Anda di halaman 1dari 8

BEOGRAFIA DE

ANTOINE LAVOISIER
(1743-1794)

Lavoisier considerado o pai da qumica.


Antoine Lavoisier, tambm conhecido como, Antoine Laurent Lavoisier foi um qumico francs, considerado o criador da qumica moderna e o primeiro cientista a enunciar o princpio da conservao da matria. Foi ele que identificou e batizou o oxignio, refutou a teoria flogstica e participou na reforma da nomenclatura qumica. Mais tarde ele foi imortalizado pela frase popular, Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

Lavoisier descobriu que a gua uma substncia composta, formada por dois tomos de hidrognio e um de oxignio, o H2O. Essa descoberta foi muito importante para a poca, pois, segundo a teoria de Tales e Mileto, que ainda era aceita, a gua era um dos quatro elementos terrestres primordiais, a partir da qual outros materiais eram formados.

Em 16 de Dezembro de 1771, Lavoisier casou-se com uma aristocrata, chamada Marie-Anne Pierrette Paulze. Ela tornou-se

num dos seus mais importantes colaboradores, no s por causa do seu conhecimento de lnguas (em particular o ingls e o latim), mas tambm pela sua capacidade de ilustradora. Marie-Anne foi responsvel pela traduo, para francs, de obras cientficas escritas em ingls e em latim, fazendo ilustraes de algumas das experincias mais significativas feitas por Lavoisier.

Lavoisier nasceu em Paris e estudou no Collge Mazarin.Ele chegou a ser um cobrador de impostos e foi diretor da Academia de Cincias em

1785.Dois anos mais tarde, foi membro da assembleia provincial de Orlans.

Lavoisier viveu na poca em que comeava a Revoluo Francesa, na altura em que o terceiro estado (camponeses, burgueses e comerciantes) ficaria com o poder da Frana. Foi morto pela mesma, pois era muito mal visto pela populao, que pensava que, por ser de uma famlia nobre, Lavoisier, tambm, participava do corrupto sistema cheio de impostos sobre a sociedade.Foi guilhotinado aps um julgamento sumrio em 8 de Maio de

1794.Joseph-Louis de Lagrange, um importante matemtico, contemporneo de Lavoisier disse: "No bastar um sculo para produzir uma cabea igual que se fez cair num segundo".

Quando o qumico ingls Joseph Priestley produziu o ar desflogisticado, Lavoisier que nessa altura estudava a combusto, compreendeu a verdadeira explicao. Continuou os seus estudos, ao realizar combustes de diferentes compostos orgnicos no seio do oxignio, tendo descoberto as suas composies atravs de

pesagens do dixido de carbono e da gua produzidos, naquelas que se tornaram as primeiras experiencias em analise quantitativa orgnica.

No Trait lmentaire de Chimie em 1789, Lavoisier fez uma listagem de todos os elementos qumicos conhecidos naquela poca.

WEBGRAFIA

http://www.explicatorium.com/Antoine-Lavoisier.php http://pt.wikipedia.org/wiki/Antoine_Lavoisier

FEITO POR: NELSON RODRIGUES N 19 7 B

Anda mungkin juga menyukai