Anda di halaman 1dari 2

O Ator aprendiz

1. Tem medo intenso do palco 2. No sabe onde colocar as mos 3. Tem movimento de cena desajeitado balana se de l pra c no palco sem objetivo 4. Necessita se sentar no palco 5. L rigidamente e mecanicamente as falas; esquece falas 6. Sua expresso pobre; apressa a sua fala 7. Geralmente repete a fala que leu erradamente 8. Repete de voz baixa as palavras de seus colegas enquanto esto sendo pronunciadas 9. No cria movimentao de cena 10. No tem o sentido do tempo 11. Perde "deixas"; insensvel ao ritmo 12. Veste seu figurino de forma desajeitada; sua maquiagem tem aparncia grosseira 13. Emocionam se com suas falas 14. Tem o exibicionismo 15. No tem sensibilidade para a caracterizao 16. Quebra a cena 17. Tem medo de tocar os outros 18. No projeta sua voz ou suas emoes 19. No sabe aceitar direo 20. Tem relacionamento suprfluo com os outros atores 21. dependente da moblia e dos adereos 22. Torna se sua prpria platia 23. Nunca ouve os outros atores 24. No tem relacionamento com a platia 25. A ignorncia do ator em relao ao seu prprio corpo 26. Baixa os olhos 27. O "estrelismo"

1- O medo do palco o medo do julgamento. O ator tem medo de crtica, de ser ridculo, de esquecer suas falas, etc. quando acontece com um ator treinado geralmente o resultado de um treinamento suprfluo. Pode ser superado por uma compreenso dinmica das frases compartilhar com a platia. 2- A maioria dos atores imaturos tem apenas a boca e as mos. O problema resolvido em grande parte quando o ator tem mais conscincia do todo do espetculo, depois que os atores compreenderem a idia do ponto de concentrao, pois tero sempre um foco definido e objetivo, enquanto estiver no palco. 3- O movimento de cena desajeitado geralmente o resultado de direo de cena imposta, ou pelo desconforto do ator em cena. Quando o ator est fazendo esforo para recordar, em vez de permitir que o movimento surja da realidade da cena, sua movimentao ser fatalmente desajeitada. Envolver-se com o espetculo, doar-se ao personagem, resolver inicialmente o problema. 4- O ator imaturo sente a necessidade de sentar-se no palco ou balanar de um p para o outro, justamente pelo fato de no saber o que fazer. No tem conscincia do seu papel em cena. E est tentando se esconder da platia. Ele no tem "foco", objetivo. Pensar na cena a ser realizada anteriormente, ajuda muito. 5- A leitura mecnica resultado de uma relao inadequada com o texto durante os primeiros instantes do estudo. O ator decora, mas no compreende o texto. A recitao da palavra torna-se mais importante para o ator do que a compreenso do seu significado. 6- A expresso pobre e a fala apressada geralmente so resultantes da falta de compreenso por parte do ator, de que a platia um elemento integral do teatro. A expresso pobre tem a mesma origem que a leitura mecnica. No caso de haver um defeito fsico real na fala do ator, sero necessrios exerccios teraputicos. 7- Falas lidas erradas e depois repetidas palavras por palavras so exemplo de memorizao mecnica, que massacra definitivamente a espontaneidade. A decorao tambm a causa de muitas outras qualidades amadorsticas. Por meio de treinamento ele pode aprender a improvisar e solucionar qualquer problema que surja. 8- A falta de capacidade do ator iniciante de representar, leva o ator a soobrar a palavra do outro. Ele passa a assistir a cena, invs de representar. Exerccios de concentrao, e a construo slida do seu personagem, resolvem definitivamente o problema. 9- A capacidade para criar atividades e movimentao de cena, surgem da compreenso cnica, relacionamento com os outros atores, da movimentao criada pelo diretor, e quando ator sente-se a vontade em cena. 10- O tempo o reconhecimento do outro dentro da realidade teatral. Somente a experincia que vir com o tempo, treinamento e a observao trar isto ao ator. 11- A falha em sentir os ritmos (assim como o tempo) acontece quando um ator insensvel a platia e aos colegas atores. Exerccios que visam desenvolver essas reas, ajudam. 13- Emocionam-se com suas falas, pois no representam, tornam-se seus prprios espectadores.

14 - Todos temos sensibilidade natural para criar caracterizao em graus variados. Mas somente conhecimento e observao resolvem. 16- Quando os atores "quebram" ou saem do personagem em cena, eles perdem a viso dos relacionamentos internos da pea e tambm do seu ponto de concentrao. necessrio disciplina durante os ensaios e concentrao durante a encenao, para manter-se em uma Ao Continua. 17- Isso significa resistncia e medo de envolvimento. Os exerccios de contato e de dar e tomar realiza especificadamente aquilo que a segurana crescente durante o treinamento ir realizar naturalmente. 18- A projeo inadequada causada pelo medo ou pela negligncia em relao platia. Ter conscincia do papel da platia e trabalho, o caminho. 19- A incapacidade para aceitar direo muitas vezes se origina em falta de objetividade ou comunicao inadequada entre o ator e o diretor. Mas na maioria das vezes, est na falta de humildade e disciplina. Saber do papel dos dois no oficio, cada qual realizando o que lhe o compete, ouvir, e estudo, facilita. 20- O ator que tem pouco ou nenhum relacionamento com os atores colegas e com a pea, ainda est no estgio elementar do aprendizado teatral. A realizao de jogos e a utilizao de todos os exerccios de atuao que se referem ao envolvimento em grupo devem auxiliar aqui. 21- Quando o ator se move com excitao no palco, arrastando-se de uma cadeira para outra, ou movimentandose sem objetivo pelo palco, ele est demonstrando medo de ficar exposto a platia. Este problema central do teatro no profissional. Freqncia de exerccios de interao grupal e compartilhar com a platia, ser de grande utilidade. 22- Quando os atores saem do jogo e torna-se a platia de si mesmo, eles esto procurando aprovao. Humildade e conscincia do seu ofcio, somente isso o livrar do ridculo. 23- A incapacidade para ouvir outros atores um problema vital. Significa que a meada dos relacionamentos de palco foi rompida ou nunca foi compreendida. Estudo responsvel do texto, compreenso do todo do espetculo, relao harmoniosa entre o elenco, facilitam. 24- A resposta da platia vem para o ator amadurecido. Esteja consciente que a frase: "compartilhe com a platia" o primeiro passo. 25- Resultado da insegurana e pouca conscincia do seu ofcio. O tempo, estudo e trabalho, resolvero o problema. 26- Muitos atores principiantes no possuem o hbito de cuidar do seu corpo. Para se possuir uma mquina perfeita sempre bom fazer exerccios fsicos, mentais, e uma vida condizente com o seu ofcio, lhe trar conforto em casa, e no palco. 27- a falta de conscincia de que ele nada mais do que interlocutor, que nada sem o pblico. Que a sua arte antes de tudo uma cincia, e um ofcio. E que somente negando a si mesmo, e buscando a si mesmo, ao mesmo tempo, realizar o seu papel com brilhantismo.

Anda mungkin juga menyukai