Anda di halaman 1dari 12

CONTABIU CONTABILIDADE GERAL PARA CONCURSOS PUBLICOS

7.1 CONCEITO
A frmula que permite apurar o resultado bruto, ou o resultado com mercadorias (RCM), confronta as Vendas lquidas com o Custo das Mercadorias Vendidas (CMV): RCM = Vendas Lquidas CMV O segundo elemento da equao, portanto, est intimamente ligado aos estoques da empresa, que so adquiridos com a inteno de revenda. Como nem toda a mercadoria disponvel vendida no perodo de apurao contbil, torna-se necessrio um controle das existncias em estoque para a correta apurao do valor do custo das unidades que foram vendidas. Se a empresa est iniciando suas atividades, o custo das mercadorias vendidas ser igual ao total das compras, menos o valor das unidades restantes no final do perodo. No entanto, se estivermos analisando uma empresa em fase normal de funcionamento, vamos encontr-la, no incio do perodo, com uma existncia de estoques em seus ativos. A eles se somam as mercadorias compradas, compondo-se nas mercadorias disponveis para a venda. Logo: Mercadorias Disponveis para Venda = Estoque Inicial + Compras Dessas disponibilidades para a venda, nem todas as mercadorias sero vendidas, de tal forma que, ao final do perodo, restaro unidades no ativo da empresa: seu estoque final. Essa parcela no vendida deve ser excluda das disponibilidades, para, ento, ser conhecido o custo das mercadorias efetivamente vendidas no perodo. A frmula seria: CMV = Estoque Inicial + Compras Estoque Final A aplicao contbil dessa frmula d origem a dois tipos de custeamento, os mtodos do Inventrio Peridico e do Inventrio Permanente, escolhido pelas empresas em funo de sua maior ou menor necessidade de controlar os estoques e da periodicidade com que deseje conhecer o seu valor.

7.2 COMPRAS
Independentemente do mtodo escolhido, as compras devero ser corretamente avaliadas, atravs do conhecimento de seu valor efetivo. Vrios fatores afetam o custo, como impostos, devolues, descontos comerciais e abatimentos obtidos, gastos necessrios para transporte e desembarao aduaneiro.

7.2.1 Valor das Compras


As mercadorias so compradas, normalmente, com a emisso de Nota Fiscal pelo vendedor. Assim, o preo das unidades perfeitamente identificvel. No entanto, para que possam ser vendidas, as mercadorias adquiridas tm que estar disponveis no estabelecimento da empresa, o que acarreta gastos adicionais que devem ser agregados ao custo. o caso do frete e do seguro, quando suportados pelo comprador. Quando a mercadoria for adquirida no exterior, o custo dever abranger os gastos com desembarao aduaneiro, com servios de despachantes e tambm os tributos no recuperveis devidos na importao. A converso do valor da compra para moeda nacional se far pela taxa de cmbio vigente na data da entrada do produto no estabelecimento. Variaes dessa taxa, ocorridas entre a data de entrega e a data de pagamento tero o tratamento de variaes monetrias passivas.

Professor Biu S Tu, Deus, a nossa fortaleza!

Pgina1

CONTABIU CONTABILIDADE GERAL PARA CONCURSOS PUBLICOS


7.2.2 Impostos
Os impostos suportados na aquisio de mercadorias, quando no recuperveis, devero integrar o custo. o caso, por exemplo, do Imposto de Importao incidente sobre mercadorias adquiridas no exterior. Se o tributo for recupervel, como o ICMS, e, em alguns casos, o IPI, o PI e a COFINS, o valor do imposto dever ser excludo do custo da mercadoria.

7.2.2.1 ICMS
Por ser um imposto no cumulativo, o ICMS incide apenas sobre a parcela de preo agregada pelo vendedor. A sistemtica utilizada para calcul-lo consiste em tributar integralmente o valor da venda, deduzindo do imposto a recolher o montante pago na aquisio da mercadoria. Como as mercadorias adquiridas contm no seu preo uma parcela referente ao imposto, por ocasio da compra a empresa faz uma antecipao tributria, que ser compensada no momento da venda. Essa parcela compensvel, referente ao ICMS contido no preo da mercadoria um direito da empresa e deve, portanto, ser registrado como um ativo (Imposto a Recuperar). Logo, o valor a ser registrado como estoque deve ser lquido desse imposto. Exemplificando: Na aquisio de mercadorias, no valor de $10.000,00, tributadas pelo ICMS alquota de 17%, a empresa dever registrar: a. a dbito dos estoques o valor de $ 8.300,00; b. a dbito de impostos a recuperar o valor de $ 1.700,00; c. a crdito de disponibilidades ou obrigaes o valor de $ 10.000,00. Ao tratar das vendas foi estudada a conta ICMS a Recolher, de saldo credor, que representa a obrigao tributria decorrente da aplicao da alquota do imposto sobre a totalidade da receita. Agora surge a conta ICMS a Recuperar, de saldo devedor, que representa direitos da empresa, obtidos pela antecipao tributria contida nas mercadorias compradas. Ao final de cada perodo tributrio, mensal no caso desse imposto, a empresa far a comparao do saldo dessas duas contas, transferindo o saldo menor para a conta de saldo maior. Dessa forma, restar contabilmente o saldo de apenas uma delas, indicando se, naquele perodo, a empresa dever recolher imposto (saldo na conta ICMS a Recolher), ou se manter direitos compensveis no perodo seguinte (saldo na conta ICMS a Recuperar). Alternativamente a essa sistemtica contbil, a empresa poder adotar uma nica conta para registro desse imposto: a Conta Corrente do ICMS. Essa conta, que admite qualquer tipo de saldo, receberia: a dbito todos os valores a recuperar provenientes das compras e os estornos decorrentes das devolues de vendas; a crdito todos os valores a recolher calculados sobre as vendas e os estornos decorrentes das devolues de compras. Ao final do perodo de apurao, seu saldo definiria a posio da empresa em relao a esse tributo: se devedor, indicaria imposto a recuperar no futuro (classificando-se, no caso, como conta de Ativo); se credor, configuraria a existncia de imposto a recolher (classificando-se, ento, como conta de Passivo). Quando a contabilidade utilizada para fins gerenciais essa segunda tcnica torna-se inadequada, posto que no permite a anlise detalhada dos diversos dbitos e crditos registrados na Conta Corrente.

7.2.2.2 IPI
Assim como o ICMS, o IPI um imposto no cumulativo, devendo o tributo pago na aquisio de matrias primas ou mercadorias ser compensado com o devido na venda dos produtos. No entanto, necessrio observar que so contribuintes desse imposto apenas as indstrias ou estabelecimentos a ela equiparados. Por esse motivo, o tributo ser recupervel apenas para os adquirentes que sejam contribuintes. Nos demais casos, o IPI ser parte integrante do custo das mercadorias. Exemplo 1: Aquisio de mercadorias, por estabelecimento equiparado a industrial, no valor de $10.000,00, incidindo sobre a operao ICMS alquota de 17% e IPI alquota de 10%. A empresa dever registrar: 1. 2. 3. 4. a dbito de ICMS a Recuperar o valor de $ 1.700,00; a dbito de IPI a Recuperar o valor de $ 1.000,00; a dbito de estoques o valor de $ 8.300,00; a crdito de disponibilidades ou obrigaes o valor de $ 11.000,00. S Tu, Deus, a nossa fortaleza!

Professor Biu

Pgina2

CONTABIU CONTABILIDADE GERAL PARA CONCURSOS PUBLICOS


A sistemtica de contabilizao do IPI idntica do ICMS, podendo a empresa adotar duas contas (IPI a Recuperar e IPI a Recolher), ou apenas uma (Conta Corrente do IPI). Exemplo 2: Aquisio de mercadorias, por empresa comercial, no valor de $ 10.000,00, incidindo sobre a operao ICMS alquota de 17% e IPI alquota de 10%. A empresa dever registrar: 1. a dbito de ICMS a Recuperar o valor de $ 1.700,00; 2. a dbito de estoques o valor de $ 9.300,00; 3. a crdito de disponibilidades ou obrigaes o valor de $ 11.000,00. Observe-se que, como no segundo exemplo o adquirente no contribuinte do IPI, o valor desse imposto foi integrado ao custo do estoque.

7.2.2.3 Fretes e Seguros


Os gastos referentes a fretes e seguros, quando pagos pelo adquirente, devem integrar o custo das mercadorias, posto que as mesmas no podem ser revendidas se no estiverem disponveis no estabelecimento da empresa. O registro desses gastos poder ser feito atravs da adio de seu valor diretamente ao estoque ou poder ser adotada conta prpria Fretes e Seguros sobre Compras. Observe-se que no valor do frete estar includa uma parcela referente ao ICMS, tambm recupervel pela adquirente. Assim, o valor do imposto dever ser segregado e registrado na conta ICMS a Recuperar. Exemplo: Aquisio de mercadorias no valor de $ 10.000,00, tributadas pelo ICMS alquota de 17%. Valor do frete e seguro correspondente: $500,00, no qual est contida parcela de ICMS no valor de $ 80,00. A empresa dever registrar: 1. a dbito de ICMS a Recuperar o valor de $ 1.780,00; 2. a dbito de estoques o valor de $ 8.720,00; 3. a crdito de disponibilidades ou obrigaes o valor de $ 10.500,00.

7.2.2.4 Devolues de Compras


Das mercadorias adquiridas no perodo, a empresa pode ter devolvido uma parte. Para que se obtenha o valor lquido do custo, deve ser excluda a parcela correspondente s devolues. Observar que, ao devolver mercadorias, a adquirente estar devolvendo o valor integral das mesmas, incluindo o ICMS contido no preo, bem como o IPI porventura incidente. Dessa forma, dever estornar os valores anteriormente registrados a dbito de ICMS a Recuperar e de IPI a Recuperar. Exemplo: A empresa havia adquirido 10 unidades de determinada mercadoria, a vista, pelo preo unitrio de $ 1.000,00, tributadas pelo ICMS e pelo IPI s alquotas de 17% e 5%, respectivamente. Posteriormente, devolve 2 dessas unidades. Dever registrar na devoluo: 1. 2. 3. 4. a dbito de disponibilidades ou obrigaes: $ 2.100,00; a crdito de ICMS a Recuperar: $ 340,00; a crdito de IPI a Recuperar: $ 100,00; a crdito de estoques: $ 1.660,00.

Professor Biu S Tu, Deus, a nossa fortaleza!

Pgina3

CONTABIU CONTABILIDADE GERAL PARA CONCURSOS PUBLICOS


7.2.2.5 Descontos Comerciais e Abatimentos Obtidos
J foi definido anteriormente o que se entende por desconto comercial e abatimento. Se o comprador obtm esses descontos, dever deduzi-los do custo da mercadoria adquirida. Novamente, poder optar por registr-los em conta prpria Descontos Comerciais e Abatimentos Obtidos, ou registrar a mercadoria pelo seu valor j lquido do desconto.

7.3 SISTEMAS DE CUSTEAMENTO DOS ESTOQUES


Para registrar os estoques, a contabilidade utiliza dois sistemas bsicos: o Inventrio Peridico e o Inventrio Permanente. A escolha do sistema a adotar um processo gerencial da empresa, que levar em conta a necessidade de maior ou menor controle sobre os estoques, bem como o interesse em conhecer o Resultado Bruto em espaos curtos de tempo.

7.3.1 Inventrio Peridico


Por ser um sistema simplificado, este mtodo adotado quando a empresa no deseja manter fichas de controle de estoque. Este ser conhecido apenas extra contabilmente, quando da contagem fsica das existncias em determinada data. Escolhido esse mtodo, a empresa permanecer durante o perodo contbil sem conhecer o valor de seus estoques e o Custo das Mercadorias Vendidas. Dessa forma, o Inventrio Peridico tende a ser adotado pelas pequenas e mdias empresas.

7.3.1.1 Contabilizao
O mtodo pressupe a adoo de trs contas bsicas: a. Compras ser utilizada para registrar os ingressos no estoque da empresa. Por ser uma conta de despesa, ser debitada pelo valor das mercadorias adquiridas, sempre lquidas do ICMS; b. Mercadorias conta patrimonial, representativa dos estoques. No incio do perodo contbil apresentar, como saldo devedor, o valor das mercadorias existentes no final do perodo anterior. Nesse sistema, seu saldo permanecer inalterado durante todo o perodo, at que se proceda a nova contagem fsica das existncias em estoque; c. Vendas conta de receita, ser utilizada para registrar, a crdito, o valor das vendas do perodo.

Procedimentos: O objetivo do sistema permitir a apurao contbil do Resultado Com Mercadorias. Dessa forma, sero empregadas as duas frmulas anteriormente mencionadas, a saber: CMV = Estoque Inicial + Compras Estoque Final e RCM = Vendas CMV A empresa procede da seguinte forma: a. acumula, na conta Vendas, o total das mercadorias vendidas no perodo; b. acumula, na conta Compras, o total das mercadorias adquiridas no perodo; c. utiliza, apenas quando da apurao do resultado bruto, duas contas transitrias: Custo das Mercadorias Vendidas - CMV e Resultado Com Mercadorias RCM; d. transfere o saldo devedor de Compras para a conta CMV; e. transfere o valor do Estoque Inicial, que se encontra consignado a dbito da conta Mercadorias, para a conta CMV. Assim, esta conta ter registrado, a dbito, o total das disponibilidades para venda: Estoque Inicial + Compras; f. procede contagem fsica das unidades restantes no estoque, atribuindo-lhes valor. A esse processo d-se o nome de inventrio. As existncias fsicas devero ser relacionadas no livro prprio Registro de Inventrio; g. registra o valor das mercadorias existentes em estoque a dbito da conta Mercadorias (que nesse momento est com saldo zero), tendo como contrapartida crdito na conta CMV; h. nesse momento, a conta CMV ter consignado a dbito o valor das disponibilidades para venda e a crdito o valor dos estoques finais. Seu saldo, portanto, o valor do custo das mercadorias que foram vendidas: Estoque Inicial + Compras Estoque Final; Professor Biu S Tu, Deus, a nossa fortaleza!

Pgina4

CONTABIU CONTABILIDADE GERAL PARA CONCURSOS PUBLICOS


i. transfere o saldo credor da conta Vendas para a conta RCM; j. transfere o saldo devedor da conta CMV para a conta RCM; k. no saldo dessa ltima conta estar espelhado o resultado bruto da empresa ( Vendas CMV). Vejamos estes procedimentos registrados em contas T : (SI) EI (3) EF Mercadorias EI (2) Compras Compra Compra Compra Compras (1) Compras (2) EI CMV Compras (1) (6) CMV RCM Vendas (5) RCM CMV EF (3) CMV (6)

Vendas Venda Venda Venda ( 5 ) Vendas Vendas Nota: Significado das notaes: SI = Saldo Inicial EI = Estoque Inicial EF = Estoque Final

Exemplos Prticos: Alfa & Beta Ltda. iniciaram o ms de janeiro com saldo em Caixa de $ 25.000,00, tendo em estoque mercadorias no valor de $ 8.000,00. Durante o ms ocorreram as seguintes operaes, todas a vista: dia 05/01: compra de mercadorias no valor de $ 20.000,00; dia 10/01: venda no valor de $ 12.000,00; dia 12/01: venda no valor de $ 13.000,00; dia 18/01: compra de mercadorias no valor de $ 10.000,00; dia 25/01: venda no valor de $ 7.000,00; dia 31/01: contagem fsica dos estoques existentes, tendo sido constatada a existncia de mercadorias no valor de $ 15.000,00.

Nessa data, a empresa apurou o Resultado Bruto. Nota: neste exemplo sero desconsideradas as incidncias tributrias.

A seguir, os registros contbeis pertinentes s operaes com mercadorias e apurao do RCM: Registros no Razo Mercadorias (SI) 8.000 8.000 (6) (8) 15.000 Compras (1) 20.000 (4) 10.000 30.000 30.000 (7) Vendas 12.000 (2) 13.000 (3) 7.000 (5) (10)32.000 32.000 RCM (9) 23.000 32.000 (10) 9.000

Caixa (SI) 25.000 20.000 (1) (2) 12.000 10.000 (4) (3) 13.000 (5) 7.000 57.000 30.000 27.000

CMV (6) 8.000 15.000 (8) (7) 30.000 38.000 15.000 23.000 23.000 (9)

Professor Biu S Tu, Deus, a nossa fortaleza!

Pgina5

CONTABIU CONTABILIDADE GERAL PARA CONCURSOS PUBLICOS


7.3.1.2 Avaliao dos Estoques
Ao fazer a contagem fsica dos estoques, a empresa que adota o Inventrio Peridico ter que atribuir-lhes valor. Uma das caractersticas desse sistema a ausncia de fichas de controle das entradas e sadas de mercadorias. Logo, o valor ter que ser atribudo de acordo com um dos seguintes critrios:

7.3.1.2.1 Custo Especfico


Se houver a possibilidade de conhecer o custo especfico de cada unidade existente na data da contagem fsica, a empresa poder atribuir-lhe esse valor. No entanto, essa uma possibilidade bastante remota, encontrada apenas em empresas que mantm estoque mnimo de bens bastante diferenciados entre si.

7.3.1.2.2 Valor das ltimas Compras


O custo pode ser atribudo mediante a consulta das ltimas Notas Fiscais de aquisio de mercadorias. Exemplo: Constatada a existncia em estoque, no dia 31/12, de 20 unidades de determinado produto, a empresa consulta os ltimos documentos de aquisio dessas mercadorias, verificando que: - em 18/12, foram adquiridas 15 unidades, ao custo unitrio lquido de ICMS de $ 10,00; - em 25/11, foram adquiridas 20 unidades, ao custo unitrio lquido de ICMS de $ 8,00. Como o mtodo prev aplicao ao estoque do custo das ltimas compras, a empresa ir avaliar seu estoque em $ 190,00, ou seja: 15 unidades a $ 10,00 e 5 unidades a $ 8,00.

7.3.1.2.3 Preo de Venda Menos Margem de Lucro


A legislao fiscal federal passou a admitir, a partir de 1.990 (Lei n 7.959/89), a avaliao dos estoques com base no preo de venda menos a margem de lucro. Embora se trate de legislao fiscal, por ser conveniente s empresas cujo estoque seja de difcil avaliao, passou tambm a ser uma prtica aceita para fins comerciais. O mtodo consiste em atribuir, a cada tipo de produto, uma margem de lucro fixa sobre o preo de custo. Dessa forma, ao inventariar as mercadorias, basta que a empresa conhea o preo marcado para venda, do qual excluir a margem fixa, encontrando o custo. Tendo em vista que o preo de venda corresponde ao custo acrescido de um percentual, ao inventariar mercadorias em estoque no final do perodo, a empresa dever proceder a uma regra de trs simples. Exemplo: Em relao s camisetas que revende, determinada empresa estabeleceu uma margem fixa de 50%. Ao inventari-las, foi constatada a existncia de 1.000 unidades, cujo preo de venda total era de $ 10.000,00. Ou seja, nesses $10.000,00 esto contidos os custos acrescidos de 50%. Preo de venda Preo de Venda 150% 100% X Custo = Custos + 50% Custos = 150% = $10.000,00 =X = $6.666,67 = $6.666,67
o

7.3.2 Inventrio Permanente


Por ser necessria a manuteno de fichas de estoque, este mtodo exige maior esforo da empresa, possibilitando, no entanto, um controle gerencial muito mais efetivo, no s dos estoques, mas tambm do resultado obtido com mercadorias. O valor dos estoques existentes, a qualquer momento, ser obtido atravs do saldo na conta Mercadorias e o custo das vendas estar permanentemente acumulado na conta Custo das Mercadorias Vendidas.

Professor Biu S Tu, Deus, a nossa fortaleza!

Pgina6

CONTABIU CONTABILIDADE GERAL PARA CONCURSOS PUBLICOS


7.3.2.1 Contabilizao
Este mtodo tambm pressupe a adoo de trs contas bsicas: a. Mercadorias conta patrimonial, representativa dos estoques, ser debitada por todas as aquisies de mercadorias e creditada pela sada das mesmas por ocasio das vendas. Seu saldo apresentar, sempre, o valor dos estoques naquele momento. b. Custo das Mercadorias Vendidas conta de resultado, ser debitada pelo valor do custo de cada venda.

c. Vendas conta de receita, ter funcionamento idntico, qualquer que seja o sistema de custeamento adotado pela empresa. Procedimentos: 1. A conta Vendas acumula em seu saldo o valor da receita de vendas no perodo; 2. A conta Custo das Mercadorias Vendidas acumula em seu saldo o valor do custo de todas as mercadorias vendidas no perodo; 3. o saldo dessas duas contas, no final do perodo, ser transferido para a conta Resultado Com Mercadorias e o saldo desta ltima espelhar o resultado bruto da empresa. Nota: Uma caracterstica essencial do sistema que, a cada operao de venda correspondero dois registros contbeis: o primeiro referente venda e o segundo referente ao custo das mercadorias que foram vendidas.

Vejamos esses procedimentos esquematizados em contas T: Mercadorias (SI) EI Compra Compra (SF) EF CMV CMV CMV CMV CMV (1) CMV CMV

CMV (1) RCM Vendas (2) RCM

(2) Vendas Exemplo prtico:

Vendas Venda Venda Vendas

Delta Ltda., revendedora de veculos, iniciou o ms de abril com saldo de Caixa de $ 25.000, tendo em estoque 1 automvel tipo X1, cujo custo era de $15.000,00. Durante o ms ocorreram as seguintes operaes, a vista: 10/04: compra de 2 veculos tipo X2 ao preo unitrio de $ 10.000,00; 15/04: venda do veculo X1 por $ 18.000,00; 20/04: compra de 3 veculos tipo X3 ao preo unitrio de $ 12.000,00; 23/04: venda de um veculo tipo X2 por $ 15.000,00; 28/04: venda de um veculo tipo X3 por $ 16.000,00; 30/04: apurao do Resultado Bruto. neste exemplo sero desconsideradas as incidncias tributrias. Registros no Razo Mercadorias (SI) 15.000 15.000 (3) (1) 20.000 10.000 (6) (4) 36.000 12.000 (8) 71.000 37.000 34.000 CMV (3) 15.000 (6) 10.000 (8) 12.000 37.000 37.000 (9) Vendas 18.000 (2) 15.000 (5) 16.000 (7) (10) 49.000 49.000

Nota:

Professor Biu S Tu, Deus, a nossa fortaleza!

Pgina7

CONTABIU CONTABILIDADE GERAL PARA CONCURSOS PUBLICOS

Caixa (SI) 25.000 (2) 18.000 20.000 (1) (5) 15.000 36.000 (4) (7) 16.000 74.000 56.000 18.000

RCM (9) 37.000 49.000 (10) 12.000

Conferncia da exatido contbil do valor do estoque, quando comparado com as existncias fsicas: Tipo X2 X3 Total Nota: Quant. 1 2 3 Valor unitrio 10.000 12.000 Valor total 10.000 24.000 34.000

Embora no necessitem fazer a contagem fsica para conhecer seus estoques, j que eles so quantificados contabilmente, as empresas que adotam o mtodo do Inventrio Permanente podero faz-lo para constatar casos de insuficincias decorrentes de desvios, furtos, deteriorizao, etc.

7.3.2.2 Avaliao dos Estoques


A adoo do mtodo do Inventrio Permanente implica na necessidade de conhecer o custo da mercadoria a cada venda. Assim, necessrio que a empresa mantenha o controle permanente dos estoques, atravs de fichas e que atribua custo s mercadorias, medida em que elas forem vendidas. O custo poder ser atribudo de acordo com um dos seguintes critrios:

7.3.2.2.1 Custo Especfico


No exemplo visto, o custo foi atribudo de acordo com o valor de compra de cada uma das unidades vendidas. So raros os casos em que a empresa conhece o custo especfico de cada unidade de seu estoque, restringindo-se a aplicao do critrio quelas que revendem pequenas quantidades de produtos de alto valor, com caractersticas individuais bastante diferenciadas.

7.3.1.2.2 Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair (PEPS)


Adotando este critrio, a empresa considerar sempre que as unidades vendidas so as mais antigas em estoque, no importando que, fisicamente, essa no seja a realidade. Logo, o custo da venda ser atribudo considerando que a primeira mercadoria a entrar no estoque foi a primeira a dele sair, atravs das vendas. A consulta s fichas de estoque imprescindvel para que a empresa calcule o valor do custo. Essas fichas podem ter formas diferentes e serem mais ou menos analticas. No entanto, h dados bsicos necessrios, como: data de aquisio, valor unitrio, quantidades entradas e sadas, etc. A seguir, proporemos um modelo de ficha de estoque, a ser adotado neste curso, ressaltando que, na prtica, elas podem ter caractersticas um pouco diferentes:

Ficha de Controle de Estoque Mercadoria: Data Quant. Entradas Preo Unitrio Preo Total Quant. Sadas Preo Unitrio Preo Total Quant. Saldo Preo Unitrio Preo Total

Professor Biu S Tu, Deus, a nossa fortaleza!

Pgina8

CONTABIU CONTABILIDADE GERAL PARA CONCURSOS PUBLICOS


Com a opo pelo critrio PEPS, a ficha de controle de estoques dever ser utilizada sempre de cima para baixo, posto que, sero consideradas vendidas sempre as mais antigas, ou seja, as que esto registradas mais ao alto da ficha. Utilizao das fichas: o controle do estoque permanente, logo, a cada operao de compra ou venda, bem como nas devolues dessas operaes e nos abatimentos obtidos, a ficha dever refletir as alteraes ocorridas no estoque. No preenchimento das fichas, observar que a moeda corrente do pas admite apenas duas casas decimais. Exemplo 1: Comercial Boa Ventura Ltda. iniciou o ms de outubro com saldo de Caixa no valor de $ 150,00, possuindo em estoque 10 unidades do produto X, cujo custo unitrio era de $ 5,00. Durante o ms ocorreram as seguintes operaes a vista: dia 06/10: compra de 20 unidades ao custo unitrio de $ 6,00; dia 10/10: venda de 15 unidades a $ 10,00 cada uma; dia 15/10: compra de 5 unidades ao custo unitrio de $ 7,00; dia 20/01: venda de 12 unidades a $ 12,00 cada. neste exemplo sero desconsideradas as incidncias tributrias. CMV (3) 80,00 (6) 72,00 152,00 152,00 (7) Vendas 150,00 (2) 144,00 (5) (8) 294,00 294,00

Nota:

Mercadorias (SI) 50,00 80,00 (3) (1) 120,00 72,00 (6) (4) 35,00 205,00 152,00 53,00 Caixa (SI) 150,00 120,00 (1) (2) 150,00 35,00 (4) (5) 144,00 444,00 155,00 289,00

RCM (7) 152,00 294,00 (8) 142,00

Ficha de Controle de Estoque Mercadoria: Produto X Entradas Data Preo Quant. Unitrio EI 20 6,00 06/10 10/10 5 7,00 15/10 20/10 EF Sadas Preo Unitrio 5,00 6,00 6,00 Saldo Preo Unitrio 5,00 5,00 6,00 6,00 6,00 7,00 6,00 7,00 -

Preo Total 120,00 35,00 -

Quant. 10 5 12 -

Preo Total 50,00 30,00 72,00 -

Quant. 10 10 20 15 15 5 3 5 8

Preo Total 50,00 50,00 120,00 90,00 90,00 35,00 18,00 35,00 53,00

7.3.1.2.3 ltimo a Entrar, Primeiro a Sair (UEPS)


Adotando este critrio, a empresa considerar sempre que as unidades vendidas so as mais novas em estoque, no importando que, fisicamente, essa no seja a realidade. Logo, o custo da venda ser atribudo considerando que a ltima mercadoria a entrar no estoque foi a primeira a dele sair, atravs das vendas. Com a opo pelo critrio UEPS, a ficha de controle de estoques dever ser utilizada sempre de baixo para cima, posto que sero consideradas vendidas sempre as mais novas, ou seja, as que esto registradas mais embaixo na ficha no momento da venda.

Professor Biu S Tu, Deus, a nossa fortaleza!

Pgina9

CONTABIU CONTABILIDADE GERAL PARA CONCURSOS PUBLICOS


Para que se tenha possibilidade de comparao entre os diversos critrios de custeamento, os mesmos exemplos sero refeitos, agora considerando que a empresa adota o critrio UEPS. Exemplo 1: Comercial Boa Ventura Ltda. iniciou o ms de outubro com saldo de Caixa no valor de $150,00, possuindo em estoque 10 unidades do produto X, cujo custo unitrio era de $5,00. Durante o ms ocorreram as seguintes operaes a vista: dia 06/10: compra de 20 unidades ao custo unitrio de $ 6,00; dia 10/10: venda de 15 unidades a $ 10,00 cada uma; dia 15/10: compra de 5 unidades ao custo unitrio de $ 7,00; dia 20/10: venda de 12 unidades a $ 12,00 cada.

Mercadorias (SI) 50,00 (1) 120,00 90,00 (3) (4) 35,00 75,00 (6) 205,00 165,00 40,00

CMV (3) 90,00 (6) 75,00 165,00 165,00 (7)

Vendas 150,00 (2) 144,00 (5) (8) 294,00 294,00

Caixa (SI) 150,00 120,00 (1) (2) 150,00 35,00 (4) (5) 144,00 444,00 155,00 289,00

RCM (7) 165,00 294,00 (8) 129,00

Ficha de Controle de Estoque Mercadoria: Produto X Entradas Data Preo Quant. Unitrio EI 20 6,00 06/10 10/10 5 7,00 15/10 20/10 EF Sadas Preo Unitrio 6,00 7,00 6,00 5,00 Saldo Preo Unitrio 5,00 5,00 6,00 5,00 6,00 5,00 6,00 7,00 5,00 -

Preo Total 120,00 35,00 -

Quant. 15 5 5 2 -

Preo Total 90,00 35,00 30,00 10,00 -

Quant. 10 10 20 10 5 10 5 5 8 8

Preo Total 50,00 50,00 120,00 50,00 30,00 50,00 30,00 35,00 40,00 40,00

7.3.1.2.4 Mdia Pondervel Mvel


Com a adoo deste critrio a empresa dever manter, nas fichas de estoque, a apurao do custo mdio ponderado das mercadorias. Todos os ingressos ocorridos afetam o valor do estoque existente e, como conseqncia, o valor mdio de cada unidade. A cada operao de venda, o custo ser atribudo de acordo com o custo mdio naquela data. Evita-se, dessa forma, atribuio de custo pelos valores extremos: o das unidades de existncia mais antiga ou o das unidades mais novas.

Professor Biu S Tu, Deus, a nossa fortaleza!

Pgina10

A ficha de controle de estoque assume mxima importncia, posto que nela se encontram os dados necessrios ao clculo exigido para se encontrar o custo mdio: quantidade de unidades e custo total do estoque existente em determinada data. Os mesmos exemplos utilizados com o emprego dos critrios PEPS e UEPS sero agora refeitos, com a adoo do custeio pela mdia ponderada mvel.

CONTABIU CONTABILIDADE GERAL PARA CONCURSOS PUBLICOS


Exemplo 1: Comercial Boa Ventura Ltda. iniciou o ms de outubro com saldo de Caixa no valor de $ 150,00, possuindo em estoque 10 unidades do produto X, cujo custo unitrio era de $ 5,00. Durante o ms ocorreram as seguintes operaes a vista: dia 06/10: compra de 20 unidades ao custo unitrio de $ 6,00; dia 10/10: venda de 15 unidades a $ 10,00 cada uma; dia 15/10: compra de 5 unidades ao custo unitrio de $ 7,00; dia 20/10: venda de 12 unidades a $ 12,00 cada. Mercadorias (SI) 50,00 (1) 120,00 85,00 (3) (4) 35,00 72,00 (6) 205,00 157,00 48,00 Caixa (SI) 150,00 120,00 (1) (2) 150,00 35,00 (4) (5) 144,00 444,00 155,00 289,00 CMV (3) 85,00 (6) 72,00 157,00 157,00 (7) Vendas 150,00 (2) 144,00 (5) (8) 294,00 294,00

RCM (7) 157,00 294,00 (8) 137,00

Ficha de Controle de Estoque Mercadoria: Produto X Entradas Data Preo Quant. Unitrio EI 06/10 20 6,00 10/10 15/10 5 7,00 20/10 EF Notas: 1
a

Preo Total 120,00 35,00 -

Quant. 15 12 -

Sadas Preo Unitrio 5,67 6,00 -

Preo Total 85,00 72,00 -

Quant. 10 30 15 20 8 8

Saldo Preo Unitrio 5,00 5,67 5,67 6,00 6,00 6,00

Preo Total 50,00 170,00 85,00 120,00 48,00 48,00

o custo mdio unitrio encontrado pela diviso do valor da coluna Preo Total pelas unidades registradas na coluna Quantidade, ambas pertencentes ao grupo Saldo; o custo mdio no se altera pelas operaes de venda, alterando-se, no entanto, quando ocorrerem compras, devolues de compras e de vendas e abatimentos obtidos.

7.3.1.2.5 Anlise Comparativa dos Trs Critrios de Custeamento


Com o objetivo de analisar conjuntamente os dados obtidos em cada um dos trs mtodos, vamos, a seguir, resumir em um quadro comparativo o exemplo anteriormente utilizado: Critrio PEPS UEPS Mdia Ponderada Vendas 294,00 294,00 294,00 Estoque Final 53,00 40,00 48,00 CMV 152,00 165,00 157,00 RCM 142,00 129,00 137,00

Professor Biu S Tu, Deus, a nossa fortaleza!

Pgina11

Como se observa, independentemente do critrio de custeamento adotado, a receita de vendas permanece constante, assim como a tributao incidente sobre a receita bruta. No entanto, em decorrncia da variao no valor do estoque final, que parcela redutora do custo (CMV = EI + Compras EF), verificamos diferenas entre os valores encontrados para o CMV e o RCM.

CONTABIU CONTABILIDADE GERAL PARA CONCURSOS PUBLICOS


Dos trs critrios examinados, o que resulta em menor Resultado Bruto o UEPS. Isso porque, em regimes inflacionrios, o preo das mercadorias tende a subir a cada nova compra e o custeamento, por esse mtodo, considera vendidas as mercadorias mais novas, ou seja, as de maior valor. Como conseqncia, o estoque final ser menor, maior ser o custo e menor o resultado obtido. Como a tributao do Imposto de Renda incide sobre o resultado obtido, a legislao fiscal federal probe, no Brasil, a adoo do critrio UEPS.

7.4 APURAO DO RESULTADO BRUTO


Qualquer que seja o sistema (Inventrio Peridico ou Permanente) ou o critrio adotado para custeamento, a empresa dever apurar o Resultado Bruto obtido na venda de mercadorias, ao menos uma vez ao ano, por ocasio do encerramento do exerccio social e da elaborao das demonstraes financeiras. Nada impede, principalmente quando o sistema praticado o do Inventrio Permanente, que se conhea o Resultado Bruto em espaos menores de tempo. de se ressaltar que para a apurao desse resultado devero ser considerados todos os fatores que alteram os valores de compras e vendas, a saber: descontos obtidos e concedidos, devolues ocorridas e totalidade de tributao incidente. Para isso, as compras e as vendas devero estar lquidas.

Professor Biu S Tu, Deus, a nossa fortaleza!

Pgina12

Anda mungkin juga menyukai