Anda di halaman 1dari 3

Projeto Testes Intermdios 2011/2012

Secundrio
Ano de escolaridade Data 12. ano 27 de fevereiro de 2012

PORTUGUS INFORMAO N. 2

OBJETO DE AVALIAO O teste intermdio de Portugus tem por referncia o Programa de Portugus do Ensino Secundrio em vigor, permitindo avaliar competncias e contedos relativos Leitura, Expresso Escrita e ao Funcionamento da Lngua. O teste intermdio uma prova escrita de durao limitada, que s permite avaliar parte dos conhecimentos e das competncias enunciados no Programa. A resoluo do teste pode, no entanto, implicar a mobilizao de aprendizagens inscritas no Programa, mas no expressas nesta Informao. Relativamente aos contedos de Leitura, o teste intermdio no integra itens sobre a leitura das obras literrias que constituem o corpus do 12. ano. Nos itens de Funcionamento da Lngua, incluem-se contedos declarativos relativos aos 10. e 11. anos. Nestes itens, so usados termos do Programa, atualizados pelo Dicionrio Terminolgico em linha (http://dt.dgidc.min-edu.pt).

COMPETNCIAS E CONTEDOS LEITURA Reconhecer a matriz discursiva do texto; Explicitar o sentido global do texto; Processar a informao veiculada pelo texto, em funo de um determinado objetivo; Distinguir factos de sentimentos e de opinies; Explicitar relaes representadas no texto (planos sinttico, semntico-lexical, pragmtico); Detetar linhas temticas e de sentido, relacionando os diferentes elementos constitutivos do texto; Apreender sentidos explcitos; Inferir sentidos implcitos a partir de indcios vrios; Determinar a intencionalidade comunicativa; Identificar elementos de estruturao do texto, ao nvel das componentes genolgica, retrica e estilstica; Avaliar aspetos textuais relativos dimenso esttica e simblica da lngua; Utilizar informao paratextual, contextual e intertextual na construo de sentidos;
1/3

Informao N. 2 Portugus Ensino Secundrio

Relacionar elementos do texto com o contexto de produo; Formular juzos de valor fundamentados; Interpretar relaes entre linguagem verbal e cdigos no verbais; Distinguir as funes argumentativa e crtica da imagem.

EXPRESSO ESCRITA Planificar a atividade de escrita de acordo com a tipologia textual requerida; Adequar o discurso situao comunicativa; Mobilizar informao pertinente, em funo da tarefa a realizar; Expressar ideias, opinies, vivncias e factos, de forma pertinente, estruturada e fundamentada; Estruturar um texto, com recurso a estratgias discursivas adequadas explicitao e defesa de um ponto de vista ou de uma tese; Cumprir as propriedades da textualidade (continuidade, progresso, coeso e coerncia); Produzir um discurso correto nos planos lexical, morfolgico, sinttico, semntico, pragmtico, ortogrfico e da pontuao. FUNCIONAMENTO DA LNGUA Dominar a norma lingustica do portugus europeu; Reconhecer produes lingusticas desviantes em relao norma; Identificar elementos bsicos da lngua nos planos fonolgico, morfolgico, lexical, sinttico, semntico e pragmtico; Identificar e analisar processos de inovao lexical; Identificar, analisar e utilizar diferentes tipos de nexos coesivos (gramaticais e lexicais); Identificar, analisar e utilizar diferentes tipos de referncia (deixis, anfora e correferncia); Identificar, analisar e utilizar diferentes tipos de nexos interfrsicos (estruturas de coordenao e de subordinao); Explicitar valores semnticos na estrutura frsica (expresses nominais, tempo, aspeto e modalidade); Explicitar a funo de marcadores de continuidade e de progresso textual; Identificar e analisar a estrutura e as caractersticas de textos de diferentes tipologias.

CARACTERIZAO DO TESTE O teste apresenta trs grupos de itens. No Grupo I, avaliam-se competncias de Leitura e de Expresso Escrita atravs de itens de construo. Este grupo tem como suporte um texto literrio. No Grupo II, avaliam-se competncias de Leitura e de Funcionamento da Lngua. Este grupo, que tem como suporte um texto, pode incluir itens de seleo e itens de construo. O Grupo III, em que se avaliam competncias no domnio da Expresso Escrita, constitudo por um item de construo (resposta extensa). Este item orientado no que respeita tipologia textual, ao tema e extenso (de 200 a 300 palavras). A estrutura do teste sintetiza-se nos Quadros 1 e 2.
Informao N. 2 Portugus Ensino Secundrio 2/3

Quadro 1 - Valorizao das competncias na prova


Grupos I II III Competncias Leitura e Expresso Escrita Leitura e Funcionamento da Lngua Expresso Escrita Cotao (em pontos) 100 50 50

Quadro 2 - Tipologia, nmero de itens e cotao


Tipologia de itens ITENS DE SELEO ITENS DE CONSTRUO
NOTAS: Alguns dos itens de escolha mltipla, de associao/correspondncia e de resposta curta podem apresentar-se sob a forma de tarefas de completamento. Alguns dos itens de resposta curta e de resposta restrita podem apresentar-se sob a forma de tarefas de transformao.

Nmero de itens 3a5 0 ou 1 0a5 4 ou 5 1

Cotao por item (em pontos) 10 10 a 20 10 15 a 25 50

Escolha mltipla Associao/correspondncia Resposta curta Resposta restrita Resposta extensa

So disponibilizadas duas verses do teste (Verso 1 e Verso 2). Os alunos no respondem no enunciado do teste. As respostas so registadas em folha prpria do estabelecimento de ensino em que realizado o teste. A grelha de classificao disponibilizada permite aceder a subtotais relativos s competncias avaliadas. Pretende-se, desta forma, fornecer informao relevante aos docentes, para que estes possam desenvolver estratgias de atuao especficas em cada competncia. Cumulativamente, a divulgao destes resultados, por competncia, aos alunos pode constituir um fator de regulao das suas aprendizagens. Juntamente com a grelha de classificao, ser facultado um guio de anlise de resultados. Este guio fornecer linhas de leitura que podero orientar a interpretao dos resultados do teste. A anlise permitir fundamentar tomadas de deciso para posterior interveno didtica. MATERIAL Os alunos apenas podem usar, como material de escrita, caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta. No permitido o uso de dicionrio. No permitido o uso de corretor. DURAO O teste tem a durao de 90 minutos, no podendo a sua aplicao ultrapassar este limite de tempo.

Publicado em 14 / outubro / 2011

Informao N. 2 Portugus Ensino Secundrio

3/3

Anda mungkin juga menyukai