Anda di halaman 1dari 87

OS SINTOMAS DA GRAVIDEZ

Dr. Waldyr Muniz


Ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein

AULA 01

Realizao:

Colaborao

de especialistas do:

Aula 01

Os sintomas da gravidez
Aqui est um resumo do que ensinou o ginecologista e obstetra Waldyr Muniz, do Hospital Israelita Albert Einstein, na primeira aula do nosso curso. E, nos destaques, algumas informaes extraordinrias que a equipe do site apurou para voc.

Primeiros sinais
Eles variam bastante. Na verdade, variam de organismo para organismo e de momento para momento da gestao. O principal deles mesmo o atraso menstrual. Por isso, aquelas mulheres com o ciclo muito certinho logo desconfiam quando esto grvidas e, no raro, fazem algum teste de farmcia. Vale notar que esses testes, realizados em casa com uma amostra da urina, j esto muito mais confiveis do que no passado. No entanto, o mais certeiro ainda o exame de sangue para dosar um hormnio chamado beta hCG. Ele to sensvel que pode acusar uma gravidez antes mesmo de qualquer atraso na menstruao. Outros sinais frequentes so enjoo, alteraes digestivas, como azia e queimao, aumento da salivao e do apetite, sem contar a sensao de sonolncia.

Saiba mais
O ideal seria a mulher, ao receber a confirmao da gravidez, realizar exames de sangue, urina e fezes para afastar a hiptese de problemas, como infeces capazes de atrapalhar o desenrolar da gestao. So os primeiros exames pr-natais todos absolutamente necessrios! preciso, ainda, um ultrassom para confirmar a idade gestacional, verificar como o beb se implantou no tero e como est batendo o seu pequeno corao.

www.bebe.com.br | 2

Aula 01 - Os sintomas da gravidez

A culpada a placenta?
No comecinho da gravidez, mal a placenta comea a aparecer, ela j passa a secretar hormnios iguais aos que o corpo da mulher produzia mas, claro, no caso trata-se de uma produo extra. E esses hormnios, em dosagens maiores do que as de costume, acabam influenciando as mais diversas funes do organismo. Portanto, por trs de todos os sinais da gravidez h uma ao hormonal. No toa, eles tendem a ser mais intensos quando a mulher espera gmeos. Ora, no caso, ela est formando no ventre uma quantidade bem maior de placenta portanto, est produzindo mais e mais hormnios e, provavelmente, experimentando mais e mais sintomas. tuma se sentir mais enjoada e procurar se poupar nesses momentos. Controlar a alimentao tambm importante. Para algumas grvidas que costumam sentir muito enjoo, alimentos gelados, como picols de frutas cidas, trazem algum alvio. Eles podem ser uma espcie de recurso de emergncia. O fundamental no forar o apetite e comer apenas o que sentir vontade para no piorar o quadro. O que realmente faz diferena para a grvida nessa fase a hidratao, e no a comida. disso que ela no deve se descuidar.

Saiba mais
Evite comer quando se sentir enjoada para evitar as crises de vmito. Mais do que desagradveis, elas fazem seu organismo perder muito lquido e minerais importantes para o desenvolvimento do feto. Uma tima sugesto fracionar as refeies. Comer pequenas pores de alimentos em intervalos regulares ajuda bastante.

O problema do enjoo
Ele um sinal frequente, mas no obrigatrio. Algumas grvidas nunca sentiram esse mal-estar. Em outras, ele aparece por volta da stima semana de gestao. A ansiedade, o estresse, o cansao fsico, o excesso de comida ou, ao contrrio, perodos de jejum prolongado tendem a agravar as crises de enjoo. O mdico poder prescrever medicamentos para control-las. O ideal, porm, a mulher perceber em que horrios do dia ela cos-

www.bebe.com.br | 3

Aula 01 - Os sintomas da gravidez

Manter-se hidratada
Essa deve ser a preocupao nmero 1 da gestante, especialmente nesse incio de gravidez. No caso das mulheres que sentem muito enjoo, porm, um copo de gua pode atrapalhar mais do que ajudar. Elas devem privilegiar sucos, leite, iogurtes, sopas e outros alimentos ricos em gua, como frutas bem suculentas.

Saiba mais
Uma boa ideia para conter a ansiedade conversar bastante com seu obstetra e tirar todas as dvidas. Uma das funes mais importantes do pr-natal justamente esta: proporcionar segurana futura mame.

As alteraes emocionais
Elas surgem logo no incio e tm a ver com a histria de toda uma vida o que essa mulher experimentou na infncia, sua vida familiar, a expectativa em relao ao beb e ao seu papel de me, o relacionamento com o parceiro, se uma gravidez muito desejada ou, ao contrrio, inesperada... Tudo conta. preciso respeitar esses aspectos psicolgicos e refletir sobre esses fatores envolvidos. At porque eles afetam diretamente os sintomas fsicos e o bem-estar da gestante.

Questes de apetite
Os famosos desejos por alimentos especficos por ironia, na maioria das vezes difceis de ser encontrados naquele momento, como frutas fora de poca so um sintoma clssico da gravidez, bastante observado nos consultrios dos obstetras. provvel que os hormnios tenham uma participao muito discreta nesse fenmeno. Mas, sem dvida, sua principal causa de carter psicolgico.

www.bebe.com.br | 4

Aula 01 - Os sintomas da gravidez

O clculo do tempo de gravidez


Uma gestao dura 40 semanas, em mdia. E os mdicos costumam cont-la a partir do primeiro dia da ltima menstruao. Portanto, faa o seguinte: Anote a data da ltima vez em que voc menstruou. Vamos imaginar que tenha sido no dia 2 de abril. Primeiro, some 7 ao nmero do dia. Ou seja, 2 + 7 = 9. Ento, subtraia 3 do nmero do ms, que no caso de abril 4. Ou seja, 4 - 3 = 1, nmero equivalente a janeiro. O resultado desse clculo indica que a criana dever nascer aproximadamente em 9 de janeiro. Se, ao somar o dia da ltima menstruao com 7, o ms virar, ento a conta ser ligeiramente diferente. Imagine que sua ltima menstruao tenha comeado no dia 27 de junho. Ora, 27 de junho mais sete dias daria 4 de julho no calendrio. Guarde o nmero 4. Agora, para calcular o ms, simples: pegue o nmero do ms da ltima menstruo ms 6, no nosso exemplo e subtraia 2 em vez de 3. Ou seja, 6 - 2 = 4. A criana dever nascer por volta de 4 de abril.

Saiba mais
Se achar todas essas contas complicadas, h uma sada fcil. Visite o bebe.com.br e use a nossa calculadora de gravidez, que entrega a data provvel do parto em alguns segundos. Caso voc no se lembre da data da ltima menstruao, no se preocupe. O primeiro ultrassom resolve a questo, ao medir o feto. Seu tamanho tambm indica a idade gestacional.

O sexo do beb
Para aquelas que desejam descobrir o sexo antes do nascimento e nem sequer querem esperar a ultrassonografia da 16 semana que j capaz de dar essa informao com segurana , h um teste de sangue que pode responder a essa dvida j na oitava semana. Trata-se do exame de sexagem fetal. Ele acerta na resposta em 99% dos casos.

www.bebe.com.br | 5

AULA 02

AS TRANSFORMA NA ES PRIMEIRA METADE DA GRAVIDEZ


Dra. Lucila Pires Evangelista
Ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein

Realizao:

Colaborao

de especialistas do:

Aula 02

As transformaes na primeira metade da gravidez


A ginecologista e obstetra Lucila Pires Evangelista, do Hospital Israelita Albert Einstein, deu a segunda aula do nosso curso sobre esse tema. E aqui est o resumo para voc consultar sempre que quiser.
as primeiras semanas da gestao, o corpo da mulher inundado por uma srie de hormnios. Uma das primeiras funes desse banho hormonal preparar os seios para a amamentao. Imagine que as mamas lembram um cacho de uvas. Elas iro se ramificar e ficar com os bagos grandes. Isso porque se preparam para, l adiante, produzir cerca de 450 mililitros de leite diariamente. Mas, com isso, os seios praticamente dobraro de tamanho nos trs primeiros meses de gravidez. Esse crescimento rpido s vezes chega a provocar uma ligeira dor. A inundao de hormnios tambm age sobre a pele. Ela tende a ficar mais hidratada e iluminada. s vezes, bem mais oleosa, tanto assim que algumas gestantes apresentam acne. Outro efeito no to agradvel na pele o surgimento de cloasmas gravdicos. So manchas escuras nas mas do rosto, formadas por uma concentrao de melanina, o pigmento natural que nos d cor. Ocorre que, na gravidez, sua produo disparada.

Para evitar manchas


A grvida precisa usar filtro solar sempre. No importa se o dia est ensolarado ou nublado. Em seu estado, com a melanina a mil, qualquer radiao solar ser o estopim de cloasmas. Alis, para reforar a proteo, o ideal seria se for praia, piscina, enfim, se ficar sob o sol diretamente usar sempre chapu, viseira ou bon, ficar sentada sob tendas ou guarda-sis e, de preferncia, naqueles horrios em que a radiao d uma trgua, ou seja, antes das 10 horas da manh e depois das 15.

www.bebe.com.br | 2

Aula 02 - As transformaes na primeira metade da gravidez

Os cabelos so uma histria parte. Normalmente, eles crescem, ficam estabilizados por um tempo e caem. Mas, na gestao, quando os hormnios femininos imperam, os fios praticamente s crescem. Por isso, a cabeleira de quem est grvida fica mais bonita, volumosa, brilhante. S que, claro, isso temporrio. Quando o beb nasce e os nveis hormonais voltam ao normal, os cabelos que cresceram ao longo dos ltimos nove meses tendem a cair. s vezes, a queda to intensa que as novas mames se assustam, achando que algo de errado est ocorrendo. No h nada para se preocupar porque assim mesmo: os cabelos crescem mais na gravidez e caem depois. Isso absolutamente normal.

Dores e clicas
comum, logo no incio da gestao, sentir clicas e leves puxes na barriga. Isso porque o tero est crescendo rapidamente. Antes de engravidar, esse rgo tinha o tamanho de um punho fechado. Mas com trs meses de gravidez j est do tamanho de uma manga-rosa, aproximadamente!

Olhar de grvida
Alguns oftalmologistas so capazes de diagnosticar uma gravidez antes mesmo do ginecologista! Isso porque, na gestante, a curvatura do olho muda. E, outra vez, por causa da ao dos hormnios. Essa alterao provoca dificuldades de adaptao a lentes de contato, por exemplo. Aps o parto, os olhos voltam a ter a curvatura do passado.

Como se tudo isso fosse pouco, os hormnios ainda agem na mente. Eles deixam a mulher menos focada. Fica mais difcil para ela se concentrar em uma tarefa como se vivesse mais distrada. Mas, na verdade, quase o oposto. Ela se torna mais alerta, prestando ateno em tudo o que est ao seu redor no ambiente e no necessariamente s no que est sua frente. uma estratgia de proteo criada pela natureza, como se a grvida olhasse para todos os lados, o tempo todo, para proteger o beb. Outro mecanismo de defesa a sensibilidade do olfato e do paladar. Na natureza, em geral tudo o que txico tem gosto ou cheiro fortes. Por isso, a grvida tende a rejeitar qualquer sabor ou odor mais intensos. E comum

www.bebe.com.br | 3

Aula 02 - As transformaes na primeira metade da gravidez

ainda que seu organismo pea mais alimentos que so energia pura, como arroz, po, macarro, batata. Afinal, ele precisa mesmo de muita energia para formar o embrio. Quando essa fase inicial termina, na 12 semana, o apetite costuma voltar ao normal. Desde o incio da gestao, a estrutura ssea tambm comea a se modificar. Ela precisa se adaptar para acomodar um beb dentro do corpo e, ao final de nove meses, permitir que ele passe pela bacia. Para que isso acontea, os ossos ficam mais maleveis. As articulaes terminam mais frgeis. Tudo isso, ainda por cima, afeta a noo de equilbrio corporal. Por isso, as grvidas so mais sujeitas a entorses, por exemplo. E o recomendvel que evitem saltos altos.

Uma piscina dentro de voc!


Com oito semanas de gestao, quando o embrio tem cerca de 1,5 centmetro, ele j se mexe e como se mexe! Fica nadando dentro de uma bolsa cheia de lquido amnitico. No quarto ms, essa espcie de bexiga contm o equivalente a um copo cheio desse lquido uma verdadeira piscina. Nessa fase, a placenta tambm j est pronta para assumir suas mltiplas funes. Alm de ajudar a proteger a criana, ela se encarrega de sua oxigenao e nutrio.

A formao do beb
Logo no comecinho, ainda por volta de trs semanas de gestao, as primeiras clulas do sistema nervoso se diferenciam, formando as estruturas que daro origem ao crebro e medula do seu filho. Por volta da sexta semana, sangue, veias, artria e o corao esto prontos. Msculos e cartilagem surgem e ficam aptos a crescer a partir da oitava semana. E, com 12 semanas, todos os demais rgos do o ar da graa rins, pulmes, fgado... Tudo, a partir da, s precisar crescer e amadurecer.

www.bebe.com.br | 4

AS TRANSFORMAES NA SEGUNDA METADE DA GRAVIDEZ


Dra. Lucila Pires Evangelista
Ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein

AULA 03

Realizao:

Colaborao

de especialistas do:

Aula 03

As transformaes na segunda metade da gravidez


Vamos relembrar o que ensinou a ginecologista e obstetra Lucila Pires Evangelista, do Hospital Israelita Albert Einstein, na terceira aula do nosso curso.

s mudanas no corpo da mulher continuam com o avano da gestao. Nessa etapa, elas so marcadas muito mais pelo crescimento acelerado da barriga do que pelos efeitos dos hormnios. E a barriga, por sua vez, cresce para acompanhar o beb, que est cada vez maior. Entre o quinto e o sexto ms, a grvida comea a viver uma fase muito agradvel. Os enjoos, provavelmente, se tornaram coisa do passado. A barriga despontou, mas no est enorme a ponto de provocar algum desconforto. E o melhor: ela comea a sentir o beb se mexer pra valer. Isso lhe d uma noo concreta de que est carregando uma criana no ventre e, quando ela se move, como se a mulher soubesse que tudo est bem. Alis, importantssimo observar: a movimentao do beb deve ser diria. Ele at pode se mexer mais em um dia, menos em outro. Tende a se movimentar, por exemplo, quando a mulher se alimenta. O fato que precisa se mexer todo dia.

A sensao que a grvida tem desse movimento que pode mudar. L no incio da gravidez, o beb parecia um peixinho que, de vez em quando, surgia nadando em sua barriga. A partir do quinto ms, ela comea a perceber joelhos, mos, cambalhotas... Essa percepo refora o vnculo me/filho. E, a partir do stimo ms, claro, ela leva muitos chutes, alguns at bem doloridos. Na reta final da gestao, o beb j no faz movimentos to bruscos e s vezes a grvida at estranha, achando que ele est se mexendo menos e que, por isso, algo est errado: ora, simplesmente ele cresceu e j no h tanto espao em sua barriga! S por essa razo o beb fica menos agitado. Nessa fase alis, desde o sexto ms ela pode sentir uma vontade frequente de fazer xixi. Isso porque a bexiga est espremida pelo tero grandalho e, ao menor volume de urina, j parece lotada. No s ela est no maior aperto: o estmago, o intestino, o diafragma... O tero, a esta altura, comea a comprimir

www.bebe.com.br | 2

Aula 03 - As transformaes na segunda metade da gravidez

tudo ao seu redor. Por isso, a grvida tambm pode experimentar azia, priso de ventre e at falta de ar, mesmo que no tenha feito esforo algum. Nesses momentos, para recuperar o flego, nada melhor do que se sentar e jogar o corpo para a frente. Assim, o peso da barriga deixa de apertar o diafragma, msculo envolvido diretamente na respirao, e ela logo se normaliza.

Os seios tambm se transformam. Eles, que j cresceram no incio da gestao, agora ficam com as arolas, a parte pigmentada ao redor do bico, bem escuras. E, nelas, costumam surgir pequenas bolinhas que lembram espinhas. No para esprem-las! Elas, na verdade, so glndulas sebceas que se desenvolveram para lubrificar a regio.

Para driblar a azia


Procure diminuir as pores de comida e, em compensao, faa vrias pequenas refeies ao dia. Durante as crises, prefira alimentos pastosos.

Entre o stimo e o oitavo ms, como a barriga est muito maior, h um mecanismo de compensao que leva a uma alterao da postura. As pernas se separam ligeiramente e o eixo da coluna se curva um pouco mais do que o habitual. Se a grvida exagera ao inclinar as costas para contrabalanar o peso da barriga, porm, surgem dores nas costas o que, alis, comum. A regio do pbis tambm fica dolorida, porque a bacia vai se abrindo ao se preparar para o parto. Afinal, por ela dever passar um beb.

A partir do quinto ms, talvez voc note a sada de um lquido transparente das mamas, especialmente ao apertar o bico dos seios. o colostro, o primeiro leite, riqussimo em protenas e defesas para o beb. Ele pode surgir logo depois do parto, mas algumas mulheres j produzem, sim, uma pequena quantidade de colostro durante a gestao.

No podemos nos esquecer que, na reta final da gestao, a grvida tem cerca de 1,5 litro a mais de lquido em seu corpo. E o excedente, alm de provocar inchaos, se concentra, principalmente, nos membros inferiores. As veias das pernas tendem a sofrer com essa sobrecarga. Alm de usar meias elsticas de compresso, a grvida

www.bebe.com.br | 3

Aula 03 - As transformaes na segunda metade da gravidez

deve procurar se movimentar a cada duas horas, no mnimo. E, quando as pernas estiverem muito inchadas, uma boa alternativa um banho morno. O que muitas mulheres se perguntam, porm, quanto seria normal engordar em uma gestao. A resposta: entre 9 e 12 quilos. Destes, cerca de 3 quilos correspondem ao beb. O lquido amnitico pesa 1 quilo, assim como a placenta. E aquele 1,5 litro extra de sangue equivale a 1,5 quilo. A mulher sai da maternidade, portanto, com cerca de 7 quilos a menos do que entrou. O ganho de peso e o crescimento da barriga favorecem o aparecimento de estrias. Elas surgem porque, de tanto a pele esticar, suas fibras de sustentao se rompem, deixando marcas. Para evit-las, alm de tentar se manter em um peso adequado, a grvida precisa deixar a pele bem hidratada e beber muito lquido.

Elas tm a funo de alagar o tero e prepar-lo para o parto. So positivas e esperadas na maioria dos casos. As contraes de Braxton Hicks, a barriga, o inchao nada disso, no fundo, impede que a gestante saudvel leve uma rotina normal. Ela pode passear, trabalhar, praticar atividade fsica, fazer sexo com moderao, tudo permitido, e gozar a vida s faz bem futura mame.

Nos ltimos meses, a grvida sente que, ao longo do dia, sua barriga fica dura de vez em quando e parece mudar de posio. Esses movimentos que, diga-se, no so dolorosos so as contraes de Braxton Hicks.

www.bebe.com.br | 4

AULA 04

A GRAVIDEZ DE GMEOS
Dr. Carlos Eduardo Czeresnia
Ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein

Realizao:

Colaborao

de especialistas do:

Aula 04

A gravidez de gmeos
O resumo das informaes da aula do ginecologista e obstetra Carlos Eduardo Czeresnia, do Hospital Israelita Albert Einstein.

presena de dois bebs no tero da mulher sempre representa uma sobrecarga importante uma sobrecarga alimentar, circulatria, osteoarticular... , de fato, um peso a mais. Portanto, h uma dose de desconforto a mais. Sem contar que a ansiedade, diante da perspectiva de cuidar de dois bebs ao mesmo tempo, tende a duplicar tambm. A questo que precisa ficar clara at que ponto a gestao de gmeos pode ser classificada como uma gravidez de risco enfim, o que seria risco nesse caso? preciso, antes de mais nada, ressaltar que a evoluo nas tcnicas de reproduo assistida, observada nos ltimos anos, faz com que hoje de 2 a 3% das gestaes sejam de gmeos. E, como se tornaram mais comuns, a medicina adquiriu um conhecimento muito maior sobre elas. Agora, os mdicos conseguem acompanh-las de maneira ainda mais adequada, com abordagens cada vez mais seguras, diminuindo bastante a probabilidade de complicaes. Mas, claro, sempre restam alguns riscos.

E isso por causa da tal sobrecarga. A sobrecarga uma espcie de empurro para a mulher desenvolver problemas se por acaso j tinha propenso para t-los. Assim, a grvida com tendncia a diabete muito provavelmente apresentar essa doena se estiver esperando gmeos. A mulher com tendncia a hipertenso poder ficar com a presso nas alturas. Assim como aquela que j tinha dificuldades respiratrias ou problemas de coluna talvez sofra de crises intensas durante a gestao. Por essas e por outras, claro, o pr-natal na gravidez gemelar precisa ser muito mais cuidadoso. As visitas ao mdico, por exemplo, devem ser mais assduas para acompanhar os bebs e ver, entre outras coisas, se um no est se desenvolvendo muito mais do que o outro. Alis, muitas vezes o exame clnico no suficiente. comum o mdico pedir mais ultrassonografias para ter certeza sobre como est o crescimento de um e de outro, o lquido de um e de outro, a placenta... Alm de fazer o pr-natal corretamente, a grvida deve prestar muita ateno

www.bebe.com.br | 2

Aula 04 - A gravidez de gmeos


na alimentao. Durante a gravidez, o trnsito intestinal j tende a se tornar mais lento. E, para complicar ainda mais as coisas, no caso da gestante que espera gmeos, h uma necessidade maior de calorias e protenas. Ela ento precisa comer de uma forma mais correta do que nunca em intervalos bem curtos e ingerindo pequenos volumes de alimentos de fcil digesto. Isso porque, medida que crescem, os bebs ocupam o espao do abdmen, diminuindo a capacidade do estmago e tornando o trnsito da comida pelo tubo digestivo ainda mais vagaroso. Se a grvida arriscar comer uma poro maior numa situao dessas, ela sentir um enorme mal-estar e, provavelmente, no estar nutrindo direito seus bebs. O repouso precisa ser respeitado rigorosamente. Ele diminui a tenso, reduz o tnus do perneo e as contraes uterinas o que faz com que os bebs se desenvolvam mais, favorecendo o aumento do tempo de gestao. A atividade fsica igualmente fundamental. Como a sobrecarga circulatria, ssea, articular e at respiratria muito grande, torna-se necessrio que a mulher se prepare adequadamente. claro que precisa ser um exerccio orientado, adequado ao seu estado ela no pode sair correndo, mas pode praticar hidroginstica, ioga, alongamento... H uma srie de opes fantsticas para a grvida.

A durao da gravidez
Estatisticamente as mulheres que esperam gmeos tendem a dar luz umas duas semanas antes das 40 habituais de uma gestao porque a distenso do tero muito grande. Agora, importante que voc saiba: no significa que toda gravidez de gmeos tenha que terminar antes das 40 semanas! Muitas mulheres pensam que precisam antecipar o parto. No verdade. A gestao gemelar, em princpio, dura as mesmas 40 semanas, como a gestao nica o que no pode acontecer ultrapassar esse tempo. No existe nenhuma restrio em relao ao parto normal. A nica condio que os dois estejam de cabecinha para baixo. E, diga-se, costuma ser um parto at bem tranquilo, porque gmeos costumam ser bebs menores do que as crianas nascidas de gestaes nicas. Seja como for, o ps-parto costuma ser um pouco mais delicado. Ora, o tero se distendeu muito mais do que o da mulher que passou por uma gravidez simples portanto, ele demora um pouco mais para voltar ao estado normal. O sangramento costuma ser, inclusive, mais intenso. E detalhe:

www.bebe.com.br | 3

Aula 04 - A gravidez de gmeos


essa mulher j chegou mais cansada e, provavelmente, ligeiramente anmica sala de parto. Tudo isso faz com que merea mais cuidados na maternidade. Sem contar a ansiedade. Por exemplo: a dificuldade para amamentar dois bebs, no incio, pesa bastante. Por isso, relativamente comum encontrar a me de gmeos, no ps-parto, ligeiramente abatida ou deprimida. Ela merece, sim, carinho e uma ateno especial.

www.bebe.com.br | 4

AULA 05

A ATIVIDADE FSICA NA GRAVIDEZ


Dr. Eduardo Zlotnik
Ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein

Realizao:

Colaborao

de especialistas do:

Aula 05

A atividade fsica na gravidez


O ginecologista e obstetra Eduardo Zlotnik, do Hospital Israelita Albert Einstein, deu a quinta aula do nosso curso, sobre a prtica de exerccios durante a gestao.
atividade fsica recomendada a todo mundo, a todas as mulheres. A gestante, portanto, no exceo. Ela deve continuar praticando exerccio. Alis, o ideal seria a mulher deixar seu corpo em forma antes mesmo de engravidar, ou seja, ao planejar um beb. A mulher pode se exercitar, inclusive, no incio da gestao, ao contrrio do que muita gente imagina. Tecnicamente, no h nada que a impea basta at lembrar que a maioria s sabe que est grvida quando j est com um ou dois meses de gravidez. Se o organismo saudvel, no existem riscos. Por que, ento, esse mito? Porque infelizmente uma parte das mulheres em torno de 10% perde o beb no primeiro trimestre de gestao e, da, relaciona isso ao que estava fazendo. Ora, se fazia ginstica, passa a culpar as sesses de exerccio pelo episdio, que provavelmente aconteceria de qualquer maneira. O melhor a fazer sempre conversar com o mdico: se estiver tudo bem, ele provavelmente ir liberar o exerccio.

Quando h contraindicaes ao exerccio


quando a mulher tem sangramentos quando a placenta apresenta problemas quando h uma dilatao do colo uterino problemas cardacos prvios, ainda mais considerando que a prpria gravidez uma sobrecarga para o corao.

www.bebe.com.br | 2

Aula 05 - A atividade fsica na gravidez

Procure fazer pelo menos 30 minutos de exerccio cinco vezes por semana ou, melhor ainda, todos os dias, se conseguir. Isso seria o ideal. No to complicado quanto parece. Voc pode caminhar at o restaurante prximo do seu trabalho e, s nesse trajeto de ida e volta, consumir 20 ou, quem sabe, os tais 30 minutos. Existem mulheres que comeam a se exercitar quando ficam grvidas e precisam mesmo pegar leve. Para elas, qualquer caminhada j um tremendo ganho. Outras estavam acostumadas a, por exemplo, caminhar 10 quilmetros por dia e, no final da gestao, s conseguem percorrer 5 quilmetros. Tudo bem, normal. Com o crescimento da barriga, a performance diminui mesmo e o importante manter a pulsao e se sentir bem. No o momento de se superar.

Abdominais
Uma dvida comum: posso fazer abdominal? At poderia, mas provavelmente no vai conseguir com a barriga enorme e nem iria adiantar. Nessa fase, mais importante inclusive trabalhar a musculatura plvica e os alongamentos. Isso render muito mais.

Ao escolher uma atividade fsica para praticar nesses nove meses, a mulher precisa lembrar que seu peso est mudando. O centro de gravidade tambm, o que altera o jeito de andar. Ela se alonga com maior facilidade porque suas articulaes esto com maior mobilidade. Enfim, algumas modalidades levam vantagem numa situao dessas. A caminhada uma delas, claro. As atividades na gua tambm so uma boa. No toa, so muito procuradas. No mais, vale qualquer esporte que oferea segurana. No pode existir risco de trauma ou queda. O tnis, por exemplo: parece inofensivo, mas imagine a bolinha batendo bem na barriga. Esportes de contato, como o basquete, devem ser evitados. O mergulho, idem, por causa da descompresso. Esqui e todos os esportes que exigem agilidade esto descartados. A gestante que pratica atividade fsica melhora a circulao e incha menos. Adquire uma melhor percepo do corpo e de suas transformaes. O exerccio um dos principais recursos para evitar as famosas lombalgias, dores nas costas que afligem muitas grvidas, principalmente nos ltimos meses. E, para completar, sabido que a gestante que se exercita em comparao com a grvida que no pratica uma atividade fsica tem menos melancolia durante os nove meses e no ps-parto.

www.bebe.com.br | 3

Aula 05 - A atividade fsica na gravidez

No para perder peso!


Quem engravidou acima do peso no deve querer eliminar o excesso de quilos nesses nove meses. No caso, praticar um esporte ajuda no sentido de controlar o ganho de peso para que ele fique dentro do esperado, ou seja, entre 9 e 12 quilos a mais.

Cuidados importantes
No faa exerccios de estmago vazio Beba bastante gua enquanto treina Use roupas e acessrios adequados a cada esporte, evitando leses

www.bebe.com.br | 4

AULA 06

ALIMENTAO NA GRAVIDEZ
Dra. Mariangela Maluf
Ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein

Realizao:

Colaborao

de especialistas do:

Aula 06

Alimentao na gravidez
A ginecologista e obstetra Mariangela Maluf deu a sexta aula do nosso curso, em que explicou como a grvida deveria comer para se manter saudvel e garantir o bom desenvolvimento do beb.
uando falamos em alimentao saudvel na gravidez, no fundo estamos definindo uma boa alimentao para qualquer indivduo. E ela seria composta de cinco ou seis refeies, porque alm do desjejum, do almoo e do jantar no podemos nos esquecer dos lanches no meio da manh e da tarde, sem contar aquele outro lanchinho, a ceia, feito antes de dormir. Essas paradas para comer algo ao longo do dia so importantssimas porque ajudam a manter estveis os nveis de acar no sangue. E diga-se: nas gestantes, eles tendem a cair depressa depois de um jejum prolongado, criando um quadro mais severo de hipoglicemia. Quando a grvida fica mais de quatro ou cinco horas sem ingerir nada, sente tremores, tonturas, nuseas. Para evitar todo esse mal-estar, ela deve ter sempre mo alimentos como barrinhas energticas e frutas. Ou parar para comer uma gelatina, um pedao de queijo ou um iogurte. Note que esses so exemplos de alimentos que nem chegam a ser muito calricos mas j so o bastante para fazer os nveis de acar se estabilizarem.

Alis, a ideia nunca se entupir de calorias. A grvida precisa comer para dois, e no comer por dois o que bem diferente. No primeiro trimestre de gestao, sua necessidade calrica a mesma de sempre. No segundo trimestre, sim, ela precisa aumentar um pouco o consumo energtico cerca de 350 calorias a mais todo dia, algo como um copo cheio de leite integral e um bife pequeno de 60 a 70 gramas, ou seja, nada assim to gigantesco. Na reta final da gravidez, isto , no terceiro trimestre, a mulher deve ingerir apenas 450 calorias extras diariamente.

De onde vm as calorias que a grvida deve consumir?


40% da gordura (dos leos vegetais, por exemplo) 30% da protena (carnes, ovos, peixes, leite, aves...) 30% do carboidrato (po, arroz, batata, cereais...)

www.bebe.com.br | 2

Aula 06 - Alimentao na gravidez

O prato da grvida deve privilegiar tambm os famosos micronutrientes, como as vitaminas. Entre elas, vale destacar a B6, a B12 e a vitamina A. Essa ltima se acumula no organismo, por isso o consumo deve ser sob medida. Ou seja, ao mesmo tempo que esse nutriente no pode faltar, a grvida deve evitar comer com frequncia alimentos como pat de fgado, que tem alta concentrao dele. Tambm devemos nos lembrar dos oligoelementos como o magnsio, o selnio e o zinco , que, afinal, so essenciais para a formao e o crescimento do beb. Para que eles e outros tantos nutrientes importantes nunca faltem no prato da grvida, ele deve ser colorido, com legumes e verduras diversas. E ela tambm deve sempre consumir muitas frutas e cereais integrais. Por mais variada que seja a dieta, porm, a gestante no est livre da suplementao do cido flico, nutriente fundamental para a formao do sistema nervoso do feto. Sem ele, os riscos de o beb apresentar malformaes aumentam. Por isso, toda mulher orientada pelo obstetra a tomar cpsulas de cido flico diariamente durante o primeiro trimestre. Na realidade, o ideal iniciar a suplementao quando a mulher co-

mea a planejar uma gravidez, uns trs meses antes de engravidar. E uma coisa certa: no cardpio da gestante no deveria faltar carne vermelha. Esse ingrediente contm nove tipos de aminocidos essenciais, substncias precursoras de protenas que sero usadas, feito tijolos, na formao e no desenvolvimento do beb. De todas as eventuais restries alimentares que uma grvida pode ter, nessa que devemos prestar mais ateno, porque pode comprometer a criana no futuro, criando inclusive dificuldades de aprendizado. Por isso mesmo, o conselho para as vegetarianas claro: elas devem procurar depressa a orientao de um profissional nutricionista, que ir balancear seu prato para garantir o aporte de todos os aminocidos e vitaminas essenciais para a gestao, compensando a falta da carne. Alm das vegetarianas, as grvidas que se encontram muito abaixo do peso tambm devem buscar uma orientao nutricional. Provavelmente, vo precisar aumentar ainda mais a ingesto calrica para no colocar o beb em risco. J as obesas merecem uma visita ao nutricionista para evitar que engordem ainda mais, prejudicando o trabalhado de parto.

www.bebe.com.br | 3

Aula 06 - Alimentao na gravidez

Para reduzir a priso de ventre


Uma queixa muito comum na gestao a do intestino preso. H medicamentos especficos para contornar esse problema, mas tambm possvel melhorar o funcionamento do intestino comendo alimentos com mais fibras e bebendo muita gua. Sucos caseiros, feitos com iogurte, linhaa, gergelim, sementes de girassol e ameixa, costumam dar muito certo.

Alvio ao refluxo!
A partir do stimo ms, comum a gestante sentir certa queimao no estmago. Isso tem nome: refluxo. O tero cresce muito e aperta o estmago. O que tem dentro dele, quase invariavelmente, volta para o esfago. Para evitar esse desconforto, melhor comer alimentos de digesto rpida, como os carboidratos (arroz, po, batata, macarro), especialmente noite. Comidas ricas em gorduras (os leos vegetais) e as protenas (como as carnes), que so digeridas mais lentamente, devem ser saboreadas com parcimnia, de preferncia na hora do almoo.

Existem, claro, alguns cuidados e restries. No caso das saladas, por exemplo, melhor que as folhas sejam sempre lavadas com hipoclorito de sdio, substncia usada para esterilizar. Quando no se tiver certeza da assepsia, melhor optar por legumes e verduras cozidos. Eles no tm tantas vitaminas quanto os vegetais crus, mas oferecem baixssimo risco de contaminao por bactrias. Os peixes, timas fontes de protena, tambm merecem ateno. Eles infelizmente no devem ser consumidos todos os dias pelo risco de contaminao por mercrio, metal pesado que muitas vezes contamina as guas e se encontra nos pescados. Se ultrapassar o limite e chegar ao beb, poder afetar seu sistema nervoso. Adoantes como o aspartame, a sucralose e a estvia so seguros porque, consumidos com moderao, no oferecem risco ao beb. J a sacarina e o ciclamato podem causar cncer de bexiga no feto. Apesar de a chance de o problema ocorrer ser muito pequena, melhor no arriscar. Os refrigerantes e iogurtes dietticos tm grande quantidade de sacarina e ciclamato e, por isso mesmo, devem ter o consumo reduzido a uma vez na semana. A mesma orientao de consumo moderado serve para os enlatados e embutidos. Eles tm uma quantidade excessiva de um conservante, o nitrito, usado para evitar a contaminao por botulismo.

www.bebe.com.br | 4

Aula 06 - Alimentao na gravidez


Altas doses de nitrito na gestao, porm, podem aumentar as chances de o beb sofrer alteraes na oxigenao e de ter cncer de bexiga. Mas, calma, no so nove meses s de carne vermelha, frutas, verduras e legumes! A grvida pode tomar, por exemplo, at duas xcaras de caf por dia. E, se quiser saborear um bom chocolate, pode degustar um bombom de at 20 gramas diariamente o limite, no caso, para no extrapolar nas calorias. Tambm est liberada para se divertir, duas vezes na semana, com po ou pizza ou ainda com bolo e doces feitos com acar branco. O que toda gestante precisa se lembrar, para ter fora de vontade, que esse perodo diferente, com um pouco de restries e muita disciplina, dura apenas nove meses, e no nove anos. Nove meses passam depressa! E, se ela se alimentar direito, estar gerando uma criana muito mais saudvel, com certeza.

www.bebe.com.br | 5

AULA 07

RELAXAMENTO E ALONGAMENTO
Fisioterapeutas do Hospital Israelita Albert Einstein

Realizao:

Colaborao

de especialistas do:

Aula 07

Relaxamento e alongamento
As fisioterapeutas do Hospital Israelita Albert Einstein Cristiane do Prado e Olvia Cerri falaram sobre esse tema na aula 07 do nosso curso e ainda ensinaram alguns exerccios para as grvidas. As explicaes e as sugestes esto aqui neste resumo, elaborado para voc guardar.

comum as mulheres terem queixas durante a gestao, especialmente de dor nas costas e de inchao nas pernas. Elas so decorrentes das transformaes, que so normais e que acontecem gradualmente em seu corpo ao longo dos nove meses, impulsionadas pelo crescimento do beb. Na correria do dia a dia, muitas grvidas s notam essas mudanas justamente quando sentem algum incmodo. O ideal seria preparar seu corpo para suportar todas essas transformaes uma medida que, no mnimo, amenizaria esses sintomas. H uma srie de alongamentos e exerccios muito teis nesse sentido, que a gestante poderia incorporar sua rotina diria.

Entre os exerccios, os respiratrios so importantssimos. Eles ajudam bastante porque, em primeiro lugar, do prpria mulher uma maior conscincia do seu corpo. Sem contar que melhoram a oxigenao tanto da me quanto do filho. Por falar no beb, ele sente o tempo todo como est a respirao materna. Portanto, se a grvida consegue, por meio desses exerccios, respirar mais tranquilamente, ela passa essa sensao de calma e segurana para a criana que est em seu ventre. Por fim, a tcnica dos exerccios respiratrios pode ser muito til na hora do parto.

www.bebe.com.br | 2

Aula 07 - Relaxamento e alongamento

Primeiro exerccio de respirao

Segundo exerccio de respirao

Sente-se com os ps bem apoiados no cho e as costas confortveis, prestando bastante ateno na regio lombar. As duas mos devem ficar pousadas sobre o trax. Inspire pelo nariz, percebendo que os dedos se afastam ligeiramente. E, depois, expire lentamente pela boca, notando que os dedos agora se aproximam. Repita este exerccio dez vezes.

Ainda sentada, com os ps bem apoiados no cho e as costas confortveis, deixe as mos agora na regio abdominal, abaixo dos seios. Puxe o ar lentamente, percebendo que as mos se afastam. Expire tambm devagar, notando as mos se aproximarem. Repita este exerccio dez vezes.

www.bebe.com.br | 3

Aula 07 - Relaxamento e alongamento

A postura e o andar so profundamente alterados durante a gestao devido ao aumento e nova distribuio do peso, que se concentra na barriga. A grvida tende a inclinar as costas para trs e a girar os ps para fora, afastando-os. Para no piorar a situao, ela deve tomar alguns cuidados. Por exemplo: carregar menos peso na bolsa. Os saltos devem ter no mximo 5 centmetros. E, se precisar ficar muito tempo em p, o melhor conseguir um apoio tambm de uns 5 centmetros e ir alternado os ps. Tudo isso ajuda. Mesmo assim, o novo rearranjo da postura tende a provocar dores lombares. Por isso, alguns exerccios de alongamento e reforo da musculatura so fundamentais. Eles ajudam a prevenilas e, se possvel, tambm devem ser praticados todos os dias.

Primeiro exerccio para as costas


Em p, mantenha os joelhos levemente flexionados e as costas alongadas. Incline o tronco para um lado e conte, pausadamente, at 20. Incline-se para o outro lado e conte at 20 novamente, mantendo a respirao tranquila.

www.bebe.com.br | 4

Aula 07 - Relaxamento e alongamento

Segundo exerccio para as costas


Deitada, com os ps apoiados no cho, deixe as pernas dobradas e ligeiramente afastadas. Ento, balance-as de um lado para o outro, sentindo o movimento massagear a a musculatura da regio lombar. Repita este movimento dez vezes.

Em seguida, deixe as pernas carem para um lado, alongando as costas. Estique o brao do lado oposto, apoie a mo no cho com a palma voltada para cima. Mantenha o seu olhar na mo e fique nessa posio por cerca de dez segundos. Repita o movimento do outro lado.

www.bebe.com.br | 5

Aula 07 - Relaxamento e alongamento

No terceiro trimestre de gestao, a mulher comea a acumular muito lquido, o que provoca inchaos, especialmente nas pernas, e certa perda de flexibilidade nas articulaes. Para ajudar nessa situao, o que recomendamos a prtica dos chamados exerccios metablicos, que ajudam na circulao.

Primeiro exerccio para a circulao de pernas e ps


Deitada no cho, com as pernas esticadas sobre um apoio baixo, faa um movimento circular com os ps dez vezes para dentro e dez vezes para fora.

Em seguida, flexione e estique os ps dez vezes.

www.bebe.com.br | 6

Aula 07 - Relaxamento e alongamento

Segundo exerccio para a circulao de pernas e ps


Em p, com as pernas um pouco afastadas e os joelhos dobrados, use um basto ou um mvel como apoio e levante os calcanhares de maneira alternada. Faa isso 20 vezes.

O melhor horrio para fazer esses exerccios para a circulao, para alongar e respirar melhor seria logo de manh. Eles funcionam como um despertar do corpo, preparando-o para suportar o dia.

Para relaxar, caminhe, leia um livro, aproveite alguns momentos para sentar e respirar tranquilamente. Alis, os exerccios de respirao podem ser feitos at no carro, nas horas de congestionamento.

www.bebe.com.br | 7

AULA 08

DIABETE NA GRAVIDEZ
Dr. Nilson Abro Szlyt
Ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein

Realizao:

Colaborao

de especialistas do:

Aula 08

Diabete na gravidez
O ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein Nilson Abro Szlyt falou na aula 08 do nosso curso sobre os cuidados durante a gravidez tanto para as mulheres que tm diabete quanto para aquelas que desenvolvem o problema na gestao. O resumo dessas explicaes est aqui

ara comear, precisamos esclarecer um ponto: nem todo diabete na gravidez gestacional. Algumas futuras mames j eram diabticas e nem desconfiavam muito antes de engravidar. E esse diabete preexistente pode ser o do tipo 1 ou o do tipo 2. O diabete tipo 1 ocorre quando o pncreas atacado por anticorpos do prprio sistema imunolgico e deixa de produzir a insulina, hormnio responsvel pela entrada da glicose nas clulas. Enquanto no tipo 2, que tem causas variadas, a insulina fabricada, mas tem dificuldade para cumprir sua funo. Nessas duas variaes, vale repetir, a doena j existia e acaba sendo descoberta durante a gestao no provocada por ela. Da mesma maneira, no vai embora depois do parto. O diabete gestacional diferente. Ele aparece especificamente na gravidez. E, quando o beb nasce, os nveis de glicose tendem a se normalizar. Ele ocorre porque o pncreas de algumas mulheres, sobrecarregado pelos hormnios envolvidos na gestao, no produz insulina suficiente para mandar o acar do sangue para dentro das clulas.

Seja qual for a forma de diabete, o excesso de acar em circulao chega at o beb atravs do cordo umbilical. O organismo dele reage: seu pncreas comea a produzir insulina alm do normal para dar conta de toda a glicose extra a que no aproveitada estocada em forma de gordura. Por isso, as mames que apresentam diabete no controlada tm filhos maiores e, principalmente, acima do peso. Alguns chegam a nascer com 7 quilos ou mais. Logo aps o parto, o beb, acostumado com a fartura de acar, precisa se adaptar a um mundo no to aucarado. Seu pncreas continua produzindo insulina a mil e comum, ento, o recm-nascido apresentar uma hipoglicemia, que deve ser controlada imediatamente. E isso pode ser feito oferecendo leite materno nos primeiros minutos de vida ou, ainda, os mdicos podem optar por injetar um soro com glicose por algumas horas. Como saber se a grvida tem o diabete gestacional? No h outra sada: preciso fazer alguns exames. At porque os sintomas do diabete gestacional no so claros

www.bebe.com.br | 2

Aula 08 - Diabete na gravidez

diferente do que acontece nos tipos 1 e 2, quando a paciente urina muito e constantemente, por exemplo. Por isso, a primeira recomendao que todas as mulheres faam os testes de glicemia logo no incio da gestao para, depois, repeti-lo entre a 24 e a 27 semana, quando o problema costuma dar as caras. Quando o diabete confirmado seja ele gestacional ou no , sempre precisa ser controlado. E no s em nome da sade do beb. A grvida com diabete sem controle tem maior probabilidade de desenvolver hipertenso e infeces, principalmente a urinria.

Quem est na mira


Algumas mulheres tm maior risco de desenvolver o diabete gestacional. Fazem parte desse grupo as que engravidam com mais idade; as de determinados grupos tnicos, como as asiticas; e, principalmente, aquelas que esto muito acima do peso. Por isso a importncia de entrar na gravidez em boa forma. E, mesmo se voc est de bem com a balana, h sempre a probabilidade de ter o problema claro que, no caso, ela ser bem menor. Mas vale a pena ficar de olho e fazer exames durante o pr-natal.

possvel controlar o diabete por meio da alimentao e da prtica de uma atividade fsica regular. S naqueles casos em que isso no suficiente para reduzir os nveis de acar no sangue o uso da insulina se faz necessrio. O ideal que o cardpio seja orientado por uma nutricionista, mas o importante manter refeies equilibradas, sem exageros, em intervalos regulares. Os exerccios devem ter intensidade moderada e precisam fazer parte da rotina diria, com muita disciplina. No adianta fazer ginstica de segunda a sexta e descansar no final de semana para a grvida com diabete, a constncia que faz efeito e evita os picos de glicose na circulao. Essas medidas resolvem a maioria dos casos. Apenas 25% das gestantes precisam da insulina. E, no caso, a grvida pode ficar tranquila porque o medicamento no faz mal ao beb. Alm disso, preciso manter um controle dirio da glicemia, o nvel de acar, principalmente depois das refeies. Isso significa usar aparelhos que dosam a glicose por meio de uma pequena picada no dedo para analisar uma gota nfima de sangue. simples, eficiente e no di!

www.bebe.com.br | 3

Aula 08 - Diabete na gravidez

Mesmo tomando todos os cuidados, o diabete pode fugir ao controle e provocar problemas nos rins, na circulao e elevar a presso arterial. Se isso acontece, o parto costuma ser antecipado. Por isso o nmero de casos de prematuridade entre as gestantes diabticas maior. Mas boa parte delas segue at o final da gestao com tranquilidade. Tudo uma questo de fazer um bom acompanhamento e controlar o acar no sangue.

No diabete gestacional, depois que o beb nasce, os nveis de acar no sangue da mame voltam a se equilibrar. No entanto recomendado que essa mulher faa testes peridicos para saber se a intolerncia insulina ainda persiste, porque ela sempre apresentar uma tendncia a esse tipo de problema. Os primeiros exames so realizados entre 40 e 60 dias aps o parto. E, depois, devem ser repetidos a cada dois ou trs anos para afastar a hiptese de um diabete tipo 2. Vale ficar atenta e adotar um estilo de vida saudvel para que ele nunca d as caras.

www.bebe.com.br | 4

AULA 09

A PREMATURIDADE
Dr. Marcelo Zugaib
Ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein

Realizao:

Colaborao

de especialistas do:

Aula 09

A prematuridade
Quando um parto considerado prematuro, quais as gestantes que correm esse risco e os cuidados para preveni-lo esses so alguns dos assuntos abordados pelo ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein Marcelo Zugaib, na aula 09 do nosso curso. E o resumo voc pode relembrar a seguir.

ma gravidez tem durao de 40 semanas, mas, s vezes, o beb nasce antes do tempo, entre a 22 e a 37 semana de gestao. Quando isso acontece, o parto considerado prematuro. Afinal, como o prprio nome indica, o nascimento se d antes que a criana esteja madura. Entre as gestantes, h aquelas que correm maior risco de ir para a maternidade antecipadamente. Nesse grupo esto as mulheres com histrico de prematuridade, ou seja, que j tiveram um beb nessas condies. As grvidas de gmeos tambm podem entrar em trabalho de parto antes da hora. Finalmente, fazem parte do grupo de risco as futuras mames que tiveram sangramentos persistentes no primeiro ou no segundo trimestre da gestao. Se, alm de apresentar um desses fatores de risco, a mulher ainda tiver um colo uterino curto, a probabilidade de a criana nascer prematura ser ainda maior. Existem testes capazes de prever o parto prematuro, mas no vale a pena aplic-

los em todas as mulheres os mdicos costumam indic-los apenas para esses casos j mencionados, que formam o grupo de risco. Um dos exames o da fibronectina, uma protena colada membrana do tero. Ele feito por meio da coleta da secreo vaginal a partir da 22 semana de gravidez e repetido a cada 15 dias. Se houver a presena da protena, isso sinaliza ao mdico que o parto pode acontecer nos sete ou 14 dias seguintes. Outro indicador de prematuridade a medida do colo uterino, que costuma ser obtida com preciso por meio de uma ultrassonografia transvaginal, entre a 22 e a 24 semana. Trata-se de outro exame que pode ser repetido nas semanas seguintes para orientar o obstetra que acompanha a gestante de risco. Quando esses testes confirmam ao mdico que o parto prematuro pode, de fato, acontecer, ele costuma lanar mo de algumas medidas de preveno. A primeira delas o repouso. Em uma situao dessas, preciso descansar tanto o corpo

www.bebe.com.br | 2

Aula 09 - A prematuridade

quanto a mente. Por isso muitos mdicos propem at mesmo o afastamento do trabalho. A atividade sexual tambm costuma ser suspensa e, para completar o pacote de medidas, o obstetra pode indicar medicamentos, como a progesterona natural, que vem obtendo resultados brilhantes esse hormnio consegue evitar at 50% dos partos prematuros. Dois tipos De parto prematuro Existem aqueles casos em que o parto prematuro o que chamamos de eletivo. Isto , o mdico marca a data do nascimento para poupar a me ou o prprio beb de condies prejudiciais sua sade por exemplo, quando a hipertenso foge do controle. E existem, tambm, os partos prematuros espontneos, claro. Quando a mulher d sinais de que est entrando em trabalho de parto antes da hora, a primeira coisa a fazer intern-la o mais rpido possvel. Vale ressaltar: os mdicos no conseguem bloquear o processo em 50% dos casos, mas pelo menos podem ganhar um tempo. E, no caso, estamos falando de umas 48 ou

72 horas perodo que pode parecer curto, mas que faz uma imensa diferena. Nesse prazo, a gestante pode receber corticoides, por exemplo. O remdio usado para acelerar o amadurecimento dos pulmes do beb. Tambm possvel, se for o caso, transferi-la para uma maternidade com UTI neonatal. Durante o parto, o obstetra toma alguns cuidados especiais. Ele evita, por exemplo, usar drogas que possam sedar a criana, aumentando o risco de complicaes respiratrias ao nascer. Ele redobra a ateno para prevenir qualquer trauma mecnico afinal, o corpo do beb prematuro ainda mais frgil. Enfim, faz de tudo para poupar o recmnascido de algum sofrimento. Em seguida, o beb prematuro levado para uma UTI neonatal, onde ser acompanhado pelo mdico neonatologista, que lhe dedicar uma srie de cuidados complementares para garantir seu desenvolvimento. Felizmente, a evoluo da obstetrcia e da neonatologia tem obtido timos resultados em casos de bebs que nascem antes da hora.

www.bebe.com.br | 3

AULA 10

A PR-ECLMPSIA
Dr. Eduardo Cordioli
Ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein

Realizao:

Colaborao

de especialistas do:

Aula 10

A pr-eclmpsia
Na aula 10 do nosso curso de gestantes, o ginecologista e obstetra Eduardo Cordioli, coordenador da maternidade do Hospital Israelita Albert Einstein, explica o que a pr-eclmpsia os sinais, as causas, os tratamentos e, principalmente, como prevenir o problema. A seguir, um resumo de todas as informaes.

termo pr-eclmpsia bastante ouvido na gestao. Mas, afinal, o que ele quer dizer? Trata-se de um problema caracterizado pelo aumento da presso arterial, que oscila em picos ou seja, sobe muito e, depois, volta a se normalizar. Mas, diferentemente da hipertenso, que pode afetar homens e mulheres em qualquer fase da vida, ela um quadro transitrio, que desaparece aps o nascimento do beb. Esse vaivm da presso srio e ningum sabe ao certo quais so suas causas. Os mdicos cogitam, porm, que a preclmpsia faa parte do que chamam de sndrome da m adaptao placentria. que, em algumas grvidas, a placenta no gruda direito no tero e, ento, seu sistema imunolgico passaria a encar-la como se fosse um corpo estranho. Essa reao, por sua vez, provocaria a contrao e a distenso dos vasos sanguneos, fazendo a presso subir e voltar ao normal, em uma espcie de gangorra. Outro efeito desse jogo de contrair e relaxar dos

vasos o inchao. Por isso, toda gestante deve ficar alerta ao perceber que os ps, as pernas e at mesmo as mos esto inchando demais e conversar com seu mdico para afastar a hiptese da pr-eclmpsia. Ela, costuma-se dizer, uma doena de extremos. Tende a aparecer com maior frequncia em grvidas jovens de primeira viagem e em mulheres que engravidam mais tarde, no final da vida reprodutiva. E, infelizmente, ainda no h exames para prever quem ter o problema e quem no ter. At porque h indcios de que depende da combinao de genes do casal. Nota-se que uma mulher pode ter pr-eclmpsia ao engravidar de um parceiro e no apresent-la ao gerar uma criana de outro companheiro. J foram realizadas diversas pesquisas em busca de tratamentos preventivos eficazes. Os cientistas analisaram, por exemplo, se o consumo de clcio e de leo de peixe ajudaria a evitar esses quadros, mas nada foi muito animador. Na realidade, a grvida s se v livre da pr-eclmpsia no parto,

www.bebe.com.br | 2

Aula 10 - A pr-eclmpsia

quando a placenta, que parece ser a grande causadora do transtorno, retirada. At l, o que a gestante com pr-eclmpsia pode fazer observar algumas recomendaes. A primeira delas seguir uma dieta equilibrada. E no adianta cortar o sal, at porque ele tem iodo, um mineral importante para o desenvolvimento do feto. O fundamental que esse cardpio, alm de fornecer todos os nutrientes, no favorea o ganho excessivo de peso que, alis, pode ser um estopim para a pr-eclmpsia naquelas mulheres com tendncia ao problema. O obstetra deve fazer um acompanhamento ainda mais prximo para evitar que os picos de presso rendam complicaes para a me e para o beb. Afinal, ela tem uma pr-eclmpsia, e o que no se quer, de jeito algum, que ela tenha a eclmpsia propriamente dita, uma elevao da presso to severa que capaz de causar convulses. Os sinais da ameaa so dor de cabea principalmente frontal e na nuca , dor forte na boca do estmago, tontura e viso de pontinhos brilhantes. No caso da mulher com pr-eclmpsia, sentir um nico desses sintomas j motivo para procurar auxlio mdico. Se ela no consegue localizar seu obstetra depressa, ento deve ir para a maternidade em vez de correr risco. Mas a gestante com pr-eclmpsia que se cuida e segue risca as orientaes dificilmente chega a esse ponto. O que pode

ocorrer o obstetra optar por antecipar o parto quando a presso da grvida est alta e o uso de medicamentos anti-hipertensivos no est surtindo efeito para garantir que me e filho fiquem muito bem.

Quando surge o problema


Os picos de presso costumam surpreender a gestante depois do quinto ms. Mas sempre existem excees. Nos casos de doena molar quando a placenta se transforma em um tumor , a pr-eclmpsia aparece logo no incio da gravidez. Ela tambm pode no demorar tanto para dar as caras se a mulher tem problemas de tireoide. Finalmente, quem espera gmeos apresenta maior probabilidade de ter pr-eclmpsia porque tem mais placenta no tero, o que aumenta o risco de desenvolver a doena.

Bebs menores
Nem tanto a pr-eclmpsia em si, mas a placenta mal grudada que tem a ver com ela, pode afetar a passagem de nutrientes para o feto. Isso pode atrapalhar seu crescimento e, por isso, os filhos de gestantes com esse problema de presso tendem a nascer um pouco menores.

www.bebe.com.br | 3

AULA 11

O PARTO NORMAL
Dra. Heloisa Ferreira Brudniewski
Ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein

Realizao:

Colaborao

de especialistas do:

Aula 11

O parto normal
A ginecologista e obstetra Heloisa Ferreira Brudniewski, do Hospital Israelita Albert Einstein, falou sobre o parto normal na aula 11 do nosso curso. Ela explicou quais so os requisitos para ter esse tipo de parto, como ele acontece e o que esperar do ps-parto. Aqui voc tem um resumo para guardar e consultar sempre que quiser.

oda gestante pode, a princpio, ter um parto normal. Ter um filho dessa maneira algo natural e o corpo no precisa nem sequer ser preparado para isso. O mais importante a mulher tirar todas as dvidas e os medos com o mdico e, assim, esperar por esse momento com tranquilidade. O corpo d sinais de que a hora do parto est chegando e o beb est pronto para nascer por meio das contraes, que se tornam mais fortes e dolorosas. A mulher sente como se a barriga se contorcesse em um movimento de cima para baixo, de modo intenso e rtmico essas so caractersticas da verdadeira contrao, que anuncia o trabalho de parto. Da, o colo do tero dilata e afina at alcanar a medida de 10 centmetros. As contraes e, claro, a fora feita pela me tambm ajuda comeam ento a empurrar o beb para fora. Em um primeiro momento, ele se encaixa

e, depois, deixa o tero e passa pelo canal vaginal. A sada da criana, em si, recebe o nome de expulso. Nesse momento, a primeira parte do corpo do beb que o obstetra visualiza a cabea. Quando ele sai por inteiro, o mdico prende o cordo umbilical com uma espcie de pina bem grande e o corta. Depois que a criana nasce, a placenta se descola e tambm expulsa. O obstetra, ento, ajuda a retir-la. Existem trs requisitos importantes e que facilitam o parto normal: a dilatao do colo uterino, a mulher ter uma boa bacia e o beb estar bem. Sem a dilatao, no h abertura suficiente e a expulso da criana simplesmente no acontece. Por exemplo: algumas mulheres tm contraes mas no tm dilatao. Isso raro, mas possvel. Tambm necessrio ter uma bacia larga o bastante para favorecer a sada da criana. Gestantes com a bacia muito estreita e com

www.bebe.com.br | 2

Aula 11 - O parto normal

beb grande demais, em geral, tm contraindicao para o parto normal. Outro ponto fundamental: o pequeno deve estar bem e saudvel. Isso checado durante todo o trabalho de parto, por meio de exames. Se ele correr qualquer risco ao se esforar para nascer, o parto normal ser descartado. Por isso mesmo, importante voc saber, ainda, que, apesar de todas as condies favorveis, caso um imprevisto acontea, o parto normal pode ser interrompido. Da, o mdico parte para a cesrea, sem problemas. Algo que costuma preocupar muitas futuras mes a velha histria de o cordo umbilical estar enrolado no pescoo. Mas isso, em si, no impede o parto normal. Se o cordo est enrolado, os batimentos cardacos do beb so monitorados. E, se houver uma queda nesses batimentos, o que sugere que o cordo est apertado demais e prejudicando a circulao, a ento o mdico pode pensar em uma cesrea. Na maioria das vezes, porm, ele permanece frouxo, sem atrapalhar. E o obstetra o desenrola mal a criana nasce. Outro medo o de sentir dor na hora de dar luz. Mas hoje, vale saber, j possvel passar pelo parto normal praticamente sem sofrer com

as contraes. Elas so aliviadas pela anestesia. J algumas mulheres ficam inseguras em relao durao do trabalho de parto tempo que, diga-se, varia bastante de acordo com cada gestante. Quando se torna muito demorado, o mdico pode recorrer a medicamentos que aceleram as contraes uterinas. Isso s feito, porm, quando o beb tem bom peso e est bem de sade. De uma coisa todos podem estar certos: os benefcios do parto normal tanto para a me quanto para o filho so muitos. Para comeo de conversa, quando o beb atravessa o canal vaginal, que uma espcie de tnel apertado, seu corpo fica comprimido. Isso timo porque provoca a expulso de toda gua dos pulmes e facilita os primeiros movimentos respiratrios. Para a me, o parto normal permite a retomada mais rpida de atividades simples, como se sentar e andar. A cicatrizao dos pontos da episitomia o corte realizado em algumas mulheres para facilitar a expulso da criana tambm costuma acontecer em at 15 dias. O ps-parto quase indolor. Assim, a me tem mais disposio para cuidar do recm-nascido e curtir a grande novidade da sua vida.

www.bebe.com.br | 3

Aula 11 - O parto normal

Os preparativos
Na maternidade, alguns procedimentos so realizados antes do parto em si. O primeiro deles a limpeza do canal vaginal e uma levssima raspagem dos pelos pubianos s na regio onde poder ser feita a episiotomia, um corte na lateral do perneo, regio entre a vagina e o nus. Isso no ocorre sempre. A episioteomia realizada na maioria das vezes para facilitar a sada do beb e proteger os msculos e outras estruturas do corpo da me. Ela s no necessria quando o beb pequeno. Vale saber que a lavagem intestinal, como parte da preparao, foi abolida.

Frceps, o que isso?


Um instrumento mdico que ainda costuma ser utilizado em alguns partos normais o frceps. Parece um par de colheres longas e vazadas. Recorre-se a ele para ajudar a retirar o beb quando o pequeno fica parado no canal vaginal uma ajuda que traz um alvio e tanto para a criana e para a me. Ateno: a mulher no sente quando o instrumento colocado, j que est anestesiada. Nem a criana: as colheres se encaixam nas laterais de sua cabea, sem machuc-la.

www.bebe.com.br | 4

AULA 12

O PARTO CESARIANO
Dr. Thomas Rafael Gollop
Ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein

Realizao:

Colaborao

de especialistas do:

Aula 12

O parto cesariano
Neste resumo voc encontra as explicaes do obstetra e ginecologista Thomas Rafael Gollop, do Hospital Israelita Albert Einstein, sobre o parto cesariano: como a cirurgia, a nova tcnica minimamente invasiva e a recuperao no ps-parto.

cesrea uma cirurgia no caso, feita para trazer ao mundo um ou mais bebs. Ela existe h muitos anos e garante o bem-estar da me e da criana nos casos em que o parto normal no possvel. Existem, hoje, algumas novidades. Para se submeter a uma cesariana, a gestante no precisa mais, por exemplo, ficar em jejum durante o trabalho de parto. Tambm no mais necessrio fazer lavagem intestinal ou mesmo raspar totalmente os pelos pubianos alis, uma mudana bem-vinda, porque a depilao total provocava muita coceira no ps-parto e, pior, aumentava o risco de uma infeco. Atualmente, h duas tcnicas de cesrea: a tradicional e a minimamente invasiva. Em ambas, a gestante recebe uma anestesia parecida com a do parto normal. Nas duas formas de cesariana, primeira vista, o local e o tamanho do corte so similares: ele feito na regio pbica, bem no final do abdmen, e tem cerca de 11 centmetros de comprimento. A diferena o que acontece dentro da barriga: na tcnica minimamente in-

vasiva, o mdico corta menos camadas de tecidos, porque algumas ele s afasta com a ajuda das mos. Tambm d menos pontos internos. Com isso tudo, h um menor risco de infeces e, consequentemente, menor necessidade de antibiticos. A mulher tambm tende a tomar menos analgsicos, porque sente menos dor. Ela consegue se sentar e andar mais cedo do que se fizesse a cesariana tradicional. E, claro, com isso o beb sai ganhando, porque a me fica com mais disposio para cuidar dele. Alis, recomendado que me e filho fiquem no mesmo quarto. Dessa forma eles tm a chance de se adaptar um ao outro. Em geral, as mulheres que passam pela cesariana permanecem na maternidade por 48 horas, alm do dia da cirurgia propriamente dita.

De 40 a 50 minutos o tempo mdio de durao do parto cesariano


www.bebe.com.br | 2

Aula 12 - O parto cesariano

Cuidados ps-parto
Quando o efeito da anestesia passa, a mulher logo encorajada a se sentar e, em seguida, a caminhar. Isso ajuda, inclusive, a estimular o funcionamento do intestino. A hora do banho tambm no nenhum problema. Hoje os mdicos tendem a usar uma cola cirrgica para fechar o corte da cesariana, o que facilita na limpeza. D para lavar a regio sem medo e, depois, apenas secar com uma toalha macia. Claro que algumas mames recentes sentem dores, mas isso pode ser controlado com medicamentos especficos.

Um parto cesariano, um parto normal


Ser que depois de uma cesrea possvel ter um beb por parto normal? Essa das grandes dvidas de boa parte das mes. A mulher que passa por essa cirurgia tem 50% de chance de tentar (e conseguir com sucesso!) um parto normal na segunda gravidez. Mas o inverso tambm possvel de acontecer. J quem passou por duas cesreas consecutivas ter obrigatoriamente que fazer outro parto cesariano se engravidar pela terceira vez. Caso contrrio, existe um risco grande de ruptura do tero por causa da fora das contraes no momento da expulso do beb no parto vaginal. Essa complicao muito sria. E no vale a pena correr o risco.

www.bebe.com.br | 3

AULA 13

OS TIPOS DE ANESTESIA
Dr. Diego May
Anestesiologista do Hospital Israelita Albert Einstein

Realizao:

Colaborao

de especialistas do:

Aula 13

Os tipos de anestesia
O anestesiologista Diego May, do Hospital Israelita Albert Einstein, explica as tcnicas que so utilizadas no parto e tira uma srie de dvidas que passam pela cabea das gestantes. As principais informaes esto no resumo a seguir.

maior parte das gestantes tem dvidas em relao anestesia. Antes de mais nada, importante saber quais os tipos existentes e como eles agem no corpo. Hoje, a anestesia geral, que deixa a paciente completamente sedada, s usada em rarssimas ocasies. Atualmente, na hora do parto, os mdicos preferem recorrer a um destes outros trs tipos: a raquianestesia, a peridural ou o duplo bloqueio. A anestesia raquidiana, ou raquianestesia, a mais indicada para a cesrea, porque, alm de perder completamente a sensibilidade da cintura para baixo ou seja, na rea em que ser feito o corte , a mulher no consegue mexer as pernas, o que certamente atrapalharia o cirurgio. Essa anestesia aplicada de uma s vez, entre duas vrtebras da coluna, por meio de uma agulha com a ponta arredondada. Ela atravessa pele, nervos e chega ao liquor, substncia que banha a medula nervosa que passa ali no meio. Logo que o medicamento aplicado, a futura mame nota as pernas esquentarem e, em seguida, sente um

formigamento. Instantes depois, perdese a sensibilidade e os movimentos um efeito que dura, em mdia, de trs a quatro horas, tempo mais do que suficiente para a cirurgia ser realizada.

Queda de presso?
s vezes, a anestesia raquidiana provoca uma pequena queda de presso na gestante. Na prtica, a sensao de um leve malestar, que a mulher traduz como uma sensao de enjoo. Quem se sentir assim dever avisar o anestesista, que tem plenas condies de reverter a situao com medicamentos especficos. Muitas vezes, porm, eles nem so necessrios, porque o mdico lana mo de certas artimanhas. Por exemplo, comum ele empurrar a barriga da parturiente para o lado esquerdo. Essa manobra favorece o retorno do sangue para a cabea, normalizando a presso e acabando com o mal-estar.

www.bebe.com.br | 2

Aula 13 - Os tipos de anestesia

No parto normal, h trs opes de anestesia. A primeira o mdico dar uma dose baixa da raquidiana, o que, alis, costuma ser feito quando a mulher chega maternidade em trabalho de parto adiantado. A quantidade de medicamento pequena, mas suficiente para barrar a dor e, ao mesmo tempo, ainda permitir certo movimento das pernas. J se o trabalho de parto ainda est no meio do caminho, possvel decidir pela peridural que demora um pouco mais para agir ou pelo duplo bloqueio. Na peridural, uma agulha semelhante da raquianestesia tambm introduzida entre as vrtebras, mas ela s chega at a dura-mter, uma membrana anterior ao liquor. Ou seja, uma aplicao, digamos, mais superficial. Ao chegar a esse ponto exato, o anestesista retira a agulha e deixa ali, em seu lugar, um cateter fininho, que vai derramando as drogas anestsicas aos poucos. A mulher perde a sensibilidade para a dor, mas continua dominando seus movimentos da cintura para baixo, por isso pode ajudar o beb a nascer. A terceira alternativa de anestesia para o parto normal o duplo bloqueio, que une a raquianestesia e a peridural em um mesmo procedimento. Uma agulha, similar da rqui, encosta na dura-mter, a tal membrana anterior ao liquor. Por dentro dessa agulha vem outra, mais fina, que chega at o liquor propriamen-

te dito. Ali, o mdico aplica uma dose baixa de anestsico. A agulha mais fina , ento, retirada e, no lugar, fica um cateter, que alcana a dura-mter para levar, aos poucos, doses de reforo de medicamento conforme o trabalho de parto avana. O efeito no corpo da gestante o mesmo que na peridural d para sentir as pernas e as contraes , a diferena que a ao imediata. A anestesia, independentemente da tcnica de aplicao ou do medicamento, no provoca nenhum tipo de reao na maioria das grvidas. Em geral, os problemas s acontecem nas mulheres que tm problemas de coagulao do sangue, aquelas com alguma infeco no lugar do corte ou as alrgicas s substncias anestsicas. A recuperao costuma ser muito tranquila. Claro que existem pequenas diferenas, de acordo com o tipo de anestesia. Em comum, todas as mes, independentemente da tcnica usada, sentem um pouco de coceira e frio, conforme o medicamento perde a ao. Outras reaes so reteno urinria, nusea e, mais raramente, vmito. Mas vale saber que essas anestesias so seguras e usadas todos os dias ao redor do mundo. O objetivo fazer com que a me fique consciente durante todo o parto, no sinta dor e, assim, possa curtir cada minuto desse momento to especial, que o nascimento do seu beb.

www.bebe.com.br | 3

Aula 13 - Os tipos de anestesia

No se mexa!
provvel que voc escute essa frase do anestesista. Toda grvida, independentemente do tipo de anestesia, deve ficar sentada na maca, com os ombros soltos e o queixo encostado no peito. preciso tambm ficar relaxada e no fazer nenhuma espcie de movimento. Isso pode ser difcil, principalmente durante as contraes. Mas no impossvel. Se voc sentir que no vai aguentar se manter imvel, avise o mdico.

A anestesia di?
Um pouco. Voc vai sentir uma picada ardida na hora em que a agulha entrar no nada muito intenso e passa rpido. O melhor vem em seguida: as dores das contraes desaparecem e voc pode, finalmente, relaxar para aproveitar a chegada do seu beb!

www.bebe.com.br | 4

AULA 14

SINAIS DE PARTO
Dr. DANIEL KLOTZEL
Ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein

Realizao:

Colaborao

de especialistas do:

Aula 14

Sinais de parto
Neste resumo, o ginecologista e obstetra Daniel Klotzel, do Hospital Israelita Albert Einstein, explica quais alteraes no corpo da mulher indicam que o beb est pronto para nascer e como acontece o trabalho de parto.
m torno da 40 semana de gestao, o corpo da mulher costuma sinalizar que o pequeno est pronto para vir ao mundo. A principal mudana ocorre no ritmo das contraes uterinas, que se tornam mais frequentes e desconfortveis. Vale lembrar que, desde o quinto ms, a grvida tem as chamadas contraes de BraxtonHicks, que so espordicas, indolores e causam um leve endurecimento da barriga. Diferentemente das de Braxton-Hicks, as contraes que marcam o incio do trabalho de parto comeam nas costas e se irradiam para a regio inferior do tero. Alm disso, elas so dolorosas, regulares e ocorrem em intervalos cada vez mais curtos a cada dez minutos e, depois, a cada cinco, por exemplo. Quanto menores as pausas entre uma contrao e outra, mais prximo est o nascimento.

3 X 10

Os mdicos definem que o trabalho de parto de fato comea quando o tero feminino se contrai pelo menos trs vezes no espao de dez minutos.

Ao perceber que as contraes esto rtmicas e cada vez mais frequentes, a mulher deve se preparar para ir maternidade c entre ns, o ideal que essa viagem j tenha sido organizada de antemo. Caso haja algum tipo de sangramento, semelhante queles caractersticos da menstruao ou maior, e que seja acompanhado de clica ou contraes, a gestante no pode perder nenhum segundo: precisa se dirigir de imediato ao hospital. Esse procedimento tambm precisa ser seguido risca se a bolsa-dgua se romper e o lquido amnitico estiver esverdeado, com uma colorao que lembra a de sopa de ervilha. O rompimento da bolsa, alis, outro sinal importante que denuncia a chegada do beb. Como saber que isso aconteceu? Em geral, a quantidade de lquido que se esvai o suficiente para escorrer pelas pernas e at molhar o cho. No entanto, a ruptura da bolsa pode se dar de forma diversa. Se houver apenas um furo longe do colo uterino, o lquido tende a sair aos poucos e em pequenas doses. s vezes, isso confundido

www.bebe.com.br | 2

Aula 14 - Sinais de parto


com os escapes involuntrios de urina ou com corrimento vaginal, ambos normais no final da gestao. S que, nesse caso, o lquido translcido, parecido com gua de coco, e tem odor que se assemelha ao da gua sanitria. Nessa situao, a gestante tambm deve ir de pronto para a maternidade e levar consigo as malas a dela e a do beb, que, logo, logo, vai encher a casa de alegria.

Ser que estou em trabalho de parto?


Na dvida, os especialistas recomendam que a futura mame siga para a maternidade, sem muita pressa. O pr-parto costuma ser demorado. Na primeira gestao, ele pode durar at 12 horas; na segunda ou terceira gravidez, entre seis e oito horas.

www.bebe.com.br | 3

AULA 15

CUIDADOS COM O RECM-NASCIDO NA SALA DE PARTO


Dr. FELIPE DE SOUZA ROSSI
Pediatra e neonatologista do Hospital Israelita Albert Einstein

Realizao:

Colaborao

de especialistas do:

Aula 15

Cuidados com o recm-nascido na sala de parto


O pediatra e neonatologista Felipe de Souza Rossi, do Hospital Israelita Albert Einstein, contou o que acontece com o pequeno logo aps o nascimento. Neste resumo, voc relembra os principais pontos dessa aula.

ssim que nasce, o beb tem como primeiro desafio se acostumar ao ambiente fora do tero. Em outras palavras, ter de respirar e controlar a temperatura do corpo por conta prpria. Alm de se acostumar com a intensidade da luz, dos sons e dos cheiros. Para auxili-lo nessa tarefa, deve haver, na sala de parto, um pediatra. esse especialista que vai coloc-lo em um bero aquecido para ajudar a estabilizar sua temperatura. E ali tambm que o mdico o seca e faz os primeiros exames. O objetivo checar como o pequeno est. Esses testes no so aleatrios e seguem padres que mostram como o recm-nascido reage nos primeiros minutos de vida. Tratase do chamado boletim de Apgar. O Apgar analisa cinco itens relacionados sade da criana: frequncia cardaca, respirao, tnus muscular (se rgido ou flcido), colorao da pele e se o beb est ativo e reativo manipulao. Essa avaliao acontece, aproximadamente, no primeiro minuto ps-nasci-

mento e, em seguida, no quinto minuto de vida. Para cada item dada uma nota, que varia de 0 a 2. O pediatra soma essas notas e chega a um resultado final tanto para o primeiro quanto para o quinto minuto de vida do pequeno. Outro ponto que o pediatra observa nesse momento o choro do beb ou o esforo para abrir o berreiro. Apesar de as lgrimas brotarem espontaneamente na maioria dos recm-nascidos, algumas crianas no botam a boca no mundo. A ausncia do choror costuma indicar muito mais uma caracterstica do pequeno do que a presena de algum problema grave, principalmente se os outros dados do Apgar apontarem que ele est se adaptando bem fora do tero. Vale saber que dar um tapa no bumbum do recm-nascido para que ele chore no uma prtica adotada pelos mdicos na sala de parto. Logo aps o nascimento, o choro tem uma funo importante. Ele auxilia o beb a reter o ar dentro dos pulmes.

www.bebe.com.br | 2

Aula 15 - Cuidados com o recm-nascido na sala de parto

Para facilitar ainda mais esse processo, o mdico pode colocar uma sonda que tambm libera a passagem de ar. Como isso realizado? A sonda ajustada primeiro na boca e depois no nariz e, assim, suga o lquido amnitico que no foi expulso durante o parto. Os pais, muitas vezes, se assustam com esse procedimento. Mas no h com o que se preocupar porque isso algo normal e feito para o bem-estar do pequeno. Terminado o Apgar e a retirada do lquido dos pulmes, o neonatologista pinga um colrio especial nos olhos da criana para prevenir a conjuntivite neonatal. Por fim, se ela estiver com a temperatura estvel, ser pesada e medida e, em seguida, tomar um banho. Essa primeira limpeza, que em algumas maternidades ocorre fora da sala de parto e na companhia do pai, no higieniza o recmnascido nem retira totalmente o vrnix, camada de gordura branca que recobre os bebs nascidos no tempo certo, mas, sim, tem o objetivo de estimular o primeiro contato entre pai e filho. Depois disso, o beb apresentado ao seio materno. A ideia no necessariamente aliment-lo,

mas sobretudo proporcionar um momento de carinho e aconchego. Dali, a criana segue para o berrio, onde continuar sendo observada pela equipe mdica. importante que antes de sair da sala de parto ela j esteja com a pulseira de identificao, colocada no brao e/ ou na perna. E, em poucas horas, o beb, finalmente, estar prximo no apenas da nova mame mas de toda a famlia.

Quando preciso ir para a UTI


s vezes, o beb no se adapta to bem vida fora do tero e ento segue para a unidade de terapia intensiva, a UTI, onde ser avaliado mais detalhadamente. Essa opo assusta muitos pais, mas, em geral, ela tomada por um excesso de zelo, e no necessariamente por um problema grave. O importante manter a calma. Logo o pequeno estar na companhia da famlia.

www.bebe.com.br | 3

AULA 16

CUIDADOS COM O RECM-NASCIDO


Dr. VICTOR NUDELMAN
Pediatra do Hospital Israelita Albert Einstein

Realizao:

Colaborao

de especialistas do:

Aula 16

Cuidados com o recm-nascido

O pediatra Victor Nudelman, do Hospital Israelita Albert Einstein, detalhou o que acontece com o pequeno no berrio da maternidade. O mdico tambm sugeriu algumas recomendaes para os primeiros dias do beb em casa.

ssim que o recm-nascido sai da sala de parto, ele segue para o berrio. ali que o pediatra ir examin-lo mais detalhadamente. O especialista repara, por exemplo, se o pequeno est ofegante. Essa observao minuciosa repetida nos dois dias seguintes perodo em que geralmente a criana fica na maternidade. O pediatra ouve os batimentos do corao, avalia a musculatura, o abdmen, a colorao da pele e verifica, ainda, as fezes e a urina do beb. O mdico analisa, tambm, os reflexos. Isso lhe mostra como est o desenvolvimento neurolgico. Por fim, observa se o menino ou menina consegue piscar, apertar o dedo de outra pessoa com a mo e, por fim, se tem reflexos de defesa. nessa fase que so realizados outros testes, como o do olhinho, que investiga se existe algum problema entre o cristalino, a crnea e a retina, estruturas essenciais para a viso. H ainda o chamado teste da orelhinha, que, como o nome entrega, avalia a capacidade auditiva do recm-nascido.

At o sangue do beb analisado: o tipo sanguneo, o fator Rh e a compatibilidade do sangue dele com o da me. J o teste do pezinho, realizado tambm na maternidade, rastreia a presena de algumas doenas congnitas, como anemia ou problemas nos sistemas respiratrio e digestivo. O resultado desse checkup no sai na hora e geralmente enviado pelos hospitais via correio alguns dias depois.

do total do peso quanto um recm-nascido pode perder nos trs primeiros dias de vida. Aps o quarto ou quinto dia, ele geralmente volta a engordar
www.bebe.com.br | 2

10%

Aula 16 - Cuidados com o recm-nascido

No berrio, longe dos olhos da famlia, a criana toma banho, tem o coto umbilical higienizado, medida e pesada novamente. E, antes de receber alta, o recm-nascido pode ser vacinado contra a tuberculose e o vrus da hepatite B. A imunizao s ser feita se os pais estiverem de acordo. Em casa Aps a alta da maternidade, muitos pais de primeira viagem se sentem inseguros com o beb em casa. Um conselho bsico: muita calma nessa hora. A prtica vem com o tempo, e, com ela, a confiana. Enquanto isso, vale seguir algumas orientaes, como as listadas abaixo: O beb segue uma rotina metdica. Ele mama, suja a fralda, que deve ser trocada, e dorme. E precisa de um banho por dia. Ao coloc-lo para dormir, posicione-o de barriga para cima. Nunca de bruos nem deitado sobre travesseiros. Tambm no se deve utilizar apoios para mant-lo de lado. Para saber se o pequeno est com frio, basta sentir a temperatura de sua barriga. Extremidades como ps e mos em geral ficam frios, por isso no so um bom termmetro.

Bebs tambm no devem passar de colo em colo. A pele o sentido mais apurado do recm-nascido. Ele sente as vibraes de cada um que o toca. Se muita gente o pega, ele acaba excitado ou mesmo muito irritado. A criana se expressa por meio do choro. Quando forte, alto e estridente, indica fome ou sono. Da, s saci-la, dando de mamar ou colocando-a para dormir. Um choro fraco pode ser sinal de manha ou de tdio basta um colo para que o pequeno se acalme.

www.bebe.com.br | 3

Aula 16 - Cuidados com o recm-nascido

O que ictercia?
um problema que deixa a pele do corpo do recm-nascido amarelo-alaranjado. At mesmo o branco dos olhos ganha esse tom. A ictercia costuma afetar at 80% dos nascidos no tempo certo. Se detectada e controlada, no apresenta maiores riscos. O problema geralmente aparece porque parte da bilirrubina, substncia amarela metabolizada pelo fgado e eliminada nas fezes, no consegue ser processada devido imaturidade heptica para filtrar as impurezas do organismo infantil. Ento, esse excesso acaba se acumulando no sangue e deixa a pele com cor de suco de laranja. O tratamento, feito no berrio, simples: a criana fica em um bero especial, exposta a uma luz azul trata-se do popular banho de luz. Ao incidir na pele, ela diminui o tom amarelo. O ajuste no funcionamento do fgado mais uma das adaptaes pelas quais o corpo da criana passa nos dias aps o nascimento.

www.bebe.com.br | 4

AULA 17

A TROCA DE FRALDA
NATLIA TURANO
Enfermeira peditrica do Hospital Israelita Albert Einstein

Realizao:

Colaborao

de especialistas do:

Aula 17

A troca de fralda
Neste resumo, voc confere o que a enfermeira peditrica Natlia Turano, do Hospital Israelita Albert Einstein, ensinou sobre a higiene do recm-nascido. Ela mostrou como trocar a fralda, da menina e do menino, e tambm como limpar o coto umbilical.

ssim que o beb chega em casa, boa parte das mes (e dos pais) de primeira viagem se atrapalha com aquela que, primeira vista, parece ser uma das atividades das mais corriqueiras: a troca da fralda. Trata-se de uma questo de tempo e de prtica. Com a repe-

tio da tarefa vrias vezes ao dia, logo, logo no haver nenhum mistrio para realiz-la na maior tranquilidade. A higienizao do pequeno, no entanto, deve ser feita com ateno redobrada. Esse zelo previne problemas como infeco urinria, principalmente nas meninas.

Como trocar a fralda


algodo fralda de pano

gua morna

a)
pomada fralda descartvel

Antes de comear, importante ter todos os itens mo. So eles: algodo, gua morna, uma fralda descartvel nova, uma fralda de pano e uma pomada para prevenir assaduras. Esse ltimo acessrio s deve ser utilizado se o pediatra recomendar.

www.bebe.com.br | 2

Aula 17 - A troca de fralda

b)
fralda suja

O primeiro passo deitar o beb no trocador ou em um lugar plano e macio. A criana nunca deve ser deixada sozinha. Em seguida, tire a parte de baixo da roupa e abra a fralda suja. Ateno: deve-se fixar o velcro das abas para que ele no grude na pele delicada do pequeno. Da, levante suas pernas e puxe a fralda usada, que precisa ser enrolada e descartada. Se durante o procedimento o beb fizer coc, remova o excesso com a prpria fralda e s ento dobre e jogue fora.

c)
limpeza da menina fralda protetora para o menino

Para iniciar a limpeza, necessrio molhar um chumao de algodo na gua morna. Passe-o nos genitais, fazendo um movimento de cima para baixo. No caso das meninas, no se pode esquecer das dobrinhas ao lado da vagina e de abrir os grandes lbios para limp-los internamente. Esse cuidado bastante importante para evitar infeces, sobretudo a urinria.

d)

Nos meninos, vale colocar um algodo umedecido ou uma fralda de pano sobre o pnis. Caso ele faa xixi, a urina ir escorrer para baixo, evitando que a mame ou o papai se molhem.

www.bebe.com.br | 3

Aula 17 - A troca de fralda

e) f)

Para finalizar, imprescindvel limpar o bumbum, tambm sempre de cima para baixo, para que as fezes provenientes do nus no se depositem nos genitais.

O ltimo passo secar a rea com um algodo ou com uma fralda de pano macia, passar uma camada fina do creme contra assaduras nas dobrinhas e ao redor do nus e, enfim, levantar as pernas do pequeno para colocar a fralda limpa.

g)
ltimo detalhe

O acessrio deve ser fechado na altura da cintura, na marca indicada pelo fabricante. Para se certificar de que no est apertado demais, basta colocar o dedo e verificar se h uma pequena folga.

Arrume os elsticos nas pernas para que no fiquem embolados ou virados para dentro, o que facilita vazamentos. Pronto: o beb est limpo, cheiroso, com uma fralda nova e sequinha!

www.bebe.com.br | 4

Aula 17 - A troca de fralda

Como limpar o coto umbilical


Ele demora cerca de duas semanas para cair. At isso acontecer, voc dever limp-lo a cada troca de fralda ou no mnimo quatro vezes ao dia. Todo esse cuidado previne possveis infeces. Para mant-lo higienizado, preciso limpar o local com lcool a 70% com a ajuda de cotonetes. Basta umedecer o acessrio com o lcool e pass-lo na base do umbigo em movimentos circulares e sempre para o mesmo lado nunca volte com o cotonete sujo. Troque-o sempre que necessrio e at o local ficar sem resqucios de sujeira. Em seguida, passe outro cotonete umedecido no lcool na extenso do coto, da base para cima. Finalmente, passe um cotonete seco na base e na extenso, retirando o excesso de lcool.

www.bebe.com.br | 5

AULA 18

O BANHO DO BEB
NATLIA TURANO
Enfermeira peditrica do Hospital Israelita Albert Einstein

Realizao:

Colaborao

de especialistas do:

Aula 18

O banho do beb
A enfermeira peditrica Natlia Turano, do Hospital Israelita Albert Einstein, retornou ao nosso curso para ensinar o passo a passo desse ritual de higiene. Veja, neste resumo, quais os cuidados essenciais durante a prtica, da preparao do ambiente maneira correta de enxugar a criana.

muito comum sentir um pouco de insegurana ao dar os primeiros banhos no recm-nascido. Mas, com a preparao correta e seguindo as orientaes de segurana, logo esse momento se torna um dos mais prazerosos, tanto para a criana quanto para voc.

O ritual comea com a organizao de tudo o que se vai usar. Separe roupas, toalha, algodo, cotonete e fralda. Em seguida, feche janelas e portas para evitar correntes de ar. Por fim, retire pulseiras, relgios e anis. S ento encha a banheira com gua morna.

O passo a passo do ritual

gua morna

a)

Para testar se a temperatura est confortvel, coloque o cotovelo dentro da gua. E, ao iniciar o banho de fato, tome um cuidado importante: segure com firmeza o brao esquerdo do pequeno, pela axila. Assim dificilmente ele escorrega para dentro da banheira.

www.bebe.com.br | 2

Aula 18 - O banho do beb

b)
algodo umedecido

Coloque o beb no trocador e tire suas roupas. Se a fralda estiver suja de fezes, limpe o bumbum com algodo umedecido em gua morna antes de coloc-lo na banheira.

c)

Para pr o recm-nascido na banheira, passe a sua mo esquerda pelas costas dele. Depois que o beb estiver na gua, posicione a sua mo esquerda no formato da letra C embaixo do brao esquerdo dele, sustentando a cabea no seu antebrao. Com a mo direita, v colocando o bumbum e as coxas da criana lentamente na banheira.

d)

Lave primeiro e apenas com gua o rosto, os olhos e a boca. Em seguida, ensaboe os cabelos com delicadeza. Nessa hora, limpe tambm atrs das orelhinhas para retirar eventuais crostas. Incline a cabea dele para trs e enxgue os fios. Se cair um pouquinho de gua dentro da orelha, no tem problema. O que no se pode fazer jogar gua direto nela.

www.bebe.com.br | 3

Aula 18 - O banho do beb

e) f)
limpeza do bumbum

O passo seguinte lavar o corpo do beb. Ensaboe o pescoo, as axilas, o peito, a barriga e os braos. Com seus dedos, abra as mozinhas do pequeno, que esto sempre fechadas, e lave-as tambm. Ento a vez dos rgos genitais, que voc deve limpar fazendo movimentos de cima para baixo, pernas e ps. No se esquea do coto ou umbigo.

Com a mo direita, vire o beb, deixando o peito dele apoiado no seu brao esquerdo continue com a mo esquerda em formato de C segurando o bracinho da criana. Mantenha o rosto dele longe da gua. Lave as costas e, por ltimo, o bumbum, fazendo movimentos de baixo para cima. Essa posio confortvel e relaxa a criana. Voc pode deix-la assim por alguns minutinhos. Na hora de tirar o beb da gua, ele costuma chorar um pouco. Se isso acontecer, no se desespere. Continue a ao conversando com seu filho, tentando acalm-lo.

Na hora de secar
Enxugue-o comeando pelo rosto, depois o cabelo e por fim o corpinho. Coloque a fralda e a roupa e, a seguir, limpe as orelhinhas e as narinas, s por fora. Nunca introduza o cotonete no ouvido ou no nariz. Penteie o cabelinho e... pronto: seu filho est limpo e cheiroso!

www.bebe.com.br | 4

AULA 19

A AMAMENTAO
Enfermeira peditrica, coordenadora do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno do Hospital Israelita Albert Einstein

REGINA APARECIDA ANDRADE

Realizao:

Colaborao

de especialistas do:

Aula 19

A amamentao
A enfermeira peditrica Regina Aparecida Andrade, coordenadora do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno do Hospital Israelita Albert Einstein, falou sobre os benefcios da amamentao e os mitos que envolvem essa prtica, alm de ensinar as posies mais confortveis para a me e o beb. Neste resumo, voc l os principais pontos abordados na aula.

unca demais repetir que os bebs alimentados exclusivamente com leite materno ficam com o sistema imune mais fortalecido. Ele to completo que os recm-nascidos no necessitam ingerir nenhum outro tipo de lquido, como gua ou ch. suficiente que eles mamem sob livre demanda, ou seja, quando quiserem e quanto desejarem. As mes precisam fazer muito pouco para aumentar a produo do leite. A prpria suco do filho no peito estimula a renovao dos estoques lcteos. muito importante tambm que elas descansem durante o dia, aproveitando o perodo de licena-maternidade para cultivar o hbito de dormir depois do almoo. Beber bastante gua, comer bem e de maneira equilibrada, no mnimo trs refeies saudveis ao dia, so pontos fundamentais lembrando de deixar de lado alimentos calricos, como chocolate ou canjica. Essa ltima, alm de

no elevar a fabricao do leite, como se costuma apregoar, engorda. Para quem est interessada em recuperar a silhueta que tinha antes de engravidar, a boa notcia que amamentar ajuda a queimar calorias. Mas a perda de peso depende tambm, claro, de disciplina e equilbrio na dieta. No raro ouvir dicas sobre como preparar as mamas para elas no racharem durante a amamentao, mas no h necessidade disso. Durante a gravidez, as glndulas ao redor da arola soltam um pouco de gordura, hidratando a regio e deixando-a mais resistente. Na hora de amamentar, a me deve estar sentada confortavelmente e ter nos braos um beb calmo, porm acordado e alerta. Esses detalhes fazem a diferena na pega, que deve ser correta para no provocar trauma ou fissura, as famosas leses mamilares que causam dor e estresse s mes.

www.bebe.com.br | 2

Aula 19 - A amamentao

Mito do leite fraco


Ele pode ter surgido em razo da aparncia do primeiro leite que jorra do seio materno quando o beb comea a mamar. Clarinho, lembrando gua de coco, ele causa dvidas a respeito de sua fora quando comparado com o lquido que surge depois de alguns minutos de amamentao, que tem colorao branco-amarelada. Mas pode ter certeza: seu leite forte e sustenta!

Cirurgias plsticas
A capacidade de produo das glndulas mamrias pode ser afetada tanto em razo de cirurgia redutora quanto por implantes de silicone. Nas cirurgias que retiram mais de 300 gramas de gordura, o seio pode no conseguir atender demanda medida que o beb cresce. No caso dos implantes, dependendo da quantidade e do local onde ele for colocado, o estmulo fica diferente, alterando a renovao dos estoques de leite.

O passo a passo
Vamos agora relembrar como possvel ter uma amamentao tranquila, evitando, inclusive, os temidos traumas mamilares.

a)

Voc vai precisar de uma cadeira confortvel e de um suporte (uma almofada, por exemplo).

www.bebe.com.br | 3

Aula 19 - A amamentao

b)

Posio mais comum

A tradicional. Com o pequeno deitado de frente para voc, traga-o at o peito. No leve a mama boca da criana. O seu brao deve passar perto da orelha e pelo corpo do beb, at que a sua mo segure o bumbum dele. Essa sustentao faz com que o umbigo do seu filho fique praticamente colado ao seu. A almofada deve ficar sob o cotovelo que sustenta a cabea do recm-nascido.

c)

Posio para seios fissurados

Indicada quando h leses no bico. Se voc colocar o beb no seio esquerdo, segure a cabea dele com a mo direita, mantendo o corpinho encostado no seu corpo umbigo com umbigo. Com a mo esquerda, erga a parte inferior da mama e leve a boca da criana ao encontro do bico para ela abocanhar at a arola. Depois de colocar o recm-nascido no peito, abrace-o como na posio tradicional, com a mo esquerda segurando o bumbum e liberando a mo direita.

www.bebe.com.br | 4

Aula 19 - A amamentao

d)

Posio invertida

Tambm recomendada para seios lesionados. Se colocar o beb no seio direito, voc manter as pernas dele embaixo do seu brao direito e sobre a almofada, que ser colocada perto da sua cintura. Vire a criana de maneira que o umbigo dela quase encoste em voc. Com a mo direita em formato de letra C, pegue a base da cabea da criana e a aproxime do bico at ela pegar a arola. Com a mo esquerda, erga a parte inferior da mama. Essa posio vale tambm para mulheres com seios volumosos ou aquelas com leite incrustado na parte do peito que fica prxima axila.

e)

Posio de cavaleiro

Ideal para bebs que regurgitam muito ou os bem sonolentos. Coloque o beb sentado em uma de suas coxas, abrindo as pernas dele. Envolva a cabea da criana com a sua mo direita de modo que o seu polegar fique em uma orelha e o dedo mdio alcance a outra. Apoie as costas do pequeno no seu antebrao. Com a mo esquerda, erga a mama direta, e com a outra direcione a boca dele no seio.

www.bebe.com.br | 5

Aula 19 - A amamentao

f)

A pega

Em todas as posies de amamentao, os lbios do beb devem cobrir praticamente toda a arola. A boca fica bem aberta, as bochechas arredondadas e a orelha se mexendo.

g)

O tempo de mamada

Como cada criana tem um ritmo, no d para determinar quanto tempo voc deve deixar seu filho em cada seio. O mais importante a pega ser eficiente para esgotar a mama. Depois, se a criana quiser, pode dar o outro peito. Na mamada seguinte, voc comear oferecendo aquele em que ela mamou menos.

h)

Sempre alerta

o beb no pode dormir no seio nem ficar muito tempo parado ou quieto, sem sugar. Ele tem de movimentar as mandbulas, dar algumas paradas rpidas para engolir o leite ou descansar. Se ele adormecer, mexa no brao e no p ou ainda faa ccegas suaves na orelha.

www.bebe.com.br | 6

Aula 19 - A amamentao

i)

A retirada do peito

Introduza seu dedo mnimo no canto da bochecha da criana. Isso destravar as mandbulas e soltar a veda dos lbios. Podem ocorrer leses se o beb for tirado do seio sem que o vcuo entre a boca e a mama se desfaa.

j)

O arroto

O recm-nascido deve ser colocado na vertical sempre que mamar um seio. Com a ajuda de tapinhas suaves nas costas da criana, o ar que eventualmente entrou sair.

www.bebe.com.br | 7

AULA 20

A AMAMENTAO DE GMEOS
Enfermeira peditrica, coordenadora do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno do Hospital Israelita Albert Einstein

REGINA APARECIDA ANDRADE

Realizao:

Colaborao

de especialistas do:

Aula 20

A amamentao de gmeos
Na aula 20 do nosso Curso de Gestantes recebemos novamente a enfermeira peditrica Regina Aparecida Andrade, coordenadora do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno do Hospital Israelita Albert Einstein. Ela mostrou como as mes de gmeos podem amamentar duas crianas ao mesmo tempo. Este resumo traz os principais pontos abordados no vdeo.

mbora no seja segredo a importncia de amamentar o beb exclusivamente com leite materno nos primeiros meses de vida, no raro surgirem muitas dvidas sobre esse cuidado. Os questionamentos se acentuam quando se trata de alimentar gmeos. Levar os dois recm-nascidos ao peito na mesma hora, alm de ser prtico, promove um estmulo dobrado na produo do leite. Mas, para que isso seja possvel, preciso considerar as necessidades de cada criana, percebendo se elas tm fome nos mesmos horrios. Caso isso no acontea, o melhor amamentar uma de cada vez. Quando o ritmo dos bebs coincidir, existem tcnicas que facilitam a prtica de dar de mamar aos dois ao mesmo tempo. Um ponto importante a observar que a me precisar de ajuda nessa hora. Sozinha, dificilmente ela conse-

guir ajeitar as duas crianas no peito simultanetamente. Lembrando sempre tambm que a mulher que est amamentando precisa descansar durante o dia, se alimentar bem e beber muito lquido. No momento de receber as crianas, a me deve estar sentada confortavelmente, usando uma almofada grande que a envolva na cintura e sirva de apoio aos pequenos. O ideal colocar no seio primeiro o beb que tem mais facilidade de pega. A suco dele estimula a outra mama, que comear a gotejar leite, facilitando a busca do segundo. Cada um mamar o tempo que quiser. Para retirar o beb do peito, coloque o dedo mnimo no canto da bochecha da criana para que ela desfaa a veda entre os lbios e a mama. O recm-nascido que terminar primeiro ser colocado para arrotar, o que deve ser feito pela pessoa que est ajudando na tarefa.

www.bebe.com.br | 2

Aula 20 - A amamentao de gmeos

Para amamentar com conforto

a)

Em uma das posies apropriadas para amamentar gmeos, os recm-nascidos ficam dispostos de maneira invertida: um em cada peito e com o corpinho embaixo dos braos da me.

b)

Outra maneira para que o aleitamento simultneo seja feito com conforto manter um dos bebs na posio tradicional e o outro, na invertida.

www.bebe.com.br | 3

Aula 20 - A amamentao de gmeos

c)

Numa terceira opo, os dois so colocados na posio tradicional, com as pernas se enroscando.

www.bebe.com.br | 4

AULA 21

O PS-PARTO

Dr. EDUARDO VIEIRA DA MOTTA


Ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein

Realizao:

Colaborao

de especialistas do:

Aula 21

O ps-parto
O ginecologista e obstetra Eduardo Vieira da Motta, do Hospital Israelita Albert Einstein, foi responsvel pela ltima aula do nosso Curso de Gestantes. Ele falou sobre as mudanas fsicas e psicolgicas e os problemas de sade que podem surgir na mulher depois do nascimento do beb. A vida sexual do casal aps o parto foi outro assunto abordado pelo especialista. Neste resumo, voc l os principais pontos que apareceram no vdeo.

corpo feminino demora praticamente nove meses para concluir as mudanas que uma gestao exige. normal nutrir expectativas de que essas alteraes se desfaam logo aps o parto o que deve acontecer, mas no to rapidamente. Nessa fase, comum que o padro de sono se altere, assim como a digesto e o funcionamento do intestino, sem contar a insegurana em relao aos cuidados com o recm-nascido. Algumas atitudes simples podem ter impacto positivo no cotidiano da me, ajudando a diminuir o descompasso entre esse desejo de mudana e a vida real. O primeiro passo descansar bastante, aproveitando as sonecas do recm-nascido para tambm dormir. Alimentar-se bem e hidratar-se, ingerindo muito lquido, ajuda o intestino a voltar ao ritmo normal. No quesito conforto, deve constar o uso de roupas que no apertam a regio ab-

dominal e, claro, do suti de amamentao. Embora paream orientaes bvias, elas so importantes para reforar a necessidade de que a mame tenha toda a comodidade possvel. Essas dicas, aliadas compreenso da famlia de que no psparto a mulher precisa de repouso, costumam ter um excelente resultado.

Problemas eventuais
O ps-parto, em geral, um perodo em que a mulher raramente adoece. Mas o obstetra deve ser procurado se, aps o parto, a mulher continuar tendo um sangramento volumoso, persistente e com clicas ou se as mamas ficarem vermelhas e doloridas e aparecer febre. Tambm importante observar se o corte da cesrea est seco e sem vermelhido, assim como o da episiotomia.

www.bebe.com.br | 2

Aula 21 - O ps-parto

Autoestima e cuidados com o emocional


O ps-parto um perodo em que muitas mulheres se olham no espelho e no se reconhecem. A barriga est flcida, as mamas cheias e s vezes doloridas, as pernas inchadas. Por isso, zelar pela autoestima essencial. Como? Uma estratgia bem-sucedida dar um trato no visual. Evite ficar de pijama ou camisola o dia todo, mantenha as unhas das mos e dos ps em bom estado, penteie os cabelos e use os cremes habituais. Adaptar-se ao novo cenrio nem sempre simples, e no incomum que algumas mes fiquem melanclicas. Os mdicos acreditam que as alteraes hormonais colaboram para que esse quadro de tristeza mal definida venha tona. Chamado por eles de blues ps-parto, esse estado costuma ser resolvido logo que ocorre a adequao rotina. Ajuda muito se a mulher tiver algum momento s para ela, conseguir dar uma saidinha, ver gente, ter algum com quem trocar experincias. Assim, vai perceber que a insegurana que est sentindo bastante comum nessa fase, mas que tudo ser resolvido.

A retomada da vida sexual


Nos primeiros 30 dias depois do parto, os rgos internos, como o tero, assim como os genitais femininos, esto retornando ao lugar e ao tamanho original. No caso das mulheres que fazem o parto cesariano, a regio dos pontos ainda est sensvel e dolorida, por causa das vrias camadas de tecido cortadas. Aquelas que tiveram parto normal podem eventualmente lidar com edemas da episiotomia, o corte que feito na vagina para auxiliar na sada do beb. Depois de um ms, e no havendo complicaes, possvel retomar a vida sexual. Mas, para que isso seja feito sem receios desnecessrios, o ideal que o casal converse, exponha suas dvidas e encontre o momento ideal.

Hemorroidas
Infelizmente, elas so mais comuns do que se imagina. Surgem quando os vasos sanguneos se dilatam na regio do nus. Aps o parto podem ficar salientes. Melhoram com uma alimentao equilibrada e principalmente com a ingesto de muita fibra, que ajuda o intestino a funcionar normalmente.

www.bebe.com.br | 3

Anda mungkin juga menyukai