Anda di halaman 1dari 5

PROJETO TUTOR 2007 FEA - FUMEC MODELO DE PLANO DE CARREIRA

O ato de planejar induz, propicia e facilita a reflexo, promovendo o conhecimento e o autoconhecimento fundamentais para o desenvolvimento de atividades em qualquer ramo do conhecimento humano. "O Planejamento Estratgico e Situacional, sistematizado originalmente pelo Economista chileno Carlos Matus, diz respeito gesto de governo, arte de governar. Quando nos perguntamos se estamos caminhando para onde queremos, se fazemos o necessrio para atingir nossos objetivos, estamos comeando a debater o problema do planejamento. A grande questo consiste em saber se somos arrastados pelo ritmo dos acontecimentos do dia-a-dia, como a fora da correnteza de um rio, ou se sabemos onde chegar e concentramos nossas foras em uma direo definida. O planejamento, visto estrategicamente, no outra coisa seno a cincia e a arte de construir maior governabilidade aos nossos destinos, enquanto pessoas, organizaes ou pases."
Jackson de Toni

Portanto, planejar refletir.


Assim como o planejamento a reflexo sobre as aes que pretendemos realizar para alcanarmos nossos objetivos, a gesto a administrao destas aes em nosso cronograma, em nossa rotina diria. A gerncia do planejamento o mantm constantemente atualizado e em sintonia com as mudanas de nossa realidade, conferindo-lhe maturidade e longevidade.

Ferramentas para o planejamento: o mapa de carreira


Originalmente um mapa uma representao grfica bidimensional de um todo ou frao territorial. tambm o meio fsico que utilizamos para registrar destinos e traar rotas, e que pode tambm nos auxiliar a otimizar jornadas. Planejar uma carreira estabelecer um mapa que mostre no s os destinos como tambm os trajetos mais adequados para alcan-los. Algumas carreiras possuem mapas claros e pr-estabelecidos: alguns anos de estudo entre graduao e ps-graduao e um emprego aguardando na outra ponta so um comeo bem interessante. Porm, mapas para carreira de certas profisses dificilmente so simples assim. A grande vantagem de planejar a carreira atravs deste instrumento poder visualizar e clarear conceitos e procedimentos, checando conhecimentos sobre mercado, carreira e inclusive sobre voc mesmo. Um mapa de carreira normalmente rico e dinmico e no deve ser visto como algo imutvel, como se fosse escrito sobre pedra. Pelo contrrio: o mapa deve ter o mesmo dinamismo e velocidade de sua carreira. Para facilitar e tornar didtico o processo de construo de um mapa de carreira, podemos dividi-lo em 05 etapas:

1. Auto conhecimento

Chamamos de auto-anlise. Reflete valores, sonhos,desejos,dons, habilidades, gostos pessoais, idias, tendncias, crenas e traos de personalidade.

2. Anlise da Situao Atual

a anlise do contexto atual. Reflete onde estamos neste momento frente aos nossos desejos. Reflete o estoque de recursos atual,as competncias percebidas, qualidades, potenciais, defeitos e limites.
3. Estabelecimento de objetivos

Descreve metas especficas, a sntese das competncias desejveis. o desdobramento de nossos valores, sonhos, etc. Neste momento, sugerimos que se faa o Mapeamento de Competncias atual X Mapa da situao ideal.
4. Definio de metas e estratgias

Este o momento crucial. Esta etapa deve ser feita por meta, por atividade. Ex: Ingls Quais so as possibilidades para que eu aprenda ingls? Quanto custa cada uma delas? Em quanto tempo estarei falando? Item por item, sucessivamente.

5. Gerenciamento do planejamento

Este o momento de avaliar o andamento de seus projetos e checar como vo seus esforos para atingir suas metas.
Em caso de dvidas discuta o projeto com seu Tutor ou pea orientao aos professores da disciplina Estgio Supervisionado / SIAP.

AUTO-CONHECIMENTO
A planilha a seguir uma espcie de guia, um modelo, e encontramos na bibliografia sobre o tema outras metodologias, tambm vlidas. Uma vez que o espao no suficiente para as anotaes do Plano completo, recomendamos a utilizao de um caderno especfico para este Projeto, que dever ser revisado e acompanhado constantemente. Quais so as caractersticas mais marcantes de sua personalidade?

Quais so os seus valores, as coisas que mais valoriza?

Quais so os seus talentos, habilidades mais distintas e diferenciadas? Que habilidades possui que o torna diferente das outras pessoas?

Quais so os seus pontos fortes? Liste pelo menos 10 qualidades. Seja sincero.

Quais so os seus pontos fracos, que merecem maior ateno e carecem de desenvolvimento? Liste pelo menos 10 questes que devem ser desenvolvidas

ANLISE DA SITUAO ATUAL


Est empregado? Desempregado? Estudando? O que? Est na sua rea? Faa um resumo da sua situao atual, uma breve descrio narrando as suas ocupaes profissionais atuais, tais como trabalho, estudos, cursos, etc.

Qual o seu grau de satisfao atual frente aos seus projetos? Est feliz com a faculdade ou escola e com o curso? Est satisfeito com o seu trabalho? Est se sentindo em dia com voc mesmo? Descreva com suas prprias palavras.

DEFINIO DE OBJETIVOS
Quais so os seus sonhos? Quaisquer que sejam, mesmo aqueles que julga inatingveis... Se voc anda sem sonhos, isso preocupante. D uma vasculhada em sua memria e se lembre dos seus desejos mais profundos.

Vamos transformar sonhos viveis em objetivos. As vezes um grande sonho se realiza com pequenas atitudes, objetivos diferentes visando um grande sonho.
Defina seus objetivos a curto prazo ( 03 meses a 01 ano): 1 2 3 4 5

Defina seus objetivos a mdio prazo: (01 a 05 anos) 1 2 3 4 5

Defina seus objetivos a longo prazo: (05 a 10 anos) 1 2 3 4 5

Neste momento, classifique seus objetivos de curto e mdio prazo como PRIORITRIOS, IMPORTANTES E DESEJVEIS. Esta priorizao importante para o estabelecimento das metas e estratgias.
Imagine agora que voc est dois anos frente do momento atual e responda s questes abaixo. Ao fazer este exerccio, seja sincero, imagine a tendncia e no o sonho isolado. Como estarei no ano de 2______? VIDA FAMILIAR:

SADE:

VIDA PROFISSIONAL:

VIDA SOCIAL E LAZER:

VIDA FINANCEIRA:

DEFINIO DE METAS E ESTRATGIAS


Pergunta objetiva e direta: Qual o primeiro passo que voc deve dar em direo aos seus objetivos prioritrios?

Este o momento em que o sonho distante se transforma em um objetivo concreto. Para cada objetivo identificado anteriormente, vamos estabelecer metas especficas, desdobrando cada item em sub-itens de menor escala:

OBJETIVO:
ESTRATGIAS POSSVEL DIFICULDADE PRAZO

OBJETIVO: ESTRATGIAS POSSVEL DIFICULDADE PRAZO

OBJETIVO: ESTRATGIAS POSSVEL DIFICULDADE PRAZO

OBJETIVO: ESTRATGIAS POSSVEL DIFICULDADE PRAZO

OBJETIVO: ESTRATGIAS POSSVEL DIFICULDADE PRAZO

GERENCIAMENTO DO PLANEJAMENTO
Nesta etapa, sugerida a avaliao semestral ou anual dos objetivos propostos frente s aes executadas. Refaa os planos, faa uma redefinio de prazos, elimine tarefas j cumpridas e estabelea novas metas e estratgias. Lembre-se que o Plano dinmico, deve se movimentar como a sua prpria vida.

Anda mungkin juga menyukai