Anda di halaman 1dari 23

01 Com relao didtica como prtica educativa, assinale a alternativa INCORRETA: (A) As situaes adidticas no fazem parte das

s situaes didticas. (B) Podemos definir a didtica como um conjunto de relaes estabelecidas explicita ou implcita entre o aluno e o professor. (C) Na formao permanente dos professores, o fundamental momento o da reflexo critica sobre a prtica. (D) pensando sobre a prtica de hoje/ontem, que se pode melhorar a prxima pratica. 02 Podemos dizer que Didtica Especial : (A) A Didtica que estuda os princpios, as normas e as tcnicas que devem regular qualquer tipo de ensino, para qualquer tipo de aluno. (B) A Didtica que nos d uma viso geral da atividade docente. (C) A Didtica que estuda a tcnica de ensino em todos os seus aspectos. (D) A Didtica que analisa os problemas e dificuldades que o aluno de cada disciplina apresenta e organiza os meios e sugestes para resolv-los. 03 Na tentativa de superao da encruzilhada, na qual competncia tcnica e compromisso poltico se contrapunham, CANDAU (1996) apresentou uma proposta de ultrapassar uma viso meramente instrumental da Didtica atravs da construo de uma perspectiva que ela denominou de: (A) Didtica Fundamental. (B) Conceituando a Didtica. (C) Reflexo da Didtica.

(D) Construo Progressista. 04 O plano de aula o planejamento dirio das atividades pedaggico-didticas, em conformidade com o projeto de ensinoaprendizagem e com o projeto polticopedaggico da escola. Nesta perspectiva de planejamento educacional, so elementos constitutivos do plano de aula: (A) marco referencial, diagnstico, programao e avaliao de conjunto. (B) prxis interativa, mtodo, significao, viso de processo avaliativo. (C) dimenso atitudinal, criticidade, dilogo problematizador e avaliao do processo. (D) objetivos (para qu), contedos (o qu), metodologia (como) e avaliao. 05 Esta pedagogia surge, no Brasil por volta de 1984, como tentativa a essa superao, origina-se no materialismo histrico que, em sala de aula, se expressa na metodologia dialtica de construo scio-individualizada do conhecimento. Estamos nos referindo a: (A) Pedagogia Liberal Renovada. (B) Pedagogia Progressista Crtico-Social. (C) Pedagogia Histrico-Crtica. (D) Pedagogia Progressista Libertadora. 06 Libneo (1990) posiciona-se quando cita os elementos constitutivos da didtica. Como o seu terceiro elemento, aponta: (A) O ensino e suas dimenses culturais. (B) O ensino e suas dimenses polticas.

(C) O ensino e suas dimenses tcnicas. (D) O ensino e suas dimenses humanas. 07 Aponte a opo que melhor caracteriza as teorias cognitivas: (A) Estuda os processos centrais do indivduo como organizao do conhecimento, de informao e estilos de pensamento. (B) Estuda cientificamente o desenvolvimento fsico como sendo mais que um produto do meio ambiente. (C) Perodo que vai desde a adolescncia at a idade adulta. (D) Se ocupam do desenvolvimento da responsabilidade e da independncia. 08 As inteligncias mltiplas so alternativas para o conceito de inteligncia, como uma capacidade: (A) Inata e nica, permitindo a atuao nas reas psicolgicas. (B) Geral e nica, permitindo a atuao em salas de surdos. (C) Inata, geral e nica, permitindo aos indivduos performance em qualquer rea. (D) Inata e geral, permitindo a atuao na rea pedaggica. 09 O movimento antiautoritrio na educao deve essas contribuies a: (A) Carl Rogers (B) Sigmund Freud (C) Karl Heinrich Marx (D) Louis Althusser

10 O inatismo apresenta os seguintes argumentos: (A) Virtualmente nem todas as crianas nascem programadas para falar. (B) O ambiente no contribui para que as pessoas falem uma lngua. (C) No homem no existe conhecimentos adquiridos com experincia ou pela experincia. (D) As crianas aprendem bem sua lngua materna, quer num ambiente estimulante e culto, quer num ambiente desumano e boal. 11 A pedagogia que prope a negao da autoridade, tanto na escola como na sociedade, formando crianas e jovens para a autogesto individual e coletiva a Pedagogia Libertria, que tem sua fundamentao poltica nos princpios do: (A) Comunismo (B) Anarquismo (C) socialismo democrtico. (D) funcionalismo 12 Analise as alternativas abaixo e, em seguida, assinale a opo que melhor define comportamentalismo: (A) Conjunto das teorias cognitivas que precedem a razo. (B) Conjunto das teorias afetivas que se adquam ao corao. (C) Conjunto das teorias psicolgicas que postulam a conduta. (D) Conjunto das teorias aplicativas que vem com a intuio.

13 A Didtica passa por um momento de reviso crtica. Tem-se a conscincia da necessidade de superar uma viso meramente instrumental e pretensamente neutra do seu contedo. Trata-se de um momento de perplexidade, de denncia e anncio, de busca de caminhos que tm de ser construdos atravs do trabalho conjunto dos profissionais da rea com os professores de primeiro e segundo graus. pensando a prtica pedaggica concreta, articulada com a perspectiva de transformao social, que emergir uma nova configurao para a Didtica. (Candau, 2002) A palavra didtica foi utilizada, pela primeira vez, em 1629, quando se escreveu os principais aforismos didticos, por: (A) Blankertz. (B) Ferreira. (C) Ratke. (D) Comenius. 14 Analise as afirmativas abaixo: I. Didtica uma disciplina tcnica e que tem como objeto especfico a tcnica de ensino (direo tcnica da aprendizagem). A didtica, portanto, estuda a tcnica de ensino somente em seus aspectos operacionais. I. A Didtica estuda os mtodos de ensino, classificando-os e descrevendo-os sem fazer juzo de valor. I. Podemos dizer que a Metodologia nos d juzo de valor e a Didtica nos d juzos de realidade. Podemos afirmar corretamente que: (A) Todas as afirmativas esto incorretas. (B) Todas as afirmativas esto corretas.

(C) Apenas as afirmativas I e I esto corretas. (D) Apenas a afirmativa I est correta. 15 Na ao docente, encontra-se uma dimenso poltica, uma dimenso tcnica, uma dimenso tica e esttica. Quando mobilizadas, essas dimenses concorrem para a educao de melhor qualidade. Nesse contexto, a dimenso tica compreendida como (A) o conjunto de processos da arte de ensinar, que requer a imaginao criadora do sujeito. (B) o elemento de mediao entre a tcnica e a poltica, garantindo o carter dialtico da relao. (C) o resultado da ao competente de cada profissional no seu espao de trabalho. (D) o domnio dos contedos e das tcnicas necessrios construo coletiva da sociedade. 16 Arroyo (2000), no livro Ofcio de Mestre: imagens e autoimagens assegura que o professor s encontrar o sentido educativo do seu ofcio, se descobrir a humana docncia. Para isso, segundo o autor, necessrio que o professor (A) reforce seu papel como o detentor do conhecimento no processo ensinoaprendizagem do aluno. (B) difunda o entendimento da preponderncia do aspecto disciplinar no processo de aprendizagem. (C) evite a transgresso pedaggica, considerando o risco de fracasso e prejuzo para as polticas pblicas. (D) desfaa um imaginrio social, que minimiza o papel do mestre, reconstruindo o seu perfil.

17 Muitas vezes a escola se torna indiferente diante do fracasso dos alunos e das desigualdades sociais. Vrias iniciativas visam a reverter esta situao, dentre as quais est a pedagogia de domnio, apregoada por Phillippe Perrenoud (2001), que prope: (A) flexibilizar os currculos, permitir que cada aluno progrida de acordo com seu ritmo e promover avaliao formativa. (B) homogeneizar os currculos, criar agrupamentos de alunos por idade e realizar avaliaes sistemticas. (C) enfatizar questes tnicas nos currculos, formar turmas por interesse em determinadas reas do conhecimento e desenvolver avaliao somativa. (D) acabar com o currculo, permitir que os alunos se organizem em turmas da forma como desejarem e abandonar os processos formais de avaliao. 18 Sobre o recurso pedaggico da acelerao de estudos, previsto no Artigo 24 da LDB - Lei 9.394/96, podemos defini-lo como sendo: (A) A constatao da existncia de defasagem entre a idade do aluno e a srie que cursa. (B) A aprovao automtica dos alunos das escolas pertencentes aos sistemas pblicos de ensino. (C) A possibilidade de corrigir as distores do fluxo escolar tendo em vista a diminuio do custo/aluno. (D) A possibilidade de intensificao do ritmo dos estudos dos discentes com atraso escolar ou daqueles avaliados como superdotados. 19 Os saberes docentes esto relacionados com os condicionantes sociais, culturais, econmicos, polticos e com o contexto de trabalho dos professores. Nessa perspectiva, os saberes especializados da docncia so compreendidos como:

(A) um conjunto de contedos definidos de forma rgida, para aplicao nas aes educativas formais e no formais. (B) um processo em construo ao longo da carreira profissional, na interface do social com o individual mediado pelo trabalho. (C) um conjunto de conhecimentos produzidos por pesquisa em cincias sociais e psicolgicas para subsidiar o ensino. (D) um processo de mobilizao de modelos e tcnicas oriundos de organizaes diversas, adequadas s instituies educacionais. 20 O Behaviorismo um processo dinmico, centrado nos processos cognitivos em que temos comportamentos atravs de relaes mais ou menos mecnicas, em que temos: (A) Indivduo - Informao - Codificao - Recodificao Processamento Aprendizagem. (B) Processamento - Codificao - Informao - Recodificao Aprendizagem - Indivduo. (C) Individuo - Processamento - Aprendizagem - Informao Recodificao - Codificao. (D) Aprendizagem - Processamento - Codificao Individuo Recodificao Informao. 21 Segundo Gardner, o que leva as pessoas a desenvolver capacidades inatas a educao que recebem e as oportunidades que encontram. Diante disto, INCORRETO afirmar que: (A) A inteligncia cinestesica a habilidade para explorar relaes, categorias atravs da manipulao de objetos ou smbolos. (B) Os componentes centrais da inteligncia lingustica so sensibilidades para sons, ritmos e significados das palavras.

(C) Na inteligncia interpessoal o individuo tem habilidade para entender e responder adequadamente a humores, motivaes e desejos. (D) Atravs da inteligncia intrapessoal temos habilidade para ter acesso aos prprios sentimentos, sonhos e ideias. 2 As concepes de sociedade e educao que o educador constri ao longo da sua formao e da sua prtica repercutem no modo como ele ensina e avalia os seus alunos. Assim, ao vincular a avaliao ao processo de ensino aprendizagem, ao planejamento escolar, ao currculo e aos objetivos educacionais que se deseja atingir, tendo em vista o pleno desenvolvimento do educando, a avaliao ter um carter predominantemente (A) classificatrio. (B) formativo. (C) quantitativo. (D) somativo. SIMULADO DIDTICA E-mail: valdecicorreia@ig.com.br SIMULADOS 7 VC

23 Um dos mais clebres educadores brasileiros, com atuao e reconhecimento internacional, ficou conhecido principalmente pelo seu mtodo de alfabetizao de adultos de cunho assumidamente poltico. Para ele, o objetivo maior da educao a construo da conscincia crtica, o que significa, em relao s parcelas desfavorecidas da sociedade, proporcionar-lhes condies para entender a sua situao de oprimidas e agir em favor da sua libertao. O educador em pauta e a pedagogia que defendeu so, respectivamente, (A) Ansio Teixeira Pedagogia renovada. (B) Paulo Freire Pedagogia libertadora. (C) Jos Carlos Libneo Pedagogia crtico-social dos contedos. (D) Silvio Gallo Pedagogia libertria. 24 A transversalidade refere-se a um recurso pedaggico cujo intuito ajudar o aluno a adquirir uma viso mais compreensiva e crtica da realidade, assim como sua insero e participao nessa realidade. A metodologia de ensino pautada na elaborao e

organizao coletiva de projetos como prtica curricular interdisciplinar e transversal possibilita uma melhor compreenso e vivncia desta abordagem. Nesta perspectiva, espera-se que a avaliao dos trabalhos seja construda coletivamente pelos participantes dos projetos temticos. De acordo com esta abordagem, os currculos da educao bsica pressupem uma formao pautada (A) na valorizao das habilidades individuais dos sujeitos acima dos valores coletivos. (B) na concepo de escola como uma extenso da famlia, evitando que os alunos vivenciem dilemas e conflitos. (C) nos princpios de uma educao que reproduza os interesses da classe hegemnica. (D) na valorizao das relaes sociais e na organizao dos conhecimentos escolares de forma contextualizada e crtica. 25 Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I. Os valores morais so construdos a partir da interao do sujeito com os diversos ambientes sociais. I. Os valores morais acontecem durante a convivncia diria, principalmente com o adulto. I. No desenvolvimento dos valores morais, o individuo construir seus valores, princpios e normas. (A) Apenas I e I (B) Apenas I e II (C) Apenas I (D) I, I e II SIMULADO DIDTICA E-mail: valdecicorreia@ig.com.br SIMULADOS 8 VC

26 O delinquente ao mesmo tempo, agente de comportamentos desviados e vtima de uma sociedade negligente. Considerando o

exposto, assinale V para as afirmaes verdadeiras e F para as falsas: Delinquncia juvenil vista como uma forma de rejeio explicita de valores de uma classe, manifestada atravs de perturbaes emocionais e inadequadas. Todo comportamento delinquente um desvio social, ainda que nem todo desvio social seja um comportamento delinquente. A delinquncia pode ser inserida na categoria de perturbao de desvios sexuais, religiosos e intelectuais. ( ) Delinquente uma pessoa que no interiorizou as coeres da sociedade. A sequncia esta correta em: (A) V, V, F, F (B) F, V, V, F (C) V, V, V, F (D) V, V, F, V 27 O uso do conceito de incluso no contexto das polticas educacionais est longe de se concretizar em prticas educativas includentes no interior dos sistemas de ensino. Isso implica dar outra lgica para a escola, de forma que no seja admissvel pensar na possibilidade de criana alguma permanecer fora dela. condio fundamental para a materializao de uma poltica de incluso: (A) reformular o espao escolar, o contedo programtico e controlar o ritmo de aprendizagem dos estudantes com deficincia. (B) ampliar vagas para pessoas com deficincia fsica, visual e auditiva, pessoas autistas e psicticas, alm de propiciar atualizao para os professores. (C) desconstruir prticas segregacionistas, questionar concepes e valores que discriminem pessoas com deficincia e invalidar solues paliativas.

(D) adequar prdios escolares, rompendo barreiras arquitetnicas e acolher pessoas com deficincia ou com mobilidade reduzida temporariamente. 28 Segundo Claudino Piletti, so quatro as etapas do planejamento de ensino. Consiste no desenvolvimento das atividades previstas. No texto acima o autor refere-se a seguinte etapa do planejamento: (A) Avaliao e aperfeioamento do plano. (B) Conhecimento da realidade. (C) Execuo do plano. (D) Elaborao do plano. SIMULADO DIDTICA E-mail: valdecicorreia@ig.com.br SIMULADOS 9 VC

29 Sobre interacionismo, analise as alternativas abaixo: I. fundamental que um indivduo se insira em determinado meio cultural para que acontea mudanas em seu desenvolvimento. I. No interacionismo existem conhecimentos ou princpios prticos e inatos, ou seja, se desenvolvem naturalmente. I. Para que um indivduo se constitua como pessoa fundamental que ele se inclua em determinado ambiente. IV. As mudanas que ocorrem com o individuo esto ligadas a interao dele com a histria da sociedade da qual faz parte. Esto corretas as alternativas: (A) I, I e II (B) I, II e IV (C) I, I e IV (D) I, I e IV 30 Os conceitos ou as notas exercem um papel central no processo escolar, pois a avaliao vai definir a possibilidade ou no de o aluno prosseguir seus estudos nas sries seguintes. Tornam-se, assim, fins em si mesmos e passam a ser alvo perseguido pelo aluno com vistas aprovao, enquanto a aprendizagem propriamente dita fica comprometida nesse processo. em busca das notas que so geradas tenses e

ansiedades nos alunos e sobretudo nos perodos destinados s provas que se observa a centralidade da avaliao no cotidiano escolar. Esta realidade tem origem e desenvolvimento na (A) Escola Tradicional. (B) Escola Nova. (C) Escola Progressista. (D) Escola Construtivista. 31 Vygotsky acreditava que a aprendizagem na criana podia ocorrer atravs: (A) Do dilogo, da avaliao e da memria. (B) Do jogo, da brincadeira e da instruo formal. (C) Da participao, do trabalho e da iniciativa. (D) Das relaes, do jogo e da cooperao. SIMULADO DIDTICA E-mail: valdecicorreia@ig.com.br SIMULADOS 10 VC

32 Na elaborao de itens de prova, comum os professores proporem um contexto para que o estudante situe o contedo abordado no decorrer dos estudos em classe. Pode-se tambm propor um bom texto ligado ao assunto tratado na questo, possibilitando ao examinando buscar dados no texto e, a partir deles, responder questo. Este tipo de questo tambm possibilita utilizar informaes de fontes variadas, tais como textos literrios, jornais, revistas, almanaques, sites da internet, tirinhas ou at mesmo textos de outras reas do conhecimento, possibilitando o dilogo com outros contedos do currculo. Instrumentos avaliativos com estas caractersticas fazem parte de uma ao pedaggica predominantemente (A) disciplinar. (B) fragmentada. (C) Hierrquica (D) integradora. 3 Na definio e elaborao de instrumentos avaliativos preciso observar alguns cuidados para que a avaliao possibilite ao professor analisar se os seus objetivos foram alcanados e como os estudantes esto se envolvendo com os contedos trabalhados. Para que os momentos destinados avaliao tambm constituam

novas oportunidades de aprender, os instrumentos avaliativos precisam ser planejados (A) de modo a coordenar adequadamente os contedos e o tempo destinados s provas, evitando-se que alguns alunos as terminem antes do prazo estipulado. (B) de forma coerente com o modo como as aulas so ministradas, evitando-se que haja uma ruptura entre processos de ensino, aprendizagem e avaliao. (C) de modo a garantir a cientificidade do processo avaliativo, cumprindo rigorosamente as orientaes do coordenador pedaggico da unidade escolar. (D) de maneira uniforme e padronizada pelos rgos de gesto dos sistemas educacionais, garantindo-se a qualidade dos instrumentos. 34 A gria na adolescncia, na viso de Jos Ottoni Outeiral, constitui, EXCETO: (A) Procura de uma identidade lingustica. (B) Identificao com os familiares. (C) Expresso verbal do processo de diferenciao do grupo familiar. (D) Reconhecer a si e a seu grupo de iguais como portadores de uma identidade prpria. SIMULADO DIDTICA E-mail: valdecicorreia@ig.com.br SIMULADOS 1 VC

35 O bilogo e o social compem, desde o nascimento, uma parceria indissocivel na formao do psiquismo. Ocorre da a construo do eu e do outro, cuja interiorizao resultar numa referncia efetiva na formao de nossas emoes e sentimentos que num processo dialtico se constituiro por sua vez o motor do desenvolvimento. (Maria Tereza da Cunha Coutinho/Mrcia Moreira)

Analisando as ideias principais deste trecho, podemos afirmar que pertencem a teoria cognitiva de: (A) Piaget. (B) Vygotsky. (C) Gardner. (D) Wallon. 36 Professor e aluno tero de aprender a lidar com as novas tecnologias e tambm com os modelos tradicionais para adquirir as informaes necessrias para sua formao profissional e pessoal. Ensinar ou aprender na era digital exige mudanas nos paradigmas de ensino. importante utilizar as tecnologias de forma que elas nos ajudem a aprender, levando-nos a transformar informaes em conhecimento e sabedoria, aperfeioando o pensamento reflexivo como instrumento de emancipao humana. Para alguns pesquisadores as novas tecnologias podero assumir um papel ativo e coestruturante nas formas de aprender e conhecer. Nesta perspectiva, espera-se que a escola (A) mantenha a sua tradio, reservando s novas tecnologias um papel secundrio. (B) transforme as salas de aula em modernos laboratrios de informtica. (C) propicie uma unidade orgnica entre o conhecimento, o sujeito e as tecnologias. (D) utilize as tecnologias da informao para reforar a competio entre os estudantes. 37 A nova moral ser criada quando tambm se criar uma nova sociedade humana, mas ento provvel que o comportamento moral tenha se diludo totalmente nas formas gerais do comportamento. Globalmente, toda a conduta ser moral, porque no existiro fundamentos de nenhuma ndole para conflitos entre o comportamento de uma pessoa e o de toda a sociedade. Esse texto fala sobre o comportamento moral, e foi escrito por: (A) Liev S. Vigotski. (B) Jean Piaget. (C) Henri Wallon. (D) Freud

SIMULADO DIDTICA

E-mail: valdecicorreia@ig.com.br SIMULADOS 12

VC

38 Conforme afirma Wallon, o conjunto afetivo so funes responsveis: (A) Pela inteligncia, neurologia e paixo. (B) Pelos sentimentos, amor e poder. (C) Pelas amizades, emoes e sentimentos. (D) Pelas emoes, sentimentos e paixo. 39 Piaget aborda a moralidade como um sistema de regras cuja essncia deve ser procurada no respeito que o indivduo adquire por elas. No que se refere evoluo da conscincia moral, Piaget caracteriza quatro estgios. A tendncia da criana, nessa fase, a de projetar no mundo exterior os seus desejos e impulsos. As ordens e proibies so simplesmente obedecidas. A criana incapaz de julgar suas aes e as alheias, desconhecendo em grande parte, suas intenes e consequncias. Este texto refere-se a que Estgio? (A) Estgio de moralidade heternoma. (B) Estgio de moralidade semi-autnoma. (C) Estgio de moralidade autnoma. (D) Estgio pr-moral. 40 Quando a gente pensa que sabe todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas... Emilly Powell So considerados pilares da avaliao, EXCETO: (A) Sntese. (B) Compreenso. (C) Conhecimento. (D) Objetividade. 41 Para Kramer (2007), com os estudos do historiador Philippe Aris e do socilogo

Bernard Charlot, foi possvel compreender a natureza e a condio da criana, bem como sua dependncia em relao ao adulto, como um fenmeno, respectivamente, (A) histrico e social; natural e no social. (B) histrico e social; social e no natural. (C) a-histrico e social; natural e no social. (D) a-histrico e social; social e no natural. SIMULADO DIDTICA E-mail: valdecicorreia@ig.com.br SIMULADOS 13 VC

42 Atentos s tenses entre a cultura escolar e a cultura miditica, pesquisadores brasileiros produzem referncias para estudar os meios de comunicao na escola h pelo menos 20 anos. A elaborao dos parmetros e referenciais curriculares para a educao bsica (Brasil, 1998) incluiu o uso dos meios de comunicao na escola. Atualmente, o projeto Mdias na Educao, da Secretaria de Educao a Distncia, pretende estimular o desenvolvimento da rea e, ainda que indiretamente, o Ministrio da Cultura (MINC) e a Radiobrs se comprometeram com a mdia-educao, atravs da poltica de Cultura Digital do MINC. Tendo em vista a crescente insero das mdias nos espaos escolares, como tratar a mdia pedagogicamente na escola? (A) Fundamentando-se no desenvolvimento da metalinguagem, procedendo-se avaliao e leitura crtica das mensagens de forma contextualizada. (B) Praticando-se uma abordagem instrumental, calcada no desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e acesso a fontes diversificadas de informaes. (C) Utilizando-se de recursos digitais inovadores propostos pelas assessorias especializadas em informtica para a rea educacional. (D) Praticando-se uma abordagem tecnicista, fundamentada no desenvolvimento de competncias para o uso das diversas ferramentas computacionais.

43 Indisciplina um tema emblemtico e constitui uma das grandes queixas no apenas de educadores, mas tambm de pais de alunos: os pais acusam a escola de no conseguir desempenhar seu papel educativo; os professores atribuem a indisciplina falta de regras e limites que as crianas e jovens vivem em casa, o que se reflete na escola e prejudica a aprendizagem (Aquino, 2003). Nesse contexto histrico de fronteiras entre famlia e escola, cujas funes educativas ora se intercalam, ora se sobrepem, preciso distinguir o mbito de competncia das duas instituies Assim, (A) compete escola o trabalho de reconstruo do legado moral, decretando regras de conduta; famlia cabe a tarefa de educar e supervisionar a sade psquica dos filhos, sobretudo na primeira infncia. (B) est em questo, no caso escolar, a idealizao de um determinado tipo de estudante; no caso familiar, o favorecimento da aquisio de comportamentos virtuosos e outros atributos morais condizentes com essa idealizao. (C) est em questo, no caso familiar, a ordenao da conduta da criana, por meio da moralizao de seus hbitos; no caso escolar, a ordenao do pensamento do aluno, por meio da reapropriao do legado cultural. (D) cabe famlia o trabalho de punir pelos hbitos avessos aos bons costumes e evitar a influncia de companhias negativas; escola, o encaminhamento parapedaggico das crianas portadoras de dficit. SIMULADO DIDTICA E-mail: valdecicorreia@ig.com.br SIMULADOS 14 VC

4 Segundo Guiomar Namo de Mello, a sexualizao do magistrio como ocupao feminina decorrente de determinantes econmicos, aparece como fato natural em funo da exigncia que essa ocupao apresenta e que supostamente se adqua mais ao sexo feminino. Essa adequao baseia-se, em geral, em esteretipos sobre o que natural no homem e na

mulher, ou em caractersticas femininas aprendidas ou induzidas pela socializao. Cerca de 90% do corpo docente formado de mulheres, isso ocorre porque, EXCETO: (A) Cerca de 60% das docentes so casadas, e embora a grande maioria tenha feito o magistrio, uma grande porcentagem tambm faz o curso superior. (B) O baixo salrio e a constante ameaa de perda dos ganhos conquistados obriga a dobrar jornadas ou a aumentar o nmero de aulas. (C) A condio feminina um dos elementos que garante a perpetuao do senso comum no qual predominam o amor, a vocao e a ausncia de profissionalismo. (D) Apesar do salrio insuficiente, os professores no conseguem ir alm desse nvel de insatisfao, para propor formas de atuao organizada, melhores condies de trabalho e remunerao. 45 Lev Vygotsky procurou explicar em novas bases a natureza e o significado de fenmenos psicolgicos humanos, de modo a favorecer, dentro daquele novo contexto poltico, a democratizao do saber produzido pela sociedade. (Maria Teresa da Cunha Coutinho/Mrcia Moreira) Um processo interpessoal transformado num processo intrapessoal. Todas as funes no desenvolvimento da criana aparecem duas vezes; primeiro entre as pessoas (interpsicolgica) e depois no interior da criana (intrapsicolgica). Isso se aplica igualmente para a ateno voluntria, para a memria lgica e para a formao de conceitos. Todas as funes superiores originam-se das relaes reais entre indivduos humanos. (Vygotsky) Esse texto refere-se a que abordagem da sua teoria: (A) Mediao Semitica.

(B) A Internalizao. (C) Desenvolvimento Proximal.

Sincretismo.

(D)

Zona

de

46 A teoria de Piaget importante por que: (A) Capta as grandes tendncias do pensamento do adolescente. (B) um processo responsvel pelas emoes, sentimentos e paixo. (C) Encara as crianas como sujeitos ativos de sua aprendizagem. (D) Refere-se capacidade, disposio do ser humano de ser afetado pelo mundo externo. SIMULADO DIDTICA E-mail: valdecicorreia@ig.com.br SIMULADOS 15 VC

47 O Interacionismo de Wallon se expressa na concepo de natureza humana que permeia toda a sua obra. Segundo ele, nunca pde dissociar o biolgico do social no homem, no porque os considerasse redutveis um ao outro, mas porque lhe pareciam to complementares, desde o nascimento, que seria impossvel encarar a vida psquica, sem que fosse sob a forma de suas relaes recprocas. (Maria Teresa da Cunha Coutinho/Mrcia Moreira) Para Wallon, o problema central no estudo do psiquismo humano : (A) A Inteligncia. (B) A Emoo. (C) A Conscincia. (D) O Psicomotor. 48 Segundo os behavioristas, a aprendizagem uma aquisio de conhecimentos atravs das relaes: (A) Estmulo - Resposta = Comportamento. (B) Estmulo Comportamento = Resposta. (C) Comportamento - Estmulo = Resposta. (D) Resposta - Estmulo = Comportamento.

49 A escola um microcosmo social onde so utilizadas normas sociais e morais. Durkheim havia proposto que a moral adquirida atravs da autoridade e da presso adulta, mas tambm que um dos objetivos da educao moral obter a autonomia, ou seja, uma moral na qual o indivduo age de acordo com princpios prprios que ele mesmo construiu. No entanto, difcil ver como possvel obter esta autonomia atravs da presso dos adultos. (Juan Derval) Piaget mostrou que h outra fonte da moralidade que : (A) Propondo que se estudem as operaes concretas que provocam a transformao de determinados julgamentos morais em valores considerados como dignos de serem transmitidos ou reforados para e pelo conjunto da sociedade. (B) A prpria atividade dos indivduos em contato com seus colegas, com os quais no existe essa relao de autoridade. Um aspecto da moralidade surge, assim, como regulamentao das relaes entre indivduos que so iguais. (C) Adaptar a moral s novas circunstncias e encontrar valores que possam ser compartilhados e que sirvam para tornar melhor essa sociedade. (D) Estabelecer regras inflexveis como padro de comportamento a ser seguido por todos, a exemplo do que fazia a lgica no campo do conhecimento.

SIMULADO DIDTICA

E-mail: valdecicorreia@ig.com.br SIMULADOS 16

VC

50 "O esforo da educao no sentido de formar indivduos livres, seguros e responsveis, capazes de pensar por conta prpria, ser necessariamente maior e mais difcil no futuro do que j tem sido. (Fernando Motta) Acerca da Informtica na Educao e seus pressupostos filosfico-histricosociais, analise as afirmativas abaixo: I. A tecnologia no um produto independente da sociedade, pelo contrrio, embora exista um paradigma tecnolgico, h poucas possibilidades de possveis trajetrias tecnolgicas, e isso independe da sociedade que vivemos. I. Os tericos crticos entendem a informtica como algo mais do que simples inovaes no campo da Tecnologia e Cincia. I. A informtica aparece como uma tecnologia que est mudando nosso modo de viver, pensar e trabalhar, gerando, com a automao da memria e a programao, qui uma revoluo informtica, com implicaes tanto tcnicas quanto ideolgicas. Podemos afirmar corretamente que: (A) Apenas as afirmativas I e II esto corretas. (B) Todas as afirmativas esto incorretas. (C) Apenas as afirmativas I e I esto corretas. (D) Todas as afirmativas esto corretas. GABARITO - DIDTICA 01 A 02 D 03 A 04 05 C 06 B 07 08 C 09 B 10 D 11B 12 C 13 C 14 A 15 B 16 D 17 C 18 D 19 B 20 A

21 A 22B 23 B 24 D 25 D 26 D 27 C 28 C 29 C 30 A 31 B 32 D 33 B 34 B 35 D 36 C 37 A 38 D 39 D 40 D 41 B 42 A 43 C 44 C 45 B 46 B 47 C 48 A 49 B 50 A

Anda mungkin juga menyukai