Anda di halaman 1dari 4

Conferncia Olhares Sobre a Educao em Portugal III

Excelentssimos Srs. Deputados da Repblica de Portugal Excelentssimo representante do Sr. Primeiro-ministro de Portugal Excelentssima Sra. Ministra da Educao de Portugal Excelentssimo Sr. Ministro da Cincia e do Ensino Superior de Portugal Excelentssimos Membros do Governo de Portugal Excelentssimos Membros do corpo diplomtico acreditado em Portugal Excelentssimos Srs. Professores Universitrios Minhas senhoras e meus senhores

Antes de mais gostaria de agradecer o convite formulado pela Cooperativa Afro-Luso-Brasileira e agradecer igualmente a todas entidades que organizam este evento, pela oportunidade de estar hoje aqui convosco para reflectirmos acerca de aspectos relacionados com a educao. Trago-vos hoje uma perspectiva jurdica, uma de muitas das perspectivas jurdicas, especificamente relacionada com a rea dos direitos humanos. (Sou suspeita para falar de discriminao, pois vivo esse drama diariamente, e talvez poucas pessoas estejam hoje aqui nas mesmas condies que eu, pois sou negra, africana, mulher, estrangeira e evanglica a viver num pas maioritariamente de catlicos. #) (Escolhi para a minha alocuo o tema):
a

Educao para a Paz, Democracia, Direitos Humanos e Desenvolvimento. Algumas reflexes1 Actualmente no estudo que se faz na rea dos direitos humanos tem-se particular ateno as questes relacionadas com a paz, educao, justia e democracia, hoje impensvel respeitar-se direitos humanos sem paz, sem educao e sem democracia, esses valores so verdadeiros garantes do respeito pelos direitos humanos. O tema deste 2 painel no poderia ser o mais oportuno, pois actualmente muito se tem discutido relativamente legislao interna de cada pas no domnio dos direitos, liberdades e garantias dos cidados.
a1

Palestra proferida na Conferncia Olhares sobre a Educao em Portugal III, 23 e 24 de Maio de 2007, Lisboa, Auditrio da Assembleia da Repblica Portuguesa.

Como todos devem saber, em Portugal a Lei Fundamental que impe um comportamento contra todas as formas de discriminao quando estabelece no n 2 do artigo 13. CRP, que ningum pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razo de ascendncia, sexo, raa, lngua, territrio de origem, religio, convices polticas ou ideolgicas, instruo, situao econmica, condio social ou orientao sexual. H uma enorme distncia entre o que a Constituio estabelece e o que efectivamente acontece na prtica, digo isso porque, em Portugal por exemplo, o racismo em si no crime!!! Repito o racismo no crime em Portugal; uma violao grave da Constituio, visto que ela probe que algum seja prejudicado em razo da sua raa. Quando algum vtima de racismo, s atravs do crime de injria poder ser punido o autor individual do acto discriminatrio. O cdigo penal prev o crime de discriminao racial ou religiosa no artigo 240., mas tal tipo legal de crime s preenchido de forma participativa, isto , atravs da constituio de uma organizao, quando ns sabemos que o que mais afecta as pessoas, e so mais frequentes, os actos individuais discriminatrios isolados. Por outro lado, outro tipo de discriminao, tem sido feita em Portugal a vrios nveis:

os salrios das mulheres so ligeiramente mais baixos que dos homens; e continuam a ocupar menos postos de chefia; os servios pblicos, gratuitos ou comparticipados, prestados por determinadas entidades como sade, educao e assistncia jurdica diferente quer se tratem de cidados ricos ou pobres; as barreiras arquitectnicas para os deficientes fsicos e invisuais ainda persistem, apesar da lei ser exigente, no h fiscalizao ou existindo ela muito dbil; a CRP probe a discriminao em razo da orientao sexual, mas a lei no admite o casamento de pessoas do mesmo sexo; a responsabilidade da Comunicao Social, que muitas vezes ela mesma fomentadora de discriminaes, quando se refere aos ciganos, pessoas de cor, etc.,

Tudo isso pode ser mudado se a conscincia social tambm mudar; necessrio que a educao e a instruo das crianas e jovens seja tambm direccionada para a luta contra todas as formas de discriminao.

Podemos ter leis mais justas e mais humanas, mas iremos sempre embater na questo da sua aplicabilidade, portanto o importante verdadeiramente exigir a aplicao efectiva das leis e principalmente consciencializar a sociedade no sentido de banirmos todas as formas de discriminao. A Europa arroga-se como sendo herdeira da tradio Judaico-Crist, mas esquece-se do mandamento bblico ama o teu prximo como a ti mesmo; no existe compaixo para o negro, estrangeiro, deficiente, homossexual, idoso, seropositivo e algum de religio diferente da nossa, porque: Um dos grandes e graves defeitos do ser humano aceitar a diferena; o que diferente assusta-nos, e para deixarmos de ter medo do que diferente s com uma educao desde criana, sem receios, nem preconceitos de qualquer gnero, por isso uma escola intercultural, isto multitnica, multicultural e multiracial, ser sempre um enorme desafio para qualquer que pretenda implement-la. As crianas e adolescentes hoje em dia passam a maior parte do seu tempo na escola, onde aprendem o conhecimento e saber cientfico que so ferramentas de que necessitam no mundo actual, de rigor e competitividade agressivos. Hoje sabemos que a diversidade tambm um factor de desenvolvimento, para alm da educao, paz, sade, economia estvel, etc. Desde cedo devemos incutir na criana o respeito pelo prximo, o respeito pelo que diferente, e nisso uma escola multicultural tem um papel decisivo na formao pessoal e intelectual de jovens e crianas; dar-lhes a aprendizagem necessria da no discriminao preciso respeitar para que se seja respeitado e aceitar as diferenas sejam elas quais forem; Indo ao encontro do tema deste painel Juventude a fora do futuro Educao para a Paz, Democracia, Direitos Humanos, podemos dizer que sem estes valores no pode existir desenvolvimento nem da sociedade nem do ser humano enquanto pessoa titular de direitos e obrigaes; Todos os Estados que assinaram e ratificaram os tratados e acordos internacionais em matria de direitos humanos em geral e em matria de educao em particular so obrigados a cumpri-los (), mas pelo facto de constiturem direitos sociais, aqueles que exigem uma contra prestao do Estado, este s os cumpre mediante os meios econmico financeiros de que dispe para o cumprimento de tais direitos.

Devemos reconhecer que o jovem deve crescer num ambiente familiar, em clima de felicidade, amor e compreenso, para o desenvolvimento harmonioso da sua personalidade e nisto a escola tem tambm um papel fundamental pois ela que est no meio entre a famlia e a criana (jovem), e deve ter um papel de incluso, de identificao e transformao da prpria sociedade. Os curricula educativos devem ser reformulados no sentido de inclurem uma maior tnica na questo da defesa e divulgao dos direitos humanos j na primeira infncia e nisto os educadores e formadores tm uma palavra e um trabalho a prestar sociedade e a todos ns. Se realmente os lderes polticos se empenharem em transformar a sociedade a partir de hoje, e contribuir para que o mundo seja mais justo e igualitrio, ser possvel que os meus filhos e netos no tenham os problemas que hoje todos aqueles que como eu enfrentam diariamente em Portugal (encontrar emprego digno, arrendar uma casa, prosseguir os estudos, ser avaliado por aquilo que sabemos e no pela cor da nossa pele, etc., etc., etc.). Hoje, importa, acima de tudo, preparar plenamente o jovem para viver em sociedade e ser educado no esprito dos ideais de: paz, liberdade, dignidade, tolerncia, justia, fraternidade , solidariedade e democracia como garantes da defesa dos direitos humanos. Muito Obrigada!

Mihaela Webba 21.05.2007

Anda mungkin juga menyukai