Anda di halaman 1dari 4

AS AES PEDAGGICAS DOS PROFESSORES DE EDUCAO FSICA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO MUNICPIO DE NOSSA SENHORA DA GLRIA.

Jailton Gomes1 Joo Paulo Batista Santos Robson Lima dos Santos Willams Santana Thalyta Juliana Cardoso Almeida

O objetivo do nosso estudo investigar como anda a Educao Fsica escolar nas escolas municipais do municpio de Nossa Senhora da Glria, tendo como referncia a prtica pedaggica dos professores, os conhecimentos mobilizados, as condies de trabalho e a reflexo sobre sua prtica .Nosso estudo ser feito atravs de pesquisas observatrias.Sero entregues questionrios aos professores de Educao Fsica nas escolas municipais do municpio de Nossa Senhora da Glria onde neles avaliaremos todo os objetivo de pesquisa, entre eles a questo de como anda a Educao Fsica escolar, na perspectiva de mudana na sua prtica.

RESUMO:

Palavras-chaves:Educao Fsica escolar;Dificuldades;Atuao;


1-INTRODUO: Sabemos que muitas vezes a Educao Fsica nas escolas no possui prioridade,mas por que no trata-l igual as outras disciplinas, se ela obrigatria no currculo escolar, como as outras?.Um dos motivos pode vim da parte dos prprios educadores e atravs do nosso estudo queremos mostrar se vem realmente deles e quais suas maiores dificuldades. Sabemos que o papel da Educao Fsica desenvolver a autonomia, conceito de regras, da tica, da cooperao, da moral, do prazer, do seu reconhecimento, formar indivduos crticos, entre outros e o profissional da rea que tem a obrigao de passar os contedos e formar cidados crticos .E atravs das observaes feitas nas aulas de Educao Fsica nas escolas municipais do municpio de Nossa Senhora da Glria que iremos observar se o profissional tem feito seu papel e tambm as dificuldades encontradas, na regio. possvel ver que ainda feito muito pouco na direo de mudar a maneira de educar para a vida.O tecnicismo e o fazer por fazer so hegemnicos .Possa ser que a atuao dos professores ainda estejam voltada para a aptido fsica do aluno e no considerando os saberes deles, fazendo com que o aluno no seja capaz de interferir na transformao da sociedade.
1 Graduandos do curso de Educao fsica da Faculdade de Sergipe.

O que visto a separao dos esportes e empregao isolada com intuito de alcanar objetivos propostos pelos educadores, claro que o esporte tem suas virtudes, pois quando uma criana se desenvolve em um esporte aquilo vai ter repercusso em vrias dimenses do seu comportamento, mas devemos criar condies para estas crianas entrarem e mudarem a sociedade. A pesar do que vemos atualmente nas escolas no podemos culpar os professores sem antes analisarmos realmente o que vem de fato gerando o descaso pela disciplina, pois muitas vezes o profissional no possui nem meios para poder trabalhar, falta uma estrutura e recursos e isso causa desanimo no profissional e conforme Bracht(2003,p.39) a existncia de materias, equipamentos e instalaes importante e necessria para as aulas de Educao Fsica e sua ausncia ou insuficincia podem comprometer o alcance do trabalho pedaggico, mas no podemos justificar o trabalho no to qualificado de certos professores da rea por falta de recursos, pois devemos ser criativos e criar meios e nisso est a diferena dos profissionais . Sabe-se que os contedos so instrumentos utilizado para se chegar aos objetivos presentes no planejamento .Deve-se ter em mente que os objetivos de um plano de trabalho no so aquilo que se vai dar ao aluno como atividade,mas sim o que se espera dele como resultado da aprendizagem. Na Educao Fsica existem possibilidades referente ao esporte, a cultura de movimento, temas que levam ao indivduo um conhecer de si mesmo e se inserir na sociedade .Atravs da tematizao da cultura corporal pode ser estabelecida uma associao entre o movimento humano e os aspectos histricos-sociais .Atravs dessa ligao o professor pode desencadear discusses sobre lutas sociais, racismo e economia, e assim desenvolver aulas criativas em cima de temas. A partir do momento que os contedos tiverem relao orgnica com as realidades sociais,bou seja, incorporarem a cultura escolar, comearam ento as mudanas. Deve-se ter em mente que a educao escolar no pode ser pensada como algo neutro em relao ao mundo, mas como algo que produz em sua prpria dinmica, caminhos diferenciados para a ao social concreta em funo de interesses e necessidades dos prprios educandos(Rodrigues apud Barcelos,1989:39) 2-METODOLOGIA: O pice da atuao profissional dos professores refletido no atual exerccio da profisso, ressaltando dialogicamente suas interpretaes, conceitos e implicaes no contexto educacional, assim como a prtica pedaggica .Nesse sentido FREIRE(apud KUNZ,2001,p.150) nos coloca que o critrio para avaliar um professor a sua prticano a sua fala por isso iremos nas nossas pesquisas esta avaliando as aulas dos

professores e coletando dados atravs de questionrios elaborado pelo grupo .Atravs da coleta dos dados iremos esclarecer os seguintes tpicos: -Prtica pedaggica -Origem dos conhecimentos utilizado pelos professores -Condies de trabalho -Dificuldades da rea

2.1-A prtica pedaggica dos professores:


A prtica pedaggica dos professores traduz-se num momento de articulaes dos saberes adquirido no decorrer do seu desenvolvimento profissional, que sistematizados devem contribuir com a formao dos alunos .Para isso, a atual deve ser compreendida como um espao de interao social, onde o professor e os alunos definem as situaes de ao, a partir de uma intencionalidade, construindo os sentidos e significados para as aes(HILDERBRANST-STRAMANN,2001,P.27). Mas como apontado por Bracht (2003) a aula de Educao Fsica, muitas vezes, ainda compreendida como um espao e tempo escolar vinculado ao esporte, onde o esporte contedo principal, a referncia para as normas e para os movimentos.

2.2-Origem dos conhecimentos utilizado pelos professores:


Para o desenvolvimento da prtica pedaggica, os professores necessitam mobilizar saberes, como se refere Tardif et al(1991), adquiridos durante a trajetria docente .

2.3-Condies de trabalho:
So elementos que aparecem frequentemente quando se fala dos problemas enfrentados pelos profissionais de Educao Fsica. E como j foi dito segundo Bracht a existncia de materias, equipamentos e instalaes importante e necessria para as aulas de Educao Fsica e sua ausncia ou insuficincia podem comprometer o alcance do trabalho pedaggico.

2.4-Dificuldades da rea:
H uma vinculao muito grande ao esporte e alm disso as regras e fundamentos, mas a utilizao do esporte como contedo de ensino em aulas de Educao Fsica pode tornase problemtico ao ser tratado de forma acrtica (reproduzindo somente suas prticas), pois os princpios e tendncias que regem a instituio esportiva, promovidos pela indstria cultural evidenciam o consumismo exacerbado coma finalidade de promover a sociedade capitalista. 3-ANLISE DOS DADOS: 4-CONCLUSO:

Referncias:
CASTELLANI,Lino .Educao Fsica no Brasil.13edio.So Paulo: Papirus,2007. BRACHT,V. Sociologia crtica do esporte:uma introduo.3ed. Iju: Uniju,2005. BRACHT,V. Pesquisa em ao:educao fsica na escola .Iju: Uniju,2003. KUNZ,E. Educao Fsica:ensino e mudanas.2 ed. Iju: Uniju,2001. LIBNEO,Jos C. Democratizao da escola pblica .A pedagogia crtico social dos Contedos .So Paulo:Loyola,1986. HILDERBRANST-STRAMANN,R. Textos pedaggicos sobre o ensino da Educao Fsica.Iju: Uniju,2001.

Anda mungkin juga menyukai