Anda di halaman 1dari 1

Sumrio

Fechar

A QUITOSANA E SEU POTENCIAL COMO AGENTE DESFLUORETADOR


Amanda Maria Pessoa Gomes1; Allan de Jesus dos Reis Albuquerque2; Thiago Acio de Sousa1; Morgana Maria de Souza Gadlha de Carvalho3; Jos Ferreira Lima Jnior 2,4; Fbio Correia Sampaio5;

Introduo: O flor um elemento indispensvel para a manuteno da sade bucal, porm a ingesto prolongada e excessiva de flor na infncia pode causar a fluorose, patologia esta caracterizada por alteraes na formao dos dentes, ocasionando manchas brancas no esmalte dos dentes. Algumas regies do interior do estado da Paraba tem apresentado uma alta prevalncia de fluorose dentria, ocasionada pelos altos teores de flor contidos na gua de abastecimento pblico. A quitosana um biopolmero obtido a partir da desacetilao da quitina, o mesmo tem apresentado importantes propriedades biolgicas, onde uma delas a sua capacidade de desfluoretao da gua. As propriedades da quitosana so dependentes do seu peso molecular, grau de desacetilao e viscosidade. Objetivos: Este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento bibliogrfico sobre a eficcia da quitosana como agente desfluoretador. Metodologia: A metodologia utilizada para a realizao desse trabalho partiu de um levantamento na base de dados PUBMED utilizando as palavras chaves quitosana e desfluoretao. Resultados: Foram analisados 13 trabalhos. Da amostra de estudos obtivemos como resultados que 30,8% dos trabalhos realizados destacam a preparao de microesferas de quitosana, formulao esta que permite incrementar a capacidade de adsoro deste biomaterial. Em 77% dos trabalhos a quitosana formava compsito com diversas substncias, tambm com o propsito de potencializar seu poder de adsoro. Neste caso destaca-se estudos realizados com associao alumina ativada-quitosana, uma vez que os resultados so bem favorveis na defluoretao da gua. 100% dos estudos demonstram uma considervel capacidade de remoo de flor na gua por parte das associaes com quitosana, porm apresentam ensaios bsicos, necessitando de mais estudos para a viabilidade na utilizao prtica das substncias testadas. 15,4% dos trabalhos foram realizados na China, e os outros 84,6% foram realizados ndia, pas este que possui zona endmica de fluorose. Concluses: Portanto, conclui-se que existem alternativas para realizao de desfluoretao da gua utilizando quitosana e outras substncias que so provenientes de matrias-prima baratas, permitindo iniciar o tratamento nas guas de abastecimento pblico com excesso de flor do nosso pas, visto que o Brasil tambm apresenta reas com um considervel ndice de fluorose dental. Palavras-chave: Quitosana; Desfluoretao; Fluorose.

1 2

Graduandos em Biomedicina- Faculdade Santa Emlia de Rodat, Joo Pessoa,Paraba, Brasil. Doutorando em Biotecnologia- RENORBIO; UFPB, Joo Pessoa, Paraba, Brasil 3 Professora- Universidade Estadual da Paraba, Campina Grande, Paraba, Brasil. Faculdade Santa Emlia de Rodat- Joo Pessoa, Paraba, Brasil. 4 Professor Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraba, Brasil. 5 Professor Universidade Federal da Paraba, Joo Pessoa, Paraba, Brasil.

Anda mungkin juga menyukai