAD MAGAZINE

viola Gauci, organizadora do LT, a receber os participantes

Nuno Saraiva, organizador do LT nos agradecimentos finais

Equipa mega a receber o prmio

joo Magalhes premeia vencedores com formao na klim

The Managment Leaders, equipa que ficou em 2 lugar

viola Gauci discursa perante a plateia

Rui Duarte, presidente da AIESEC Portugal 2010-2011, no discurso de encerramento

PASSO-A-PASSO:
ELIMINATRIAS LOCAIS
Equipas: 3 a 5 estudantes universitrios de qualquer rea de formao Concorrncia: restantes equipas da mesma universidade Objectivo: Resolver 10 case studies dados por empresas, baseados em situaes reais

DESAfIO INTERMDIO
Equipas: as 2 equipas finalistas de cada equipa universidade trabalham em conjunto Concorrncia: restantes finalistas a nvel nacional Objectivo: resoluo dos oito Objectivos do Milnio, apresentados pela agncia ODM

ELIMINATRIA fINAL
Equipas: 16 equipas finalistas das eliminatrias finais Objectivo: resoluo de case studies apresentados no evento final, por empresas, e apresentao do desafio intermdio Vencedores: 1 Lugar Equipa OMEGA, do ISCTE com 69.4 pontos 2 Lugar Equipa The Managment Leaders, da Universidade do Algarve com 68.88 pontos LEAD MAGAZINE | 9

UMA IDEIA, UM MUNDO


MAkE IT POSSIBLE
Meninos, nada de tocar nos brigadeiros, avisa a professora Paula Carmelo, enquanto os alunos entram e observam com olhos pecaminosos a mesa do lanche. Na sala 201, da Escola Secundria D. Pedro V, haver um momento de celebrao agridoce pois neste dia fechar-se- um ciclo. Durante 6 semanas, esta turma do 12 de Humanidades foi acompanhada por Anamaria, Urgyen, Irina e Guilherme, quatro jovens voluntrios de vrios pontos do mundo que escolheram vir para Portugal ensinar as oito formas de melhorar o mundo.
Tudo comeou com Pedro Ferreira, de 24 anos, em Julho passado. Como Vice-Presidente para as relaes institucionais e rea financeira do comit nacional da AIESEC, tinha dois objectivos: trabalhar com escolas secundrias e, atravs do programa de estgios da AIESEC, trazer voluntrios de todo o mundo para Portugal. Queramos desenvolver um projecto com impacto na sociedade, explica Pedro, por isso escolhemos como tema os Objectivos de Desenvolvimento do Milnio (ODM) promovidos pela ONU, conclui. A equao tomou forma e, aps meses de planeamento, o resultado provou-se: 36 voluntrios de 13 pases chegaram a Lisboa no final do ms de Janeiro, o projecto Make It Possible concretizou-se. Estou ansiosa!, partilha Sophie de 24 anos, vinda da Astria. Sinto que os ODM so um tema crucial para o desenvolvimento mundial e nada ser mais cativante que ensin-los a jovens, explica a austraca. Na Escola D. Pedro V, Urgyen, natural de Amesterdo, pede turma para se dividir em grupos de cinco. A fragmentao feita rapidamente e tem como objectivo a encenao de uma Assembleia de Emergncia dos cinco continentes: Ocorreu uma catstrofe natural numa cidade africana, l num portugus suave Anamaria, romena de 23 anos. Elaborem um conjunto de medidas prioritrias e de longo prazo que o vosso continente deve estabelecer para ajudar esta populao, pede. O semblante de dvida visvel na cara de muitos alunos, mas, aps uns minutos, as solues comeam a despontar para o papel: gua, alimentos e cuidados mdicos, aponta confiante Fernanda, 17 anos, enquanto incentiva as suas colegas a participarem no brainstorming. We need to provide basic things first, in order to make them stronger, apresenta turma Bruno, num sotaque semelhante ao do vocalista da banda que traz na sua bracelete, os Sex Pistols. Only that way they can start being independent, conclui. Ali a apresentao tem tudo menos de unilateral. A argumentao forte e incentivada pelos voluntrios. Queremos que eles pensem, desenvolvam o raciocnio, s assim aprendero, comenta Guilherme, natural de So Paulo. crucial que eles compreendam, nesta idade, que o mundo no s o que est sua volta, adianta pensativa a professora Paula. A evoluo que vi ao longo destas semanas foi simplesmente indescritvel, remata. Texto de BfS e fotografia por BS

10 | LEAD MAGAZINE

Professora Paula Carmelo com alguns alunos na Drawing Attention, iniciativa da Make It Possible no Terreiro do Pao, Lisboa

Com desenhos e frases, dezenas de jovens deixaram as suas mensagens de esperana

Urgyen, estagirio holands, a dar os retoques finais

Crditos da fotografia: BS

Fernanda Freitas, Apresentadora dos eventos da Make It Possible O valor real do voluntariado foi traduzido em nmeros h muito pouco tempo e a nvel econmico sabemos que cada euro investido numa aco de voluntariado, se traduz depois num retorno de 5 a 8 euros. Mas o que ns recebemos em olhares e sorrisos, isso no tem comparao monetria. Sou uma multi-milionaria de afectos.

Elisabetta Naborri, Estagiria de Itlia Foram 2 meses muito intensos. Trabalhei imenso e tal recompensou pois no colgio onde fiz voluntariado, o Colgio do Rosrio, Porto, gostaram tanto do desempenho da minha equipa que a direco nos convidou a dar sesses de sensibilizao a turma no 1 ciclo. Fizeram desenhos, cantamos juntos, foi adorvel.

Ins Faria, vencedora do Make an Impact Decidi representar o que este projecto me deu e que pode dar ao mundo: a capacidade de fazer a diferena. Ns temos de fazer com que as pessoas se questionem, ns podemos segurar o Mundo, ns podemos desmontar o que est errado e voltar a montar... Parafraseando o presidente norte-americano: Yes we can!

Dr. Fernando Nogueira, Presidente da fundao Millennium BCP Com iniciativas destas que as conscincias vo mexer, vai aparecer a criatividade e assim um maior leque de repostas a problemas a vrios nveis. Como se tem visto nos dias de hoje, no conseguem ser solucionados pelos Estados e organizaes, est tambm nas mos da sociedade querer evoluir.

LEAD MAGAZINE | 11

SABE DO QUE fALO?


MAkE IT POSSIBLE
Uma taa cheia de papis brancos dobrados. Em cada um deles, um fim: um smile sorridente d direito a uma bolacha, um smile triste, nada em troca. Foi assim que os alunos da Escola Secundria Toms e Cabreira, de Faro, e a Escola Secundria de Loul, decidiram mostrar o quo fortuita felicidade atravs da iniciativa Drawing for Attention. Quem passou nas ruas de Faro dividiu a ateno entre a rapariga que fazia o pino e as duplas bem dispostas que tinham uma misso simples: fazer dos Objectivos de Desenvolvimento do Milnio (ODM) para 2015, impulsionados pela ONU, tpico de conversa. Estes so momentos do projecto de impacto nacional Make it Possible, da AIESEC, no Algarve numa das suas vrias iniciativas locais. Michele Catena, estagirio italiano, acompanhou as escolas ao longo de vrias semanas, coleccionando estas imagens. BFS

12 | LEAD MAGAZINE

Crditos da fotografia: BS

LEAD MAGAZINE | 13

CONfIANA. ESSA A PEDRA BASILAR DESTA DINMICA.

O SUCESSO PARTILhA-SE
PERCURSOS
Carlos Lopes e Nuno Alpiara no momento da vitria em Paris

Carlos, cego, aprendeu que, para ser fora do comum, necessitava de algum do seu lado. Nuno, por sua vez, sabia que s se sentiria pleno ao dar ateno, conhecimento e alento a algum com quem pudesse evoluir. A histria no perfeita. Envolve medalhas de ouro em competies paraolmpicas e uma desqualificao na ltima corrida das suas carreiras como atletas. Olhando para trs, admitem que no mudariam nada e sabem relativizar: Ganhmos, perdemos e o mundo continuou a girar.
Estdio Olmpico Yves-du-Manoir, Paris. 80 mil pessoas enchem as bancadas. O barulho ensurdecedor e Nuno pensa: ou fujo ou mostro o que sei. Colocam-se em posio de corrida e ouve-se o som esperado: partida! 400 metros! O pblico vibra intensamente. O nvel de concentrao mximo. 200 metros! O pico da corrida. O adversrio mais complicado est muito perto e ameaa ultrapassar. 100 metros! A liderana tornou-se bvia, o esforo tambm. 50 metros! A sincronia dos corpos faz a fora. Carlos ainda no sabe mas est quase a ganhar. Meta final. O estdio em polvorosa. Ganhmos Carlos, ganhmos!, grita Nuno efusivo. Tudo isso se passa em 52 segundos, mas para ambos um momento que revivero para o resto das suas vidas. Enquanto corriam estavam fisicamente unidos por uma correia de 50 centmetros tamanho delineado por alguns pases, nomeadamente Portugal, para impedir um reforo positivo, isto , uma ajuda por parte do atletaguia. Nuno Alpiara, atleta-guia de 44 anos, correu ao lado de Carlos de Lopes, de 41, durante 15 anos. H casamentos que no duram nem metade, brinca Nuno. O que os uniu foi uma simetria de corpos em movimento, velocidade e passadas. No se recordam como foi o primeiro treino, mas algo foi desde logo evidente: Isto no se trata apenas de uma questo fsica, a empatia foi forte desde o princpio, reala Carlos. Ser atleta uma construo constante sem frmulas de sucesso exacta. Mas ambos partilham a mesma viso do que essencial dentro e fora da pista: para se ser o melhor, h que criar objectivos realistas, avana Carlos, mas realistas com aspirao a evoluir, seno h um contentamento vazio, remata. Nuno acrescenta outros factores, a seu ver, primordiais: competncia, persistncia, disciplina, destreza mental e muito suor. Nos Jogos Paraolmpicos de Pequim, China, em 2008, puseram prova outra das capacidades que um atleta deve ter: o diagnstico. As expectativas eram altas na prova de estafeta prova em equipa que tem como objectivo a passagem do testemunho entre as vrias extenses - pois era uma equipa que tinha sido campe da Europa em 2005 e mundial em 2006. Nuno tinha avisado a Federao Portuguesa que o facto da prova ser feita noite, poderia trazer problemas a alguns dos membros com deficincia visual, pois no conseguiriam ver to bem com luzes artificiais. A advertncia tornouse real: quando o Potra me bate no p, caio instantaneamente e o Carlos, sem se aperceber da situao, continuou a correr, relembra Nuno. Foram assim desqualificados na ltima prova oficial das suas carreiras com o mundo a assistir. A dependncia no aqui vista como fraqueza, mas sim como um alicerce para o sucesso. Sem o Carlos no teria ficado a treinar at to tarde na minha vida, confessa Nuno sorridente. Do outro lado da correia, o sentimento o mesmo, tal como a gratido. Fomos duas peas que se encaixaram perfeitamente, e isso nico, remata Carlos. Texto de BfS

14 | LEAD MAGAZINE

AfINAL CORRE NOS GENES


Enquanto adolescente, Carlos sabia muito bem que ramo profissional queria seguir: sade. Era aluno de cinco nas cincias exactas, mas no que tocava a letras assumia uma posio mediana. Como amblople - doena congnita oftlmica que leva reduo ou perda da viso - os professores mostravamse reticentes sobre a escolha. At a direco da escola falou com os meus pais, comenta Carlos, consideravam que a rea mais certa para uma pessoa como eu seria humanidades. Ento, aos 14 anos, realista da sua condio, optou por seguir psicologia, no cedendo s presses externas. Em 1988, j na faculdade e no curso que pretendia, ouviu falar de um grupo de atletismo s para cegos. Nessa mesma altura, tomou a dura deciso de usar bengala. O meu trajecto at faculdade, de Alverca a Lisboa, estava a ocupar parte das minhas preocupaes, relembra o atleta com voz embargada. Uma bengala, uma iniciativa ps curricular, duas decises que sem se dar conta lhe abririam um mundo de possibilidades. Comeou a treinar todos os sbados, durante dois meses, e, com o passar do tempo, apercebeuse que as suas aptides fsicas e mentais o permitiam ultrapassar o patamar de desportista amador. Olhando para a rvore genealgica deste desportista, a aptido no foi recebida com surpresa. O seu primo de 2 grau, com quem coincidentemente partilha o mesmo nome e paixo pelo atletismo, um dos mais conhecido atletas na praa portuguesa. Carlos Lopes, hoje com 64 anos, conta com medalhas olmpicas de ouro e prata em atletismo de longa distncia. Apesar de ser de uma modalidade diferente da minha, sempre admirei o seu percurso, aponta Carlos. Mas os genes da famlia Lopes na histria do atletismo portugus no acabam por aqui: A Maria Joo Lopes, que foi campe Ibrica 200 e 400 metros na dcada de 80, era tambm minha prima, acrescenta divertido. Com o aumentar do nvel da sua performance, Carlos encontrava um problema de difcil soluo: encontrar um atleta-guia que o conseguisse acompanhar, quer nos treinos, quer nas provas. Em norma complicado encontrar algum compatvel com o nosso perfil atltico, partilha, quando isso acontece, essas pessoas tm carreiras prprias. Tal facto no o impedia de progredir na sua carreira. Um ano aps ter comeado a treinar, competiu pela primeira vez fora de Portugal, nos campeonatos da Europa de Zurique, em 1989, e conquistou uma medalha de prata nos 800 metros. No tinha atleta-guia e tive que correr com um atleta-guia suo. Por acaso correu bem, mas precisava de algum do meu lado a tempo inteiro. At que em 1993, Nuno Alpiara entra na sua vida.

DAR SEM MEDIDA


Desde os 8 anos que Nuno brincava ao atletismo com os seus irmos. O desporto tornou-se a tradio familiar da sua gerao: em 9 irmos, 4 tornaramse professores de Educao Fsica e Nuno um atleta de alta competio. Outra irm ainda tirou o curso de instrutora, mas acabou por no seguir os passos familiares. Para alm desta partilha, Nuno aprendeu que o desporto no era s sobre competio ou apetncias fsicas, havia algo indispensvel: o que aprendi em termos humanos foi primordial para os meus anos de crescimento, reflecte o atleta. essa a mensagem que deixo igualmente aos meus atletas: estas competncias sociais so fundamentais quer no desporto, quer no mundo do trabalho, acrescenta. Nuno contou igualmente com algum que at aos dias de hoje considera o seu mentor: o professor Joaquim Neves. Conheceu-o aos 12 anos e nunca perderam o contacto. Ele ensinoume tudo o que havia para ensinar no atletismo, conta. Tal conhecimento revelou-se ainda mais produtivo quando chegou s aulas de Biomecnica, na Faculdade de Motricidade Portuguesa, onde se licenciou. O professor Joaquim no s me explicava o que fazer, mas tambm o porqu de tal movimento, e remata, por isso tive imenso gozo e facilidade nessa cadeira. Enquanto se licenciava em Educao Fsica, Nuno treinava para ser 400 metros barreirista em barreiras participou em inmeras competies dentro e fora da fronteira, colocando-se sempre entre os primeiros sete lugares. Atravs do seu treinador da altura, o professor Joaquim Santos, ficou a saber que o Carlos estava sem atleta-guia. Agora, olhando para trs, que vejo a dimenso da aventura, conta com um sorriso rasgado enquanto olha atentamente para os atletas que treinavam sua frente, aquando da entrevista. Como 400 metros barreirista, fui treinado para ter diferentes tipos de passadas e velocidades, por isso treinar com o Nuno foi um dos maiores desafios da altura, acrescenta. Entre 1993 e 1998, Nuno tornou-se num verdadeiro equilibrista no que tocava sua agenda: acompanhava Carlos assiduamente em todas as provas, treinava as suas equipas de atletismo, no Sporting, e ainda treinava e participava nas suas provas como 400 metros barreirista. Se quisesse ser realmente bom em tudo o que fazia, tinha de me saber organizar, confessa, e foi esse sistema focado que permitiu manter esse ritmo durante anos. A partir de 1998, Nuno optou por abdicar da sua carreira como atleta e dedicar-se a Carlos. Quando me tornei treinador do Carlos, sabia que tinha a oportunidade de lhe dar ainda mais do que havia dado, aponta, foi um passo fundamental nas nossas carreiras.

LEAD MAGAZINE | 15

16 | LEAD MAGAZINE

PREPARAR UMA CARREIRA EMPREENDEDORA... NA UNIvERSIDADE


fRANCISCO BANhA
fotografia: DR J se questionou qual ser o melhor momento para empreender? Eu digo: na Universidade. Amigos com conhecimentos e competncias complementares? Muitos e disponveis ou pelo menos fceis de encontrar. Custo da mo-de-obra? Zero (pelo menos se forem todos carolas, tiverem algum tempo disponvel e acreditarem na ideia de negcio). Custo da sala de reunies? Zero (qualquer bar serve). Custo do equipamento? Zero (cada um tem o seu computador ou se no tiver usa o da faculdade). Custo de oportunidade salarial? Zero (quando ganhar um salrio confortvel dificilmente toma a opo de arriscar). No sou eu apenas quem repara nestas oportunidades. Vejamos os exemplos que nos chegam dos EUA. Facebook, Google e a prpria Microsoft so exemplos vivos de que o ambiente universitrio o mais frtil para criar novos negcios e inovadores. O Bill Gates no acabou sequer o seu curso ateno que no recomendo isto a ningum. Em Silicon Valley, quem no pode pagar um conjunto de programadores, fornece a garagem e o churrasco e em troca os amigos e futuros accionistas ajudam criao da embrionria start-up. um exemplo um pouco extremo mas que se equipara abundncia de recursos intelectuais que existem nas Universidades e que podem criar projectos que se revelem verdadeiros sucessos amanh. As respostas a estas perguntas que coloquei so a prova de que existem um elevado potencial durante o perodo universitrio. Felizmente existem associaes como a AIESEC que estimulam a atitude empreendedora e que abrem janelas a jovens que no tiveram a felicidade de contactar com essa possibilidade anteriormente, apesar de hoje existirem j bastantes municpios com a preocupao de proporcionar educao a este nvel. Por onde comear? Por um plano de negcios, ou pelo menos por um rascunho do que pode vir a ser um plano bem delineado para um conjunto de aces que devem visar um objectivo comum num ambiente bem caracterizado de concorrentes, clientes e fornecedores, onde o novo servio/ produto encontrar o seu espao no mercado. Depois chega o que para o comum dos estudantes o mais difcil - o financiamento. Por vezes este aspecto pode ser ultrapassado quando o negcio se consegue financiar pelas vendas, quando se recebe primeiro do que se paga ou quando depende integralmente da mo-de-obra dos empreendedores. Quando assim no , convido-o a descobrir um pouco mais sobre os Business Angels, indivduos particulares, com capacidade de financiamento e experincia de gesto e estratgia, que investem o seu capital pessoal e o seu conhecimento especfico em projectos com elevado potencial de crescimento, escalveis ao mercado global e que se encontram em fases iniciais de desenvolvimento. Existem cerca de 500 destes investidores um pouco por todo o pas e destaco que graas a um fundo de co-investimento recm-criado, dispem para investir nos prximos dois anos e meio qualquer coisa como 42 Milhes de euros e esto activamente procura do prximo Facebook. Fica o desafio: avalie bem a sua ideia, junte a equipa certa e apresente-a aos Business Angels portugueses. francisco Banha Presidente da federao Nacional de Associaes de Business Angels

LEAD MAGAZINE | 17

EMPREENDORISMO

EMPRESRIOS ESPECIAIS
RETRATOS

MIGUEL PINA MARTINS


CEO DA SCIENCE4YOU

COM 22 ANOS EM jUNhO, 2007

Depois de um curso de economia com notas brilhantes e sete propostas de trabalho, Miguel escolhe a Banca de Investimentos para dar os primeiros passos numa carreira que prometia.

30 DE jANEIRO, 2008:

SETEMBRO, 2007:

Quando o despertador toca, Miguel no quer acreditar: J?!. No se imagina a vender e comprar aces o resto da vida. O projecto final de curso, que lhe tinha valido um 18, no lhe sai da cabea. A vontade de criar uma empresa, sonho que alimenta desde pequeno quando j liderava as brincadeiras, tambm no.

NOvEMBRO, 2007:

Despede-se. E comea a investir o tempo em tornar o real o projecto de faculdade, a Science4You (S4Y). Candidata-se ao programa de financiamento FINICIA Jovem e amadurece o projecto: o selo da Faculdade de Cincias da Universidade de Lisboa (FCUL) garante prestgio e os brinquedos cientficos so a oportunidade ainda por trabalhar. A deciso econmica, no vale a pena imaginar um Miguel pequeno a desenvolver uma paixo tal por brinquedos que decide prolongar a brincadeira para o mundo do trabalho.

Dia da fundao da S4Y. Assina a parceria com a FCUL. Seguem-se os museus de cincia. Hoje s faltam dois em Portugal e j tem as primeiras parcerias em Espanha. Dentro de cada brinquedo h um vale que se traduz em bilhetes de entrada no Visionarium de Aveiro ou no Pavilho do Conhecimento em Lisboa. tambm o incio de uma jornada solitria. Os amigos tinham-lhe dito para no arriscar. Mas Miguel abraa o desafio, aposta a vida na S4Y e falhar no hiptese. No quer ter no curriculum a destruio de uma empresa. Dedica-se a tempo inteiro no acredita em empreendedores em part-time e faz tudo: porteiro, armazenista, director comercial, director financeiro, at designer. Parece que s a qualidade da apresentao das caixas de brinquedos sofreu com a ousadia.

nicao e quatro cientistas que garantem a produo prpria dos brinquedos. Trabalham em open space, trocam opinies sobre o trabalho e a vida longe das hierarquias, sabendo que o valor mais importante o empenho.

hOjE COM 26 ANOS:

OUTUBRO, 2008:

Os primeiros seis brinquedos desenvolvidos pela S4Y, em parceria com a FCUL, so lanados no mercado. A Fnac e o El Cort Ingls so os primeiros a acreditar que os seus clientes iam comprar a ideia. Hoje a lista bem maior. altura tambm para alargar a equipa. Hoje so 12 pessoas com uma mdia de idades nos 25 anos: trs designers, trs gestores, um armazenista, um responsvel pela comu-

Miguel, distinguido como Empreendedor do Ano 2010 pela Comisso Europeia, confundese com a empresa, fala sempre com o plural majesttico, mesmo quando se refere aos primeiros passos sozinho. Percebe-se porqu: sente a S4Y como casa, l que passa, no mnimo, 12 horas por dia. E foi l que viu a sua ideia expandir-se para Espanha, Angola, Brasil, Reino Unido e Finlndia. Face a isto, o objectivo no podia ser diferente: fazer da S4Y uma empresa de dimenso mundial, sempre com a bandeira de Portugal. Sabe que no a sua obrigao, mas sente-o como um desgnio. Abandonar Portugal no lhe passa pela cabea. Pelo contrrio, se o chamarem para ocupar um cargo poltico, vai sem olhar para trs, porque Miguel acredita que a poltica o melhor instrumento para mudar o pas. E hoje, quando o despertador toca, entre as 6h30 e as 7h, acorda bem-disposto e ansioso por chegar ao escritrio.

18 | LEAD MAGAZINE

fOI POUCO DEPOIS DA LICENCIATURA QUE DECIDIRAM TOMAR AS RDEAS vIDA. CRIARAM AS SUAS EMPRESAS E hOjE SO MAIS fELIzES.ESTA A hISTRIA, AINDA NO PRINCPIO, DE QUATRO jOvENS DESTEMIDOS QUE DECIDIRAM NO ESPERAR MAIS. NEM PELO fIM DA CRISE, NEM PELA MATURIDADE PROfISSIONAL, NEM PELO APOIO DA SOCIEDADE.
Textos de SSA e fotografia por BS

SO CEOS MAS PODEMOS TRAT-LOS POR TU.

COM 25 ANOS EM AGOSTO 2008:

MIGUEL QUEIMADO

fotografia: AAP

fUNDADOR DA ACREDITA PORTUGAL

Miguel decide usar os 15 dias de frias para correr 800 quilmetros de Caminha a Sagres. Quer provar que possvel concretizar os sonhos, mesmo os que muitos se apressam em qualificar como impossveis. Ao cumprir o objectivo, espera ajudar, a partir daqui, a construir a auto-estima dos portugueses e o seu esprito empreendedor. Estes so os primeiros passos do Miguel, regressado a Portugal depois de sete anos a acumular formao acadmica e experincia profissional l fora. Frana, Londres, Washington e China so os pases que o viram crescer como estudante, presidente da Associao de Estudantes do Kings College quando era um perfeito desconhecido ou participar na campanha vencedora do Partido Trabalhista. O ltimo desafio, antes de regressar ao nosso paraso - como gosta de classificar Portugal - passou pelo apoio criao de uma marca de roupa na China. Enquanto Miguel corria, estavam abertas as inscries para a primeira edio do concurso de empreendedorismo Realize o Seu Sonho. Esperavam-se 50 candidaturas. Mas havia mais aspirantes a empreendedores dispostos a realizar um sonho: 700 pessoas aceitaram o desafio. Miguel e a equipa ficam surpreendidos, mas satisfeitos. Acabavam de criar a oportunidade para pensar em solues e oportunidades, no em obstculos e barreiras. Havia 700 portugueses dispostos a mudar as suas vidas, e, assim, a mudar Portugal. Dos dez finalistas escolhidos, sete tm agora os seus projectos em fase de implementao.

MARO, 2011:

A segunda edio do Realize o Seu Sonho lanada e atinge as 1500 candidaturas. Renem-se mais apoios, cria-se uma maior proximidade entre empreendedores e business angels e melhora-se uma ferramenta que se revela essencial para a estruturao das ideias em projectos: a Dream Factory. Esta ferramenta online permite a pessoas, mesmo sem formao acadmica na rea, estruturar as ideias, testar o plano de negcio e preparar a implementao. E a Dream Factory no discrimina. Serve para quem sonha ter uma empresa, mas tambm uma associao, organizao ou fundao. Para o Miguel, o empreendedorismo social deve ser valorizado e no esquecido como acontece na maior parte dos concursos deste tipo.

hOjE AOS 28 ANOS:

Miguel socorre-se do passado para falar do futuro. Relembra o tempo das Descobrimentos e as rotas comerciais que os portugueses do sculo XV e XVI criaram para provar que sempre fomos empreendedores. Que a crise sempre nos inspirou a superao. Miguel olha para o pas e admite que uma dessas fases que atravessamos agora, com os jovens a enfrentar dificuldades a que no estavam habituados. Mas tambm tempo de sonhos. Miguel coloca-os em forma de objectivo a dez anos: ajudar milhares de aspirantes a empreendedor, ter a DreamFactory nos curriculae das escolas portuguesas do 9 ao 12 e fundar uma incubadora da AP. E o maior sonho de todos: tornar a AP num smbolo de uma nova atitude em Portugal, em que as pessoas se atrevem a acreditar em si prprias, nos seus projectos e no nosso pas como o melhor lugar do mundo para os realizar. LEAD MAGAZINE | 19

COM 21 ANOS EM jUNhO, 2008:

Fbio termina a licenciatura e tem de fazer a primeira opo da carreira: trabalhar numa multinacional ou numa PME no sul do pas. Como fizera at aqui, escolhe o caminho mais improvvel e opta pela segunda opo. Em mente tem o projecto de vida: criar a prpria empresa. Acredita que ao assumir o lugar de Director de Marketing e Vendas num jornal regional do Algarve ganhar a experincia que pode vir a ser mais til no momento de empreender. Foi com esta opo em mente que fez o curso na Universidade do Algarve conciliando com um percurso na AIESEC que culminou na Vice-Presidncia da Direco Nacional.

DEzEMBRO, 2010:

Fbio funda a Diferencia e muda-se para Oeiras, est mais perto da capital, mas no se afasta do mar. Quer tornar a Diferencia na primeira escolha das empresas que procuram conciliar o marketing com impacto social e acredita que o seu potencial de crescimento passa pelas PME.

hOjE AOS 25 ANOS:

AGOSTO, 2010:

fBIO RODRIGUES
CEO DA DIfERENCIA

O objectivo para ser cumprido perto dos 30 anos, antecipado. A deciso no fcil. S o av Henrique d um apoio incondicional desde o incio. A famlia pede-lhe para pensar melhor, os amigos chamam-lhe louco. Afinal tem uma vida confortvel como Brand Manager numa das trs maiores empresas algarvia, mora com a namorada em frente ao mar... e tudo isto numa poca de crise. Mas o Fbio, inquieto por natureza, decide arriscar. Estrutura o plano de negcio e vende o carro, um AudiTT, para financiar a empresa.

A Diferencia est dar os primeiros passos e o Fbio ainda o responsvel por tudo. Desde a prospeco comercial facturao, passando at pelos pormenores burocrticos que o fazem perder mais tempo do que podia imaginar. Para o futuro, espera dar sua empresa uma dimenso internacional e criar uma equipa de pessoas felizes. imagem do prprio Fbio que confessa ser um optimista daqueles que v sempre o copo meio cheio.

COM 23 ANOS EM SETEMBRO, 2009:

David regressa a Portugal numa altura em que o pas atravessa um perodo de dificuldade econmica. Vem para integrar o programa People Grow do Millennium BCP e nem perde tempo a pensar na conjuntura. Para o David a palavra crise apenas um estado mental e, por isso, depende apenas de cada um de ns escolher v-la como uma oportunidade ou uma dificuldade. David regressa depois de um semestre em Erasmus e um estgio de vero na Estnia, um ano no programa de estgios internacionais do BCP na Polnia e um ano de mestrado em Maastricht, na Holanda.

DEzEMBRO, 2010:

Deixa o trabalho no BCP e comea a criar as fundaes para a ExpandGlobe. Nos ltimos meses dedicara-se a olhar para os produtos portugueses e a avaliar quais destes seriam os melhores para exportar para a Europa de Leste um mercado que conhece bem. Percebe que o vinho tem potencial e um produto por explorar nesses mercados.

hOjE AOS 25 ANOS:

jULhO, 2010:

DAvID vALENTE
CEO DA ExPANDGLOBE

As dvidas assaltam-no. Est h um ano em Lisboa, sem viajar, e sente que est a perder as experincias internacionais que o tinham alimentado nos ltimos anos. V o discurso de Steve Jobs na cerimnia de formatura em Stanford, onde o CEO da Apple faz a plateia reflectir sobre o sentido da vida. David questiona-se e chega concluso que no quer fazer carreira no BCP. Conheceu pessoas que o desafiaram e aprendeu muito, mas no aquilo que quer para a sua vida. Decide viajar pela Europa durante um ms: primeiro Londres, Polnia e Grcia onde reencontra amigos da vida antiga, e depois Macednia e Montenegro que descobre sozinho. No fim da viagem, tem a frmula para a sua felicidade: ser lder do seu caminho, viver experincias internacionais e ter um trabalho de constante desafio. S no sabe ainda como aplicar a frmula numa carreira.

Sente que viveu mais nos ltimos quatro meses, que num ano inteiro em Lisboa. Os desafios que se props foram alcanados: conseguiu que os maiores e mais premiados produtores de vinho portugueses se juntassem ao seu projecto, assim como os maiores distribuidores na Eslovnia e na Crocia. Mas a Expandglobe do David no se fica por aqui. Est a ser criada uma plataforma onde, s empresas de vinho, se juntaro as do turismo para promover a marca Portugal. At ao fim de 2012 a Expandglobe dever actuar em nove pases da Europa de Leste, incluindo Rssia e, at ao fim de 2013, estar no top5 em seis desses mercados. Estes so os objectivos do David que, ao longo do percurso, foi coleccionando mentores com quem gosta de conversar no momento de tomar decises. So professores, empresrios e at amigos aqueles que fazem as perguntas difceis.

20 | LEAD MAGAZINE

fotografia: fAIRconsultancy

SALTOS DE GIGANTE

ENTREvISTA: CLUDIA CALDEIRINhA

Cladia Caldeirinha com Antnio Guterres, Alto Comissrio das Naes Unidas para os Refugiados

Desde muito cedo, Cludia Caldeirinha sabia que queria fazer a diferena no mundo e que o seu cdigo postal no seria portugus. Fez as malas e partiu para Roma ao encontro de uma proposta de trabalho ideal e do seu amor italiano. Passados 14 anos, numa conversa por Skype a partir de Bruxelas, partilhou como foi trabalhar na Comisso Europeia, fazer parte da equipa de George Soros e chegar s Naes Unidas. Cargos parte, pede logo para ser tratada por tu. Enquanto fala, as suas mos exibem uma dana fluida e sincronizada. O tom de entusiasmo em qualquer tema latente, especialmente quando na mesa est o futuro de Portugal e do quanto quer fazer parte dele. As malas de regresso ainda esto vazias, mas por pouco tempo.
O facto de teres nascido em Timor foi determinante para a tua vida? Sim, vim para Lisboa com trs anos, mas os meus pais mantiveram sempre o contacto com a comunidade timorense exilada em Portugal. A minha noo de responsabilidade poltica e social ficou muito marcada por isso. Tinha 16 anos e j andava a fazer abaixo-assinados para a libertao de Timor. Comecei muito cedo a trabalhar com Organizaes No Governamentais (ONG). Porque que tiveste essa necessidade de comear to cedo? Porque para mim sempre foi muito evidente. O facto de ter nascido num stio onde havia genocdio, injustias atrozes, pessoas a voltarem com marcas de tortura no corpo, que tinham visto a famlia ser violada e morta... Isto d a volta cabea de uma mida de 16 anos. Apercebi-me que havia muita coisa errada no mundo e que era preciso algo. Decidiste estudar Relaes Internacionais. Como foram os tempos de faculdade? Foram tempos interessantes. Decidi organizar um movimento acadmico para os Direitos Humanos. Trabalhmos muito sobre a questo de Timor, do Saara Ocidental, do Curdisto. Para alm disso, tambm organizamos uma luta contra as propinas. Comearam a chamar-me comunista, porque foi a primeira revoluo dentro do ISCSP, que, na altura, era profundamente conservador. -te natural essa urgncia em criar, melhorar? -me intrnseco. E ali havia espao para isso. Mas tambm havia muito que fazer. (risos) Tive a sorte de ter professores fascinantes como por exemplo o Adelino Maltez, um verdadeiro pensador. E como sou muito provocadora, espicaava-me sempre que podia em relao s minhas convices. Dizia-me que isto dos idealismos era tpico dos 20 anos, que, quando fosse mais velha, isso passava. E respondias o qu? Dizia-lhe que no, muito evidentemente. muito engraado porque, 20 anos depois, quando nos encontrmos, disse-me: Continuas a mesma. Pois, os idealismos s morrem se quisermos, respondi-lhe. (risos). Aos teus olhos como era Portugal na altura? Era muito mais fechado, o que no deixava muito espao para uma pessoa como eu. As instituies eram feitas por e para pessoas quadradas,(risos). E as poucas onde havia pessoas que no estavam assim, j para l caminhavam. Qual era a tua maior ambio aos 20 anos? Sair. Conhecer o mundo. Ir ver o que havia l fora. Texto de BfS

LEAD MAGAZINE | 21

E comeaste por onde? Comecei a ver tudo o que havia a nvel de possibilidades de bolsas de estudo e consegui uma de mestrado em Politica Internacional e Direitos Humanos, do British Council. Eu tinha interesse em dar maior dignidade s pessoas, qualidade de vida. Achava que as solues ainda se encontravam a nvel macro, e portanto fui fazer o mestrado em Gales, num dos departamentos mais antigos de poltica internacional do mundo. Foi uma revoluo para mim. Em que sentido? Descobri que tudo o que tinha dado em Portugal no era seno a viso das relaes internacionais dos meus professores. E que havia, mesmo do ponto de vista conceptual, terico e acadmico, um mundo gigantesco por trs. Foi um momento de switch. Desde muito cedo fizeste misses por ONGs portuguesas e internacionais, qual te marcou mais? Essa difcil. Provavelmente a do Saara Ocidental onde fui identificar as necessidades de um projecto de apoio ao desenvolvimento a crianas com deficincia. Tinha 22 anos e achava que ia salvar o mundo. Fiquei l duas ou trs semanas e quando regressei apercebime que afinal tinha feito pouqussimo. As lies de vida que aquelas pessoas me tinham dado eram desproporcionalmente maiores do que o que eu algum dia pudesse fazer por elas. Que lio retiraste? Primeiro, foi a humildade. Os nossos pequenos egos so todos dispensveis. A nvel poltico tem a ver com o prprio sentido da ajuda ao desenvolvimento, tal como ainda feita estamos a falar de um paradigma que no tem mudado muito. um paradigma existencialista, em que o norte manda pessoas cheias de conhecimento para o sul, para ensin-los como que eles tm de fazer as coisas. A maior parte das vezes sabem-no fazer melhor que ns... Falta o dinheiro e um pequeno pilar tcnico. A ajuda ao desenvolvimento tem sido uma das grandes desiluses actuais porque o dinheiro investido no tem sido proporcional ao impacto. No est apropriado. Por exemplo, em vez de mandarmos 500 turistas do desenvolvimento - porque, no fundo, quando fui para l era uma turista do desenvolvimento cheia de boas intenes uma das solues passaria por enviar menos pessoas e utilizar esse dinheiro no investimento da capacitao local. Criar o tal owernship, futuro. Foi tambm numa dessas misses que te apaixonaste pelo teu marido. Sim, em Roma. Foi amor primeira vista, uma histria muito bonita... Encontramo-nos numa misso sobre direitos humanos criada para o sul da Turquia. Quando conheci Roma foi maravilhoso, quis logo ir para l viver, mas, quando me mudei, apercebi-me que entre a realidade e aparncia havia uma grande diferena. (risos) Ateno, tornou-se no meu segundo pas, mas um pas que elegeu trs vezes, democraticamente, um atrasado mental como o Berlusconi... O problema no s ele mas

sim as pessoas que votam neles. Ele no fez uma revoluo militar, chegou atravs de uma eleio democrtica. Essa mudana de pas foi pouco depois do mestrado? Foi pouco tempo depois, em 1997, julgo eu. Em Portugal, no havia lugar para mim. Tinha de sair. O facto de estar apaixonada pelo meu italiano, fornecia-me a porta certa para escapar. Foi nessa mesma altura que comeaste a fazer misses com as Naes Unidas, como que chegaste l? Com muita preserverana. Muita. Passava muito tempo procura de oportunidades em vrias agncias, universidades, que me permitissem viajar, conhecer o mundo. Que me pudessem colocar em contacto com as bases. Quais eram essas bases? As pessoas, os desprivilegiados do mundo. Parece um bocado clich, mas era mesmo isso. O que que te move? O instinto, a intuio. Temos muita a tendncia a racionalizar e afastarmo-nos do nosso instinto. E uma coisa que me apercebi que se nos mantivermos prximos do instinto acabamos por encontrar o bom caminho. Foi esse instinto que te levou a Bruxelas? O meu doutoramento era sobre estratgias de capacitao e empowerment da sociedade civil no geral e comecei a ter que fazer estgios na Comisso Europeia, trabalhar com vrias fundaes... Um dia algum me envia um email com uma oferta de trabalho da Fundao Soros, do George Soros, que era a minha cara. Fiz imensas entrevistas, tudo por telefone, e acabei por ir a Washington e contrataram-me para Directora Regional na Europa do Democracy Coalition Project. Bruxelas tornouse a minha casa at hoje. Esse passo representou uma mudana na tua vida. Porqu? Porque venho de Portugal, de uma famlia normal sem nenhum tipo de privilgios sociais ou polticos. Nunca tive cunhas. De repente estava sentada mesa com o George Soros que, na altura, s tinha acabado de destabilizar a economia inglesa e a economia do pacfico, percebes? Sentias-te intimidada? No, no. Aprendi imenso. Leccionas na Universidade de Roma um mestrado sobre Liderana. Em Portugal quem consideras ter um bom perfil de lder poltico? No te vou dizer isso (risos). Depois do George Soros, trabalhei com alguns dos nosso polticos no Clube Madrid. Antnio Guterres, Cavaco Silva agora em suspenso por causa do mandato Jorge Sampaio, Mrio Soares e, mais frequentemente, o Antnio Vitorino. Aprendi que fcil criticar, que os lderes so maus, que no chegam, mas ser lder no

fcil. Tem que ter a capacidade de dar sentido, dar estratgias com objectivos e mobilizar as pessoas para chegar aos resultados. No nada fcil. Se algum dia tivesse essa possibilidade seria algo que nunca quereria ser. E daqui a dez anos vs-te onde? Em Portugal... estou a tentar ir para Portugal. Estou comear a ver onde h possibilidade de me integrar e pode ser que haja coisas boas a sair desta crise. Alis, estou convencida que h. O que mais vamos aprender? Podemos aprender a ser mais essenciais, aceitar que ser pequeno no mau. No temos que ser grandes. Small is beautiful. Aprendamos a valorizar-nos, a sermos orgulhosamente pequenos mas bons. A crise um momento de inovao e a criatividade fundamental. As pessoas com boas ideias so fundamentais, sobretudo no alimentar de uma mentalidade pr-activa. Se vieres para Portugal, vais querer trabalhar em qu? H o ideal e h o real. Idealmente gostaria muito de poder ir na lgica de participar na capacitao. Gostaria muito de fazer qualquer coisa que pudesse ajudar e estou-te a falar de um sonho a mudar esta mentalidade catastrofista, negativa, auto-flagelante e que parte das pessoas tem e vai reproduzindo. E como que se transforma esse modelo? Isso acredito no que diz o Dalai Lama. Antes de quereres mudar o mundo, comea por te mudar a ti prprio. Portanto, hoje em dia, quando tenho as minhas tendncias de ser humano e de portuguesa e apetece-me criticar, pro. Realisticamente, queres fazer o qu? Tenho duas reas de formao: relaes internacionais e desenvolvimento organizacional em liderana, coaching. Uma mais macro, outra mais micro. Cada uma delas uma maneira diferente de olhar para o ser humano. Poltica Internacional e tudo o resto que fiz na primeira parte da minha vida, foi ligada noo de que precisas de criar redes, instituies e leis que permitam proteger a pessoa. A certa altura, com idade e experincia, apercebi-me que a minha influncia no era muito grande. O que estava a fazer era a contribuir para um processo demasiado burocrtico e longe da pessoa. E portanto o que fiz foi baixar - no no sentido hierrquico - e me aproximar do contacto com as pessoas. Se antes tratava dos direitos das mulheres, atravs de redes, agora passo mais tempo com as pessoas. E agora, passadas tantas experincias, qual a tua maior ambio? (Pausa) Ser feliz e ajudar as pessoas minha volta a serem mais felizes.

22 | LEAD MAGAZINE

UNIvERSITRIO NA CGD

QUAIS AS MAIS vALIAS DE SER CLIENTE QUAIS OS PR-REQUISITOS PARA A CANDIDA- QUAIS OS BENEfCIOS DE TER UMA CONTA UNIvERSITRIO NA CGD? TURA NA CAIxA EMPREENDER? POUPANA NA CGD?
Pertencer ao Segmento Universitrio na Caixa significa dispor de um conjunto de solues financeiras e benefcios criados especificamente para satisfazer as necessidades que um estudante do ensino superior apresenta durante a sua vida acadmica. Se considerarmos que o ciclo de vida acadmico composto por trs fases, nomeadamente: Inicio da Vida Acadmica; Frequncia da Ensino superior Transio para a Vida Profissional. Para cada uma destas etapas o Universitrio manifesta diferentes necessidades, podemos afirmar que a Caixa apresenta actualmente solues para cada uma destas etapas. O esquema seguinte ilustra bem a ligao entre a oferta da Caixa versus as necessidades dos Universitrios, associado ao percurso da vida que os estudantes efectuam: Antes de efectuarem a sua candidatura ao Caixa Empreender, os promotores devero respeitar os pr-requisitos base para se ser empreendedor, nomeadamente: Ser Inovador; Ter capacidade para criar Valor; Saber avaliar o Mercado; Planear e gerir com eficcia. Se um promotor se v reconhecido nestes valores, essenciais para a criao do prprio negcio, e pretende recorrer a financiamento bancrio, necessita primeiramente de preparar o seu projecto. Um projecto bem estruturado um projecto que apresenta garantias e segurana de investimento, tornando o processo de anlise e deciso do financiamento rpido. E nunca esquecendo que criar o prprio negcio um projecto de vida.

A Caixa enquanto Banco com maior nvel de segurana no sistema financeiro portugus pode-se assumir como uma relevante opo para quem pretende aplicar as poupanas. Associado ao valor da confiana e segurana a Caixa incorpora na sua oferta um diversificado conjunto de opes para diferentes nveis de interesse e objectivos. Os clientes Caixa tm oportunidade de verem remunerado os seus depsitos com muito atractivas taxas de juro. Vale a pena conhecer os depsitos Caixa atravs do site www.cgd.pt.

O QUE O CRDITO COM GARANTIA MTUA (CGM)?.

PORQU E PARA QUEM fOI CRIADA A fRMULA U?

O QUE O CAIxA EMPREENDER?

O Caixa Empreender um conjunto de solues destinadas a que pretende iniciar ou expandir o seu prprio negcio. A soluo Caixa Empreender foi lanada em 2010 tendo como objectivo estimular o esprito empreendedor dos Portugueses, proporcionando solues, quer ao nvel de financiamento, quer ao nvel de produtos e servios, a quem tem esprito empreendedor. Para quem sonha em ter o seu prprio negcio, a soluo Caixa Empreender disponibiliza quatro linhas de financiamento, que lhe permitiro criar expandir o seu negcio. A linha Caixa Jovem Empreendedor, a Linha de Crdito ANJE e a Linha de Crdito IEFP resultam de parcerias da Caixa com as referidas instituies.

A Soluo Frmula_U foi criada especificamente para os Estudantes do Ensino Superior que pretendem adquirir um automvel, novo ou usado, ou moto. Esta Soluo apresenta condies flexveis quer em Crdito quer em Leasing, com vantagens nos preos para os estudantes do ensino superior, para alm de disponibilizar um desconto de 15% no seguro da OK Teleseguro.

O Crdito de Garantia Mutua, uma iniciativa do anterior Ministrio da Cincia, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e que resulta da celebrao de um protocolo entre a CGD e as Sociedades de Garantia Mtua (SGM) com o objectivo de criar condies de financiamento aos estudantes universitrios, sem a necessidade de recorrer a garantias ou fiadores. Este Produto destina-se a alunos inscritos em cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, ps-graduao, cursos de especializao tecnolgica, bem como alunos abrangidos por programas de mobilidade internacional, nomeadamente para estadias no estrangeiro de 3 a 12 meses, no mbito dos Programas ERASMUS e outros programas de intercmbio internacional de estudantes. Os prazos de financiamento podero ir at aos 16 anos, e o montante at ao mximo de 5.000, por ano de curso com aproveitamento, com um mximo global de 25.000 (em cursos de 5 anos).

LEAD MAGAZINE | 23

24 | LEAD MAGAZINE

INOvAO SOCIAL PELAS CIDADES


jOS CARLOS MOTA
fotografia: Cludia Pinto
Vivemos num momento particularmente difcil da nossa vida comum, em que nos deparamos com problemas financeiros e econmicos de natureza complexa e de difcil resoluo. Torna-se assim fundamental procurar encontrar respostas colectivas, mobilizando as energias e recursos disponveis (intelectuais, cvicos e de empreendedorismo) e identificando espaos comuns de actuao. As cidades emergem, cada vez mais, como um palco particularmente rico, quer pela significativa concentrao de pessoas, infraestruturas e conhecimento, quer pelas condies que oferecem para estimular a conexo social, o compromisso cvico e a mobilizao colectiva para resolver problemas comuns. Neste sentido, e perante as actuais dificuldades, fundamental reflectir sobre os mtodos adequados para apoiar a mobilizao cvica em torno da qualificao e valorizao do papel das cidades, no que podemos designar por inovao social pelas cidades. O tema da inovao social tem vindo a ganhar um crescente interesse quer no meio acadmico e profissional quer no poltico, destacandose a esse propsito uma iniciativa recente da Comisso Europeia que visa criar uma comunidade de inovadores sociais a nvel europeu que partilhem informao e aprendizagens. A designao no sendo nova tem tido um desenvolvimento recente relacionado com a procura de novas ideias (produtos, servios ou modelos) que simultaneamente respondam a novas necessidades sociais (por ex: integrao social, promoo da cultura, proteco do ambiente) e novas formas de trabalho colaborativo. Apesar de alguns problemas relacionados com dificuldades de reconhecimento e visibilidade, pequena dimenso e fragmentao das iniciativas, as reas de interveno da inovao social comeam a alargarse e a responder a um crescente nmero de desafios da sociedade contempornea. Neste quadro, surgiu recentemente em Portugal o movimento CIDADES PELA RETOMA (http://noeconomicrecoverywithoutcities.blogs.sapo.pt/) que se pretende afirmar como um desafio para promover e discutir o papel das cidades neste contexto de transio e reflectir sobre como podem os cidados organizar-se para ajudar a encontrar respostas para os problemas concretos do seu espao de vida colectiva (a rua, o bairro e a cidade) e para valorizar e potenciar os recursos existentes. No mbito deste movimento esto a desenvolver-se dois projectos. O primeiro uma rede de reflexo sobre movimentos cvicos de cidade, designada GLOBAL CITY 2.0, no mbito da qual se est a produzir um mapa de blogues [ou sites] de ruas, bairros, vilas ou cidades promovidos por cidados, grupos ou instituies que pretendem pensar de forma colaborativa sobre o futuro das suas cidades (http://globalcity.blogs.sapo.pt/). O segundo pretende identificar PROJECTOS URBANOS DE BAIXO-CUSTO E ELEVADO BENEFCIO com potencial de gerao de emprego, de animao da actividade econmica e social e de organizao espacial e funcional das cidades (http://ruadasideias.blogs.sapo.pt/). Num momento crtico da nossa vida colectiva esta uma oportunidade importante para mobilizarmos o nosso esforo individual em torno de um objectivo comum - a construo de um futuro diferente para as nossas cidades.

jos Carlos Mota docente e investigador da SACSjP - Universidade de Aveiro jcmota@ua.pt

LEAD MAGAZINE | 25

INOvAO

O PAPEL. QUAL PAPEL?


INfOGRAfIA

COMO QUE DE UMA RvORE NASCE UMA fOLhA DE PAPEL? A LEAD MAGAzINE ACOMPANhOU O PROCESSO DESDE A fLORESTA AT ChEGAR SECRETRIA. PELO CAMINhO DESCOBRIMOS QUE A PRODUO PODE SER SUSTENTvEL E AMIGA DO AMBIENTE. ENTRA NESTA vIAGEM COM O GRUPO PORTUCEL SOPORCEL (PS).

FLORESTA

Florestao que

PREVINEglobal o aquecimento

CERTIFICAO FLORESTAL

QUE GARANTE A ORIGEM DA MATRIA-PRIMA

(World Wide Found for Nature) com o projecto New Generation of Plants

PARCERIA COM A WWF

fBRICAS DE PASTA E PAPEL

BIOMASSA

Energias renovveis: so usadas nas fbricas de Pasta essencialmente.

Esto em trs pontos do pas:

1,6 MILhES DE TONELADAS DE PAPEL


de 1,4 milhes de toneladas de pasta de celulose (das quais 1,1 milhes integradas em papel) e de 2,5 TWh/ano de energia elctrica, atingindo (em 2010) um volume de negcios anual de aproximadamente 1 400 milhes de euros.

Dispe actualmente de uma capacidade instalada de

SETBAL, CACIA E fIGUEIRA DA fOz

80% dos resduos so reutilizados no prprio processo produtivo

GESTO DE RESDUOS:

26 | LEAD MAGAZINE

DISTRIBUIO

94% das vendas para mais de

100 pases nos cinco continentes

NOS EUA O GRUPO PS CONTA COM CINCO PLATAfORMAS DE DISTRIBUIO


na costa este e leste: Los Angeles, houston, Savannah, Baltimore e Port Elizabeth

O papel distribudo atravs dos portos de Leixes (3%), figueira (20%), Sines (16%), Lisboa (31%) e Setbal (30%)

CLIENTE fINAL

O papel Navigator o preferido dos consumidores,por isso o grupo PS o

LDERPremium de escritrio MUNDIAL em papel

LEAD MAGAZINE | 27

15 MILhES DE BOAS IDEIAS


ENTREvISTA
Lusa Valle, Directora para o Programa Gulbenkian de Desenvolvimento Humano, usa as mos para sublinhar as palavras que lhe saem mais lentas que o seu pensamento. Encontrmo-nos num fim de tarde, nos escritrios da Gulbenkian, com o sol e o verde do jardim a entrarem pela janela. Foi este cenrio que inspirou uma entrevista a comear no projecto Ideias de Origem Portuguesa (IOP) e a acabar a discutir o estado do pas e a capacidade empreendedora dos portugueses em Portugal e l fora. Foi a estes cinco milhes de emigrantes que o IOP, criado pela Fundao Calouste Gulbenkian em parceria com a Fundao Talento, lanou o desafio: 203 pessoas responderam com projectos de empreendedorismo social para serem executados em Portugal. As dez melhores ideias j foram escolhidas e tero apoio sua imlementao. Texto de SSA

Porqu uma iniciativa de empreendedorismo dirigida aos portugueses l fora? Porque estamos a passar uma fase de alguma depresso, de grande crise para o pas. Sentimo-nos todos um pouco perdidos e, no meio disto tudo, esquecemo-nos que no somos s dez milhes de portugueses. Somos pelo menos mais cinco milhes a viver fora deste rectngulo, por todo o mundo. Admitimos que seria muito interessante contribuir para construir pontes entre toda essa dispora, todo esse conhecimento e todo esse amor a este pas que vive no corao de uma boa parte desses cinco milhes de portugueses. Unidos teremos muito mais hipteses de encontrar respostas e sadas.

E qual o objectivo fundamental: pr as pessoas a pensar ou lev-las aco pondo as ideias em prtica? Eu diria que um pouco as duas coisas. pedir s pessoas que esto de fora que reflictam sobre este pas, porque como esto menos emocionalmente afectadas, conseguem ser mais racionais e ter melhores ideias. E por outro lado, pedir s pessoas que retirem ideias e conhecimento inovadores da experincia que esto a viver para os aplicar em Portugal. O que uma boa ideia? Quando falamos em melhores ideias estamos a falar em inovao, motivao e em exequibilidade. H ali ideias fantsticas, mas dependem de tantos factores e de tantos recursos que no so exequveis no quadro deste concurso.

Uma vez escolhidas as melhores ideias como se assegura que passam realidade? Esse o nosso grande sonho por trs disto tudo. Vamos ter formao de mentoring s dez melhores ideias. O projecto vencedor financiado pela fundao [com um prmio de 50 mil euros]. Em relao aos outros, h uma grande vontade nossa de participar nesse processo para tentar encontrar financiadores.

28 | LEAD MAGAZINE

Lusa valle, Directora para o Programa Gulbenkian de Desenvolvimento humano

fotografia: fundao Gulbenkian A forma de divulgao privilegiada foi a internet, atravs do Facebook e do Twitter, por exemplo, que so usados sobretudo pelos mais novos. nos jovens que esto as respostas? No necessariamente. Eu considero-me uma criativa, tenho ideias e no sou propriamente jovem. Agora os jovens so aqueles que podem e devem assumir um compromisso nestas coisas porque o futuro deles, mais deles do que dos mais velhos. E eu acho que os verdadeiramente jovens, aqueles que esto a sair agora da faculdade, tm uma conscincia de cidadania muito maior do que os pais, os avs ou bisavs. E a primeira gerao portuguesa que acorda para esse sentido de responsabilidade. At chegar a vocs havia muito esta cultura de o Estado que trata das coisas, a responsabilidade sempre dos outros. H vrios casos que, felizmente, so excepo a esta regra, mas a maioria era assim que pensava. A minha percepo que esta gerao mais nova est muito afastada da poltica mas tem uma conscincia social forte no que diz respeito s preocupaes com o ambiente, a solidariedade, a ajuda ao desenvolvimento, a pobreza com as grandes causas da actualidade e que marcam a nossa sociedade. Quando se lana um concurso destes no se inibe ningum de concorrer, mas achmos que provavelmente o target que mais rapidamente nos responderia seriam os mais novos, da que ns tenhamos adoptado como meios privilegiados de comunicao as redes sociais. O IOP teve 203 participaes. O problema dos portugueses a concretizao? Porque ideias, pelo que se v, at h. Temos algumas dificuldades de planear, somos muito burocratizados, adoramos a adrenalina, por isso, quando executamos, sempre a correr. Mas temos uma grande capacidade de desenrascano e, essa capacidade de responder na hora quando os outros so incapazes, uma qualidade. Colegas meus na Unio Europeia contamme que os portugueses so sempre chamados para resolver problemas de ltima hora. Somos desenrascados. E empreendedores, tambm? Ns somos empreendedores, no temos a cultura do empreendedorismo. Ou seja, no nosso ADN h essa capacidade. Temos um enorme esprito de aventura. Ao longo dos sculos, mostrmos sempre uma enorme capacidade para saltar para fora de p. Isso so actos de coragem, capacidade de mudar empreendedorismo. Mas fomos perdendo essa cultura. Agora s somos empreendedores, porque nos obrigam, por exemplo porque perdemos o emprego. No acontece porque acordamos de manh e pensamos que temos de criar o nosso prprio posto de trabalho. Devamos beber essa cultura no bibero em nossa casa, no seio da famlia, e devia ser-nos transmitida na escola tambm. As coisas esto a mudar, mas at h muito pouco tempo todos ramos educados para sermos empregados de outros e no para assumirmos o nosso prprio destino. Muitas vezes as pessoas no assumem o prprio destino porque tm medo de falhar. E isso no caracterstica dos portugueses, a cultura europeia: no admitimos falhas e erros. Algum que experimente um percurso de empreendedorismo e falha fica imediatamente marcado. Dificilmente volta a encontrar apoio da sociedade e dos bancos, perde credibilidade. A prpria pessoa sente vergonha. Se for para os Estados Unidos, a cultura diferente. Para eles perfeitamente natural e normal que as pessoas no acertem primeira. at extremamente valorizado algum que teve um insucesso e que, mais tarde, aparece com uma ideia bem trabalhada e com a coragem de voltar ao princpio e comear do zero. So estas sociedades que criam condies para que as pessoas sejam empreendedoras. O erro e o insucesso podem ser formas importantssimas de aprendizagem e que nos permitem uma segunda experincia muito mais ambiciosa e muitssimo mais bem-sucedida. O paradigma sempre o sucesso sem se perceber que, para l chegar, se tropeou pelo caminho.

A crise que estamos a viver uma boa altura para arriscar dar esse passo? Quem gosta de ler e sabe alguma coisa de Histria percebe que os momentos de crise so os grandes momentos de oportunidade. Porque so os momentos em que possvel fazer rupturas mais facilmente. Saibamos ns ter a fora para saber fazer esse aproveitamento. No podemos dormir na forma. E isso um apelo que eu fao todos os dias na famlia e no quadro da profisso: no podemos adormecer. Ns vamos passar por momentos de uma enorme dificuldade, momentos de pr prova a nossa resilincia, a nossa capacidade de sobrevivncia, a nossa capacidade de mantermos viva a nossa humanidade e o que de melhor temos enquanto seres humanos que estarmos atentos uns aos outros. Oxal que nos consigamos manter humanos e solidrios e pr ao servio deste pas o nosso poder de imaginar, de desenrascar, de romper os hbitos e processos. Temos de rever tudo. Ns fomos, medida que os anos foram passando, confundindo felicidade com ter. Todos ns vamos passar a ter menos coisas. Ns temos de valorizar as pessoas fantsticas que o nosso pas tem, a segurana, o sol, uma Histria de que nos podemos orgulhar e onde ir buscar lies, energia e fora para olhar em frente e ter esperana para construir o nosso futuro. No podemos ficar de braos cruzados e pensar que algum D. Sebastio ou algum presidente de partido vai encontrar essa resposta. No. Cada um de ns vai ter de desempenhar esse papel. Temos que assumir participao, ser cidados, temos de estar presentes quando formos chamados a ter voz. Por isso temos de acreditar em ns, porque ideias h, no s no IOP. Temos de encontrar em ns as foras para as pr de p.

DEvAMOS BEBER ESSA CULTURA [DO EMPREENDEDORISMO] NO BIBERO EM NOSSA CASA.

LEAD MAGAZINE | 29

30 | LEAD MAGAZINE

O MUNDO EM 19 MESES
jOO LOPES AGUIAR

Crditos da fotografia: DR
Pela primeira vez, aos 18 anos, sa de Portugal sem a minha famlia. Fui para um campo de frias, em Cabo Verde, e entretive-me a aprender os vrios dialectos, a provar a lagosta grelhada, a cachupa e o cco ralado, a rever velhos amigos que tinha feito em Portugal e a fazer novos. Percebi que gostava de me misturar noutras culturas. E este sentimento perseguiu-me sempre. Aos 22 anos, quando estava a acabar o curso de Engenharia Electrotcnica e Computadores, entrei numa empresa de projectos de microships. Todos os fins de tarde, durante um ano, dava por mim a sonhar acordado. No conseguia deixar de pensar que era a altura certa: no tinha casa nem carro para pagar. Via-me a passar uma temporada a viajar, a conhecer locais que tinha no imaginrio, quem sabe at a visitar amigos e famlia espalhados pelo mundo. Em Setembro de 2007 tomei a deciso. Fui ter com os meus chefes para apresentar a demisso. Um deles disse-me que invejava este meu passo e que gostava de fazer o mesmo. Parti no dia 5 de Fevereiro de 2008. Apanhei o metro, depois o comboio da ponte e parei na estao de servio da Amora onde fui de boleia com um casal espanhol at Cdiz, em Espanha. O meu objectivo era chegar a Marrocos. Queria perceber se gostava de viajar sozinho, se me adaptava a frica, se queria voltar para trs e regressar ao meu trabalho mas, caso tudo corresse bem, tinha um esboo de viagem at Dakar, no Senegal, em plena frica Ocidental. A temporada acabou se prolongar por 19 meses. Estive um ms a fazer voluntariado na aldeia de Massaca, em Moambique, com crianas, algumas delas infectadas com SIDA. Foi uma lio de vida. No interior do estado de So Paulo, participei no processo de transformao da Fazenda Roseira num centro cultural. Aprendi sobre como viver uma vida simples. Nos arredores de Sidney, integrei a equipa de cozinha de uma quinta biolgica e dei os primeiros passos na meditao. Durante a viagem percebi que o mais importante ser generoso, agradvel e genuno com as pessoas com quem nos cruzamos. Elas devolvem-nos exactamente o mesmo. O pas que mais me desafiou foi a Mauritnia. O clima muito exigente, quase no chove, s areia e costa atlntica. De resto um pas islmico, com uma forte presena religiosa e a gastronomia tambm no fcil. Para entrar no pas preciso atravessar cinco quilmetros de areia com minas espalhadas. O segredo seguir os trilhos dos camies. No fim, acabou por ser um dos stios que mais gostei de conhecer. E aprendi muito sobre o nosso pas. Como valorizamos pouco a nossa Histria. H marcas da passagem dos portugueses por todo o lado. At na Austrlia, vrias pessoas me contaram que aprenderam na escola que o seu pas tinha sido descoberto por antepassados nossos e no pelos ingleses. Tenho a sensao de estar sempre a partir. Mas a parte mais difcil. Deixar para trs a famlia, a namorada, os amigos, a cidade, o emprego Regressar a parte mais fcil. Pergunto-me muitas vezes que profisso gostava de ter e onde a podia exercer para sempre. Mas nunca encontro resposta para essa pergunta.

joo Lopes Aguiar formado em Engenharia Electrotcnica e Computadores e, durante 19 meses, viajou pelo mundo. Testemunho recolhido por SSA

LEAD MAGAZINE | 31

INTERNACIONAL

DE MALAS AvIADAS
DISCURSO DIRECTO

Abraaram o desafio de pertencer AIESEC, organizao internacional de estudantes, e mudaram a sua vida para sempre. Dey, Dado, Chico e Viola aproveitaram a faculdade para levar na bagagem muito mais que um diploma. Nesses anos, ganharam competncias profissionais: lideraram equipas, venceram eleies, organizaram e apresentaram conferncias e, finalmente, foram estagiar para um pas distante do seu. E, pelo meio, viveram dias cheios: construram amizades em vrias lnguas, descobriram formas diferentes de fazer a festa e at se apaixonaram. A AIESEC foi fundada em 1948 com o objectivo de criar impacto positivo no mundo, uma pessoa de cada vez. Hoje, este desafio abraado por 50 mil membros espalhados por 110 pases.
Texto de SSA e fotografia por BS

fotografia: DR Nome: viola Gaucci Naturalidade: Malta Idade: 23 anos Posto mximo alcanado: NST (equipa de apoio direco nacional) no Leadership Tournament da AIESEC Portugal Profisso: Estudante (CEMS Masters in International Management) 32 | LEAD MAGAZINE

Quando era pequena no me imaginava a sair de Malta. S queria ser uma mulher de negcios com muito sucesso no meu pas natal. Mas a AIESEC veio mudar a minha perspectiva sobre a vida. Nos ltimos cinco anos, vivi em quatro pases diferentes. Estou viciada nesta vida que estou a viver sempre a fazer as malas para o prximo destino. S no podia prever que uma dessas vezes em que fiz a mala, no tempo em que as fazia apenas para uns dias, mudaria a minha vida. Aterrei em Portugal numa quinta-feira de Abril para substituir uma desistncia de ltima hora numa conferncia. Foi a que conheci o grupo de que se preparava para estagiar na ndia no Vero. Decidi juntar-me a eles. Em Julho comecei uma jornada mgica que se prolongou por 3 meses. Trabalhei na ONG BOSCO Bangalore com crianas que tinham fugido de casa sem nunca terem conhecido o que o amor incondicional. Gostavam de mim como se fosse me deles. O tempo que ali passei fez-me perceber que a vida para ser plena no pode passar apenas pela carreira. E fiz mais: usei a minha experincia para

criar uma equipa e juntos conseguimos assegurar um terreno para a ONG construir uma casa. Foi uma grande conquista, mas no foi a nica. Apaixonei-me e decidi seguir o meu namorado at ao seu pas: Portugal. Foi um ano e meio onde fiz amigos que considero famlia, rendi-me melhor gastronomia do mundo e nadei na gua que, para mim, fria dessas praias incrveis. Cheguei a S. Paulo em Janeiro para fazer o meu ltimo semestre de mestrado. Num dia normal falo com pessoas de 20 nacionalidades diferentes em quatro lnguas. Mas j estou a pensar onde ir a seguir. Chegou a altura de mostrar o que ns AIESECERS somos capazes de fazer no mundo profissional.

Nome: francisco Miguel Sousa Naturalidade: Portugal Idade: 27 anos Posto mximo alcanado: vice-presidente da AIESEC frana para as relaes empresariais Profisso: International Account Manager na GryphTech

fotografia: DR

Preferes ir ao restaurante chins ou comer em Pequim? A deciso tua. A AIESEC espalhou esta mensagem em cartazes pela minha faculdade e eu fiquei curioso. Depois percebi que a misso e os valores da organizao eram em tudo idnticos aos meus e decidi que passaria a descobrir os sabores de cada pas preparados pelas suas gentes na sua terra. Pelo caminho fiz amigos da Sria ao Chile, da Austrlia ao Canad. E acompanhei o impacto que a AIESEC capaz de criar nas pessoas que agarram as oportunidades. Vi a Cynthia Capresse a iniciar o seu mandato de Presidente da AIESEC Toulouse sem saber falar ingls e a terminar esse ano num estgio em Nova Iorque. Vi o Martin Giura, no Uruguai, a hesitar sobre o passo de abrir a sua empresa e, ao decidir tom-lo, tornar-se lder de mercado. Vi o polaco Pawel Turel a lidar com o seu receio de falar em pblico e a tornar-se profissional como orador em conferncias por todo o pas.

E eu, com a AIESEC, com as experincias por esse mundo fora, descobri que no somos assim to diferentes. No esquecerei nunca o impacto que o estgio que fiz no Uruguai teve em mim. Foi a que percebi o que queria fazer o resto da vida, com um toque de marketing e de tecnologias da informao (IT). Foi nessa altura que descobri a Amrica Latina e tive a oportunidade de ser orador em conferncias no apenas no Uruguai, mas tambm no Brasil e na Argentina. No sou uma pessoa de planos, tenho objectivos. Para este ano as minhas metas passam por viajar com as pessoas de quem gosto, terminar o mestrado com mdia superior a 15 e reforar o impacto do meu trabalho. E, mais tarde, hei-de criar a minha prpria empresa.

LEAD MAGAZINE | 33

Nome: Dey Dos Naturalidade: venezuela Idade: 36 anos Posto mximo alcanado: Presidente da AIESEC Internacional Profisso: Inovador e empreender social, speaker, coach

fotografia: DR

Imaginem tudo o que se pode viver numa vida inteira. Eu vivi isso tudo e ainda mais. Depois de ter sido um dos melhores alunos da minha faculdade, UNITEC, e ter vivido uma experincia com a AIESEC na Venezuela, no Per e no Equador estava pronto para abraar a vida profissional. Pensava eu. Tornei-me no consultor snior mais jovem de Valncia, na Venezuela, mas mantinha quartos livres na minha casa para receber os aiesecers que passavam pela cidade. Foi no meio dos dias de trabalho que soube que no havia candidatos para a direco nacional da AIESEC Venezuela. E esse ano prometia ser especialmente difcil: Chvez tinha subido ao poder. No consegui resistir e candidatei-me. Venci e liderei a AIESEC Venezuela no ano em que o oramento foi reduzido para mais de metade. Tive de investir o meu dinheiro, mas obtive resultados muito para alm do esperado. Estava convencido que o meu contributo para a AIESEC ficava por ali. Ia s estar presente em mais uma conferncia internacional. Foi l que encontrei a minha amiga Tanja. Estava desolada. Tinha criado um programa de um ano na Macednia mas no tinha recebido candidaturas. Ningum sabe onde a Macednia. Nem querem saber, desabafou. Disse-lhe que estava a olhar para o primeiro candidato e fiz-lhe uma promessa: Vou pr o teu pas no mapa. Regressei Venezuela e hesitei. Estava l a minha famlia, j tinha feito tanto com a AIESEC, para qu mais um ano fora? Duas semanas depois, estava a arrumar toda a minha vida em trs malas e a despedirme da minha famlia. No podia viver no pas de Chvez. No pretendia voltar.

Ao chegar Macednia, ainda sem visto, a polcia pediu-me para sair do comboio. Estava convencido que seria para me darem o visto, mas no. Fiquei do lado de fora a ver o comboio partir com a minha vida toda l dentro. Os polcias no falavam ingls, no tinha como lhes explicar a minha situao. Passei uma noite preso e fui deportado para a Grcia no dia seguinte. S recuperei uma mala. Foi com ela e 30 euros no bolso que parti para a Srvia. Estive um ms espera de visto para entrar de vez na Macednia. Pus tudo em causa. Mas quando finalmente cheguei ao meu destino entregueime ao trabalho e vivi o amor da minha vida. No fim do ano, subi ao palco da AIESEC Internacional para receber o prmio que distinguia a Macednia e, a, percebi que tinha cumprido a promessa que fizera Tanja. E dei mais um passo em frente. Fui eleito Director para frica da AIESEC Internacional. Numa jornada sem precedentes visitei os 14 pases africanos com presena da AIESEC sem direito a folgas. Criei o programa ASK (Answers, Solution and Knowledge sobre SIDA) que ainda hoje existe e j teve impacto em mais de 300 mil pessoas. No ano seguinte, conquistei a derradeira prova: fui eleito Presidente da AIESEC Internacional, o cargo mximo da organizao. Nem nos meus sonhos mais ousados de criana imaginaria que, vindo de uma pequena cidade na Venezuela, acabaria por me tornar presidente de uma rede global. Hoje Lisboa a minha casa e considero-me um popcorner, no pro de ter ideias novas. Se j fiz tudo? Ainda tenho de aprender a tocar viola.

fotografia: DR Nome: Dado valli Naturalidade: Portugal Idade: 24 anos Posto mximo alcanado: vice-presidente da AIESEC Internacional

Eu quero ser Presidente da Repblica de Moambique. Mas no fico espera desse momento para contribuir para o desenvolvimento do meu pas. Aos 22 anos, concretizei um sonho ao dar os primeiros passos para a criao da AIESEC em Moambique. Foi esta a forma que encontrei para apostar na formao e crescimento dos lderes moambicanos do futuro. Para concretizar este sonho tive de ultrapassar obstculos. Envolver os jovens universitrios em actividades da AIESEC, em regime de voluntariado quando so pressionados para encontrar trabalho remunerado, foi um desafio. Enfrentar uma cultura de trabalho mais lenta e burocrtica foi outro. A nossa equipa ultrapassou tudo com empenho e dedicao, concentrada em encontrar solues, mais que problemas. A experincia que tive em Portugal foi fundamental no meu percurso. Cheguei aos 18 anos para tirar a licenciatura e vivi os melhores anos da minha vida de crescimento como pessoa e profissional. E estive mais perto do Benfica, a minha paixo de infncia.

A AIESEC contribuiu de forma definitiva para este balano. Tive uma ascenso meterica. Seis meses depois de me tornar membro, fui eleito director de finanas ficando responsvel por um oramento de 30 mil euros, aos 19 anos. No ano seguinte, tornei-me director da organizao no meu ncleo do Algarve onde liderei uma equipa de 40 pessoas. E culminei o meu percurso, em Portugal, como Vice-Presidente na direco nacional. Ganhei confiana, noo das minhas qualidades e dos meus defeitos e ainda aprendi a cozinhar! O meu mais recente desafio a Vicepresidncia na AIESEC Internacional que me trouxe a Roterdo, onde viverei um ano. Depois farei um estgio com o selo da organizao na Amrica Latina ou na sia para aprender prticas relacionadas com os negcios sociais. Um passo de cada vez para construir o meu maior sonho: ser decisivo no crescimento de Moambique.

34 | LEAD MAGAZINE

fRAMES DE SAUDADE
PhOTO vOICE

Onde est o Wally? verso Galo de Barcelos valrio Boto, Nova Iorque, Estados Unidos da Amrica

PORTUGUESES ESPALhADOS PELOS QUATRO CANTOS DO MUNDO SARAM RUA DE MQUINA fOTOGRfICA NA MO. O OBjECTIvO? DISPARAR PARA O QUE LhES LEMBRASSE CASA. DE MACAU A NOvA IORQUE. PARECE QUE ESTAMOS MESMO EM TODO O LADO.
Recolha por BfS e SSA

Afinal parece que no s o pastel de nata que faz sucesso l fora. Ana Relvas frana, Londres, Gr-Bretanha

A cidade pequena mas no podia faltar uma vinoteca portuguesa Miguel Marques, zln, Repblica Checa

LEAD MAGAZINE | 35

I
Os portugueses foram os pioneiros globalizao, quando ainda nem se conhecia todo o desenho do globo. No sculo XV, os marinheiros embarcaram nas Naus e a palavra saudade fez mais sentido que nunca. Hoje, continuamos a partir. Sete jovens deixaram o nosso pas. E continuamos a chegar. Londres, Itlia, Repblica Checa, Istambul, Nova Iorque, Macau, Japo. Estes foram os destinos escolhidos para construrem uma nova histria no filme das suas vidas. Eles encontraram Portugal um pouco por todo o mundo. Estes so os seus frames de saudade.

As farturas do senhor Teixeira valrio Boto, Nova Iorque, Estados Unidos da Amrica

As notcias do pas e o mundo em portugus a mais de 5 mil quilmetros de casa valrio Boto, Nova Iorque, Estados Unidos da Amrica

36 | LEAD MAGAZINE

Orgulho nacional a olhos vistos Andr Cunha Oliveira, Gnova, Itlia

Dulce Pontes merece destaque Andr Cunha Oliveira, Gnova, Itlia

As trocas culturais tambm se fazem entre cerveja portuguesa e o copo japons Cludia Sequeira, kyoto, japo As danas tradicionais portuguesas chegam escola ftima Almeida, Macau

om nome turco e corao portuus, fikret zdemir leva os nossos abores ao pas de Orhan Pamuk ludia Malagueta, Istambul, urquia

O nosso tradicional arroz doce devorado com pauzinhos Cludia Sequeira, kyoto, japo

LEAD MAGAZINE | 37

38 | LEAD MAGAZINE

SER OU fAzER... EIS A QUESTO


TIAGO fORjAz
Crditos da fotografia: BS
A incerteza parece ter vindo para ficar e parece mais evidente agora que temos de fazer opes. No h como evitar, neste mundo de competio que temos de estudar e de trabalhar. nele tambm que temos de fazer escolhas, mesmo que a competitividade e a incerteza nos cria uma sensao de impossibilidade e impotncia para escolher na abundncia de opes e contradies, no seio de uma das maiores crises do mundo ocidental. Este o mundo e esta a vez da gerao milnio. Aquela que foi criada a observar a vida (profissional) dos pais. aquela que no quer perpetuar este mundo da mediocracia, mas mold-lo para o regresso da experimentao, pela cultura do erro, a que nos permite experimentar. Esta a gerao que aceita a incerteza como pano de fundo para a sua experincia de trabalho, aquela que aceita que far muitas funes em variadas empresas, em muitas cidades do mundo e que por isso mesmo precisa de um mundo muito mais lquido na produo de oportunidades. So estes os jovens que querem servir o mundo e no apenas servir-se dele. Detidos e incompreendidos na reflexo condicionada dos seus pais, estes jovens percebem que uma licenciatura apenas uma licena para estudar sozinho (como diz h muito o Prof. Adriano Moreira). Quase todos percebem que tero de estudar toda a vida, pois o ritmo a que os contedos se actualizam e contextualizam alucinante. Alguns at no se importam (pois at o estudar passou a ser uma actividade fundamentalmente diferente). Mas ainda so poucos os que se percebem das oportunidades deste novo mundo. De um mundo onde os contedos instalados em ns so de livre acesso (e consomem-se na internet).Um mundo onde deixamos de aceitar que somos o que fazemos, mas preferimos fazer o que somos. Hoje todos tm de aceitar que a juventude ir moldar um novo mundo, um mundo onde deixamos de perguntar aos nossos filhos: O que queres ser quando fores grande? e passamos a perguntar aos nossos filhos o que queres fazer quando fores grande? Um mundo onde o debate sobre o que o nosso talento perde o preconceito e passa para o domnio social, para as redes sociais e que passa a ser organizado com a ajuda da sabedoria da multido. Um mundo onde a lei dos grande nmeros evidencia as opes actuais que existem para pessoas como Eu. Um mundo onde no se confunde mobilidade e liquidez no mercado de trabalho com a precariedade dos seus contratos. Um mundo onde os jogos online assumem um papel srio na criao de um ambiente colaborativo e divertido para se aprender e produzir de uma forma consciente e experimental, antes de se agir de forma irreversvel no mundo real. Um mundo de dilogo onde eu posso saber o que posso fazer e o que me far feliz e em que parte do mundo essa oportunidade floresce. Poucos reconhecem nestes tempos que correm a brilhante emergncia de uma nova era. Poucos escrevem e advogam o novo renascimento ou o neo-humanismo, mas exactamente essa perspectiva que me nutre o esprito e esse modelo que temos de construir para as geraes vindouras. Como diz um grande amigo meu No h comer o bolo e ficar com ele, todos temos de escolher lados: ou aceitamos que Somos o que Fazemos ou escolhemos construir o mundo onde Fazemos o que Somos. Por isso insisto. Eu sei o que quero fazer. Quero usar a minha experincia para ajudar a construir o mundo dos meus filhos. Quanto mais no seja porque reconheo que no h opo. Ao longo da histria da humanidade foi sempre a gerao seguinte que teve razo, foi por isso que se criou a palavra progresso. Por isso hoje dir-se-ia Ser ou fazer eis a questo?

Tiago forjaz, Mentor na fundao Talento


LEAD MAGAZINE | 39

TALENTO

O QUE O TALENTO?
vOx POP
Olhando para o umbigo ou alm fronteiras, as reaces tm tudo menos de consensuais. Nas ruas de Lisboa, aquecidas pelo sol de primavera, a palavra tanto provoca risos contidos como trocas de argumentos acesas. Mas afinal, o que se pensa na rua sobre talento? Texto de BfS e fotografia por BS

MARCELO SILvA, 19 ANOS, ESTUDANTE DE INfORMTICA ANA, 18 ANOS, ESTUDANTE DE ENfERMAGEM.

(Ele) No so os nossos talentos que nos faro felizes... (Ela) Porque no? (Ele) Porque acabam! (Ela) Mas os talentos no tm que acabar! Ento? H pessoas que s descobrem o seu talento aos 90 anos, por exemplo. (Ele) H? O qu? (Ela) Sei l, desenho?! Sim, por que no? (Risos) Ests a descriminar os mais velhos. (Ele) Ok, o talento pode no acabar, mas uma cena que s nossa.

40 | LEAD MAGAZINE

vANESSA PINhEIRO, 22 ANOS. ESTUDANTE

Sem dvida pintar, mas no o fao como meio de substncia, mesmo s por prazer, realizao pessoal. A natureza o meu habitat, por isso adoro traz-la para as minhas telas e no estou muito preocupada em agradar o mundo.

NANY COSTA, 17 ANOS ESTUDANTE

Samba e Kuduro! Desde os meus 10 anos que pratico vrios tipos de danas na Escola de Loures, mas so estas que me fazem sentir mais perto das minhas razes, com sabor a casa.

LEAD MAGAZINE | 41

MARIA BARROS, 65 REfORMADA

Talento, talento no tenho daqueles muito famosos. Talvez o facto de nunca desistir de lutar. Aos 40 e poucos anos, quando fiquei desempregada e tive que morar nos arredores de Lisboa, vi-me obrigada a tirar a carta de conduo. Estava cheia de medo, mas a minha vizinha de 70 anos - que no sabia conduzir nem ler - ia sempre ao meu a lado a dizer: tu consegues! Quando aos 57 anos fiquei outra vez desempregada, tornei-me motorista de uma instituio para distribuir comida aos doentes. Desistir para qu?

LIYUN WU, 26 ANOS, COM A SUA TIA EMPREGADA DE LOjA

Adorava ter o talento de falar vria lnguas! Estou c h cinco anos e muito complicado, mas as pessoas at me tm dito que falo muito bem... Agora uma coisa que os portugueses no tm talento na cozinha, no gosto nada.

O talento que mais gosto das minhas razes cabo verdianas a morabeza, e isso no se explica. Sente-se. Recentemente quando fui para o estrangeiro, senti falta de outro talento, mas desta vez portugus: a simpatia.

MARLON fORTES, 34 ANOS ACTOR

42 | LEAD MAGAZINE

ANDREIA, 29 ANOS

O talento algo contemporneo que se usa para adjectivar muitas coisas, e que uma palavra que eu particularmente gostaria de riscar do meu vocabulrio por causa disso. Nada existe sem trabalho!

LEAD MAGAZINE | 43

SORAIA, 27, jORNALISTA; PILAR, 26, TCNICA DE MEDICINA NUCLEAR

(Pilar)No sei bem como diz-lo, mas o que vejo de mais talentoso em Portugal so mesmo os homens. (Risos) Gostei tanto que at estou a pensar mudar-me de Madrid para c. (Soraia) Concordo com a Pilar, mas no me posso esquecer da comida, sem dvida extraordinria.

vITALINA MENDES, 63 ANOS REfORMADA

O meu talento cada vez mais sentir-me apaixonada pela natureza... Com a idade tornamo-nos mais sensveis e vamo-nos apercebendo das coisas com outros pormenores - coisa que durante a juventude somos muito acelerados para fazer

MARIA, 29 ANOS, ADvOGADA IDAChE, 28 ANOS, ESTUDANTE DE TURISMO

(Maria) Considero o meu talento especial a constncia! isso que me move, faz querer mais e resistir perante as adversidades. (Idache). Pessoalmente no tenho nenhum, mas acho que, como espanhola, tenho a capacidade de adaptao, de improvisao.

44 | LEAD MAGAZINE

vTOR SANTOS, 47 ANOS, fUNCIONRIO PBLICO


O talento portugus vem da criao. um facto que, com a situao que estamos hoje a viver, a criao fica de certa forma bloqueada devido ao medo. Tem que haver uma luta muito grande contra o medo. Sou um homem que escreve, pinta e indigno-me. Talvez seja o meu maior talento: continuar a indignar-me. Esse sim um dos grandes talentos que Portugal necessita. Necessitamos de materializar a nossa indignao, mas com razo e coerncia!

LEAD MAGAZINE | 45

fotografia: Lus Barra (viso)

OBSESSO, A PARTCULA ChAvE


ENTREvISTA: PEDRO TOChAS

AOS OLhOS DE PORTUGAL, O ExCNTRICO CEO DA PUBLICIDADE fRIzE. AOS DO MUNDO, CONSIDERADO UM DOS MELhORES PALhAOS DA ACTUALIDADE. EM CASA, PEDRO TOChAS GUARDA COM zELO AS PRIMEIRAS EDIES DAS REvISTAS ExAME E fORTUNA E fAz DE EMPRESAS COMO A SONAE, GALP E zON MAIS UM PALCO DE TRABALhO, DESTA vEz COMO SPEAkER. MAS CALMA, ESTE ARTISTA NO SE fICA POR AQUI: fALTA jUNTAR AS TRS MATRCULAS QUASE CONCLUDAS EM ENGENhARIA QUMICA, QUMICA INDUSTRIAL E GESTO, fORMAES EM MALABARISMO, DANA BURLESCA E MAIS DUAS MOS ChEIAS DE ExEMPLOS DO GNERO... DEPOIS DE TUDO ISTO, COMO QUE SE TORNOU SPEAkER? POR ACASO - MAS hISTRIAS PARA CONTAR NO LhE fALTAM. Texto de BfS
Porque saste de Portugal para apostar na tua carreira artstica? Fui para fora porque quando comecei a minha carreira tinha um desafio: ser um artista de rua internacional. Estava inspirado por um documentrio que tinha visto em Coimbra sobre o tema. Tinha 19 anos e achava romntica a ideia de andar pelo mundo com a mochila s costas, conhecer pessoas e cidades novas. Ento comecei c em Portugal a trabalhar em trade-shows, mas, s em 2003, quando um amigo faleceu subitamente que me apercebi que na vida nada certo... Ento fui seguir o meu sonho de ser artista de rua internacional, decidi atirar-me ao mundo. Estudei nas melhores escolas dos E.U.A e Inglaterra e cumpri o meu desafio. O que que mudou? A primeira coisa que notei que o planeta encolheu! Depois de estares dois dias s para chegares a um stio, 2h30 para Londres no nada. Ir ao Porto mesmo ali. E depois abriu-me portas, conheci pessoas incrveis... Em quantos pases que j actuaste? S no estive em frica, mas de resto j actuei nos continentes todos. Cerca de vinte pases, se no me engano: desde o Dubai, Nova Zelncia, ao Canad, ndia ou Singapura, etc. E agora ainda continuas de mochila s costas ou j s convidado? Agora j sou convidado. (Risos) Como foi o incio da tua aventura como speaker? Antes de ser speaker era contratado pelas empresas para fazer Stand-Up Comedy. At que um dia uma empresa lanou-me o desafio: o seguinte: ns vamos lanar uns produtos novos e estamos a perceber que os nossos colaboradores esto com medo. Sabemos que o Pedro estava a estudar na universidade e resolveu ser artista de rua. Venha-nos falar dessa experincia do que arriscar e superar o medo. Aceitei. Fui l, comecei a contar as minhas histrias e correu bem. Curiosamente, passado um ms, outra empresa contratou-me para fazer a mesma coisa. Fez-se o clique? Sim, fui para casa e comecei a ver que histrias minhas que tinham uma mensagem. Como comediante, o objectivo entreter, mas como speaker inspirar, motivar e deixar algum contedo que possam usar na vida, depois da palestra.

O SUCESSO DO DIA PARA A NOITE DEMORA 10 ANOS

46 | LEAD MAGAZINE

E qual a tua impresso digital? No espectculo Ser Sisudo No Sinal de Competncia, S Sinal Que Se Sisudo conto as minhas histrias, a minha maneira de ver o mundo, o esprito positivo como encaro as coisas ms que acontecem. Para alm disso, fao um trabalho muito personalizado, absorvo o mximo da cultura da empresa, como que eles interagem, o que os faz reagir. H certos processos que, para a pessoa da empresa, faz todo o sentido, mas para quem est de fora a coisa mais engraada de sempre. Extrapolando para uma relao, muitas vezes a namorada est sempre a dizer: Oh Z, tu no deves usar verde. Oh Z, tu no deves usar verde. E vem algum de fora e diz: Oh Z, olha que verde fica-te muito mal. O Z vai para casa e diz namorada: Oh querida, hoje disseram-me que o verde me fica mal..., J te estou a dizer h um ano que o verde te fica mal!!, grita a namorada. isto. s vezes tem de vir algum de fora para reforar as ideias do que corre bem e mal esse um dos meus trabalhos. No incio da tua carreira no Stand-Up, um crtico aconselhou o pblico a no se sentar na primeira fila pois s metedio. Nas palestras mantns o mesmo perfil? Eu meto-me com a primeira fila e com todas as restantes. Sou interactivo e essa a beleza de um espectculo ao vivo. Como speaker nem tanto... Contudo, na tua primeira sesso na SONAE, Belmiro de Azevedo, que estava na primeira fila, foi o teu alvo favorito... (Risos) Sim, sim, esse episdio por acaso uma das histrias que conto nas palestras pois foi um momento que causou uma exploso de risos e descompresso na sala. O importante que as pessoas sintam que aquilo est a acontecer realmente, que ningum est imune e que aquilo no um espectculo por televiso, que estou realmente a v-los, ouvi-los. Em mdia, quantas vezes actuas por ano? Este o tipo de profisso que tens de estar preparado para no fazer nada pois nunca sabes. Sou freelancer. Aqui em Portugal, ser freelancer algo que faz confuso a muita gente. O freelancer s trabalha quando h trabalho e no h segurana, mas uma profisso como outra qualquer. E como que lidas com isso? Muito bem, pois trabalho vinte e quatro horas por dia. Tudo material para mim. At esta entrevista material! Qualquer coisa que ache graa coloco no meu espectculo. Nos tempos mortos, h sempre livros por ler, DVDs, coisas na Internet a pesquisar, muito por onde crescer.

Focas-te sempre na comdia? No, de todo. Quanto mais coisas souber, melhor. Seno l est, pescadinha de rabo na boca. Se queres ser melhor, tens que ser diferente. Alguns dos gestores mais bem sucedidos que conheo so pessoas que vem, lem sobre tudo. Tens que te inspirar, que ir buscar ideias ao mundo e se ficas fechado na tua caixinha... no corre assim to bem. H uma coisa que as pessoas tm de meter na cabea: tirar um curso universitrio como ter uma caixa de ferramentas e aos poucos ir enchendo-a, mas no o fim. O que fazes com as tua ferramentas que depende de ti afinal s o comeo. O teu sucesso tem frmula? No h frmulas, se houvesse frmulas ramos todos bem sucedidos, grandes gestores, grandes jornalistas. O que tento mesmo fazer no ter uma frmula. arriscar, estar sempre a pesquisar novas formas de comunicar com o pblico e, por isso, tenho uma lista infindvel de tipos de espectculos. Na adolescncia eras muito calado, tmido, como que se passa disso para o melhor palhao do mundo? E ainda contnuo a no beber e fumar (risos). Sempre fui muito curioso, sempre achei muita graa ao mundo e isso que me anima. A que no achas graa? No acho graa s pessoas que querem e gostam de ser limitadas, sem vontade de arriscar, de serem maiores. Acho que uma pena porque este mundo tem tanto, mas tanto para te oferecer, tantos livros em que te perdes completamente, vdeos, bandas desenhadas... Sou coleccionador de BD e h uns dias atrs estava a dizer minha futura mulher, acho que esta BD at me fez mal ao crebro (risos). Aquilo era to fora que adorei. Como que se chamava? Prison Pit. Aquilo por ser to fora fez-me sair da minha zona de conforto e isso deixou-me contente. Ficas a pensar wow, isto de doidos, este mundo tem tanta coisa diferente e tantas pessoas a criar. A maior frustrao que eu tenho saber que, quando morrer, ficarei com tantas coisas por fazer, ler, conhecer... (risos) E pela televiso, algum projecto? Recordo-me que declinaste o convite do Levanta-te e Ri... Aquilo no fazia sentido para mim e ainda por cima era um programa que eu achava no ter critrios de qualidade. Algo muito importante na vida saberes o que queres, definires objectivos e acima de tudo ter certos valores e no te deixares guiar s pelo que fcil. Eu adoro o processo, h pessoas que andam nisto pelo fim,

s querem ser famosos. Gosto de criar os meus prprios espectculos, esse sim o meu fim. A televiso apenas um meio para passar o meu trabalho. O Herman Jos na altura do Stand-Up disse que tu eras apenas uma cpia. O Herman na altura foi o tpico exemplo de quem se sentiu ameaado. O mais engraado foi que ele disse que os meus espectculos no eram grande coisa e no momento a seguir admitia que nunca os tinha visto. S demonstra uma grande arrogncia. Ele, durante muito tempo, foi o maior, mas tambm porque no havia mais ningum. Hoje o mundo no assim. Ele j no o que era e perdeu um certo contacto com o pblico. Ao fim do dia, qual a coisa mais importante para ti em termos profissionais? (Pausa) Acima de tudo, acho que o mais importante sentires que fazes um trabalho honesto e no me estou a referir a honestidade de um ponto de vista legal, mas uma honestidade contigo prprio. Sentires que isso que gostas de fazer e ao qual dedicas o teu tempo sem qualquer tipo de dios em prol de ganhar mais para teres status ou um carro XPTO. Trabalhar sete ou oito horas em algo que te faz infeliz... Para qu? Para alm disso, tenho sorte porque o meu hobbie tambm o meu trabalho. O que para ti o talento? possvel definir? (Pausa) Talento no possvel definir, mas penso que um ponto de partida. Se tens talento, um belo ponto de partida. Agora, explor-lo d-te muito trabalho. um pequeno empurro, onde, numa corrida de cem metros, tu partes nos dez e eles partem no zero, mas para chegar l tens que continuar a correr porque seno ultrapassam-te. Ento sentes-te feliz? Sim, porque lutei por isso. Agora, do ponto de vista financeiro confortvel, mas houve alturas em que no foi, mas nunca pus em causa a minha escolha. E estava disposto a fazer sacrifcios. Li uma frase que achei demais: O sucesso do dia para a noite demora 10 anos, acho que isto diz tudo. Agora meter na cabea que trabalho, trabalho, trabalho, esforo, dedicao e se queres ter sucesso preciso tambm um pouco de obsesso. S assim se consegue evoluir. Gestores com uma carreira de sucesso prolongado? Ali tambm h uma pontinha de obsesso por trs... (Risos)

LEAD MAGAZINE | 47

AS COORDENADAS DO SUCESSO
CONTRA-PONTO
Talento vem do grego tlanton e do latim talentu e significa um conjunto de aptides, naturais ou adquiridas, que condicionam o xito em dada actividade. A Lead Magazine reuniu seis pontos de vista e traa as rotas do mapa do sucesso, segundo os melhores mestrados nos rankings internacionais e as empresas mais desejadas pelos estudantes. Confrontmos teoria e prtica, escola e mercado de trabalho para tentar descobrir onde se encontra e potencia o talento, no nosso pas.

Dados recolhidos por BfS, CSB e SSA

PT TALENTO
Empenho, iniciativa, esprito de equipa, excelncia, atitude positiva.

PWC
Conciliao de um desempenho de alto nvel com elevado potencial de desenvolvimento.

P&G
Capacidade para ultrapassar desafios complexos.

fACTORES DE ATRACO

Estabilidade, inovao e diversidade.

Ambiente de trabalho positivo, respeito pelo equilbrio entre a vida pessoal e profissional, oportunidades de desenvolvimento e trabalho.

Carreira que permite crescer e valorizar as suas capacidades em Portugal e\ou no estrangeiro.

PREPARAO UNIvERSITRIA

A universidade d uma preparao tnica de base que no suficiente para cumprir o nvel de desempenho esperado para os trainnees, por isso tm uma formao ao longo de dois anos. As universidades deveriam trabalhar mais temas comportamentais como: tcnicas de apresentao, eficcia pessoal, gesto de prioridades, trabalho em equipa, dar e receber feedback.

Saem preparados enquanto cidados com a maturidade para encarar uma etapa diferente. Tm o know how terico para gerir os desafios e a predisposio para aprender. Compete, depois, a quem emprega, potenciar e desenvolver os conhecimentos adquiridos e orient-los para um desempenho de excelncia. As universidades que comeam a investir nas soft skills e a estabelecer fortes interaces com o mercado de trabalho comeam a ter alunos mais preparados. Identificao com os valores e comportamentos da organizao, iniciativa, dinamismo, predisposio para aprender e desenvolver potencial. Experincias como associativismo, voluntariado ou estgios.

Os alunos no saem preparados. Procuramos preferencialmente pessoas sem experincia profissional relevante para se formar nas diferentes reas funcionais e de negcio na empresa.

fACTORES DE SELECO DECISIvOS

Competncia tcnica, atitude positiva, dinamismo, iniciativa, vontade de pertencer equipa.

Avaliamos um conjunto de factores de sucesso as 9 competncias, entre as quais: eficcia e rapidez na resposta aos desafios, capacidade de reaplicar ideias, inovar e capacidade de desenvolver um trabalho com excelncia, isto , excedendo-se.

COMPETNCIAS ADQUIRIDAS

Conhecimento do negcio e cultura da PT e competncias associadas ao rigor, excelncia, inovao e desenvolvimento tcnico.

Para alm das competncias tcnicas especficas, desejamos v-los crescer enquanto pessoas e futuros lderes.

Capacidade de adaptao e para ultrapassar desafios, desenvolver e propor solues a problemas de negcio, participao no desenvolvimento de outros colegas e ajudar a P&G a desenvolver o negcio dos seus clientes.

AMBIO

Existem jovens que pretendem fazer carreira dentro da PwC, especializando-se numa determinada rea. Outros, ao fim de alguns anos na PwC, e detendo j posies mais sniores, optam por passar para um departamento financeiro de outra empresa. Tambm h pessoas que criam o seu prprio negcio. Dependendo das ambies e experincias que pretendem, a PwC procura ir ao encontro s perspectivas de evoluo de cada colaborador.

Existem jovens que pretendem fazer carreira dentro da PwC, especializando-se numa determinada rea. Outros, ao fim de alguns anos na PwC, e detendo j posies mais sniores, optam por passar para um departamento financeiro de outra empresa. Tambm h pessoas que criam o seu prprio negcio. Dependendo das ambies e experincias que pretendem, a PwC procura ir de encontro s perspectivas de evoluo de cada colaborador.

Querem crescer numa carreira dentro da empresa e, sobretudo, numa perpespectiva internacional.

48 | LEAD MAGAZINE

Dados recolhidos com base nas entrevistas feitas a: Sandra Rebelo, Responsvel pela rea de Liderana da Portugal Telecom (PT). Antnio Saraiva, Director Coordenador human Capital da PWC. jos figueira, human Resources Manager Portugal da Procter & Gamble (P&G).Elisabete Cardoso, Directora-Executiva do CEMS-MIM. Antnio Gomes Mota, Dean of ISCTE Business School. Guilherme Almeida e Brito, Director-Adjunto da Catlica Lisbon School of Business and Economics.

CEMS-MIM

Nova School of Business and Economics Curiosidade intelectual, foco na entrega de resultados, capacidade de relacionamento interpessoal, viso big picture e paixo por atingir resultados em equipa.

MESTRADOS

da ISCTE Business School Competncias adequadas para desenvolvimento actual e potencial no futuro: inatas como inteligncia e criatividade ou adquiridas como competncias comportamentais de organizao, gesto do tempo, gesto emocional e interaco social. Rigor e qualidade cientfica com forte aplicao prtica. Empresa muito presente na sala de aula. Intensa perspectiva internacional. Empregabilidade de praticamente 100%.

CATLICA LISBON

School of Business and Economics Iniciativa, rigor analtico, capacidade de liderana e de trabalho em equipa.

formao multi-cultural e 360 para perseguir uma carreira internacional. Desenvolvimento de competncias tcnicas e soft skills. Tira partido da globalizao. Top3 no ranking do finantial Times. Ligao s empresas. Empregabilidade de 96% ao fim de seis meses. D aos alunos o conhecimento tcnico com a profundidade e solidez que o ritmo acelerado de uma empresa no permite. Antecipao da criao de competncias que adquiririam no mundo corporativo a um ritmo mais lento o que permitir o desenvolvimento da carreira, da criatividade, da multi-cultiralidade e da cidadania profissional.

O ensino de excelncia, a primeira a conquistar a Triple Crown (acreditao de trs agncias internacionais), o sucesso dos alunos. Melhor Business School portuguesa segundo o finantial Times. Empregabilidade de 100% nos primeiros trs meses.

Desenvolvimento de competncias e conhecimentos num ambiente prximo da vida das empresas (professores com larga experincia profissional, trabalhos de aplicao prtica ao longo do curso e projecto final de aplicao dos conhecimentos adquiridos realidade empresarial). O aprofundamento integrado de conhecimentos e instrumentos que asseguram maior capacidade analtica e de resposta.

Relacionamento privilegiado com o mundo empresarial, programa inovador de mentoring com ex-alunos de sucesso e formao com empresas recrutadoras. Mestrado oferece oportunidade de fazer estgios e projectos em empresas, ventures com ONGs e gabinetes de desenvolvimento de talento e carreira (Leadership Lab e Departamento de Carreiras).

A maior parte dos alunos recrutada para posies interessantes no sector financeiro e na consultoria, os restantes alunos intuem metas semelhantes. Est a crescer a proporo de alunos que quer criar o seu prprio negcio, incluindo os que querem criar negcios com impacto social positivo.

h um grupo de alunos com vocao empreendedora, mas a maioria tem a ambio de trabalhar nas empresas mais desafiantes com actividade e projeco internacional.

Carreira numa grande empresa.

LEAD MAGAZINE | 49

Madrid www.ie.edu

Master in International Management Master in Finance Master in International Legal Practice Masters in Communication Master in International Relations Master in Work Space Design Master in Global Environmental Change
Ranked as one of the worlds top ten business schools by the Financial Times and The Economist, IEs Master programs for recent graduates are taught in English or Spanish. They are designed to fit the needs and trends of the ever-changing global marketplace in terms of both general management and sector specific knowledge. Students are immersed in a multicultural environment, making their experience more rounded. IE is made up of 7 specialized schools. It is an international institution dedicated to educating leaders through programs based on our core values of global focus, entrepreneurial spirit, and a humanistic approach. With over 90 nationalities represented on the Madrid and Segovia campuses, our alumni, now standing at over 40.000, hold positions of responsibility in over 100 countries.

Business School Law School School of Arts and Humanities School of Architecture & Design School of Communication School of Social and Behavioral Sciences School of Biology

50 | LEAD MAGAZINE

IE Madrid, Spain admissions@ie.edu www.ie.edu

Anda mungkin juga menyukai