Anda di halaman 1dari 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS INSTITUTO DE CINCIAS SOCIAIS EDUCAO E ZOOTECNIA ICSEZ CAMPUS DO BAIXO AMAZONAS CURSO BACHARELADO EM ZOOTECNIA

PROJETO: IMPLANTAO DE AVIRIO PARA AVES DE CORTE

Parintins - AM Dezembro de 2009 UZIEL SUWA


1

PROJETO: IMPLANTAO DE AVIRIO PARA AVES DE CORTE

Trabalho apresentado Universidade Federal do Amazonas, para obteno de nota parcial na disciplina Desenho Tcnico, sob orientao do professor Jos Carlos Brando.

Parintins AM Dezembro de 2009

NDICE
2

INTRODUO.......................................................................................................................04 PROJETO: INSTALAES PARA AVICULTURA ...........................................................05 CONSIDERAES FINAIS..................................................................................................09 REFERNCIAS.......................................................................................................................10

INTRODUO

Avicultura o ramo de atividade que se dedica criao de aves (galinhas, patos, perus, faises, pombos, cisnes, gansos, paves, etc). Constitui hoje uma tcnica muito complexa, dada maneira extremamente tcnico/cientfica como se procede a criao intensiva. As instalaes para aves distinguem-se das designadas a outros animais, no levando em conta somente o aspecto higinico, mas tambm no manejo da criao. O projeto pretende preceituar e preencher as condies que admitam o seu apropriado funcionamento, ressaltando a parte econmica da construo, a qual se apresenta de forma simplificada, possibilitando curto espao de tempo na sua realizao e a emprego de materiais acessveis.

PROJETO

TEMA: INSTALAES PARA AVICULTURA DELIMITAO: INSTALAES PARA AVICULTURA DE CORTE PARA 1.000 AVES JUSTIFICATIVA: Umas das maiores limitao da indstria micro-empresa em Parintins a dificuldade na obteno de alimentos oriundos da prpria cidade. Os alimentos encontrados, em sua maioria, so provenientes de cidades vizinhas. Em virtude disso, resolveu-se propor a instalao de um avirio de corte para 1.000 aves.

OBJETIVOS: Fornecimento de alimentos para abastecimento da prpria cidade;

Criao de oportunidades de emprego na cidade e nas comunidades circunvizinhas;

Fornecimento de experincia de negocio prtico para pessoas interessadas;

METODOLOGIA:

As exigncias relativas ao ambiente dependem sempre do intuito da produo. Este caso especfico para aves de corte, logo tero ambientes e tratamento diferenciados das aves designadas postura ou reprodutoras. Portanto, extremamente fundamental antes da construo, adaptao, ambientao e equipar seu galpo tenha exatamente definido a finalidade do mesmo. Todavia, alguns pontos so gerais para todos os tipos de abrigo para as aves tais como: Proteo contra:

Chuva; Excessos de temperatura (baixa ou elevada); Ventos; Radiao solar;


5

Stress; Poluio do ar; Ectoparasitos e endoparasitas; Roedores e aves;

Devem-se analisar antes de iniciar as construes alguns fatores pertinentes:

Localizao das edificaes

A seleo da localidade adequada para implantao do avirio tem em vista a otimizao dos processos construtivos, de conforto trmico e sanitrios, visando o aproveitamento das vantagens da circulao natural do ar e, evitar a obstruo do ar por outras construes, barreiras naturais ou artificiais.

Orientao

A orientao leste-oeste em galpes para confinamento de animais indicada universalmente, com intuito de tornar mnima a incidncia direta do sol sobre os animais atravs das laterais da instalao, haja vista que, nesse caso, o sol percorre ao longo do dia sobre a cumeeira da instalao.

Largura do avirio, p direito, comprimento e piso

Relaciona-se a largura do avirio com o clima da regio onde o mesmo ser construdo. Neste caso, tm-se as seguintes medidas: Largura at 10m; O p direito do avirio estabelecido em funo da largura adotada, como tambm o p direito do avirio, de forma que os dois parmetros em conjunto favoream a ventilao
6

natural no interior do avirio com acondicionamento trmico natural como mostra a tabela a seguir: Largura do Avirio (m) at 8 8a9 9 a 10 10 a 12 12 a 14
Fonte: TINCO (1995).

P direto mnimo em climas quentes (m) 2,80 3,15 3,50 4,20 4,90

O comprimento do avirio deve ser estabelecido para se evitar problemas com terraplanagem, comedouros e bebedouros automticos. No deve ultrapassar 200m. O piso importante para proteger o interior do avirio contra a entrada de umidade e facilitar o manejo. Este deve ser de material lavvel, impermevel, no liso com espessura de 6 a 8cm de concreto no trao 1:4:8 (cimento, areia e brita) ou 1:10 (cimento e cascalho), revestido com 2cm de espessura de argamassa 1:4 (cimento e areia).

Fechamentos

A mureta deve ter a menor altura possvel, aproximadamente 0,2 m, permitindo a entrada do ar no nvel das aves, evitando a entrada de gua de chuva e que a cama seja arremessada para fora do avirio (ABREU, 2003). Entre a borda da mureta e o telhado, deve ser colocada uma tela de arame prova de pssaros e insetos, como tambm a instalao de cortinas para evitar penetrao de sol e chuva e controlar a ventilao no interior do avirio (TEIXEIRA, 1997).

Cobertura
7

O telhado deve ser de material com grande resistncia trmica, como o sap ou a telha cermica. Impreterivelmente, devem-se evitar as telhas de alumnio ou zinco, devido ao barulho ocasionado durante a estao chuvosa; assim como tambm as telhas de cimento amianto com 4mm de espessura, pois fornecem menor conforto para as aves. O material ideal para a cobertura deve ter alta refletividade solar e alta emissividade trmica na superfcie superior e baixa refletividade solar e emissividade trmica na superfcie inferior.

Sistemas para abastecimento de gua: bebedouros As principais caractersticas dos bebedouros devem ser:

Fcil acesso para as aves Evitar que as aves se molhem e vazamento; Fcil limpeza; Proporcionar a utilizao de medicamentos; Preo compatvel; Durabilidade

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE RAO: COMEDOUROS

Comedouros automticos.

CONSIDERAES FINAIS

Indubitavelmente, a implantao de avirio de corte deve levar em considerao todos os aspectos que forneam uma boa acomodao para as aves, evitando qualquer tipo de desconforto, objetivando assim, um melhor rendimento dentro do intuito, que o de produo de corte.

REFERNCIAS

ABREU, P.G. Sistemas de Produo de Frangos de corte. EMBRAPA - Sunos e Aves. Boletimtcnico. 2003. Disponvel em: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Ave/ProducaodeFrangodeCorte/In stalacoes.html. Acesso em 15/12/2009. . GIL.Antnio Carlos, 1946. Como elaborar projetos de pesquisa / Antnio Carlos Gil. 4. Ed. Reimp. So Paulo: Atlas, 2009. TEIXEIRA, V.H. Construes e Ambincia - instalaes para aves e sunos. Lavras: UFLA/FAEPE, 1997. 181 p. TINCO, I.F.F. Avicultura industrial: novos conceitos de materiais, concepes e tcnicas construtivas disponveis para galpes avcolas brasileiros. Revista Brasileira de Cincia Avcola, Campinas, v.3, n.1, p.1-26, 2001. VAQUERO. Emilio Garcia. Projecto e Construes de alojamento para animais. Ed.3. Litexa Portugal: vol 2, 1971.

10

Anda mungkin juga menyukai