Anda di halaman 1dari 6

FUNDAO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLTICA DE SO PAULO ESCOLA PS-GRADUADA DE CINCIAS SOCIAIS

Resenha do texto: O DESAFIO DA GESTO DAS REDES DE POLTICAS

Trabalho com vistas aprovao na disciplina de Gesto de Operaes no Servio Pblico I, ministrada pela Profa Dra. Ceclia de Almeida Gomes, elaborado pelo discente Leonardo Queiroz Leite, do 3 Semestre do Curso de Especializao em Gesto Pblica.

SO PAULO 2011

O texto em anlise trata do recente fenmeno das redes de polticas, que proliferaram nos campos poltico, empresarial e nos movimentos sociais a partir das impactantes transformaes do papel do Estado e das novas realidades econmicas, polticas e administrativa. A autora enfatiza as redes de polticas na Gesto Pblica e na perspectiva societria, fazendo uma avaliao terica pormenorizada com o levantamento bibliogrfico rico, construindo um panorama conceitual e terico bem atual sobre o estado da arte nesse campo. As redes de Polticas, caracterizadas por estruturas gerenciais policntricas que visam introduzir novos modelos de Gesto e inditas modalidades de parcerias entre mltiplos atores algo novo e emerge no contexto de democratizao e descentralizao poltico-administrativa de muitos pases. Alm disso, temos a globalizao e a transnacionalizao de muitas atividades afetando sobremaneira a percepo do Estado e Sociedade sobre as formas de melhor conduzir a organizao social, poltica e administrativa. Esse perodo assinalado pela emergncia de uma conscincia cidad e por uma maior participao de vrios atores poltico-sociais na Gesto Pblica. As redes desenvolvem-se e florescem em sintonia com a evoluo das modernssimas tecnologias da comunicao, ganhando cada vez mais agilidade e instantaneidade com a interao virtual da Internet. Resumidamente, as redes de Polticas podem ser uma soluo para problemas complexos nos quais h a participao de mltiplos atores e o envolvimento dos cidados. H muitos desafios postos a esse novo modelo, dentre os quais a autora destaca os aspectos administrativos, a obteno de consenso e as constantes negociaes, o estabelecimento de regras de atuao dentro das redes e o acompanhando constante de sua evoluo e desempenho. importante compreender o contexto e as alteraes fundamentais que permeiam o debate sobre a Rede de Polticas. O paradigma tradicional de coordenao com o Estado centralizado, burocracia rgida e hierarquia pblica e o paradigma do Mercado descentralizado, privado e calcado no interesse individual racional so os moldes contestados na teoria e na prtica por essas novas estruturas gerenciais policntricas que Fleury nos apresenta.

Fleury traz uma consistente anlise terica a partir de vrias perspectivas sobre as redes de polticas. pertinente destacar dois tericos que a autora trabalha, devido a sua centralidade e sua contribuio ao debate terico. O primeiro deles MILLER, que afirma que o fenmeno das redes no pode ser entendido pela Teoria da Escolha Racional e nem pelo modelo tradicional da Administrao Pblica da racionalidade tcnica e da hierarquia, uma vez que as redes so caracterizadas por uma interao indeterminada e fogem capacidade explicativa desses modelos tradicionais. Outro terico que merece destaque CASTELLS com sua tese do Estado em Rede, o qual se caracteriza pela subsidiariedade, flexibilidade, coordenao, participao cidad, transparncia, modernizao tecnolgica e profissionalizao dos atores, elementos esses que esto todos presentes nas Redes de Polticas. Em suma, a autora prope uma nova perspectiva analtica para a compreenso terica das redes de polticas, uma vez que temos novas formas de organizao social que indicam tambm mudanas na estrutura poltica da sociedade e, para compreend-las e interpret-las, precisamos lanar mo de novas perspectivas tericas e analticas. Fleury cita JACOBI para analisar o fenmeno das redes de polticas a partir da perspectiva societria e mobilizadora. Resumidamente, o referido autor acredita que as redes funcionam como atores polticos transnacionais na defesa de Polticas Pblicas e representam a capacidade de mobilizao e organizao dos movimentos sociais e organizaes da sociedade civil buscar consensos e atuao coletiva. Em outras palavras, nessa perspectiva, as redes operam sob a lgica de articulao e solidariedade, funcionando de maneira horizontal e servindo-se das modernas tecnologias de informao para a disseminao de informaes. Enfim, as redes de polticas servem aos propsitos de mobilizao ao criarem, reproduzirem e constantemente alimentarem comunidades virtuais identificadas com causas comuns, o que acaba redimensionando os territrios de influncia e de ao dos membros das redes, ao participarem ativamente desses espaos virtuais proporcionados pelas tecnologias da informao e da comunicao.

Por fim, Fleury analisa o ponto de vista terico da Gesto das Redes Intergovernamentais e Interorganizacionais, enfoque esse que mais interessa ao debate sobre a Gesto Pblica contempornea em perspectiva internacional. Com o aumento das relaes em todos os nveis de governo e da sociedade, houve tambm uma alterao no modelo de Gesto das Polticas Pblicas. As estruturas de interdependncia impuseram novos desafios e trouxeram tipos inditos de relacionamentos institucionais, como por exemplo, as relaes do governo com o terceiro setor. Fleury destaca a questo da accountability e as dificuldades de responsabilizao nas redes de polticas com tantos atores interagindo em teias de interdependncia. Alm disso, destaca que as posies de poder nas redes de polticas so definidas pela capacidade de cada membro da rede de exercer influencia, e no mais apenas pelas hierarquias e controles rgidos burocrticos. A respeito da formao e gesto de redes, a autora aponta as principais caractersticas vantajosas e os principais desafios das redes de polticas. As redes so caracterizadas pela horizontalidade e pela interdependncia entre os participantes. A pluralidade dos atores, a diversidade de opinies, a capilaridade, a flexibilidade, o envolvimento do Governo e das ONGs sem a criao de estruturas burocrticas so as vantagens das redes de polticas, estruturadas de forma horizontalizada, o que permite tem tenham autonomia, formao baseada em consensos e sustentabilidade. H tambm, por outro lado, desafios e dificuldades, como a dificuldade da responsabilizao (accountability) devido ao elevado nmero de atores; a lentido decorrente da necessidade de constantes negociaes e formao de consensos; responsabilidades muito diludas; e dificuldade de controle e coordenao da interdependncia, sendo esse desafio a prpria gerncia da rede, que fundamentalmente consiste na gesto de interdependncias. Para a gerncia de redes e a gesto das interdependncias que permeiam as redes de polticas, Fleury argumenta que so necessrias vrias medidas, como a preservao da autonomia dos membros da rede, a busca constante pela coordenao e a reduo das incertezas inerentes a interdependncia. importante salientar que os tradicionais padres de teoria e prtica da Administrao Pblica no se aplicam na gerncia das redes de

polticas, uma vez que pressupostos bsicos do paradigma tradicional, como a superviso constante, esto ausentes da rede de polticas. Em suma, as habilidades fundamentais na rede de polticas so somar foras, alcanar metas comuns e obter consensos, e para isso necessrio uma gerncia que seja capaz de estabelecer processos decisrios contnuos e estveis. Alm disso, outro ponto fundamental a abertura de canais de comunicao, condio bsica para que haja o necessrio intercambio de informaes que so vitais para a consecuo de valores e objetivos compartilhados. A ttulo de concluso, podemos afirmar que a proliferao das redes de polticas est relacionada a dois macro fenmenos, a descentralizao e a democratizao, os quais induziram fragmentao e novas formas de coordenao e ao fortalecimento da autonomia das unidades locais. A interdependncia e a multiplicidade de atores locais inerentes s redes de polticas indicam a necessidade de cooperao para reduzir as incertezas e aumentar a eficincia das aes polticas. Outra implicao importante que as redes de polticas traz a desterritorializao dos mercados, fenmeno acentuado com a globalizao e com a integrao regional, foras que impulsionam e reforam a criao de redes de polticas locais. Por fim, a autora considera que no campo das polticas sociais, as redes de polticas adquirem especial relevncia, uma vez que nessa esfera flagrante a incapacidade de ao e a ineficcia dos governos centrais, sendo a descentralizao das polticas sociais e a atuao das redes locais de fundamental e especial importncia, pois propiciam a coletivizao, a socializao e a organizao solidria. Nas palavras de Fleury:

Fica evidente a incapacidade dos governos centrais darem resposta aos problemas sociais,especialmente no contexto atual de reduo do papel das burocracias e dos recursos do governo centrais. A complexidade dos problemas sociais, a diversidade de atores e interesses conflitivos envolvidos, a crescente mobilizao da sociedade civil cobrando ateno diferenciada que respeite as diferenas sociais, a organizao de um setor no-governamental que atua cada vez mais no campo das polticas sociais e o aumento da ao social das empresas, so fatores que impulsionam e explicam o florescimento das redes de polticas sociais. (FLEURY, 2002: 20)

Portanto, feitos os devidos apontamentos tericos e prticos a respeito do tema Gesto de Redes de Polticas Pblicas, cabem algumas ponderaes crticas, que expressam uma opinio pessoal que est de acordo com a opinio expressa pela autora do texto em anlise. As dificuldades de funcionamento das redes de polticas atestam as ainda persistentes relaes desiguais de poder presentes em todas as sociedades, e a aceitao da sua pluralidade e diversidade ainda um grande desafio a ser vencido. Para que esse inovador fenmeno ganhe ainda mais fora e se consolide, necessrio a existncia de uma cultura democrtica e de uma melhor distruibuio de riqueza e poder, sendo a democracia um verdadeiro pr requisito para a obteno de bons resultados das redes de polticas.

Texto utilizado: Fleury, Sonia (2002), "El desafio da Geston de las redes de polticas", Revista Instituiciones y Desarrollo, (17) Diciembre.

Anda mungkin juga menyukai