Anda di halaman 1dari 14

Direito Previdencirio Caderno de Benefcios

1 - Q204036
Auxlio-doena; )

( Prova: FCC - 2011 - TCM-BA - Procurador Especial de Contas / Direito Previdencirio /

Conforme o Regime Geral da Previdncia Social, o auxlio doena benefcio de pagamento


y

a) descontinuado, permanente, no reeditvel, de risco imprevisvel e assemelhado aposentadoria por invalidez. b) continuado, permanente, reeditvel, de risco previsvel e assemelhado aposentadoria por invalidez. c) descontinuado, temporrio, reeditvel, de risco imprevisvel e assemelhado aposentadoria especial. d) continuado, temporrio, no reeditvel, de risco previsvel e assemelhado aposentadoria especial. e) continuado, temporrio, reeditvel, de risco imprevisvel e assemelhado aposentadoria por invalidez.

2 - Q204035

( Prova: FCC - 2011 - TCM-BA - Procurador Especial de Contas / Direito Previdencirio / Aposentadoria por Invalidez; )

Segundo as regras do Regime Geral da Previdncia Social, o benefcio da aposentadoria por invalidez benefcio
y

a) programado; reclama carncia e no permite a volta ao trabalho durante seu gozo. b) no programado; no reclama carncia e permite trabalho concomitante com o recebimento, dentro das possibilidades do segurado. c) no programado; reclama carncia, exceto se decorrente de acidente de trabalho; substitui os salrios e no permite o retorno ao trabalho, durante sua concesso. d) no programado; reclama carncia, inclusive se decorrente de acidente de trabalho; substitui os salrios e no permite o retorno ao trabalho durante sua concesso.

e) programado; reclama carncia, exceto se decorrente de acidente de trabalho e permite trabalho concomitante com o recebimento, dentro dos limites impostos pelo perito do INSS.

3 - Q202494 Considere

( Prova: FCC - 2011 - PGE-MT - Procurador / Direito Previdencirio / Penso por morte; )

as

seguintes

afirmaes

relacionadas

penso

por

morte:

I. A penso por morte, havendo mais de um pensionista, ser rateada entre todos em partes iguais. II. Reverter em favor dos demais a parte daquele cujo direito penso cessar. III. A parte individual da penso extingue-se pela morte do pensionista.

IV. A parte individual da penso extingue-se tambm para o filho, pela emancipao ou ao completar 24 (vinte e quatro) anos de idade, salvo se for invlido. V. Para o pensionista invlido, extingue-se o benefcio da penso por morte pela cessao da invalidez. Est correto o que se afirma APENAS em
y y y y y

a) I, II, III e IV. b) I, II, III e V. c) I, II e V. d) I, III e IV. e) II, III e V.

4 - Q202495

( Prova: FCC - 2011 - PGE-MT - Procurador / Direito Previdencirio / Auxlio-acidente; )

Em relao ao auxlio-acidente, correto afirmar:


y

a) O auxlio-acidente ser devido a partir do dia seguinte ao da cessao do auxlio-doena, independentemente de qualquer remunerao ou rendimento auferido pelo acidentado, permitida sua acumulao com qualquer aposentadoria. b) O auxlio-acidente mensal corresponder a cinquenta por cento do salrio-decontribuio e ser devido at a vspera do incio de qualquer aposentadoria ou at a data do bito do segurado.

c) O auxlio-acidente ser concedido, como indenizao, ao segurado quando, aps a consolidao das leses decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultarem sequelas que impliquem reduo da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia. d) O recebimento de salrio ou concesso de qualquer outro benefcio, no prejudicar a continuidade do recebimento do auxlio-acidente. e) A perda da audio somente proporcionar a concesso do auxlio-acidente, quando, alm do reconhecimento de causalidade entre o trabalho e a doena, resultar, comprovadamente, na perda da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia.

5 - Q98821

( Prova: FCC - 2011 - NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO - Advogado / Direito Previdencirio / Auxlio-doena; )

De acordo com a Lei no 8.213/91, em regra, o auxlio-doena, consistir numa renda mensal correspondente a
y y y y y

a) 100% do salrio-de-benefcio, exceto o decorrente de acidente do trabalho. b) 100% do salrio-de-benefcio, inclusive o decorrente de acidente do trabalho. c) 85% do salrio-de-benefcio, exceto o decorrente de acidente do trabalho. d) 91% do salrio-de-benefcio, exceto o decorrente de acidente do trabalho. e) 91% do salrio-de-benefcio, inclusive o decorrente de acidente do trabalho.

6 - Q60716

( Prova: FCC - 2010 - PGE-AM - Procurador / Direito Previdencirio / Benefcios; )

Os segurados servidores pblicos do Regime Prprio de Previdncia do Estado do Amazonas tm direito aos seguintes benefcios:
y y y y y

a) aposentadoria voluntria e auxlio-recluso. b) aposentadoria por invalidez e auxlio-recluso. c) aposentadoria compulsria e auxlio-doena. d) salrio maternidade e auxlio-recluso. e) auxlio-doena e auxlio-recluso.

7 - Q60162

( Prova: FCC - 2010 - AL-SP - Agente Tcnico Legislativo Especializado - Direito / Direito Previdencirio / Salrio-maternidade; )

Magda, segurada da Previdncia Social, adotou uma criana de dois anos e sete meses completos de idade. Neste caso, Magda
y y y y y

a) ter direito ao salrio-maternidade pelo perodo de cento e vinte dias. b) ter direito ao salrio-maternidade pelo perodo de sessenta dias. c) ter direito ao salrio-maternidade pelo perodo de noventa dias. d) ter direito ao salrio-maternidade pelo perodo de trinta dias. e) no ter direito ao salrio-maternidade, por ausncia de disposio legal neste sentido.

8 - Q46550

( Prova: FCC - 2006 - PGE-RR - Procurador de Estado / Direito Previdencirio / Benefcios; )

Em relao aos benefcios da Seguridade Social, correto afirmar que


y

a) cabvel a converso do auxlio-doena em aposentadoria especial, independentemente da subsistncia dos demais vnculos laborais mantidos pelo beneficirio, caso apurada a incapacidade definitiva do segurado para uma das atividades titularizadas. b) o auxlio-doena do segurado que exerce mais de uma atividade abrangida pela previdncia no ser devido, se a incapacidade ocorrer apenas para o exerccio de uma delas, salvo se as atividades concomitantes forem da mesma natureza. c) o auxlio-recluso devido aos dependentes do segurado recolhido priso que no receba remunerao, auxlio-doena, aposentadoria ou abono de permanncia, durante todo o perodo de deteno ou recluso, devendo ser suspenso em caso de fuga e convertido em penso, se sobrevier a morte do segurado detido ou recluso. d) o aposentado por invalidez que recuperar a capacidade laborativa e tiver cancelado o benefcio previdencirio poder pleitear o retorno ao emprego ocupado data do evento e, caso tal no convier ao empregador, ter direito a ser indenizado pela Previdncia Social na forma da lei. e) a incapacidade decorrente de doena ou leso de que o segurado j era portador ao filiar-se ao Regime Geral de Previdncia Social no lhe conferir o

direito aposentadoria por invalidez, assim como a incapacidade que sobrevier por motivo de agravamento ou progresso de tal doena ou leso.

9 - Q43071 Em

( Prova: FCC - 2009 - MPE-SE - Analista do Ministrio Pblico Especialidade Contabilidade / Direito Previdencirio / Penso por morte; )

relao

penso

por

morte

considere:

I. Verificado o reaparecimento do segurado, o pagamento da penso cessa imediatamente, estando desobrigados os dependentes da reposio dos valores recebidos em qualquer hiptese. II. No faz jus penso o dependente condenado pela prtica de crime doloso de que tenha resultado a morte do segurado. III. Prescrevem as prestaes respectivas no reclamadas no prazo de 5 (cinco) anos, contado da data em que forem devidas, exceto para os dependentes menores ou incapazes. Est correto o que se afirma em
y y y y y

a) I, II e III. b) I, apenas. c) II, apenas. d) I e II, apenas. e) II e III apenas.

10 - Q43067

( Prova: FCC - 2009 - MPE-SE - Analista do Ministrio Pblico Especialidade Contabilidade / Direito Previdencirio / Abono Anual; )

O segurado civil, homem, com 30 anos de contribuio e mulher com 25 anos, que tenha completado as exigncias para aposentadoria voluntria, mas que desejar continuar em atividade, ter direito a um abono de permanncia correspondente
y y y y

a) a 8% do salrio de contribuio previdenciria. b) a um salrio nominal por ano. c) ao valor da sua contribuio previdenciria. d) a 20% do salrio nominal por ms.

e) a 13% do benefcio a que teria direito.

11 - Q43062

( Prova: FCC - 2009 - MPE-SE - Analista do Ministrio Pblico Especialidade Contabilidade / Direito Previdencirio / Benefcios; )

So procedimentos a serem observados em caso de irregularidades na concesso ou manuteno de benefcios no RPPS/SE: I. Suspenso do benefcio, mediante ato especfico, publicado no Dirio Oficial do Estado, notificando o beneficirio por via postal para oferecer defesa. II. Apresentao por parte do beneficirio de defesa, no prazo de 30 dias, representado por advogado. III. O benefcio deve ser mantido suspenso, mesmo que no tenha sido efetuado defesa; deve ser efetuada notificao judicial e, caso a notificao no seja respondida, o benefcio deve ser suspenso. Est correto o que se afirma APENAS em
y y y y y

a) II e III. b) I. c) II. d) III. e) I e II.

12 - Q43060

( Prova: FCC - 2009 - MPE-SE - Analista do Ministrio Pblico Especialidade Contabilidade / Direito Previdencirio / Auxlio-doena; )

Jos, servidor pblico do Estado de Sergipe, participante do RPPS/SE, afastou- se de suas atividades por motivo de doena, por 15 dias. Quarenta dias aps, teve que afastarse novamente por motivo de doena. Nesse caso, Jos passaria a ter direito ao benefcio de auxlio-doena a partir
y

a) desde o primeiro dia de afastamento, por ser uma cobertura especial prevista no plano. b) do primeiro dia do novo afastamento, por ser considerado o perodo anterior de 15 dias.

c) do segundo dia do novo afastamento, por ser considerado como perodo coberto somente a partir do 16 dia. d) aps 15 dias do novo afastamento, por tratar-se de nova contagem. e) aps 16 dias do novo afastamento, por tratar-se de nova contagem.

y y

13 - Q43059

( Prova: FCC - 2009 - MPE-SE - Analista do Ministrio Pblico Especialidade Contabilidade / Direito Previdencirio / Benefcios; )

A gesto econmico-financeira dos recursos garantidores correspondncia entre as disponibilidades e exigibilidades


y y y y y

deve

garantir

a) no incio do perodo de benefcio. b) no perodo contributivo. c) durante o perodo de formao do fundo. d) permanentemente, enquanto existir os planos. e) no perodo de formao da reserva remunerada.

14 - Q43058

( Prova: FCC - 2009 - MPE-SE - Analista do Ministrio Pblico Especialidade Contabilidade / Direito Previdencirio / Benefcios; )

A anlise tcnica para avaliao do equilbrio atuarial dos planos de benefcios, deve ser efetuada
y

a) mensalmente, desde que os resultados da entidade se apresentem deficitrios. b) sempre que houver resultado negativo entre as contribuies e os pagamentos de benefcios. c) semestralmente, mediante assembleia dos participantes, concordando com a avaliao atuarial dos planos de benefcios. d) trimestralmente, com avaliao do fluxo financeiro e do resultado econmico da entidade. e) anualmente, permitindo estabelecer o plano de custeio.

15 - Q38783 Quanto aos

( Prova: FCC - 2002 - MPE-PE - Promotor de Justia / Direito Previdencirio / Benefcios; )

benefcios

da

Lei

8.213/91,

considere

que

segue:

I. O concedido, como indenizao ao segurado quando, aps a consolidao das leses decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultarem seqelas que impliquem reduo da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia. II. O devido, uma vez cumprida a carncia devida nessa Lei de Planos e Benefcios da Previdncia Social, ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica ou mental, durante quinze, vinte ou vinte e cinco anos, conforme dispuser a lei. III. O devido ao segurado que, havendo cumprido, quando for o caso, o perodo de carncia exigido nessa Lei de Planos e Benefcios da Previdncia Social, ficar incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de quinze dias consecutivos. Esses benefcios previdencirios referem-se, respectivamente,
y

a) aposentadoria por invalidez; aposentadoria especial; e ao auxlioacidente. b) ao auxlio-doena; aposentadoria por invalidez; e ao auxlio-acidente. c) aposentadoria especial; aposentadoria por invalidez; e ao auxlio-doena. d) ao auxlio-acidente; aposentadoria especial; e ao auxlio-doena. e) ao auxlio-acidente; ao auxlio-doena; e aposentadoria especial.

y y y y

16 - Q38782
Trabalho; )

( Prova: FCC - 2002 - MPE-PE - Promotor de Justia / Direito Previdencirio / Acidentes do

NO equiparado ao acidente do trabalho, mas considerada doena do trabalho, respectivamente, o acidente sofrido pelo segurado
y

a) na prestao espontnea de qualquer servio empresa para lhe evitar prejuzo ou proporcionar proveito, ainda que fora do local e horrio de trabalho; e qualquer doena, mesmo que no produza incapacidade laborativa. b) no local e no horrio de trabalho, em conseqncia de ato de imprudncia, negligncia ou impercia de terceiro ou companheiro de labor; e qualquer doena endmica adquirida por segurado habitante de regio em que ela se desenvolva. c) na execuo de ordem ou na realizao de servio sob a autoridade da empresa, ainda que fora do local e horrio de labor; e a doena degenerativa constante da relao elaborada pelo Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social.

d) por doena proveniente de contaminao acidental do empregado no exerccio de sua atividade; e a doena inerente a qualquer espcie de grupo etrio constante ou no da relao elaborada pelo Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social. e) ainda que fora do local e horrio de trabalho, por ato de sabotagem ou terrorismo, ou qualquer motivo mesmo no relacionado ao labor; e a doena adquirida em funo de condies especiais em que o trabalho realizado e com ele se relacione diretamente, constante da relao elaborada pelo Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social.

17 - Q12882

( Prova: FCC - 2009 - PGE-SP - Procurador / Direito Previdencirio / Penso por morte; )

No Estado de So Paulo
y y

a) o direito penso de militares sujeita-se prescrio quinquenal. b) o valor inicial da penso por morte a ser paga aos beneficirios do militar falecido igual totalidade da ltima remunerao recebida em vida pelo militar. c) a penso atribuda filha incapaz do militar falecido vitalcia, ainda que superada a incapacidade. d) ao passar para a reserva remunerada os militares deixam de contribuir para o Regime Prprio de Previdncia dos Militares. e) a entidade gestora do Regime Prprio de Previdncia dos Militares a So Paulo Previdncia - SPPREV.

18 - Q12071
/ Benefcios; )

( Prova: FCC - 2008 - TRF-5R - Analista Judicirio - rea Judiciria / Direito Previdencirio

De acordo com a Lei no 8.213/91, com relao ao salrio famlia correto afirmar:
y

a) A cota do salrio-famlia no ser incorporada, para qualquer efeito, ao salrio ou ao benefcio. b) O salrio-famlia ser devido, mensalmente, ao segurado empregado, inclusive ao domstico, na proporo do respectivo nmero de filhos. c) O aposentado por invalidez no ter direito ao salrio- famlia, uma vez que j recebe a respectiva aposentadoria.

d) Quando o pagamento do salrio no for mensal, o salrio-famlia ser obrigatoriamente pago semanalmente. e) A empresa conservar durante quinze anos os comprovantes dos pagamentos do salrio famlia para exame pela fiscalizao da Previdncia Social.

19 - Q12070
/ Benefcios; )

( Prova: FCC - 2008 - TRF-5R - Analista Judicirio - rea Judiciria / Direito Previdencirio

De acordo com a Lei no 8.231/91, em regra, mantm a qualidade de segurado, independentemente de contribuies at
y y

a) seis meses aps o livramento, o segurado retido ou recluso. b) seis meses aps cessar a segregao, o segurado acometido de doena de segregao compulsria. c) trs meses aps o licenciamento, o segurado incorporado s Foras Armadas para prestar servio militar. d) seis meses aps a cessao das contribuies, o segurado que estiver suspenso ou licenciado sem remunerao. e) doze meses aps a cessao das contribuies, o segurado facultativo.

ATENO: Esta questo foi anulada pela banca que organizou o concurso.") 20 - Q5220 Considere
( Prova: FCC - 2007 - TRF-2R - Analista Judicirio - rea Judiciria / Direito Previdencirio / Salrio-famlia; )

as

seguintes

assertivas

respeito

do

salrio

famlia:

I. O salrio-famlia ser devido, mensalmente, ao segurado empregado, inclusive ao domstico e ao segurado trabalhador avulso, na proporo do respectivo nmero de filhos. II. O aposentado por invalidez ou por idade e os demais aposentados com sessenta e cinco anos ou mais de idade, se do sexo masculino, ou sessenta anos ou mais, se do feminino, tero direito ao salrio-famlia, pago juntamente com a aposentadoria. III. A empresa conservar durante quinze anos, obrigatoriamente, os comprovantes dos pagamentos e as cpias das certides correspondentes, para exame pela fiscalizao da Previdncia Social. IV. A cota do salrio-famlia no ser incorporada ao salrio ou ao benefcio. Est correto o que se afirma, APENAS em
y

a) I, II e III.

y y y y

b) I e III. c) I e IV. d) II e IV. e) II, III e IV.

21 - Q5180 Considere

( Prova: FCC - 2007 - TRF-2R - Analista Judicirio - rea Judiciria - Execuo de Mandados / Direito Previdencirio / Auxlio-doena; )

as

seguintes

assertivas

respeito

do

auxliodoena:

I. O auxlio-doena ser devido ao segurado empregado a contar do dcimo sexto dia do afastamento da atividade, e, no caso dos demais segurados, a contar da data do incio da incapacidade e enquanto ele permanecer incapaz. II. Quando requerido por segurado afastado da atividade por mais de trinta dias, o auxlio-doena ser devido aps quinze dias contados da data da entrada do requerimento. III. Em regra, o auxlio-doena, inclusive o decorrente de acidente do trabalho, consistir numa renda mensal correspondente a noventa e um por cento do salrio-debenefcio. IV. A empresa que garantir ao segurado licena remunerada, em regra, no ficar obrigada a pagarlhe durante o perodo de auxlio-doena a eventual diferena entre o valor deste e a importncia garantida pela licena. Est correto o que consta APENAS em
y y y y y

a) I, III e IV. b) I, II e III. c) I e III. d) II e IV. e) II, III e IV.

22 - Q5179

( Prova: FCC - 2007 - TRF-2R - Analista Judicirio - rea Judiciria - Execuo de Mandados / Direito Previdencirio / Salrio-maternidade; )

segurada da Previdncia Social que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoo de criana devido salrio-maternidade pelo perodo de
y

a) cento e vinte dias se a criana tiver entre um e quatro anos de idade.

y y y y

b) noventa dias, se a criana tiver at um ano de idade. c) noventa dias, se a criana tiver entre um e quatro anos de idade. d) sessenta dias, se a criana tiver de quatro a oito anos de idade. e) trinta dias, se a criana tiver de quatro a oito anos de idade.

23 - Q3877 Considere

( Prova: FCC - 2007 - TRF-3R - Analista Judicirio - rea Judiciria / Direito Previdencirio / Assistncia social:; )

as

seguintes

assertivas

respeito

da

assistncia

social:

I. A assistncia social ser prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuio seguridade social. II. A participao da populao, por meio de organizaes representativas, na formulao das polticas e no controle das aes em todos os nveis uma das diretrizes de organizao das aes governamentais na rea da assistncia social. III. facultado aos Estados e ao Distrito Federal vincular a programa de apoio incluso e promoo social at trs dcimos por cento de sua receita tributria lquida. IV. vedada a aplicao dos recursos de programa de apoio incluso e promoo social dos Estados e do Distrito Federal no pagamento de despesas com pessoal e encargos sociais. De acordo com a Constituio Federal brasileira, est correto o que se afirma APENAS em
y y y y y

a) I, II e III. b) I, II e IV. c) I, III e IV. d) II, III e IV. e) II e IV.

24 - Q1280

( Prova: FCC - 2007 - TRF-4R - Analista Judicirio - rea Judiciria / Direito Previdencirio / Salrio-maternidade; )

O salrio maternidade
y

a) ser pago diretamente pela Previdncia Social para a segurada empregada, que dever requerer o benefcio at 30 dias aps o parto. b) dever ser requerido pela segurada especial e pela empregada domstica at 60 dias aps o parto. c) devido pelo perodo de 60 dias para a segurada da Previdncia Social que adotar criana de at um ano de idade. d) devido pelo perodo de 45 dias para a segurada da Previdncia Social que adotar criana entre 1 e 4 anos de idade. e) da segurada trabalhadora avulsa, pago diretamente pela Previdncia Social, consiste numa renda mensal igual sua remunerao integral equivalente ao ms de trabalho.

GABARITOS: 1-E 11 - B 19 - C 2-C 12 - B 20 - D 3-B 4-C 5-E 6-C 15 - D 23 - B 7-B 16 - E 24 - E 8-C 17 - E 9-E 18 - A 10 - C

13 - D 21 - C

14 - E 22 - E

Anda mungkin juga menyukai