Anda di halaman 1dari 41

DECivil Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura

DISCIPLINA DE ESTRUTURAS METLICAS


Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces
Francisco Virtuoso

2011/12

INDCE
1. Introduo ................................................................................................................................................... 1 2. Critrio de cedncia ................................................................................................................................... 3 3. Critrio de plasticidade ............................................................................................................................. 9 3.1. Resistncia a esforos isolados .......................................................................................................... 9 3.2. Combinaes de esforos. Diagramas de interaco ....................................................................... 13 3.2.1 Flexo composta ...................................................................................................................... 13 3.2.2 Flexo composta desviada ...................................................................................................... 23 3.2.3 Caso geral da interaco entre momento flector, esforo axial e esforo transverso ............. 28 3.2.4 Caractersticas dos diagramas de interaco .......................................................................... 30 4. Verificao da segurana de seces de acordo com o EC3.............................................................. 31 4.1. Introduo ......................................................................................................................................... 31 4.2. Esforos resistentes em seces das classes 1 e 2. ........................................................................ 35 4.2.1 Esforos isolados. .................................................................................................................... 35 4.2.2 Interaco no caso da flexo composta e flexo composta desviada. .................................... 35 4.2.3 Interaco do esforo transverso com o esforo axial e o momento flector. ........................... 36 5. Referncias ............................................................................................................................................... 39

Estruturas Metlicas Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

1.

INTRODUO

A verificao da segurana de estruturas actualmente efectuada com base na filosofia dos estados limites ltimos. No caso de seces a verificao da segurana pode ser traduzida de uma forma geral pela seguinte expresso Ed Rd (1.1)

em que Ed representa o valor de clculo dos efeitos das aces e Rd o valor de clculo da resistncia correspondente. Estando a analisar a resistncia de seces as variveis Ed e Rd podem representar os efeitos e as resistncia associados a esforos isolados, como por exemplo um esforo axial, um momento flector ou um momento torsor, ou, de uma forma mais genrica, representar uma combinao de esforos, correspondendo neste caso aplicao de curvas de interaco. Os valores de clculo dos esforos actuantes so obtidos para os valores de clculo das aces, pd, os quais resultam de se majorarem os valores caractersticos das aces, pk, pelos coeficientes parciais de segurana das aces1, f, ou seja Ed(pd) = Ed(f pk) (1.2)

No caso de os esforos dependerem linearmente das aces, como acontece quando se admite que a estrutura tem um comportamento fsica e geometricamente linear, numericamente indiferente majorar as aces ou os seus efeitos, tendo-se Ed(pd) = f Ek(pk) (1.3)

em que Ek representa o valor caracterstico dos efeitos das aces, os quais so calculados para os valores caractersticos das aces. A utilizao desta equivalncia numrica, frequentemente aplicada na prtica, no deve levar a esquecer que formalmente os coeficientes parciais de segurana f tm de ser aplicados s aces (equao 1.2) e no aos seus efeitos (equao 1.3). Os valores de clculo das resistncias, Rd, so calculados com base nos respectivos valores caractersticos, Rk, minorados pelo coeficiente parcial de segurana das propriedades dos materiais, M, tendo-se Rd = Rk M (1.4)

1 A apresentao mais detalhada da filosofia dos estados limites ltimos assim como a sua aplicao atravs

da utilizao de coeficientes parciais de segurana faz parte do programa da disciplina de Dimensionamento de Estruturas.

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

Os valores dos coeficientes parciais de segurana, f para as aces e M para as propriedades dos materiais, so em geral fixados nos regulamentos ou cdigos de verificao da segurana de estruturas e dependem de diversos factores como por exemplo do tipo de aces, do tipo de verificao ou do modo de rotura associado. Por uma questo de simplicidade, e a menos de indicao explcita diferente, considera-se neste texto f=1,5 e M=1,0. Refira-se que o valor f=1,5 um valor considerado em geral para as aces gravticas nas verificaes dos estados limites ltimos de resistncia e que o valor M=1,0 o valor frequentemente utilizado para as tenses de cedncia dos aos de estruturas metlicas, aplicvel nas verificaes dos estados limites ltimos de resistncia de seces. Para a verificao da segurana das seces admite-se, de um forma geral, como vlida a hiptese da conservao da seces planas, hiptese de Bernoulli, ou seja, que as seces planas se mantm planas aps a deformao, ou, no contexto da verificao da segurana, at que se atinja a rotura. A capacidade resistente de uma seco depende da relao - do material que a constitui. No caso de seces de ao admite-se uma relao elasto-plstica perfeita, representada na figura 1.1, caracterizada por um mdulo de elasticidade E=210 GPa e por um valor caracterstico da tenso de cedncia, fy, que depende da classe de resistncia do ao.

Figura 1.1 Relao tenses deformaes elasto-plstica perfeita

Refira-se finalmente que se apresentam neste texto os mtodos de verificao da segurana de seces adoptando critrios de cedncia ou de plasticidade. Nos critrios de cedncia admite-se que a capacidade resistente das seces atingida quando se inicia a cedncia, ou seja, quando a tenso mxima igual tenso de cedncia. No caso corrente a verificao do incio da cedncia obriga utilizao de um critrio de cedncia, como por exemplo o critrio de Mises-Henky, em que se utiliza uma tenso de comparao representativa do estado de tenso em cada ponto. Nos critrios de

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

plasticidade admite-se que a rotura ocorre apenas quando a seco est totalmente plastificada.

2.

CRITRIO DE CEDNCIA

Quando se admite um critrio de cedncia considera-se que a capacidade resistente da seco se atinge quando o valor mximo da tenso na seco igual tenso de cedncia. Considere-se uma seco solicitada apenas por um esforo axial e por momentos flectores aplicados segundo os eixos principais de inrcia. A tenso normal numa fibra genrica de coordenadas (y; z) , conforme se representa na figura 2.1, dada por = N M yz M zy + A y z (2.1)

Figura 2.1 Tenses normais numa seco

A cedncia ocorre quando a tenso mxima for igual tenso de cedncia, ou seja, admitindo os esforos com sinais positivos, a seco verifica a segurana desde que max = N Myzmax Mzymax + + fy A y z (2.2)

A equao 2.2 pode ser escrita em funo dos valores dos esforos de cedncia, o esforo axial e os momentos flectores que actuando isoladamente provocam a cedncia da seco, tendo-se N My Mz + + 1 Npl My.c Mz.c (2.3)

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

em que Npl representa o esforo axial plstico e My.c e Mz.c os momentos de cedncia em torno dos eixos y e z, respectivamente, os quais so dados por Npl = A fy My.c = y f =Wy.el fy zmax y z f =Wz.el fy ymax y (2.4) (2.5)

Mz.c =

(2.6)

representando A a rea da seco transversal da seco e Wy.el e Wz.el os mdulos elsticos de flexo em torno dos eixos y e z, respectivamente. No caso particular da seco ser solicitada em flexo composta com Mz=0 a equao 2.3 simplifica-se, podendo ser escrita da seguinte forma N My + 1 Npl My.c A equao 2.7 corresponde ao diagrama de interaco representado na figura 2.2a. (2.7)

Figura 2.2 Diagrama de interaco em flexo composta e em flexo desviada de acordo com o critrio de cedncia

No caso em que a seco solicitada em flexo desviada com um esforo axial nulo a equao 2.3 reduz-se a My Mz + 1 My.c Mz.c a que corresponde o diagrama de interaco representado na figura 2.2b. No caso geral da seco solicitada em flexo composta desviada o diagrama de interaco correspondente cedncia plstica da seco definido pela equao 2.3, estando representado na figura 2.3. (2.8)

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

Saliente-se que os diagramas representados nas figuras 2.2a e b, correspondentes s equaes 2.7 e 2.8, representam as interseces do diagrama da figura 2.3 com os planos definidos pelos eixos (My/My.c;N/Npl) e (My/My.c; Mz/Mz.c), respectivamente.

Figura 2.3 Diagrama de interaco em flexo composta desviada de acordo com o critrio de cedncia

Exemplo 2.1: Adoptando um critrio de cedncia pretende verificar-se a segurana de um perfil HEA200 S355 submetido a N = 800 kN e My = 70 kNm. HEA200 S355 - A=5380 mm ; Wy.el=389x10 mm ; Wz.el=134x10 mm ; fy=355 N/mm Tendo em considerao a equao 2.2 tem-se que max = 800x10 70x10 2 + 3 = 148,7 + 179,9 = 328,6 355 N/mm 5380 389x10
3 6 2 3 3 3 3 2

Ou, de forma equivalente, usando a equao 2.7 Npl = 5380 x 355 x 10 = 1909,9 kN; My.c = 389x10 x 355 x 10 = 138,1 kNm 800 70 + = 0,419 + 0,507 = 0,926 1 1909,9 138,1
-3 3 -6

Sugesto: verifique que adoptando o critrio de cedncia, e para um esforo axial N=800 kN, o momento mximo que se pode aplicar de 80,2 kNm.

Exemplo 2.2: Adoptando um critrio de cedncia pretende verificar-se a segurana de um perfil HEA200 S355 submetido a N = 500 kN; My = 40 kNm e Mz = 15 kNm. Tendo em considerao a equao 2.2 tem-se que max = 500x10 40x10 15x10 2 + 3 + 3 = 92,9 + 102,8 + 111,9 = 307,6 355 N/mm 5380 389x10 134x10
3 6 6

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

Ou, de forma equivalente, usando a equao 2.3 e os valores calculados no exemplo 2.1 Mz.c = 134x10 x 355 x 10 = 47,6 kNm 500 40 15 + + = 0,261 + 0,290 + 0,315 = 0,866 1 1909,9 138,1 47,6
3 -6

Sugesto: verifique que adoptando o critrio de cedncia, e para um esforo axial N = 500 kN e My = 40 kNm, o momento mximo Mz que se pode aplicar de 21,4 kNm.

Nos casos correntes a seco solicitada simultaneamente por esforos que do origem a tenses normais, o esforo axial e os momentos flectores, e esforos que do origem a tenses tangenciais, o momento torsor e os esforos transversos. Nestes casos a determinao do incio da cedncia efectua-se atravs da aplicao de critrios de cedncia baseados no clculo de uma tenso equivalente, funo do estado de tenso, que se designa por tenso de comparao, comp. De entre os critrios de cedncia o mais utilizado o critrio de Mises-Hencky de acordo com o qual a tenso de comparao dada por comp = 1 + 2 + 3 - 1 2 - 2 3 - 3 1
2 2 2

(2.9a)

em 1, 2 e 3 representam as tenses normais num ponto referidas aos eixos principais de tenso. De acordo com o critrio de Mises-Hencky para um estado triaxial de tenso o incio da cedncia ocorre quando a tenso de comparao igual tenso de cedncia, ou seja, quando comp = = 1 + 2 + 3 - 1 2 - 2 3 - 3 1 = f y
2 2 2

(2.9b)

No caso particular de uma pea linear em que o estado de tenso possa ser reduzido a um estado plano de tenso e em que tenso normal segundo o eixo perpendicular ao eixo da pea nula, a equao 2.9b pode ser reescrita na forma comp = x + 3 = fy
2 2

(2.10)

em que x e representam a tenso normal e tangencial numa faceta perpendicular ao eixo da pea, respectivamente.

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

Exemplo 2.3: Adoptando um critrio de cedncia pretende verificar-se a segurana de um perfil HEA200 S355 submetido a N = 600 kN, My = 45 kNm e Vz = 180 kN. A rea e os mdulos elsticos de flexo de um perfil HEA200 foram j indicados nos exemplos 2.1 e 2.2. Na figura 2.4 indicam-se as dimenses da seco transversal de um HEA200 representando-se os diagramas de tenses normais e tangenciais devidos aos esforos aplicados, sendo os valores necessrios definio dos diagramas de tenses os seguintes:

Figura 2.4 Perfil HEA200. Diagramas de tenses normais e tangenciais N 600x10 2 = = 111,5 N/mm A 5380 My 45x10 2 = 3 = 115,7 N/mm Wy.el 389 x10
6 3

Tenso mxima devida ao esforo axial - N =

Tenses mxima devida ao momento flector - M = Vz Sy yt l

Tenses devidas ao esforo transverso - =

Ponto 1 no banzo junto ligao alma - 1 =

180x10 x(100x10x90) 2 = 43,9 N/mm 6 36,9 x10 x10 180x10 x(200x10x90+90 x6,5/2) 2 = 154,8 N/mm 6 36,9 x10 x6,5 2x43,9x10 2 = 135,1 N/mm 6,5
3 2

Ponto 2 na alma a meia altura da seco - 2 = Ponto 3 na alma junto ligao ao banzo - 3 =

A verificao da segurana efectua-se determinando o valor da tenso de comparao e comparando-a com a tenso de cedncia, tendo-se no ponto 3, que o ponto mais desfavorvel, comp =

(111,5 + 115,7)2+ 3x135,12= 326,2 < 355

N/mm

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

A equao 2.10 pode ser reescrita em funo de termos adimensionais, sendo a condio para que a tenso de comparao no ultrapasse o limite de cedncia dada por

x 2 + 3 2 1 f f y y

(2.11)

A equao 2.11 permite resolver o problema genrico da verificao da segurana de uma seco. Note-se no entanto que, devido relao no linear entre x e , no fcil a partir da equao 2.11 obter diagramas de interaco entre esforos. Os diagramas de interaco entre o esforo axial N e os momentos flectores My e Mz apresentados nas figuras 2.2 e 2.3 podem ser utilizados no caso geral, embora de forma aproximada, mas conservativa, se for adoptada a seguinte metodologia: 1 - Determina-se o valor mximo da tenso tangencial na seco max. 2 - Com base na equao 2.11 calcula-se um valor fictcio da tenso de cedncia f' , dado por y f' = y 1 - 3

max2 f fy y

(2.12)

3 - Adoptam-se os diagramas de interaco apresentados nas figuras 2.2 e 2.3, mas considerando os valores do esforo axial plstico Npl e dos momentos de cedncia My.c e Mz.c calculados com base na tenso de cedncia fictcia f' . y Realce-se que esta metodologia simples de aplicar e conservativa, uma vez que se admite que os valores mximos da tenso normal e da tenso tangencial ocorrem no mesmo ponto, situao que raramente se verifica.

Exemplo 2.4: Apresenta-se neste exemplo a verificao da segurana apresentada no exemplo 2.3, mas considerando agora a metodologia apresentada recorrendo tenso de cedncia fictcia f' . y max = 3 = 154,8 N/mm f' = y 1-3
2

154,8 355

) 355 = 232,7 N/mm

Verificao da segurana - max = 111,5 + 115,7 = 227,2 232,7 N/mm = f' y

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

3.

CRITRIO DE PLASTICIDADE

3.1. Resistncia a esforos isolados


Nos critrios de plasticidade considera-se que a capacidade resistente da seco se atinge apenas quando toda a seco est plastificada, pelo que os esforos resistentes so no mnimo iguais ou, no caso mais geral, superiores aos esforos obtidos quando se adopta um critrio de cedncia. Como o critrio de plasticidade corresponde a considerar a seco totalmente plastificada a capacidade resistente das seces para os esforos actuando isoladamente igual ao valor do respectivo esforo plstico. Tem-se assim para o esforo axial e para os momentos flectores Npl = A fy My,pl = Wy,pl fy Mz,pl = Wz,pl fy (3.1) (3.2) (3.3)

em que Wy,pl e Wz,pl representam os mdulos de flexo plstica relativamente aos eixos y e z, respectivamente. Relativamente ao esforo transverso tambm possvel definir um valor do esforo transverso plstico o qual corresponde a admitir-se uma distribuio de tenses tangenciais =fy/ 3 uniforme na seco e com o sentido do esforo transverso aplicado. Na figura 3.1 representam-se os diagramas com as distribuies de tenses tangenciais elstica e plstica numa seco rectangular sujeita ao esforo transverso plstico na direco z. No caso da distribuio elstica a tenso tangencial mxima dada por max = VzSy.max Vz(bh2/8) Vz(bh2/8) 1,5V 1,5Vz = = = = (bh3/12)b (bh3/12)b bh A yb (3.4)

Tendo em considerao que na distribuio plstica a tenso tangencial uniforme, e dada por =fy/ 3 , o esforo transverso plstico dado por Vz,pl = A fy/ 3.

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

Figura 3.1 - Distribuio de tenses tangenciais elstica e plstica numa seco rectangular.

Ao considerar-se uma distribuio plstica das tenses tangenciais nem sempre a rea total da seco contribu para a resistncia ao esforo transverso. Na figura 3.2 representa-se uma seco em indicando-se as distribuies de tenses tangenciais e elstica e plstica para um esforo transverso segundo o eixo z.

Figura 3.2 - Distribuio de tenses tangenciais elstica e plstica numa seco . Esforo transverso segundo o eixo z.

Como se ilustra nos diagramas apresentados na figura 3.2, tratando-se de uma seco de parede fina a direco das tenses tangenciais coincide com a direco da linha mdia da seco. Note-se que a resultante das tenses na alma tem de ser estaticamente equivalente ao esforo transverso aplicado. A principal diferena entre os dois diagramas apresentados que a distribuio elstica depende das caractersticas de toda a seco, incluindo os banzos, enquanto que o valor do esforo transverso plstico s depende da rea da alma. Tem-se neste caso

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

10

Vz,pl = Av

fy 3

com Av = Aw

(3.5)

em que Aw representa a rea da alma. A rea Av representa a rea resistente ao corte, designao que, embora indevidamente, frequentemente abreviada para rea de corte (shear area na designao inglesa). Saliente-se que a rea resistente ao corte depende apenas da parte da seco que contribui para a resistncia ao corte, no tendo o mesmo significado nem o mesmo valor da rea de corte, usualmente representada por A, que se considera para a determinao da contribuio das deformaes por corte no clculo das deformaes de peas lineares. Na figura 3.3 representa-se uma seco solicitada por um esforo transverso na direco do eixo y, indicando-se as distribuies elstica e plstica de tenses.

Figura 3.3 - Distribuio de tenses tangenciais elstica e plstica numa seco . Esforo transverso segundo o eixo y.

As distribuies de tenses tangenciais apresentadas na figura 3.3 so idnticas s da seco rectangular, apresentadas na figura 3.1, sendo apenas necessrio ter em considerao que a resistncia ao esforo transverso assegurada pelos dois banzos. Para o esforo transverso plstico tem-se neste caso Vy,pl = Av fy 3 com Av = Abanzos = A Aw (3.6)

em que Abanzos representa a rea dos banzos.

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

11

O mesmo tipo de abordagem pode ser utilizado de forma semelhante para outros tipos de seces. A ttulo de exemplo representam-se na figura 3.4 as distribuies de tenses elstica e plstica para os casos das seces tubulares rectangulares e circulares. No caso da seco tubular rectangular a rea resistente ao corte , semelhana da seco I, igual s reas das almas. No caso da seco tubular circular necessrio ter em considerao a variao da direco da linha mdia da seco, obtendo-se Vpl = Av fy 3 com Av = 2A (3.7)

deixando-se a cargo do leitor verificar o valor de Av indicado. A resistncia plstica toro, embora possa ser determinada com base na mesma abordagem adoptada para o esforo transverso, no tratada no presente texto.

Figura 3.4 - Distribuio de tenses tangenciais elstica e plstica em seces tubulares rectangulares e circulares

Exemplo 3.1: Adoptando um critrio de plasticidade pretende calcular-se a resistncia ao esforo axial, aos momentos flectores e aos esforos transversos actuando isoladamente num perfil HEA200 S355. HEA200 S355 A = 5380 mm ; Wy,pl = 430x10 mm ; Wy,el = 204x10 mm ; fy = 355 N/mm
2 3 3 3 3 2

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

12

O esforo axial e os momentos plsticos so calculados de acordo com as equaes 3.1 a 3.3, tendo-se Npl = A fy = 5380x355x10 = 1909,9 kN My,pl = Wy,pl fy = 430x10 x355x10 = 152,7 kNm Mz,pl = Wz,pl fy = 204x10 x355x10 = 72,4 kNm Os esforos transversos plsticos calculam-se de acordo com as equaes 3.5 e 3.6, tendo-se Az,v = Aw = A - 2btf = 5280 - 2x200x10 =1380 mm Vz.pl = 1380 x 355 3
2 3 -6 3 -6 -3

355 3

x 10 = 282,8 kN

-3

Ay,v = Abanzos = 2x200x10 = 4000 mm Vy.pl = 4000 x

x 10

-3

= 819,8 kN

3.2. Combinaes de esforos. Diagramas de interaco 3.2.1 Flexo composta


Na prtica raramente uma seco solicitada por um dos esforos actuando isoladamente pelo que necessrio determinar a sua capacidade resistente quando solicitada por combinaes de dois ou mais esforos. Nestes casos a capacidade resistente tem de ser determinada tendo em considerao a interaco entre os diferentes esforos actuantes, designando-se por diagramas de interaco as curvas ou superfcies que representam a referida interaco. Estes diagramas so, de uma forma geral, definidos em funo dos valores resistentes de cada um dos esforos actuando isoladamente apresentados no 3.1. Seco Rectangular Considere-se a seco rectangular representada na figura 3.5 na qual se representam tambm as distribuies plsticas de tenses normais correspondentes ao esforo axial Npl (figura 3.5b) e ao momento flector My.pl (figura 3.5c).

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

13

Figura 3.5 - Distribuio de tenses normais numa seco rectangular em flexo composta

Na figura 3.5d representa-se uma situao genrica da seco submetida um esforo axial N e a um momento My. Tendo em conta as caractersticas geomtricas da seco o diagrama de tenses pode ser decomposto em duas parcelas, uma simtrica (N0 e M=0), que corresponde ao esforo axial, e outra anti-simtrica (N=0 e M0), que corresponde ao momento flector. A parcela estaticamente equivalente ao esforo axial definida pela altura a, sendo a/2 a distncia do centro de gravidade linha neutra plstica. Com base nos diagramas apresentados na figura 3.5 tem-se que N = ba fy = a N h pl com Npl = bh fy bh2 f 4 y (3.8)

M=2

h-a h h-a N 2 b fy = 1 - N Mpl 2 2 4 pl

com Mpl =

(3.9)

A equao 3.9 pode ser escrita em funo do quociente entre os esforos na seco e os correspondentes valores plsticos, tendo-se M N 2 + =1 Mpl Npl (3.10)

A equao 3.10 define a curva de interaco plstica numa seco rectangular em flexo composta a qual representada na figura 3.6.

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

14

Figura 3.6 Diagrama de interaco de uma seco rectangular em flexo composta

Na figura 3.6 representa-se tambm o diagrama de interaco elstico, correspondente ao incio da cedncia, sendo assim possvel a sua comparao com o diagrama de interaco plstico. Quando o momento flector nulo o esforo axial resistente igual ao esforo axial plstico, independentemente do critrio de rotura adoptado. Pelo contrrio, quando o esforo axial nulo o momento resistente igual ao momento de cedncia, se o critrio for o elstico, ou igual ao momento plstico, se o critrio for o plstico. O diagrama de interaco elstica linear uma vez que resulta da combinao linear dos efeitos do esforo axial e do momento flector (reveja-se a equao 2.7 e o correspondente diagrama de interaco). O diagrama de interaco plstica no linear (equao 3.10) sendo a curva convexa. Seco tubular circular Considere-se agora a seco circular tubular representada na figura 3.7 na qual se representam tambm as distribuies plsticas de tenses normais correspondentes ao esforo axial Npl (figura 3.7b) e ao momento flector My.pl (figura 3.7c). Note-se que se admite tratar-se de uma seco de parede fina, em que se pode considerar que as tenses so uniformes na espessura, sendo a distribuio de tenses na seco definida apenas pela sua distribuio ao longo da linha mdia da seco.

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

15

Figura 3.7 - Distribuio de tenses normais numa seco tubular circular em flexo composta

semelhana do procedimento adoptado para a seco rectangular representa-se na figura 3.7d a distribuio plstica de tenses para uma situao genrica da seco submetida um esforo axial N e a um momento My. Aquela distribuio de tenses decomposta em duas parcelas, uma simtrica (N0 e M=0), que corresponde ao esforo axial, e outra anti-simtrica (N=0 e M0), que corresponde ao momento flector. A posio da linha neutra definida pelo ngulo sendo a parcela estaticamente equivalente ao esforo axial a corresponde ao comprimento da linha mdia definida pelo ngulo 2. Com base nos diagramas apresentados na figura 3.7, e tendo em conta a rea e a posio do centro de gravidade de um arco de circunferncia2, tem-se que N = 4Rt fy = 2 N pl sen ) = 4R2t fy cos = cos Mpl com Npl = 2Rt fy com Mpl = 4R2t fy (3.10)

M = (2Rt fy) (2 R

(3.11)

As equaes 3.10 e 3.11 podem ser reunidas numa nica atravs da eliminao do parmetro obtendo-se 2 M N arcsen + =1 Mpl Npl (3.12)

A equao 3.12 define a curva de interaco plstica numa seco tubular circular em flexo composta a qual representada na figura 3.8.

2 Para um arco de circunferncia definido pelo ngulo 2 tem-se rea A = 2Rt


2 2 S = tR cos d = 2t R sen - S sen yg = = R A

Momento esttico Centro de gravidade

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

16

Figura 3.8 Diagrama de interaco de uma seco tubular circular em flexo composta

Na figura 3.8 representa-se tambm o diagrama de interaco elstico, correspondente ao incio da cedncia, sendo assim possvel a sua comparao com o diagrama de interaco plstico, sendo a anlise desta comparao idntica j apresentada para a seco rectangular.

Exemplo 3.2: Considere-se um perfil CHS 219.1x10 S355. Adoptando um critrio de plasticidade pretende determinar-se o valor do mximo momento que o tubo pode resistir quando sujeito a um esforo axial de 1000 kN. Raio da linha mdia R= 219,1-10 = 104,55 mm 2
2 -3

A = 2Rt = 2x104,55x10 = 6569 mm Npl = A fy = 6569x355x10 = 2332 kN Wpl = 4R t = 4x104,55 x10 = 437228 mm Mpl = Wpl fy = 437228x355 x10 = 155,2 kNm Para N = 1000 kN e tendo em considerao a curva de interaco definida pela equao 3.12 obtm-se 1000 M sen - x 2 2 2332 x155,2 = 139,2 kNm Sugesto: represente os diagramas de interaco (M;N), elstico e plstico, de um CHS 219.1x10 S355. Verifique que usando um critrio elstico para um N = 1000kN o mximo momento que possvel aplicar de 69,6 kNm.
2 2 3 -6

Seco em ou H Com excepo de alguns casos particulares, como a seco rectangular e a seco tubular circular anteriormente apresentadas, no possvel obter uma nica equao explcita para o diagrama de interaco. No entanto, para as seces mais correntes possvel obter os diagramas de interaco como um conjunto de equaes cujo domnio de validade depende das caractersticas geomtricas da seco, como se exemplifica de seguida para o caso das seces em ou H.

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

17

No caso de uma seco em a determinao da curva de interaco tem de ter em conta o facto de a seco ser composta por uma alma e dois banzos. Neste caso a curva de interaco tem de ser determinada de forma diferente consoante a alma seja ou no suficiente para resistir ao esforo axial. Considerem-se as situaes limites de a seco estar totalmente plastificada por flexo em torno do eixo y e por esforo axial. Para cada uma destas situaes, e conforme se ilustra na figura 3.9, decomponham-se os esforos nas parcelas absorvidas pelos banzo e pela alma, identificadas pelos ndices f e w, respectivamente.

Figura 3.9 Seco em . Decomposio do Npl e do My.pl nas parcelas absorvidas pelos banzos e pela alma.

No caso do esforo axial tem-se Nf = 2btf fy Nw = htw fy Npl = Nf + Nw = (2btf + htw) fy No caso do momento flector tem-se Mf = btfh fy Mw = t wh 2 f 4 y t wh 2 )f 4 y (3.16) (3.17) (3.18) (3.13) (3.14) (3.15)

My,pl = Mf + Mw = (btfh +

Com base nos valores apresentados nas equaes 3.13 a 3.18 possvel definir o diagrama de interaco (My/My,pl; N/Npl) para uma seco que se representa na figura 3.10.

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

18

Figura 3.10 Seco em . Diagrama de interaco plstica (My/My,pl, N/Npl)

No diagrama de interaco representado na figura 3.10 os pontos A e C correspondem seco totalmente plastificada por flexo e por esforo axial, respectivamente. O ponto B corresponde situao em que o esforo axial total igual ao esforo axial plstico da alma Nw e o momento flector total igual ao momento flector plstico dos banzos Mf. Entre os pontos B e C o diagrama de interaco linear. Com efeito, quando se aumenta o esforo axial para valores superiores a Nw os banzos deixam de estar totalmente disponveis para resistir ao momento flector. Como a reduo da rea dos banzos disponvel para resistir ao momento flector varia linearmente com o esforo axial o diagrama de interaco tambm linear entre os pontos B e C. O diagrama de interaco entre os pontos A e B depende apenas da variao da contribuio da alma para a resistncia ao momento flector e ao esforo axial. Como a alma uma seco rectangular, de altura h e espessura tw, a curva de interaco entre os pontos A e B dada por Mf M - Mf N 2 Mw + + 1 My,pl Mw Nw My,pl para N < Nw (3.19)

Nesta equao Mf/My,pl representa a abcissa do ponto B definindo a parcela do momento resistido pelos banzos. A segunda parcela do 1 termo da equao 3.19 tem em considerao o momento flector resistido pela alma, afectado do termo entre parnteses rectos, que no mais do que a curva de interaco plstica da alma determinada com base na equao 3.10, definida para seces rectangulares. Assim verifica-se que a curva de interaco entre os pontos A e B definida pela curva de interaco de uma

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

19

seco rectangular aplicada alma da seco e afectada do efeito de escala para ter em considerao que a alma apenas uma das componentes da seco transversal. Considere-se agora a determinao da curva de interaco da flexo composta de uma seco solicitada por um momento flector segundo o eixo z. Adoptando a mesma metodologia utilizada anteriormente apresenta-se na figura 3.11 a decomposio do momento plstico e do esforo axial nas parcelas resistidas pelos banzos e pela alma.

Figura 3.11 - Seco em . Decomposio do Npl e do Mz,pl nas parcelas absorvidas pelos banzos e pela alma.

Tendo em considerao os diagramas apresentados na figura 3.11 verifica-se que os esforos axiais absorvido pela alma, pelo banzo e pela totalidade da seco so os definidos pelas equaes 3.13 a 3.15. Relativamente aos momentos flectores tem-se Mf = 2 Mw = 0 t fb 2 Mz,pl = Mf + Mw = f 2 y t fb 2 f 4 y (3.20) (3.21) (3.22)

Com base nos valores apresentados nas equaes 3.13 a 3.15 e 3.20 a 3.22 pode definir-se o diagrama de interaco (Mz/Mz,pl; N/Npl) para uma seco que se representa na figura 3.12.

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

20

Figura 3.12 Seco em . Diagrama de interaco plstica (Mz/Mz,pl, N/Npl)

Os pontos A e C correspondem seco totalmente plastificada por flexo e por esforo axial, respectivamente. O ponto B corresponde situao em que o esforo axial total igual ao esforo axial plstico da alma Nw e o momento flector total igual ao momento flector plstico dos banzos Mf. Entre o ponto A e o ponto B o diagrama de interaco definido por uma recta vertical, correspondente a Mz/Mz,pl=1, uma vez que a alma no contribui para a resistncia ao momento flector. Entre os pontos B e C o diagrama de interaco depende apenas da variao da contribuio dos banzos para a resistncia ao momento flector e ao esforo axial. Como os banzos so seces rectangulares, de altura b e espessura tf, a curva de interaco entre os pontos B e C dada por M N - Nw 2 + N - N 1 Mpz,pl pl w (3.23)

Esta equao corresponde curva de interaco plstica dos banzos, determinada com base na equao 3.10, definida para seces rectangulares, tendo ainda em conta que o esforo axial total resulta da soma da parcela absorvida pelos banzos com a parcela absorvida pela alma.

Exemplo 3.3: Considere-se um perfil HEA200 S355. Adoptando um critrio de plasticidade pretende obter-se o diagrama de interaco em flexo composta para o momento segundo o eixo y (My/My,pl; N/Npl). HEA200 S355 A = 5380 mm ; Wy.pl = 430x10 mm ; fy = 355 N/mm
2 3 3 2

O esforo axial e o momento plstico so calculados de acordo com as equaes 3.1 e 3.2, tendo-se Npl = A fy = 5380x355x10 = 1909,9 kN
-3

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

21

My,pl = Wy,pl fy = 430x10 x355x10 = 152,7 kNm Aw = A - 2btf = 5280 - 2x200x10 =1380 mm
-3 2

-6

Nw Aw 1380 = = = 0,261 Npl A 5280 Mf 127,8 = = 0,847 Mpl,y 152,7 Mw = 1 - 0,847 = 0.153 Mpl,y

Mf = btfh fy = 200x10x180x355x10 = 127,8 kNm

Com base nestes valores obtm-se o diagrama de interaco representado na figura 3.13 o qual definido por Se N/Npl < 0,261 Mf My - Mf + + My,pl Mw My My,pl

( ) N + 2,246( ) 1 N
N Nw
2 pl

Mw 1 My,pl

0,847+

My - 0,847 + My,pl

1 ( ) 0,261 x 0,153 1 N Npl


2

Se N/Npl 0,261 0,872

My N + 1 My,pl Npl

Figura 3.13 - Diagrama de interaco plstica (My/My,pl; N/Npl) para um HEA 200 S355 Com base nas curvas de interaco definidas tem-se, por exemplo, para esforos axiais de 200 e 1000 kN os seguintes valores dos momentos flectores My

( ) x 152,7 M 148,9 kNm 1000 152,7 N = 1000 kN M (1 x M 83,4 kNm 1909,9) 0,872
N = 200 kN My 1 2,246 x

200 1909,9

Exemplo 3.4: Considere-se um perfil HEA200 S355. Adoptando um critrio de plasticidade pretende obter-se o diagrama de interaco em flexo composta para o momento segundo o eixo z (Mz/Mz,pl; N/Npl). HEA200 S355 Wz.pl = 204x10 mm ; fy = 355 N/mm
3 3 2

O momento plstico calculado de acordo com a equao 3.3, tendo-se Mz,pl = Wz,pl fy = 204x10 x355x10 = 72,4 kNm
3 -6

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

22

Nw = 0,261 Npl Com base nestes valores obtm-se o diagrama de interaco representado na figura 3.14 o qual numericamente definido por Se N/Npl > 0,261 Mz + Mpl,z Mz Mz.pl Se N/Npl 0,261

( ) ( N/N - 0,261 +( ) 1 0,739


N - Nw Npl - Nw
pl,z

1
2

Mz + Mz.pl

N/Npl,z - 0,261 1 - 0,261

) 1

Mz 1 Mz,pl

Figura 3.14 - Diagrama de interaco plstica (Mz/Mz,pl, N/Npl) para um HEA 200 S355

Com base nas curvas de interaco definidas tem-se, por exemplo, para esforos axiais de 200 e 1000 kN os seguintes valores dos momentos flectores Mz N = 200 kN Mz 72,4 kNm N = 1000 kN Mz 1,125 - 1,831

1000 1909,9

) x 72,4 M 45,1 kNm


z

3.2.2 Flexo composta desviada


No caso da flexo composta desviada, em que a seco solicitada simultaneamente por um esforo axial e por momentos flectores segundo os dois eixos no plano da seco, no possvel, de uma forma geral, obter os diagramas de interaco exactos. Recorrese neste caso a diagramas de interaco aproximados, os quais so obtidos a partir dos

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

23

diagramas de interaco em flexo composta, considerando a flexo apenas num plano, que foram apresentados no 3.2.1. Considere-se o diagrama de interaco (My/My,pl; Mz/Mz,pl; N/Npl) representado na figura 3.15.

Figura 3.15 Diagrama de interaco (My/My,pl; Mz/Mz,pl; N/Npl)

Conforme se pode verificar na figura 3.15 no caso de Mz ser nulo o diagrama de My N interaco reduz-se curva de interaco M ; N , ou seja, uma curva de flexo y,pl pl composta com flexo apenas segundo o eixo y. Da mesma forma, no caso de My=0 o Mz N diagrama reduz-se curva de interaco M ; N , ou seja, uma curva de interaco em z,pl pl flexo composta com flexo apenas segundo o eixo z. Estas duas curvas de interaco podem ser obtidas analisando as distribuies plsticas de tenses como foi apresentado no 3.2.1. Conhecidas as duas curvas de interaco, cada uma das quais com momentos apenas My N Mz N num dos eixos, M ; N e M ; N , o problema resume-se a definir a interaco para y,pl pl z,pl pl as situaes em que os dois momentos, My e Mz, so simultaneamente no nulos. My Mz N Conforme se pode observar na figura 3.15 a superfcie de interaco M ; M ; N y,pl z,pl pl

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

24

N pode ser definida atravs das curvas de nvel correspondentes a valores de N pl constantes. Definam-se como MN,pl,y e MN,pl,z os momentos segundo os eixos y e z, respectivamente, N associados plastificao da seco para um dado valor de e representados na N pl figura 3.16.

Figura 3.16 - Definio do diagrama de interaco (My/My,pl; Mz/Mz,pl; N/Npl) atravs de curvas de interaco para N=cte.

My Mz A curva de nvel que define a interaco entre ; pode ser genericamente M N,y,pl MN.z,pl definida por

My + Mz = 1 M M N.y.pl N.z.pl

(3.24)

A aproximao da curva definida desta forma aos valores reais de um curva de interaco pode ser efectuada atravs da calibrao dos parmetros e . Com efeito, e conforme se ilustra na figura 3.17, fazendo variar os parmetros e de forma independente e para valores entre 1,0 e possvel definir curvas de interaco desde uma recta ( = = 1,0) at um quadrado ( = = ), assim como qualquer curva de interaco intermdia entre aquelas duas curvas extremas.

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

25

Figura 3.17 Influncia dos expoentes e na forma das curvas de interaco.

My Mz Na figura 3.18 representam-se as projeces no plano ; das curvas de M N.y.pl MN.z.pl interaco para N/Npl=0 e para um valor genrico de N/Npl diferente de zero. Os valores de e so determinados numericamente tendo em considerao as caractersticas geomtricas das seces. No quadro 3.1 indicam-se os valores de e para o caso das seces mais correntemente utilizadas em flexo composta desviada (EC3 [1]).

Figura 3.18 Projeco no plano

(MM

N.y.pl

Mz MN.z.pl

) das curvas de interaco para N = cte.

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

26

Seco

2 2

5n 2

Observaes 1 -

, H

1,66 2 1 - 1,13n

1,66 2 1 - 1,13n

, 6

Quadro 3.1 Valores dos parmetros e para definir as curvas de interaco entre momentos flectores em funo do nvel de esforo axial (n= N/Npl) (Adaptado do EC3 [1])

Note-se que no caso em que um dos termos My ou Mz nulo a expresso 3.24 se reduz s expresses da verificao da resistncia de seces solicitadas em flexo composta no desviada. Da anlise dos valores dos parmetros e apresentados no quadro 3.1 salientam-se os seguintes aspectos: - o parmetro depende do esforo axial reduzido uma vez que as curvas de interaco so dependentes do nvel de esforo axial, ou seja, as curvas de interaco para diferentes valores de n= N/Npl no so em geral homotticas; - no caso particular de seces com simetria radial, como por exemplo seces tubulares circulares, os valores de e tomam o valor de 2, ou seja, para um valor de fixo de n = N/Npl as curvas de interaco so circunferncias uma vez que os momentos flectores resistentes so iguais em todas as direces.

Exemplo 3.5: Para o perfil HEA200 S355 j considerado nos exemplos 3.3 e 3.4 pretende determinar-se a curva de interaco para N = 400kN e, com base nessa curva de interaco, o valor do momento resistente My quando Mz = 20kNm: Npl = A fy = 5380x355x10 = 1909,9 kN My.pl = Wy.pl fy = 430x10 x355x10 = 152,7 kNm Mz.pl = Wz.pl fy = 204x10 x355x10 = 72,4 kNm n= N 400,0 = = 0,209 Npl 1909,9 Nw = 0,261 (ver exemplo 3.2) Npl
2 3 -6 3 -6 -3

a=

MN.y.pl = 152,7 (1 - 2,246x0,209

) = 137,7 kNm

(ver exemplo 3.2)

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

27

MN.z.pl = Mz.pl = 72,4 kNm (note-se que n<a; ver exemplo 3.3) = 2; = 5n = 5x0,209 = 1,045 (ver quadro 3.1) A curva de interaco dada por

My 138,8

) ( )
+ Mz 72,4

1,045

Mz=20,0 kNm My

1-

( )
20,0 72,4

1,045

x 138,8 My 117,2 kNm

3.2.3 Caso geral da interaco entre momento flector, esforo axial e esforo transverso
Nas 3.21 e 3.2.2 analisaram-se as situaes de interaco envolvendo apenas tenses normais, ou seja, em termos de esforos, os diagramas de interaco para seces em flexo composta, simples ou desviada. Analisam-se agora as situaes em que, para alm dos esforos associados a tenses normais, ainda necessrio considerar os esforos associados a tenses tangenciais, em particular os esforos transversos. Saliente-se que a interaco de esforos envolvendo o esforo transverso raramente condicionante uma vez que, para o tipo de estruturas em que se adoptam perfis metlicos, a resistncia das seces em geral condicionada apenas pelo esforo axial e pelo momento flector. Para alm disso, as seces mais correntemente adoptadas para os perfis metlicos, , H ou tubos rectangulares, so seces cuja geometria est adaptada de forma a que os banzos assegurem a maior parte da resistncia flexo e a alma assegure a resistncia ao esforo transverso, minimizando-se assim os efeitos da interaco entre aqueles dois esforos. Para a determinao do diagrama de interaco plstica entre o momento flector e o esforo transverso pode adoptar-se a mesma metodologia que foi utilizada para estudar a interaco entre o momento flector e o esforo axial e que consiste em separar as partes da seco cuja capacidade plstica contribui para a resistncia a cada um dos esforos. Esta repartio ilustrada na figura 3.19 para o caso de uma seco rectangular, sendo a separao entre a zona sujeita a tenses normais e tenses tangenciais efectuada de forma a maximizar o momento resistente.

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

28

Figura 3.19 Interaco entre o momento flector e o esforo transverso numa seco rectangular.

Adoptando a mesma metodologia usada para a determinao do diagrama de interaco N-M de uma seco rectangular, apresentada no 3.2.1, obtm-se para este caso M V 2 + =1 Mpl Vpl equao esta que define a curva de interaco representada na figura 3.20. (3.25)

Figura 3.20 Diagrama de interaco entre o momento flector e o esforo transverso numa seco rectangular.

No caso de uma seco ou H o diagrama de interaco pode ser definido tendo em considerao as caractersticas geomtricas das seces, em particular quando a seco solicitada no plano da alma. Neste caso, e semelhana do considerado na anlise dos diagramas de interaco esforo axial - momento flector, pode separar-se a contribuio da alma e dos banzos para a resistncia da seco como se representa na figura 3.21.

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

29

Figura 3.21 Interaco entre o momento flector My e o esforo transverso Vz numa seco ou H.

Com base na contribuio dos banzos e da alma para a resistncia ao esforo transverso define-se o diagrama de interaco My-Vz de uma seco ou H representado na figura 3.22, em que o troo no linear corresponde interaco entre o esforo transverso e o momento flector da alma, o qual definido adaptando a equao 3.25 ao rectngulo definido pela alma do perfil, obtendo-se M - Mf V 2 + =1 Mpl - Mf Vpl (3.26)

Figura 3.22 - Diagrama de interaco entre o momento flector My e o esforo transverso Vz numa seco ou H.

3.2.4 Caractersticas dos diagramas de interaco


Pode demonstrar-se que os diagramas de interaco plstica so sempre convexos. Esta propriedade tem uma importncia fundamental na determinao aproximada de curvas de interaco e na aplicao prtica dessas mesmas curvas. Com efeito, o facto de as curvas de interaco serem convexas permite afirmar que uma curva de interaco obtida atravs duma poligonal definida por pontos sobre a soluo exacta sempre uma

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

30

soluo conservativa relativamente curva exacta. Como nas situaes correntes no possvel obter a soluo analtica exacta uma forma de obter a curva de interaco determinar um conjunto de pontos, em nmero dependente da curvatura da curva e do grau de aproximao pretendido, e uni-los por segmentos de recta. Outro aspecto importante das curvas de interaco que se a tenso de cedncia em traco e compresso forem iguais em valor absoluto, o que em geral acontece, em particular no caso dos aos, e desde que exista simetria em relao a pelo menos um dos eixos da seco transversal, o que em geral tambm acontece, ento as curvas de interaco so simtricas em relao a qualquer um dos eixos coordenados. Assim, nos casos em que se verificam aquelas duas condies suficiente determinar a curva de interaco para os valores positivos dos esforos.

4.

VERIFICAO DA SEGURANA DE SECES DE ACORDO COM O EC3

4.1. Introduo
Conforme se apresentou na introduo geral deste texto (1) a verificao da segurana aos estados limites ltimos de uma forma genrica definida pela inequao Ed Rd (equao 1.1) em que Ed e Rd representam os valores de clculo dos efeitos das aces e das resistncias, respectivamente. Tendo em conta as propriedades mecnicas do ao e as caractersticas geomtricas das seces a inequao que traduz a verificao da segurana aos estados limites ltimos de resistncia de seces pode ser expressa em termos de tenses ou dos esforos considerados de uma forma isolada ou, no caso mais geral, de variveis que representam os efeitos da combinao de dois ou mais esforos. Nos projectos de estruturas a verificao da segurana efectuada atravs da aplicao de regulamentos ou cdigos estruturais. No caso dos pases europeus aplicam-se actualmente os Eurocdigos Estruturais, dos quais o Eurocdigo 3 [1], referido abreviadamente por EC3, se aplica s estruturas metlicas em ao. A verificao da segurana da resistncia das seces baseia-se na aplicao dos resultados da resistncia de materiais, apresentados nos captulos anteriores enquadrados na filosofia dos estados limites. Algumas vezes este procedimento acompanhado de algumas simplificaes que, embora retirem alguma exactido e formalismo verificao da segurana, permitem a sua mais fcil aplicao.

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

31

De acordo com o EC3 [1] as seces so classificadas da classe 1 classe 4 consoante a forma como atingem a sua resistncia mxima e portanto o seu estado limite ltimo de resistncia. Nas seces das classes 1 e 2 o estado limite ltimo de resistncia atingido quando a seco est totalmente plastificada. No caso das seces das classes 3 e 4 a capacidade de deformao da seco (a sua extenso axial, no caso de um esforo axial, ou a sua curvatura, no caso de um momento flector) limitada pela ocorrncia de fenmenos de encurvadura local. No caso das seces da classe 3 a ocorrncia da encurvadura local apenas impede o desenvolvimento de esforos plsticos na seco, sendo a capacidade resistente definida pelo incio da cedncia, num estado uniaxial ou multiaxial de tenses, em qualquer ponto da seco. Nas seces da classe 4 a ocorrncia de fenmenos de encurvadura local das seco so de tal forma condicionantes que o estado limite de resistncia da seco ocorre para esforos inferiores aos esforos de cedncia calculados de acordo com a teoria da resistncia de materiais. A avaliao da capacidade resistente de seces de classe 4 exige uma anlise aprofundada dos fenmenos de encurvadura local de seces, pelo que no abordada no presente texto. Excluindo-se as seces da classe 4 tem-se que o estado limite de resistncia de uma seco definido pelo incio da cedncia, no caso de uma seco da classe 3, ou pela sua plastificao total, no caso de seces das classes 1 ou 2. Sendo o critrio de cedncia mais conservativo do que o critrio de plasticidade a sua aplicao possvel a qualquer tipo de seco, sendo genericamente definido por

x.Ed 2 + z.Ed 2 - x.Ed z.Ed + 3 Ed 2 1 f / f / f / f / f / y M0 y M0 y M0 y M0 y M0


em que, e sempre referido a um ponto,

(EC3.1.1 6.1) 3

(4.1)

x.Ed - representa o valor de clculo da tenso normal segundo x (eixo do elemento); z.Ed - representa o valor de clculo da tenso normal segundo z (eixo perpendicular ao eixo do elemento e que, juntamente com este, define o plano de carregamento);

3 - Por uma questo de referncia aos textos dos Eurocdigos identifica-se, quando apropriado, o documento e o nmero da equao nesse documento. Por exemplo a equao 4.1 deste texto idntica equao 6.1 do Eurocdigo 3 Parte 1.1 [1].

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

32

Ed - representa o valor de clculo da tenso tangencial. A equao 4.1 corresponde aplicao a um estado plano de tenso do critrio de Mises-Hencky, que permite definir o incio da cedncia num estado de tenso genrico, sendo a tenso de cedncia dividida pelo coeficiente parcial de segurana M0 4. Nos casos correntes de elementos metlicos a tenso z.Ed nula, ou no sendo nula suficientemente pequena para poder ser desprezada, caso em que a equao 4.1 se reduz a

x.Ed 2 + 3 Ed 2 1 f / f / y M0 y M0

(4.2)

Note-se que as equaes 4.1 e 4.2 permitem definir a ocorrncia da cedncia numa seco de uma pea linear uma vez que as tenses x.Ed, z.Ed e Ed tm de ser calculadas tendo em considerao os esforos que actuam na seco: esforo normal, momentos flectores, esforos transversos e momento torsor. Conforme j foi referido a capacidade resistente das seces das classes 1 e 2 no se esgota com o incio da cedncia, podendo para as seces destas classes considerar-se a sua plastificao total. A determinao dos esforos associados plastificao total das seces, seja no caso dos esforos actuando isoladamente, seja no caso de combinaes de esforos, foi j apresentada no 3. Para a determinao dos esforos correspondentes aos estados limites ltimos de resistncia de acordo com o EC3 [1] apenas necessrio considerar o coeficiente parcial de segurana das resistncias que, e uma vez que se trata de situaes em que a resistncia condicionada pela plasticidade, neste caso M0. Os elementos das estruturas metlicas tm de ser ligados entre si. Estas ligaes podem ser efectuadas atravs de soldaduras, de parafusos ou, em alguns casos particulares, com rebites. Nestes ltimos casos os elementos tm de ser furados de modo a permitirem a colocao dos elementos ligadores. A existncia dos furos reduz a rea da seco definindo-se uma seco til, que se designa por Anet, cuja resistncia pode ser condicionante. Saliente-se que no caso das seces das classes 1 e 2 a resistncia da seco til tambm calculada com base numa distribuio plstica de tenses, mas definida pela

- Os coeficientes parciais de segurana so definidos nos Anexos Nacionais de cada pas. Neste texto consideram-se os valores recomendados no Eurocdigo 3 Parte 1.1 [1], ou seja, M0 = M1 = 1,0; M2 = 1,25.

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

33

tenso ltima fu e no pela tenso de cedncia fy. No caso das seces correntes a resistncia plstica calculada com base na tenso de cedncia, permitindo assim assegurar que o comprimento do elemento em que as seces esto totalmente plastificadas infinitesimal, uma vez que nas seces adjacentes os esforos sero sempre inferiores aos esforos plsticos. No caso da verificao da resistncia das seces teis admite-se que a tenso pode atingir o valor da tenso ltima fu, afectada de um coeficiente de reduo, que de acordo com o EC3 [1] de 0,90, uma vez que seco til existe apenas num pequeno comprimento ao longo do eixo da pea, pelo que sua plastificao no est associada nenhuma plastificao nas zonas do elemento fora das seces reduzidas pela existncia dos furos. No EC3 [1] a verificao da seco til apresentada apenas para o caso da traco. Note-se que no caso de esforos de compresso o problema da seco til no se coloca pois assume-se que o furo est preenchido com o ligador, um parafuso ou um rebite. No caso de esforos de flexo, ou mais geralmente de flexo composta, a determinao da capacidade resistente da seco til pode efectuar-se tendo em considerao as regras de clculo da resistncia da seco aplicadas apenas parte traccionada da seco. Por exemplo, no caso de uma seco em I ou H em flexo simples a regra da verificao da resistncia da seco til aplica-se apenas ao banzo traccionado. Refira-se finalmente que, estando a determinao da capacidade resistente das seces teis associada ao estado limite ltimo de resistncia das ligaes, o coeficiente parcial de segurana que se considera o M2 ( de acordo com o EC3.1.1 [1] recomenda-se que se considere M2 = 1,25). A verificao da segurana das seces teis pode ser condicionante na verificao da capacidade resistente das seces de um elemento de uma estrutura metlica uma vez que, por razes relacionadas com a economia e com a montagem das estruturas, as ligaes entre elementos estruturais se efectuam nas extremidades das barras, ou seja, nas seces em que, frequentemente, os esforos so mximos. Apresentam-se em seguida e de uma forma resumida as regras para a determinao de acordo com o EC3.1.1 [1] da capacidade resistente das seces das classes 1 e 2. Recorde-se que as seces das classes 1 e 2 so aquelas que em que possvel determinar os valores de clculo dos esforos resistentes com base em distribuies plsticas de tenses. As letras maisculas usadas para as variveis permitem identificar o tipo de esforo.

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

34

Os ndices que afectam cada uma das variveis permitem caracterizar os esforos de acordo com as seguintes regras: tcupl esforos associados a tenses de traco; esforos associados a tenses de compresso ou traco e compresso; esforos na seco til (estados limites ltimos de resistncia); esforo plstico;

Rd - valores de clculo dos esforos resistentes; Ed - valores de clculo dos esforos actuantes.

4.2. Esforos resistentes em seces das classes 1 e 2. 4.2.1 Esforos isolados.


Na tabela 4.1 apresentam-se as expresses propostas no EC3 [1] para a determinao da resistncia aos estados limites ltimos no caso dos esforos actuando isoladamente. Refira-se que no caso particular do momento torsor em perfis com seces de parede fina abertas a resistncia assegurada pela toro de Saint-Venant (toro uniforme) e pela toro no uniforme. No sendo considerada a contribuio da toro no uniforme a verificao da segurana ao estado limite ltimo de resistncia da seco nas situaes que envolvam esforos de toro, isolados ou combinados com outros esforos, deve ser efectuada adoptando o critrio de cedncia definido pelas equao 4.1 ou 4.2.

4.2.2 Interaco no caso da flexo composta e flexo composta desviada.


As regras gerais para a determinao dos diagramas de interaco de seces solicitadas em flexo composta em flexo composta desviada foram apresentadas no 3.2. Estas regras so adoptadas no EC3 [1] para as situaes mais correntes, em alguns caso com a introduo de algumas hipteses simplificativas de forma a permitirem a sua mais fcil utilizao, salientando-se que as expresses apresentadas no EC3 [1] esto escritas em funo dos valores de clculo dos esforos actuantes e resistentes identificados atravs dos ndices Ed e Rd, respectivamente. No quadro 4.1 apresentam-se tambm as expresses propostas no EC3 [1] para a verificao da segurana de seces das classes 1 e 2 tendo em considerao a interaco entre o esforo normal e um momento flector, ou seja, em flexo composta.

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

35

No caso mais geral de uma seco solicitada em flexo composta desviada os diagramas de interaco so definidos atravs da seguinte equao

My,Ed + Mz,Ed 1 M M N,y,Rd N,z,Rd

(EC3.1.1 6.41)

(4.3)

em que MN,y,Rd e MN,z,Rd representam os valores de clculo dos momentos flectores resistentes tendo em considerao os valores do esforo axial, calculados em flexo composta. Os valores dos parmetros e esto definidos no Quadro 3.1.

4.2.3 Interaco do esforo transverso com o esforo axial e o momento flector.


Conforme se apresentou no 3 nos casos correntes, e devido s caractersticas geomtricas das seces, o esforo transverso actuante , em geral, suficientemente pequeno em comparao com o seu valor resistente para que no seja necessrio considerar a sua interaco com os esforos que produzem tenses normais, o esforo normal e o momento flector. No entanto, e conforme tambm se apresentou no 3, a considerao simultnea do esforo transverso e dos momento flectores ou do esforo axial pode obrigar considerao do efeito esforo transverso na anlise da interaco de esforos. No EC3 [1] a interaco entre o esforo transverso e o momento flector ou o esforo axial considerada de forma aproximada. Esta aproximao toma como referncia o parmetro , definido por =
2 2VEd - 1 Vpl.Rd

se VEd/Vpl.Rd > 0,5 se VEd/Vpl.Rd 0,5

(4.4a) (4.4b) (4.5)

=0

Se =0, o que corresponde a admitir que VEd/Vpl.Rd 0,5, no necessrio considerar a interaco. Se > 0, o que corresponde a VEd/Vpl.Rd > 0,5, o efeito do esforo transverso na determinao do momento flector ou do esforo axial resistente considerado atravs da reduo do valor da tenso de cedncia atravs da seguinte expresso fy.red = (1 - ) fy em que fy.red representa um valor reduzido da tenso de cedncia. Saliente-se que no EC3 [1] no existe nenhuma referncia a fy.red, sendo sempre indicado de forma explicita (1-)fy.

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

36

Seces da classe 1 e 2 Esforos isolados Esforo axial traco Esforo axial compresso Momento flector Esforo transverso Flexo Composta Seces rectangulares MN.Rd = Mpl.Rd1- NEd 2 Npl.Rd VEd/Vc.Rd 1,0 Vc.Rd = Vpl.Rd = Avfy/ 3/M0 A v h wt w MEd/Mc.Rd 1,0 Mc.Rd = Mpl.Rd = Wplfy/M0 Nc.Ed/Nc.Rd 1,0 Nt.Ed/Nt.Rd 1,0

Npl.Rd = Afy/M0 Nt.Rd = Nu.Rd = 0,9Anetfu/M2


Nc.Rd = Npl.Rd = Afy/M0

Seces em I ou H Se n0,25 e n0,5a Se n>0,25 ou n>0,5a Se na Se n>a 1-n MN.y.Rd = Mpl.y.Rd Mpl.y.Rd 1-0,5a MN.z.Rd = Mpl.z.Rd MN.z.Rd = Mpl.z.Rd1- a= MN.y.Rd = Mpl.y.Rd n= NEd Npl.Rd

A - 2btf hwtw A A

n-a2 1-a

Seces tubulares ou em caixo MN.y.Rd = Mpl.y.Rd 1-n Mpl.y.Rd 1-0,5aw 1-n Mpl.z.Rd 1-0,5af n= NEd Npl.Rd NEd Npl.Rd

aw = (A - 2btf)/A0,5 MN.z.Rd = Mpl.z.Rd n=

af = (A - 2htw)/A0,5

Quadro 4.1 Determinao de esforos axiais, momentos flectores e curvas de interaco definidas no EC3 [1] para seces das classes 1 e 2.

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

37

As expresses apresentadas no Quadro 4.1 tambm so aplicveis nos casos em que necessrio ter em considerao o efeito do esforo transverso, sendo nestes casos suficiente determinar os esforos plsticos da seco com base no valor reduzido da tenso de cedncia fy.red, definido na equao 4.5. Se o esforo transverso actuante for inferior a metade do correspondente valor resistente, o valor reduzido da tenso de cedncia igual prpria tenso de cedncia. No caso de o esforo transverso actuante ser igual ao esforo transverso resistente o valor reduzido da tenso de cedncia nulo, ou seja, a seco esgota toda a sua capacidade resistente no esforo transverso, no tendo nenhuma reserva para a resistncia ao momento flector ou ao esforo normal. Com base na aproximao adoptada no EC3 [1] consegue evitar-se a necessidade de considerar a interaco do esforo transverso com o momento flector ou com o esforo axial para esforos transversos pouco significativos, permitindo simultaneamente que, nos casos em que a interaco no pode deixar de ser desprezada, os momentos flectores ou os esforos axiais sejam calculados atravs de uma simples correco do valor da tenso de cedncia para o seu valor reduzido. No caso particular das seces em I ou H, e tirando partido das caractersticas geomtricas destas seces, em que no caso de a seco ser solicitada em flexo com esforo transverso no plano da alma os banzos asseguram a resistncia ao momento flector e a alma a resistncia ao esforo transverso, a aproximao adoptada no EC3 [1] pode ser aplicada apenas alma, conduzindo neste caso a Wpl.y My.V.Rd =
2 Aw 4tw

M0

fy com Aw = hwtw

(EC3.1.1 6.30)

(4.6)

Tendo em conta que Wpl.y = Wpl.f + Wpl.w com Wpl.w =


2 Aw 4tw

(4.7)

em que Wpl.f e Wpl.w representam os mdulos plsticos de flexo do banzo e da alma, respectivamente, a equao 4.6 pode ser reescrita na forma My.V.Rd = Wpl.f fy Wpl.w fy + (1 - ) M0 M0 (4.8)

ou seja o momento flector resistente total a soma do momento flector plstico do banzo, o qual nunca afectado pelo efeito do esforo transverso, com o momento flector

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

38

resistente da alma afectado do coeficiente (1 - ), para ter em considerao a interaco com o esforo transverso.

5.

REFERNCIAS
[1] - Eurocode 3: Design of steel structures - Part 1-1: General rules and rules for buildings. EN 1993-1-1; May 2005.

Estruturas Metlicas - Anlise e verificao da segurana de estruturas de ao. Resistncia de seces

39

Anda mungkin juga menyukai