Anda di halaman 1dari 5

AGRONOMIA SUSTENTVEL & BRASIL VIVEL ANLISE E DESENVOLVIMENTO DO FEIJO (Phaseolus vulgaris L.

) EM DIFERENTES SUBSTRATOS
BARROS, Igor de Carvalho, CARNEIRO, Renan do Vale, JNIOR, Afonso Coutinho Queiroz, BAA Bruno da Silva, CARVALHO, Raul do Rosrio, ALVES, Ediane Conceio, SILVA, Anderson Cruz Acadmicos do curso de Agronomia da Universidade Federal Rural da Amaznia iguhbarros@gmail.com

RESUMO No viveiro experimental da UFRA, Belm, Par, foi conduzido o experimento com o objetivo de observar se existem diferenas (tempo de germinao, velocidade, crescimento, vigorosidade) na germinao do feijo (Phaseolus vulgaris L.), em diferentes tipos de substratos. Os testes foram realizados dentro de 14 dias, no prprio viveiro utilizando delineamento experimental inteiramente causalizado (DIC), e testando quatro substratos diferentes (T1, T2, T3, T4). Os resultados obtidos, demonstraram que o tratamento 2 foi o mais adequado para ser utilizado na germinao do feijo. E por fim foi demonstrada a grande importncia da matria orgnica nos solos. Palavra chave: Feijo, Phaseolus vulgaris L. e germinao.

INTRODUO

O Brasil o segundo produtor mundial de feijoeiros do gnero Phaseolus e o primeiro na espcie Phaseolus vulgaris L. A importncia dessa produo deve-se a que o feijo, alm de se constituir um dos alimentos bsicos da populao brasileira um dos principais produtos fornecedores de protena na dieta alimentar dos estratos sociais, economicamente menos favorecidos. No Brasil, o consumo atual de feijo de cerca de 16 kg/hab/ano, existindo preferncias de cor, tipo de gro e qualidade culinria em algumas regies do Pas. Ultimamente a demanda por produtos de melhor qualidade associada s mudanas de hbito alimentar tem mostrado uma tendncia para o aumento do consumo de feijo industrializado. Na safra 1998/99 a produo brasileira de feijo foi de 2,5 milhes de toneladas das quais 80% foi de cores e 20% do tipo preto. Embora fatores climticos interfiram na produo, esta, geralmente tem sido suficiente para suprir o mercado interno, dependendo, apenas de importaes de feijo preto, em torno de 160 mil toneladas/ano. O feijo tem uma ampla adaptao edafoclimtica o que permite seu cultivo, durante todo o ano, em quase todos os estados da federao, possibilitando constante oferta do produto no mercado. Outra caracterstica desta leguminosa possibilitar a sua produo em diversos ecossistemas tropicais e temperados, em monocultivo e/ou consorciado nos mais variados arranjos de plantas inter e intraespecficos, o que favorece a diversificao na produo, mas limita uma maior integrao na sua cadeia produtiva. A comercializao do feijo no mercado interno muito instvel devido a sua rpida perda de qualidade e grande influncia que exercem os "atravessadores" na formao do preo final do produto. Considerando a diversidade fisiogrfica do pas e a adaptao do feijoeiro a diversas condies de clima e solo, possvel explorar a cultura em trs pocas diferentes, no mesmo ano. A safra das guas, cujo plantio feito de agosto a novembro, com predominncia na Regio Sul; o plantio da seca" realizado de janeiro a maro, abrangendo a maioria dos estados produtores e "de inverno" de abril a julho realizada nas Regies Centro-Oeste e Sudeste.
2

As duas primeiras safras so responsveis por 90% da produo nacional que provm de 2,9 milhes de hectares de lavouras de pequenos e mdios produtores que utilizam, na sua maioria, mo-de-obra familiar com baixo nvel tecnolgico, o que reflete como conseqncia uma produtividade mdia de 776 kg/ha, considerada baixa. A safra de inverno, de aproximadamente 156.000 hectares, garante os 10% restantes da produo e tem como origem lavouras com alto nvel tecnolgico, onde a irrigao essencial para alcanar produtividades mdias de 1.584 kg/ha, sendo possvel, em lavouras administradas na forma de empresas agrcolas, alcanarem rendimentos acima de 3.000 kg/ha. Desta maneira ficam bem caracterizadas trs safras, de produo de feijo, cujos ciclos de desenvolvimento devem coincidir com o maior nmero de fatores de ambiente que propiciem o mximo rendimento.

MATERIAIS E MTODOS

O experimento foi conduzido em casa de vegetao no campus Belm da Universidade Federal Rural da Amaznia. O delineamento experimental foi inteiramente causalizado (DIC), com cinco repeties. Os tratamentos foram constitudos por quatro diferentes tipos de substratos; (T1 = composto orgnico, T2 = composto orgnico + solo, T3 = somente solo e T4 = casca de arroz carbonizado), submetidos a regas equivalentes a cada dois dias. O solo e o adubo orgnico foram misturados em propores iguais e colocados em copos descartveis de 300 ml. Foram utilizadas sementes de feijo Phaseolus vulgaris L., semeadas a 3 cm de profundidade. As regas foram feitas conforme os tratamentos no perodo da manh. Os dados do potencial germinativo foram submetidos anlise estatstica por meio do software Assistat.

RESULTADOS E DISCUSSO

A partir dos dados coletados, a avaliao dos resultados para o potencial germinativo e velocidade de germinao das sementes de feijo, esto apresentados na tabela 1. Na tabela 1, verifica-se que os valores de F para germinao, foram significativos ao nvel de 5% de probabilidade, considerando composto orgnico + solo como substrato.
3

Observando os valores do poder germinativo entre os substratos (Grfico-1), em ordem crescente, obtiveram-se os seguintes resultados: T4 (2,41); T1 (2,78); T3 (3,58); T2 (4,37). Analisando estatisticamente pelo Teste de Tukey, quanto ao potencial germinativo (Tabela-1), Os tratamentos 1,2 e 3 no apresentam diferena significativa, estatisticamente so iguais, e estatisticamente. Grfico 1- Potencial germinativo do feijo Phaseolus vulgaris. os tratamentos 1, 3, e 4 tambm no se diferem

Tabela 1- Efeito do substrato na germinao do feijo (Phaseolus vulgaris). MDIAS DE TRATAMENTOS 12342.78600 ab 4.37200 a 3.58600 ab 2.41800 b F= 3.7658 *

CONCLUSO Com a avaliao desses resultados o tratamento mais adequado a ser utilizado na germinao do feijo, entre os tratamentos em estudo, o formado atravs de solo adicionado ao composto orgnico, promovendo o melhor potencial germinativo, conseqentemente o produtor ter menor perda no processo de plantio no campo. Isso pode ser atribudo a capacidade da matria orgnica em armazenar gua, tambm influenciando na porosidade aumentando a quantidade de oxignio no solo e diminudo

a resistncia de emergncia da semente deixando o solo mais frivel, portanto, atravs deste experimento podemos observar a importncia da matria orgnica na agricultura.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BRAGA, L.F. et al. Efeito da disponibilidade hdrica na qualidade fisiolgica de sementes de feijo. Revista Brasileira de Sementes, Londrina, v.21, n.2, p.95-102, 1999.

REIS, I.S. et al. Crescimento inicial de plntulas de feijo submetidas a estresse salino. Petrolina, PE, 2003. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SEMENTES, 13., 2003, Gramado, RS. Anais... Londrina: Informativo ABRATES, 2003. V.13. 538p. p.89.

CAZETTA, J.O.; SADER, R.; IKEDA, M. Efeito do tamanho no desempenho germinativo de sementes de feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.). Cientfica, SoPaulo, v.23, n.1, p.65-71, 1995 PDUA, G.P. Vigor de sementes e seus possveis efeitos sobre a emergncia em campo e a produtividade. Informativo. ABRATES, Londrina. V.8, n1/2/dezembro, 1998.

Anda mungkin juga menyukai