Anda di halaman 1dari 5

Farmcia

Uma farmcia histrica. Farmcia, em termos gerais, a cincia praticada por profissionais formados em uma faculdade de farmcia (farmacuticos), tem como objeto de estudo o frmaco e seus usurios, e como objetivo a pesquisa, desenvolvimento e produo de novos medicamentos, utilizando-se como fonte plantas, animais e minerais, estudo da manipulao de frmacos, criao e aplicao de mtodos de controle de qualidade, estudo de formas de aplicao de orientao ao usurio quanto ao uso racional do medicamento, criao e aplicao de mtodos de identificao e dosagem de txicos. Farmcia tambm pode ser o local onde se podem adquirir medicamento e correlatos (outros materiais necessrios para cuidar da sade) e tambm podem ser manipulados medicamentos mediante prescrio mdica ou constantes na farmacopia. O termo drogaria, comumente utilizado como sinnimo de farmcia, corresponde ao estabelecimento que comercializa medicamentos e correlatos, porm no executa atividades de manipulao. Antigamente esse tipo de estabelecimento era tambm designado como botica. No Brasil, junto com os primeiros colonizadores vieram o barbeiro-cirurgio, o aprendiz-de-boticrio e os jesutas que traziam consigo a caixa de botica, uma arca de madeira contendo medicamentos. Ela tambm estava presente em todas as embarcaes que atravessavam o Atlntico, nas entradas e bandeiras e expedies militares navais ou terrestres. Aos poucos, as lojas de boticas foram se estabelecendo nos ncleos mais populosos e sofriam a concorrncia das lojas de barbeiros. Outros concorrentes at o sculo XIX eram os padeiros, os ourives, os negociantes de fazendas secas. Contudo, a manipulao de medicamentos passou com o tempo a ser efetuada apenas pelas boticas. Os primeiros boticrios eram pessoas de origem humilde, filhos de boticrios, pedreiros, carpinteiros, alfaiates, etc. Apenas no sculo XVIII comearam a se estabelecer no Brasil boticrios devidamente preparados para a funo.[1]

Em Portugal exercem em Farmcia obrigatoriamente na categoria de Farmacuticos - os Farmacuticos Licenciados em Farmcia (antigo curso universitrio de 6 anos) e Cincias Farmacuticas (antiga Licenciatura de 6 anos - pr-Bolonha, actual Mestrado Integrado de 5 anos - ps-Bolonha). Na categoria de tcnicos, actuam dois profissionais - os tcnicos de farmcia, Licenciados em Farmcia (presente curso politcnico de 4 anos) e Tcnicos de Farmcia (grau adquirido aps o registo de prtica at 1999). Aprofisso de tcnico de farmcia regulamentada pelo Departamento da Modernizao e Recursos da Sade do Ministrio da Sade. A cincia que trata das bases para a farmcia de oficina , entre outras, a farmacologia, farmcia clnica, farmcia galnica e farmacoterapia. Em relao aos ajudantes de farmcia, as suas funes de atendimento nas farmcias so consideradas ilegais.

Farmacutico

Uma farmcia moderna. Os farmacuticos so profissionais da sade, especialistas no preparo e utilizao de medicamentos e suas consequencias ao organismo humano ou animal. De uma maneira geral, podem trabalhar numa farmcia, hospital, na indstria, em laboratrios de anlises clnicas, desenvolver novos medicamentos, praticar acupuntura, entre outras funes e lugares. Em Portugal, o primeiro documento conhecido sobre a profisso data de 1449 e um alvar do El-Rei D. Afonso V liberando mestre Ananias e boticrios rabes para exercerem a atividade.[1]

Curso de formao em Farmcia no Brasil


Embora tenha sido encontrado na Torre do Tombo, em Lisboa documento de 1799 que estipulava a criao da disciplina de frmacia, em So Paulo, acredita-se que a matria s passou a ser lecionada com a chegada da Famlia Real no sculo seguinte.[1] No Brasil, Farmcia um curso de graduao que forma profissionais da sade com pensamento crtico e humanstico, comprometido com a preveno, promoo, proteo e recuperao da sade individual e coletiva; capacidade tcnica e tica para desenvolver as atividades do exerccio profissional farmacutico, com nfase nas reas de medicamentos,alimentos e anlises clnicas.

Os cursos de Farmcia brasileiros possuem carga horria mnima de 4.000h e devem ser autorizados e reconhecidos pelo Ministrio de Educao (MEC). Na legislao anterior, Resoluo n 04 de 11/04/1969, o farmacutico possua uma formao bsica voltada farmcia e trs habilitaes:

Habilitao em Indstria: A qual a formao seria Farmacutico Industrial. Habilitao em Bioqumica: Opo I - Alimentos: direcionada s anlises bromatolgicas, formando o Farmacutico-Bioqumico de Alimentos; Opo 2 Anlises Clnicas: direcionada s anlises clnicas, formando o FarmacuticoBioqumico (Analista Clnico).

O acadmico tinha a possibilidade de complementar o seu curso com todas as disciplinas das diferentes habilitaes, podendo exercer as trs modalidades de habilitao acrescidas formao bsica de farmacutico. Esse tipo de formao deixou de acontecer nos ltimos anos. Com a Resoluo n. 02 da Cmara de Educao Superior (CES) do Conselho Nacional de Educao (CNE) do Ministrio da Educao, aprovada em 19 de fevereiro de 2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduao em Farmcia, criou-se o farmacutico com formao generalista, incorporando formao primria de farmacutico todas as habilitaes, no havendo mais a diferenciao entre farmacutico simples, farmacutico-bioqumico, farmacutico industrial. Portanto, no so mais autorizados cursos que contenham as antigas habilitaes em Farmcia-Bioqumica (modalidade bioqumica e alimentos) e Farmcia Industrial, existindo somente a categoria de Farmacutico Generalista. Os cursos que ainda mantm essa estrutura curricular esto sendo adaptados para o novo modelo, de acordo com as diretrizes curriculares do MEC. O farmacutico desenvolve atividades em farmcia comercial, privativa e hospitalar; drogaria; distribuidora de medicamentos; indstria de medicamentos alopticos; indstria de saneantes e domissanitrios, indstria de cosmticos e perfumes; laboratrios de anlises clnicas e toxicolgicas; produo; controle e anlise de alimentos. Est capacitado para atuar na pesquisa; desenvolvimento; seleo, manipulao, produo, armazenamento e controle de qualidade de insumos; frmacos; sintticos; recombinantes e naturais; medicamentos; cosmticos; saneantes e domissaneantes; e correlatos. O farmacutico atua em rgos de regulamentao e fiscalizao do exerccio profissional e de aprovao; registro e controle de medicamentos; cosmticos, saneantes, domissaneantes e correlatos; atua na avaliao toxicolgica de medicamentos, cosmticos, saneantes, domissaneantes, correlatos e alimentos; realiza, interpreta, emiti laudos e pareceres e responsabiliza-se tecnicamente por anlises clnico-laboratoriais, incluindo exames hematolgicos, citotgicos, citopatolgicos e histoqumicos, biologia molecular, bem como anlises toxicolgicas, dentro dos padres de qualidade e normas de segurana; realiza procedimentos relacionados coleta de material para fins de anlise laboratoriais e toxicolgicas.

As atividades regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmcia como reas de atuao do farmacutico brasileiro so: Acupuntura - Administrao de laboratrio clnico - Administrao farmacutica - Administrao hospitalar - Anlises clnicas Assistncia domiciliar em equipes multidisciplinares - Atendimento pr-hospitalar de urgncia e emergncia - Auditoria farmacutica - Bacteriologia clnica - Banco de cordo umbilical - Banco de leite humano - Banco de sangue - Banco de Smen - Banco de rgos Biofarmcia - Biologia molecular - Bioqumica clnica Bromatologia Citologia clnica - Citopatologia Citoqumica - Controle de qualidade e tratamento de gua, potabilidade e controle ambiental - Controle de vetores e pragas urbanas Cosmetologia - Exames de DNA - Farmacutico na anlise fsico-qumica do solo Farmcia antroposfica - Farmcia clnica - Farmcia comunitria - Farmcia de dispensao - Fracionamento de medicamentos - Farmcia dermatolgica - Farmcia homeoptica - Farmcia hospitalar - Farmcia industrial - Farmcia magistral Farmcia nuclear (radiofarmcia) - Farmcia oncolgica - Farmcia pblica - Farmcia veterinria - Farmcia escola - Farmacocintica clnica Farmacoepidemiologia Fitoterapia - Gases e misturas de uso teraputico - Gentica humana - Gerenciamento de resduos dos servios de sade Hematologia clnica Hemoterapia Histopatologia Histoqumica Imunocitoqumica - Imunogentica histocompatibilidade Imunohistoqumica - Imunologia clnica - Imunopatologia - Meio ambiente, segurana no trabalho, sade ocupacional e responsabilidade social - Micologia clnica Microbiologia clnica - Nutrio parenteral - Parasitologia clnica - Sade pblica Toxicologia clnica - Toxicologia ambiental - Toxicologia de alimentos - Toxicologia desportiva - Toxicologia farmacutica - Toxicologia forense - Toxicologia ocupacional - Toxicologia veterinria - Vigilncia sanitria - Virologia clnica.

Smbolos

A cobra enrolada na taa.

Cruz verde, usada em Portugal.

A cobra enrolada na taa conhecida como o smbolo da farmcia, e tem origem na Antigidade grega. Segundo as literaturas antigas, o smbolo da farmcia ilustra o poder (taa) da cura (cobra). Existe a lenda que conta que uma cobra enrolou-se no cajado de Hipcrates e quando estava para pic-lo, ele olhou para a serpente e disse: se queres me fazer mal, de nada adiantar que me firas, pois tenho no corpo o antdoto contra tua peonha. Se ests com fome, te

alimentarei. Ento ele pegou a taa onde fazia misturas de ervas medicinais, colocou leite e ofereceu serpente, esta desceu do cajado, enrolou-se na taa e bebeu o leite. Desta forma criou-se o smbolo da medicina (a cobra envolvendo o cajado) e o smbolo da farmcia (a cobra envolvendo a taa). Outra lenda sobre a origem do smbolo de farmcia est relacionada morte de Esculpio (deus da sade na mitologia greco-romana, tambm denominado por Asclpio) fulminado por um raio lanado por Zeus como punio por ressuscitar mortos pelo poder das ervas, arte aprendida com o centauro Quiron. Com a morte de Esculpio, a cobra enrolada em seu cajado, smbolo de seu poder sobre as doenas, foi adotada por Hgia, filha de Esculpio que passou a ser a deusa responsvel pela sade dos homens, tendo o clice com a cobra enrolada como smbolo de seu poder sobre as doenas.

Pedra - No Brasil, o Conselho Federal de Farmcia, em sua resoluo no. 471 de 28 de fevereiro de 2008, estabelece o Topzio Imperial Amarelo como a pedra oficial da Farmcia. Cruz grega verde - Em Portugal e alguns outros pases, usa-se uma cruz grega verde para assinalar uma farmcia.

Referncias
1. a b c Santos Filho, Licurgo de Castro. Histria geral da medicina brasileira. So

Paulo: HUCITEC; So Paulo: Ed. da Universidade de So Paulo, 1977. 436p.

Anda mungkin juga menyukai