Anda di halaman 1dari 48

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL FACULDADE DE CINCIAS E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

LINHAS DE INFLUNCIA EM ESTRUTURAS HIPERSTTICAS

L.M.C.SIMES

1. INTRODUO As linhas de influncia dos efeitos (esforos ou deslocamentos) causados por uma aco de qualquer tipo (carga ou deformao) numa estrutura podem ser obtidas de uma forma directa: repete-se a anlise supondo que uma aco unitria que percorre a estrutura ocupa vrias posies. Como cada condio de carregamento permite apenas obter uma ordenada da linha de influncia, este mtodo directo s conveniente quando se pretendem estudar vrias seces e se utiliza um computador. Em alternativa pode usar-se o princpio de Muller-Breslau. Segundo este princpio, as linhas de influncia so representadas por deformadas. Deste modo possvel obter a forma de linha de influncia e as zonas da estrutura que, a ser carregadas, produziro os efeitos mais desfavorveis.O princpio de Muller-Breslau aplicado ao clculo das ordenadas de linha de influncia de trelias hiperestticas e prticos. As primeiras e segundas derivadas da linha de influncia de uma aco para uma carga pontual unitria vo produzir duas linhas de influncia da mesma aco que correspondem a outros tipos de carregamento. A linha de influncia correspondente s segundas derivadas tem particular importncia em estruturas pr-esforadas hiperestticas.

2. DETERMINAO INDIRECTA DE LINHAS DE INFLUNCIA Para desenhar uma linha de influncia particular impe-se um deslocamento unitrio na direco da fora positiva. A deformada da resultante tem de ser consistente com as restries impostas na estrutura. Para a viga contnua representada na Fig.1, a linha de influncia da reaco V1 que corresponde a uma carga unitria que se desloca entre 2 e 3 pode ser determinada substituindo o apoio por uma carga unitria.

1
1 2 x 3

R1
Figura 1 Para se ter um deslocamento constante em 1: b1o + f11 V1 = 0 supondo que as foras e os momentos so positivos se forem orientados de baixo para cima. Para uma carga unitria numa posio x, tem-se: f1x (-1) + f11 V1 = 0 Pelo teorema da reciprocidade de Maxwell, f1x = fx1. Ento, V1 = fx1 / fxx onde fx1 o deslocamento vertical em x devido a V1=1; f11 o deslocamento vertical em 1 devido a V1 = 1. Para determinar a linha de influncia pretendida, aplica-se um valor unitrio V1 estrutura e determinam-se os deslocamentos verticais em diversos pontos da viga, bem como a deformao em 1. As ordenadas da linha de influncia da reaco V1 so dadas pelos quocientes entre os valores dos deslocamentos verticais nesses pontos a dividir pelo deslocamento em 1. Para o caso geral do teorema de reciprocidade pode afirmar-se que a deformada da estrutura devida a uma perturbao unitria representa a linha de influncia do efeito que corresponde a essa perurbao (Princpio de Mller-Breslau). Ao aplicar este princpio tem de assegurar-se que existe correspondncia perfeita quer entre o efeito cujo valor se pretende determinar e a perturbao unitria aplicada, quer entre a carga aplicada que produz o efeito e o deslocamento do ponto de aplicao da carga. Alm disso, a escala de distoro tem de ser pequena para que a sua aplicao no cause modificaes na geometria essencial da estrutura.

2-1. Determinao de Linhas de Influncia Para obter uma linha de influncia devida a qualquer aco que actua na estrutura: 1. A estrutura libertada removendo-se para isso a restrio que corresponde aco considerada.

Isto significa que o grau de indeterminao esttico da estrutura inicial portanto diminuido de uma unidade. Ento, se a estrutura inicial for isosttica a estrutura libertada um mecanismo. 2. Introduz-se um deslocamento unitrio na estrutura libertada no sentido oposto ao sentido positivo de aco. Para obter essa deformao introduz-se uma fora (ou um par de foras iguais e sentidos opostos) que correspondem aco. 3. As ordenadas da deformada so as ordenadas da linha de influncia de aco. As ordenadas da linha de influncia so positivas se forem no mesmo sentido da carga aplicada.

2-2. Traado Qualitativo de Linhas de Influncia O traado de linhas de influncia qualitativas em estruturas hiperestticas segue o mesmo princpio das estruturas isostticas. Em estruturas isostticas as linhas de influncia so constitudas por troos rectos. Deste modo para desenh-las s necessrio conhecer o valor correspondente a uma ordenada e sua forma. Esta ordenada pode ser obtida a partir da esttica utilizando a dualidade esttico-cinemtica ou atendendo geometria da linha de influncia. Em lugar de segmentos rectos as deformadas de estruturas hiperestticas so segmentos curvos. Por vezes necessrio obter os valores quantitativos das ordenadas das linhas de influncia em vrios pontos da estrutura. A deformada de uma estrutura hiperesttica normalmente mais difcil de traar que a de uma estrutura isosttica. A Fig.2 demonstra como o princpio de Mller-Breslau pode ser utilizado para obter a forma genrica da linhas de influncia dos momentos flectores e esforos transversos nas seces S1 e S2.

P=1

F1

F2 +

I
1
+ +

Figura 2

Para traar as linhas de influncia dos momentos flectores introduz-se uma rtula e impe-se uma rotao relativa unitria aplicando um par de momentos na seco a estudar. Enquanto na seco S2 as ordenadas da linha de influncia mantm o mesmo sinal no tramo central, verifica-se na seco S1 que o sinal das ordenadas da linha de influncia depende da posio da carga mvel neste tramo. Para traar as linhas de influncia dos esforos transversos introduz-se um corte na seco e aplicase um par de foras unitrias de modo a introduzir um deslocamento unitrio dos bordos do corte mantendo o paralelismo destes. Verifica-se a existncia de dois pontos de inflexo na linha de influncia de S1 e nenhum no caso de S2. As deformaes unitrias da estrutura devem verificar-se sem aplicar qualquer deslocamento noutra direco. No caso de uma reaco de apoio, a separao vertical das duas partes da estrutura no pode ser acompanhada pela rotao relativa das suas extremidades.

2-3. Aplicao das Linhas de Influncia A visualizao simples de deformadas permite esquematizar a forma da linha de influncia, mesmo sem ter qualquer ideia sobre os valores envolvidos. A conveno de sinal adoptada consiste em tomar como positivas as ordenadas da linha de influncia no sentido da aco. O valor de um qualquer efeito T, devido a um sistema de cargas concentradas P1, P2, ..., Pn (Fig.3), obtido atravs do produto da intensidade da carga pela ordenada da linha de influncia no ponto de aplicao da carga.

P1

P2

Pn X

Z1

Z2

Zn

P B Z

L in ha d e i nflu n ci a d o efe ito T

C X Z
L in ha d e i nflu n ci a d o efe ito T

Figura 3 Ento, T = z1 P1 + z2 P2 + ... + zn Pn = i=1,n zi Pi Se a carga vertical for distribuda com intensidade p e estiver aplicada entre B e C, o valor do efeito ser dado por: T = FBC z p dx Sendo assim, partindo-se do traado da linha de influncia, possvel determinar quais so as situaes de carregamento mais desfavorveis para uma dada seco. Uma vez que se sabe que uma dada carga produz o efeito mximo, um clculo esttico simples permitiria determinar a intensidade do efeito.Na presena de comboios de carga ou quando se faz a aplicao indirecta de cargas rolantes, utilizam-se os procedimentos anteriormente descritos no captulo referente a linhas de influncia de estruturas isostticas. O princpio de Muller-Breslau ajuda consideravelmente o traado das linhas de influncia permitindo uma soluo simples. Por outro lado serve de base a uma das tcnicas de anlise experimental.

2-4. Anlise Experimental No mtodo directo de anlise experimental executa-se um modelo reduzido sendo carregado por cargas inferiores s da estrutura real. Os materiais so normalmente idnticos e os mdulos de elasticidade tem o mesmo valor (ou mais reduzido) bem como os coeficientes de Poisson. As medies de deformaes e deslocamentos vo estar directamente relacionadas com o comportamento do prottipo.

No mtodo indirecto utiliza-se o princpio de Muller-Breslau e os efeitos das cargas aplicadas (que normalmente utilizado para obter os valores das reaces) so calculados a partir das linhas de influncia. As distores unitrias aplicadas se forem grandes podem ser medidas por uma rgua, se forem pequenas ser necessrio utilizar uma lente ou mesmo um microscpio. Neste timo caso necessrio um grande cuidado na escolha do equipamento a utilizar e as condies de ensaio. No mtodo indirecto assegura-se a semelhana entre o modelo e o prottipo para que o primeiro simule correctamente diferentes aspectos do comportamento do segundo. Se por exemplo a energia de deformao for armazenada na estrutura directamente em consequncia de flexo dos membros seria necessrio que o modelo de representao do prottipo incluisse comprimentos das barras, momentos de inrcia, mdulo de elasticidade, ainda que as escalas no tenham que ser necessariamente iguais para cada um dos parmetros. Se for necessria uma semelhana mais completa com o modelo ser mais simples adoptar o mtodo directo de anlise de modelos.

3. LINHAS DE INFLUNCIA EM TRELIAS

Para a obteno de linhas de influncia das reaces ou esforos nos membros em trelias hiperestticas pode utilizar-se o princpio da sobreposio de efeitos. Os coeficientes de influncia para qualquer aco numa estrutura hiperesttica so obtidos adicionando os coeficientes de influncia para o mesmo tipo de aco numa estrutura libertada e os coeficientes de influncia da redundantes multiplicados pelo valor de aco que corresponde a valores unitrios da incgnita hiperesttica. Se a estrutura for submetida a um nico carregamento a actuar separadamente nas p posies em que os coeficientes de influncia so calculados, obtm-se pela equao de sobreposio dos coeficientes de influncia: {T} p x 1 = {Zs} p x 1 + [{ZF1} {ZF2} {ZF}]p x x {F} x 1 onde o grau de hipersestaticidade, {Zf} so as ordenadas da linha de influncia da estrutura libertada e os elementos dos vectores {TF} so os coeficientes de influncia devido s redundantes. Para usar a equao necessrio calcular a linha de influncia de uma trelia isosttica, as linhas de influncia das redundantes e os valores da aco que correspondem actuao de valores unitrios das redundantes. 3-1. Exemplo Pretende obter-se a linha de influncia da reaco em B e dos esforos nos membros N1 e N2 da

trelia representada na Fig.4. A carga rolante unitria vai actuar apenas nos ns 1-9. Supe-se que todos os membros tem o mesmo valor de L/EA, onde L o comprimento dos membros e A a rea da seco transversal.

Figura 4 Para a trelia isosttica da Fig.5 as incgnitas hiperestticas so o esforo axial nos membros N3 e N4. Nessa figura esto igualmente representadas as ordenadas que correspondem s linhas de influncia Zs de VB, N1 e N2 para os valores das aces na estrutura libertada.

Figura 5 De acordo com o princpio de Muller-Breslau a linha de influncia de p1 ser obtida aplicando um par de foras iguais e de sentido oposto nas extremidades que correspondem a N3 na trelia

isosttica, de modo que se obtenha um deslocamento relativo unitrio na linha de aco correspondente sua barra. A deformada assim obtida daria a linha de influncia que corresponde a p1. A matriz da flexibilidade da estrutura libertada ser: l F = ____ EA 57 3 3 57

estando representados na Fig.6 os esforos nas barras que correspodem actuao de p1 = 1. Obtem-se por simetria os esforos normais devidos a p2 =1. Uma extenso unitria de Z3 conduz s redundantes p1 = - 57 EA/(405 l) e p2 = 3 EA/(405 l). Estas incgnitas hiperestticas so os elementos correspondentes primeira coluna da matriz de rigidez da trelia isosttica. Com estas redundantes calculam-se os esforos normais em todos os membros e a partir da integrao de diagramas as deformadas nos ns 1-9 que correspondem s ordenadas da linha de influncia da incgnita hipersttica p1, igualmente representadas na Fig.6. Como a estrutura simtrica as

mesmas ordenadas por ordem inversa correspondem a p2. Figura 6 Para obter a linha de influncia de reaco em B utiliza-se a equao de sobreposio para determinar as coordenadas dos ns 1-9. Os elementos do vector {F} so as reaces em B que

0.050

0.091

0.042

3 +

C 7 8

0.33 4

0.685

0.8 58

0.371

0.219

1.000

0.81 7

0.167

0.21 1

0.250

0.562

0.155

0.275

0.007

0.00 4

A 1

1 2 3

B 4

5 6

0.0 00
9

correspodem a p1=1 e p2=1, tomando-se para sentido positivo as reaces de baixo para cima.
0.75 0
4 5 6

0.31 7

0.317

2 +

8
0.188

0.08 4

0.188

0.113

Figura 7 {F} = - 0.5 0.25 0.250 -0.167 0.500 -0.371 0.750 -0.219 0.750 -0.211 T = 0.500 + -0.250 0.250 -0.155 0 -0.007 0 -0.004 0 0.000

0.000 -0.004 -0.007 -0.155 -0.250 -0.211 -0.219 -0.371 -0.167

0.334 0.685 0.858 -0.5 0.817 = 0.562 0.25 0.275 -0.050 -0.091 -0.042

As linhas de influncia para os esforos nos membros Z1 e Z2 so determinados do mesmo modo e os resultados esto representados na Fig.7. 4. LINHAS DE INFLUNCIA EM ESTRUTURAS RECTICULADAS

0.113

0.0 84

Utiliza-se seguidamente a dualidade esttico-cinemtica (implcita no princpio de Mller-Breslau) para obter as linhas de influncia dos momentos nas extremidades de uma viga bi-encastrada. A partir destes podem obter-se as linhas de influncia das reaces, dos momentos e esforos transversos em qualquer seco intermdia atravs de valores tabelados. Em seguida so resolvidos exemplos de estruturas porticadas pelo mtodo dos deslocamentos e traam-se as linhas de influncia calculando a deformada atravs da integrao de diagramas. 4-1. Viga Bi-encastrada EXEMPLO 1 Pretende determinar-se a linha de influncia dos momentos flectores em A e B, para uma carga vertical que percorre a viga da Fig.8.

Figura 8 Resoluo: 1. Dualidade esttico cinemtica Para a linha de influncia do momento em A determinada a partir da dualidade esttico-cinemtica e supondo 1 aplicada numa seco S, qualquer de AB, tem-se: q11A 1S __________> X1A r11S 1S <__________ du1A relao primal

relao dual

onde q11A = r11S, ou seja: o momento em A devido carga 1=1 aplicada em S, numericamente igual ao deslocamento em S do mesmo tipo da carga 1, quando se aplica uma extenso unitria e positiva do tipo 1 du1=1 em A. Atendendo a que a carga 1 percorre toda a estrutura, o momento flector em A proporcional

deformada da estrutura quando se aplica, na seco A, uma deformao unitria e positiva do tipo do esforo pretendido (du1A=1). 2. Aplicao de du1A Para obter a linha de influncia do momento no encastramento A, introduz-se uma rtula em A e aplica-se nesse ponto um momento que produza uma rotao unitria nessa extremidade.

Du =+ 1.0 1

Figura 9 Surgem os momentos: MA = -4EI/L MB = 2EI/L num membro prismtico AB devido aos

A expresso que permite calcular a deformada y

momentos nas extremidades MA e MB, com mdulo de rigidez flexo EI, ser: y = [MA ( 2 3 2 + 3) ( 3)] L2/6EI onde =x/L. Substituindo os valores de MA=-4EI/L e MB= 2EI/L (sinal dos momentos dado pela conveno da Resistncia de Materiais), vem a equao da deformada resultante da aplicao de du1A = 1: y = L (- 3 + 2 2 - ) y 0 0.3 0.5 0.7 1 0

0 -0.147L -0.125L -0.063L

Para =0 e =1 so nulos os deslocamentos verticais. A linha de influncia do momento flector em

A devido carga rolante 1, ser dada por

-0.147

1 L -0.125 -

L 1 -0.063 1 L 0 =1

0 =0 =0.3 =0.5
Figura 10

=0.7

O traado da linha de influncia do momento flector em B em tudo semelhante resoluo anterior. Aplicando du1B, surgem os momentos: MA = 2EI/L y = L (3 - 2) y 0 0.3 0.5 0.7 0 -0.063L -0.125L -0.147L 1 0 MB = - 4EI/L

Substituindo estes valores na expresso da deformada, obtm-se:

A linha de influncia do momento flector em B, devido carga rolante 1, ser:

-0.125 -0.063 0 =0 1 L

L -

-0.147

1L

0 =0.3 =0.5
Figura 11

=0.7

Uma vez que a viga simtrica as ordenadas de influncia no momento na extremidade MB podem ser calculadas a partir de MA modificando o sinal e o ponto de partida. A linha de influncia de reaco VA pode ser calculada a partir de VA = VAS - (MA + MB)/L

onde VAS a linha de influncia da reaco em A de uma viga AB simplesmente apoiada.

EXEMPLO 2 Para a viga representada na Fig.12, determinar: a) A linha de influncia da reaco vertical em A, devido a uma carga vertical unitria que se desloca ao longo da referida estrutura. b) A linha de influncia da rotao em C, para uma resultante unitria de extenses du1 que percorre a viga.

C A

0.4L

0.6L

Figura 12 Resoluo: a) Estabelece-se em primeiro lugar um par de relaes primal/dual ajustadas ao enunciado. 1. Dualidade esttico-cinemtica Arbitrando um sentido para a reaco em A,

V A

Figura 13 q21A

1S __________> X2A r12S 1S <__________ du2A

relao primal

relao dual

Como q21A = r12S, tem-se: X2A = q21A 1 = r12S. Portanto, a reaco vertical em A devida aco de uma carga unitria e positiva numericamente igual ao deslocamento em S do mesmo tipo da carga 1, quando se aplica uma extenso unitria e positiva do tipo 2 du2=1 em A. 2. Aplicao de du2A = 1 Note-se que a extenso du2A=1 (deslocamento transversal relativo de duas seces infinitamente prximas em A e sem rotao relativa entre elas) na estrutura real, pode se encarada como o resultado de duas situaes. So elas: 1- Extenso du2A aplicada barra AB libertada nas extremidades:

=0 A
du

=0.3

=0.5

=0.7

=1

A
2

=1 1/L

Figura 14 Linha de influncia de VA para a viga simplesmente apoiada AB 2 - Aplicao de momentos MA e MB que reponham a rotao nula em A e B (porque se trata de encastramentos)

= 6EI L2
Figura 15

6EI B =L 2

Da sobreposio destas situaes, resulta:

6EI L2

6EI L2
Figura 16 Como se indicou anteriormente, os deslocamentos verticais originados pelos momentos nas extremidades, so dados por y = 2 3 - 3 2 + O quadro a seguir indicado apresenta algumas ordenadas da linha de influncia de VA. y(du2A) y(MA,MB) y(total) 0 0.3 0 0.084 1 0.7 1 0.784 0.5 0.7 0 -0.084 0.5 0.3 0.5 0.216 1 0 0 0

0 0.5 0.216

0.784 1

Figura 17 Linha de influncia de VA devido uma carga vertical unitria

b) 1. Dualidade esttico-cinemtica r21C 2C <__________ du1S q12S 2C __________> X1S

relao primal

relao dual

Como r21C = q12S, 2C = r21C du1S = q12S, onde S representa uma seco genrica da viga AB. Quer isto dizer que a linha de influncia da rotao em C, devido a uma resultante unitria de extenses du1 que percorre a viga coincide com o diagrama de momentos resultante da aplicao do momento unitrio em C. 2. Aplicao de um momento unitrio em C (2C=1)

1 A
0.4L

C
0.6L

Figura 18 Recorrendo a tabelas, o diagrama de momentos para o momento unitrio em C indicado na Fig.19 coincide com a linha de influncia pretendida.

-0.456
-

-0.32

C
+

0.12

0.544

Figura 19 4-2 Linhas de influncia de Estruturas Recticuladas Para obter a linha de influncia do momento MBC no prtico indicado na Fig.20 pelo princpio de Muller-Breslau as ordenadas so idnticas s que corresponderiam deformada do prtico produzida por uma descontinuidade angular na extremidade BC. Supondo que as extremidades se encontram bloqueadas, os momentos nas extremidades que corresponderiam a esta descontinuidade seriam os momentos de encastramento perfeito. Seguidamente permitem-se as rotaes (e translaces) dos ns e obtem-se o diagrama de momentos flectores atravs de um dos mtodos estudados na anlise de estruturas hiperestticas. Este diagrama ser linear em cada um dos membros. As deformaes que do as ordenadas da linha de influncia so calculadas por sobreposio das deformaes devidas aos momentos nas extremidades como foi anteriormente indicado. As ordenadas que correspodem aos pilares BD na linha de influncia permitiriam calcular os valores de MBC resultantes da aplicao de uma carga horizontal no tabuleiro. EXEMPLO 1 Determinar as linhas de influncia: a) Momento flector em A para as cargas rolantes 1 e 2. b) Rotao em B para du2 que percorre ABC.

20

D 2.0 3.0

Figura 20 Resoluo: a) 1. Dualidade esttico-cinemtica q11A 1S __________> X1A r11S 1S <__________ du1A donde X1A = q11A 1S = r11S 1S q12A 2S __________> X1A r21S 2S <__________ du1A

relao primal

relao dual

relao primal

relao dual

donde X1A = q12A 2S = r21S 2S. Assim, para a linha de influncia de X1A devido a 1, interessa obter os deslocamentos verticais provocados por du1A=1, enquanto no que diz respeito a 1, so necessrias as rotaes provocadas por essa extenso.

2. Aplicao de du1A Consiste nos seguintes passos: 1- Introduo, na seco A, de uma libertao do tipo do esforo a pretendido (rtula).

Figura 21 2 - Aplicao de uma rotao unitria e positiva em A

du

A 1 =1 B

Figura 22 3 - Bloqueio da libertao introduzida, mantendo a deformao imposta.

2EI 2 A 4EI 2 B C

Figura 23 4 - Libertao do resto da estrutura, permitindo a distribuio de momentos. 4. Clculo dos esforos pelo mtodo dos deslocamentos

A B

Figura 24

Foras de fixao: F1 = - 2EI/2 = - EI Matriz de rigidez: K11 = 4 EI/2 + 3 EI/3 + 4 EI/2 = 5 EI Donde se obtem o deslocamento D1: D1 = - F1/K11 = 1/5 Momentos finais (convenode Grinter): MA = - 4 EI/2 + 1/5 2EI/2 = - 9 EI/5 MBesq = -2EI/2+1/5 4EI/2 = - 3 EI/5 MBdir = 0 + 1/5 3EI/3 = EI/5 MC = 0

4. Clculo das ordenadas das linhas de influncia Barra AB Os deslocamentos verticais em AB dependem apenas dos momentos nas extremidades, ou seja, y = 22/6EI [-9EI/5 (3 - 3 2 + 2 )-3EI/5 (3-)] = - 8/5 3 + 18/5 2 - 2 As rotaes devidas aos momentos nas extremidades de uma barra libertada nas extremidades so dadas por (adoptando para os momentos a conveno da Resistncia de Materiais): = L/6EI [MA (3 2 - 6 + 2) - MB (3 2 - 1)] Substituindo os valores de MA = -9/5EI e MB = 3/5EI, esta expresso toma a seguinte forma = -12/5 2 + 18/5 - 1 Barra BC Devido aos momentos nas extremidades (MBdir e MC), tem-se y = 32/6EI [1EI/5 (3 - 3 2 + 2 )] = 3/10 (3 - 3 2 + 2 ) = 3/6EI [EI/5 (3 2 - 6 + 2)] = 1/10 (3 2 - 6 + 2) Daqui resulta: Barra AB BC y y 0 0 -1 0 0.2 0.1 -0.166 -0.664 0.051 0.143 0.3 0.5 -0.319 -0.3 -0.136 0.2 0.107 0.113 0.047 -0.025 0.7 0.9 1 -0.185 -0.050 0 0.344 0.296 0.2 0.082 0.030 0 -0.073 -0.097 -0.1

As linhas de influncia de X1A devido s cargas 1 e 2 e que correspondem, respectivamente a uma carga rolante vertical e um momento que percorre a viga encontram-se representadas na Fig.25.

b) 1. Dualidade esttico-cinemtica r22B 2B <__________ du2S q22S 2B __________> X2S

relao primal

relao dual

r22B = q22B, donde : 2B = r22B du2S = q22S du2S. Ou seja, a linha de influncia da rotao em B proporcional ao diagrama de esforo transverso, resultante da aplicao de um momento unitrio em B.

( -0.319 -0.3 -0.166


-

1)

-0.185 -0.050
+ B 0.051 0.107 0.113

0.000 A

0.000 0.030 0.082

-1.000 -0.664

-0.136

B A +

-0.097 -0.100 -0.073 -0.025

0.047 0.143 0.200 0.200 0.344 0.296

Figura 25 2. Aplicao de um momento unitrio em B

1 A B C

Figura 26 3. Clculo dos esforos pelo mtodo dos deslocamentos Foras de fixao: F1 = - 1 Matriz de rigidez: K11 = 5 EI Deslocamento D1: D1 = -F1/K11 = 1/5EI Momentos finais: MA = 0 + 1/5EI 2EI/2 = 1/5 MBesq = - 1 + 1/5EI 4EI/2 = - 3/5 MBdir = 0 + 1/5EI 3EI/3 = 1/5 MC = 0

A linha de influncia da rotao em B ser dada por

( du 2 )
+

B A
-

Figura 27 - Linha de influncia da rotao em B para uma resultante de extenses du2. EXEMPLO 2 Para a viga contnua indicada na Fig.28, determinar a linha de influncia de: a) Reaco no apoio elstico B. b) Momento flector em E. em que L = 5.0 m, I = 0.001 m4 e E = 106 kN/m2

Figura 28 Resoluo: Trata-se de uma estrutura hiperesttica submetida a um carregamento indirecto.Quando a carga actua num qualquer tramo da viga isosttica: o esforo S ser: S = R1 S1 + R2 S2

Figura 29 Deste modo, L.I. S = S1 x (L.I.R1) + S2 x (L.I.R2) Assim, semelhana do que se passa em estruturas isostticas, a linha de influncia entre pontos de carga indirecta, obtm-se unindo por uma recta os pontos da linha de influncia relativa ao carregamento directo: a) 1. Dualidade esttica cinemtica q31B 1S __________> X3B r13S S <__________ du3B donde X3B = q31B 1S = r13S Encarando o apoio elstico B como uma barra com a mesma rigidez axial que a rigidez do apoio, e sujeita apenas a esforo axial, a reaco vertical em B (ou esforo axial na barra fictcia) causada pela actuao de uma carga transversal, unitria e positiva, numericamente igual ao deslocamento transversal dessa seco devido a uma extenso unitria e positiva do tipo 3 em B. 2. Aplicao da extenso du3B Este problema vai ser resolvido pelo mtodo dos deslocamentos.

relao primal

relao dual

D
1

D3

Figura 30 2.1. Graus de liberdade a considerar A estrutura tem trs graus de indeterminao cinemtica: 2.2 Matriz de rigidez 2.2.1. Rotao imposta segundo o G.L. 1.

D 1 =+1 A C B D

3EI L A 3EI L2 3EI L2 B B

4EI L

2EI L C

6EI L2

6EI L2

Figura 31

Donde, K11 = 7 EI/L ; K21 = 2 EI/L ; K31 =..- 3 EI/L2 + 6 EI/L2 = 3 EI/L2 2.2.2. Rotao imposta segundo o G.L. 2.

D=+1 2

2EI L

4EI L

3EI L

6EI L2

6EI L2
Figura 32

3EI L2

3EI L2

Donde, K12 = 2 EI/L ; K22 = 7 EI/L ; K32 = 6 EI/L2 2.2.3. Translao imposta segundo o G.L. 3.

Figura 33 Donde, K13 = 3 EI/L2 ; K23 = 6 EI/L2 ; K33 =..15 EI/L2 + K

2.3. Vector de foras de fixao A aplicao da extenso du3B ser decomposta em 3 etapas e considera-se uma barra fictcia com rigidez axial igual a K na posio da mola. Tem-se:

B K B
1

Figura 34 1) Liberam-se os ns B e C e aplica-se du3B

du B = + 1
3

Figura 35 2) Restabelece-se a continuidade em B e C, mediante a aplicao de momentos e foras de extremidade, solidarizando-se as rtulas introduzidas e bloqueando a estrutura.

du B = + 1
3

Figura 36 3) Liberta-se a estrutura de modo a que por aco dos sistema de foras anteriormente aplicado esta fique em equilbrio.

6EI L2

3EI 3

3EI L2

3EI 3

6EI L2 1 2E I 3

1 2E I 3

Figura 37 F1 = - 3 EI/L2 + 6 EI/L2 = 3 EI/L2 F2 = 6 EI/L2 F3 = 3 EI/L2 + 12 EI/L2 = 15 EI/L2 2.4. Resoluo do sistema de equaes KD=-F Obtem-se a a soluo, - 0.0371 D = - 0.1486 - 0.0713 2.5. Momentos finais MA = 0 MBesq = - 3 EI/L D1 + 0 D2 + 3 EI/L2 D3 + 3 EI/L2 = 133.7296 MBdir = 4 EI/L D1 + 2 EI/L D2 + 6 EI/L2 D3 + 6 EI/L2 . = 133.7296 MCesq = - 2 EI/L D1 - 4 EI/L D2 - 6 EI/L2 D3 - 6 EI/L2 ..= -89.1530 MCdir = MD = 0 0 D1 + 3 EI/L D2 + 0 D3 + 0 . = -89.1530

89.1530
+

133.7296
Figura 38 2.6. Clculo dos deslocamentos O deslocamento total sofrido pelos pontos da viga a sobreposio de 3 quantidades: a) 1S - Deslocamento devido a movimento de corpo rgido sofrido pelas barras da estrutura com libertaes, devido imposio de du3B = +1 (Etapa 1. de 2.3.).

L a1 a2

S a = + L1 1

S
1

= 1-

a2 L

Figura 39 b) 2S - Deslocamento devido a movimento de corpo rgido sofrido pelas barras, devido recuperao (D3) de parte do assentamento du3.

S a = + L1 D 3 2

S
2

= ( 1-

a2 L

)D3

a1

a2

Figura 40 c) 3S - Deslocamento devido deformao elstica das barras, devida aos momentos flectores introduzidos pelo assentamento.

133.7296

- 89.1530

S 3

1 9 EI 11

Figura 41 O clculo de 1S e 2S imediato e est indicado nas figuras. Para 3S calcula-se q11, considerando para tal a estrutura isosttica:

A L

B L

C L

Figura 42 O diagrama q11, para uma carga posicionada numa seco arbitrria S, igual para os 3 vos. 2.6.1. Clculo de 3S no vo AB 3S = F q x /EI dx
11 1

Este integral no nulo s em AB, dando a integrao directa por tabelas

Figura 43

3S = I = (0.2 ab) (133.7296) 5/6 (1 + a/5) x 10-3 3S = 0.0223 ab (1 + 0.2 a) 2.6.2. Clculo de 3S no vo BC

Figura 44 3S = (0.2 ab) [133.7296 E-03 5/6 (1 + b/5) - 89.1530 E-03 5/6 (1 + a/5)] 3S = 0.2 ab [0.03715 + 0.02229 b - 0.01486 a] 2.6.3. Clculo de 3S no vo CD
(CD) - 89.1530 E -03 11

ab L

Figura 45

3S = (0.2 ab) (-89.1530 E-03) 5/6 (1 + b/5) 3S = -0.01486 ab (1 + 0.2 b) 2.6.4. Deslocamentos finais Em AB: S = a/L+a/L D3 + 0.0223 ab (1 + 0.2 a) = 0.18574 a + 0.0223 ab [1 + 0.2 a] Em BC: S = 1 - a/L + (1 - a/L) D3 + 0.2 ab [0.03175 + 0.0229 b - 0.01486 a] = 0.92868 - 0.18574 a + 0.2 ab [0.03175 + 0.02229 b - 0.01486 a] Em CD: S = 0 + 0 - 0.01486 (1 + 0.2 b).ab = -0.01486 ab (1 + 0.2 b) 2.7. Linha de influncia Tomando valores sucessivos para A e B nas equaes anteriores, obtm-se a seguinte deformada, que representa a linha de influncia da reaco no apoio elstico:

Figura 46 Considerando a seco S posicionada sucessivamente nas abcissas, 0, L/n, 2 L/n, ..., (n-1) L/n, L traa-se a deformada por pontos discretizando o vo em n intervalos. Para a viga com carregamento indirecto, a linha de influncia obtm-se por simples unio, por segmentos de recta, dos pontos correspondentes aos de carga indirecta (numerados de 1 a 10).

b) 1. Dualidade esttico-cinemtica q11 E

1S __________> X1E r11S 1S <__________ du1E donde X1E = q11E 1S = r11S

relao primal

relao dual

O momento flector em E, devido aco de uma carga transversal, unitria e positiva, aplicada em S, numericamente igual ao valor do deslocamento transversal dessa seco provocado por uma extenso unitria e positiva do tipo 1 em E. 2. Aplicao da extenso du1 E

A matriz de rigidez anteriormente determinada mantm-se inalterada. 2.1. Vector de foras de fixao Consideram-se as 3 etapas seguintes: 1) Liberao do n C e ponto E e aplicao de du1E

E du = + 1 1

Figura 47 2) Solidarizao do ponto E, aps a aplicao de du1E e reposio da continuidade em C, mediante fora e momento de fixao.

E du = + 1 1

Figura 48 3) Liberta-se a estrutura que se deforma por aco do sistema de foras anteriormente aplicado.

Figura 49 Com o mesmo sistema de graus de liberdade da alnea a), vem

3EI X L

=-

3EI 2 L

3EI 2L2

3EI ( L2
E du = + 1 1

) =-

3EI 2 L2

Figura 50

F1 = 0

F2 - 3 EI/(2 L)

F3 = 0

2.2. Resoluo do sistema de equaes Obtem-se o seguinte vector de deslocamentos D = - 0.0649 0.2405 - 0.0446

2.3. Momentos finais MA = 0 MBesq = - 3 EI/L D1 + 0 D2 + 3 EI/L2 D3 = 33.5810 MBdir = 4 EI/L D1 + 2 EI/L D2 + 6 EI/L2 D3 = 33.5810 MCesq = - 2 EI/L D1 - 4 EI/L D2 - 6 EI/L2 D3 = - 155.7207 MCdir = MD = 0 2.4. Clculo dos deslocamentos Como anteriormente, o deslocamento final a sobreposio de 3 quantidades indicadas na Fig.52. 0 D1 + 3 EI/L D2 + 0 D3 - 3 EI/(2 L) = - 155.7207

Figura 51

L 4 1 a a
1 2

(L -a)

D3

a
2

D3

1-

a ) D3
L

1 EI

11

1d

Figura 52 2.5. Clculo de 3S 2.5.1. Vo AB

Figura 53 3S = (0.2 ab) (33.5810 E-03) 5/6 (1 + a/5) 3S = 0.00560 ab (1 + 0.2 a) 2.5.2. Vo BC

155.7207 E-03

9
11

+ ab L

1 EI

+ 33.5810 E - 03

Figura 54 3S = 0.2 ab [ 33.5810 E-03 5/6 (1 + b/5) - 155.7207 E-03 5/6 (1 + a/5)] 3S = 0.2 ab [ -0.10178 + 0.00560 b - 0.02595 a] 2.5.3. Vo CD
1 EI + ab L
1 155.7207 E - 03

11

Figura 55 3S = (0.2 ab) (- 155.7207 E-03) 5/6 (1 + a/5) 3S = -0.02595 ab (1+ 0.2 b) 2.6. Deslocamentos totais S = 1S + 2S + 3S Em AB: S = 0 + 0.2 a D3 + 0.00560 ab (1+ 0.2 a) = -0.00892 a + 0.00560 ab (1 + 0.2 a) Em BC: S = 0 + (1 - 0.2 a) D3 + 0.2 ab [-0.10178 + 0.00560 b - 0.02595 a] = 0.04458 + 0.00892 a + 0.2 ab [-0.10178 + 0.00560 b - 0.02595 a] Em CD: CE: S = 0.5 a + 0 - 0.02595 ab (1 + 0.2 b) = 0.5 a - 0.02595 ab (1+ 0.2 b) ED: S = 0.5 (5 - a) + 0 - 0.02595 ab (1+ 0.2b) = 2.5 - 0.5 a - 0.02595 ab (1+ 0.2 b) 2.7. Linha de influncia Como anteriormente, para o carregamento indirecto basta unir os pontos correspondentes posio dos apoios indirectos na viga contnua principal (pontos 1 a 10).

- 0.1584

- 0.1910

- 0.0804 - 0.0199

- 0.2131 - 0.2199

- 0.2068 6

- 0.0446

- 0.1689

1A 0.0094 0.0180 0.0248 0.0292 2 0.0302 0.0270 0.0188 3 0.0046 0.0160

- 0.1015

C
0.1393 0.1858

10

0.3132

8 0.5184 0.7509

9 0.7820 0.5729 1.0067

5. COEFICIENTES DE INFLUNCIA DO PR-ESFORO

As linhas de influncia podem ser utilizadas para analisar o efeito do pr-esforo em estruturas hiperestticas de beto. Supe-se que a viga ps-tensionada por um cabo de pr-esforo com tenso constante P. O cabo est ancorado nas extremidades produzindo foras de compresso no beto. Normalmente o angulo que a direco do cabo faz com o eixo da viga to pequeno que a componente axial da fora de pr-esforo a igual a P. Se o cabo mudar de direco com uma trajectria aproximadamente circular com raio R, o cabo exerce na viga uma fora radial uniforme que se pode aproximar por uma fora uniformemente distribuda perpendicular ao eixo da viga de intensidade P/R e igual projeco do arco no eixo. Uma vez que a curvatura do cabo pequena pode escrever-se: 1/R d2e/dx2

onde e se refere excentricidade do cabo que positiva abaixo do centro de gravidade e a curvatura dos cabos produz uma carga transversal de intensidade:

0.3754

q = - P d2e/x2

que positiva se q for no sentido de e. Os esforos na viga causados pelo pr-esforo so indicados na Fig.56. O diagrama de momentos flectores Ms obtido multiplicando P pela excentricidade.
0B

P A 0A C B

eB

eC

0 ) = 0 A + 0B

P B

A
P0
A

B eam axis

C P ( 0A + 0 B )

B
P0 B

Pe

B C +
Pe B

P ( 0 A + 0 B ) bc
1

Figura 56

Se a rotao de extremidade B da viga estiver restringida h um momento hiperesttico nessa extremidade que provoca um momento adicional M. Designa-se por M o momento secundrio devido ao pr-esforo. Apesar do nome, o momento secundrio pode ter um valor da mesma ordem de grandeza do momento primrio (isosttico) Ms. O momento flector numa secopr-esforada de uma estrutura hiperesttica igual soma desses dois componentes. O diagrama de momentos total M pode ser obtido aplicando cargas transversais nos pontos em que o cabo muda de direco e foras de compresso excentricas nas seces em que o cabo est ancorado, efectuando-se a anlise da estrutura hiperesttica como habitualmente. Experimenta-se um traados do cabo e verifica-se os momentos e esforos em todos os pontos da estrutura. Modifica-se o traado por tentativas at se obter um que satisfaz todas as especificaes. Para estudar o efeito dos momentos secundrios utiliza-se um novo tipo de coeficientes de influncia: Os coeficientes de influncia devidos ao pr-esforo podem ser obtidos para qualquer tipo de aco, embora seja mais comum os momentos flectores. O coeficiente de influncia dos momentos devidos ao pr-esforo em j, zMP definido como o momento secundrio na seco i devido a uma fora de pr-esforo aplicada na seco j com excentricidade unitria num membro com comprimento unitrio. Figura 57

Os coeficientes de influncia de pr-esforo dependem apenas da geometria da estrutura de beto e no do perfil dos cabos e valores da fora de pr-esforo.A utilizao desses coeficientes permite entrar com a variao da fora de pr-esforo segundo o tendo, obtendo-se uma estimativa rpida dos efeitos do pr-esforo quando se estuda a alterao da posio do cabo durante a fase de projecto. O momento secundrio em qualquer seco ser: M = ..... F P e zMP dx onde a integral se estende a todos os membros da estrutura. O clculo deste integral consiste na determinao dos esforos devidos a uma carga transversal de intensidade Pe. Para prticos com membros prismticos a linha de influncia composta por troos rectos. Ento, o momento secundrio devido ao pr-esforo de uma viga prismtica de comprimento l ser: M = rea do diagrama Pe sobre x o comprimento da viga ordenadas de influncia zMP no centro de gravidade do diagrama Pe

5-1. Relaes entre as Linhas de Influncia O coeficiente de influncia zMP para o momento secundrio numa seco qualquer devido ao presforo est relacionado com o coeficiente de influncia dos momentos flectores zMQ que correspondem a uma carga transversal atravs da equao: zMP = - d2zMQ/dx2 zMP em j o momento secundrio na seco i (ou o momento total, em virtude de Ms ser nulo em i) devido fora de pr-esforo unitria aplicada em j com uma excentricidade unitria num elemento com comprimento unitrio. A diferena de rotao entre as seces nas extremidades do membro 1/EIj em que EIj a rigidez flexo da seco j. Deste modo o coeficiente de influncia zMP representa o momento flector em i quando se introduz uma descontinuidade angular de 1/EIj em j. A Fig.57 representa a linha de influncia dos momentos em i devido a uma carga unitria. Atendendo ao princpio de Muller-Breslau, esta pode ser determinada a partir da deformada provocada pela descontinuidade de 1 rad na seco i. Na seco j a curvatura da deformada d2zMQ/dx2 e o momento flector correspondente nessa seco - EIj/(d2zMQ/dx2). Aplicando o princpio de Betti ao sistema da Fig.57 e notando que as nicas foras que produzem trabalho so os momentos flectores em i e j: d2 1 zMP x 1 = (-E Ij ____.zMQ).____ E Ij dx2

Do mesmo modo se demonstra que a reaco e o esforo transverso secundrios devido ao presforo esto relacionados com os coeficientes de influncia das reaces e esforos transversos devidos a cargas unitrias transversais substituindo M por M, V por V ou R por R. Enquanto que a segunda derivada da linha de influncia de uma aco devido a uma carga transversal d a linha de influncia do pr-esforo, pode demonstrar-se que a primeira derivada tambm constitui uma linha de influncia. Por exemplo, se a aco for um momento tem-se: zMC = dzMQ/dx onde zMC a linha de influncia do momento numa seco devido a um binrio.

5-2. Coeficientes de Influncia de Pr-esforo em Vigas e Prticos A linha de influncia zMQ para o momento flector no apoio B da viga contnua ABCD est determinada na Fig.5
A B C D

B A

MQ

m A B

C +

m = EI

MP

C A B + D

Figura 58 Conclui-se do princpio de Muller-Breslau que esta linha de influncia corresponde deformada da viga sujeita a uma descontinuidade angular em B. O momento flector m correspondente a esta

deformada varia linearmente e est relacionado com a deformada MQ atravs da relao: d2zMQ/dx2 = - m/E I Conclui-se que os coeficientes de influncia zMP podem ser obtidos dividindo as ordenadas m do diagrama de momentos flectores pela rigidez EI de cada seco. zMP = m/E I Um dos passos da determinao das ordenadas da linha de influncia em vigas biencastradas e prticos consiste no traado da deformada. A partir desta pode ser determinado o diagrama e momentos m.

5-3. Exemplo Determinar a linha de influncia do momento de pr-esforo zMP para a seco B da viga contnua ABC. A seco transversal tem uma forma rectangular com largura constante e altura varivel com uma rigidez flexo EIA na extremidade A. A rigidez rotacional da extremidade B da viga BA 4.6 E IA/l. Efectua-se da forma habitual a distribuio de momentos e na Fig.59 representa-se a variao do momento flector m.

10 10 10 1.0

1 .7 3

2 .7 4

4 .1 0

1 .6 h A B L L C

0.50 0.50 +4.61 0 -2.305 -2.305 +2.305 -2.305 -

m B = - 2 3 0 5 E IA I

1 .6 1 1 L

1 .0 7

0 .7 6 0 .5 6

Figura 59

As ordenadas deste diagrama so divididas por EI para determinar a linha de influncia zMP representada nessa figura.

5-4. Concluses O estudo das derivadas dos coeficientes de influncia devido ao pr-esforo introduz dois novos tipos de linhas de influncia. A primeira derivada da linha de influncia de qualquer aco devido a uma carga transversal unitria vai dar a linha de influncia para a mesma aco devido a um momento que precorre a estrutura. Este tipo de linha de influncia no normalmente utilizado na prtica. Contudo, a segunda derivada da linha de influncia de uma aco devido a uma carga transversal d os coeficientes de influncia das redundantes hiperestticas da aco devido s foras de pr-esforo. Esta linha de influncia til para a determinao de momentos secundrios em estruturas pr-esforadas com perfil no concordante. Os coeficientes de influncia dos momentos secundrios devido ao pr-esforo s dependem da geometria da estrutura de beto e no do traado do cabo ou do valor da fora de pr-esforo. Qualquer variao da fora de pr-esforo ou uma mudana do traado do cabo pode ser facilmente estudada utilizando estes coeficientes de influncia. Os coeficientes de influncia dos momentos secundrios so obtidos dividindo as ordenadas do diagrama dos momentos flectores pelo valor da rigidez flexo das seces. Este diagrama de momentos flectores simples de obter e decorre da anlise de uma linha de influncia devida a uma carga transversal unitria.

BIBLIOGRAFIA

COATES, R.C., Coutie, M.G. & Kong, F.K., Structural Analysis, Nelson, 1982.

DARKOV, A.,Structural Mechanics, MIR Publishers, 1979.

GHALI, A. & NEVILLE, A.M. , Structural Analysis, Intext Educational Publishers, 1972.

LAURSEN, H.I., Structural Analysis, McGraw-Hill, 1979.

TEIXEIRA DE FREITAS, Cadernos de Teoria das Estruturas, AEIST, 1980.

TODD, J.D., Structural Theory and Analysis, MacMillan, 1981.

Anda mungkin juga menyukai