Anda di halaman 1dari 17

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

A Guerra Fria

Flvia Patrcia Fernandes Ferreira

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

ndice
Introduo; Incio da Guerra Fria consolidao de um mundo bipolar O Mundo Capitalista:
o Poltica de alianas
 O plano Marshall e a formao de alianas econmicas
 Formao de alianas militares

a OTAN

Os Trinta Gloriosos sociedade de consumo

prosperidade econmica do mundo capitalista e

o Afirmao do Estado-Providncia;

O Mundo Comunista:
o A Doutrina Jdanov
 Pacto de Varsvia

o Economia de direco central

Destruio mtua assegurada um equilbrio internacional frgil; Paz armada a corrida armamentista:
o OTAN vs Pacto de Varsvia;

O MNA Movimento dos pases no alinhados; A Cortina de Ferro ; Corrida Espacial - a propaganda poltica; Caa s bruxas - a espionagem; Envolvimentos indirectos:
o A Guerra do Vietname; o A Guerra da Coreia;

Fim da guerra fria; Concluso; Bibliografia.

Flvia Patrcia Fernandes Ferreira

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Introduo

O desenvolvimento deste trabalho vai incidir sobre uma fase da Histria qual se deu o nome de Guerra-fria, por no constituir uma verdadeira guerra directa entre as duas partes que estavam em oposio, e que teve um importante papel nas relaes internacionais no perodo em que decorreu (de 1945 at 1989). A Guerra Fria tem incio logo aps a Segunda Guerra Mundial e vai opr as duas maiores potncias que dela saram vencedoras: Estados Unidos e a Unio Sovitica. Estas vo disputar a hegemonia poltica, econmica e militar no mundo. Em 1945, a Unio das Repblicas Socialistas Soviticas (URSS) possua um sistema socialista, baseado na economia planificada (cujo objectivo era abolir a propriedade privada), na igualdade social, havendo um partido nico (o Partido Comunista). J os Estados unidos, a outra potncia mundial, defendia a expanso do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrtico e propriedade privada. Na segunda metade da dcada de 1940 at 1989, estas duas potncias tentaram implantar em outros pases os seus sistemas polticos e econmicos, construindo um imensa teia de relaes, que levou o mundo a ficar dividido em dois polos ou blocos de influncia: de um lado os pases que estavam sob a influncia comunista, aliados da URSS, do outro aqueles que estavam na esfera capitalista norte-americana. A esta disputa entre estas duas superpotncias d-se o nome de guerra fria pois trata-se de um conflito que se deu apenas no campo ideolgico, no ocorrendo um embate militar declarado e directo entre Estados Unidos e URSS. Um conflito armado directo significaria o fim dos dois pases, visto que ambos dispunham de um vasto armamento (incluindo armamento nuclear). Porm ambos acabaram por alimentar conflitos noutros pases como, por exemplo, na Coreia e no Vietname.

Flvia Patrcia Fernandes Ferreira

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Incio da Guerra Fria consolidao de um mundo bipolar


Quando terminou a Segunda Guerra Mundial deu-se um inevitvel agravamento dos antagonismos ideolgicos entre as duas maiores potncias vencedoras, os EUS e a URSS, que haviam sido esquecidos durante a guerra contra o nazi-fascismo. Desta forma, cada uma destas superpotncias defendia diferentes propostas polticas e econmicas, de um lado (EUA) uma regime poltico democrtico-liberal e uma economia inspirada no modelo capitalista, do outro (URSS) um regime socialista de centralismo democrtico e uma economia colectivizada e planificada. A aliana que as duas potncias mantinham durante a II Grande Guerra desfazia-se. Esta ruptura veio mesmo a confirmar-se com o desenvolvimento dos primeiros focos de tenso que surgiram quando Estaline, presidente da URSS, desrespeitou os compromissos assumidos relativamente democratizao dos pases que haviam sido subtrados ao domnio nazi pelo Exrcito Vermelho e quando este iniciou um processo de expansionismo sovitico no Leste, ao qual os americanos responderam, reforando a sua posio no Ocidente. O primeiro grande momento de tenso surgiu quando Estaline se recusou a promover a realizao de verdadeiras eleies livres na Polnia, tentando impor um governo da sua confiana. Perante esta atitude, os EUA tentaram enviar observadores internacionais, mas Estaline ripostou, alegando que essa intromisso poria em causa a dignidade polaca . Este incidente leva Churchill a considerar que a ameaa sovitica constitui um verdadeiro substituto ameaa nazi, afirmando que havia deixado de haver condies para entendimento pacfico. A Guerra havia terminado mas o mundo continuava envolvido num ambiente de tenso que ameaava vir a tornar-se numa terceira guerra escala mundial.

Flvia Patrcia Fernandes Ferreira

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

O Mundo Capitalista: Poltica de alianas


O plano Marshall e a formao de alianas econmicas Em 1947, acreditando que uma rpida recuperao econmica da Europa inviabilizaria a expanso comunista para ocidente e reforaria a sua presena no velho continente, o governo americano, encabeado pelo secretrio de Estado George Marshall, props um amplo plano de ajuda econmica e tcnica aos pases europeus destrudos pela guerra, tendo em vista relanar as suas economias e criar condies para uma mais rpida estabilidade poltica. Este Plano de Reconstruo Europeia, conhecido como Plano Marshall, consistiu fundamentalmente na concesso de emprstimos, subsdios e ajuda militar. Mas, este plano de ajuda no se destinava apenas a ajudar os pases europeus a reerguerse, beneficiava os interesses geoestratgicos americanos pois era acompanhado por diversas condies e contrapartidas, nomeadamente a aceitao por parte dos pases ajudados de um controlo e fiscalizao das suas economias, levado a cabo pelas autoridades americanas competentes e a criao de um organismo de coordenao da ajuda financeira prestada e das relaes econmicas entre os Estados Beneficirios. neste contexto que so criadas as primeiras alianas econmicas: em 1948, surgiu a OECE (Organizao Europeia de Cooperao Econmica); em 1958, foi criada a CECA (Comunidade Europeia do Carvo e do Ao) e, alguns anos mais tarde, em 1957, a assinatura do tratado de Roma institua a CEE (Comunidade Econmica Europeia). Formao de alianas militares a OTAN A formao de alianas poltico-militares era acompanhada pela celebrao de acordos bilaterais com muitos dos pases aliados para estabelecimento de bases militares em pontos estratgicos, autenticas sentinelas de alerta contra a ameaa comunista, com o objectivo de intervir prontamente em potenciais conflitos que pudessem pr em causa a sua hegemonia.

Flvia Patrcia Fernandes Ferreira

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

A Organizao do Tratado do Atlntico Norte (OTAN ou NATO), por vezes chamada Aliana Atlntica, uma organizao internacional de colaborao militar estabelecida em 1949 em suporte do Tratado do Atlntico Norte assinado em Washington a 4 de Abril de 1949. Os seus nomes oficiais so North Atlantic Treaty Organization (NATO), em ingls, e Organisation du Trait de l'Atlantique Nord (OTAN), em francs. A organizao foi criada em 1949, no contexto da Guerra Fria, com o objectivo de constituir uma frente oposta ao bloco socialista, que, poucos anos depois lhe haveria de contrapor o Pacto de Varsvia, aliana militar do leste europeu. Os estados signatrios do tratado de 1949 estabeleceram um compromisso de cooperao estratgica em tempo de paz e contraram uma obrigao de auxlio mtuo em caso de ataque a qualquer dos pases-membros. Com o desmoronamento do Bloco de Leste no final dos anos 80, surgiu a necessidade de redefinio do papel da OTAN no contexto da nova ordem internacional, pois o motivo que deu origem ao aparecimento da organizao e o objectivo que a norteou durante quatro dcadas desapareceram subitamente. A organizao dedicou-se, pois, a esta nova tarefa, com o objectivo de se tornar o eixo da poltica de segurana de toda a Europa (isto, considerando tambm os pases que antes formavam o bloco adversrio) e Amrica do Norte. Assim, comeou a tratar-se do alargamento a leste (considerando, nomeadamente, a adeso da Polnia, da Hungria e da Repblica Checa) e, em 1997, criou-se o Conselho de Parceria Euro-atlntica, um rgo consultivo e de coordenao onde tm tambm assento os pases aliados da OTAN, incluindo os pases da Europa de Leste o que desagrada Rssia ao ver afastar-se da sua esfera de influncia. Em Maro de 1999, formalizou-se a adeso da Hungria, da Polnia e da Repblica Checa, trs pases do antigo Pacto de Varsvia. Em Maro de 2004 aderiram a Bulgria, a Estnia, a Letnia, a Litunia, a Romnia, a Eslovquia e a Eslovnia. Na actualidade a Aliana Atlntica exerce grande influncia nas decises polticas europeias.

Flvia Patrcia Fernandes Ferreira

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Membros fundadores (4 de Abril de 1949)


y

Blgica, Canad, Dinamarca, Frana (em 1966 a Frana retirou-se do comando militar integrado da OTAN e todas as foras da OTAN deixaram o pas), Islndia, Itlia, Luxemburgo, Pases Baixos, Noruega, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos.

Estados que aderiram OTAN durante a Guerra Fria


y

Grcia (18 de Fevereiro de 1952), Turquia (18 de Fevereiro de 1952), Alemanha (9 de Maio de 1955 como Alemanha Ocidental) e Espanha (30 de Maio de 1982).

Estados que formavam o bloco sovitico e que aderiram OTAN aps a Guerra Fria 3 de Outubro de 1990:
y

Alemanha - Alemanha Oriental reunificada com a Alemanha Ocidental, formando actualmente a Alemanha)

12 de Maro de 1999:
y

Repblica, Checa, Hungria e Polnia

29 de Maro de 2004:
y

Bulgria, Estnia, Letnia, Litunia, Romnia, Eslovquia e Eslovnia.

Estados que iro aderir em 2009


y

Albnia e Crocia

Os Trinta Gloriosos

prosperidade econmica do mundo capitalista e sociedade de consumo

Trinta Gloriosos foi uma expresso criada por um economista francs e que se tornou corrente para designar o perodo compreendido entre 1945 e 1973 (ano em que se inicia a crise do petrleo), perodo este em que houve um crescimento econmico sem precedentes. Foi, efectivamente, um perodo de crescimento acelerado da economia, que teve origem nos Estados

Flvia Patrcia Fernandes Ferreira

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Unidos e se estendeu aos restantes pases do bloco capitalista, medida que se consolidavam as polticas de reconstruo. So manifestaes claras deste fortssimo crescimento econmico o aumento espantoso da produo mundial de bens e servios; o crescimento acentuado da produtividade agrcola que quadruplicou; a ampliao da produo de energia e da produo industrial de bens duradouros, como automveis e electrodomsticos; os grandes progressos tecnolgicos e a modernizao dos sectores tradicionais. Existem diversos factores que explicam este enorme crescimento: y Surto demogrfico o baby-boom, causado pela paz e confiana no futuro, que levou ao

aumento da natalidade. Isto causou um aumento significativo do mercado consumidor; y y Liberalizao das trocas comerciais, com a diminuio das barreiras alfandegrias; Interveno do Estado na promoo da qualidade de vida dos cidados Providncia y y Novo capitalismo industrial formao de poderosas multinacionais; Mo-de-obra disponvel cresceu, tanto em termos de quantidade como em termos de qualidade; y y Maior disponibilidade de capitais; Acelerao do progresso cientfico e tecnolgico. Estado-

Este crescimento econmico levou ao aparecimento de uma sociedade de consumo, caracterizada por elevados ndices de consumo no s de produtos de primeira necessidade como de produtos considerados suprfluos. Este consumo era estimulado por sofisticadas tcnicas de publicidade e de marketing e pela proliferao de vendas a crdito. Afirmao do Estado-Providncia O Estado passa a funcionar como um elemento equilibrador ao constituir uma grande empresa equilibradora. O Estado funciona como patro, ao favorecer os investimentos pblicos e privados, concretamente, ao promover e financiar grandes obras pblicas; ao aumentar os quadros da administrao pblica; ao assumir importantes participaes no sector privado.

Flvia Patrcia Fernandes Ferreira

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Por outro lado, funciona como autoridade reguladora do mercado e promove a Justia Social, atravs de um sistema de servio social.

O Mundo Comunista:
A Doutrina Jdanov O plano de ajuda americana ao Ocidente europeu constituiu argumento para Estaline adoptar a mesma atitude em relao aos pases submetidos sua influncia. Desta forma, a Doutrina Jdanov corresponde resposta ao Plano Marshall por parte da URSS e defende que a expanso do socialismo deve ser feita at ao centro da Europa, transformando-se os pases vizinhos da Unio Sovitica em satlites polticos da URSS. A nvel econmico, a URRS cria, em 1949, o COMECON (Council for Mutual Economic). Consistia num Conselho de Assistncia Mtua, atravs da qual se estabelecia uma coordenao econmica dos pases membros bem como a ajuda financeira por parte da URSS aos seus aliados. A nvel poltico, criado o COMINFORM (Secretariado de Informao Comunista), que veio a substituir, em 1947, o antigo KOMINTERN. uma organizao internacional dos pases comunistas integrantes do bloco socialista que se encontram sob a coordenao do Partido Comunista da URSS. A nvel militar, contrapondo-se com a OTAN, surge o Pacto de Varsvia. Pacto de Varsvia uma aliana militar entre os pases do Leste Europeu e a URSS que se ope OTAN. Firmado na capital da Polnia, em 1955, o pacto estabelecia o compromisso de ajuda mtua em caso de agresso armada de outras naes. Foi o principal instrumento da hegemonia militar da URSS. Teve grande fora at 1989, quando termina a Guerra Fria, e extinto em 1991. A assinatura do Pacto de Varsvia, em 14 de Maio de 1955, torna real uma diviso que j existia no mundo desde a II Guerra Mundial, com a formao dos blocos capitalista e comunista. Em alguns dos pases que fizeram parte do Pacto de Varsvia foram institudos governos socialistas pela URSS, aps a Segunda Guerra Mundial. Unio Sovitica, Alemanha Oriental, Bulgria, Hungria, Polnia, Checoslovquia e Romnia foram os pases membros, sendo que a

Flvia Patrcia Fernandes Ferreira

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

estrutura militar seguia as directrizes soviticas. A Jugoslvia, por oposio do Marechal Tito, recusou-se a ingressar o bloco. com base na centralizao poltica dos pases do leste europeu, como a Polnia, a Alemanha Oriental ou a Checoslovquia, que a Unio Sovitica intervm nesses pases, reorganizando-os atravs de directrizes soviticas. Entre estes pases, chamados de estadossatlites, e a URSS criam-se estreitos laos de dependncia econmica, sendo o Pacto de Varsvia utilizado para impor a ordem e reprimir as revoltas internas contra a presena sovitica. Um exemplo desta represso ocorreu na Checoslovquia em 1968 num episdio de extrema violncia que ficou conhecido como a Primavera de Praga. Em 1991, com a desintegrao da Unio sovitica, que no dispunha de mais recursos para manter o Pacto, tanto a nvel econmico como a nvel poltico d-se a extino do Pacto de Varsvia. No mesmo ano, as ex-Repblicas soviticas criam a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), que institui, entre outros, o acordo de centralizao das Foras Armadas. Contudo, de 1992 a 1993, a Federao Russa forma sua prpria fora militar que, desde ento, mantm tropas na maioria das repblicas da CEI. Em 1997, Polnia, a Hungria e a Repblica Checa so convidadas a ingressar na OTAN, configurando uma nova relao de foras militares no mundo ps-Guerra Fria. Economia de direco central A Segunda Guerra Mundial veio interromper os considerveis sucessos da implementao dos planos quinquenais institudos por Estaline no final dos anos 20 e causar uma acentuada quebra na produo industrial e consequente degradao da economia. Assim, Estaline retoma o modelo de economia planificada, privilegiando o desenvolvimento da indstria pesada (sectores hidroelctrico e siderrgico); incentivando a investigao cientfica, tendo em vista a produo de armamento e a conquista do espao interplanetrio; desenvolvendo os meios de comunicao. No entanto, os excessos de centralismo estavam na origem do fortalecimento do aparelho burocrtico que acabava por constituir um obstculo capacidade de iniciativa e ao crescimento.

Flvia Patrcia Fernandes Ferreira

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Destruio Mtua Assegurada - um equilbrio internacional frgil


uma doutrina de estratgia militar onde o uso macio de armas nucleares por um dos lados iria efectivamente resultar na destruio de ambos, atacante e defensor. Baseia-se na teoria da intimidao, a qual defende que o desenvolvimento de armas cada vez mais poderosas essencial para impedir que o inimigo use as mesmas armas. Assume-se, de uma forma geral, que a cinza nuclear ou o inverno nuclear resultante de uma guerra nuclear de larga escala traria a devastao do planeta, embora esta no seja uma premissa crtica da teoria da Destruio Mtua Assegurada. A doutrina ainda assume que nenhum dos lados se atreveria a lanar o primeiro ataque porque o outro lado lanaria mo de defesa preventiva com suas foras, resultando na destruio de ambas as partes. O custo desta doutrina uma paz estvel, mas bastante tensa. A aplicao primria desta doutrina teve incio durante a Guerra Fria (dos anos 50 aos anos 90) onde a Destruio Mtua Assegurada foi vista como agente preventivo de conflitos directos de larga escala entre os dois blocos de superpotncias, que se mantiveram em guerras proxy de menor escala ao redor do mundo. A teoria tambm tomou parte na corrida armamentista, onde ambas as naes se esforavam para manter uma paridade em termos de armamento nuclear, ou pelo menos conter um contra-ataque. Embora a Guerra Fria tenha acabado no incio dos anos 90, e, actualmente, os Estados Unidos e a Rssia (antiga URSS) estejam em situao diplomtica relativamente cordial, a doutrina da Destruio Mtua Assegurada certamente continua forte, embora tenha perdido espao nos discursos pblicos.

Paz Armada a corrida armamentista


A iminncia de um conflito armado, evidenciada por frequentes crises polticas e pela violncia das acusaes recprocas, levou as grandes potncias a intensificar a corrida aos armamentos. Deste modo, espalharam exrcitos e armamentos nos seus territrios e nos pases aliados.

Flvia Patrcia Fernandes Ferreira

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Esta forte corrida armamentista constitua uma forma de ambos os pases se intimidarem mutuamente e de estarem preparados para um possvel confronto directo. No entanto, este confronto armado nunca aconteceu, pois ambos sabiam que nenhum sairia vitorioso. Mas as duas potncias enfrentaram-se por diversas vezes pois ambas fomentavam guerras nos pases aliados e, a, mostravam e testavam os seus poderios militares. Nesta poca, formaram-se dois blocos militares, cujo objetivo era defender os interesses militares dos pases membros. A OTAN - Organizao do Tratado do Atlntico Norte (surgiu em Abril de 1949) era liderada pelos Estados Unidos e tinha as suas bases nos pases membros, principalmente na Europa Ocidental. O Pacto de Varsvia era comandado pela Unio Sovitica e defendia militarmente os pases socialistas.

MNA Movimento dos No Alinhados


Foi um movimento criado por alguns pases e est intrinsecamente ligado ao confronto ideolgico este-oeste. Tinha como principal objectivo manter uma posio neutra e no associada a nenhum deles. A origem do Movimento pode ser encontrada na Conferncia sia-frica realizada em Bandung, Indonsia, em 1955. Convidados pelos primeiros-ministros da Birmnia (hoje Mianmar), do Ceilo (hoje Sri Lanka), da ndia, da Indonsia e do Paquisto, dirigentes de 29 pases, quase todos ex-colnias dos dois continentes, reuniram-se para debater preocupaes comuns e coordenar posies no campo das relaes internacionais. No encontro, lderes do ento assim chamado Terceiro Mundo puderam compartilhar as suas dificuldades em resistir s presses das grandes potncias, em manter a sua independncia e em opor-se ao colonialismo e ao neocolonialismo. Delegaes de 25 pases reuniram-se em Belgrado de 1 a 6 de Setembro de 1961, na Primeira Conferncia dos Chefes de Estado e de Governo No-Alinhados, em grande medida por iniciativa do presidente jugoslavo Josip Broz Tito e mais Nasser, Sukarno, Chu En-Lai e Nehru. Um dos principais temas da conferncia foi a corrida armamentista entre os EUA e a Unio Sovitica. Nessa Conferncia de Cpula foi estabelecido oficialmente o Movimento de Pases No-Alinhados,

Flvia Patrcia Fernandes Ferreira

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

sobre uma base geogrfica mais ampla, principalmente novos estados independentes. Da Amrica Latina, o nico pas participante como membro na primeira conferncia foi Cuba. Actualmente, os principais temas de que trata o Movimento so as lutas nacionais pela independncia, o combate pobreza, o desenvolvimento econmico e a oposio ao colonialismo, ao imperialismo e ao neocolonialismo. Os seus membros representam 55% da populao do planeta e quase dois teros dos pases-membros da ONU. Tem por objectivo evitar uma nova guerra mundial, e portanto, suspender os preparativos de guerra criados pelos 2 blocos mundiais da Guerra Fria os EUA e a URSS. Pretende negociar para alcanar o desarmamento total e uma paz duradoura. A mais recente conferncia do MNA foi realizada em Havana, Cuba, em Setembro de 2006.

A "Cortina de Ferro"
Aps a Segunda Guerra, a Alemanha, que foi a grande derrotada da segunda guerra mundial, foi dividida em duas reas de ocupao entre os pases vencedores, numa tentativa de impedir que a estrema direita voltasse a subir ao poder. A Repblica Democrtica da Alemanha (RDA), com capital em Berlim, ficou na zona de influncia sovitica e, portanto, socialista. A Repblica Federal da Alemanha (RFA), com capital em Bonn (parte capitalista), ficou sob a influncia dos pases capitalistas. A cidade de Berlim foi dividida entre as quatro foras que venceram a guerra: URSS, EUA, Frana e Inglaterra. No final da dcada de 1940 levantado Muro de Berlim, para dividir a cidade em duas partes (uma capitalista e outra socialista) e impedir que os habitantes da zona socialista fugissem para a zona capitalista, visto que a parte que estava sob a influncia do comunismo vivia em constante crise econmica e a parte da cidade sob influncia capitalista vivia em prosperidade. Foi-lhe atribudo o nome de cortina de ferro em 1946 pelo ex-primeiro-ministro britnico Sir Winston Churchill para designar a poltica de isolamento adoptada pela Unio das Repblicas Socialistas Soviticas (URSS) e seus Estados-satlites.

Flvia Patrcia Fernandes Ferreira

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Corrida Espacial a propaganda poltica


A corrida espacial que se instituiu tanto da parte dos EUA como da URSS constitua parte importante no sistema de propaganda poltica que ambas as potncias levaram a cabo para se superiorizarem em relao outra. Usando o cinema, a televiso, os jornais, as propagandas, divulgou uma campanha valorizando o american way of life. Travaram uma grande disputa no que se refere aos avanos espaciais. Ambos corriam para tentar atingir objectivos significativos nesta rea, pois havia uma certa disputa entre as potncias, com o objectivo de mostrar ao mundo qual era o sistema mais avanado. No ano de 1957, a URSS lana o foguete Sputnik com um co dentro, o primeiro ser vivo a ir para o espao. Doze anos depois, em 1969, televises de todo o mundo mostravam a chegada do homem Lua, com a misso espacial norte-americana.

Caa s Bruxas a espionagem


Os EUA lideraram uma forte poltica de combate ao comunismo no seu territrio e no mundo. Vrios cidados americanos foram presos ou marginalizados por defenderem ideias prximas ao socialismo. O Macartismo, comandado pelo senador republicano Joseph McCarthy, perseguiu muitas pessoas nos EUA. Esta ideologia tambm chegava aos pases aliados dos EUA, como uma forma de identificar o socialismo com tudo que havia de mau no planeta. Na URSS no foi diferente, j que o Partido Comunista e os seus integrantes perseguiam, prendiam e at matavam todos aqueles que no seguiam as regras estabelecidas pelo governo. Sair destes pases, por exemplo, era praticamente impossvel. Um sistema de investigao e espionagem foi muito usado de ambos os lados. Enquanto a espionagem norte-americana cabia aos integrantes da CIA, os funcionrios da KGB faziam os servios secretos soviticos.

Flvia Patrcia Fernandes Ferreira

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Envolvimentos Indirectos
Guerra da Coreia: Entre os anos de 1951 e 1953 a Coreia foi palco de um conflito armado de grandes propores. Aps a Revoluo Maoista ocorrida na China, a Coreia sofre presses da parte da Unio Sovitica para adoptar o sistema socialista em todo o seu territrio. A regio sul da Coreia resiste e, com o apoio militar dos Estados Unidos, defende os seus interesses. A guerra dura dois anos e termina, em 1953, com a diviso da Coreia no paralelo 38. A Coreia do Norte ficou sob influncia sovitica e com um sistema socialista, enquanto a Coreia do Sul manteve o sistema capitalista. Guerra do Vietname: Este conflito ocorreu entre 1959 e 1975 e contou com a interveno directa dos EUA e URSS. Os soldados norte-americanos, apesar de todo o aparato tecnolgico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongues (apoiados pelos soviticos) nas florestas tropicais do pas. Milhares de pessoas, entre civis e militares morreram nos combates. Os EUA saram derrotados e tiveram que abandonar o territrio vietnamita de forma vergonhosa em 1975. O Vietname passou a ser socialista.

O fim da Guerra Fria


A falta de democracia, o atraso econmico e a crise nas repblicas soviticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da dcada de 1980. Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas so reunificadas. No comeo da dcada de 1990, o ento presidente da Unio Sovitica Gorbachev comeou a acelerar o fim do socialismo naquele pas e nos aliados. Com reformas econmicas, acordos com os EUA e mudanas polticas, o sistema foi-se enfraquecendo. Era o fim de um perodo de embates polticos, ideolgicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos pases socialistas.

Flvia Patrcia Fernandes Ferreira

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Concluso
Em tom conclusivo, podemos dizer que a denominada Guerra Fria constituiu um perodo bastante complexo e conturbado da Histria das Relaes Internacionais, uma vez que os pases passaram a relacionar-se de um forma completamente diferente durante e aps este perodo de tempo, que vai desde o fim da Segunda Grande Guerra, em 1945 at queda da unio Sovitica, simbolizada pela queda do Muro de Berlim (a Cortina de Ferro ), em 1989. Estando o Mundo dividido entre aqueles pases que se encontravam sob a influncia do bloco capitalista e aqueles que eram influenciados pelo socialismo, sem esquecer aqueles que no alinhavam com nenhum dos lados, as relaes estabelecidas entre os vrios estados, tanto a nvel poltico como a nvel econmico encontravam-se muito condicionadas. Tendo sido um perodo em que as relaes se expandiram e facilitaram entre os pases do bloco ocidental, graas a uma abertura e crescente formao de alianas e acordos, elas praticamente no existiam entre os pases capitalistas e os pases do leste socialistas, pois este ltimo encontrava-se fechado sobre si mesmo. Pode, contudo, questionar-se se o antagonismo entre os EUA e a actual Rssia se dissipou com o fim formal da Guerra Fria. certo que a URSS se desagregou e os seus Estados-satlites deixaram de estar sob o seu domnio, mas, no plano ideolgico, Rssia e Estados Unidos continuam em planos muito afastados, pelo que no se pode prever com certeza o que se ir passar no futuro, que se nos afigura bastante incerto.

Flvia Patrcia Fernandes Ferreira

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Bibliografia e pginas web

y y y y

Anto, Antnio. Preparao para o exame nacional 2006, Histria A, Porto Editora; Histria Universal, volume 19, Editorial Salvat, 2005; Histria do Mundo, volume o Mundo em guerra , Seleces do Readers Digest, 1999; Grande dicionrio enciclopdico Ediclube, volume IX, Editorial Ediclube;

y
y y y

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pacto_de_Vars%C3%B3via;

http://www.suapesquisa.com/guerrafria/; http://www.unificado.com.br/calendario/08/muro_berlim.htm; http://www.unificado.com.br/calendario/05/varsovia.htm;

Flvia Patrcia Fernandes Ferreira

Anda mungkin juga menyukai