Anda di halaman 1dari 5

A histria da Internet

1957 Depois que a Unio Sovitica era uma superpotncia a primeira nao a enviar, com sucesso, um satlite ao espao ("Sputnik"), os EUA estavam comprometidos com a vantagem tecnolgica do adversrio e precisavam se recuperar o mais rpido possvel. Por este motivo, o Departamento de Defesa U. S. fundou a agncia de pesquisa ARPA (Advanced Research Projects Agency), que trabalha com todas as instituies de pesquisa nos Estados Unidos. 1964 Em uma base de pesquisa da ARPA, a California Rand Corporation, Paul Baran desenvolveu uma tecnologia de rede que ir garantir a "viabilidade de uma estrutura de comando, em caso de um ataque nuclear sovitico." O conceito de dados coletados em dinheiro no est mais em um computador central, mas alimentado em uma rede de computadores. Os dados atravessam caminhos diferentes do computador inicial ao computador de destino. Assim, uma falha total da rede mais difcil de acontecer. 1969 O governo dos EUA leva a ARPANET, a primeira rede desse tipo com quatro ns, fisicamente operacionais. - de acordo com os patrocinadores - para fins militares. De modo que os pacotes de dados pequenos seguiam para o caminho correto atravs da rede, os ns so usados para enderear computadores especializados (roteadores) desenvolvidos e utilizados. Ainda hoje, a Internet essencialmente uma rede de linhas de telefone poderosa, onde o fluxo de pacotes de dados organizado pelos roteadores. 1971 Neste ano 15 ns so conectados a ARPANET. Intel apresenta o primeiro microprocessador (4004). Antes a RFC 172: File Transfer Protocol (FTP) publicada. 1972 Ray Tomlinson, a comunicao entre os computadores conectados agora na ARPANET simplificada atravs de um programa unificado para escrever e receber mensagens, dizendo que o e-mail nasceu. J nesta fase existem - dependendo do usurio dentro do crculo - diferentes padres (protocolos) para permitir que computadores troquem dados. Dos muitos protocolos que so criados hoje em dia, apenas o e-mail, FTP (File Transfer Protocol), newsgroups, TCP / IP (Transmisson Control Protocol / Internet Protocol) um significado real. 1973 A Internet na sua forma atual criada. Robert Kahn e Vinton Cerf criam um formato de dados padronizados e um novo mtodo de conexo TCP / IP. Atravs da rede, j que os arquivos de diferentes tipos so transmitidos padronizados. Eles so divididos para esse fim em pequenas unidades de informao, chamado de "pacotes" chamados. Assim tambm usada pela primeira vez neste mesmo ano, o termo "Internet" usada (rede interconectada). 1974 o primeiro computador fora dos EUA (Hava, Noruega, Inglaterra), que se juntam

para a ARPANET. 1977 A ARPANET tem 111 computadores conectados. Paul Allen e Bill Gates encontrou Microsoft. Steve Wozniak e Steve Jobs fundou a Apple. 1979 O incio da Usenet: Steve Bellovin escreveu o primeiro shell scripts para automatizar comunicaes uucp. 1981 23 computadores em universidades usam a Usenet News /. Sobre a Universidade da Califonia, Berkeley (UCB) produziu suas primeiras conexes entre ARPANET e Usenet. O primeiro PC da IBM introduzido. 1983 A ARPANET j possui mais de 4000 conectados. 1984 A parte militar do Internet terceirizada. A outra parte vai para a universidade essencialmente da responsabilidade (e financiamento) da National Science Foundation (que vai at 1995 e depois volta para a operao direta). 1987 O governo dos EUA financiou a construo de um novo backbone para a ARPANET existente, NSFNET (National Science Foundation Net). O termo "Internet" criado. A Internet tem 27000 computadores conectados. 1989 Robert Cailliau e Tim Berners-Lee desenvolveu a Organizao Europia para Pesquisa Nuclear, em Genebra (CERN), uma nova conveno (protocolo) para troca de dados entre computadores: HTML (HyperText Markup Language), pelo qual a transmisso de dados entre computadores disponveis para colocar uma coisa simples: a WWW nasce. Marc Andreessen lanado no mesmo ano para o programa de leitura obrigatria X Mosaic, o antepassado de todos os navegadores modernos. Esses programas oferecem com sua interface grfica intuitiva que enviou textos, imagens, vdeos e sons so jogados individualmente e configurados corretamente no PC. 1990 A ARPANET terminou oficialmente. 1992 A Internet Society (ISOC) formada. Em outubro, j h 1.136.000 hosts de Internet. 1993 CERN lana o World Wide Web para o pblico. Estudantes e funcionrios do Centro Nacional para Aplicaes de Supercomputao da

Universidade de Illinois se unem para desenvolver uma interface grfica chamada NCSA Mosaic: Isto usado para navegar na Internet. 1994 Uma pequena empresa chamada Netscape desenvolveu o primeiro browser comercial, e, assim, cria uma posio dominante no negcio do cliente, o Browser. Microsoft reconhece tambm a importncia crescente da Internet e fornece a Internet Explorer (com sistemas operacionais e aplicativos de negcios), mas pode ser provisoriamente qualquer quota de mercado significativa. O nmero de usurios comercial excede o nmero de participantes cientfico - h 3 milhes de hosts. Fundao da World Wide Web Consortium (W3C) no laboratrio de Cincia da Computao do MIT. 1995 Java apresentado como uma linguagem de programao independente de sistema para desenvolvimento de aplicaes. O primeiro applet Java chamado "Duke". FTP um servio de maior trfego na Web. Kevin Mitnick condenado por invaso de hackers e computador. Ele o primeiro hacker condenado. Enquanto isso, ele alcanou status cult de hackers. A loja de mdia on-line Amazon fundada. 1996 Em janeiro, o Internet 16 milhes computadores conectados. Meados de 1990 / final - 2001 "Boom pontocom". Muitos (jovens) empresrios esto descobrindo o potencial econmico da Internet. A Internet em breve poder valer muito dinheiro. 2001 estouro da "bolha pontocom", muitos investidores retiram seu dinheiro de volta. 1998 Microsoft lana Internet Explorer 4.0. Final de 1998, relatado um saldo de cerca de 45% de market share. Netscape comprado por cerca de US $ 4,2 bilhes para AOL. Na Network Solutions, o domnio 2000000-foi registrado. Lanamento oficial da Iniciativa Web Standards, que fixou a meta de colocar presso sobre os fabricantes de browsers para implementar uma srie de padres Web completos. Estabelecimento de ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers). Ele substitui a ex-monopolista Network Solutions Inc. como a entidade adjudicante para domnios de nvel superior (TLDs, como. COM,. .. Com Org) de. Larry Page e Sergey Brin fundaram o Google. Mozilla.org criado. O projeto open-source foi originalmente fundado para desenvolver o programa de web-coleo para a prxima gerao de Netscape.

1999 Pela primeira vez, a Microsoft sobe com o Internet Explorer, Netscape Communicator vai para o segundo lugar. Em outra pausa de uma febre verdadeira: Os motores de busca esto se tornando plataformas de notcias e de servios e oferecer aos visitantes mais e mais funcionalidades. Alando.de, mais tarde, e-bay, fundada. Nokia vai apresentada no Congresso Mundial de GSM em Cannes, o primeiro telefone com Internet do mundo. O dual-band Nokia 7110 do telefone mvel baseado no Wireless Application Protocol (WAP) no modo Mobile Media (WWW: MMM) e dar acesso fcil a contedos Internet. 2000 NEC-RI e Inktomi determina o tamanho da WEB: superior a 1 bilho de pginas indexveis. H uma espcie de primeira escolha na Internet global. Os usurios da rede so chamados a eleger cinco membros da Diretoria da ICANN. Novo nvel da ICANN top domnios liberados. Biz, nom, pro, museu, aero e coop ....... E-Commerce directiva do Parlamento Europeu. 2001 Apresentao do sistema Car.NET Microsoft na CES em Las Vegas. Ele fornece uma infra-estrutura para acesso Internet a partir do carro. Devido aos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001, introduzido em muitos pases, novas leis que restringem o anonimato do uso da Internet de forma significativa. Vincent Cerf eleito o novo Presidente da ICANN. Incio do open-source e abertura do contedo da enciclopdia Wikipdia. 2002 Google o maior motor de busca com as pginas web mais indexados (cerca de 2,5 bilhes de dlares) no mundo. Flickr.com fundada. A plataforma parcialmente comerciais permite que os usurios so convidados a fazer fotos digitais com breves comentrios sobre o site para que outros usurios esto disponveis. 2003 A Apple lanou o primeiro download de msica legal, i-Tunes. A plataforma de comunicaes MySpace que podem ser carregados para os utilizadores de contedos multimdia criado.Em 2005, o magnata da mdia Rupert Murdoch o comprou por 580 milhes de dlares.

2004 "To google" incorporada no dicionrio Ingls. Avalanche de vrus. S em 2004, mais de 1000 vrus so registrados na rede. O Firefox navegador de cdigo aberto da Mozilla aparece. O desenvolvimento do browser foi em grande parte possvel graas liberao do cdigo fonte do Netscape em 1998. 2005 Reilly Tim O 'cunhou o termo "Web 2.0" (o termo de um ano tenham sido previamente utilizados por seus funcionrios Dale Dougherty e Cline Craig). Web 2.0 representa o desenvolvimento da Internet no sentido de uma maior participao do usurio dentro da web. Exemplos tpicos incluem wikis, blogs, e imagem e portais de compartilhamento de vdeo (redes sociais) so. YouTube, um portal de vdeos, em que o usurio pode fazer upload dos mesmos criado. 2006/2007 Fundada em 2003, 3D-Tecendo Vida simulao de segundo lugar, que d ao usurio a oportunidade de viver uma vida "segundo" digital tem grande popularidade. Com uma atividade no Second Life e dinheiro real.

Anda mungkin juga menyukai