Anda di halaman 1dari 22

A flor o aparelho reprodutor dos vegetais mais evoludos, que so as Gimnospermas e as Angiospermas.

. Nas Gimnospermas, que surgiram primeiro, as flores so incompletas, pois alm de no possuirem spalas e ptalas, que formam o revestimento externo, no produzem os vulos dentro de um ovrio, no formando, portanto, frutos. As Angiospermas, por outro lado, surgiram mais tarde e suas flores so completas, nelas os vulos, que iro produzir as sementes, se formam dentro de uma estrutura fechada, o ovrio, que ir se transformar no fruto.

Origem das flores


As flores se originam de gemas ou botes florais localizados em posies diversas, geralmente nas extremidades dos ramos.

Constituio de uma flor completa


Pednculo - ramo de caule em cuja extremidade a flor se forma Receptculo - exctremidade do pednculo onde as peas da flor se fixam Spalas - folhas modificadas, geralmente verdes, cuja funo de proteo. As spalas fecham boto floral antes que este se abra. Seu conjunto denomina-se clice Ptalas - folhas modificadas, geralmente coloridas, cuja funo proteger os rgos reprodutores e atrair pssaros ou insetos, que iro transportar os gros de plem de uma flor a outra. Seu conjunto forma a corola. Estames - folhas modificadas que so os rgos reprodutores masculinos do vegetal e cuja funo produzir os gros de plen. O conjunto dos estames chamado de androceu Carpelos - rgos reprodutores femininos que formam um ovrio onde sero produzidos os vulos.O conjunto dos carpelos forma o gineceu ou pistilo.

Obs: o clice, a corola, o androceu e o gineceu, que so os conjuntos formados por peas iguais, so denominados de verticilos florais.

Simetria Floral

Conforme a sua simetria as flores podem ser classificadas em: Zigomorfas - com simetria bilateral Actinomorfas - com simetria radial Assimtricas - sem qualquer simetria

Verticilos protetores
O clice e a corola so os verticilos protetores das flores e o seu conjunto pode ser chamdo de perianto (quando as spalas e as ptalas so diferentes) ou perignio (quando as spalas e as ptalas so iguais em cor e tamanho). Neste ltimo caso as spalas e as ptalas so chamadas de tpalas.

Aclamdea Monoclamdea Diclamdea

sem clice nem corola apenas um dos dois, ou clice ou corola Homeoclamdea com clice e corola iguais ou perignio Heteroclamdea com clice e corola diferentes ou perignio

Nmero de peas por verticilo


O nmero de peas por verticilo floral uma das principais caraactersticas usadas na classificao das

Angiospermas.Assim, poderemos ter: Flores dmeras - aquelas que tm duas peas por verticilo.

Flores trmeras - diz-se da flor organizada com base no nmero trs, ou seis.

Flores tetrmeras - diz-e da flor cujos verticilos se compem de quatro elementos.

Flores pentmeras - diz-se da flor organizada com base no nmero cinco ou mltiplo.

Verticilos reprodutores
Os verticilos reprodutores so o Androceu e o Gineceu, formados respectivamente por estames e carpelos. Conforme possuam um ou os dois sexos, as flores podem ser: Monclinas (hermafroditas) quando possuem os dois sexos, ou Dclinas quando os sexos so encontrados em flores diferentes.

Vegetais Monicos e Diicos


Os vegetais so monicos ou hermafroditas quando os dois sexos so encontrados num mesmo indivduo, numa mesma fllor (monclina) ou em flores diferentes (dclinas). Os vegetais diicos ou unissexuados, por outro lado, possuem apenas um sexo em cada p e suas flores, portanto, s podem ser dclinas.

Verticilos reprodutores
Androceu
o verticilo reprodutor masculino, formado por folhas modificadas denominadas estames, cuja funo a produo dos gros de plen e que so constituidos por trs partes: Antera - parte superior do estame com forma globulosa e cuja funo de produzir os gros de plen. Conetivo - local por onde o filete se fixa na parte superior do estame que a antera.

Filete- a haste que liga o estame ao receptculo da flor.

Conforme o nmero de estames o androceu pode ser: Isostmone - quando o nmero de estames igula ao nmero de ptalas Anisosmone - quando o nmero de estames diferente do nmero de ptalas Gamostmone - quando os estmes esto fundidos uns com os outros Dialistmone - com os estames esto livres, no fundidos

Antera
A antera parte fertil do estme onde sero produzidos os gros de plen. Vamos analiz-la ainda jven, antes de produzirem gros de plen e depois de madura, quando os gros de plen j esto formados. Antera jovem - logo que a flor se abre a antera ainda no est madura e ainda no produziu gros de plen. Fazendo-se um corte transversal, verifica-se que dividida simetricamente em duas metades (tecas), existindo em cada uma delas duas cavidades denominadas sacos polnicos, revestidas por uma camada nutritiva de clulas denominada "tapetum". Verifica-se, tambm que, abaixo da epiderme, existe uma camada de celulas com paredes reforadas, denominada endotcio ou camada mecncia. Nesta fase, dentro de cada saco polnico so encontradas clulas que, como todas as demais, so diplides, chamadas de "clulas me de gro de plen".

Antera adulta - nesta fase as clulas-me, que eram diplides, sofreram meiose e deram origem a gros de plen, haplides e binucleados. Verifica-se que a camada nutritiva que rodeava os sacos polnicos desapareceu, bem como a camada intermediria (entre os sacos polnicos), ficando em casa teca uma grande cavidade, denominada cmara polnica, cheia de gros de plen. A partir deste momento a antera ir se abrir e o plen ser transportado at os rgos femininos desta mesma flor ou de outra.

O gro de plen O gro de plen uma clula binucleada (ncleo vegetativo e ncleo reprodutivo) cercada por duas membranas a exina (mais externa) e a intina ( mais interna). A exina cheia de rugas que permitiro a fixao na parte superior do carpelo, para que depois possa haver a fecundao.

O gro de plen um esporo (micrsporo) e ainda no o gameta masculino do vegetal, este ser formado mais tarde quando, dentro do tubo polnico o ncleo reprodutivo se dividir formando dois anterozides.

Gineceu ou pistilo
o verticilo reprodutor feminino das angiospermas, formado por folhs modificadsa, denominadas carpelos. Os carpelos, que so folhas modificadas com os bordos fundidos, so constituidos de trs partes: Estgma - parte suprior do carpelo, rugosa, onde deve cair o gro de plen Estilete - tubo que liga o estilete ao ovrio, por onde deve crescer o tubo polnico

Ovrio - parte basal, dilatada, onde so produzidos os vulos, que formaro sementes

Tipos de gineceu
Simples - formado por um s carpelo Apocrpico - formado por diversos carpelos no fundidos. D origem a diversos frutos em uma mesma flor Sincrpico - formado por diversos carpelos fundidos que vo formar um nico fruto.

Tipos de ovrio
Unicarpelar, unilocular - formado por um s carpelo que forma uma s cavidade (lculo). encontrado nos gineceus simples e nos apocrpicos. Pluricarpelar unilocular - formados por diversos carpelos que formam uma nica cavidade. encontrado nos gineceus sincrpicos e forma frutos com uma nica cavidade interna. Pluricarpelar plurilocular - formado por diversos carpelos que formam diversas cavidades. encontrado nos gineceus sincrpicos e forma frutos com o interior dividido em gomos.

Placentao
o estudo da posio em que os vulos se fixam na parede interna do ovrio e, quando este se transformar no fruto, ser a posio em que ficaro as sementes. Tipos de placentao Central - quando o vulo se fixa no centro e no fundo do ovrio. Ex: pssego, manga, cco

Parietal - quando o vulo se fixa nas paredes laterais do ovrio. Ex: vagem, amendoim

Axial - nos ovrios pluricarpelares pluriloculares, quando os vulos se fixam no eixo central formado pelo ponto de encontro dos carpelos. Ex: laranja

Difusa - espalhada por toda a parede do ovrio. Ex: mamo

O vulo
O vulo, que uma das principais conquistas evolutivas do Reino Vegetal , surgiu com o aparecimento da flor. Alm de produzir um gameta feminino dentro de uma estrutura protetora, ao se transformar na semente, cria um ambiente protegido onde o embrio pode sobreviver durante longos perodos esperando condies favorveis para a germinao. E, quando esta acontece, proporciona as reservas nutritivas necessrias para que a plntula possa iniciar o seu crescimento.

Formao do vulo
Nas Angiospermas, o vulo ou os vulos, comeam a se formar no interior do ovrio, a partir da placenta. 1 - No incio um pequeno calombo dentro do qual h uma clula grande, diplide, denominada "clula me de megasporo" 2 - A clula me sofre meiose e forma quatro megasporos haplides 3 - Dos quatro megasporos trs degeneram e sobra apenas um. 4 - O ncleo do megasporo se divide por mitose formando oito ncleos haplides 5 - Os oito ncleos originam as sete clulas que formam o saco embrionrio: a oosfera, as sinrgides, as antipodas e uma grande clula central - o mesocisto - com dois ncleos (ncleos polares).

Veja a descrio do vulo abaixo:

Tegumento - ou casca, formado por duas camadas de clulas: a primina(mais externa) e a secundina (interna).

Nucela - tecido nutrivo do vulo das Angiospermas que envolve o saco embrionrio.

Saco embrionrio - formado pela meiose de uma clula me inicial e composto, em muitos casos, por sete clulas haplides: a oosfera, duas sinrgides, trs antipodas e uma grande clula central, o mesocisto, com dois ncleos (ncleos polares). a parte frtil do vulo.

Funculo - o pednculo que liga o vulo (e mais tarde a semente) placenta. Hilo - poro terminal do funculo. o lugar por onde, mais tarde, a semente se destacar do fruto. Chalaza - parte basal da nucela que se liga ao funculo atravs do hilo. Micrpila - pequena abertura na extremidadade superior do vulo. Geralmente por ela que penetra o tubo polnico. Placenta - local na parede do ovrio onde o vulo se fixa e por onde, mais tarde, a semente se liga ao fruto..

Tipos de vulo
Orttropo - o vulo em que o hilo a chalaza e a micrpila esto em uma mesma lina reta. Antropo - o vulo cujo eixo principal curvo e a micrpila fica virada para a placenta. Campiltropo - o vulo recurvado em que a micrpila e a chalaza se aproximam em um mesmo plano horizontal.

Tipos de flores em relao posio do ovrio


Hipgina - a flor em que o ovrio se coloca no receptculo em um ponto que fica acima do plano em que as outras peas se fixam. Pergina - a flor em que as demais peas se fixam em um plano que corta o ovrio. Epgina - a flor em que o ovrio envolvido pelo receptculo ficando todo ele abaixo do plano em que as outras peas se fixam.

Diagrama floral
Chama-se de diagrama floral representao esquemtica de uma flor como se fosse projetada em um plano horizontal. O diagrama permite que os botnicos comparem as flores de espcies diferentes, permitindo o seu reconhecimento e classificao. Atravs dele possvel verificar o nmero de peas em cada verticilo, sua posio relativa e se esto concrescidas ou no.

Frmula floral
a representao de uma flor, tambm para que possa se comparada e reconhecida, s que agora atavs de uma frmula em que so usados letras, nmeros e simbolos grficos. Assim teremos: K = clice ou S = spalas C = corola ou P = Ptalas A = androceu ou E = estames G = gineceu ou C = carpelos Usa-se algarismos para mostrar o nmero de peas em cada ciclo e, se estiverem soldadas entre si, coloca-se entre parentesis. As letras H, P ou E, colocadas no final, indicam se a flor hipgina pergina ou epgina e os smbolos " */* "ou " * " indicam , respectivamente se a simetria bilateral ou radial. Veja o exemplo abaixo:

Frmula: K5 C(5) A5+5 G(6) H *


Da flor acima se pode dizer: 1 - acompanhada por uma brctea 2 - de dicotilednea, pois se pode ver que pentmera e heteroclamdea. 3 - actinomorfa, pois possue simetria radial 4 - Possue calice dialispalo (spalas soltas)e corola gamoptala (ptalas fundidas). 5 - O androceu diplostmone (o nmero de estames o dobro do nmero de ptalas) e tem dois ciclos concntricos de estames 6 - O gineceu sincrpico, formado por seis carpelos fundidos que formam um ovrio pluricarpelar plurilocular, com placentao axial. Pela frmula floral que a acompanha, pode-se ver que a flor hipgina e, portanto, tem ovrio spero.

As folhas so rgos vegetativos das plantas, geralmente verdes, cujas principais funes so a de realizar a fotossntese e as trocas gasosas com o meio.

Origem
As folhas se originam de primrdios foliares localizaados nas extremidades dos caules e dos ramos. Seu crescimento limitado, parando de crescer depois de algum tempo, com excesso para as folhas das samambaias que, muitas vezes, tm crescimento indeterminado.

Durao
Conforme a durao das folhas os vegetais podem ser pereniflios (com folhas durante o ano inteiro) ou caduciflios, que derrubam as folhas no outono e passam o inverno sem elas. Nestes ltimos as folhas renascem a cada primavera.

Folhas simples e compostas


Todas as folhas tm uma camada, junto ao caule, por onde caem. Esta camada chamada de camada de absciso. So chamadas de folhas simples aquelas que possuem o limbo inteiro e de compostas aquelas que tm o limbo dividido em partes menores, denominadas de fololos. As folhas compostas, para serem assim consideradas, devem possuir apenas uma camada de absciso.

Folha completa
Uma folha completa formada por: Pecolo - a haste que sustenta a folha e a liga ao caule Limbo - a parte achatada e dilatada da folha especializada para receber a luz do sol e para realizar as trocas gasosas com o ambiente, Banha - expanso achatada do pecolo para aumentar a fixao Estpulas - pequenos apndices localizados na base do pecolo, podem servir para aumentar a rea fotossintetizante ou se transformam em espinhos

Tipos de folhas
Folhas incompletas so aquelas em que falta ou pecolo, ou estpulas ou banha. Folhas com crea so folhas em que as estpulas so grandes e se abraam ao redor do caule Folha invaginante a que tm bainha grande para aumentar sua fixao Folha sssil a que a que apenas limbo, pelo qual se fixa diretamente ao caule

Heterofilia
o caso em que em um vegetal existem diversos tipos de folhas, surgindo cada tipo em um ambiente diferente. Um exemplo importante o caso da Sagitria, em que existem trs tipos de folhas: as submersas (que so alongadas),as flutuantes (que so arredondadas) e as areas (que tm forma de ponta de flexa).

Folhas modificadas
So folhas que tm funes especiais e, por isso mesmo, suas formas se adaptam a essas especializaes. So exemplos: Espinho - folha modificada para economia de gua Escama - folha geralmente subterrnea modificada que protege brotos, como, por exemplo, no lrio Catfilo - folha subterrnea modificada que protege o broto nos bulbos tunicados, como na cebola Gavinha - folha modificada para permitir a fixao dos caules sarmentosos Brctea - folha modificada que acompanha as flores com funo de proteo ou atrao Espata - brctea especial que protege as inflorescncias do copo-de-leite e do antrio Carnvorora ou insetvora - folha adapatada para atrair, capturar e digerir pequenos animais que vo ser utilizados como adubo.

Anatomia da Folha
As folhas, normalmente, tm uma forma laminar e, olharndo ao microscpio, veremos que possuem duas epidermes: a superior e a inferior, revestidas por uma cutcula para dificultar as perdas de gua. Entre as duas epidermes fica o mesfilo, formado por diversas camadas e clulas de um parnquima clorofiliano, junto do qual os tecidos de conduo formam as nervuras.

H diversos tipos de mesfilo: Mesfilo assimtrico - possue um parnquima paliadico em cima e um parnquima lacunoso em baixo. Como se pode ver na figura, a metade de cima e a metade de baixo do mesfilo no so semelhantes, portanto no h simetria. caracterstico das folhas de dicotiledneas'. Mesfilo simtrico - tem dois parnquimas paliadicos, separados por um parnquima lacunoso. Como se v na fiigura abaixo as metades superior e inferior do mesfilo so semelhanates e, portanto, simtricas. caracterstico das folhas de algumas monocotiledneas. Mesfilo indiferenciado - tem apenas um tipo de parnquima no diferenciado em paliadico e lacunoso. caracterstico de folhas de monocotiledneas.

Germinao Conforme a demanda ou o tempo vivacidade de cada semente, especfica para cada espcie,. O primeiro passo propiciar um local (condies) para que comee o processo de germinao. Processo de crescimento inicia-se pelo rompimento da casca da semente e no seu desenvolvimento at o momento em que a planta pode manter-se por sua prpria conta. Durante a germinao, o embrio da semente depende dos carboidratos que esto em forma de substncias de reserva, armazenados no endosperma.

Etapas da germinao Quando se oferece condies favorveis de germinao para as sementes, que so gua, temperatura, oxignio e luz, elas germinam passando pelas seguintes etapas: 1 - Absoro de gua que atravessa o tegumento e penetra no interior da semente. Com a hidratao a semente incha e torna o tegumento permevel para as trocas gasosas, especialmente carbono e oxignio. 2 - Rompimento do tegumento que ocorre quando do surgimento da raiz primria. 3 - Durante essas duas primeiras etapas, ocorrem atividades enzimticas que, acompanhadas de digesto e absoro das substncias de reserva, so translocadas para os pontos de crescimento. Tipos de germinao De acordo com o comportamento dos cotildones durante a germinao, essa pode ser: Epgea quando os cotildones, por ocasio da germinao, emergem superfcie do solo, como o guapuruvu; e Hipgea quando os cotildones permanecem sob a superfcie, como a cerejeira.

Anda mungkin juga menyukai