Anda di halaman 1dari 32

02_Anderson_91_p22a53.

indd 22

21/11/11 13:20

O Brasil de lula*
Perry Anderson
traduo de Alexandre Barbosa de Souza e Bruno Costa

Resumo

O artigo oferece uma viso panormica do governo de Luiz Incio Lula da Silva (200310) e analisa a trajetria poltica, social e econmica brasileira nas duas ltimas dcadas. Palavraschave: Brasil; Luiz Incio Lula da Silva; governo Lula; poltica brasileira.
AbstRAct

The article offers an overview of Luiz Incio Lula da Silvas term as president of Brazil (200310) and analyzes transformations in Brazilian politics, society and economy in the last twenty years. Keywords: Brazil; Luiz Incio Lula da Silva; Lulas presidency; Brazilian politics.

[*] Verso estendida de artigo pu blicado originalmente na London Re view of Books, vol. 33, n. 7, 31/03/2011.

Ao contrrio do conhecido ditado ingls, estoico ou pretensamente isento de culpa, nem toda vida poltica termina em fracasso. Na Europa do psguerra, basta pensar em Adenauer ou De Gasperi, ou talvez de maneira mais impressionante, Franco. Mas verdade que, sob condies democrticas, ser mais popular no final do que no incio de um prolongado perodo no poder raro. Ainda mais raro aparentemente at mesmo indito que tal popularidade seja reflexo, no de diminuio ou moderao, mas de uma radicalizao no governo. Hoje, existe apenas um governante no mundo que pode reivindicar tal conquista, o exoperrio que em janeiro deixou a presidncia do Brasil com uma aprovao de 80% dos cidados. Por qualquer critrio, Luiz Incio da Silva o poltico mais bemsucedido de seu tempo.
Novos esTUdos 91 NoveMBro 2011 23

02_Anderson_91_p22a53.indd 23

21/11/11 13:20

Esse sucesso se deve muito a um excepcional conjunto de dons pessoais, uma mescla de sensibilidade social afetuosa e frio clcu lo poltico, ou como sua sucessora Dilma Rousseff formulou avaliao racional e inteligncia emocional, para no falar no jovial bom humor e encanto pessoal. Mas esse conjunto tambm , em sua origem, inseparvel de um importante movimento social. Vindo ele mesmo da mais profunda pobreza do Brasil, a ascenso de Lula de operrio no cho da fbrica a lder do pas nunca foi um triun fo pessoal: o que a tornou possvel foi a mais notvel insurgncia sindicalista do ltimo tero do sculo, criando o primeiro e at agora nico partido poltico moderno do Brasil que se tornou o veculo da sua ascenso. Juntos, a combinao de uma personalidade carismtica e a organizao com dimenses nacionais sempre foram trunfos formidveis. Entretanto, o sucesso de Lula estava longe de um resultado pre visvel. Eleito em 2002, seu governo partiu de um incio melanclico e logo se aproximou do desastre. Seu primeiro mandato, dominado pelo legado econmico de seu predecessor, reverteu praticamente toda a esperana sobre a qual o Partido dos Trabalhadores havia sido fundado. No governo de Fernando Henrique Cardoso, a dvida p blica metade da qual avaliada em dlares tinha dobrado, e o dficit em conta de ento era duas vezes a mdia da Amrica Latina, as taxas de juros nominais estavam acima dos 20%, e a moeda havia perdido metade do seu valor na corrida eleitoral1. A Argentina havia declarado o maior calote da histria e aos olhos do mercado financei ro o Brasil parecia beira do mesmo precipcio. Para restaurar a con fiana dos investidores, Lula nomeou uma equipe econmica indis cutivelmente ortodoxa no Banco Central e no Ministrio da Fazenda, que elevou ainda mais a taxa de juros e fez cortes no investimento pblico para atingir um supervit primrio maior do que o prprio fmi havia recomendado. Para os cidados, os preos e o desempre go subiram enquanto o crescimento caiu pela metade. Mas o mais amargo remdio para os militantes foi o nctar dos que possuam ttulos da dvida pblica: o fantasma do calote havia sido banido. O crescimento voltou em 2004, com a recuperao das exportaes. Mas a dvida pblica continuava crescendo, e a taxa de juros foi ele vada mais uma vez. Partidrios do governo anterior, que remoam as crticas de Lula a Cardoso, apontaram triunfantemente a continuida de entre os dois. Para o pt no havia muito do que se gabar. Se isso j era desestimulante o suficiente, o pior ainda estava por vir. Na primavera de 2005, o lder de um dos menores partidos do Congresso (havia ento uma dezena deles), pressionado depois que um de seus homens de confiana foi filmado recebendo propina, re agiu com a revelao de que o governo comprava o voto dos deputa
24 o Brasil de lUla Perry Anderson

[1] Amaral, Aline Diniz, Kingstone, Peter e Krieckhaus, Jonathan. The Limits of Economic Reform in Brazil. In: Kingstone, Peter e Power, Timothy (orgs.). Democratic Brazil Revisited. Pit tsburgh, 2008, pp. 1456.

02_Anderson_91_p22a53.indd 24

21/11/11 13:20

[2] Parece no haver ainda ne nhum estudo brasileiro bom a res peito dos escndalos de 200506, sendo a maioria parcial e superficial. Para um comentrio sbrio, ainda que relativamente breve, em ingls, ver Bourne, Richard. Lula of Brazil. The Story So Far. University of Cali frnia Press, 2009, pp. 17695, que tambm o estudo mais equilibrado do tema, em qualquer lngua, at o presente momento.

[3] Para uma estimativa inferior (31%), ver Santos, Fabiano e Vila rouca, Mrco Grij. Political Insti tutions and Governability from fhc to Lula. In: Kingstone, P. e Power, T. J. Democratic Brazil Revisited, Univer sity of Pittsburgh Press, 2008, p. 77. Para uma estimativa superior (38%) 195 de um total de 513 deputados ver The Economist, 14/04/2007. [4] The Economist, 10/07/2010.

dos de modo sistemtico pagando 7 mil dlares ao ms para cada um deles, assegurando assim a maioria na Cmara. O encarregado da operao era o chefe de gabinete de Lula no Palcio do Planalto, Jos Dirceu; o dinheiro era proveniente de fundos ilegais controlados pelo pt e distribudos pelo seu tesou reiro, Delbio Soares. Poucas semanas depois dessa bomba, um assessor do irmo do presidente do pt, Jos Genono, foi preso ao tentar embarcar em um voo com 200 mil reais em uma mala e 100 mil dlares escondidos na cueca. Um ms depois, o chefe de campanha da candidatura de Lula presidncia, Duda Mendona uma celebridade no mundo da propaganda confessou que sua campanha fora financiada pelo caixa dois obtido de bancos e empresas interessados, em uma violao da lei eleitoral, e que ele mesmo havia sido recompensado por seus servios com depsitos secretos numa conta nas Bahamas. Em seguida, foi a vez de um dos confidentes polticos mais prximos de Lula, o exlder sindi cal Luiz Gushiken, que, sob fogo cruzado pelo desvio dos fundos de penses para fins polticos, foi forado a renunciar ao cargo de secretrio de Comunicao. E num cenrio ainda mais tenebroso o assassinato no desvendado, no incio de 2002, de Celso Daniel, prefeito do reduto petista de Santo Andr, cuja suspeita difundida a de que tenha sido um assassinato planejado, relacionado a su bornos coletados de empresas de nibus locais2. A exposio de uma ampla rede de corrupo por trs da conquis ta de poder de Lula, embora tenha sido um choque desmoralizador para grande parte da prpria base do pt, pode ser posta como o foi prontamente pelos legalistas numa perspectiva histrica. O financiamento ilegal de campanhas por doadores secretos em troca de favores sempre foi generalizado na poltica brasileira: o presiden te do principal partido da oposio, o psdb de Fernando Henrique Cardoso, foi alvo da mesma acusao e teve de renunciar em meio ao mesmo escndalo. A compra de votos no Congresso no era novida de. Era sabido que Cardoso tinha molhado a mo de deputados do Amazonas para garantir a mudana constitucional que lhe permitiu concorrer a um segundo mandato. O legislativo brasileiro h muito vinha sendo um covil de venalidade e oportunismo. Ao fim do pri meiro mandato de Lula, de um tero a dois quintos dos deputados no Congresso tinham mudado de partido3; at o final do segundo, mais de um quarto dos membros de ambas as Casas estavam indiciados ou enfrentando acusaes4. Atualmente, deputados e senadores es to pressionando por salrios de mais de 200 mil dlares por ano. Em 2002, Lula havia sido eleito com 61% dos votos populares, mas o pt tinha menos de um quinto dos assentos no Congresso, onde o governo teve de encontrar aliados para conseguir a maioria. Dirceu
Novos esTUdos 91 NoveMBro 2011 25

02_Anderson_91_p22a53.indd 25

21/11/11 13:20

queria fazer um acordo com o maior partido de centro, o pmdb, mas isso significaria conceder ministrios importantes. Lula preferiu cos turar uma colcha de retalhos com os partidos menores, cujo poder de barganha era mais fraco. Mas, naturalmente, eles esperavam alguma participao nos esplios tambm, e assim o mensalo a propina mensal foi arquitetado especialmente para eles. Com relao ao dinheiro, a corrupo da qual o pt se beneficiou, e sobre a qual governou, foi, provavelmente, mais sistemtica do que a de qualquer antecessor. Em termos absolutos, as eleies brasilei ras perdem apenas para a dos americanos em custos, e proporcio nalmente renda nacional pode excedlos por uma larga margem. Em 1996, Clinton gastou 43 milhes de dlares para assumir a Casa Branca; em 1994, Cardoso gastou 41 milhes de dlares para garantir o Palcio do Planalto, em um pas com um pib per capita inferior a 1/6 dos Estados Unidos5. Ao contrrio de Cardoso, que por duas vezes ganhou no primeiro turno como o candidato da situao, e coman dou uma grande quantidade no jargo brasileiro, fisiolgica de aliados e funcionrios pblicos no Congresso, Lula j havia sido derrotado trs vezes quando concorreu novamente presidncia no final de 2002, sendo o seu partido tradicionalmente objeto da mais profunda desconfiana de todos os que contavam economicamente no pas. Para superar essas dificuldades, recursos especiais se fizeram necessrios, para os quais garantias especiais tiveram de ser dadas, no mbito pblico e no privado6. E, do mesmo modo, com um pe queno grupo de deputados e um ainda menor grupo de aliados es pontneos na legislatura, o pt foi levado a subornar em maior escala para obter maiorias temporrias no Congresso. Talvez se possa falar em uma espcie de gratificao dos trabalhadores, em corrupo, mas tambm em combate inflao na necessidade de satisfazer o fmi, com um supervit primrio excessivo para manter a econo mia no prumo, para extrair e distribuir dinheiro sujo a fim de obter cargos e exercer o poder. Esta seria ao menos a justificativa tomada pelos defensores do partido. Na prtica, o atenuante mais tpico seria apontar a probidade pessoal; em alguns casos, o histrico heroico daqueles encarregados dos desembolsos feitos em nome de fins or ganizacionais, e no individuais. Dirceu, o arquiteto do pt moderno, e estrategista da vitria de Lula, havia trabalhado escondido no pas por anos depois de voltar clandestinamente do exlio em Cuba. Ge noino foi um guerrilheiro na selva, preso e torturado pelos generais. Gushiken ainda vivia a vida modesta de um exsindicalista. Eles agi ram desinteressadamente, sem vantagens pessoais, pela causa. Tais apelos no comoveram a mdia. Uniformemente hostil ao pt de qualquer forma, a imprensa brasileira passou a cobrir em grande escala o escndalo do mensalo, sem poupar nenhuma conjectura le
26 o Brasil de lUla Perry Anderson

[5] Ver Samuels, David. Money, Elections and Democracy in Brazil. Latin American Politics and Society, 200102, pp. 313. Cardoso superou os gastos de Lula em mais de vinte ve zes em 1994 e dezoito vezes em 1998. Para o legislativo, em 1994 custava em mdia 530 mil dlares eleger um de putado nos eua, e 132 mil no Brasil, cerca de 800 mil dlares em termos norteamericanos.

[6] Parte do dinheiro do caixa dois foi usado tambm, provavelmente, para fins internos, a fim de garantir o domnio da Articulao, a corrente interna do pt encabeada por Dirceu. Ver Samuels, D. Brazil: Democracy under Lula and the pt, em Domin guez, J. e Shifter, M. Constructing De mocratic Governance in Latin America. Baltimore: John Hopkings University Press, 2008, p. 168.

02_Anderson_91_p22a53.indd 26

21/11/11 13:20

[7] Veja, 24/11/2005.

tal ou detalhe prejudicial. Seu alvo agora estava exposto. No havia como negar que o pt sempre afirmara ser uma fora poltica em um plano acima do pntano das prticas tradicionais, um inimigo sem medo da corrupo enraizada, em vez de um praticante obstinado dela. Logo, at mesmo a distino entre a m conduta institucional e a degenerao individual foi desfeita de forma espetacular. A figura mais poderosa no governo era o ministro da Fazenda, Antonio Paloc ci, um prefeito do interior de So Paulo que tinha sido a inspirao por trs da Carta aos brasileiros, a carta de compromisso eleitoral de Lula ao empresariado, e o agentechave para as transaes escusas do pt com bancos e construtoras durante a campanha. Exmdico, sem nenhuma habilidade especial em economia, seus laos confiden ciais com os mais diversos fundos e sua ortodoxia rgida no cargo fizeram dele a garantia de negcios confidenciais no governo e um dolo da imprensa financeira, no pas e no exterior. Negcios obs curos em seu feudo municipal de Ribeiro Preto vinham sendo alvo de boatos havia tempos, embora pudessem ser minimizados como apenas uma forma de reabastecer os cofres do partido. Mas, no incio de 2006, veio tona que uma manso beira do lago em Braslia havia sido alugada por um de seus assessores de Ri beiro Preto. L, em cenas de Buuel, as caractersticas doentias do ministro da Fazenda ele se parece com um punguista de alguma pintura do submundo seiscentista foram vislumbradas numa li musine que adentrava a manso, onde os quartos eram mobiliados apenas com camas e uma mesa para as bebidas e o dinheiro. Na manso entravam e saam discretamente com o ministro lobistas e conhecidos, que desfrutavam de prostitutas e festas e trocavam in formaes e favores. Quando a notcia desse bordel foi publicada, os cticos disseram que no havia razo para surpresa, pois a prpria capital no passava de uma verso ampliada do mesmo bordel. Paloc ci no estava em posio de assumir essa linha de defesa, e fez tenta tivas desesperadas para abafar o caso. Lula tambm, comparandoo efusivamente a Ronaldinho, como a estrela que o time no pode per der7, tentou por todos os meios salvlo, em vo. Com sua queda, na primavera de 2006, um dos principais polticos da presidncia conseguiu se livrar de todas as acusaes. O alvoroo sobre esses escndalos na mdia foi ensurdecedor. No Congresso, a oposio pressionou pela instalao de uma cpi atrs da outra. Lderes do psdb comearam a falar no impeachment de Lula, por cumplicidade na corrupo de seu squito. Sentindose en curralado por essa bateria de ataques, que ele comparou aos ataques que levaram Getlio Vargas ao suicdio no Palcio Presidencial, em 1954, Lula considerou apelar para o povo nas ruas, se seus inimigos persistissem na tentativa de deplo. Na realidade, o risco disso era
Novos esTUdos 91 NoveMBro 2011 27

02_Anderson_91_p22a53.indd 27

21/11/11 13:20

muito pequeno, uma vez que tanto Cardoso como Serra, prefeito do psdb de So Paulo, derrotado por Lula em 2002, mas com a esperan a de se tornar novamente o candidato presidencial de seu partido naquele ano, decidiram que seria melhor deixar um candidato gra vemente ferido no cargo do que correr o risco de que surgisse um adversrio forte e intransigente caso ele fosse expulso. Raramente um clculo poltico foi to infeliz. Sitiado na mdia e severamente criticado em seu mandato, Lula pde contar com duas reservas de emergncia que no apenas salvaram sua posio, mas a transformaram. O primeiro foi a volta do crescimento econmico sustentado. Depois de um perodo considerado como a pior estagna o do sculo um crescimento mdio anual de 1,6% na dcada de 1990, aproximandose de no mais de 2,3% em oito anos de fhc , o pib chegou ao patamar de 4,3% de 2004 at 2006. O salto se de veu essencialmente boa sorte no exterior. Esses foram os anos em que a demanda chinesa por duas das exportaes mais valiosas do Brasil, soja e minrio de ferro, decolaram, em meio a um aumento exorbitante no preo das commodities. Nos eua, onde as taxas de juros eram mantidas artificialmente baixas por parte do fed, para impedir que a bolha financeira nos Estados Unidos estourasse, o Greenspan Put criou um fluxo de importaes de capital barato disponvel para o Brasil. medida que os negcios e os empregos melhoraram, o clima no pas mudou. Poucos eleitores estavam dis postos a reclamar das reivindicaes oficiais de crdito para o desen volvimento. Alm disso, com a recuperao, o Estado estava agora recolhendo receitas maiores. Isso se tornaria um ponto decisivo para outro trunfo do governo. Desde o incio, Lula havia se comprometido a ajudar os pobres, de onde ele viera. Um acordo com os ricos e poderosos seria neces srio, mas a misria tinha que ser tratada de modo mais srio do que no passado. Sua primeira tentativa, o programa Fome Zero, para ga rantir o sustento mnimo de cada brasileiro, foi um fiasco dada a sua m administrao. Em seu segundo ano, no entanto, consolidando vrios programas preexistentes e expandindo sua cobertura, Lula lanou o programa que est agora indelevelmente associado a ele, o Bolsa Famlia, um depsito mensal de dinheiro para as mes nos estratos de menor renda, desde que comprovado o compromisso de que elas esto enviando os filhos para a escola e acompanhando a sade deles. Os pagamentos so muito baixos atualmente na casa dos 12 dlares por criana, ou uma mdia de 35 dlares por ms , mas eles so feitos diretamente pelo governo federal, impedindo a malversao local, e agora atingem mais de 12 milhes de domic lios, um quarto da populao. O custo efetivo do programa uma ninharia8, mas seu impacto poltico tem sido enorme. No apenas
28 o Brasil de lUla Perry Anderson

[8] Neri, Marcelo. Income Policies, Income Distribution, and the Distri bution of Opportunities in Brazil. In: Brainard, Lael e MartinezDiaz, Leonardo (orgs.). Brazil as an Eco nomic Superpower?: Understanding Brazils Changing Role in the Global Economy. Washington: Brookings Institution Press, 2009, p. 242; The Economist, 31/07/2009.

02_Anderson_91_p22a53.indd 28

21/11/11 13:20

[9] 240 reais em 2003, 260 reais em 2004, 300 reais em 2005, 350 re ais em 2006: Barbosa, Nelson e Perei ra de Souza, Jos Antnio. A inflexo do governo Lula: poltica econmica, crescimento e distribuico de renda. In: Sader, Emir e Garcia, Marco Au rlio (orgs.). Brasil entre o futuro e o passado. So Paulo: Boitempo, 2010, pp. 65, 75. [10] O Estatuto foi aprovado no fim de 2003.

[11] De 2001 a 2006, o emprstimo para consumo dobrou enquanto pro poro do pib: Hunter, W. e Power, Timothy. Rewarding Lula: Executive Power, Social Policy, and the Brazi lian Elections of 2006, Latin Ameri can Politics and Society, 2007, p. 15.

[12] The Economist, 03/07/2010. Estimativas de Marcelo Neri (fgv) e Ricardo Paes de Barros (Ipea).

porque tem ajudado, ainda que modestamente, a reduzir a pobre za e a estimular a demanda nas regies mais carentes do pas. Mas tambm devido mensagem simblica contida no programa: a de que o Estado se preocupa com as condies de todos os brasileiros, no importa o quo miserveis ou oprimidos, como cidados com direitos sociais em seu pas. A identificao popular de Lula com essa mudana tornouse o mais inabalvel de seus trunfos polticos. Materialmente, uma sucesso de aumentos substanciais do sa lrio mnimo teria uma importncia muito maior. Eles comearam na mesma poca em que os escndalos de corrupo vieram tona. Em 2005, um aumento em termos reais equivalente ao dobro do ano anterior foi decretado. No ano eleitoral de 2006, o aumento foi ainda maior9. Em 2010, o aumento cumulativo foi de 50%. Ainda inferior a 300 dlares por ms, permanecia bem abaixo do lucro de praticamente todo trabalhador num emprego formal. Mas, como as penses so indexadas ao salrio mnimo, seu aumento constante beneficiou pelo menos 18 milhes de pessoas diretamente. O Es tatuto do Idoso, aprovado no governo Lula, consolidou os ganhos dos idosos10. Indiretamente, tambm incentivou os trabalhadores do setor informal, no cobertos pelos ndices oficiais, que compem a grande maioria 80% da fora de trabalho brasileira a usar o mnimo como referncia para melhorar o que eles poderiam ganhar de seus empregadores. O reforo desses efeitos foi a introduo do crdito consignado emprstimos bancrios para a compra da casa prpria para aqueles que nunca possuram conta bancria, com re embolso automaticamente deduzido do salrio mensal ou penses11. Juntos, transferncias condicionais de dinheiro, salrios mnimos mais elevados e a instituio de novas linhas de crdito engendraram no apenas um crescimento sustentado do consumo popular, mas tambm uma expanso do mercado interno que, finalmente, depois de uma longa seca, propiciou a criao de mais empregos. Combinados, o crescimento econmico mais rpido e a distribui o de renda mais ampla conseguiram a maior reduo na pobreza na histria brasileira. De acordo com algumas estimativas, o nmero de pobres caiu de cerca de 50 milhes para 30 milhes num espao de seis anos, e o nmero de desamparados foi reduzido pela meta de12. Metade dessa dramtica transformao pode ser atribuda ao crescimento, a outra metade a programas sociais financiados, claro, pelas maiores receitas oriundas do crescimento. E esses pro gramas no se limitavam a auxiliar a renda. Desde 2005, os gastos do governo com a educao triplicaram, e o nmero de estudantes universitrios dobrou. Durante os anos 1990, o ensino superior no Brasil deixou de ser em grande parte uma funo pblica, com trs quartos de todos os estudantes indo para universidades privadas que
Novos esTUdos 91 NoveMBro 2011 29

02_Anderson_91_p22a53.indd 29

21/11/11 13:20

desfrutavam de iseno fiscal. Astutamente, essas instituies foram obrigadas, em troca da iseno, a oferecer vagas para estudantes de famlias pobres ou no brancas que de outra maneira nunca teriam a chance de ir alm do ensino mdio, mas que puderam contar com es sas bolsas para ingressar no ensino superior. Apesar da m qualidade do ensino muitas vezes sofrvel , a esperana de melhoria fez com que o programa, com cerca de 700 mil estudantes inscritos at o presente, fosse um grande sucesso popular, por vezes comparado ao efeito democratizador do gi Bill of Rights13 nos Estados Unidos do psguerra. Em 2006, nem tudo isso havia sido realizado. Mas mais do que suficiente tinha sido feito para proteger Lula dos golpes desferidos por seus adversrios. A opinio popular no era de todo indiferente corrupo no auge do mensalo, seus ndices de popularidade caram de modo acentuado. Mas, comparadas s melhorias conside rveis na qualidade de vida, as propinas no contavam muito. Na pri mavera, o jogo havia virado de tal maneira que Serra, observando as pesquisas de opinio, decidiu que ele no tinha chance contra Lula, deixando que um rival desafortunado de seu partido fosse derrota do na eleio presidencial daquela primavera, quando Lula se dis tanciou dos outros candidatos com os mesmos 61% de quatro anos antes, no segundo turno. Dessa vez, porm, sua composio social era diferente. Insatisfeita com o mensalo, grande parte do eleitora do de classe mdia que havia apoiado Lula em 2002 o abandonou, enquanto os pobres e os idosos votaram nele em maior nmero do que antes14. Sua campanha tambm adotou um tom diferente. Qua tro anos antes, quando seu objetivo tinha sido tranquilizar os elei tores indecisos, seus assessores tinham vendido a imagem de Lula como o defensor do Paz e amor para o pas. Em 2006, o tom era menos meloso. Deixando de lado os lapsos de conduta do pt, dos quais, naturalmente, ele no tinha cincia, o presidente lanou um contraataque agressivo s privatizaes do governo anterior, que haviam enriquecido alguns custa da nao, e que se podia esperar que continuariam caso seu oponente fosse eleito. Longe de qualquer continuidade, havia um abismo entre seu governo e o de Fernando Henrique Cardoso: nem uma nica empresa havia sido privatizada no governo Lula. A alienao de bens pblicos, muitas vezes sob con dies tenebrosas, nunca foi popular no Brasil. O recado foi dado. Estimulado pelo sucesso socioeconmico e por uma vitria pol tica ainda mais contundente, o segundo mandato de Lula foi muito mais confiante do que o primeiro. Agora, ele no era apenas o dono indiscutvel da afeio popular, na condio de primeiro presidente a conseguir um modesto bemestar para uma grande parcela de seu povo, mas controlava de modo completo a sua prpria administrao.
30 o Brasil de lUla Perry Anderson

[13] Pacote de benefcios oferecidos pelo governo dos eua, que oferece assistncia financeira para o ingres so no ensino superior por parte dos veteranos do servio militar, insti tudo pela primeira vez em 1944. [N. do T.]

[14] Para a importncia dos ido sos na guinada eleitoral em favor de Lula, ver Bohn, Simone. Social Policy and Vote in Brazil. Latin Ame rican Research Review, vol. 46, n. 1, 2011, pp. 646. Boa parte dos novos votos em 2006 veio de pessoas com mais de 60 anos, entre as quais o voto em Lula dobrou. Aos benefcios materiais que os idosos receberam desde 2003 deve ser acrescentado, sem dvida, o fator psicolgico iden tificado por Andr Singer medo de instabilidade, que por razes bvias tende a ser acentuado entre pessoas mais velhas. Se em 1989 os idosos eram o grupo etrio que me nos apoiou Lula, e em 2006 o que mais o apoiou, a segurana oferecida durante seu mandato foi sem dvida um fator crucial para essa mudana.

02_Anderson_91_p22a53.indd 30

21/11/11 13:20

[15] Ver Barbosa e Pereira de Souza, A Inflexo do Governo Lula, op. cit., pp. 8495.

Seus dois principais ministros tinham ido embora. Quanto a Palocci para Lula, mais do que um irmo , talvez ele se lamentasse pessoalmente, mas o exministro j no era necessrio para acalmar os nimos dos investidores estrangeiros. De Dirceu, um virtuose do clculo poltico frio e das intrigas, ele nunca havia gostado e, de certa maneira, o temia. A eliminao de ambos o liberou para comandar sozinho em Braslia. Quando surgiu o primeiro teste, no meio do seu segundo mandato, Lula soube conduzilo com segurana. Foi nes se momento que ele declarou que a quebra de Wall Street em 2008 pode ter sido um tsunami para os eua, mas no Brasil ela estava mais para uma marolinha. A frase foi tratada pela imprensa como uma imprudente prova de ignorncia econmica e de irresponsabilidade. Mas ele fez jus s suas palavras. As medidas de conteno foram imediatas e eficazes. Apesar da queda na arrecadao fiscal, a distri buio de renda aumentava, as reservas foram reduzidas, o investi mento pblico subiu, e o consumo domstico foi amparado. Na su perao da crise, as prticas bancrias locais ajudaram15. Controles rgidos, mantendo os multiplicadores da base monetria bem abaixo dos nveis dos eua, e uma maior transparncia deixaram os bancos brasileiros em melhor forma do que os dos eua, protegendo o pas do pior da crise financeira. Mas foi a poltica de Estado vigorosa e or questrada que manteve a economia saudvel. O otimismo de Lula era funcional: como lhes diziam para no ter medo, os brasileiros saram s ruas e consumiram, e a demanda foi mantida. No segundo trimes tre de 2009, o capital estrangeiro estava fluindo de volta para o pas, e no final do ano a crise havia acabado. Com o segundo mandato de Lula se aproximando do fim, a economia apontava para um cresci mento de mais de 7%, e a prpria natureza parecia favorvel a seu governo, com a descoberta de enormes jazidas de petrleo na costa. A esses sucessos domsticos, poderamos acrescentar os louros estrangeiros. A posio internacional do Brasil raramente, talvez nunca, correspondeu a seu tamanho ou importncia potenciais. Fernando Henrique Cardoso tinha se associado com os Clinton e os Blair do norte, mas tais companhias apenas lhe desacreditaram como portavoz de menor calibre para as bobagens da terceira via. Diplomaticamente, a diretriz de seu governo foi a fidelidade aos Estados Unidos. Desde o incio, Lula tomou outro rumo. Sem con frontar Washington, deu maior prioridade integrao regional, pro movendo o Mercosul com os pases vizinhos ao sul, e recusando a postura esnobe de Cuba e Venezuela com relao ao norte. A figura mais impressionante no gabinete de Lula, o ministro das Relaes Exteriores Celso Amorim, logo passou a liderar uma frente de pases mais pobres para impedir as tentativas euroamericanas de impor mais acordos de livre comrcio livre para os eua e a ue por
Novos esTUdos 91 NoveMBro 2011 31

02_Anderson_91_p22a53.indd 31

21/11/11 13:20

meio da omc em Cancn. Como ele educadamente se expressou: Cancn ser lembrada como a conferncia que assinalou o surgi mento de um sistema de comrcio multilateral menos autocrtico16. Se Washington e Bruxelas ainda no conseguiram, oito anos depois, impor sua vontade sobre o mundo menos desenvolvido na natimor ta Conferncia de Doha, o crdito se deve antes de tudo ao Brasil. Em seu segundo mandato, Lula iria ainda mais longe para co locar seu pas no cenrio mundial. At ento ele fora um estadista cortejado em todas as regies do mundo, que j no precisava se sub meter, pelo menos exteriormente, s opinies da comunidade inter nacional. Em parte, essa mudana se devia importncia crescente do Brasil como potncia econmica17. Mas tambm era o reflexo de sua prpria aura de governante mais popular em ambos os sen tidos do termo, poltico e social de sua poca. A consagrao de nova posio que ele tinha conquistado para a sua nao veio com a formao do quarteto de potncias do bric em 2009, reunindo os chefes de Estado do Brasil, Rssia, ndia e China na antiga Sverdlo vsk, com uma proposta de moeda de reserva global. No ano seguinte, Lula recebeu a cpula do bric no Brasil. Na teoria, as quatro maiores potncias fora do imprio euroamericano parecem representar, se no uma alternativa, ao menos uma rea de atuao. No entanto, notvel que, embora seja o nico dos quatro que no uma grande potncia militar, o Brasil at agora o nico a ter desafiado a vontade dos Estados Unidos sobre um assunto de importncia estratgica Lula no apenas reconheceu a Palestina como um Estado, como se recusou a integrar o bloqueio do Ir, chegando mesmo a convidar Ahmadinejad a visitar Braslia. Para o Brasil, fazer isso foi pratica mente uma declarao de independncia diplomtica. Washington ficou furiosa, e a imprensa local ficou fora de si com essa quebra de solidariedade atlntica. Poucos eleitores se importaram. Sob Lula, o pas emergiu como uma potncia global. Ao final, sua vasta popula ridade foi um reflexo no apenas das melhorias de ordem material, mas tambm de orgulho coletivo para o pas. Se esse o relato patente desse governo, como ele deve ser inter pretado historicamente? Trs pontos de vista contrastantes perma necem insuperados no Brasil. Para Cardoso e seus seguidores, ainda dominantes na intelligentsia e na mdia, Lula encarna as tradies mais retrgradas do continente, seu governo sendo apenas outra variante do populismo demaggico de um lder carismtico, que despreza tanto a democracia quanto a civilidade, comprando o favor das massas com caridade e bajulao. No Brasil, esse foi o legado de sastroso de Vargas, um ditador que voltou ao poder pelo voto popu lar como o pai dos pobres, e cometeu um suicdio melodramtico quando a face criminosa de seu regime foi exposta. Na Argentina, o
32 o Brasil de lUla Perry Anderson

[16] The Real Cancn. Wall Street Journal, 25/09/2003.

[17] Em 2008, o Brasil, tradicional mente assolado por dvidas, se tor nou pela primeira vez credor inter nacional, e em 2009 suas reservas em moeda estrangeira chegavam a 250 bilhes de dlares, boa parte em ttulos do governo americano, o que colocava o pas na posio de quarto maior credor dos Estados Unidos: Roett, R. The New Brazil. Washing ton: Brookings Institution Press, 2011, p. 116; Rohter, L. Brazil on the Rise; the Story of a Country Transfor med. Nova York: Palgrave Macmillan, 2010, p. 139.

02_Anderson_91_p22a53.indd 32

21/11/11 13:20

[18] Para onde vamos?. Estado de S. Paulo, 01/11/2009.

reinado de Pern tinha sido ainda mais desastroso e corrupto. No menos manipulador e autoritrio, mas em pequena escala, o lulismo no veredicto de Cardoso uma espcie de subperonismo18. O elemento de rancor partidrio nessa descrio no nenhum mis trio; ter sido to ofuscado na estima popular por Lula foi um duro golpe para seu antecessor. Mas, expresso de maneira mais moderada, a classificao bsica no soa to estranha assim, e pode ser ouvi da tanto entre os que respeitam a memria de Vargas quanto entre aqueles que o detestam. Historicamente, no entanto, as comparaes com Vargas, para no falar de Pern, eram o alvo. As diferenas nas formas de governo entre eles e Lula so fundamentais. No que os grandes adeptos do populismo no Brasil e na Argentina fossem to parecidos assim. A retrica de Vargas era paternalista e sentimental, a de Pern, exalta da e agressiva, e sua relao com as massas era bem distinta. Vargas construiu seu poder incorporando trabalhadores recmurbanizados no sistema poltico, como beneficirios passivos de seus cuidados, com uma legislao trabalhista protecionista e uma sindicalizao castrada de cima para baixo. Pern os galvanizou como combatentes ativos contra o poder oligrquico, com uma mobilizao das ener gias do proletariado em uma militncia sindical que sobreviveu a ele. Um apelou s imagens lacrimosas do povo, enquanto o outro conclamou a ira de los descamisados os sansculottes locais, os sem camisa, em vez de calas. O exerccio de poder de Lula no envolveu nada disso. Sua as censo foi baseada em um movimento sindical e um partido pol tico muito mais moderno e democrtico do que qualquer coisa que Vargas ou Pern jamais haviam imaginado. Mas, poca em que ele ganhou a presidncia, na sua quarta tentativa, o pt tinha sido reduzi do em grande parte a uma mquina eleitoral. Uma vez no poder, Lula no mobilizou e nem mesmo incorporou o eleitorado que o aclama ra. Nenhuma conformao estrutural nova deu forma vida popular. A marca de seu governo foi, pelo contrrio, a da desmobilizao. Os sindicatos organizavam mais de 30% da fora de trabalho formal na dcada de 1980, quando Lula fez seu nome como o lder sindical mais talentoso. Hoje em dia, eles representam 17%. O declnio pre cedia seu perodo no cargo, mas no foi alterado por ele. At mesmo a contribuio sindical, que remonta legislao de cunho fascista do Estado Novo, cuja deduo e distribuio de cotas por parte do Estado foi vista pelo pt durante muito tempo, e com razo, como um mecanismo para destruir os alicerces do ativismo sindical, e cuja abolio foi uma das principais exigncias do incio dos anos 1980, foi deixada intocada. Por outro lado, tampouco as formas de cliente lismo caractersticas do populismo clssico foram reproduzidas. O
Novos esTUdos 91 NoveMBro 2011 33

02_Anderson_91_p22a53.indd 33

21/11/11 13:20

Bolsa Famlia administrado de forma impessoal, livre dos sistemas capilares do clientelismo. O padro da regra bastante distinto. A segunda interpretao aponta para um paralelo diferente. O cientista poltico Andr Singer, portavoz de Lula em seu primeiro mandato, mas uma mente independente e original, foi o piv de uma anlise surpreendente do Lulismo sobre a psicologia dos po bres brasileiros19. Eles so, argumenta Singer, um subproletariado que compreende quase a metade 48% da populao, movido por duas emoes principais: a esperana de que o Estado possa moderar a desigualdade, e o medo de que os movimentos sociais possam gerar a desordem. Na leitura de Singer, a instabilidade um fantasma para os pobres, seja l qual for a forma que ela assu ma a luta armada, a inflao dos preos ou as aes da indstria. Enquanto a esquerda no compreendeu isso, a direita capturou seus votos para o conservadorismo. Em 1989, Lula venceu todos os demais segmentos do eleitorado, mas Collor, brandindo o perigo da anarquia, arrebatou os pobres e obteve uma vitria confortvel. Em 1994 e 1998, o controle da inflao levado a cabo por Fernando Henrique Cardoso garantiulhe uma margem ainda maior do voto popular. Em 2002, Lula finalmente entendeu que no eram apenas os construtores e os banqueiros que precisavam de garantias de que ele no faria nada excessivamente radical no poder, mas e de modo ainda mais crucial os vendedores ambulantes e mo radores das favelas. Foi somente em 2006, no entanto, que uma completa reverso de alianas foi selada, a classe mdia o abando nou enquanto o subproletariado votou nele em massa como nunca antes. Quando concorreu pela primeira vez ao cargo em 1989, Lula teve 51,7% do eleitorado na prspera regio Sul do pas, e 29,5% no Nordeste esfomeado; em 2006, ele perdeu no Sul com 46,5%, e arrebanhou o Nordeste com 77,1% dos votos20. A ortodoxia econmica do primeiro mandato de Lula e, em me nor grau, mais contnua a cautela de seu segundo mandato eram, portanto, mais do que simples concesses ao capital. Ela respondia s necessidades dos pobres, que ao contrrio dos trabalhadores no emprego formal, no podem se defender da inflao, e repudiam as greves ainda mais do que os ricos, como uma ameaa vida co tidiana. Assim, vindo depois de fhc, Lula cortou a inflao ainda mais, mesmo quando se dedicava a estimular o consumo popular, tornandose o pioneiro da nova via ideolgica com um projeto que unia a estabilidade de preos expanso do mercado interno. Por isso, Singer sugere, ele demonstrou sua sensibilidade tanto ao temperamento das massas como cultura poltica do pas em ge ral, cada qual marcado a seu modo por uma longa tradio brasilei ra de evitar o conflito.
34 o Brasil de lUla Perry Anderson

[19] Razes sociais e ideolgicas do lulismo. Novos Estudos Cebrap, 85, nov. 2009, pp 83102.

[20] Para a desagregao dos vo tos, ver Hunter, W. The Transforma tion of the Workers Party In Brazil, 19892009. Cambridge: Cambridge University Press, 2010, p. 170. His toricamente, como apontou Victor Nunes Leal j em 1949 em seu c lebre estudo Coronelismo, enxada e voto, todos os governos, uma vez no poder, tenderam a aumentar seus votos no Nordeste. Mas a escala do triunfo de Lula nessa regio, repeti do por Dilma em 2010, ultrapassa em muito esse efeito tradicional.

02_Anderson_91_p22a53.indd 34

21/11/11 13:20

[21] Para essa anlise, ver A hist ria e seus ardis o lulismo posto prova em 2010. Folha de S.Paulo, 19/09/2010, e O lulismo e seu futu ro. piau, 49, out. 2010, pp. 626.

Vargas tambm, at ficar enfim sitiado, tinha incorporado essa caracterstica. Lula pode, portanto, ser considerado de fato em certos aspectos sua capacidade de lidar com as preocupaes de capital e trabalho, de explorar as circunstncias externas favorveis em prol do desenvolvimento interno, de afirmar os interesses nacionais e, acima de tudo, de se conectar com as massas at ento desarticuladas um herdeiro de Vargas, oferecendo uma potente mistura de autorida de e proteo que o pai dos pobres havia conseguido outrora. Mas de maneira diferente, suas razes populares, de imigrante pobre do Nordeste, e seu inegvel compromisso democrtico conferiramlhe uma legitimidade e credibilidade muito maiores como defensor do povo do que um fazendeiro rico do Sul, que deixara as massas rurais essencialmente intocadas em sua misria, jamais poderia conseguir. Lula no se enxerga como um descendente de Vargas. O presidente com quem se identificava era Kubitschek, o construtor de Braslia, outro otimista que nunca tinha feito de bom grado um inimigo. Para Singer, no entanto, a comparao com um governante muito mais famoso se impe. Lula no teria se tornado o Roosevelt bra sileiro? O golpe de gnio de fdr [Franklin Delano Roosevelt] foi transformar o cenrio poltico com um pacote de reformas que aca bou por elevar milhes de trabalhadores sob presso e empregado res em apuros, para no falar daqueles que perderam o emprego em funo da crise, condio de ocupantes da classe mdia americana do psguerra. Qualquer partido capaz de pr em marcha ascendente uma mobilidade social em tal escala dominaria a cena por um longo tempo, assim como os democratas fizeram to logo o New Deal foi instaurado, embora, com o passar do tempo, a oposio se ajustasse mudana e voltasse a competir no mesmo plano, como Eisenhower faria em 1952. Governando sob mudanas comparveis, as vitrias de Lula em 2002 e 2006 podem ser mapeadas com uma semelhana extraordinria s vitrias de Roosevelt em 1932 e 1936: primeiro, a grande maioria; depois em uma avalanche, as classes populares se voltaram em massa para o presidente enquanto as classes respei tveis se voltaram contra ele. Assim, seria possvel prever ento um ciclo poltico brasileiro igualmente longo, fundamentado na mesma dinmica de ascenso social21. As comparaes especulares com Roosevelt no so novidade no Brasil. Cardoso tambm gostava de comparar seu projeto com o da grande coalizo democrata arregimentada no norte. Lula pode ter se aproximado mais disso, mas os contrastes entre o New Deal e sua administrao ainda assim so evidentes. As reformas sociais de Roosevelt foram introduzidas sob presso de baixo para cima, em uma onda explosiva de greves e sindicalizao. A fora de trabalho organizada se tornou uma fora formidvel de 1934 em diante, que
Novos esTUdos 91 NoveMBro 2011 35

02_Anderson_91_p22a53.indd 35

21/11/11 13:20

ele s podia controlar na medida em que a cortejava. Uma tal militn cia nunca sustentou ou desafiou Lula as tentativas dos sem terra nesse sentido foram muito dbeis, e o mst foi facilmente margina lizado por ele. Assim como Roosevelt enfrentou uma recesso pro funda, que o New Deal nunca superou de fato, e foi salvo do fracasso apenas pelo incio da Segunda Guerra Mundial, Lula aproveitou a onda do boom das commodities, em uma poca de prosperidade cres cente. Diferindo em sua sorte, eles diferem completamente tambm em estilo: o aristocrata que se regozijou com o dio de seus inimigos e o operrio que no queria nada dificilmente poderiam formar um contraste mais acentuado. Embora o principal resultado de seus go vernos tenha sido o mesmo, parece no haver quase nenhuma rela o imediata entre suas causas e efeitos. Contudo poderia haver certa semelhana em um ponto. A inten sidade da animosidade contra Roosevelt, em crculos conservadores, at a deflagrao da guerra estava fora de proporo em relao s po lticas reais de sua administrao. Ao que tudo indica, a mesma ano malia se repetiu no Brasil, onde a averso de Lula ao conflito no era recproca. Qualquer um cujas impresses de seu governo viessem da imprensa econmica internacional teria um choque ao deparar com o tratamento dado a Lula na mdia brasileira. Praticamente desde o incio o Economist e o Financial Times ronronaram satisfeitos com as polticas prmercado e a concepo construtiva da presidncia de Lula, frequentemente contrastada com a demagogia e a irresponsa bilidade do regime de Chvez na Venezuela: nenhum elogio era de masiado para o estadista que colocara o Brasil no curso inabalvel da estabilidade e da prosperidade capitalistas. O leitor da Folha ou do Estado, para no falar da revista Veja, estava vivendo em um mundo diferente. Normalmente, em suas colunas, o Brasil estava sendo mal governado por um grosseiro aspirante a caudilho, sem a menor com preenso dos princpios econmicos ou respeito pelas liberdades civis, uma ameaa permanente democracia e propriedade privada. A dose de veneno dirigida a Lula tinha pouca ou nenhuma relao com qualquer coisa que ele estivesse fazendo de fato. Por trs disso, havia outras queixas, mais profundas. Para a mdia, a popularidade de Lula significou uma perda de poder. Tradicionalmente, desde o fim do governo militar, na prtica, eram os donos da imprensa e da televiso que selecionavam os candidatos e determinavam o resulta do das eleies. Se o caso mais clebre foi o apoio dado a Collor pelo imprio da rede Globo, a coroao de Cardoso pela imprensa, antes mesmo de ele ter lanado sua candidatura, no havia sido menos im pressionante. O relacionamento direto de Lula com as massas inter rompeu esse ciclo, minando o papel da mdia na formao do cenrio poltico. Pela primeira vez, um governante no dependia dos proprie
36 o Brasil de lUla Perry Anderson

02_Anderson_91_p22a53.indd 36

21/11/11 13:20

[22] Ver A demofobia ajuda Lula, como ajudou Vargas. O Globo, 26/09/2006.

[23] Uma era de ouro para a Bolsa. O Globo, 04/10/2010; suplemento do Financial Times sobre The New Brazil, 29/06/2010, p. 30.

[24] Pochman, Marcio e Dias, Gui lherme. A sociedade pela qual se luta. In: Brasil entre o passado e o fu turo, pp. 1167.

[25] The Economist, 14/04/2007.

trios da mdia, da o rancor da parte deles. A ferocidade das cam panhas que se seguiram contra Lula no se sustentaria, no entanto, sem um pblico que lhe fosse receptivo. Esse pblico se encontrava nas classes mdias tradicionais do pas, principalmente, mas no ex clusivamente, nas grandes cidades, sobretudo em So Paulo. A razo para a hostilidade direcionada a Lula por esse estrato social no foi a perda de poder efetivo, algo que essa classe mdia nunca teve, mas de status. No apenas o presidente era agora um exoperrio sem ins truo, cuja gramtica surrada j era lendria, mas sob seu governo empregadas domsticas, porteiros e trabalhadores braais, de fato, praticamente toda extrao da ral, estavam agora adquirindo bens de consumo at ento privilgio dos instrudos, e mesmo adquirindo orgulho em seu dia a dia. Para boa parte da classe mdia, tudo isso os irritava profundamente: a ascenso de sindicalistas e funcion rios significava que eles estavam sendo rebaixados. O resultado tem sido um surto agudo de demofobia, como o colunista lio Gaspa ri, um crtico enrgico dessa tendncia, apelidou a reao22. Juntos, a mistura de humilhao poltica entre os proprietrios dos meios de comunicao e editores e o ressentimento social entre os leitores resultaram numa quase sempre bizarra ladainha acrimoniosa de an tilulismo, estranha qualquer senso objetivo de interesse de classe. Pois, em vez de fazer qualquer dano aos proprietrios (ou cre denciados), este foi um governo que os beneficiou bastante. Nunca o capital prosperou tanto como no governo Lula. Basta mencionar o mercado de aes. Entre 2002 e 2010, a Bovespa superou todas as outras bolsas de valores do mundo, subindo vertiginosos 523%23, representando agora o terceiro maior complexo de mercado de futu ros, commodities e ttulos do mundo. Esses gigantescos lucros espe culativos foram revertidos para uma burguesia moderna, habituada a jogar com o preo das aes. Para a classe mdia, setor mais nu meroso e avesso ao risco, as altssimas taxas de juros geraram rendi mentos mais que satisfatrios nas cadernetas de poupana. A distri buio de renda dobrou desde a dcada de 1980 e os pagamentos da dvida pblica triplicaram. Gastos com o Bolsa Famlia totalizaram apenas 0,5% do pib. Rendimentos oriundos da dvida pblica che garam enorme cifra dos 67%24. A receita fiscal no Brasil superior da maioria dos outros pases em desenvolvimento, na faixa dos 34% do pib, principalmente por causa dos compromissos sociais institudos na Constituio de 1988, ponto alto da democratizao do pas, quando o pt era ainda uma fora radical em crescimento. Mas os impostos continuaram incrivelmente retrgrados. Aqueles que vivem com menos de dois salrios mnimos perdem metade de sua renda para o Tesouro, aqueles com mais de trinta perdem um quarto25. No campo, o desmatamento de vastas reas para o esta
Novos esTUdos 91 NoveMBro 2011 37

02_Anderson_91_p22a53.indd 37

21/11/11 13:20

belecimento do agronegcio moderno continuou em ritmo acelera do sob o governo Lula, e deixou a concentrao latifundiria ainda maior do que era h meio sculo26. O mercado imobilirio urbano seguiu na mesma direo. Os relatrios oficiais, apoiados em muita anlise estatstica e endossados por agncias favorveis e jornalistas estrangeiros, afir mam no apenas uma enorme reduo da pobreza no Brasil nesses anos sobre a qual no resta absolutamente nenhuma dvida , mas uma diminuio significativa da desigualdade, com o ndice Gini caindo de astronmicos 0,58 no incio do mandato de Lula para meros 0,538 no final27. Segundo tais estimativas, da virada de 2005 em diante, os rendimentos da dcima parte mais pobre da po pulao parece ter crescido quase o dobro da taxa dos que esto na parte superior da pirmide. E o melhor de tudo: cerca de 25 milhes de pessoas passaram categoria dos brasileiros de classe mdia, da em diante representando a maioria da nao28. Para muitos analis tas, nacionais e estrangeiros, considerado isoladamente, esse foi o desenvolvimento mais promissor do governo de Lula. a pice de rsistance ideolgica de relatos elogiosos como o dos propagandis tas entusiastas como o editor da seo Amrica Latina da Economist, Michael Reid, vido por sustentar que a nova classe mdia no Bra sil o farol de uma democracia capitalista estvel, em meio a uma batalha pela alma de um continente esquecido contra agitado res perigosos e extremistas29. Boa parte dessa aclamao se baseia em um artifcio estatstico, segundo o qual qualquer pessoa com uma renda de no mximo 7 mil dlares por ano pauprrimo em qualquer lugar classificada como pertencendo classe mdia, enquanto de acordo com o mesmo esquema a classe mais alta a superelite da sociedade brasileira, abrangendo apenas 2% da popu lao tem o dobro da mdia da renda per capita da populao mundial30. Marcio Pochmann, diretor do principal instituto de pes quisa de economia aplicada do Brasil, observou de modo incisivo que uma descrio mais precisa da to incensada nova classe mdia seria apenas uma classe de trabalhadores pobres31. Mais genericamente, a crena de que a desigualdade no Brasil tem diminudo significativamente s pode ser recebida com ceticismo, j que no apenas se baseia em dados de renda nominal que de acor do com as regras estatsticas de praxe excluem os casos isolados na parte superior da cauda, ou seja, o superrico, mas de modo ainda mais fundamental, ignora a supervalorizao e o ocultamento de ga nhos financeiros no estrato mais alto da sociedade. Como o prprio estudo de declnio da desigualdade na Amrica Latina observa nas pesquisas em domiclio: Os rendimentos vinculados propriedade so flagrantemente subestimados se os altos rendimentos igno
38 o Brasil de lUla Perry Anderson

[26] O agronegcio atualmente responsvel por mais de 34% do pib. Cerca de 1,6 milho de latifundirios, donos de grandes reas arveis, so responsveis por 76% da produo. Cerca de 2,5 milhes de pequenos proprietrios, por sua vez, so res ponsveis por meros 7%. At mesmo as verses mais otimistas admitem que a ocupao do cerrado no foi um processo pacfico; foi violento e injusto, com grandes prejuzos para as populaes nativas e migrantes nordestinos: Barros, G. The Chal lenges in Becoming an Agricultural Superpower. In: Brazil as an Econo mic Superpower, p. 85. [27] Primeiras anlises: distribuio de renda entre 1995 e 2009. Comu nicados do IPEA, 63, 05/10/2010, p. 4. [28] Neri, Income Policies, p. 232; Primeiras anlises, p. 16.

[29] Reid, Michael. Forgotten Con tinent: The Battle for Latin Americas Soul. Londres e New Haven, 2007, passim. Para uma crtica incisiva, ver Wood, Tony. Latin America Ta med?. New Left Review, 58, jul.ago. 2009, pp. 13548.

[30] Paulani, L., op. cit.

[31] A desigualdade no Brasil coi sa da sociedade feudal. Caros Amigos, ago. 2010, p. 14.

02_Anderson_91_p22a53.indd 38

21/11/11 13:20

[32] LpezCalva, L. e Lustig, N. (orgs.). Declining Inequality in Latin America. A Decade of Progress?, Wa shington, 2010, pp. 16, 85. A respeito desse padro, Ricardo Barros, Mi relha de Carvalho, Samuel Franco e Rosane Mendona afirmam em Ma rkets, the State and the Dynamics of Inequality in Brazil sua contribuio ao volume Os surveys com foco no Brasil no so exceo, p. 134. [33] Para a comparao de salrios de altos executivos executivoschefes e diretores nessas cidades, ver Top Whack Executive Pay in Bra zil. Economist, 29/01/2011.

[34] Ver O Ornitorrinco. In: Oli veira, F. Crtica razo dualista o Ornitorrinco. So Paulo, 2003.

rados pelas pesquisas experimentarem um aumento relativo grande o suficiente, ento a verdadeira dinmica da desigualdade total pode exibir uma tendncia ao crescimento, mesmo quando baseado em estimativas de pesquisas que mostrem um resultado oposto32. As sim, no Brasil estimase que entre 10 mil e 15 mil famlias recebem a parte do leo dos 120 bilhes de dlares de pagamentos anuais da dvida pblica (o custo do Bolsa Famlia de 6 a 9 bilhes de dlares), enquanto os presidentes executivos em So Paulo ganham mais do que ganhariam em Nova York, Londres ou Hong Kong33. A exploso do mercado de aes por si s j deveria ser uma advertn cia suficiente a qualquer ingenuidade desse tipo. Os ricos esto bem cientes do lado que seu po recebeu manteiga. Ao contrrio dos mo narquistas econmicos atacados por Roosevelt, que detestavam o New Deal, a maior parte dos financistas e empresrios brasileiros tem sido apoiadora aguerrida do governo Lula. O capital no s tem sido mais lcido sobre ele do que a verdadeira classe mdia, como se sente mais confortvel com ele do que em qualquer governo anterior. Logicamente, uma vez que os lucros nunca foram to altos. Uma terceira interpretao do Lulismo deve se fundamentar no cerne de uma anlise realista de seu sistema de governo. Em uma srie de artigos iconoclastas, o socilogo Chico de Oliveira desen volveu uma viso em praticamente todos os pontos antittica de Andr Singer, com quem permanece em bons termos, apesar de suas diferenas polticas como um dos fundadores histricos do pt, apesar de ter abandonado o partido, desgostoso, logo depois que Singer ingressou no governo. Oliveira no contesta a caracterizao feita por seu amigo da psicologia dos pobres, nem as melhorias ob tidas por estes levadas a cabo por Lula. O subproletariado como Singer o descreve: sem ressentimento dos ricos, satisfeito com a mi tigao modesta e gradual de seu padro de vida. Mas seu relato se concentra muito mais na relao entre Lula e a massa de seu elei torado. Faltam dois parmetros fundamentais para a compreenso do lulismo. O primeiro deles o momento na histria mundial do capital em que ele chegou ao poder34. A globalizao eliminou a pos sibilidade de um projeto inclusivo de desenvolvimento nacional, do tipo h tempos buscado pelo Brasil. A terceira revoluo industrial, baseada em avanos moleculares e digitais que apagam as fronteiras entre cincia e tecnologia, exige investimentos em pesquisa e impe patentes que no permitem nenhuma transferncia imediata de seus resultados para a periferia do sistema e menos ainda em um pas como o Brasil, onde o investimento, mesmo no auge do desenvolvi mentismo de Kubitschek na dcada de 1950, nunca superou meros 22% do pib e os investimentos em pesquisa e desenvolvimento per manecem ainda hoje irrisrios.
Novos esTUdos 91 NoveMBro 2011 39

02_Anderson_91_p22a53.indd 39

21/11/11 13:20

Assim, em vez de um maior avano industrial, as consequncias para o Brasil da mais recente onda da revoluo tecnolgica tem sido a migrao da acumulao das fbricas para as transaes financeiras e a extrao de recursos naturais, com um crescimento muito rpido do setor bancrio, onde os lucros so maiores, e da minerao e do agronegcio para a exportao. A primeira uma involuo, desvian do o investimento da produo; o ltimo, uma regresso, trazendo o Brasil de volta aos ciclos anteriores de dependncia de produtos primrios para o crescimento. Mas, para chegar a um acordo com o capital, foi a dinmica desses setores que o lulismo teve de ajustar. Eis aqui o segundo parmetro. O resultado disso seria transformar as estruturas a partir das quais o lulismo surgiu o partido e os sin dicatos, que depois de 2002 se transformaram no aparato de poder sobre o qual ele se fundamentava. A liderana da cut, a principal central dos trabalhadores, foi encarregada do maior fundo de penso do pas. Os quadros do pt colonizaram a administrao federal, so bre a qual o presidente brasileiro detm o direito de nomeao sobre mais de 20 mil empregos bem pagos, muito mais do que o empre guismo j permitiu a qualquer executivo na Amrica do Norte. Ento, completamente desconectado da classe trabalhadora, esse estrato foi inexoravelmente sugado para dentro do vrtice da financeirizao que engole indistintamente o mercado e a burocracia. Sindicalistas se tornaram os administradores de algumas das maiores concentra es de capital do pas, cenrio de lutas ferozes pelo controle ou ex panso entre predadores concorrentes. Militantes se transformaram em funcionrios desfrutando, ou abusando, das vantagens que seus cargos lhes ofereciam. medida que uma nova lgica de acumulao se interligava com uma nova incrustao de poder, uma camada social hbrida se formou Oliveira faria uma comparao curiosa entre essa ca mada e um ornitorrinco, como uma variante do reino animal , cujo hbitat natural seria a corrupo. A base eleitoral de Lula viria a se apoiar nos pobres no organizados da economia informal, e ele no poderia ser censurado por isso, ou no neopopulismo de seu relacionamento com eles, inevitvel tambm para Chvez ou Kirchner. Mas entre o lder e as massas encontravase um meca nismo de governo que havia se deformado. Ausente no relato de Singer estava uma percepo desse lado obscuro do lulismo. O que ele tinha conseguido era uma espcie de hegemonia s avessas35. Se para Gramsci a hegemonia em uma ordem social capitalista era a ascendncia moral dos proprietrios sobre as classes trabalha doras, garantindo o consentimento dos dominados sua prpria dominao, no lulismo, os dominados haviam invertido a frmula, obtendo o consentimento dos dominadores para sua liderana da
40 o Brasil de lUla Perry Anderson

[35] Para o desenvolvimento da anlise de Oliveira, ver Hegemo nia s avessas. Piau, 4, jan. 2007, e O avesso do avesso. piau, 37, out. 2009, ambos os textos repu blicados em Oliveira, F., Braga, R. e Rizek, C. (orgs.). Hegemonia s aves sas. So Paulo: Boitempo, 2010, pp. 217, 36976. Em ingls, ver Lula in the Labyrinth. New Left Review, 42, nov.dez. 2006, pp. 522.

02_Anderson_91_p22a53.indd 40

21/11/11 13:20

[36] Em 1996, 30% dos simpati zantes do pt tinham renda de mais de dez salrios mnimos, enquanto outros 40% tinham renda de me nos de dois salrios mnimos. Em 2010, o primeiro grupo respondia por 4% do total de simpatizantes, e o segundo por 85%. Ver Singer, A. A segunda alma do Partido dos Traba lhadores. Novos Estudos, nov. 2010, p. 95, para quem, dado o paradoxo de que, no Brasil, o proletariado de classe mdia, pela simples razo de que sob ele existe uma vasta parcela da populao que est aqum da pos sibilidade de participao na luta de classes, o pt agora o partido dos pobres (p. 100). Para a evoluo do pt como organizao poltica, ver Sa muels, D. From Socialism to Social Democracy. Party Organization and the Transformation of the Workers Party in Brazil. Comparative Politics, nov. 2004, pp. 9991.024, que chama a ateno tanto para a mudana de natureza de sua base nos sindicatos, hoje muito menos industrial e mais ligada ao funcionalismo pblico do que nos anos 1980, e persistncia de sua estrutura interna democrtica.

sociedade, apenas para ratificarem as estruturas de sua prpria ex plorao. A analogia mais apropriada no seria os Estados Unidos do New Deal, mas a frica do Sul de Mandela e Mbeki, onde as iniquidades do apartheid foram derrubadas, e os donos da socie dade eram negros, mas o domnio do capital e suas misrias con tinuaram to implacveis como sempre. O destino dos pobres no Brasil fora uma espcie de apartheid, e Lula deu um fim a isso. Mas o progresso equitativo ou inclusivo continuaria fora de alcance. Para muitos, mesmo aqueles mais prximos da perspectiva pol tica de Oliveira, essa imagem exagerada, como se o lado obscuro do lulismo, em si mesmo difcil de ser negado, tivesse em sua prpria representao desse fenmeno sofrido um eclipse total. Como isso tem sido percebido no prprio pt? Praticamente, sem nenhuma res posta. Em parte, como se diz com frequncia, Oliveira to querido e respeitado pessoalmente, que ningum salvo Delbio e Dirceu, que o processaram por difamao, antes de serem indiciados quer entrar em disputas com ele. A cordialidade to brasileira. Mas ento o que dizer da anlise muito mais favorvel de Singer? Ela tambm no suscitou praticamente nenhuma reao. Transmutado em uma mquina de votos, o pt manteve a maioria de seus militantes e au mentou sua gigantesca quantidade de membros afirmase que atualmente esteja na casa de 1,2 milho de membros, dos quais 300 mil votaram em sua ltima eleio interna. Ao longo do tempo, sua composio social mudou com seu eleitorado, que se transferiu, se no no mesmo ritmo (o partido obteve apenas 17% dos votos, seu ndice mais elevado, para a Cmara dos Deputados em 2010), na mesma direo da popularidade de Lula, com seu apoio minguando na classe mdia e se elevando entre os pobres36. Mas nesse processo ele acabou perdendo a ala intelectual, e se encontra, em linhas gerais, vazio de ideias. Quando o grupo surgiu na virada da dcada de 1980, a intelligentsia brasileira foi um fermento vital nos movimentos de massa contra o regime militar da poca, e desempenhou um papel crucial na poltica que se seguiu sada de cena dos militares. Uma dcada depois, quando Fernando Henrique Cardoso assumiu a pre sidncia, a categoria se dividiu em dois campos radicalmente opos tos aqueles que apoiaram seu governo e aqueles que se opuseram a ele. O pt era o partido dos oponentes, aproveitando o talento de uma ampla gama dos intelectuais mais importantes do pas. Passa dos dez anos, com Lula no poder, a desiluso havia se estabelecido. Faute de mieux, a maioria de suas antigas estrelas ainda votava no pt, para manter a direita de fora, mas o engajamento acabara. Ao que tudo indica, o partido no dava a isso a menor importncia. Teria isso mesmo importncia? Na dcada de 1960, a cultura brasileira teve episdios brilhantes, no apenas antes, mas tam
Novos esTUdos 91 NoveMBro 2011 41

02_Anderson_91_p22a53.indd 41

21/11/11 13:20

bm durante o regime militar: o futebol ainda no havia sido ex patriado, a bossa nova, o teatro experimental, o cinema novo, um marxismo nativo capaz de rivalizar qualquer outro na Europa filosofia, sociologia, literatura, Kulturkritik. No entanto, no momen to em que o pas emergiu da ditadura, as duas foras que tinham transformado o cenrio cultural do Norte j estavam remodelan doo tambm no Brasil: de um lado, a academia moderna, com sua burocratizao das carreiras e a especializao das reas; de outro, a nova moda e a indstria do entretenimento, vendendo tudo o que lhe casse nas mos. Profissionalizao, comercializao: nenhu ma cultura escapou de seu jugo. Com elas, inevitavelmente, vem a despolitizao. Mas a extenso dessa despolitizao varia muito de uma sociedade para outra. Comparado ao Brasil de cinquenta ou trinta anos atrs, o declnio da energia poltica na vida cultural palpvel. Comparada Europa, a gramtica do imaginrio ainda continua vividamente poltica. Em parte, isso se deve mais simples continuidade de pessoas e ideias de uma poca anterior, mesmo num contexto universit rio mais montono, ainda que mais eficiente, do que ao passado. O decano da histria literria brasileira Antonio Candido, a pedra de toque moral e intelectual da esquerda, ainda uma presena aos 93 anos de idade. Na gerao seguinte, Roberto Schwarz o melhor crtico dialtico em qualquer lugar do mundo desde Adorno; Chico Buarque, talvez nico em sua versatilidade como autor de canes, peas de teatro e romances; Oliveira, a mente da sociologia mais ori ginal da Amrica Latina; Emir Sader, um pensador poltico radical, de viso continental. Figuras mais jovens, como Singer ou Pochmann ainda so produtos da fase final da luta contra a ditadura. Metade es trangeiro, assoma a figura mpar de Roberto Mangabeira Unger. Nas artes, formas explosivas continuam a ser produzidas, ainda que ago ra muito mais suscetveis neutralizao ou degradao do entrete nimento o romance de Paulo Lins, Cidade de Deus, reduzido a uma experincia cinematogrfica pulp por um expert em publicidade para a tv; Jos Padilha, despencando das verdades amargas retratadas no documentrio nibus 174 para filmes de ao de nvel Gaumont. Mas a bocarra do mercado no irresistvel. A ltima granada literria, o romance escabroso Pornopopia, de Reinaldo Moraes, que tem o mer cado diretamente como seu alvo, pode ser de digesto mais difcil. As mudanas de perodo encontraram seu barmetro no que hoje a melhor publicao do pas. A revista Piau, mensal, foi lan ada no outono de 2006, quando Lula seguia rumo a seu segundo mandato. Seu editor, Mario Sergio Conti, originalmente da esquer da trotskista, havia sido diretor da Veja, uma publicao semanal de grande circulao equivalente no Brasil LExpress ou Der Spiegel
42 o Brasil de lUla Perry Anderson

02_Anderson_91_p22a53.indd 42

21/11/11 13:20

nos anos 1990. Tendo se desligado dessa revista no fim da dcada, ele usou uma licena sabtica negociada anteriormente para escrever um relato completo, visto por quem o viveu de dentro, de como a mdia brasileira primeiro impulsionou Collor presidncia em 1989, e depois o deps em 1992 tendo o prprio Conti publicado na Veja o grande furo que o derrubou. Notcias do Planalto, em sua enor me fora narrativa, pintando um vasto panorama dos personagens, denso e detalhado, e de desenlace no menos dramtico, pode ser lido como uma pesquisa histrica de Balzac. No poupando nem os donos da mdia, nem os analistas e reprteres, ele quebrou o tabu mais fundamental da imprensa, respeitado nestas pginas, pois ne nhum leitor razovel poderia esperar uma exposio, digamos, do funcionamento interno do Guardian: co no come co. Admitemse queixas retrospectivas de jornalistas sobre os donos da mdia, oca sionalmente. Mas uma galeria de retratos dos prprios jornalistas? Os sarcasmos de Belloc continuam proibidos. Antes do lanamento de Notcias do Planalto, o magnata Roberto Civita, chefe do imprio miditico ao qual a Veja pertence, e que desejava Conti de volta a suas baias, concordou com certa relutncia em deixlo experimentar um peridico mais ambicioso intelectualmente, dirigido a um nmero reduzido de leitores, sem acreditar que isso lhe daria algum dinheiro. Os preparativos para o projeto foram iniciados, mas quando Civita leu Notcias do Planalto mandou cancelar no mesmo instante. Cinco anos mais tarde, Conti, ento trabalhando como corres pondente em Paris, conheceu atravs de amigos em comum o her deiro de uma das maiores fortunas bancrias do Brasil, Joo Moreira Salles. Diretor de cinema de temperamento mais seletivo do que seu irmo mais velho e mais conhecido, Walter, autor de sucessos media nos de bilheteria, como Central do Brasil e Dirios de motocicleta, o re trato que Joo fizera dos bastidores da campanha de Lula em 2002, Entreatos, uma obraprima de ambiguidade que pode ser lida tan to como um tributo vitalidade e afabilidade do candidato como um trailer perturbador da corroso do poder que estava a caminho. Moreira Salles, que tambm pensava em lanar uma revista, tinha ouvido falar da ideia de Conti, e discutindo sobre o assunto no s concordou em financilo como num acordo incomum para o mi lionrio proprietrio de uma revista tambm em trabalhar sob a direo de Conti. Ele insistiu apenas em que a revista fosse editada no Rio, para contrabalanar a concentrao excessiva do meio inte lectual em So Paulo, j que a capital se encontrava no interior. A revista que surgiu desse acordo uma publicao em grande estilo, vista s vezes como uma espcie de New Yorker tropical. Mas, embora certamente inteligente o bastante, ela difere no s no projeto grfi co, impressa em papel fosco, em grande formato, mas tambm no es
Novos esTUdos 91 NoveMBro 2011 43

02_Anderson_91_p22a53.indd 43

21/11/11 13:20

prito, como seu ttulo indica. Piau, um dos estados mais pobres do Nordeste, sinnimo do provincianismo retrgrado, escolhido por ser a anttese irnica de Manhattan. Fazendo jus falta de conscin cia da sua reputao, o governador piauiense logo visitou a revista acompanhado de uma comitiva substancial, e numa cena tipicamen te brasileira agradeceu efusivamente os editores por terem conferido uma distino to merecida. Sob o verniz de cosmopolitismo que ainda afeta, o que a New Yorker oferece hoje principalmente um conformismo lacnico. A Piau mais mordaz e indefinvel. Basta comparar o retrato efusivo do governante da Amrica do Norte oferecido pelo editor da primeira (Introito: Isto como tudo comeou, a histria que mudou a Am rica; Obama, que curvara a cabea em prece, abriu um largo sorri so E trs vezes todos ns dissemos amm37) com a cobertura letal da elite do Brasil da ltima. A Piau transformou o perfil factual, cara de pau, em uma arte muito mais prejudicial aos seus alvos do que a difamao jamais poderia ser. Cardoso, Dirceu e Serra esto entre as suas vtimas, assim como o reptiliano ministro da Justia de Lula, Mrcio Tomaz Bastos, Dilma, a vicepresidente, e Michel Temer38. No mesmo tom impassvel, a revista trouxe tona alguns dos epi sdios e recessos mais horrorosos da vida pblica: rixas financeiras, falcatruas no Congresso e aberraes legais. Duas revelaes se destacam como gravuras plcidas da equidade e da justia brasileiras. Em uma obra de arte em miniatura, Moreira Salles detalhou o destino do caseiro que viu Palocci entrar em seu bordel beira do lago, em Braslia39. Com 24 anos de idade, do Piau e ganhando 50 dlares por semana, o caseiro teve sua conta banc ria devassada pelo presidente da Caixa Econmica Federal, um certo Jorge Mattoso, que acabara de sair de uma reunio no Palcio Presi dencial, em busca de evidncias de que o rapaz tinha sido pago pela oposio para testemunhar. A violao do sigilo bancrio crime no Brasil. Uma hora depois, Mattoso entregou os extratos bancrios do rapaz pessoalmente a Palocci, em sua residncia, mostrando que 10 mil dlares tinham sido depositados na conta do rapaz. Palocci or denou a Polcia Federal, que no momento o mantinha a sete chaves, que investigasse o rapaz por suspeita de suborno e falso testemunho. Quando se soube que o dinheiro havia sido depositado pelo pai do rapaz, o proprietrio de uma empresa de nibus que at ento ti nha se recusado a reconheclo, para afastar qualquer chance de um processo de paternidade, ele teve de ser liberado, e a polcia indiciou criminalmente Palocci e Mattoso. Palocci foi obrigado a se demitir de seu cargo de ministro, mas o procuradorgeral da Repblica reduziu as acusaes contra ele e quatro anos depois o Supremo o absolveu por cinco votos a quatro. Hoje, esse sujeito desprezvel se encontra
44 o Brasil de lUla Perry Anderson

[37] Remnick, D. The Bridge. The Life and Rise of Barack Obama. Nova York: Vintage, 2010, pp. 3, 578.

[38] Para perfis de Cardoso, Dirceu, Thomaz Bastos e Serra, ver a colet nea Vultos da Repblica. Os melhores perfis polticos da revista piau. So Paulo: Companhia das Letras, 2010. Cardoso diz candidamente, a respei to de seu mandato: O neoliberalis mo venceu. Mas, ao contrrio do que as pessoas pensam, contra a minha vontade (p. 13). Sobre Temer, ver Dieguez, C. A cara do pmdb, piau, 45, jun. 2010. [39] O caseiro: Francenildo dos Santos Costa. piau, 25, out. 2008, republicado em Vultos da Repblica, pp. 69118. H um paralelo surpre endente com a histria do motorista cujo testemunho selou o destino de Collor, outra vtima desafortunada da omert da classe poltica: Not cias do Planalto. So Paulo: Compa nhia das Letras, 1999, pp. 592602, 61820, 6812.

02_Anderson_91_p22a53.indd 44

21/11/11 13:20

[40] Ver a srie devastadora de re portagens de Luiz Maklouf Carvalho, Data Venia, o Supremo, e O Supre mo, Quosque Tandem?. In: piau, 47 e 48, ago. e set. 2010, pp. 3646 e 3441.

novamente no poder, agora como chefe de gabinete da atual presi dente. O rapaz que ele tentou incriminar nunca mais conseguiu um emprego na cidade. O que dizer do Supremo Tribunal Federal que o absolveu? Dau mier teria grande dificuldade em retratlo. Supostamente preo cupado apenas com questes de natureza constitucional, ele lida se que podemos usar a palavra com cerca de 120 mil casos por ano, ou trinta por dia para cada membro da corte. Advogados negociam com juzes em particular, e ao receberem veredictos fa vorveis, so conhecidos por vista de todos se abraarem e providenciarem jantares regados a vinho para os juzes respons veis por esses veredictos. Dos onze membros atuais do Tribunal, oito deles nomeados por Lula, dois foram condenados por crimes em tribunais comuns. Um deles, nomeado por Collor, seu primo, entrou para a histria jurdica ao garantir imunidade a um acusa do antes de seu julgamento, mas foi salvo da expulso por seus pares para preservar a honra da corte. Outro, amigo de Fernan do Henrique Cardoso, apoiou o golpe militar de 1964, e no po dia sequer se gabar de ter um diploma em Direito. Um terceiro, em um voto decisivo na absolvio de Palocci, foi agradecido pelo prprio presidente por assegurar a governabilidade. Eros Grau, recmaposentado, condenado certa feita por trfico de influncia, o favorito de Lula; apelidado de Cupido pelos colegas e autor de um romance pornogrfico de quinta categoria, tentou nomear um colega para a corte em troca de um voto para enterrar o mensalo40. Cenas como essas, que no so os vestgios de um antigo regi me oligrquico, mas parte integrante da nova ordem democrtica e popular, impedem qualquer complacncia com as perspectivas futuras, sem sua completa anulao. A criminalidade poltica e ju dicial no Brasil, embora repulsiva, ainda como seus apologis tas podem apontar consideravelmente menor do que na ndia, China ou Rssia, as potncias do bric, com as quais agora praxe comparlo. E nem, como a eleio presidencial do ano passado de monstrou mais uma vez, a corrupo, que no passou despercebida nas urnas e foi parcialmente responsvel por ter havido um segundo turno uma grande preocupao das massas. A vitria de Dilma Rousseff foi, certamente, por procurao, o maior triunfo eleitoral de Lula. Figura pouco conhecida da populao at poucos meses antes, que nunca tinha se apresentado aos eleitores ou possua qualquer trao carismtico, Dilma obteve nas urnas, to logo foi escolhida por ele, uma pontuao muito prxima de Lula, com uma maioria re tumbante de 56% no segundo turno: 3 milhes de votos a menos do que ele conseguira em 2006, 3 milhes a mais do que em 2002. No Congresso, onde o pt pela primeira vez se tornou o maior partido, e
Novos esTUdos 91 NoveMBro 2011 45

02_Anderson_91_p22a53.indd 45

21/11/11 13:20

no Senado, onde tambm obteve grande crescimento, ela comanda uma maioria da qual o prprio Lula nunca desfrutou o apoio de mais de dois teros da legislatura em cada casa. Dilma deve sua ascenso ao vcuo na presidncia deixado pelos escndalos que eliminaram Palocci e Dirceu como seus sucessores. Aps a queda deles, ela contava com trs vantagens sobre qualquer outro possvel candidato. Ela no era um produto do pt, no qual in gressou apenas em 2000, e portanto sem nenhuma base no parti do do qual Lula, ao menos publicamente, manteve distncia uma vez no Planalto , no representava nenhuma ameaa para ele. Ela era competente em algo que ele no era, na administrao: como mi nistra da Energia, ela havia assegurado que o pas no sofresse mais os blackouts que tanto tinham prejudicado Cardoso em seu segundo mandato. Por fim, era uma mulher, em torno de quem seria muito mais fcil investila com seu prprio carisma do que o teria sido com um homem. Um colega havia descrito o relacionamento entre eles, quando ela se tornou a chefe de gabinete, como no muito diferente do de uma relao entre pai e filha41. Na verdade, eles so contem porneos ela apenas dois anos mais nova que Lula , mas a campanha conjunta que eles fizeram em 2010 teria sido muito mais complicada com um candidato do sexo masculino. Em suas trajetrias, para no falar do temperamento, os contras tes entre eles so mais evidentes. Dilma vem de uma famlia de clas se mdia alta. Seu pai era um comunista blgaro que emigrou para a Amrica Latina nos anos 1930 e prosperou com imveis em Belo Horizonte. Matriculada nas boas escolas locais, com aulas particu lares de francs e piano em casa, ela tinha dezessete anos quando os militares tomaram o poder no Brasil. Aos dezenove anos, ela j estava na clandestinidade revolucionria, realizando aes armadas na ci dade e em seus arredores. Mudandose para o Rio em 1968, Dilma se envolveu em um dos ataques mais famosos da poca a expropria o de um ba contendo 2,5 milhes de dlares da amante do mais corrupto de todos os governadores de So Paulo. Em 1970 ela foi pega em So Paulo, torturada e presa por trs anos. Aps sua sada, ela se mudou para Porto Alegre, onde seu companheiro na clandesti nidade, agora seu marido, foi preso. Quando a ditadura abrandou no final dos anos 1970, ela conse guiu um emprego no departamento de estatstica do Rio Grande do Sul, reingressou na vida poltica se filiando ao partido liderado pelo principal rival de Lula esquerda, na dcada de 1980, Leonel Brizola, e gradualmente foi subindo at se tornar secretria de Energia, Mi nas e Comunicaes, nomeada por um governador do pt. L, Lula notou que ela era tecnicamente capaz, em 2002, e a trouxe para Bra slia. Sendo, em seu histrico poltico, mais uma lder guerrilheira
46 o Brasil de lUla Perry Anderson

[41] Ver Carvalho, Luiz Maklouf. As armas e os bares e Mares nunca dantes navegados: Dilma Rousseff da priso ao poder, as melhores anli ses de sua carreira at o momento, em Vultos da Repblica, pp. 1612.

02_Anderson_91_p22a53.indd 46

21/11/11 13:20

[42] Pinguelli Rosa dixit. Pinguelli presidiu a Eletobrs quando Dilma ocupava a pasta de Minas e Energia.

[43] Os investidores, explicou a The Economist, ficaro atentos a Antonio Palocci, que coordenou a adoo de polticas prmercado do governo Lula, do qual foi o primeiro ministro da Fazenda, 06/11/2010. Se Dilma Rousseff o escolher como ministrochefe da Casa Civil, ou, no cenrio ideal, reconduzilo ao Ministrio da Fazenda, ficar muito bemvista aos olhos do mercado. Naturalmente, em sua cobertura do Brasil, seus correspondentes no disseram uma palavra a respeito dos dboirs de Palocci no Lago Sul.

[44] Para dados comparativos, ver Wolf, M. Must Try Harder. The New Brazil, p. 11; Financial Times, 29/06/2010.

do que uma lder sindical, Dilma, embora bastante controlada, tem o temperamento mais explosivo do que o de Lula. Observando a for ma como cada um deles lidava com as disputas do setor energtico, um dos principais participantes comentou: Ele observa como um espectador de um jogo de pinguepongue; o estilo dela arremessar a raquete42. Ningum duvida de sua firmeza. De suas convices atuais, no podemos ter tanta certeza. Dilma ganhou destaque no governo Lula durante a fase mais radical de seu governo, portanto, na percepo neoliberal ela est associada aos pe rigos de um estatismo e nacionalismo insidiosos. No h dvida de que ela defenda vigorosamente os direitos de soberania do Estado brasileiro aos enormes depsitos submarinos de petrleo na costa do pas, nos quais as multinacionais e o capital nacional esto de olho. Ela prometeu no apenas uma expanso dos programas habi tacionais e de infraestrutura iniciados no governo Lula, mas tambm um novo compromisso importante a cobertura universal de sade para a populao. Em sua posse, desviouse do protocolo ao homenagear seus companheiros que lutaram contra a ditadura e pe receram na batalha contra ela. Mas ao restituir Palocci ao poder como chefe da Casa Civil, e substituir Amorim como ministro das Relaes Exteriores por um emissrio complacente com Washington, seu ga binete foi projetado para garantir os negcios e os Estados Unidos pouco tm a temer da nova administrao43. Mantendo baixo o sa lrio mnimo baixo e altas as taxas de juros, e prometendo controles mais rgidos sobre os gastos pblicos, suas primeiras medidas no parecem diferentes das polticas ortodoxas dos primeiros anos de Lula no poder. Poderia a mesma parbola, curvandose rumo radicalizao em uma fase subsequente, ser repetida? Ou o estoque de reformas disponveis estaria esgotado? Por consenso, um crescimento cons tante do pib em pelo menos 4,5% ao ano necessrio para esten der as conquistas sociais do governo Lula. Embora para os padres chineses ou indianos esta seja uma meta modesta, ela ultrapassa a mdia do desempenho brasileiro neste sculo. Apesar de exube rante at o momento, a economia seguida de perto por trs gra ves problemas subjacentes. Suas reservas de poupana continuam extremamente baixas, apenas 17% do produto nacional, menos da metade da ndia, e um terceiro do da China; assim, o investimento se encontra estagnado em menos de 20%, e os gastos em pesquisa e desenvolvimento em 1% do pib44. As taxas de juros brasileiras, por outro lado atualmente em mais de 11% so h tempos as mais altas de qualquer grande economia. Concebidas para reduzir a inflao e atrair o capital estrangeiro necessrio complementa o da poupana interna, essas taxas, combinadas com os ganhos
Novos esTUdos 91 NoveMBro 2011 47

02_Anderson_91_p22a53.indd 47

21/11/11 13:20

de exportao e a flexibilizao quantitativa dos eua, tm impul sionado o real a alturas perigosas: duplicaram de valor em relao ao dlar no governo Lula. Por fim, o comrcio brasileiro est se tornando cada vez mais dependente do agronegcio e da minerao, onde se encontram as maiores concentraes de capital nacional, enquanto a indstria, cujo setor mais importante (o automobilstico) controlado pelas multinacionais, recuou. Entre 2002 e 2009, a participao dos pro dutos manufaturados nas exportaes brasileiras caiu de 55% para 44%, enquanto a das matriasprimas subiu de 28% para 41%45. A China, responsvel por grande parte da prosperidade dos anos de Lula quando se tornou a maior parceira comercial do pas, tendo comprado em 2009 dezoito vezes o valor em commodities que havia comprado do Brasil no incio do sculo , ameaa agora submer gir o pas com seus manufaturados de baixo custo, cuja importao disparou 60% no ano passado. Historicamente, muitos pases tm alcanado um padro de vida elevado sem uma industrializao em larga escala, mas so em geral pases escassamente povoados por colonos com alto nvel educacional Austrlia, Nova Zelndia, e Finlndia que no apresentam em absoluto os ndices de pobreza nem o perfil demogrfico do Brasil. Contra isso podese aduzir a vas ta cornucpia de recursos naturais do Brasil com uma quantidade de terras disponveis equivalente dos eua e da Rssia juntos, com recursos hdricos renovveis equivalentes aos de toda a sia, reservas de petrleo com uma das maiores ofertas pblicas iniciais (ipo) da histria e com uma impressionante lista de empresas estatais, onde elas no foram inibidas, a que o pas deve suas indstrias de ao e de aeronaves, seus avanos na agricultura tropical e suas gigantescas reservas petrolferas. As oportunidades para um crescimento mais rpido certamente no so menores do que seus obstculos. Que balano da experincia brasileira posta em movimento no governo Lula, e ainda em seus desdobramentos, possvel neste mo mento? Encarado como um perodo na economia poltica do Brasil, ele pode ser considerado contguo ao de Fernando Henrique Cardo so, um desenvolvimento dentro da mesma matriz46. Encarado como um processo social, por outro lado, marcou uma ruptura distinta. Entre as condies dessa mudana estavam as condies externas, extraordinariamente propcias. Foi uma poca em que a Amrica do Sul como um todo foi palco de uma guinada para a esquerda, o que a distinguiu de qualquer outra regio do mundo47. Chvez chegou ao poder na Venezuela bem antes, Kirchner na Argentina, pouco de pois, e Lula no Brasil. No ano seguinte, Tabar Vzquez conquistou o Uruguai para o Frente Amplio. Da em diante, em sucesso, Bol via, Equador e Paraguai elegeram os presidentes mais radicais de sua
48 o Brasil de lUla Perry Anderson

[45] Brazilian Factories Tested by Chinese Imports. Financial Times, 31/01/2011.

[46] Para uma anlise bem funda mentada e favorvel das con tinuidades do modelo econmico ao longo dos governos fhc e Lula, ver Kingstone, P. e Ponce, A. From Cardoso to Lula: the Triumph of Pragmatism in Brazil. In: Weyland, K., Madrid, R. e Hunter, W. (orgs.). Leftist Governments in Latin America, Successes and Shortcomings. Cambrid ge: Cambridge University Press, 2011, pp. 98123. [47] A principal anlise de Emir Sader, The Weakest Link? Neoli beralism in Latin America. New Left Review, 52, jul.ago. 2008, pp. 531.

02_Anderson_91_p22a53.indd 48

21/11/11 13:20

histria. O que est por trs dessa exceo global so duas caracte rsticas distintivas da regio. Sob a superviso de Chicago e Harvard, foi aqui que o neoliberalismo foi introduzido pela primeira vez e a terapia de choque aplicada, por Pinochet no Chile e na Bolvia por Sanchez Losada, muito antes de partirem rumo ao norte, e as privati zaes de Menem na Argentina superaram as da Rssia. Mas foi tambm aqui que surgiu a primeira revolta popular con tra um pacote de medidas neoliberal, no Caracazo, que ps um fim velha ordem na Venezuela. Economicamente a Venezuela uma exceo, j que essas medidas nunca foram impostas com sucesso os parmetros do perodo neoliberal nunca voltaram ao nvel an terior. Mas eles nunca foram populares, e seus arquitetos caram em um descrdito poltico do qual suas contrapartes do norte, at hoje no afetados pela crise de 2008, escaparam. Aqui, entrou em cena outra particularidade da regio. A Amrica Latina a nica parte do mundo que produziu um sculo de revoltas radicais contra a ordem estabelecida, que remontam, numa sequncia mais ou menos intac ta, Revoluo Mexicana de 1910. Em diferentes perodos, elas assu miram formas distintas, mas seu mpeto subjacente foi basicamente o mesmo, e, apesar de todo o tipo de represso ou desvios, ainda pre cisam ser examinadas: as insurreies armadas em El Salvador e no Brasil nos anos 1920; a frente popular no Chile, o levante campons no Peru na dcada de 1930; o jacobinismo militar na Argentina nos anos 1940; as milcias de trabalhadores na Bolvia, as desapropria es na Guatemala, a revoluo em Cuba na dcada de 1950; guerri lhas da Colmbia ao Uruguai na dcada de 1960; a vitria nas urnas no Chile, e a das ruas na Nicargua da dcada de 1970; guerras civis na Amrica Central nos anos 1980; a derrubada da oligarquia na Ve nezuela da dcada de 1990. A colheita eleitoral do novo sculo uma mutao oriunda do mesmo solo. A gerao que chegou ao poder neste perodo havia sobrevivido a dois tipos de derrota: pelas ditaduras militares que esmagaram a esquerda logo aps a Revoluo Cubana, e pelos sistemas de livre mercado que foram em parte o preo a ser pago, em parte o resultado da democratizao. Os dois formaram um legado singular. Formas anteriores de radicalismo, poltico ou econmico, foram descartadas por seus herdeiros. Mas havia pouca adeso social de verdade aos re gimes neoliberais para os quais os generais haviam preparado o ter reno, e, quando o tempo deles se esgotou, os lderes seguintes respei taram pragmaticamente as regras impostas, mas no conseguiram obliterar totalmente as memrias de um passado mais insurgente, e as lealdades que o acompanharam, e puderam lidar menos ainda com os eleitores excludos da nova ordem. A Venezuela, que nunca viveu uma ditadura militar durante a mar alta da contrarrevoluo
Novos esTUdos 91 NoveMBro 2011 49

02_Anderson_91_p22a53.indd 49

21/11/11 13:20

continental, nem uma estabilizao neoliberal em seu curso as duas ausncias esto intimamente ligadas , foi a exceo, tendo Chvez operado em condies mais especficas. O Brasil, por outro lado, pode ser visto como eptome do padro geral. Pois, na maior parte de sua histria, em razo da lngua, de sua extenso e de sua geografia, o pas permaneceu bastante isolado do resto da Amrica Latina. Ainda em meados dos anos 1960, era mais provvel que os intelectuais brasileiros tivessem passado algum tem po na Frana do que visitado qualquer pas vizinho. As experincias comuns de trabalho clandestino, a priso ou o exlio sendo Cuba e Mxico os principais refgios , to logo as tiranias militares as sumiram, mudaram esse cenrio. Pela primeira vez, os brasileiros politicamente ativos estavam conectados por uma rede continental a seus correlatos nas Amricas de lngua espanhola. As solidariedades desse perodo continuam a povoar o cenrio poltico de hoje entre os governos de esquerda, embalando o Brasil num ambiente de hospi talidade. Em uma dialtica regional, as diferenas entre eles se deram com frequncia em benefcio mtuo, tendo Lula estendido um man to de amizade e proteo aos governos da Bolvia, da Venezuela e do Equador mais radicais que o seu, enquanto se beneficiava da opinio internacional na comparao favorvel entre sua moderao e o extremismo daqueles. Nesse mesmo perodo, o contexto internacional tem sido muito benigno para o Brasil como cenrio regional. Por um lado, os Estados Unidos perderam sua concentrao de poder como suserano conti nental ao declarar guerra contra o terrorismo no Oriente Mdio e alm. Com Iraque, Afeganisto, Imen, Paquisto e Egito nas linhas de frente da estratgia norteamericana, pouca ateno foi dada ao hemisfrio sul. Bush fez uma visita distrada a Braslia, e Obama outra, em maro. Saudaes efusivas sero dispensadas ao primeiro presidente mulato dos Estados Unidos, como os brasileiros o en xergam, e que tiveram seu prprio h muito tempo. Mas ningum acha que a visita ser muito mais do que cerimonial. Os mecanismos tradicionais de superviso, ainda operantes nos tempos de fhc, es to enferrujados. No apenas as expedies militares ao Oriente da ltima dcada, mas tambm a bolha financeira, que as precedera e as acompanhara, alteraram a relao entre os dois pases em favor do Brasil. Uma vez que a economia americana tornouse dependente de injees cada vez maiores de dinheiro barato primeiro, taxas de juros muito baixas sob o governo de Clinton e Bush, e agora, na administrao de Obama, a impresso de papelmoeda , o capital externo necessrio para manter a economia brasileira em crescimen to tornouse cada vez mais disponvel a um custo cada vez menor. Se esse fluxo agora ameaa at mesmo sobrecarregar o real, isso ape
50 o Brasil de lUla Perry Anderson

02_Anderson_91_p22a53.indd 50

21/11/11 13:20

[48] A melhor viso panormica ainda a oferecida por Drescher, Sey mour. Brazilian Abolition in Com parative Perspective. Hispanic Ame rican Historical Review, 68, 3, 1988, pp. 42960.

[49] Discurso a ministros demis sionrios, 31/03/2010. Repetida diversas vezes, a frase j havia vira do bordo.

nas mais um sinal perverso das mudanas em suas respectivas posi es. Para o Brasil, ainda mais decisiva foi a ascenso da China como potncia econmica de compensao, o principal mercado para suas duas principais exportaes, soja e minrio de ferro, e o sustentculo de sua balana comercial. O duradouro boom chins afetou prati camente o mundo inteiro. Mas o Brasil , indiscutivelmente, o pas onde esse boom fez a maior diferena. Como os eua adernaram e a Repblica Popular da China se dilatou, os ventos permitiram a pas sagem para uma nova direo social. Seu resultado permanece, por enquanto, inconclusivo. No h dvida de que uma emancipao ocorreu. Mas a poderia a histria do Brasil fornecer uma analogia perturbadora? No fim do sculo xix, a escravido foi abolida no Brasil praticamente sem derrama mento de sangue, ao contrrio do massacre que acompanhou seu fim, e que nem foi intencional a princpio, nos Estados Unidos. Mas no foi apenas o preo em vidas que foi baixo. O custo ma terial tambm foi baixo, pois a emancipao chegou muito tarde, quando a populao escrava era muito pequena, e a economia es cravagista j se encontrava num estgio avanado de declnio. No foi apenas uma questo da elite; popular, o abolicionismo arreba tou muitos com uma iniciativa imaginativa em seu ntimo48. Mas, quando ela sobreveio, os donos de escravos no estavam de todo arruinados, e os escravos ganharam a liberdade legal sozinhos. So cialmente, os efeitos posteriores foram modestos: o principal deles foi o aumento da imigrao branca vinda da Europa. Poderia haver, mutatis mutandis, alguma semelhana entre o Bol sa Famlia, o crdito consignado e o salrio mnimo? Lula gostava de dizer o que se tornou uma espcie de lema: barato e fcil cui dar dos pobres49. Palavras edificantes ou perturbadoras? Em sua ambiguidade moral, poderia ser uma espcie de epitfio para seu governo. Comparado a seus antecessores, ele tinha viso, nascida da identificao social, para compreender que o Estado brasileiro podia se dar ao luxo de ser mais generoso com os menos favore cidos, de um modo que faria grande diferena em suas vidas. Mas essas concesses vieram sem nenhum custo para os ricos ou a um preo muito cmodo, e eles, em qualquer estimativa absoluta, se saram muito melhor durante estes anos. Ser que isso realmen te importa, podese questionar, isso no seria apenas a definio do mais desejvel de todos os resultados econmicos, o optimum de Pareto? Se o ritmo de crescimento houvesse claudicado, no en tanto, quando a onda de emancipao passou um sculo atrs, os descendentes dos escravos teriam vivido em condies no muito diferentes. Desde a poca de sua adoo, logo aps o fim da escra vido, o lema comtiano inscrito na bandeira nacional Ordem e
Novos esTUdos 91 NoveMBro 2011 51

02_Anderson_91_p22a53.indd 51

21/11/11 13:20

Progresso tem sido uma esperana esfarrapada tremulando ao vento. Progresso sem conflito; distribuio sem redistribuio. O quo comum eles so, historicamente? Mas talvez desta vez no seja a mesma coisa. A ltima dcada no testemunhou nenhuma mobilizao das classes populares no Brasil. O medo da desordem e a aceitao da hierarquia, que ainda separam o Brasil da Amrica Latina, so herana da escravido. Mas, embora o avano material no represente o fortalecimento social, h circuns tncias em que um pode levar ao outro. O incrvel peso eleitoral dos pobres, contraposto ao grau de desigualdade econmica, para no fa lar da injustia poltica, fazem do Brasil uma democracia diferente de qualquer outra no norte, mesmo aquelas em que as tenses de classe foram intensas no passado ou tiveram um movimento trabalhista mais forte. A contradio entre as duas magnitudes apenas comeou a operar sobre si mesma. Se os avanos passivos tivessem se trans formado em interveno ativa, a histria teria outro final.
Perry Anderson professor de histria e sociologia da Universidade da Califrnia, em Los Ange les, eua, e editor da revista New Left Review.

Recebido para publicao em 20 de maio de 2011.


NOVOs esTudOs
ceBraP

91, novembro 2011 pp. 2352

52 o Brasil de lUla Perry Anderson

02_Anderson_91_p22a53.indd 52

21/11/11 13:20

02_Anderson_91_p22a53.indd 53

21/11/11 13:20

Anda mungkin juga menyukai