Anda di halaman 1dari 5

Atletismo O ARREMESSO DO PESO A maior caracterstica do lanamento do peso, a de ser reservada para pessoas fortes, em todas as pocas.

. Tanto isto verdade, que os povos antigos praticavam o arremesso usando pesadas pedras, que com o passar dos anos foram substitudas pelo atual peso. Aps esta poca, nos seus tempos livres, os soldados lanavam balas de canho, numa evoluo posterior do lanamento que era realizado pelos celtas e escoceses. Jim Fuchs (USA), aps 1940, utilizando uma tcnica diferente da at ento conhecida ortodoxa (cuja posio inicial, deslocamento e posio final eram realizadas na posio lateral), conseguiu superar o recorde mundial, com 17.95 m. Este novo estilo, iniciava o arremesso em posio lateral, terminando o deslocamento com as costas voltadas para a direita do lanamento. Observando a tcnica de Fuchs, um homem que marcou poca na histria desta prova, outro americano, Parry O'Brien, partiu para o seu estilo prprio. Este atleta, vencedor dos Jogos Olmpicos de 1956 e 1960, se convenceu que seria o primeiro homem a arremessar um peso de 7.257 kg acima de 20 metros. Tamanha era a sua obsesso, que transportava um peso dentro do seu carro e onde quer que parasse, treinava horas a fio. OBrien concluiu que poderia iniciar o deslocamento com o corpo de costas para a direo do lanamento, o que daria ao peso, um maior caminho dentro do crculo, lhe permitindo maior impulso e velocidade. At hoje, esta tcnica a preferida pela maioria dos arremessadores, embora uma outra, a do arremesso com giro, surgida com o atleta russo Alexander Baryschikov, em 1972, conseguindo um nmero considervel de adeptos, com bons resultados. A TCNICA DO ARREMESSO DE PESO Para nosso estudo, vamos analisar a tcnica desenvolvida por Parry O'Brien. Nela, na posio inicial, o atleta est de p, virado para trs, em relao ao sentido do lanamento. Esta posio facilita a acelerao continuada do engenho ao longo de uma linha reta. Para que se possa compreender melhor, dividiremos a tcnica em fases de acordo com os diversos movimentos realizados na execuo do arremesso. Desta forma, temos: a) Empunhadura b) Posio inicial c) Deslocamento d) Posio final ou de arremesso e) Arremesso propriamente dito

f) Reverso a) EMPUNHADURA: O atleta pega o peso de modo que o mesmo fique repousado sobre a base (calo) dos dedos. O mnimo e o polegar servem de apoio lateral, enquanto que os outros trs dedos da mo ficam ligeiramente afastados. O peso no deve ser seguro com contrao da mo, tambm no pode rolar na sua palma.

Desta forma, o peso levado na cavidade do pescoo, abaixo do maxilar inferior. A palma da mo, est sob o implemento, flexionada no punho, com o cotovelo ligeiramente levantado e puxado para adiante. O brao aponta para a frente e para baixo, enquanto que a cabea conservada na sua posio normal. Com o cotovelo e antebrao exatamente abaixo do peso, esta posio se manter desde a inclinao do atleta para adiante, at o final do deslizamento. b) POSIO INICIAL: O arremessador posiciona-se de p, em afastamento antero-posterior das pernas na parte posterior do crculo e de costas para o setor de arremesso. O peso do corpo recai sobre a perna direita, enquanto que a esquerda fica ligeiramente afastada atrs, apoiada na ponta dos dedos.

c) DESLOCAMENTO: O corpo do atleta na posio acima descrita tem um certo grau de

inrcia que para ser quebrado, requer movimentos preliminares, antes de iniciar o deslocamento propriamente dito. Assim o atleta flete o tronco para adiante e compensando esta flexo, leva a perna esquerda para trs e para cima. Quando o tronco e a perna esquerda estiverem quase paralelos ao solo, a perna direita flexionada e a outra trazida para junto dela. A inclinao do tronco aumenta e o quadril levado para trs provocando um desequilbrio. (Figura 119 de 2 a 4)

Aps esta seqncia, inicia-se o deslocamento, quando a perna esquerda lanada energicamente para trs e para baixo, ao mesmo tempo que a perna direita sofre um deslocamento para trs, no sentido do arremesso. O p direito vai assentar-se no centro do crculo, com a sua polpa planar com a ponta voltada para a esquerda. Desta forma, o p esquerdo lanado para trs e para baixo, assenta-se a seguir prximo ao anteparo, tambm com a sua ponta voltada para a esquerda. O peso deve ser mantido sobre a parte posterior do crculo o maior tempo possvel. O quadril gira um pouco para a esquerda, acompanhando a estrutura criada pelas pernas, com o tronco e a linha dos ombros ainda voltados para o sentido oposto ao lanamento. Assim formada a conhecida posio em T. d) POSIO DE ARREMESSO: Esta fase tcnica se caracteriza logo aps o deslocamento, com o assentamento de ambos os ps no solo. Sua correta execuo de importncia fundamental para o xito do arremesso. O peso do corpo fica sobre a perna direita flexionada, no centro do crculo. O lado direito

do quadril se flexiona, em uma toro preparando a impulso final para cima e para frente, enquanto o p esquerdo se coloca prximo da borda interna do anteparo. Assim o corpo se coloca em posio para o arremesso. A posio do tronco em relao aos membros inferiores correta, quando as costas, a ndega esquerda e a perna esquerda, formam uma linha reta. (Figura 119 - 9) e) ARREMESSO PROPRIAMENTE DITO: A ao do arremesso, conduzido pela perna direita, inicia-se com uma extenso clara de ambas as pernas e uma rotao e elevao do tronco. a que se verifica a maior velocidade do peso. Nos movimentos que se sucedem importante o emprego sucessivo da perna direita, do lado direito do quadril e do tronco. O lado esquerdo do corpo fixado nas articulaes, constituindo o eixo de rotao do lado direito do corpo. Ao comear a extenso da perna e ao erguer-se o tronco, o peso encontra-se ainda encostado no pescoo do atleta. O movimento de extenso do corpo ajustado pelo brao esquerdo que gira para a esquerda e para trs, at que os eixos dos ombros e da bacia fiquem paralelos, desfazendo assim a toro. A tem incio a extenso do brao direito. Durante a elevao e rotao, o ombro esquerdo est mais elevado. O peso do corpo passa a perna esquerda, que tem ainda a funo de deter o avano da plvis, acentuando a elevao e a rotao do tronco. Desta forma o peso impelido com uma extenso total e simultnea das pernas, tronco e brao direito. O ombro direito se eleva acima do esquerdo e assim o peso perde contato com o arremessador pelas pontas dos dedos cuja mo acompanha o movimento at o final, na ao vulgarmente denominada de tapinha, num ngulo aproximado de 40. (Figura 119 de 10 a 16) f) REVERSO: A ao final coloca o arremessador de frente para a direo do arremesso, animado de uma grande velocidade, em conseqncia das aes anteriores. Isto ocasiona um desequilbrio para a frente, com o adiantamento do centro de gravidade, para que o arremesso no queime, devido falta que o atleta pode cometer, torna-se necessrio retomar o equilbrio. Nesta volta ao equilbrio, h necessidade de uma ao especial que denomina-se reverso. Consiste numa troca das posies das pernas, com a esquerda puxada para trs, enquanto o p direito assenta-se no solo, prximo ao anteparo. A perna direita flexiona-se absorvendo o impacto do peso do corpo e o abaixamento do centro de gravidade. O tronco gira para a esquerda e o brao direito conduzido contra o corpo. Esta reverso deve ser muito rpida, mas nitidamente separada do movimento de impulso para o arremesso. (Figura 119 - 17) CARACTERSTICAS DO ARREMESSADOR DO PESO Principalmente para formao de base, qualquer atleta (independente da idade, da estatura ou do peso), pode aprender esta prova. No entanto, para obteno de resultados, as caractersticas acima citadas no podem ser desprezadas. Muitos dos grandes arremessadores de peso so pessoas altas e corpulentas, com muita fora e velocidade.

Ao passo que outras caractersticas fsicas podem ser desenvolvidas custa de muito treino, a estatura no admite alteraes e o peso s pode ser modificado at certo limite. O jovem atleta antes de decidir praticar o arremesso de peso, para obteno de resultados, deve ponderar os fatores citados. Alguns exemplos de especialistas do arremesso do peso do mais alto nvel internacional, colocam em relevo a influncia da estatura e do peso nos resultados obtidos, conforme o quadro a seguir: HOMENS Matson (USA) Rothenburg (RDA) Briesenick (RDA) Komar (Polnia) MULHERES Chishosa (URSS) Gummel (RDA) Ivanova (URSS) Lange (RDA) 21.45 20.22 19.39 19.25 1.73 1.76 1.68 1.82 90 90 84 85 MARCA (m) 21.78 21.32 21.67 21.18 ESTATURA (m) 2.00 1.85 1.91 1.95 PESO (kg) 120 118 116 125

Os valores mdios de idade, estatura e peso dos seis melhores atletas do arremesso do peso, nos Jogos Olmpicos de 1972, so assim especificados: HOMENS IDADE ESTATURA PESO (anos) (m) (kg) 26.7 1.92 120.2 MULHERES 27.8 1.77 86.8

O lanamento do peso uma prova em que, muitas vezes, s se alcana o mximo de performance, ao cabo de uma longa carreira. Portanto, no invulgar ver um atleta que comeou aos 15 ou 16 anos alcanar o seu mximo apenas depois dos 8 a 13 anos de treino intensivo. Entre os melhores especialistas mundiais de ambos os sexos h alguns com 25 anos ou mais. Perry OBrien (USA) obteve um recorde mundial com 28 anos e G. Zybina (URSS) o elevou o seu mximo quando j tinha 31 anos de idade. As qualidades fsicas mais importantes para o arremessador de peso so a fora e a velocidade.
Prof. Ms. Jferson Vianna (ufjf) Jeferson_vianna@uol.com.br Organizador WEB Prof. Mestrando Vinicius Damasceno
Vinicius-damasceno@bol.com.br

Anda mungkin juga menyukai