Anda di halaman 1dari 9

UFPB-PRAC

X Encontro de Extenso

7CCSADFCOUT01 CONTROLE FINANCEIRO: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL DOS SALES DA ASSOCIAO PARAIBANA DA BELEZA Jannielly Krystianne Laurentino dos Santos (1); Luzivalda Guedes Damascena (1); Priscila Fernandes de Melo (2); Jos Carlos dos Santos Junior (2); Valdineide Dos Santos Arajo (3) Centro de Cincias Sociais Aplicadas / Departamento de Finanas e Contabilidade / Outros

RESUMO

O presente artigo analisa como o controle contbil e financeiro auxilia no processo de gesto dos sales de beleza da cidade de Joo Pessoa que participaram do Curso Controle Financeiro. A pesquisa foi do tipo descritiva e exploratria. Constatou-se que os profissionais possuem curso de formao para cabeleireiro e iniciaram o negcio por que tinham experincia na rea. A pesquisa deixou claro que o curso tem auxiliado na gesto do negcio e na tomada de deciso.

PALAVRAS-CHAVE:

Controle

Contbil

Financeiro,

Desenvolvimento

Empresarial,

Associao Paraibana da Beleza.

INTRODUO

As micro e pequenas empresas enfrentam grandes dificuldades em razo da complexidade do sistema econmico, alta carga tributria e constantes alteraes na legislao fiscal, alm da falta de controle na gesto administrativa e financeira. De acordo com Iudcibus et al (2007, p. 31-32) A Contabilidade uma cincia nitidamente social quanto as suas finalidades, mas, como metodologia de mensurao abarca tanto o social quanto o quantitativo. Iudcibus ( 2007) Pode-se dizer que social quanto s finalidades, pois, em ultima anlise, atravs de suas avaliaes do progresso de entidades, propicia um melhor conhecimento e viso das configuraes de rentabilidade e financeiras. Este trabalho torna-se relevante por contribuir para o crescimento e desenvolvimento de uma classe empreendedora. O curso Gesto e Controle Financeiro faz parte do desempenho de um grupo de profissionais que est se capacitando para gerenciar seu prprio negcio. Nesse contexto uma questo que precisa ser investigada : O controle financeiro uma das ferramentas que auxilia no processo de gesto dos Sales de Beleza? Considerando a questo de pesquisa formulada, o presente trabalho tem como objetivo geral: Verificar como o controle contbil e financeiro contribui para o desenvolvimento dos sales de beleza e se o curso Controle Contbil e Financeiro auxilia na gesto da empresa.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________ 1)

Bolsista, (2) Voluntrio/colaborador, (3) Orientador/Coordenador, (4) Prof. colaborador, (5) Tcnico colaborador.

UFPB-PRAC

X Encontro de Extenso

DESCRIO

SALO DE BELEZA E PROFISSIONAL DA BELEZA

A legislao que trata da regulamentao do profissional da beleza o Projeto de Lei n 6.960, de 2006. Este projeto regulamenta, em todo o territrio nacional, o exerccio das profisses de cabeleireiro, manicuro, pedicuro e profissionais de beleza em geral. O projeto de Lei de autoria do Deputado Salatiel Carvalho e encontra-se tramitando no congresso. De acordo com a presidenta da Associao Paraibana da Beleza, Matilde Travassos, em entrevista ao Portal da Prefeitura Municipal de Joo Pessoa (16/04/2007) existem 5.830 estabelecimentos que trabalham com a beleza na Paraba, desse universo apenas 60 so legalizados, ou seja, possuem alvar de funcionamento, concedido pela Vigilncia Sanitria (Reunio, 2007). De acordo com Junior, Rigo e Cherobim (2005 p. 124) A reduzida oferta de empregos em muitas cidades brasileiras e o baixo nvel salarial tm levado muitas pessoas a abrir seu prprio negcio. Os sales de esttica [...] a cada dia abre novo salo, nova locadora ou nova oficina de costura em uma nova esquina, aumentando a concorrncia, e por conseqncia, diminuindo os preos praticados. A economia brasileira necessita da participao das pessoas que esto criando pequenas empresas. E estes devem estar atentos importncia do seu papel, no apenas atual, mas principalmente em relao ao futuro dos seus negcios e do sucesso do pas do ponto de vista scio-econmico. Martins (1998, p. 324) afirma que Controle significa conhecer a realidade, compar-la com o que deveria ser, tomar conhecimento rpido das divergncias e suas origens e tomar atitudes para sua correo. De acordo com Resnik (1991), na maioria das pequenas empresas, h controles deficientes e falta de informaes teis para a tomada de deciso. Para que o gestor tenha um controle financeiro confivel so necessrias algumas ferramentas bsicas para ter embasamento em suas decises. Silva (2001, p: 2001) As organizaes devem obter a informao certa, da forma certa, para as pessoas interessadas, no tempo certo, para as tomadas de deciso administrativas. importante que os gestores busquem a ajuda do profissional contbil para melhor orientao. O contador um profissional capacitado para esta funo, pois seu dever mostrar para o empresrio a melhor forma possvel de gerenciar o empreendimento obedecendo aos parmetros legais.

UFPB-PRAC

X Encontro de Extenso

METODOLOGIA

A metodologia aplicada no presente trabalho, quanto aos objetivos a descritiva proposta por Vergara (2000), porque visa descrever as caractersticas integrantes da Associao Paraibana da Beleza. dos cabeleireiros

Foi do tipo exploratria porque no se

verificou a existncia de estudos em sales de beleza que abordem o controle contbil financeiro. A pesquisa foi dividida em fases, iniciando-se com a reviso bibliogrfica e definio dos procedimentos metodolgicos a serem observados. O instrumento de coleta de dados foi um questionrio semi-estruturado contendo questes fechadas. A amostra da pesquisa composta de 32 participantes do Curso Gesto e Controle Financeiro para microempresas.

ANLISE DOS RESULTADOS

Esta parte do trabalho trata da anlise dos resultados obtidos, de acordo com o questionrio aplicado na pesquisa de campo e conforme a metodologia de pesquisa descrita. Os dados foram tabulados, mensurados e analisados atravs do programa SPSS 11.0 for Windows. O Grfico 1, apresenta a distribuio por sexo dos participantes do curso Controle Contbil e Financeiro. Constata-se que a maior parte dos entrevistados (87,1%) do sexo feminino. Com isso, percebe-se que a maioria dos empreendedores na rea da beleza composta por mulheres.

100,00 80,00 60,00 40,00 20,00 0,00

87,10

Feminino Masculino 12,90

Grfico 1 Distribuio dos participantes segundo o sexo Fonte: Pesquisa realizada pelos autores 2007

Notadamente, observa-se no grfico 2 que na amostra sob anlise, os participantes em sua maioria com relao situao perante aos rgos pblicos, constitui-se de empresas informais (61,3%), enquanto que apenas 38,7% so empresas formais.

UFPB-PRAC

X Encontro de Extenso

80 61,30 60 38,70 40 20 0 Formal Informal

Grfico 2 Situao perante aos rgos pblicos Fonte: Pesquisa realizada pelos autores 2007

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica), a escolaridade um fator que afeta o grau de participao da populao nas atividades sociais, na qual quanto maior seu numero de anos de estudo maior ser sua participao e incluso social. Por este motivo, foi analisado o nvel de escolaridade dos empreendedores do Salo de Beleza, na qual pode-se observar que 41,9 % dos participantes possuem o ensino mdio completo e que apenas 9,7% possuem curso superior completo, conforme o grfico 3.

50,00 40,00 30,00 20,00 10,00 0,00

38,70

41,90

Fundamental Mdio Incompleto Mdio Completo

9,70

9,70 Superior Completo

Grfico 3 Nvel de escolaridade Fonte: Pesquisa realizada pelos autores 2007

possvel observar no grfico 4 que com relao a formao profissional 93,5% dos participantes buscaram meios de especializar-se na rea da Beleza, enquanto que apenas 6,5% iniciaram o negocio sem formao especfica. Constata-se ento que antes de iniciarem suas atividades, muitos se preocuparam em especializar-se buscando conhecimentos profissionais para melhor servir os clientes.

UFPB-PRAC

X Encontro de Extenso

100 80 60 40 20 0

93,5

SIM NO 6,5

Grfico 4 Formao profissional na rea da beleza Fonte: Pesquisa realizada pelos autores 2007.

Na segunda parte do questionrio foi feito um diagnostico do negocio. No grfico 5, observa-se que um dos maiores obstculos enfrentados pelos participantes na administrao do curso se refere ao alto custo tributrio (54,8), que um dos maiores. Segundo dados da Receita Federal 2006, a carga tributria no Brasil no mbito das trs esferas do governo (Federal, Estadual e Municipal), atingiu 34,23% do Produto Interno Bruto (PIB); e em segundo lugar foi apontada a concorrncia desleal com 48,4%.

Alta mortalidade 60 50 40 30 20 10 0 0 9,7 0 Baixa competitividade 35,5 54,8 48,4 Empreendedorismo por necessidade Alto custo tributrio Informalidade Concorrencia desleal

Grfico 5 Obstculos enfrentados na administrao do salo Fonte: Pesquisa realizada pelos autores 2007

Uma outra dificuldade enfrentada pelos empreendedores com relao ao processo de formalizao da empresa. O grfico 6 aponta que os participantes gostariam que este processo tivesse um menor custo (87,1%) e maior agilidade na abertura da empresa (35,5%). Observase aqui, que os tramites legais do processo de legalizao demoram a ficar prontos, o que torna a abertura da empresa demorada e muitas vezes estressante para o empreendedor.

UFPB-PRAC

X Encontro de Extenso

100 80

87,1

Menor custo 60 35,5 40 20 0 32,3 22,6 Maior Facilidade Maior Agilidade Benefcios

Grfico 6 Processo de legalizao da empresa Fonte: Pesquisa realizada pelos autores 2007

Com relao ao curso Gesto e Controle Financeiro que uma forma de capacitao na rea contbil e financeira da empresa. Todos os participantes afirmaram que esto utilizando o curso na gesto do negcio, devido aos mtodos prticos, a forma dinmica e didtica, como demonstra o grfico 7.

100 100 80 60 40 20 0 0 SIM NO

Grfico 7Utilizao do curso na gesto do negcio Fonte: Pesquisa realizada pelos autores 2007

As diversas formas de controle contbil e financeiro servem para auxiliar os empreendedores na tomada de deciso, porm de acordo com o grfico 8, apenas 38,7% utilizam dessa ferramenta para obter a segurana das informaes obtidas; 19,4 utilizam freqentemente e 25,8% nunca utilizam-se dessas informaes para auxiliar na tomada de deciso.

UFPB-PRAC

X Encontro de Extenso

40 30 20 10 0 6,5 9,7 38,7 19,4 25,8

Sempre Frequentemente s vezes Raramente Nunca

Grfico 8 Utilizao dos controles na tomada de deciso Fonte: Pesquisa realizada pelos autores 2007

Com relao ao Controle Contbil e Financeiro utilizado pelos Sales de Beleza podese observar segundo o grfico 9 que 58,1% utilizam dessas ferramentas abordadas no curso para administrar seu empreendimento e que 41,9% ou desconhecem ou no se interessam ou ainda falta condies financeiras.
60 50 40 30 NO 20 10 0 58,1 SIM 41,9

Grfico 9 Controle contbil e/ou financeiro Fonte: Pesquisa realizada pelos autores 2007 No grfico 10 percebe-se que o curso Gesto e Controle Financeiro tem contribudo para o desenvolvimento no processo de gerencia do sales de beleza, ou seja, a maioria (96,8 %) afirmaram que o referido curso trouxe benefcios para a gesto da empresa, uma vez que eles podem participar do curso e concomitantemente aplicar os conhecimentos adquiridos nos seus sales.
100 80 60 40 20 0 3,2
SIM NO

96,8

Grfico 10Contribuio no processo de gesto dos sales de beleza Fonte: Pesquisa realizada pelos autores 2007

UFPB-PRAC

X Encontro de Extenso

CONCLUSES

Com o constante aumento do desemprego, muitos ex-funcionrios de empresas e autnomos tm procurado montar um negcio prprio. A histria tem mostrado que estes empreendedores so os grandes responsveis pelo desenvolvimento econmico e crescimento do Brasil. A pesquisa mostrou que os cabeleireiros da Associao Paraibana da Beleza na sua maioria so do sexo feminino e 38,7% so informais. Dos sales pesquisados existe uma parte que est a pouco tempo no mercado (1 a 5 anos) e outra parte que j est estabilizada no mercado (16 a 20 anos). Apesar dessa estabilidade, a maioria destes, so informais. Portanto, conhecendo as funes da contabilidade, as pequenas empresas podem empreg-las na gesto do negcio, utilizando-se dos instrumentos que ela oferece, formando assim, dentro da empresa um setor contbil-financeiro ideal e importante para o sucesso de seu negcio. Na pesquisa constata-se que o curso Gesto e Controle Financeiro vm alcanando os seus objetivos, pois os cabeleireiros utilizam nos seus empreendimentos os mtodos abordados e os conhecimentos adquiridos.

REFERNCIAS

ARAUJO, Luis de Csar G. de . Teoria Geral da Administrao: Aplicao e resultados nas empresas brasileiras. So Paulo: Atlas, 2004.

BRASIL. Projeto de Lei 6.960, DE 2006. Dispe sobre a regulamentao das profisses de cabeleireiro, manicuro e pedicuro e profissionais de beleza em geral. Disponvel em: <http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=322651>. Acesso em 30 out. 2007.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 6 ed. So Paulo: Atlas, 1998.

HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P. Empreendedorismo. 5 ed. So Paulo, 2004.

INSTITUTO BRASILEIRA DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA, IBGE. Suplemento da Pesquisa Mensal de Emprego/ Abril de 1996. Disponvel em:

http://72.14.205.104/search?q=cache:EfN1FGPxB6oJ:www.ibge.gov.br/home/estatistica/popula cao/condicaodevida/indicadoresminimos/suppme/analiseresultados1.shtm+nivel+de+escolarida de&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=1&gl=br. Acesso em 12 set. 2007.

UFPB-PRAC

X Encontro de Extenso

IUDCIBUS, Srgio de; MARTINS, Eliseu; GELBECKE, Ernesto Rubens. Manual de Contabilidade das Sociedades por Aes. 7 ed. So Paulo: Atlas, 2007.
o

JOO PESSOA. Lei n 7.303, DE 16 de Junho de 1993 que trata das Normas Municipais sobre Medidas Higinicas. Essa lei torna obrigatrio o uso de esterilizadores nos sales de beleza e similares e toma outras providncias. Disponvel em: http://www.aids.gov.br/cgeral/lcIV55.htm.Acesso em 30 out. 2007.

JNIOR, Antnio Barbosa Lemes; RIGO,Cludio Miessa; CHEROBIM, Ana Paula Mussi Szabo. Administrao Financeira: Princpios, Fundamentos e Prticas Brasileiras. 2 ed. Campus: Rio de Janeiro, 2005.

REUNIO

alerta

cabeleireiros

para

normas

que regulamentam sales de beleza. Portal da Prefeitura Municipal de Joo Pessoa, Joo Pessoa 16 abr. 2007. Disponvel em: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/noticias/?n=6025. Acesso em: 30 out. 2007.

RESNIK, Paul. A bblia da pequena e mdia empresa. So Paulo : Makron Books, 1991.

SILVA, Reinaldo O. da. Teorias da Administrao. So Paulo: Pioneira Thomson Learning: 2001.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatrios de pesquisa em administrao. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2000.

Anda mungkin juga menyukai