Anda di halaman 1dari 39

Joo Paulo Bachur

INDIVIDUALISMO, LIBERALISMO E FILOSOFIA DA HISTRIA* Joo Paulo Bachur

O ncleo poltico fundamental do Iluminismo (Aufklrung, esclarecimento), composto por um particular arranjo conceitual envolvendo individualismo, liberalismo e losoa da histria, permeou a teoria poltica contempornea sob a forma de verses revistas e adaptadas, mas em alguma medida derivadas do arranjo conceitual original essa a hiptese imediata deste artigo. H, ainda, uma hiptese mediata e menos elementar: o individualismo iluminista fora verdadeiramente herdado no pelo neoliberalismo, como sempre se pretende, mas sim e mais propriamente pela sociologia de esquerda1. Cabe indagar, de pronto, por que o ncleo conceitual do Iluminismo se fez presente na teoria poltica contempornea? A razo que a teoria poltica tem como preocupa* Este artigo tem origem na dissertao de mestrado Crticas ao Estado de BemEstar Social: Individualismo, Esclarecimento e Emancipao, defendida perante o Departamento de Cincia Poltica da Faculdade de Filosoa, Letras e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo. 1. A referncia sociologia de esquerda, entre aspas, contempla, por exemplo, Jrgen Habermas, Claus Offe, Pierre Rosanvalon e Robert Castel: entre 1968 e meados da dcada de 80, as respectivas crticas ao Estado de Bem-Estar Social possuam um ncleo duro comum, focado nas ingerncias burocrticas excessivas, sem, contudo, rejeitar as conquistas representadas pelos direitos sociais.
Lua Nova, So Paulo, 66: 167-203, 2006

167

Individualismo, liberalismo e losoa da histria

168

o pivotal a legitimao do poder poltico do homem sobre o homem, contudo, partindo do arranjo conceitual bsico do Iluminismo, essa tarefa de legitimao revela-se aportica: o inacabado projeto iluminista se renovou de tempos em tempos, mas no se pde concluir satisfatoriamente no correr da modernidade. Esses conceitos esto na ordem do dia e, muito embora no preservem, isoladamente, sua carga original, o sentido poltico do arranjo est preservado: a aporia da legitimao poltica. Seria possvel fazer o percurso da dialtica do esclarecimento na chave materialista da teoria crtica da sociedade mas este artigo pretende abordar especicamente a articulao interna entre individualismo, liberalismo e losoa da histria na inescapvel tenso oriunda desse amlgama. Os pontos de apoio para demonstrar a presente hiptese sero Jrgen Habermas e Friedrich August von Hayek. Se John Rawls parece ser a escolha mais intuitiva, Habermas e Hayek permitiro reexes mais agudas: com efeito, parece ser tarefa mais estimulante analisar por que Habermas e no Hayek o verdadeiro herdeiro de, digamos, Adam Smith, e, ainda, por que nenhum dos dois conseguiu resolver o problema herdado dos clssicos. O roteiro a ser seguido, portanto, mostrar que a aporia da legitimao poltica sobreviveu ao neoliberalismo e social-democracia; os conceitos centrais do projeto iluminista se renovaram sem, contudo, resolver seu problema poltico bsico. E essa circunstncia, anal, pode pr a teoria poltica em questo.

O projeto do Iluminismo
A articulao conceitual especca entre liberalismo, individualismo e losoa da histria s plenamente compreensvel se situada no projeto de emancipao humana conduzido pelo Iluminismo do sculo XVIII os trs conceitos somente so plenamente compreensveis em suas relaes recprocas.
Lua Nova, So Paulo, 66: 167-203, 2006

Joo Paulo Bachur

Liberalismo, no sentido sintetizado pela clssica expresso laissez faire, laissez passer de origem siocrata, no se reporta apenas e imediatamente ao mercado, mas tem em conta uma luta poltica contra o absolutismo. Esse liberalismo correlato a um individualismo muito especco, obtido a partir do confronto entre impulsos egostas e impulsos sociais ou sociveis, por assim dizer. dessa tenso extremamente sensvel que emerge o mercado liberal e a questo da desigualdade, preo a ser pago pelo desenvolvimento e pela liberdade econmica e poltica, tem ento de ser remetida ao futuro, utopia do progresso humano garantida pela losoa da histria. O problema posto pela desigualdade no se pode resolver no presente, para cada indivduo isolado, mas reporta-se ao gnero humano. De certa maneira, seria possvel identicar uma tradio liberal razoavelmente unitria de Smith a Rawls (e Habermas), partindo, e.g., da primazia moral da pessoa contra qualquer pretenso da colectividade social, que assegura a todos os homens o mesmo estatuto moral e nega a relevncia de graus de diferenciao, armando uma tendncia de correco e aperfeioamento de todas as instituies sociais e dos acordos polticos (Gray, 1988, p. 12). Mas individualismo e liberalismo no so sinnimos, no esto, per se, automaticamente imbricados como j estiveram quando da origem do projeto iluminista. Portanto, apesar da possibilidade de se compreender o liberalismo como tradio razoavelmente unitria (sem estendla at o neoliberalismo, como se ver), o individualismo mais propriamente descrito pela fragmentao (Bellamy, 1994). Ora, se a relao entre liberalismo e individualismo no , do ponto de vista conceitual, automtica, mas histrica, necessrio recompor esse imbricamento especco. A tarefa implica, de um lado, desfazer o mal-entendido xado em torno da associao individualismo-egosmocapitalismo que remete Fbula das Abelhas, de Bernard
Lua Nova, So Paulo, 66: 167-203, 2006

169

Individualismo, liberalismo e losoa da histria

170

de Mandeville; e, de outro, projetar o individualismo e o liberalismo de Smith em um pressuposto bsico de sua losoa moral. Mandeville, no ento polmico poema Fbula das Abelhas, de 1714, vincula conceitualmente os progressos da poca ao egosmo/individualismo, pois a dualidade moral polarizada por vcio e virtude aplainada em um nico conceito: o egosmo. Nesse aspecto, Mandeville destoa da tradio da losoa moral escocesa de Smith e de Adam Ferguson, por exemplo, pois opera uma inverso conceitual fundamental, popularizada na frmula vcios privados, benefcios pblicos (Mandeville, 1934, p. 230). Diferentemente de Smith e Ferguson, no se tratava de inserir o individualismo em uma losoa moral comprometida com o Iluminismo, como zeram os escoceses, o idealismo alemo e o racionalismo francs. Ao contrrio, a prosperidade social fora derivada do puro egosmo. Mas esse egosmo no sinnimo de individualismo, pelo menos no no sentido da losoa iluminista. Hayek tem muito mais de Mandeville que de Smith. No por outra razo que o prprio Smith criticou o sistema de losoa moral de Mandeville em sua Teoria dos Sentimentos Morais (1759) como sistema licencioso, pois toda paixo fora reduzida ao vcio e toda virtude renncia pessoal; o egosmo puro e indiferenciado substituiu o self-love to fundamental para a sociedade: a grande falcia do livro do Dr. Mandeville representar cada paixo como inteiramente viciosa, em qualquer grau e sentido (Smith, 1999, p. 387). Smith tem sido sempre lido na chave quanto mais extenso o mercado, maior a vantagem para o maior nmero (Smith, 1994, p. 320), tornada palavra de ordem do glossrio neoliberal, isolada do corpo de sua losoa moral. Invoca-se sempre a clssica passagem de A Riqueza das Naes (1776), cuja dico conhecida de todos:

Lua Nova, So Paulo, 66: 167-203, 2006

Joo Paulo Bachur

No da benevolncia do aougueiro, do cervejeiro ou do padeiro que esperamos nosso jantar, mas de sua considerao por seus prprios interesses. Ns nos dirigimos no a sua humanidade mas a seu auto-interesse (self-love), e nunca falamo-lhes de nossas prprias necessidades, mas de suas vantagens (Smith, 1994, p. 20).

Ao comparar a benevolncia ao auto-interesse, Smith no compara uma virtude a um vcio, mas sim duas virtudes ou paixes, cuja diferena reside no maior ou menor grau de sociabilidade. O pressuposto fundamental da losoa moral de Smith est na compreenso de toda a ambigidade do individualismo: o self-love absolutamente indispensvel sociedade, a linha tnue que equilibra impulsos egostas e impulsos sociveis. As paixes egostas esto situadas em uma zona de penumbra entre as paixes sociveis e as paixes insociveis:
Alm desses dois grupos opostos de paixes, as sociveis e as insociveis, existe um outro que ocupa uma espcie de posio intermediria entre eles; nunca to gracioso quanto s vezes o primeiro grupo, nem to odioso quanto s vezes o segundo. Dor e alegria, quando concebidas de acordo com a nossa boa ou m fortuna particular, constituem esse terceiro grupo de paixes. Mesmo quando excessivas, nunca so to desagradveis quanto o excessivo ressentimento (...); e mesmo quando mais adequadas a seus objetos, essas paixes nunca so to agradveis quanto a humanidade imparcial e a justa benevolncia (Smith, 1999, ps. 46/47 grifos acrescidos).

171

Aqui ca clara a diferena entre os conceitos de vcio, benevolncia e fortuna particular. O self-love explicado como muito mais abrangente que o egosmo tambm por Adam Ferguson, em seu An Essay on the History of Civil Society
Lua Nova, So Paulo, 66: 167-203, 2006

Individualismo, liberalismo e losoa da histria

172

(1767). O self-love da losoa moral escocesa tem paralelo na ambivalncia do impulso para a autopreservao, presente nas teorias contratualistas de Hobbes a Kant. Toda essa tradio da losoa poltica v, no princpio da autopreservao, riscos para a sociabilidade humana, mas, tambm e precisamente a, a nica forma de viabilizar a associao poltica: o medo que leva agresso defensiva antecipatria e degenera o estado natural na guerra de todos contra todos o mesmo que funde os homens individualizados no Leviathan de Hobbes; os inconvenientes para a preservao da propriedade de Locke, a rigor, pr-existente ao governo civil, so os fundamentos para sua prpria constituio; a instabilidade do estado natural que corrompe o bom selvagem de Rousseau a mola para a expresso da vontade geral na instituio do legislador (to fundamental contra o Ancien Rgime); e, nalmente, a insocivel sociabilidade (ungesellige Geselligkeil) da losoa da histria de Kant, expresso mais ntida da incontornvel tenso moral do individualismo, que viabiliza a sociedade enquanto ameaa sempre dissolv-la. Contra o raciocnio intuitivo desavisado, o self-love absolutamente essencial para a sociedade burguesa muito embora, no limite, possa destru-la. essa tenso extremamente sensvel que marca a simbiose entre liberalismo e individualismo no sculo XVIII. Essa sntese, mesmo partindo de uma igualdade bsica, tende a desigualar os homens, o que, no limite, levaria a comprometer os fundamentos do prprio Iluminismo para amainar essa tenso intrnseca, o sculo XVIII desenvolveu a losoa da histria, no sentido de Reinhart Koselleck. Koselleck, em seu conhecido Crtica e crise: Uma contribuio patognese do mundo burgus (1959), expressa toda a diculdade da gnese patolgica do mundo burgus, oriunda da separao entre moral e poltica operada pelo Estado moderno no sculo XVII. Essa separao subtraiu as bases
Lua Nova, So Paulo, 66: 167-203, 2006

Joo Paulo Bachur

morais do poder poltico, garantidas pela religio, as quais no podiam ser plenamente substitudas pela poltica neutra i.e., desvencilhada da religio e apoiada no direito ironicamente inaugurada por Hobbes (in secret free): O individualismo de Hobbes o pressuposto de um Estado ordenado e, ao mesmo tempo, a condio de um livre desenvolvimento do indivduo (Koselleck, 1999, p. 27). A separao entre moral e poltica instaurou um movimento permanente de crtica e crise do poder poltico, e ensejou a necessidade de uma losoa da histria: A crise poltica (que, uma vez deagrada, exige uma deciso) e as respectivas losoas da histria (em cujo nome tenta-se antecipar essa deciso, inuenci-la, orient-la ou, em caso de catstrofe, evit-la) formam um nico fenmeno histrico, cuja raiz deve ser procurada no sculo XVIII, pois o processo crtico do Iluminismo conjurou a crise na medida em que o sentido poltico dessa crise permaneceu encoberto. A crise se agravava na mesma medida em que a losoa da histria a obscurecia (Koselleck, 1999, p. 9; p. 13). A nica maneira de resolver a crise era a utopia da losoa da histria, substituindo a teologia pela razo. Pautada pela f no progresso, a losoa da histria a um s tempo obscurecia a crise e remetia sua soluo (pendente desde a separao entre moral e poltica) para um futuro remoto, isentando de responsabilidade o individualismo liberal-burgus. As losoas da histria do sculo XVIII tm em conta um processo de formao humana (Bildung 2), assentado sobre a pressuposta perfectibilidade humana, j detectvel em Ferguson (1995, p. 14) e, em toda a sua dimenso, em Condorcet: que a natureza no indicou nenhum termo ao
2. Bildung no encontra traduo exata para seu contedo. Reete uma formao plena e gradual dirigida perfeio. No se trata, com efeito, da mera educao formal, mas sim da constituio completa do ser humano e, em outra escala, da prpria humanidade. Deriva sua formao do substantivo das Bild (= imagem), o que lhe d um sentido de constituir-se em uma imagem perfeita.
Lua Nova, So Paulo, 66: 167-203, 2006

173

Individualismo, liberalismo e losoa da histria

174

aperfeioamento das faculdades humanas; que a perfectibilidade do homem realmente indenida: que os progressos dessa perfectibilidade, doravante independentes da vontade daqueles que desejariam det-los, no tm outros termos seno a durao do globo onde a natureza nos lanou. Sem dvida, estes progressos podero seguir uma marcha mais ou menos rpida, mas ela deve ser contnua e nunca retrgrada enquanto a terra ocupar o mesmo lugar no sistema do universo (Condorcet, 1993, p. 20/21). A losoa da histria de Condorcet paradigmtica: a histria humana progrediria em uma seqncia de estgios evolutivos, compreendendo um processo de desenvolvimento progressivo constantemente apoiado nos avanos tcnicos alcanados pelas geraes passadas, os quais, pela educao, so incorporados ao patrimnio cientco e cultural dos modernos. Nessa escalada, os homens passam de (1) povoados primitivos a (2) comunidades de pastores e agricultores; (3) momento a partir do qual se desenvolve a escrita alfabtica; (4) chegando-se Grcia clssica; (5) momento aps o qual o progresso humano entra em decadncia e permanece obscurecido at (6) as Cruzadas; aps o que (7) as cincias e a tipograa promovem um novo surto de expanso do progresso cientco e tecnolgico; (8) que fornece as bases para que a cincia e a losoa se oponham e condenem o jugo do absolutismo; (9) fazendo com que a razo desde Descartes possa compor a Repblica Francesa; culminando (10) na poca moderna. Essa progresso histrica, concebida como uma escadaria marcada pelo avano tecnolgico, tem seu sentido na medida em que o desenvolvimento do esprito humano condiciona o desenvolvimento das prprias faculdades individuais. Herder tambm apresenta um importante exemplo, a comear pelo ttulo de sua obra de 1774: Tambm uma Filosoa da histria para a formao da humanidade: Uma contribuio a muitas contribuies do sculo. Nota-se que Herder capta
Lua Nova, So Paulo, 66: 167-203, 2006

Joo Paulo Bachur

com exatido o esprito da poca, tornando mais explcito o projeto de formao da humanidade. Compartilha com seu tempo a noo de que a perfectibilidade humana advinda da educao uma garantia de seus passos futuros, justamente porque o progresso est associado a um processo de formao plena e gradual: da porque no se pode armar a superioridade deste ou daquele povo neste ou naquele perodo (Herder usa idade), justa e exatamente porque todos os perodos foram e so importantes para a formao da humanidade tal como ela se encontra.
Se a natureza humana nada tem a ver com uma divindade que autonomamente se orientasse para o bem, se tudo tem que aprender, se tem que se ir formando por sucessivos passos, se tem que ir sempre progredindo numa luta gradual, natural que se v formando, quase sempre, seno mesmo sempre, nos domnios em que encontra motivos que conduzem virtude, luta, ao progresso. Em certo sentido dir-se- pois que toda a perfeio humana nacional, secular e se observarmos com o mximo rigor individual. (Herder, 1995, p. 38 grifos acrescidos.)

175

E acrescenta ainda, quanto Bildung do gnero humano: Tem que passar por diferentes idades, sempre em manifesta progresso contnua, sempre num esforo de continuidade! Entre cada idade parece haver momentos de repouso, revolues, transformaes! E contudo, cada um dos estdios contm em si mesmo o ponto central da sua felicidade (Herder, 1995, p. 45). Mas talvez Kant seja, ainda, o melhor exemplo do arranjo estabelecido entre liberalismo, individualismo e losoa da histria. Seu pequeno escrito de 1784, Idia de uma Histria Universal de um ponto de vista cosmopolita, articula-se em torno de nove proposies: (1) todas as disposies naturais de uma criatura esto fadadas a se desenLua Nova, So Paulo, 66: 167-203, 2006

Individualismo, liberalismo e losoa da histria

176

volverem completamente conforme um m determinado; (2) no homem, tais disposies signicam o uso da razo e devem se manifestar no desenvolvimento no do indivduo, mas da espcie; (3) a natureza proporciona uma felicidade livre do instinto ao homem; (4) o instrumento utilizado pela natureza para que a espcie humana desenvolva completamente suas determinaes o antagonismo social, a insocivel sociabilidade (ungesellige Geselligkeit) que fora os homens a entrar em sociedade mas ameaa dissolv-la a cada momento; (5) de forma que o maior problema para a espcie humana alcanar uma organizao da sociedade civil perfeitamente justa e livre; (6) problema este que, por ser o mais difcil, ser resolvido por ltimo pela espcie humana; (7) o problema da perfeita constituio civil somente poder ser resolvido a partir da soluo do problema externo da relao entre os Estados; (8) de forma que a histria da espcie humana representa a realizao de um plano oculto da natureza, tanto na constituio civil interna quanto externa, desenvolvendo plenamente as determinaes humanas; e, nalmente, (9) uma tentativa de elaborao losca desse plano da natureza no apenas possvel quanto mesmo favorvel para o propsito da natureza (Kant, 1986, ps. 9/24). Toda essa progresso tem em vista uma tarefa singular, formulada, como no podia deixar de ser, pelo prprio Kant, em Resposta Pergunta: Que Esclarecimento?, cuja resposta bvia: Esclarecimento a sada do homem de sua menoridade, da qual ele prprio culpado. A menoridade a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direo de outro indivduo (Kant, 1985, p. 100). Fica claro, portanto, que a losoa moral escocesa, o racionalismo francs e o idealismo alemo apresentavam um peculiar concerto conceitual quanto a individualismo, liberalismo e losoa da histria, no bojo do Iluminismo do sculo XVIII. Toda a questo do esclarecimento era emanLua Nova, So Paulo, 66: 167-203, 2006

Joo Paulo Bachur

cipar o homem da tradio pela razo, e, do ponto de vista poltico, essa tarefa se traduzia na busca por um fundamento racional para o poder poltico. A razo natural do Iluminismo naturalizou, por assim dizer, a ordem social que se constitua imagem e semelhana do burgus. Donde a concepo da sociedade e do mercado capitalista em constituio dar-se em termos naturais e espontneos: a ordem natural das coisas, a abstrao do individualismo liberal-burgus que tanto incomodara Marx, est completamente enraizada na losoa da histria do sculo XVIII; ela foi o verdadeiro elemento losco da poltica e da economia burguesas, pois eximiu o burgus de justicar o fardo da desigualdade e da explorao. Aqui, a correo das desigualdades no est assentada na ecincia reguladora do capitalismo, mas na utopia do progresso humano e a diferena no retrica:
O objetivo dos cidados ser aperfeioar-se moralmente at o ponto de saber efetivamente, e cada um por si, o que bom e o que mau. Assim, cada um torna-se um juiz que, em virtude do esclarecimento alcanado, considerase autorizado a processar as determinaes heternomas que contradizem sua autonomia moral. Assim, a separao, realizada pelo Estado, entre poltica e moral volta-se contra o prprio Estado, que obrigado a aceitar um processo moral (Koselleck, 1999, p. 16).

177

A aporia da legitimao poltica decorre ento da incapacidade de a poltica resistir ao crivo da moral, mesmo diante da expresso moderna do Estado racional tanto na passagem do Estado absoluto ao Estado de direito quanto deste ao Estado democrtico, ou, ainda, deste ltimo ao Estado social. Enm, A conta foi apresentada pela primeira vez na Revoluo Francesa (Koselleck, 1999, p. 161) e seria apresentada ainda em outras ocasies.
Lua Nova, So Paulo, 66: 167-203, 2006

Individualismo, liberalismo e losoa da histria

Com a Revoluo Francesa, inaugura-se uma nova temporalidade, encerra-se o tempo da losoa da histria ao mesmo tempo em que no se consuma o projeto iluminista. No toa que o sculo XIX, tensionado pelo constitucionalismo democrtico e pelo movimento proletrio revolucionrio, conheceu a sociologia e o romantismo, dada a frustrao de 1848. Duas guerras mundiais depois, entremeadas pela Revoluo Russa, pela crise de 1929, pelo nazi-fascismo, por um Keynes e um Beveridge, o Ocidente construiu a social-democracia uma recusa memria da primeira metade do sculo XX e uma retomada do lan do sculo XVIII. E essa determinao histrica bastante consciente: Apenas este projeto do Estado social fez sua a herana dos movimentos burgueses de emancipao (Habermas, 1987, p. 106). A ponte est enm completa: o Estado social a ltima etapa do projeto iluminista:

178

A emancipao, assegurado o denominador comum de justia para todas as demandas, objetivava a erradicao da desigualdade jurdica, social, poltica e econmica. Assim, em qualquer caso, o termo se tornou um conceito que demandava a erradicao da dominao pessoal do homem sobre o homem; era tanto liberal, em favor da rule of law, quanto democrtica, em favor da soberania popular; era interpretvel em uma verso socialista, em favor da comunho da propriedade, tanto quanto o suposto meio de abolio da dominao econmica. (...) Para car com nosso exemplo britnico: a emancipao catlica forou o Reform Act de 1832 que estendeu o direito de voto, mas apenas encontrou sua sano democrtica geral em 1919. Desde ento, seguiram-se as tarefas do Welfare State de realizar distribuio da riqueza e dos lucros da produo por justia social sem, contudo, alcanar um balano econmico como precondio de justia social duradoura. (Koselleck, 2002, p. 254/255).
Lua Nova, So Paulo, 66: 167-203, 2006

Joo Paulo Bachur

Essa percepo absolutamente clara tanto para Habermas quanto para Hayek. E o posicionamento quanto situao do Estado de Bem-Estar Social vis-a-vis o projeto iluminista que determinar o sentido da teoria poltica mais recente.

Neoliberalismo e individualismo econmico: Hayek


Uma vez feita a relao entre individualismo, liberalismo e losoa da histria no transcorrer da modernidade em trnsito do sculo XVIII para o sculo XIX, cumpre agora desfazer uma relao conceitual geralmente compreendida de maneira excessivamente linear, qual seja: a derivao do neoliberalismo a partir do liberalismo. O apelo ao self-love como critrio para as trocas mercantis, na clssica passagem de Adam Smith, j citada, geralmente reduzido ao mercantil de Hayek teoria da escolha racional, passando por Robert Nozick, James Buchanan e Gordon Tullock, o homem econmico reivindicado como pedra angular da nova direita, muito embora essa nova direita tenha generalizado uma postura terica bem distinta da moralidade econmica-liberal de Smith3. Para aclarar os termos, necessrio investigar como Hayek lida com a tradio liberal. O clssico The Road to Serfdom, de 1944, denunciava: Ns ainda acreditamos que at bem recentemente ramos governados pelo que vagamente chamado de idias do sculo dezenove ou princpio do laissez faire (Hayek, 1994, p. 15). A crtica dirigida ao abandono da liberdade econmica individual tipicamente liberal, experimentado no correr do sculo XX mas tal abandono decorre, segundo o prprio Hayek, de uma matriz liberal racionalista exacerbada que culmina no planejamento coletivista.
3. Cf., reivindicando a descendncia de Smith, Hayek, 1984, Buchanan, 1989. Cf., para a crtica dessa pretenso, Sen, 1987 e Bellamy, 1994. Para a nova direita, cf. Gray, 1996.

179

Lua Nova, So Paulo, 66: 167-203, 2006

Individualismo, liberalismo e losoa da histria

180

Em Individualism: True and False, na coletnea Individualism and Economic Order (1948), a maior preocupao a decomposio do individualismo, fundamento da civilizao ocidental. O individualismo de que fala Hayek pretende resgatar a referncia ao Renascimento, para o qual o homem visto enquanto tal, soberano em sua prpria esfera. necessrio, ento, matizar a tradio liberal iluminista, pois no toda ela que segue essa linha: h um individualismo verdadeiro e outro falso. O primeiro remonta ao empirismo britnico e passa por Locke, Mandeville, Hume, Smith e Burke, culminando em Tocqueville e Lord Acton; o falso individualismo se remete tradio racional-cartesiana francesa, incluindo Voltaire, Rousseau, os siocratas e os enciclopedistas (especialmente DAlembert e Diderot). Hayek imputa a confuso entre o verdadeiro e o falso individualismo a John Stuart Mill e Herbert Spencer, que promoveram a fuso entre o racionalismo francs e o empirismo anglo-saxnico no caso de Mill, claramente tomado de Kant, tributrio do racionalismo de Rousseau mas tambm, bom lembrar, do empirismo de Hume. O principal problema que esse individualismo racionalista sempre tende a se desenvolver como o oposto do individualismo, a saber, socialismo ou coletivismo (Hayek, 1984, p. 4) a vinculao entre o racionalismo iluminista e o Estado de Bem-Estar Social aqui bastante evidente para Hayek (1979b, p. 13). O verdadeiro individualismo precipuamente uma teoria da sociedade e apenas a partir da permite deduzir um conjunto de mximas polticas: a nica maneira de compreender os fenmenos sociais a partir das aes individuais orientadas pelo comportamento e pelas expectativas dos demais indivduos:
no h outra maneira para entender os fenmenos sociais a no ser atravs de nosso entendimento das aes individuais
Lua Nova, So Paulo, 66: 167-203, 2006

Joo Paulo Bachur

orientadas em direo s outras pessoas e guiadas pelo comportamento que delas esperado (Hayek, 1984, p. 6).

No obstante Hayek pretenda, com o verdadeiro individualismo, retomar o homem econmico liberal, ele acaba se colocando mais prximo de Max Weber e de Vilfredo Pareto que do prprio Smith. Como se pode perceber, o individualismo de Hayek o aproxima do individualismo econmico de Weber e Pareto indispensvel, nessa medida, para compor sua prpria teoria do conhecimento. Veja-se, respectivamente:
Ao como orientao compreensvel pelo sentido do prprio comportamento sempre existe para ns unicamente na forma de comportamento de um ou vrios indivduos. (...) Para a interpretao compreensiva pela Sociologia, ao contrrio, essas formaes (sociais) nada mais so do que desenvolvimentos e concatenaes de aes especcas de pessoas individuais, pois s estas so portadoras compreensveis para ns de aes orientadas por um sentido. (...) Ao social, por sua vez, signica uma ao que, quanto a seu sentido visado pelo agente ou os agentes, se refere ao comportamento de outros, orientando-se por este em seu curso (Weber, 2000, v. I, p. 8/9 grifos acrescidos). Todo indivduo, medida que atua logicamente, procura atingir um mximo de utilidade individual; O termo indivduo preciso: serve para indicar seres vivos considerados isoladamente. O termo sociedade um pouco vago: designa, geralmente, um agregado de tais indivduos, considerados em seu conjunto (Pareto, 1984, p. 96; p. 174).

181

Partindo de uma denio pareto-weberiana do individualismo (se no na inteno, pelo menos no contedo), Hayek chega concluso de que as instituies sociais mais fundamentais resultaram de inmeras e fragmentadas aes
Lua Nova, So Paulo, 66: 167-203, 2006

Individualismo, liberalismo e losoa da histria

182

individuais no submetidas a um plano de ao prvio, em clara rejeio ao racionalismo cartesiano. Nesse sentido, possvel compreender a formao de arranjos sociais espontneos e no planejados e, mais ainda, refutar o preceito racionalista de que a razo deve servir aos ns individuais pois tal circunstncia levaria ao planejamento e, em ltima instncia, ao socialismo. Os resultados sociais advindos de aes individuais so muito melhores do que o planejamento racional poderia eventualmente prever. Com Hayek, a rejeio que o conceito de individualismo provocara na segunda metade do sculo XX imputada ao sentido de egosmo geralmente a ele associado, de forma que os dois conceitos so tomados como sucedneos. Contra essa rejeio, argumenta que na linguagem do sculo XVIII, o self-love e o selsh interest no signicavam o egosmo hedonista que conhecemos hoje, relacionado exclusivamente ao interesse econmico de mais curto prazo. At aqui, Hayek argumenta com toda a retido. Mas as diferenas entre Mandeville e Smith, como visto, no se reduzem a questes terminolgicas; a diferena entre eles fundamentalmente losca; melhor dizendo, uma diferena de losoa moral. Partindo das aes individuais orientadas por expectativas sociais, premissa claramente weberiana, Hayek tem de forar a leitura que faz do liberalismo escocs do sculo XVIII: apoiado em Ferguson, assevera que rastreando os efeitos combinados de aes individuais, ns descobrimos que muitas das instituies sobre as quais se apiam as realizaes humanas surgiram e funcionam sem uma mente idealizadora e planejadora (1984, p. 6/7); e que o desenvolvimento espontneo da ordem social a partir das aes individuais o grande tema da losoa moral escocesa (1984, p. 7). Ora, o grande tema da losoa moral escocesa completamente outro, por mais que tais consideraes estejam de fato presentes tanto Smith quanto principalmente Ferguson asseveram a evoluo gradual e espontnea da sociedade.
Lua Nova, So Paulo, 66: 167-203, 2006

Joo Paulo Bachur

Mas, como visto na seo anterior, o individualismo subjacente a essa concepo no se relaciona s aes individuais orientadas por expectativas sociais, mas sim tenso intrnseca ao individualismo liberal, representada na insocivel sociabilidade tipicamente iluminista, amainada pela losoa da histria. Nessa medida, a soluo dos efeitos colaterais do individualismo liberal-burgus do sculo XVIII remetida para o futuro, para a evoluo humana. Mas esse no , isoladamente, o grande tema de Smith e Ferguson. Tanto assim que Hayek, no obstante as inmeras remisses a Smith, e mesmo quando recorre a Mandeville, deixa entrever o vis de sua leitura principalmente no artigo Dr. Bernard Mandeville, publicado nos Freiburger Studien:
Talvez ele [Mandeville] no tenha de maneira alguma mostrado exatamente como uma ordem pode se constituir sem um plano, mas ele compreendeu plena e claramente que ela assim se faz (Hayek, 1969, p. 128).

De fato, se, na esteira da tradio da losoa moral clssica, o individualismo no se reduz ao hedonismo estrito mas projeta-se no anteparo moral garantido pela losoa da histria, Hayek se distancia dessa tradio e se aproxima do empirismo ctico ao negar ao indivduo a condio para melhor descobrir quais so seus verdadeiros interesses. Essa tarefa tem de car, por isso, a cargo de um processo social em que todos podem igualmente participar e tentar o melhor resultado; a razo humana no um atributo individual dado ao homem, mas eminentemente um processo inter-pessoal, no qual a ao de um indivduo testada em face da ao dos outros indivduos, sendo ento aprovada, reprovada, corrigida ou conrmada4.
4. A semelhana com as pretenses de validade do agir comunicativo no mundo da vida, enquanto contexto comunicativo intersubjetivamente partilhado merece registro, no obstante seja impossvel desenvolver o tema aqui com a preciso demandada.
Lua Nova, So Paulo, 66: 167-203, 2006

183

Individualismo, liberalismo e losoa da histria

184

O ponto central do individualismo de Hayek no um atestado da conduta emprica, mas diz respeito s possibilidades cognitivas intrinsecamente limitadas, j que o homem no capaz de conhecer e apreender muito mais alm do que uma pequena parcela da sociedade e somente pode levar em considerao aquilo que sua capacidade intelectiva capaz de processar na circunscrita esfera individual da predio possvel. Trata-se de uma teoria do conhecimento de carter essencialmente ctico-empirista (na matriz de Kant e Hume)5. Com isso, Hayek se aproxima e se afasta da tradio liberal clssica a que se pretende liar, pois seu individualismo muito mais conectado a uma teoria do conhecimento que a uma losoa moral propriamente dita e o principal problema de Hayek que sua teoria do conhecimento, no obstante sua conotao moral, determinada precipuamente por pressupostos econmicos e, em especial, por pressupostos tpicos do mercado competitivo. Por mais que sua teoria do conhecimento empiricamente limitado o aproxime de Kant e Hume, e por mais que seu conceito de ordem espontnea aponte para Mandeville (e, conceda-se, para Ferguson e Smith), falta-lhe, contudo, a garantia terica representada por um projeto moral, dado seu descompromisso com o iluminismo. Mas Hayek no pode faz-lo, em funo de sua compreenso do verdadeiro individualismo, eminentemente anti-racionalista. No individualismo de Hayek, o indivduo, unidade bsica da ordem social espontnea, somente tem acesso a um conhecimento muito limitado, empiricamente apreensvel. por essa razo que individualismo, teoria do conhecimento e mercado se imbricam inexoravelmente em Hayek: ora, o arranjo que permite que pequenas esferas individuais capa5. por isso que a teoria do conhecimento desenvolvida por Hayek pode ser designada como um neokantismo ctico (Gray, 1996, ps. 33/35).

Lua Nova, So Paulo, 66: 167-203, 2006

Joo Paulo Bachur

zes de um conhecimento muito limitado entrem em contato umas com as outras para a produo de efeitos sociais de longo alcance o mercado, apoiado na propriedade privada e na troca. Mas essa teoria do conhecimento tem um vcio intrnseco insanvel. Vejamos:
Em suma, devo armar que o elemento emprico na teoria econmica a nica parte que concerne no apenas implicaes mas causas e efeitos e que leva, portanto, a concluses as quais, de qualquer forma, so em princpio susceptveis de vericao consiste de proposies sobre a aquisio de conhecimento (Hayek, 1984, p. 33 grifos acrescidos).

E qual o elemento emprico da teoria econmica que viabiliza o conhecimento?


Competio , assim como a experimentao na cincia, primeiro e sobretudo um processo de descoberta (1979a, p. 68 grifos acrescidos).

185

Hayek no deduz a competio de suas premissas e a que est o ponto cego de sua construo terica ao contrrio, erige a prpria competio ou premissa do conhecimento. Essa construo traz uma diculdade incontornvel. Para Hayek, o individualismo no puramente econmico o que no quer dizer que os aspectos econmicos sejam desprezveis, muito pelo contrrio, so absolutamente determinantes. No por outra razo, o mercado a melhor forma de assegurar o aumento do conhecimento social, a estabilidade da ordem social e o progresso, porque permite que os indivduos manejem espontaneamente o conhecimento legado pela tradio e incrementem as informaes adquiridas pelas trocas econmicas. Mas a diculdade a que Hayek parece no dar soluo satisfatria est em relacioLua Nova, So Paulo, 66: 167-203, 2006

Individualismo, liberalismo e losoa da histria

186

nar individualismo e teoria do conhecimento. A competio como premissa no a melhor opo. A pressuposio do mercado em sua neutralidade abstrata condiciona a teoria do conhecimento: Hayek no parte do indivduo em seu conhecimento limitado e essencialmente emprico para chegar ao mercado, mas faz o contrrio: o mercado competitivo est pressuposto na prpria denio do conhecimento, pois a competio que caracteriza o processo de descoberta; o conhecimento est diretamente subordinado ao elemento emprico da teoria econmica. Como j mencionado, Hayek tem de fugir do individualismo racionalista, que conduz ao socialismo. Mas essa circunstncia fora sua construo terica e impe custos muito altos. Em ltima instncia, a preocupao de Hayek assegurar uma ordem social que, mesmo no sustentada pela racionalidade individual estrita, constitua um conjunto social no todo racional. Mas se o individualismo de Hayek no o mesmo de Smith pois o self-love condicionava a extenso da diviso do trabalho e do mercado, e, no neoliberalismo, uma concepo a priori do mercado que permite ligar individualismo e teoria do conhecimento a liberdade individual do neoliberalismo no pode ser liberal6. Em Hayek, liberdade um conceito extremamente restrito, reduzido mera ausncia de coero fsico-corporal por parte de outros homens:
Estamos preocupados neste livro com aquela condio na qual a coero dos homens por outros homens seja reduzida tanto quanto possvel em sociedade. Devemos descrever esse estado daqui em diante como estado de liberdade. (...) O estado no qual um homem no est sujeito coero pela
6. No sentido da liberdade negativa ou dos modernos, para lembrar expresses clssicas do liberalismo de Isaiah Berlin e Benjamin Constant, por exemplo. O neoliberalismo se defronta, por assim dizer, com um paradoxo da liberdade: s neoliberal na medida em que sua liberdade no propriamente liberal.
Lua Nova, So Paulo, 66: 167-203, 2006

Joo Paulo Bachur

vontade arbitrria de outros tambm freqentemente distinguido como liberdade individual ou pessoal (1960, p. 11).

Assim, liberdade e coero adquirem um sentido exclusivamente pessoal, pois se referem apenas s aes estabelecidas entre homens individualizados, e no signiquem a ausncia de outras barreiras impessoais:
Nesse sentido, liberdade refere-se somente relao entre os homens, e sua nica infrao a coero por outros homens. (Hayek, 1960, p. 12)

Liberdade e coero, como possvel perceber, advm da concepo de um mercado espontneo e no-coercitivo no qual os indivduos se movem livremente. Essa circunstncia, ao contrrio da intuio, muito mais uma diferena que uma semelhana entre liberalismo e neoliberalismo. Como visto, a naturalizao da ordem social no liberalismo era garantida pela losoa da histria: para os liberais, a liberdade fundava o mercado livre; para os neoliberais a liberdade est contida no mercado. O conceito de ordem espontnea (kosmos sociedade), em oposio ao de organizao (taxis ou ordem articial governo), congura uma ordem social endgena, abstrata, complexa e auto-suciente. Esse conceito de ordem espontnea uma negao frontal tradio iluminista, pois no h de falar em qualquer projeto humano (Hayek, 1973, p. 35 e ss). A ordem natural das coisas do sculo XVIII estava assentada na utopia do progresso humano, que seria suciente para solucionar o problema da emancipao espontaneamente. A espontaneidade da ordem social de Hayek um conceito restrito e paradoxal, pois a ordem social espontnea apenas na medida em que no transcenda seus prprios limites. O progresso no se
Lua Nova, So Paulo, 66: 167-203, 2006

187

Individualismo, liberalismo e losoa da histria

relaciona emancipao, mas sim manuteno da desigualdade e, nessa medida, conteno social. Esse paradoxo tem relao no vnculo intrnseco entre progresso e desigualdade, pois ele permite que bens materiais em princpio disponveis apenas para as classes sociais mais abastadas possam se tornar acessveis tambm s classes sociais mais baixas. Justamente a inevitabilidade da desigualdade econmica o argumento utilizado para defender a espontaneidade da ordem social capitalista, pois impossvel antever os resultados do mercado ou prever o curso do progresso:
Em sentido estrito, apenas a conduta humana pode ser chamada justa ou injusta. Se aplicarmos tais termos a um estado de coisas, eles faro sentido apenas na medida em que julgarmos algum responsvel por instituir esse estado de coisas ou por permiti-lo. Um fato puro ou um estado de coisas que ningum pode mudar pode ser bom ou ruim, mas no justo ou injusto. (...) Evidentemente, no apenas as aes individuais mas tambm a ao concertada de vrios indivduos ou a ao de organizaes podem ser justas ou injustas. O governo uma tal organizao, mas a sociedade no. E, embora a ordem social seja afetada pelas aes do governo, e desde que ela remanesa uma ordem espontnea, os resultados particulares do processo social no podem ser justos ou injustos (Hayek, 1976, p. 31/32 grifos acrescidos).

188

Com tal articulao, o prprio princpio de organizao da ordem social a economia de mercado ca isento de crtica; no se trata mais de defender uma sociedade baseada no capitalismo competitivo porque tal defesa no faz o menor sentido, alis, no faz qualquer sentido questionar essa prpria ordem social, pois sua espontaneidade ftica est fora do crivo da justia, reservado conduta humana. Com isso, os resultados de uma sociedade de mercado j
Lua Nova, So Paulo, 66: 167-203, 2006

Joo Paulo Bachur

no se prestam sequer a julgamento: a melhor defesa do mercado torn-lo um pressuposto axiolgico e epistemolgico. O arcabouo conceitual de Hayek permite que a ordem social e o governo sejam concebidos em planos distintos, sendo a interao entre ambos regida pelo critrio da competio, pelas razes j vistas. por isso que:
Tem-se que admitir claramente que a maneira pela qual os benefcios e encargos so distribudos pelo mecanismo de mercado deveria ser considerado como muito injusto em vrias instncias se fossem o resultado de uma alocao deliberada a pessoas particulares. Mas no esse o caso (Hayek, 1976, p. 64 grifos originais).

Sem a losoa da histria como anteparo moral, Hayek fora a caracterizao do mercado como algo espontneo, o que fragiliza a relao entre o neoliberalismo e a defesa da liberdade individual. Essa concluso, aps a identicao do arranjo clssico entre liberalismo, individualismo e losoa da histria, chega a soar quase elementar: se Hayek no se lia ao projeto do esclarecimento, se a emancipao no est no horizonte do neoliberalismo, no se poderia esperar muito de seu conceito de liberdade. por essa razo que sua defesa moral da liberdade mitigada e matizada pela defesa econmica do mercado competitivo Hayek opera uma depurao moral do homem econmico de Smith, por assim dizer. A unio entre competio e teoria do conhecimento dispensa a garantia terica representada pela losoa da histria; a ojeriza ao projeto distributivo exige a renncia ao contedo moral da tradio liberal a vinculao do neoliberalismo ao liberalismo , portanto, muito mais fraca do que pode parecer primeira vista, muito menos bvia que retrica. Hayek est muito menos relacionado a Adam Smith do que a Pareto e Weber. A losoa moral escocesa,
Lua Nova, So Paulo, 66: 167-203, 2006

189

Individualismo, liberalismo e losoa da histria

o racionalismo francs e o idealismo alemo possuam em comum um individualismo liberal que, embora projetasse efetivamente conseqncias econmicas bastante signicativas para o desenvolvimento da economia de mercado, no se exauria em tal tarefa, no se limitava a justicar o mercado. A ausncia de um anteparo moral como fundamento losco-poltico precpuo marca a fronteira entre Hayek e o liberalismo clssico, j que essa funo desempenhada pela competio7.

Agir comunicativo e losoa da histria: Habermas


Se Hayek desfaz a articulao entre individualismo, liberalismo e losoa da histria, recongurando o verdadeiro individualismo sua maneira (i.e., essencialmente marcado pela competio capitalista), Habermas reorganiza a trade iluminista em uma crtica ma non troppo social-democracia. Hayek, como visto, no pode herdar nada do projeto iluminista alm de um individualismo economicamente hipostasiado muito distante de Smith. Habermas, tido por mentor de uma segunda gerao da teoria crtica da sociedade (leia-se: liado, nessa medida, ao marxismo ocidental da segunda metade do sculo XX), , na verdade, o autntico herdeiro do individualismo liberal-burgus; tem muito mais de Smtih do que de Frankfurt. E a chave em que se d essa apropriao no est no individualismo em si, que aparece como defesa da individualidade, mas na traduo da losoa da histria liberal teoria do agir comunicativo. Compreender Habermas implica, portanto, recompor um duplo movimento em seu trajeto terico: a apropriao do lan iluminista em chave social-democrata e, simultaneamente, o distanciamento do materialismo histrico.
7. No se nega, absolutamente, contedo moral losoa de Hayek, mas ele no o fundamento precpuo de seu neoliberalismo.

190

Lua Nova, So Paulo, 66: 167-203, 2006

Joo Paulo Bachur

A apropriao habermasiana da tradio iluminista est concentrada no conceito de losoa da histria, conforme desenvolvido por Koselleck: um expediente para remeter ao futuro a soluo da aporia da legitimao poltica. Individualismo e liberalismo, por sua vez, esto presentes em Habermas de maneira bastante peculiar: o liberalismo decorre da crtica ao Welfare State, ou melhor, a seus excessos juridicizantes mas no s conquistas representadas pelos direitos sociais. O liberalismo clssico tinha em conta a liberdade como emancipao Habermas ir mitigar esse aspecto, como se ver. O individualismo, a seu turno, na verdade a defesa da individualidade contra o aparato de poder estatal o que remete Habermas, pelo menos em alguma medida, tradio sociolgica. De fato, no obstante o clebre livro de Hayek, Road to Serfdom, tenha sido batizado por inspirao em Tocqueville, Habermas est mais perto do francs do que se pretende o prprio Hayek. O sculo XIX apresentou inmeras reaes ao individualismo, no circunscritas ao permetro socialista: um diagnstico comum era feito tanto por Marx quanto por Tocqueville; ambos j delineavam uma defesa do indivduo perante o aparato de poder estatal. O argumento seria radicalizado por Weber nas teses da perda de sentido e da perda da liberdade, corolrios inevitveis do desencantamento do mundo como modernizao social pautada pela ao racional com relao a ns. Em linha com Tocqueville, Marx v na Revoluo Francesa a construo de um aparato institucional cada vez mais centralizado, aperfeioado que seria por Napoleo e tambm depois dele: Todas as revolues aperfeioaram essa mquina, ao invs de destro-la. (...) o Estado parece tornar-se completamente autnomo (Marx, 1997, p. 126). No diferente a impresso de Tocqueville, na outra ponta ideolgica da fundao da sociologia. Tambm para o pensador francs, a Revoluo Francesa somente fez acentuar
Lua Nova, So Paulo, 66: 167-203, 2006

191

Individualismo, liberalismo e losoa da histria

192

a centralizao poltica j presente desde o Ancien Rgime, submetendo toda a sociedade administrao pblica, A sociedade que progride gera a cada instante novas necessidades, cada uma das quais representa uma nova fonte de poder para o governo, j que s ele capaz de satisfaz-las (Tocqueville, 1997, p. 94), culminando em uma espcie de servido regulada (Tocqueville, 1998, p. 531/532). Habermas concede que a perda de liberdade , em alguma medida, o custo para recuperar um sentido racional especco para a ao social. Mas nessa tentativa acaba recaindo em algo como uma losoa da histria de carter comunicativo, por assim dizer. Para desenvolver a teoria do agir comunicativo, Habermas se afastou do materialismo histrico. A sociologia de esquerda como um todo no hesitou em descartar Marx luz do Welfare State: o diagnstico do capitalismo invalidaria as concluses marxistas; o dogmatismo do Manifesto no poderia resistir prova da histria, ao ganho sem ambigidades representado pelo Estado de Bem-Estar Social (Habermas, 2001b, p. 53). No toa, e.g., que A aplicao da teoria marxista das crises, modicada realidade do capitalismo avanado, conduz a diculdades (Habermas, 1999, p. 9). Na mesma linha, Claus Offe reverbera: Grosseiramente, a seguinte a diculdade epistemolgica que desde a Segunda Guerra Mundial vem torturando a teoria poltica marxista: faltam teoria tradicional da crise pontos de referncia empricos, enquanto, ao contrrio, falta uma teoria adequada aos processos reais da crise (1984, p. 296). A social-democracia foi vista como a refutao da teoria de classes, da tese do colapso inevitvel do capitalismo e da tese da proletarizao progressiva, trs dogmas centrais da Segunda Internacional (Heimann, 1991). Mas o passo decisivo de Habermas est em Tcnica e Cincia como Ideologia, no artigo homnimo:

Lua Nova, So Paulo, 66: 167-203, 2006

Joo Paulo Bachur

Por trabalho ou aco racional teleolgica entendo ou a aco instrumental ou a escolha racional ou, ento, uma combinao de duas. A aco instrumental orientase por regras tcnicas que se apiam no saber emprico. (...) Por outro lado, entendo por aco comunicativa uma interaco simbolicamente mediada. Ela orienta-se segundo normas de vigncia obrigatria que denem as expectativas recprocas de comportamento e que tm de ser entendidas e reconhecidas, pelo menos, por dois sujeitos agentes (2001a, p. 57 grifos originais).

No objeto deste trabalho problematizar, na extenso devida, o conceito de trabalho de Habermas. evidente que a reduo no se sustenta e somente faz sentido em uma separao idealista e articial da realidade; de Hegel a Marcuse, passando por Marx, o trabalho categoria da praxis social, para dizer o mnimo. A separao entre sistema e mundo da vida como mbitos do trabalho e da interao, respectivamente por demais forada, j que o trabalho assalariado uma atividade que se realiza na esfera pblica (...). Por isso, a sociedade industrial pode perceber a si mesma como uma sociedade de trabalhadores, distinta de todas as demais que a precederam (Gorz, 2003, p. 21 grifos originais). Habermas, seguindo Offe, demonstra o esgotamento da utopia da sociedade do trabalho em nome de uma utopia comunicativa e esse o pilar de sua crtica ao Welfare State (cf. Offe, 1989, p. 171). No obstante Habermas seja plenamente consciente do vnculo do Estado social ao projeto esclarecedor, como j visto, a crise inegvel diante da perda da centralidade sociolgica da categoria trabalho: O desenvolvimento do Estado social acabou num beco sem sada. Com ele esgotaram-se as energias da utopia de uma sociedade do trabalho (1987, p. 112). Esse diagnstico fundamenta a recuperao de sentido pelo agir comuniLua Nova, So Paulo, 66: 167-203, 2006

193

Individualismo, liberalismo e losoa da histria

194

cativamente orientado obteno livre do consenso o projeto esclarecedor transita do trabalho interao; da reproduo material reproduo simblica do mundo da vida. Ora, mas se a reproduo simblica do mundo da vida sustentada por sua reproduo material (Habermas, v. II, 1995, p. 209), no se pode abrir mo de uma esfera prpria do agir instrumental, em que pese a correlata dominao inerente estrutura social erigida a partir do trabalho assalariado. Assim que Habermas se envolve em uma circularidade estril e insolvel: se o trabalho, a manipulao tcnica, enm, o sistema, constitui esfera indispensvel para a reproduo do mundo da vida, extremamente improdutivo argumentar pela perda da centralidade da categoria trabalho: na tese do esgotamento da sociedade do trabalho, a categoria trabalho no pode ser a mera manipulao instrumental da natureza, tem de ser trabalho como interao caso contrrio, a solidariedade comunicativa no seria um sucedneo satisfatrio. Mas, de outro lado, o trabalho como agir instrumental absolutamente incontornvel para a prpria racionalizao simblica do mundo da vida nesse sentido, o trabalho no pode perder a centralidade. Mas, como j dito, o argumento da perda da centralidade exige que o trabalho seja algo alm do agir instrumental, o que no desenvolvido na teoria do agir comunicativo da a contradio do conceito de trabalho de Habermas. Os custos desse movimento no sero pequenos. Ao assumir para si a tarefa de conduzir o projeto esclarecedor, dispensando a dialtica histrico-materialista (que se ava no trabalho), Habermas tem de elaborar uma garantia terica para a emancipao, exatamente como zera o liberalismo clssico. E isso feito conforme sua estratgia para uma abordagem reconstrutiva das cincias sociais apoiada na

Lua Nova, So Paulo, 66: 167-203, 2006

Joo Paulo Bachur

comunicao e, mais especicamente, na orientao da ao comunicativa centrada no consenso (Habermas, 1989)8. A ausncia do potencial negativo da dialtica exige, em contrapartida, uma positividade, um sucedneo comunicativo para a losoa da histria. Essa positividade est na esfera pblica, instncia comunicativa capaz de revitalizar os processos de legitimao poltica do Estado de direito (Habermas, 1984, p. 269/270). nela que se d o uso pblico da razo, para lembrar Kant (1985, p. 104). Mas para que tal se processe, os requisitos no so pouco exigentes: as trs ces necessrias teoria do agir comunicativo rezam: autonomia dos agentes, independncia (ainda que relativa) da cultura e transparncia da comunicao (Habermas, 1995, v. II, ps. 224/225). Mais ainda, so condies para o discurso racional: (i) a vedao de uma interrupo no motivada da argumentao, a liberdade na escolha dos tpicos da discusso e a incluso da melhor informao disponvel; (ii) o acesso universal equnime e igual argumentao, bem como participao igual e simtrica; e, nalmente, (iii) a excluso de toda e qualquer coao alm do melhor argumento, na busca cooperativa pela verdade (Habermas, 1996, p. 230). Tais ces so fortes e abstratas demais para passarem sem crtica. Somente fazem sentido quando se admite a representao bipolar e idealista da sociedade como sistema e mundo da vida (trabalho e interao), conforme a qual os homens desempenham papis sociais absolutamente independentes entre si, sob a orientao da busca por um conceito de consenso abstrato e normativo que, por isso mesmo, torna-se vazio de sentido poltico. A busca pelo consenso , com efeito, mais importante que o prprio con-

195

8. Ou melhor, no no consenso empiricamente vericvel propriamente dito, mas na busca pelo consenso. A diferena no um jogo de palavras.

Lua Nova, So Paulo, 66: 167-203, 2006

Individualismo, liberalismo e losoa da histria

196

senso com isso, Habermas elimina a dimenso negativa da linguagem, cuja funo precisamente operar o dissenso. Vale considerar que essa dimenso negativa da comunicao est presente em Luhmann9. Com efeito, a apreenso da sociedade como sistema e mundo da vida enfraquece o individualismo e, por conseguinte, a defesa da individualidade: o self-love e a insocivel sociabilidade marcavam a tenso entre egosmo e sociabilidade (quer dizer, entre ao instrumental e ao comunicativa), momentos mediados que no estavam dados. Se a integrao sistmica se d pela ao estratgica, cujos meios so dinheiro e poder; e se a integrao social se d pela interao dialgica, cujo meio o consenso; a tenso nsita do individualismo liberal-burgus desaparece. Por mais que Habermas pretenda tocar o projeto iluminista, falta-lhe a intransigncia na defesa substancial da liberdade, presente no sculo XVIII. O individualismo de Habermas, portanto, embora no se assemelhe ao individualismo econmico de Hayek, no retoma integralmente Smith10. Diante dessa defesa relativa da individualidade, Habermas tem de construir uma losoa da histria comunicativa: o desacoplamento entre sistema e mundo da vida remetido integrao comunicativa alcanada em uma esfera pblica universal, apoiada em um paradigma procedimental do direito e da democracia, cujo modelo a evoluo de nveis de conscincia moral determinados pelo paralelismo entre a ontognese (desenvolvimento do indivduo isolado) e a lognese (desenvolvimento do gnero humano).
9. A apreenso da teoria de sistemas de Talcott Parsons e de Niklas Luhmann por Habermas mereceria por si s um outro trabalho. Mas basta ressaltar, aqui, que tal apreenso absolutamente tendenciosa e unilateral, pois elimina o conceito central da teoria de sistemas: a comunicao aberta ao dissenso. A interao ca assim reservada teoria do agir comunicativo e conceitualmente vinculada ao consenso. 10. Para usar uma metfora habermasiana: em Smith, o self-love era o medium entre sistema e mundo da vida, embora no fosse, por bvio, o medium perfeito (como o prprio Marx pde ulteriormente ressaltar).
Lua Nova, So Paulo, 66: 167-203, 2006

Joo Paulo Bachur

Em Para a Reconstruo do Materialismo Histrico, Habermas conui a teoria do agir comunicativo e a psicologia cognoscitiva do desenvolvimento. A composio permite avaliar a evoluo de nveis de conscincia moral estruturados conforme uma intersubjetividade produzida lingisticamente e uma dinmica do desenvolvimento da personalidade, em referncia s estruturas de conscincia do direito e da moral que so homlogas na histria do indivduo e na do gnero (Habermas, 1983, p. 15 grifos acrescidos). Partindo de Piaget, Habermas oferece uma evoluo da aprendizagem conforme a interao entre a criana e o ambiente, de forma que pela confrontao com o alter que se forma o ego. Isso faz com que o ego se relacione, de um lado, com um alter que a natureza externa e, de outro lado, com um alter que a natureza interna. O desenvolvimento da identidade-do-Eu (ich-Identitt) tem paralelo na evoluo de imagens de mundo. Com efeito, a identidadedo-Eu se desenvolve em estgios que aprimoram a delimitao entre a subjetividade e a objetividade, do ponto de vista cognoscitivo, lingstico e interativo. Assim, o Eu desenvolve-se na seqncia dos estgios simbitico (em que a criana no se delimita perante o entorno, a subjetividade ainda no tem sentido); egocntrico (a criana age apenas e exclusivamente com referncia a seu prprio corpo); scio-cntrico objetivista (a criana toma conscincia de sua perspectiva subjetiva e j delimita perfeitamente a natureza externa e a sociedade); e nalmente universalista (o adolescente se livra do dogmatismo precedente e assume a possibilidade de um ponto de vista reexivo e relativista).
Na ontognese, observam-se seqncias de conceitos-base e de estruturas lgicas que so ans s da evoluo das imagens do mundo (1983, p. 18/19).

197

Lua Nova, So Paulo, 66: 167-203, 2006

Individualismo, liberalismo e losoa da histria

Com isso, Habermas estabelece uma analogia evolutiva entre: (i) o estgio simbitico e a sociedade paleoltica; (ii) o estgio egocntrico e a sociedade tribal, marcada pela explicao narrativa mtica e scio-mrca do mundo; (iii) o estgio scio-cntrico objetivista e as sociedades pr-modernas, em que a narrativa mtica substituda pela justicao do poder, j obtida com argumentos mas ainda atrelada a princpios fundamentais alm dos quais no se pode avanar; e (iv) o estgio universalista e as sociedades estatais modernas:
Quando se armam na economia capitalista e no Estado moderno formas universalistas de relacionamento, a atitude em face da tradio judaico-crist e grego-ontolgica sofre uma fratura de tipo subjetivista (Reforma e losoa moderna). Os princpios supremos perdem o seu carter de indubitabilidade; a f religiosa e a atitude terica tornam-se reexivas (Habermas, 1983, p. 20).

198

Ora, Habermas, leitor de Koselleck, no poderia deixar passar desapercebida a anidade (eletiva) entre o carter utpico da losoa da histria liberal e o ideal tico-discursivo universalista de sua prpria teoria, inclusive quanto ao paralelo entre a histria individual e a histria do gnero humano: por isso Habermas insiste em impingir teoria crtica da sociedade a pecha de uma losoa da histria catastrca (Habermas, 1995, v. I, p. 508/509), oferecendo, por isso, a teoria do agir comunicativo como alternativa losoa da histria:
Com a presente investigao, gostaria de introduzir uma teoria da ao comunicativa que esclarecesse os fundamentos normativos de uma teoria crtica da sociedade. A teoria da ao comunicativa oferece uma alternativa losoa da histria que se tornou insustentvel, e qual permanecera ainda ligada a velha teoria crtica (Habermas, 1995, v. II, p. 583).
Lua Nova, So Paulo, 66: 167-203, 2006

Joo Paulo Bachur

Com efeito, como possvel notar, a teoria do agir comunicativo no uma alternativa losoa da histria mas sim e mais propriamente seu substituto. A busca pelo consenso na teoria do agir comunicativo redunda na postergao rotineira da deciso, no adiamento procedimental da deciso poltica para o futuro; quer dizer, o agir comunicativo funciona aps os tempos ureos do Welfare State e a enxurrada neoliberal exatamente como a losoa utpica da histria funcionava para o liberalismo: acobertando a crise de legitimao do poder poltico e remetendo-a ao futuro. O modelo procedimental do direito e da democracia deduzido da ao comunicativa signica, na verdade, aliviar o fardo de tomar decises polticas substanciais, adiadas pelo processo poltico institucionalizado (Habermas, 1996, p. 362). A teoria do agir comunicativo se incumbiu de tocar o Iluminismo e, para tanto, teve de recorrer a um programa poltico positivo que, em ltima instncia, funciona como um equivalente terico para as losoas da histria liberais utpicas pr-revolucionrias. Resta comprometida, nesse passo, a tarefa do esclarecimento que o agir comunicativo chamou a si11.

199

Post scriptum: legitimao pelo procedimento?


Diante do quatro at aqui esboado, nota-se que a conjuno entre individualismo, liberalismo e losoa da histria, engendrada no bojo do projeto iluminista, continha uma determinao poltica aportica que a despeito da pretensa retomada do individualismo liberal pelo neoliberalismo, de um lado, e da herana da losoa da histria utpica retomada de forma subreptcia em registro social-democrata pela teoria do agir comunicativo, de outro lado no foi solucionada.
11. Note-se bem: o problema no a positividade em si, mas sua operacionalizao em insustentveis bases idealistas e abstratas ideolgicas, seria possvel dizer com preciso.
Lua Nova, So Paulo, 66: 167-203, 2006

Individualismo, liberalismo e losoa da histria

200

O projeto de emancipao humana, que somente faz sentido aps o Iluminismo, torna-se uma tarefa inatingvel porque perpetrada pela legalizao, pela positivao jurdica de reivindicaes emancipatrias (Koselleck, 2002, p. 258). No contexto iluminista, a razo do direito natural impulsionara a crtica ao absolutismo que, cristalizada no Estado de direito, tornou o impulso revolucionrio no princpio de conservao da ordem liberal e, justamente por isso, a aporia da legitimao poltica repetiu-se para a social-democracia. Nesse sentido, se, diante da separao entre moral e poltica, a conta foi apresentada pela primeira vez na Revoluo Francesa, a conta foi apresentada uma segunda vez no Estado de Bem-Estar Social na primeira vez pela revoluo, na segunda pela reforma. A teoria poltica contempornea tem de partir, portanto, dessa situao aportica herdada do liberalismo e no resolvida pela social-democracia nem pelo neoliberalismo. Niklas Luhmann radicaliza a teoria da sociedade e prope uma sada da aporia da legitimao poltica que, na verdade, signica precisamente aprofundar e radicalizar essa aporia: o esclarecimento sociolgico o abandono do esclarecimento ingnuo que marca toda a tradio iluminista (Luhmann, 1991, p. 67). Para a teoria de sistemas, a legitimao poltica deixa de ser um problema poltico diante da legitimao pelo procedimento. Luhmann transtorna o conceito de esclarecimento conforme recebido pela tradio iluminista racionalista ao fazer a inverso conceitual entre Aufklrung e Abklrung, muito mais signicativa do que meramente terminolgica. Com Abklrung o esclarecimento tornado de um impulso de transformao social em direo imploso da tradio em um impulso de conservao social, soluo de problemas e tomada de decises. Por isso Iluminismo sociolgico: a teoria de sistemas opera o esclarecimento como uma funo de resoluo de problemas sociais, pois o ganho representado pelo aumento
Lua Nova, So Paulo, 66: 167-203, 2006

Joo Paulo Bachur

das possibilidades humanas no signica nada se no puder ser corretamente apreendido e trabalhado ( a reduo da complexidade social, no jargo da teoria de sistemas). Partindo do esclarecimento sociolgico, Luhmann prescinde do individualismo, da losoa da histria e at mesmo do liberalismo (no sentido empregado neste artigo, quer dizer, como fundamento da liberdade). Da a individualidade ser conceituada apenas como auto-referncia, como operao autopoitica. Exatamente como ocorre com o indivduo, tambm o Estado um sistema social dentre outros. O sistema poltico dene-se por duas propriedades fundamentais: o poder de tomar decises e o carter vinculante dessas decises. A calibrao feita pela capacidade de introduzir temas para a deciso por parte do sistema poltico conforme o binmio progressivo/conservador (1981, p. 38). O risco para o sistema dplice: (i) que, uma vez submetido um tema apreciao poltica, a deciso seja tomada depressa demais, colocando em risco a sobrevida do sistema; ou (ii) que o sistema admita um tema poltico e seja incapaz de alcanar uma soluo. A grande tarefa do sistema poltico, portanto, trazer temas para os quais ele consiga oferecer ao menos uma deciso dentro de seus prprios limites, ou seja, garantir a legitimidade da legalidade. Isso assegurado pela legitimao pelo procedimento (Luhmann, 1980). A apreciao crtica dessa alternativa demanda, contudo, um outro trabalho.

201

Joo Paulo Bachur doutorando em Cincia Poltica pela FFLCH/USP

Referncias bibliogrcas
BELLAMY, R. Liberalismo e sociedade moderna. (Trad. M. Lopes). So Paulo: UNESP, 1994.
Lua Nova, So Paulo, 66: 167-203, 2006

Individualismo, liberalismo e losoa da histria

202

BUCHANAN, J. Essays on political economy. Honolulu: University of Hawaii Press, 1989. CONDORCET, J.A.N. Marquis de. Esboo de um quadro histrico dos progressos do esprito humano. (Trad. C. A. R. de Moura). Campinas: UNICAMP, 1993. FERGUSON, A. An essay on the history of civil society. Nova York: Cambridge University Press, 1995. GORZ, A. Metamorfoses do trabalho: Crtica da razo econmica. (Trad. A. Montoia). So Paulo: Annablume, 2003. GRAY, J. O liberalismo. (Trad. M. H. Costa Dias). Lisboa: Estampa, 1988. _________. Post-liberalism: Studies in political thought. Londres: Routledge, 1996. HABERMAS, J. Para a reconstruo do materialismo histrico. (Trad. C. N. Coutinho). So Paulo: Brasiliense, 1983. _________. Mudana estrutural da esfera pblica: Investigaes quanto a uma categoria da sociedade burguesa. (Trad. Flvio Kothe). Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984. _________. A nova intransparncia: A crise do Estado de Bem-Estar Social e o esgotamento das energias utpicas. (Trad. C. A. M. Novaes). In: Novos Estudos, CEBRAP, n. 18, 1987. _________. Conscincia moral e agir comunicativo. (Trad. Guido de Almeida.) Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989. _________. Theorie des kommunikativen handelns, 4 ed.. Frankfurt a. Main: Suhrkamp, 1995. _________. Between facts and norms: Contributions to a discourse theory of law and democracy. (Trad. W. Rehg). Cambridge: MIT Press, 1996. _________. A crise de legitimao no capitalismo tardio. 3ed. (Trad. Vamireh Chacon). Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999. _________. Tcnica e cincia como Ideologia. (Trad. Artur Moro). Lisboa: Edies 70, 2001a. _________. A constelao ps-nacional: Ensaios polticos. (Trad. Mrcio Seligmann-Silva). So Paulo: Littera Mundi, 2001b. HAYEK, F. A. The constitution of liberty. Chicago: University of Chicago Press, 1960. _________. Freiburger studien. Tbigen: J. C. B. Mohr, 1969. _________. Law, legislation and liberty. Chicago: University of Chicago Press, v. I (1973), v. II (1976), v. III (1979a). _________. Liberalismus. Tbigen: J. C. B. Mohr, 1979b. _________. The road to Serfdom. Chicago: University of Chicago Press, 1994. _________. Individualism and economic order. Chicago: University of Chicago Press, 1984.

Lua Nova, So Paulo, 66: 167-203, 2006

Joo Paulo Bachur

HEIMANN, H. Die voraussetzungen des demokratischen socialismus und die aufgaben der sozialdemokratie. Bonn: J. H. Dietz, 1991. HERDER, J. G. Tambm uma losoa da histria para a formao da humanidade: Uma contribuio a muitas contribuies do sculo. (Trad. Jos M. Justo). Lisboa: Antgona, 1995. KANT, I. Resposta Pergunta: Que Esclarecimento?. 2 ed. (Trad. Floriano de Sousa Fernandes). Petrpolis: Vozes, 1985. _________. Idia de uma histria universal de um ponto de vista cosmopolita. (Trad. Rodrigo Naves & Ricardo R. Terra). So Paulo: Brasiliense, 1986. KOSELLECK, R. Crtica e crise: Uma contribuio patognese do mundo burgus. (Trad. Luciana Villas-Boas Castelo-Branco). Rio de Janeiro: EDUERJ/Contraponto, 1999. _________. The practice of conceptual history: Timing history, spacing concepts. Stanford: Stanford University Press, 2002. LUHMANN, N. Legitimao pelo procedimento. (Trad. M. C. Crte-Real). Braslia: UNB, 1980. _________. Politische theorie im wohlfahrtsstaat. Munique: Gnter Olzog, 1981. _________. Soziologische aufklrung. In: Soziologische aufklrung, 6 ed., v. 1. Opladen: Westdeutscher, 1991. MANDEVILLE, B. The fable of the bees or private vices, public benets. Londres: Wishart & Company, 1934. MARX, K. O 18 Brumrio, 6 ed. (Trad. Leandro Konder & Renato Guimares). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. OFFE, C. Problemas estruturais do Estado capitalista. (Trad. Brbara Freitag). Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984. _________. Capitalismo desorganizado: Transformaes contemporneas do trabalho e da poltica, 1989. PARETO, V. (O Individual e o Social e Tratado de Sociologia Geral [excertos]) (Trad. R. R. Cunha). In: RODRIGUES, J. A. (Org.). Pareto: Sociologia. So Paulo: tica, 1984. SEN, A. K.. On ethics and economics. Oxford & Cambridge: Blackwell, 1987. SMITH, A.. An inquiry into the nature and causes of the wealth of nations. Nova York: Prometheus Books, 1994. _________. Teoria dos sentimentos morais. (Trad. Lya Luft). So Paulo: Martins Fontes, 1999. TOCQUEVILLE, A. O antigo regime e a revoluo. (Trad. Yvonne Jean). Braslia: UNB, 1997. _________. A democracia na Amrica. 4 ed. (Trad. Neil R. Silva). So Paulo: Itatiaia, 1998. WEBER, M. Economia e sociedade. 5 ed. (Trad. Regis Barbosa & Karen Elsabe Barbosa). Braslia: UNB, 2000.
Lua Nova, So Paulo, 66: 167-203, 2006

203

Resumos / Abstracts

213

INDIVIDUALISMO, LIBERALISMO E FILOSOFIA DA HISTRIA JOO PAULO BACHUR O artigo aborda a principal questo da teoria poltica: a legitimidade. O tema desenvolvido a partir dos conceitos bsicos da losoa poltica iluminista: individualismo, liberalismo e losoa da histria, com a ajuda da historiograa conceitual de Reinhart Koselleck, para demonstrar, como resultado, uma aporia poltica. A articulao especca entre esses conceitos ento utilizada para ler os principais trabalhos de Friedrich August von Hayek, como um
Lua Nova, So Paulo, 66: 205-214, 2006

Resumos / Abstracts

exemplo da adaptao desse conjunto conceitual para o neoliberalismo, e, de outro lado, para ler o ncleo da obra de Jrgen Habermas, como exemplo da verso social-democrata dessa adaptao. A concluso aponta para a teoria de sistemas de Niklas Luhmann como uma possvel alternativa aporia poltica herdada do arcabouo conceitual do Iluminismo.
Palavras-Chave: Individualismo e Liberalismo; Filosoa da His-

tria; R. Koselleck; Neoliberalismo e Social-Democracia; A. Smith; F.Hayek; J. Habermas. INDIVIDUALISM, LIBERALISM AND PHILOSOPHY OF HISTORY The paper addresses the main issue of political theory: legitimacy. The theme is developed beginning with the basic concepts of the political philosophy of the Enlightenment: individualism, liberalism and philosophy of history, with the help of the conceptual historiography of Reinhart Koselleck, to point out a political aporia. The specic articulation between those concepts is then used to read the main works of Friedrich August von Hayek, as an example of the adaptation of that framework to neoliberalism and, on the other hand, to read the core of the work of Jrgen Habermas, as an example of the social-democratic version. The conclusion points to the systems theory of Niklas Luhmann as a possible alternative to the political aporia inherited from the basic conceptual framework of the Enlightenment.
Keywords:

214

Individualism and Liberalism; Philosophy of History; R. Koselleck; Neoliberalism and Social Democracy; A. Smith; F. Hayek; J. Habermas.

Lua Nova, So Paulo, 66: 205-214, 2006

Anda mungkin juga menyukai