Anda di halaman 1dari 14

A AVALIAO COMO UM INSTRUMENTO DIAGNSTICO DA CONSTRUO DO CONHECIMENTO NAS SRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

EVALUATION AS A DIAGNOSTIC TOOL FOR THE KNOWLEDGE CONSTRUCTION ON FUNDAMENTAL EDUCATION FIRST GRADES

Monalize Rigon dos Santos1 Simone Varela2

Resumo: O presente artigo tem por objetivo investigar as metodologias e as estratgias de avaliao utilizadas nas sries iniciais do Ensino Fundamental. O pressuposto terico adotado consiste na idia de que, os mtodos de avaliao deveriam ser utilizados pelo professor com a inteno de diagnosticar o processo de construo da aprendizagem dos educandos. Na escola, a avaliao, deve ter como finalidade dar um juzo de valor, o que significa uma afirmao qualitativa sobre um dado objeto, sendo este satisfatrio o quanto mais se aproximar do ideal estabelecido. A atual prtica da avaliao escolar tem mostrado como sua funo classificao e no o diagnstico. O julgamento de valor, que teria funo de possibilitar uma nova tomada de deciso sobre o objeto avaliado, tem uma funo esttica de classificar um objeto a um ser humano histrico num padro definitivamente determinado. Essas classificaes so determinadas em nmeros que somadas ou divididas tornam-se mdias. Sendo assim, enquanto classificatria, a avaliao no tem a finalidade de auxiliar na reflexo sobre a prtica e retornar a ela, mas sim, como um meio de julgar a prtica e torn-la estratificada. Palavras Chave: valiao diagnstica; ensino-aprendizagem; instrumentos de avaliao.

Abstract: The present article has for objective to investigate the methodologies and used strategies of evaluation in the initial series of Basic Ensino. The estimated adopted theoretician consists of the idea of that, the evaluation methods would have to be used by the professor with the intention to diagnosis the process of construction of the learning of the educandos. In the school, the evaluation, must have as purpose to give to a value judgment, what it means a qualitative affirmation on data object, being this satisfactory o the more if to approach to the established ideal. Current the practical one of the pertaining to school evaluation has shown as its function classification and not disgnostic it.
1

Graduada em Pedagogia com habilitao em sries iniciais e gesto escolar pelo Centro Universitrio Filadlfia UniFil. 2 Orientadora da pesquisa. Docente no Curso de Pedagogia do Centro Universitrio Filadlfia Unifil. Mestre em Educao pela Universidade Estadual de Maring (UEM). E-mail: monirela@sercomtel.com.br .

SANTOS, Monalize Rigon da; VARELA, Simone. A Avaliao como um Instrumento Diagnstico da Construo do Conhecimento nas Sries Inicias do Ensino Fundamental.

The value judgment, that would have function to make possible a new taking of decision on the evaluated object, has a static function to classify an object to a historical human being in a definitively determined standard. These classifications are determined in numbers that added or divided become average. Being thus, while classificatria, the evaluation does not serve as pause to think the practical one and to retake it, but yes, as a way to judge practises it and to become it estratificada. Key Words: diagnostic evaluation; evaluation instruments; teach-learning;

Introduo

O ato de avaliar implica na coleta, na anlise e na sntese dos dados que configuram o objeto da avaliao, acrescido de uma atribuio de valor ou de qualidade, que se processa a partir da comparao da

configurao do objeto avaliado com um determinado padro de qualidade previamente estabelecido para aquele tipo de objeto. O valor, ou, a qualidade atribudos ao objeto conduz a uma tomada de posio a seu favor ou contra ele. Esta tomada de deciso o posicionamento a favor ou contra o objeto, ato ou curso da ao, a partir do valor ou qualidade atribudos, conduz a uma deciso nova: manter o objeto como est ou atuar sobre ele. Segundo Luckesi (2002), a avaliao, diferentemente da

verificao, envolve um ato que ultrapassa a obteno da configurao do objeto, exigindo deciso do que fazer com ele. A verificao uma ao que congela o objeto; a avaliao, por sua vez, direciona o objeto numa trilha dinmica da ao. A avaliao da aprendizagem no se constitui matria pronta e acabada, neste sentido que esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de conhecer e buscar os subsdios que fundamentem futuramente o caminho a ser desenvolvido pelo professor durante o processo de avaliao dos educandos. Ao avaliar o professor deve utilizar tcnicas diversas e instrumentos variados, para que se possa diagnosticar o comeo, o durante e o fim de todo o processo avaliativo, para que a partir de ento possa progredir

Revista Eletrnica de Educao. Ano I, No. 01, ago. / dez. 2007.

SANTOS, Monalize Rigon da; VARELA, Simone. A Avaliao como um Instrumento Diagnstico da Construo do Conhecimento nas Sries Inicias do Ensino Fundamental.

no processo didtico e retomar o que foi insatisfatrio para o processo de aprendizagem dos educandos.

Perspectivas de Avaliao

A avaliao, segundo Haydt (2000), Santanna (2001), Luckesi (2002) apresenta-se em trs modalidades. Dentre as referidas modalidades est avaliao somativa ou classificatria. Segundo Haydt (2000), a avaliao somativa tem como funo classificar os alunos ao final da unidade, semestre ou ano letivo, segundo nveis de aproveitamento apresentados. O objetivo da avaliao somativa classificar o aluno para determinar se ele ser aprovado ou reprovado e est vinculada noo de medir.

Medir significa determinar a quantidade, a extenso ou o grau de alguma coisa, tendo por base um sistema de unidades convencionais. Na nossa vida diria estamos constantemente usando unidades de medidas, unidades de tempo. O resultado de uma medida expresso e nmeros. Da a sua objetividade e exatido. A medida se refere sempre ao aspecto quantitativo do fenmeno a ser descrito (HAYDT 2000, p. 9).

O sistema educacional, muitas vezes, tem se apoiado na avaliao classificatria com a pretenso de verificar aprendizagem ou competncias atravs de medidas, de quantificaes. Este tipo de avaliao pressupe que as pessoas aprendam do mesmo modo, nos mesmos momentos e tenta evidenciar competncias isoladas. Ou seja, algumas, pessoas que por diversas razes tm maiores condies de aprender, aprendem mais e melhor. Outras, com outras caractersticas, que no respondem to bem ao conjunto de disciplinas, aprendem cada vez menos e so muitas vezes excludos do processo de escolarizao. Dentre as concepes de avaliao alm da somativa e/ou classificatria, h tambm outras duas modalidades que so denominadas de avaliao formativa e a outra, de avaliao diagnstica.

Revista Eletrnica de Educao. Ano I, No. 01, ago. / dez. 2007.

SANTOS, Monalize Rigon da; VARELA, Simone. A Avaliao como um Instrumento Diagnstico da Construo do Conhecimento nas Sries Inicias do Ensino Fundamental.

Avaliao formativa realizada com o propsito de informar o professor e o aluno sobre o resultado da aprendizagem, durante o desenvolvimento das atividades escolares. Localiza a deficincia na

organizao do ensino-aprendizagem, de modo a possibilitar reformulaes no mesmo e assegurar o alcance dos objetivos. A referente modalidade de avaliao chamada formativa no sentido que indica como os alunos esto se modificando em direo aos objetivos.

Formativa tem como funo informar o aluno e o professor sobre os resultados que esto sendo alcanados durante o desenvolvimento das atividades; melhorar o ensino e a aprendizagem; localizar, apontar, discriminar deficincias, insuficincias, no desenvolvimento do ensino-aprendizagem para eliminlas; proporcionar feedback de ao (leitura, explicaes, exerccios) (SANTANNA, 2001, p. 34).

A terceira concepo de avaliao, a avaliao diagnstica constituda por uma sondagem, projeo e retrospeco da situao de desenvolvimento do aluno, dando-lhe elementos para verificar o que aprendeu e como aprendeu. uma etapa do processo educacional que tem por objetivo verificar em que medida os conhecimentos anteriores ocorreram e o que se faz necessrio planejar para selecionar dificuldades encontradas. Os alunos e professores, a partir da avaliao diagnstica de forma integrada, reajustaro seus planos de ao. Esta avaliao dever ocorrer no incio de cada ciclo de estudos, pois a varivel tempo pode

favorecer ou prejudicar as trajetrias subseqentes, caso no se faa uma reflexo constante, crtica e participativa. A referida funo diagnstica da avaliao obriga a uma tomada de deciso posterior em favor do ensino, estando a servio de uma pedagogia que visa transformao social. A avaliao deve estar comprometida, assim, com uma proposta histrico-crtica.

Revista Eletrnica de Educao. Ano I, No. 01, ago. / dez. 2007.

SANTOS, Monalize Rigon da; VARELA, Simone. A Avaliao como um Instrumento Diagnstico da Construo do Conhecimento nas Sries Inicias do Ensino Fundamental.

A Avaliao como um Instrumento Diagnstico do Processo EnsinoAprendizagem

A necessidade de avaliar sempre se far presente, no importando a norma ou padro pela qual baseie-se o modelo educacional. No h como fugir da necessidade de avaliao de conhecimentos, muito embora se possa, com efeito, torn-la eficaz naquilo a que se prope: a melhora de todo o processo educativo. Luckesi (2002) ressalta que a prtica escolar usualmente denominada avaliao da aprendizagem pouco tem a ver com avaliao. Ela se constitui muito de mais de provas/exames do que de avaliao. A prtica de aplicao de provas e exames, com atribuio de notas ou conceitos, tem sua origem na escola moderna sculo XVI e XVII com a cristalizao da sociedade burguesa. A prtica conhecida hoje herdeira da referida poca, que se constitui pela excluso e marginalizao de grande parte dos indivduos da sociedade. Hoje (Sculo XXI), segundo Luckesi (2002), usa-se a

denominao de avaliao, mas a prtica de aplicao dos instrumentos de avaliao tem se resumido aplicao de provas e exames, uma vez que estas so mais fceis e costumeiras de serem executadas. A avaliao representa um dos pontos vitais para o alcance de uma prtica pedaggica competente. Muito pouco se conhece sobre processo de avaliao que acontece nas escolas, devido m utilizao que se faz dela. Por essa razo, que esta pesquisa justifica-se como fundamento necessrio para um satisfatrio desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. No cenrio educacional, a avaliao se difere, tem carter sistematizado, apia-se em pressupostos explicitados em maior ou menor grau, variam em complexidade e servem a mltiplos propsitos. Segundo Haydt (2000) faz parte do trabalho docente verificar e julgar o rendimento dos alunos, avaliando os resultados do ensino, a avaliao est sempre presente na sala de aula, fazendo parte da rotina escolar, da ser responsabilidade do professor aperfeioar suas tcnicas.

Revista Eletrnica de Educao. Ano I, No. 01, ago. / dez. 2007.

SANTOS, Monalize Rigon da; VARELA, Simone. A Avaliao como um Instrumento Diagnstico da Construo do Conhecimento nas Sries Inicias do Ensino Fundamental.

preciso enfatizar a necessidade de adoo pelo professor de diversificados instrumentos avaliativos que possam oportunizar para que se tenha a clareza sobre o que precisa ser aperfeioado e obter mais dados para organizar o seu trabalho. Ao avaliar o rendimento escolar do aluno, o professor deve utilizar tcnicas diversas e instrumentos variados, pois, quanto maior for a amostragem, mais perfeita ser a avaliao. Haydt (2000) defende que a avaliao deve ser compreendida como um processo dinmico de permanente interao entre educador e educando no apontamento e no desenvolvimento de contedos de ensinoaprendizagem, na seleo e aplicao de suas metodologias, bem como no diagnstico da realidade social, visando a mudana comportamental educando e do seu compromisso com a sociedade. O processo avaliativo dever ocorrer em favor do aluno, sujeito do processo, aliado de sua aprendizagem e promover o desenvolvimento de sua auto-estima, gerando o desejo de conhecer mais e fortalecendo o seu vnculo com a escola. Toda a avaliao deveria ter uma dimenso diagnstica, no sentido de que conduz, ou deveria conduzir, a um melhor ajuste do processo ensino-aprendizagem. Deveria tratar a adaptao melhor do contedo s formas de ensino com as caractersticas dos alunos revelados pela avaliao. Um dos propsitos da avaliao com funo diagnstica consiste em informar o professor sobre o nvel de conhecimentos e habilidades de seus alunos, antes de iniciar o processo de ensino aprendizagem, para determinar o quanto progrediram depois de um certo tempo. muito freqente a existncia de classes heterogneas nas escolas e devido a essas diferenas cognitivas, individuais, alguns alunos

aprendem mais rapidamente do que outros. Conforme Haydt (2000) comum alunos que retm com mais facilidade o contedo e alunos que esquecem facilmente os mesmo. O professor precisa antes de tudo, verificar se seus alunos dominam, ou no, os pr-requisitos necessrios para as novas aprendizagens,

Revista Eletrnica de Educao. Ano I, No. 01, ago. / dez. 2007.

SANTOS, Monalize Rigon da; VARELA, Simone. A Avaliao como um Instrumento Diagnstico da Construo do Conhecimento nas Sries Inicias do Ensino Fundamental.

ou seja, se apresentam as habilidades e os conhecimentos prvios necessrios, sem os quais no podero prosseguir para a prxima etapa.

No apenas no incio do perodo letivo que se realiza a avaliao diagnstica. No incio de cada unidade de ensino, recomendvel que o professor verifique quais as informaes que seus alunos j tm sobre o assunto, e que habilidades apresentam para dominar o contedo. Isso facilita o desenvolvimento da unidade e ajuda a garantir a eficcia do processo ensino aprendizagem (HAYDT, 2000, p. 20).

Segundo Martins (1988), o diagnstico poder ser direcionado nos seguintes sentidos: determinar a existncia de comportamento de entrada do aluno, que sejam pr-requisitos para o alcance dos objetivos formulados; determinar o domnio de certos objetivos por parte do educando, que

possibilitem o ensino de assuntos de nvel mais elevado; classificar os alunos de acordo com seus interesses, aptides e traos da personalidade.

Componentes da Funo Diagnstica

Os dados que o professor vai obtendo por meio da avaliao so sempre provisrios, pois o que o aluno demonstrou no compreender hoje, poder ser compreendido amanh. Aprender um processo ativo pelo qual o aluno constri, modifica, enriquece e diversifica seus esquemas de

conhecimento a respeito dos diferentes contedos escolares a partir do significado e do sentido que pode atribuir a esses contedos e ao prprio fato de aprend-lo. Na prtica social libertadora, observa-se uma opo por um outro modelo social, no qual as diferenas entre os seres humanos deveriam ser reconhecidas e no poderiam se traduzir em mecanismos de excluso social, mas sim do ponto de partida para o trabalho a partir das necessidades especficas decorrentes das diferenas. Desse modo, um entendimento

Revista Eletrnica de Educao. Ano I, No. 01, ago. / dez. 2007.

SANTOS, Monalize Rigon da; VARELA, Simone. A Avaliao como um Instrumento Diagnstico da Construo do Conhecimento nas Sries Inicias do Ensino Fundamental.

socializante da sociedade foi se formulando e uma nova pedagogia, a pedagogia libertadora de Paulo Freire. Esta pedagogia est marcada pela idia de que a transformao vir pela emancipao das camadas populares, que definida pelo processo de conscientizao cultural e polticas fora da escola, destinadas fundamentalmente aos adultos. A prtica da avaliao escolar, dentro do modelo liberal conservador, autoritria , pois este carter pertence essncia dessa perspectiva de sociedade, que exige controle e enquadramento dos indivduos nos parmetros previamente estabelecidos de equilbrio social. A avaliao educacional ser, assim, um instrumento disciplinador no s das condutas cognitivas como tambm das sociais, no contexto da escola. Ao contrrio, prtica da avaliao nas pedagogias preocupadas com a transformao, dever estar atenta aos modos de superao do autoritarismo e ao estabelecimento da autonomia do educando. Isto porque o novo modelo social exige a participao democrtica de todos. Significa a igualdade efetiva de oportunidades e condies, fato que no ocorrer se no se conquistar a autonomia e a reciprocidade nas relaes sociais. Nesse contexto, a avaliao escolar dever manifestar-se como um mecanismo de diagnstico da situao, tendo em vista o avano e o crescimento e no a estagnao disciplinadora. Luckesi (2002, p.33) entende que a:

(...) avaliao pode ser caracterizada como uma forma de ajuizamento da qualidade do objeto avaliado, fator que implica uma tomada de posio a respeito do mesmo, para aceit-lo ou para transform-lo. A avaliao um julgamento de valor sobre manifestaes relevantes da realidade, tenso em vista uma tomada de deciso.

Na avaliao diagnstica, conforme argumenta Luckesi (2002), o objeto avaliado ser tanto mais satisfatrio quanto mais se aproximar do ideal estabelecido, como prottipo ou como estgio de um processo. Esse julgamento se faz com base nos caracteres relevantes da realidade do objeto

Revista Eletrnica de Educao. Ano I, No. 01, ago. / dez. 2007.

SANTOS, Monalize Rigon da; VARELA, Simone. A Avaliao como um Instrumento Diagnstico da Construo do Conhecimento nas Sries Inicias do Ensino Fundamental.

de avaliao. O julgamento apesar de qualitativo, no ser inteiramente subjetivo. O juzo emergir dos indicadores da realidade que delimitam a qualidade efetivamente esperada do objeto. A avaliao tambm conduz a uma tomada de deciso. O julgamento de valor, por sua constituio, desemboca num posicionamento de no-diferena, o que significa obrigatoriamente uma tomada de posio sobre o objeto avaliado, e uma tomada de deciso quando se trata de um processo, como o caso da aprendizagem. Esses elementos que compem a avaliao, da prtica escolar podem caracterizar o arbitrrio da autoridade pedaggica. A tomada de deciso o componente da avaliao que coloca mais poder na mo do professor. A atual prtica da avaliao escolar tem como funo classificar e no diagnosticar como deveria ser. O julgamento de valor, que teria funo de possibilitar uma nova tomada de deciso sobre o objeto avaliado, passa a ter uma funo esttica de classificar um objeto a um ser humano histrico num padro definitivamente determinado. Essas classificaes so determinadas em nmeros que somadas ou divididas tornam-se mdias. A avaliao no serve como pausa para pensar a prtica e

retornar a ela, mas sim, como um meio de julgar a prtica e torn-la estratificada. Com a funo classificatria , a avaliao no auxilia em nada o avano e o crescimento cognitivo, mas somente com uma funo diagnstica ela pode servir para essa finalidade. Luckesi (2002) entende que a avaliao com a funo classificatria, constitui-se num instrumento esttico do processo de

crescimento. Com a funo diagnstica, ao contrrio, ela constitui-se num momento dialtico do processo de avanar no desenvolvimento da ao, do crescimento para a autonomia, do crescimento para a competncia. A avaliao nas mos do professor desempenha alm de castigo, um outro papel bsico, que significativo para um modelo liberal- conservador: o papel disciplinador. Com o uso do poder, via avaliao classificatria, o professor, enquadra os alunos dentro da normativa socialmente estabelecida. A sociedade conservadora permite que se faa da avaliao um instrumento nas

Revista Eletrnica de Educao. Ano I, No. 01, ago. / dez. 2007.

SANTOS, Monalize Rigon da; VARELA, Simone. A Avaliao como um Instrumento Diagnstico da Construo do Conhecimento nas Sries Inicias do Ensino Fundamental.

10

mos do professor autoritrio para hostilizar os alunos, exigindo-lhes condutas, as mais variadas que lhes parecerem adequadas. Ento, aparecem as armadilhas nos testes, surgem testes para derrubar todos os indisciplinados.

A prtica da avaliao escolar chega a um grau assustador de presso sobre os alunos, levando a distrbios fsicos e emocionais: mal-estar, dor de cabea, branco, medo, angustia, insnia, ansiedade, decepo, introjeo de auto-imagem negativa. Uma escola que precisa recorrer presso da nota logo nas series iniciais, em certamente, uma triste escola e no est educando, uma escola fracassada. (VASCONCELLOS, 1995, p. 37).

A avaliao na referida perspectiva, acaba desempenhando, na prtica, um papel mais poltico que pedaggico, pois no usada como um recurso metodolgico de reorientao do processo de ensino-aprendizagem. Ao invs disso desenvolvida como instrumento e poder, de controle, tanto por parte do sistema social, como pela escola, pelo professor e quanto pelos prprios pais. Para que a avaliao educacional escolar assuma o seu verdadeiro papel de instrumento dialtico de diagnstico para o crescimento, ter de se situar e estar a servio de uma pedagogia que esteja preocupada com a transformao social e no com a sua conservao. A avaliao deixar de ser autoritria se o modelo social e a concepo terico-prtica da

educao tambm no forem autoritrios. Se as aspiraes socializadas da humanidade se traduzem num modelo socializante e democrtico, a pedagogia e a avaliao em seu interior tambm se transformaro na perspectiva de encaminhamentos democrticos. Luckesi (2002) afirma que a avaliao um recurso pedaggico til e necessrio para auxiliar cada educador e cada educando na busca e na construo de si mesmos e dos seus melhores modos de ser na vida. Ela no pode ser vista como sendo a tirana da pratica educativa, que ameaa e submete a todos, mas sim amorosa, inclusiva, dinmica e construtiva.

Revista Eletrnica de Educao. Ano I, No. 01, ago. / dez. 2007.

SANTOS, Monalize Rigon da; VARELA, Simone. A Avaliao como um Instrumento Diagnstico da Construo do Conhecimento nas Sries Inicias do Ensino Fundamental.

11

Por tanto, para avaliar o primeiro passo bsico o de diagnosticar, que implica, como seu primeiro passo, coletar dados relevantes, que configurem o estado de aprendizagem do educando. A atual prtica de avaliao tem estado contra a democratizao do ensino, na medida em que ela no tem colaborado para a permanncia do aluno na escola e a sua promoo qualitativa. Para que a avaliao sirva democratizao do ensino, preciso modificar a sua utilizao de classificatria para diagnstica. Ou seja, a avaliao dever ser assumida como um instrumento de compreenso de estgio da aprendizagem em que se encontra o aluno, tendo em vista as tomadas decises suficientes para o avano no seu processo de

aprendizagem. Desse modo, a avaliao no seria somente um instrumento para a aprovao ou reprovao dos alunos, mas sim um instrumento de diagnstico de uma situao, visando encaminhamentos adequados para a sua aprendizagem. A avaliao diagnstica realizada com os alunos possibilita ao sistema de ensino verificar como est atingindo os seus objetivos, portanto a avaliao possibilita a autocompreenso. O professor, na medida em que est atento ao andamento do aluno, poder atravs da avaliao da aprendizagem, verificar o quanto o seu trabalho est sendo deficiente e que desvios est tendo. O aluno, por sua vez, poder estar permanentemente descobrindo em que nvel de aprendizagem se encontra, dentro de sua atividade escolar, adquirindo conscincia do seu limite e necessidades de avano. Alm disso, os resultados manifestados por meio dos instrumentos de avaliao podero auxiliar o aluno num processo de automotivao, na medida em que lhes fornece conscincia dos nveis obtidos da aprendizagem. A avaliao no pode ser de cunho decorativo ou uma mscara apenas, voltada complementao de nota. Os resultados da avaliao devem ser a chave para a tomada de decises sobre o que deve ser reforado ou retocado, ou seja, um diagnstico que leve anlise da realidade, para que se possa captar os subsdios a tomar as decises no sentido de superar os problemas constatados. A avaliao deve servir, antes de tudo, como uma

Revista Eletrnica de Educao. Ano I, No. 01, ago. / dez. 2007.

SANTOS, Monalize Rigon da; VARELA, Simone. A Avaliao como um Instrumento Diagnstico da Construo do Conhecimento nas Sries Inicias do Ensino Fundamental.

12

possibilidade de reflexo, seno permanente, ao menos sobre as deficincias surgidas. Mais ainda, no deve estar presa a argumentos ou padres, ao contrrio, deve ser encarada como uma escala para justamente formar ou fundamentar tais padres, sejam eles de conduta ou diretamente ligados aprendizagem.

Consideraes Finais

A avaliao, conforme foi apresentada ao longo deste artigo, um processo abrangente, que implica uma reflexo crtica sobre a prtica, no sentido de captar seus avanos, suas resistncias e dificuldades a fim de possibilitar uma tomada de deciso sobre o que fazer para superar os obstculos que impedem a aprendizagem dos alunos. A avaliao contnua e progressiva necessria para acompanhar o desenvolvimento dos educandos e ajud-los em suas eventuais dificuldades. Outra constatao que este estudo permitiu, consiste no fato de que a classificao, na avaliao, no auxilia em nada o avano e o crescimento da aprendizagem do educando e, somente com uma funo formativa e diagnstica, ela pode ter esta finalidade. A avaliao concebida

como diagnstica, tem como finalidade determinar o grau em que o aluno domina os objetivos previstos para iniciar uma unidade de ensino. Alm disso, a avaliao diagnstica compreende em verificar se existem alunos que possuem conhecimentos e habilidades previstas a fim de orient-los a outras oportunidades, novas aprendizagens. A avaliao diagnstica realizada no inicio do processo ensino-aprendizagem, com a finalidade de detectar eventuais dificuldades de aprendizagem auxiliando o professor no

planejamento de suas aes. Para que a avaliao participe do processo de democratizao e da melhoria da qualidade da aprendizagem do educando, preciso modificar a sua utilizao e transform-la de classificatria para diagnstica. Ou seja, a avaliao dever ser assumida como um instrumento para que o professor

Revista Eletrnica de Educao. Ano I, No. 01, ago. / dez. 2007.

SANTOS, Monalize Rigon da; VARELA, Simone. A Avaliao como um Instrumento Diagnstico da Construo do Conhecimento nas Sries Inicias do Ensino Fundamental.

13

compreenda o estgio de aprendizagem em que se encontra o aluno, tendo em vista tomar as decises suficientes e satisfatrias para que ela possa avanar no processo de aprendizagem. Desse modo, a avaliao no se constitui apenas como um instrumento para aprovao ou reprovao dos alunos, mas sim um instrumento de diagnstico de uma situao, tendo em vista a definio de encaminhamentos adequados para a sua aprendizagem. A avaliao escolar um desafio que exige mudanas por parte do professor. Mudana requer muito estudo, reflexo e ao. Por isso, requer do educador a busca pela inovao, exige uma mudana na postura deste profissional tanto em relao avaliao propriamente dita, educao e a sociedade que o limita. por meio das metodologias e dos processos avaliativos utilizados que o professor ir participar da reproduo ou transformao da sociedade na qual estamos inseridos, podendo formar, ou no, sujeitos crticos e emancipados para que possam nela conviver com equidade.

Referncias

HADJI, Charles. Avaliao Desmistificada. Porto Alegre: ARTMED, 2001.

HAYDT, Regina Cazaux. Avaliao do processo ensino-aprendizagem. So Paulo: tica, 2000.

HOFFMANN, Jussara. Avaliao: Mito & Desafio. So Paulo: Mediao, 2000.

LOCH, Valdeci Valentim. Jeito de avaliar. Curitiba: Renascer, 1995.

Revista Eletrnica de Educao. Ano I, No. 01, ago. / dez. 2007.

SANTOS, Monalize Rigon da; VARELA, Simone. A Avaliao como um Instrumento Diagnstico da Construo do Conhecimento nas Sries Inicias do Ensino Fundamental.

14

LUCKESI, Cipriano Carlos. Maneiras de avaliar a aprendizagem. Ptio. So Paulo, ano 3. n 12. p. 7 11, 2000.

LUCKESI, Cipriano C. Avaliao da aprendizagem escolar. 13 ed. So Paulo: Cortez, 2002.

MARTINS,

Jos

Prado.

Didtica

Geral:

fundamentos,

planejamento,

metodologia e avaliao. So Paulo: Atlas, 1985.

SANTANNA, Ilza Martins. Por que avaliar? Como avaliar?: Critrios e instrumentos. 7. ed. Vozes. Petrpolis 2001.

VASCONCELLOS,

Celso

dos

santos. Avaliao:

concepo

dialtica-

libertadora do processo de avaliao escolar. So Paulo: Libertad, 1995.

Recebido em: 21 de maio de 2007. Aprovado em: 18 de junho de 2007.

Revista Eletrnica de Educao. Ano I, No. 01, ago. / dez. 2007.

Anda mungkin juga menyukai