Anda di halaman 1dari 23

SISTEMA DA QUALIDADE MANUAL DA QUALIDADE SUMRIO

1. 2. 2.1 2.2 2.3 APRESENTAO DA EMPRESA SISTEMA DE GESTO DA QUALIDADE ESCOPO E PROCESSOS ENVOLVIDOS NO SISTEMA DE GESTO DA QUALIDADE POLTICA E OBJETIVOS DA QUALIDADE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA

MQ 01
1 2 2 3 4 4 5 5 6 7 8 9 9 9 9 10 11 11 12 12 12 13 14

2.3.1 COMIT DA QUALIDADE. 2.4 2.5 2.6 3. 3.1 4. 4.1 COMPROMISSO DA DIREO COM O SISTEMA DE GESTO DA QUALIDADE INFRA-ESTRUTURA E AMBIENTE DE TRABALHO PROVISO DE RECURSOS PROCESSOS PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DESENVOLVIMENTO DO PLANO DA QUALIDADE. PROCESSOS PARA CONTROLE, MONITORAMENTO, ANLISE E MELHORIA do SGQ CONTROLE DE DOCUMENTOS E REGISTROS.

4.1.1 DOCUMENTOS INTERNOS 4.1.2 DOCUMENTOS EXTERNOS 4.1.3 CONTROLE DE REGISTROS DA QUALIDADE 4.2 RECURSOS HUMANOS

4.2.1 TREINAMENTO. 4.2.2 CONTRATAO E AVALIAO DE PESSOAS 4.3 4.5 4.6 4.7 AVALIAO DA SATISFAO DO CLIENTE CONTROLE DE NO-CONFORMIDADES AO CORRETIVA E AO PREVENTIVA ANLISE CRTICA DO SISTEMA DE GESTO DA QUALIDADE

ANEXO 1 CORRELAO ENTRE ITENS DESTE MANUAL E A NBR ISO ANEXO 2 CONTROLE DE REGISTROS DA QUALIDADE ANEXO 3 FLUXOS DAS ATIVIDADES DE PROJETO

0 / 22.

SISTEMA DA QUALIDADE MANUAL DA QUALIDADE

MQ 01

1. APRESENTAO DA EMPRESA
A CAMBIAGHI conta com uma equipe de 25 profissionais, liderada pelo Arq. Henrique Cambiaghi com mais de 35 anos de atividades profissionais e uma acumula uma experincia de 650 projetos, 320 obras, que perfazem mais de 6.500.00,00 m2.

Contando ainda com uma equipe de consultores e escritrios especializados nas reas de Engenharia, Urbanismo, Hotelaria, Hospitais e Indstrias, com longos anos de parceria, a Empresa est capacitada a desenvolver:

Estudos de Viabilidade Tcnica. Projetos de Arquitetura e Urbanismo Projetos de Arquitetura Corporativa Projetos de Arquitetura de Interiores Projetos Completos Integrados Gerenciamento de Projetos
Com o objetivo de manter e aprimorar a qualidade dos projetos e servios, a CAMBIAGHI desenvolveu um Sistema de Gesto da Qualidade evolutivo segundo os critrios da NBR ISO 9001 para garantir a satisfao dos clientes e o comprometimento de todos os colaboradores com os objetivos da empresa, visando obter uma maior competitividade e destaque no mercado.

Aps 3 anos certificada pelo LLOYDS REGISTER QUALITY ASSURANCE com a ISO 9001/94 reconhecida pelo INMETRO e UKAS (2000/2003) adequamos o Sistema de Gesto da Qualidade aos requisitos bsicos da NBR ISO 9001, verso 2000, descrito atravs do presente Manual da Qualidade, que atualizamos constantemente, porm no renovamos nossa Certificao.

Arq. Henrique Cambiaghi Diretor Geral


Outubro de 2006

1 / 22.

SISTEMA DA QUALIDADE MANUAL DA QUALIDADE

MQ 01

2. 2.1

SISTEMA DA QUALIDADE Escopo e Processos Envolvidos no Sistema de Gesto da Qualidade


O Sistema de Gesto da Qualidade - SGQ da Empresa foi estruturado para o escopo:

Concepo e Desenvolvimento de Projetos de Arquitetura e Urbanismo e Servios de Gerenciamento de Projetos Complementares.


O SGQ foi desenvolvido, conforme os requisitos bsicos da norma NBR ISO 9001, verso 2000 Sistema de Gesto da Qualidade - Requisitos1, considerando a abordagem de processos. Foram levantados os processos considerados principais e suas inter-relaes, os processos de apoio da empresa e em seguida foram estabelecidos cuidados, orientaes, procedimentos documentados, tabelas, treinamentos, cronogramas e outras providncias para que os mesmos apresentem bons resultados quanto qualidade. Os processos envolvidos no Sistema de Gesto da Qualidade podem ser divididos em dois grupos como mostra a figura a seguir:

Processos para Desenvolvimento de Projetos


Elaborao de propostas / Contratao

Identificao necessidades do cliente

Estudo de viabilidade

Planejamento de projeto

Desenvolvimento de projeto

Entrega do projeto

Atividades ps-entrega

Contratao de fornecedores de servio

Identificao e arquivamento

Controle de alteraes

Controle de documentos e registros

Treinamento

Controle de produto no-conforme, ao corretiva e preventiva

Auditoria interna

Satisfao do cliente

Anlise crtica do SGQ

Processos para Controle e Melhoria do SGQ

______________________________________________________________________________
(!

1 Os seguintes requisitos da NBR ISO 9001 no so aplicveis s atividades desenvolvidas pela CFA:

O requisito 7.5.2 Validao de processos para produo e proviso de servio no aplicvel, porque todos os processos relacionados a o desenvolvimento de projeto so monitorados e medidos atravs das atividades de controle das informaes iniciais, de verificao, de anlise crtica e de controle das alteraes do projeto conforme o item Processos para desenvolvimento de projetos. O requisito 7.6 Controle de dispositivos de monitoramento e medio da NBR ISO 9001 tambm no aplicvel empresa, pois as atividades de monitoramento e medio do processo de desenvolvimento do projeto no necessitam de dispositivos e/ou equipamentos especficos de medio. As atividades de monitoramento e medio so realizadas atravs do controle das informaes iniciais, da verificao, da anlise crtica e do controle das alteraes do projeto conforme o item Processos para desenvolvimento de projetos. No Anexo 1, tabela com a correspondncia entre os itens deste Manual da Qualidade e os requisitos da NBR ISO 9001:2000.

2 / 22.

SISTEMA DA QUALIDADE MANUAL DA QUALIDADE

MQ 01

2.2 Poltica e Objetivos da Qualidade


A diretoria da CAMBIAGHI est comprometida com a qualidade dos seus projetos e servios, assim como a satisfao dos seus clientes externos e internos. Este compromisso est expresso em sua Poltica da Qualidade. A prtica dessa poltica por parte da diretoria, gerncias e coordenadores podem ser observadas atravs das aes visando desenvolver, manter e aprimorar o sistema da qualidade da empresa. Os Objetivos da Qualidade, e metas e indicadores respectivos, so estabelecidos anualmente pela Diretoria atravs do Formulrio FQ 03-Objetivos Definies e Indicadores do Sistema da Qualidade, buscando abranger todos os processos da empresa. A avaliao contnua dos resultados obtidos permite a tomada de decises de gesto da empresa com base em fatos reais.

POLTICA DA QUALIDADE
Prestar servios com elevado padro tcnico, visando obter resultados e satisfao dos clientes; Ter a preocupao constante com a harmonia geral da Arquitetura com o entorno urbano,com a satisfao dos usurios e dos clientes. Melhorar continuamente a qualidade dos processos e dos Projetos, visando agilidade e eficincia no atendimento e garantir resultado aos clientes; Garantir resultados financeiros da empresa para assegurar a sua sobrevivncia; Propiciar satisfao pessoal com responsabilidade, envolvimento e comprometimento de toda equipe; Modernizar constantemente a Empresa, investindo em novas tecnologias, equipamentos, hardwares e softwares. Henrique Cambiaghi Diretor
Novembro / 2005

3 / 22.

SISTEMA DA QUALIDADE MANUAL DA QUALIDADE

MQ 01

2.3 Estrutura organizacional da Empresa


A estrutura organizacional da empresa est representada a seguir, definindo a inter-relao das diversas funes envolvidas.
Diretores Diretor

Gerente de Informtica Informtica

Comit da Comit da Qualidade e RD Qualidade e RD

Coord. de Coord. de Projeto/ Projeto/ Concepo Concepo

Assistente Assistente Tcnica Tcnica

Coord. de Coord. de Projeto/ Projeto/ Execuo Execuo

Gerente Gerente Adm-Fin Adm-fin GAF

Assistentes dos Assistente do Coordenadores Coordenador

Equipe Equipe Tcnica/ Tcnica/ Concepo Concepo Departamento Tcnico

Equipe Equipe Tcnica/ Tcnica/ Produo Produo

Equipe Equipe Administrativa Administrativa Departamento Adm-financeiro

Organograma da empresa As responsabilidades e autoridades de cada funo esto documentadas nos itens deste Manual da Qualidade e nos demais documentos do sistema de gesto da qualidade. A descrio das competncias necessrias apresentada na Qualificao de Funes. Essas informaes so consideradas como referncia no momento de cada contratao da empresa para auxiliar nos levantamentos de necessidades de treinamentos de toda a equipe.

2.3.1.Comit da Qualidade
Para desenvolver e implementar o Programa da Qualidade da CAMBIAGHI, foi criado o Comit da Qualidade com as seguintes funes: Definir as prioridades de ao do programa da qualidade; Padronizar e criar melhorias constantes nos processos da Empresa; Coordenar o processo de implementao do sistema de gesto da qualidade; Criar mecanismos de conscientizao e difuso do programa aos membros da equipe Avaliar os resultados do projeto e levantar possibilidade de melhorias. O Comit formado pelos seguintes membros:
4 / 22.

SISTEMA DA QUALIDADE MANUAL DA QUALIDADE

MQ 01

Diretores, Assistente Tcnica, Coordenadores de Projeto e Assistentes de Coordenadores (participaes eventuais) e Gerente Administrativo Financeiro nas questes pertinentes.

2.4

Compromisso da direo com o sistema de gesto da qualidade


A Diretoria da CAMBIAGHI est comprometida com a qualidade dos seus projetos e servios e com a satisfao dos seus clientes externos e internos. Isto pode ser evidenciado atravs da: Comunicao a toda empresa da importncia do atendimento aos requisitos do cliente para o projeto, assim como aos requisitos estatutrios e regulamentares, assegurando que todos eles so determinados e atendidos com o objetivo de ampliar a satisfao do cliente Estabelecimento da Poltica da Qualidade, bem como dos Objetivos da Qualidade. Realizao das anlises crticas pela Direo; Disponibilidade dos recursos necessrios.

2.5 Infra-estrutura e ambiente de trabalho


A Empresa prov e mantm as condies necessrias para desenvolver os projetos, incluindo: Espao e infra-estrutura de trabalho; Hardwares e softwares especficos; No DIP 01 Informtica e Comunicaes so definidas a estrutura de organizao do servidor, bem como um levantamento dos computadores com a descrio do hardware e software utilizados em cada mquina. A aquisio e manuteno dos hardwares e softwares utilizados pela empresa tambm so descritas nesse mesmo documento. So utilizados como meios de comunicao interna para difuso da Poltica e dos Objetivos da Qualidade na empresa os seguintes meios de comunicao: Reunies peridicas; Sistema de e-mail interno; Murais. A comunicao da Diretoria, Coordenadores de Projeto, Assistentes e Gerente Administrativo Financeiro com os clientes feita atravs da infra-estrutura existente na empresa (sistema de telefonia, fax ,Internet, FTPs, motoboys).

2.6 Proviso de Recursos


A empresa destina recursos para implementar efetivamente o sistema de gesto da qualidade SGQ conforme as necessidades de investimento detectadas pela Diretoria. Os recursos estabelecidos para a qualidade so, entre outros: Capacitao e consultorias para o SGQ; Consultorias especficas para melhoria do SGQ da empresa; Treinamento interno e externo da equipe; Participao constante da Diretoria em simpsios, seminrios, cursos e viagens tcnicas Investimentos constantes em informtica; (softwares / hardwares); Investimentos na infra-estrutura do escritrio; Recursos para aquisio de livros, revistas, normas, etc.;
5 / 22.

SISTEMA DA QUALIDADE MANUAL DA QUALIDADE

MQ 01

Marketing.

3.

PROCESSOS PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS


A empresa estabelece uma seqncia de processos para elaborao de projetos, que so apresentados na figura a seguir:

Levantamento de dados Restries Legais Programa do Empreendimento

Identificao de necessidade do Cliente

Elaborao de propostas/ contrato Planejamento do Projeto Plano da Qualidade Contratao de fornecimento de servios Identificao dos Projetos Arquivamento dos Projetos

Estudos de Viabilidade/ Analticos/ Preliminares

Anteprojeto/ Projeto Legal Sistemas Tecnolgicos Projeto Executivo/ Detalhamento

Entrega do Projeto Acompanhamento Tcnico das Obras Controle de alteraes e modificaes Atendimento Ps-Entrega

Para maior clareza, apresentamos os fluxos mais detalhados de cada etapa no Anexo 3 deste Manual.

6 / 22.

SISTEMA DA QUALIDADE MANUAL DA QUALIDADE

MQ 01

Os processos para elaborao de projeto so listados a seguir. Ao lado dos processos, apresenta-se o procedimento que detalha as atividades e responsveis de cada processo.

Processo
Elaborao de propostas e contratos Planejamento das Etapas e Gesto das Equipes de Projeto Estudo de Viabilidade /Preliminar Plano da Qualidade AP PL Anteprojeto Projeto Legal Plano da Qualidade PE Projeto Executivo Superviso Geral, Compatibilizao, Coordenao e Gerenciamento dos Projetos. Entrega de projeto Alteraes de Projeto Atendimento Ps-entrega Controle de alteraes de projeto Identificao e arquivamento de projeto Qualificao, contratao e avaliao de fornecedores de servio

Procedimento
PR 02 Elaborao de propostas /Contratos

PR 01 Desenvolvimento de Projetos DIP 02 DIP 03 DIP 04 DIP 05

DIP 03 PR 03 Contratao de Fornecedores

3.1 Desenvolvimento do Plano da Qualidade


Conforme requisito especificado pela NBR ISO 9001 verso 2000 elaborado para cada projeto um Plano de Qualidade FQ-01-Plano da Qualidade pelo Diretor em conjunto com o Coordenador do Projeto, definindo quais sistemas de controle do SGQ sero utilizados (de acordo com o procedimento PR 01-Desenvolvimento de Projetos) Este Plano estabelecido em 2 etapas : Anteprojeto/ Projeto Legal Projeto Executivo

7 / 22.

SISTEMA DA QUALIDADE MANUAL DA QUALIDADE

MQ 01

4.

PROCESSOS PARA CONTROLE, MONITORAMENTO, ANLISE E MELHORIA DO SISTEMA DE GESTO DA QUALIDADE


A CAMBIAGHI possui processos de controle, monitoramento, medio, anlise e melhoria necessrias para demonstrao da conformidade do projeto, e garantia da conformidade e melhoria contnuas da eficcia do Sistema de Gesto da Qualidade, que buscada atravs de: Uso da Poltica da Qualidade; Objetivos da qualidade; Aes corretivas e preventivas; Anlise de dados e anlise crtica pela Direo.

4.1 Controle de documentos e registros 4.1.1.Documentos internos


As necessidades de elaborao/reviso de documentos da qualidade so detectadas a qualquer momento atravs da anlise de relatrios de auditorias, visitas obra, registros de no-conformidades ou outros meios que gerem aes corretivas ou preventivas por qualquer membro da equipe. Os documentos da qualidade somente podem ser utilizados aps a sua anlise e aprovao, que sero comprovados pela liberao eletrnica dos seguintes documentos: Manual da Qualidade MQ (pblico) Procedimentos PR (restrito) Documentos Internos de Projeto DIP (restrito) Formulrios FA (Administrao) FF (Financeiro),FP (Projetos) FQ (SGQ), (restrito) Os documentos so identificados da seguinte forma:

Documento da Qualidade
Manual da Qualidade Procedimento Documento Interno de Projeto Formulrios
Cdigos do Formulrio

Identificao
MQ PR DIP F

legenda

Nmero seqencial Nmero da verso


Cdigos do Formulrio

FA Formulrio Administrativo FF Formulrio Financeiro

FP Formulrio de Projeto FQ Formulrio do Sistema da Qualidade

FG Formulrio de Gerenciamento dos Projetos Frh Formulrio de Recursos Humanos FIn Formulrio de Informtica
8 / 22.

SISTEMA DA QUALIDADE MANUAL DA QUALIDADE

MQ 01

O RD mantm um arquivo fsico com todos os documentos da qualidade originais em vigor (inclusive os formulrios). Os mesmos documentos tambm so disponibilizados em meio eletrnico pela rede de computadores para consulta (neste caso so protegidos por senha). O controle dos documentos da qualidade (MQ, Procedimentos e Documentos Internos de Projeto) realizado pelo RD utilizando a planilha eletrnica Controle de Documentao/ Verses do SGQ. E liberao de senhas. A cada reviso, a nova verso do documento recebe uma numerao seqencial no campo verso. A nova verso editada e distribuda aos seus usurios, sendo as verses antigas destrudas. Contudo, os documentos substitudos por novas verses so arquivados em meio eletrnico, a fim de registrar o histrico do Sistema de Gesto da Qualidade. A impresso dos documentos da Qualidade como a do Manual da Qualidade e dos Procedimentos utilizada s para consulta, e os Formulrios podem ser impressos para uso e aplicao, ou usados eletronicamente conforme o tipo.

4.1.2.Documentos externos
Os documentos externos a seguir relacionados so controlados e atualizados periodicamente pela Assistente Tcnica da CAMBIAGHI. A Relao das Leis, Normas e Catlogos est disponibilizada em arquivo eletrnico do SGQ para uso restrito da Equipe Tcnica .

Normas tcnicas da ABNT


A relao de Normas da ABNT atualizada periodicamente, confirmando a validade das mesmas. Caso seja necessria (alguma nova Norma) a consulta poder ser feita atualizando a listagem. Esta verificao feita atravs do site www.abnt.org.br A verificao de emisso e/ou cancelamento de Normas feita atravs dos Boletins mensais emitidos pela ABNT disponveis para consulta no site acima mencionado. Caso seja necessrio ser providenciada a aquisio da nova verso e destruda a verso anterior. A nova verso dever circular em pasta especfica (por 30 dias) para conhecimento do Diretor e dos Coordenadores. As Normas Tcnicas ficam disponveis em pasta especfica no arquivo de Legislao da Empresa.

Legislao do Municpio de So Paulo


O controle da legislao da cidade de So Paulo (onde a Empresa tem o maior nmero de Projetos) feito pela Assistente Tcnica, atravs dos seguintes procedimentos: Consultas na internet pelo site www.plantaonline.prefeitura.sp.gov.br Participao do titular do escritrio no Comit Tcnico de Legislao Urbana do SECOVI, do Grupo de Trabalho Legislao Urbana da ASBEA e no Colegiado da SEHAB. Acesso biblioteca do SECOVI, que envia ao escritrio cpias das leis, decretos, resolues, atualizadas atravs de solicitao.
9 / 22.

SISTEMA DA QUALIDADE MANUAL DA QUALIDADE

MQ 01

As novas leis, decretos, resolues ou alteraes so encaminhadas ao Diretor e divulgadas aos coordenadores atravs de pasta especfica (por 30 dias) e depois arquivadas, em duas vias, no arquivo de Legislao da Cidade de So Paulo, conforme se segue: 1 pasta fica no Departamento Tcnico disposio de toda a equipe tcnica; e 1 pasta fica com a Assistente Tcnica. OBS: Ttulos de Projetos de Lei, Portarias e Pronunciamentos so avaliados com o Diretor a pertinncia de providenciar cpias dos documentos.

Legislao de outros Municpios


A Legislao de outros Municpios obtida e/ou atualizada conforme necessidade de cada projeto especfico. No caso da CAMBIAGHI ser assessorada por um consultor de outro Municpio, no ser necessrio manter disponvel e atualizado o arquivo com as cpias das leis (somente as determinadas pelo Diretor). Essa Legislao arquivada no armrio junto com todas as Legislaes Municipais.

Legislao Estadual, Federal.


As principais Normas e Leis tais como, Corpo de Bombeiros, Graprohab, seguem os mesmos procedimentos de controle, arquivamento e divulgao.

Catlogos
Em cada catlogo colocada uma etiqueta com o cdigo de arquivamento (conforme Lista de Pastas de Catlogos) e a data de recebimento do mesmo. Os novos catlogos devero circular, em pasta especfica, a cada 30 dias, em funo dos recebimentos para a cincia dos coordenadores e Diretoria, e depois arquivados conforme descrito acima. O arquivamento dos mesmos feito pelo Responsvel pelo Arquivamento da Equipe Administrativa orientado pelo Assistente Tcnica. Antes de proceder especificao ou a utilizao de um catlogo, deve ser verificada pelo usurio a data do recebimento do mesmo. Catlogo com data superior a 1 ano quando for utilizado o usurio deve consultar junto ao fornecedor, para verificar a validade do mesmo. Caso no esteja validado, pedir novo catlogo, o qual deve ser encaminhado Assistente Tcnica para proceder atualizao da data. Caso esteja validado atualizar a data com nova etiqueta. A Relao dos Catlogos atualizada pelo Assistente Tcnica a cada 6 meses (2 e 4 trimestres de cada ano).

10 / 22.

SISTEMA DA QUALIDADE MANUAL DA QUALIDADE

MQ 01

4.1.3 Controle de Registros da Qualidade


Durante a elaborao ou reviso dos documentos da qualidade, os parmetros para controle de cada registro (identificao, armazenamento, recuperao, proteo, tempo de reteno e descarte) so definidos atravs de uma tabela que faz parte do prprio documento da qualidade, conforme as seguintes orientaes sobre o contedo dos campos:

Identificao

Local do Arquivo

Tipo do arquivo e proteo


Como o registro deve ser guardado (em pasta, em caixa, diretrio eletrnico) para proteger da deteriorao. Inclui back-up, quando aplicvel. Quando necessrio, tambm se define a ordem a qual os registros sero guardados para facilitar a recuperao (por data, ordem alfabtica, ordem numrica, por departamento, por projeto, por cliente, entre outros)

Tempo de reteno

Descarte

Cdigo do Formulrio ou Registro (quando houver)

Departamento ou sala onde o arquivo arquivado Diretrio onde o arquivo eletrnico guardado

Tempo de guarda do arquivo (tambm pode ser vinculado a um evento)

Destino do registro aps tempo de reteno (incinerao, lixo, arquivo morto por mais algum tempo, etc).

Condies adequadas de armazenamento e manuteno dos registros so garantidas pela observao desses parmetros. Os parmetros para controle de cada registro so definidos atravs de uma tabela apresentada no Anexo 2 ao final deste Manual da Qualidade.

4.2

Recursos Humanos

4.2.1 Treinamento
A empresa estabelece que seus colaboradores devem ser competentes, com base em educao, treinamento, habilidade e experincia apropriada (PR 04 Recursos Humanos), possuindo uma sistemtica para realizar treinamentos necessrios e avaliar a sua eficcia e para melhor estabelecer as necessidades de treinamento.

4.2.2. Contratao e avaliao de pessoas e Servios Terceirizados


A poltica e sistemtica de contratao da empresa so estabelecidas tambm no procedimento PR 04 Recursos Humanos. Para melhor definir os critrios, as escolhas so feitas a partir da avaliao das necessidades e da Qualificao de Funes definidas no mesmo procedimento. Contratao dos servios terceirizados utiliza do prodicedimento PR 03 Contrataes de Fornecedores, alm dos procedimentos de treinamento j mencionados.

11 / 22.

SISTEMA DA QUALIDADE MANUAL DA QUALIDADE

MQ 01

4.3

Avaliao da satisfao dos clientes

4.3.1 Objetivos
O objetivo mensurar a satisfao dos clientes. Para tanto o processo procura avaliar os trabalhos nas 3 etapas de Projeto (Concepo, Projeto Executivo, Ps Entrega da Obra), o grau de satisfao, atendimento, a qualidade do trabalho e detecta possveis falhas para assim proceder as melhorias necessrias. So avaliados os seguintes quesitos e critrios de avaliao: Concepo de Projeto Projeto Executivo Ps-entrega da Obra.

Alm das avaliaes, so analisados os comentrios dos clientes levantados no questionrio e quaisquer outras informaes relevantes registradas nos documentos de projeto durante o seu desenvolvimento. Reclamaes, observaes passveis de melhorias ou necessidade de se evitar a repetio de erros, so tratadas atravs de Aes Corretivas ou Preventivas conforme previsto neste Manual.

4.3.2. Periodicidade
A solicitao de avaliao da satisfao pelos clientes feita preferencialmente ao trmino de cada etapa de Projeto (Anteprojeto/ Lanamento/ Projeto Executivo, Ps Entrega) ou no momento que for considerado mais adequado pelo Diretor.

4.3.3. Metas
Anualmente na reunio de Anlise Critica da Administrao so estabelecidas s metas e as medias a serem atingidas pelos projetos e passadas para toda equipe.

4.3.4 Retorno
Nem sempre possvel obter o retorno dos clientes. Tambm para este item so estabelecidas metas anuais de retorno.

4.4

CONTROLE DE NO-CONFORMIDADES
Embora esteja estabelecido o Sistema de Gesto da Qualidade da empresa, possvel a ocorrncia de eventuais no-conformidades em relao aos padres determinados. Desta forma esto previstas as seguintes possibilidades e aes: Durante todo o processo de desenvolvimento dos projetos So feitas verificaes em cada etapa de trabalho. A identificao, documentao, avaliao e disposio so feitas atravs dos check-lists especficos e dos registros nos prprios desenhos e/ou nas atas de reunio. Aps as devidas correes os projetos so verificados novamente at a sua plena aceitao.
12 / 22.

SISTEMA DA QUALIDADE MANUAL DA QUALIDADE

MQ 01

Aps Entrega do Projeto As falhas detectadas aps a entrega do projeto so consideradas atividades relativas Atendimento Ps-Entrega. A identificao, documentao, avaliao e disposio so registradas no formulrio especfico nos desenhos e nas atas de reunio (Exemplo: implementao de cotas, acabamentos, etc). Nestes casos, alm das correes, devero ser notificados (quando necessrio) os envolvidos pertinentes, tais como: o Cliente, a Construtora e demais projetistas para que sejam tomadas as aes devidas. Aps a correo da(s) folha(s) do(s) projeto(s) deve ser verificada pelo responsvel, quanto eficcia da ao antes de ser liberado para a obra.

4.5 Aes Corretivas / Preventivas


As aes corretivas ou preventivas so tomadas para eliminar as causas de no-conformidades reais ou potenciais tanto em Projetos como no Sistema da Qualidade podendo ter uma das seguintes origens (C Aes Corretivas e P Aes Preventivas): No conformidades em Projetos (C) Anomalias e problemas existentes em Projetos e no SQ (C/P) Reclamaes de Clientes (C/P) Avaliaes de Projetos pelos Clientes (C/P) Reunies do Comit (C/P) Reunies de Qualidade em todo escritrio (C/P) Informaes externas (ex.: Avaliaes, ps-ocupao, informaes do mercado, legislao, novos sistemas construtivos, sistema do trabalho, inovaes em informativa, etc) (P) Oportunidades de melhoria de Projetos e do Sistema (P) Relatrios de Auditorias (Interna e de Certificadora) (C/P) Avaliaes de Fornecedores e Sub-contratados (C/P) Comunique-se da Prefeitura ser tratado no Pronturio do Projeto(C) Sugestes Visitas a Obras (C/P) Qualquer integrante da equipe da CAMBIAGHI pode propor abertura de uma ao corretiva ou preventiva Cada sugesto e/ou ocorrncia analisada pelo Diretor ou pelo Comit junto com o Diretor. Se a causa for real, gera uma Ao Corretiva para evitar a reincidncia. Se forem detectadas oportunidades de melhoria ou para prevenir uma causa potencial ser aberta uma Ao Preventiva.

13 / 22.

SISTEMA DA QUALIDADE MANUAL DA QUALIDADE

MQ 01

4.6 Anlise Crtica do Sistema de Gesto da Qualidade


O Sistema de Gesto da Qualidade SGQ analisado criticamente pela Diretoria anualmente no Segundo trimestre de cada ano As anlises so realizadas com base nos relatrios e informaes coletadas relativas a: Avaliaes dos clientes, Aes corretivas e preventivas, Informaes sobre mudanas planejadas no Sistema, Recomendaes de melhoria, Registros da qualidade Analise dos investimentos da empresa Com base nestas informaes, so analisadas, identificadas e anotadas as oportunidades de melhorias dos seguintes pontos: Adequao da estrutura organizacional da empresa Dimensionamento da equipe e dos recursos; Adequao da Poltica da Qualidade com as aes tomadas pela empresa; Grau de implementao do Sistema de Gesto da Qualidade; Qualidade alcanada pelos projetos da empresa; Eficincia dos processos de retroalimentao do Sistema de Gesto da Qualidade em funo das auditorias internas e avaliaes junto aos clientes; Eficincia do controles do processo de elaborao de projetos; Anlise das avaliaes da eficcia dos treinamentos realizados no perodo; Impacto de mudanas da organizao para o Sistema de Gesto da Qualidade. Necessidade de recursos para a empresa e de aes corretivas e preventivas.

14 / 22.

SISTEMA DA QUALIDADE MANUAL DA QUALIDADE

MQ 01

ANEXO I CORRELAO ENTRE ITENS DESTE MANUAL E A NBR ISO 9001

ITEM DO MANUAL DA QUALIDADE


1 APRESENTAO DA EMPRESA 2 SISTEMA DE GESTO DA QUALIDADE 2.1 ESCOPO E PROCESSOS ENVOLVIDOS NO SISTEMA DE GESTO DA QUALIDADE
---------

REQUISITO DA NBR ISO 9001

1.2 Aplicao 4.1 Requisitos gerais 5.1 Comprometimento da direo 5.3 Poltica da qualidade 5.4.1 Objetivos da qualidade 2 8.2.3 Medio e monitoramento de processos 3 8.2.4 Medio e monitoramento de produto 5.2 Foco no cliente 5.5.1 Responsabilidade e autoridade 5.5.2 Representante da direo 5.5.3 Comunicao interna 6.3 Infra-estrutura 6.4 Ambiente de trabalho 7.2.3 Comunicao com o cliente 6.1 Proviso de recursos 5.4.2 Planejamento do sistema de gesto da qualidade 7.1 Planejamento da realizao do produto 7.2.1 Determinao de requisitos relacionados ao produto 7.2.2 Anlise crtica dos requisitos relacionados ao produto 7.3.1 Planejamento do projeto e desenvolvimento 7.3.2 Entradas de projeto e desenvolvimento 7.3.3 Sadas de projeto e desenvolvimento 7.3.4 Anlise crtica de projeto e desenvolvimento 7.3.5 Verificao de projeto e desenvolvimento 7.3.6 Validao de projeto e desenvolvimento 7.3.7 Controle de alteraes de projeto e desenvolvimento 7.4.1 Processo de aquisio 7.4.2 Informaes de aquisio 7.4.3 Verificao do produto adquirido 7.5.1 Controle de produo e fornecimento de servio 7.5.3 Identificao e rastreabilidade 7.5.4 Propriedade do cliente 7.5.5 Preservao de produto 8.2.3 Medio e monitoramento de processos 8.2.4 Medio e monitoramento de produto

2.2 POLTICA E OBJETIVOS DA QUALIDADE

2.3 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA

2.4 INFRA-ESTRUTURA E AMBIENTE DE TRABALHO 2.5 PROVISO DE RECURSOS

3 PROCESSOS PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS

______________________________________________________________________________
2

Monitoramento de processos para o desenvolvimento de projeto (requisito 8.2.3 da NBR ISO 9001)

As atividades de monitoramento do processo de desenvolvimento do projeto so quelas relacionadas ao acompanhamento do planejamento do projeto (prazo, custos), conforme previsto no item 3.1.2 deste manual, e quelas relacionadas ao acompanhamento dos Objetivos da Qualidade (definidos no item 2.2).
3

Monitoramento de projeto (requisito 8.2.4 da NBR ISO 9001)

As atividades de monitoramento do projeto so realizadas durante o desenvolvimento do projeto atravs das atividades de verificao, anlise crtica, controle das alteraes e validao do projeto, nas diversas etapas de desenvolvimento. Desta forma, este item abordado nos itens 3.1.3, 3.1.4, 3.1.5 e 3.2.1 deste manual. 15 / 22.

SISTEMA DA QUALIDADE MANUAL DA QUALIDADE

MQ 01

ITEM DO MANUAL DA QUALIDADE


4 PROCESSOS PARA CONTROLE, MONITORAMENTO, ANLISE E MELHORIA DO SISTEMA DE GESTO DA QUALIDADE

REQUISITO DA NBR ISO 9001


8.1 Generalidades 8.5.1 Melhoria contnua 4.2.1 Requisitos de documentao Generalidades 4.2.2 Manual da qualidade 4.2.3 Controle de documentos 4.2.4 Controle de registros 6.2 Recursos humanos 7.2.3 Comunicao com o cliente 8.2.1 Satisfao dos clientes 8.3 Controle de produto no - conforme 8.5.2 Ao corretiva 8.2.3 Ao preventiva 5.6.1 Generalidades 5.6.2 Entradas para a anlise crtica 5.6.3 Sadas da anlise crtica 8.2.3 Medio e monitoramento de processos 8.2.4 Medio e monitoramento de produto 8.4 Anlise de dados

4.1 CONTROLE DE DOCUMENTOS E REGISTROS

4.2 CONTROLE DE TREINAMENTO 4.3 AVALIAO DA SATISFAO DO CLIENTE 4.4 CONTROLE DE NO-CONFORMIDADES 4.5 AO CORRETIVA E AO PREVENTIVA

4.6 ANLISE CRTICA DO SISTEMA DE GESTO DA QUALIDADE

16 / 22.

SISTEMA DA QUALIDADE MANUAL DA QUALIDADE

MQ 01

ANEXO II

CONTROLE DE REGISTROS DA QUALIDADE

FORMULRIOS
Tipo do arquivo e proteo
Papel, organizado por data e com acesso de todos os envolvidos. Eletrnico, organizado por ano e com acesso do RD GAF e Diretor. Papel , organizado por data e com acesso do RD e Diretor Papel , organizado por data e com acesso do RD e Diretor Papel , organizado por n do projeto e data e com acesso do RD Coord. e do Diretor Papel , organizado por n do projeto e data e com acesso do RD Coord. e Diretor Papel , organizado por n do projeto e data e com acesso do RD Coord. e Diretor Papel , organizado por data e com acesso de todos os envolvidos Papel , organizado por n do projeto e acesso do RD Papel , organizado por seqncia numrica e com acesso do RD e Diretor Pasta visitas a Obras identificando os comentrios das visitas Papel , organizado por seqncia numrica com acesso do RD Eletrnico, organizado por ordem numrica Pasta do projeto, por ordem do n do projeto com acesso para todos da equipe Papel organizado pela data da visita ou alterao e acesso do Coordenador e Diretor

Identificao
FG-01 Ata de Reunio do SGQ FQ-01 Identificao de recursos FQ-02 Modelo de AC SGQ FQ-03 Objetivos/Definies/ Indicadores FQ-04 Questionrio de AvaliaoConcepo de projeto FQ-05 Questionrio de Avaliao-Projeto Executivo FQ-06 Questionrio de Avaliao -Ps entrega da obra FQ-07 Caderno de sugestes e ocorrncias FQ-08 Controle de Avaliaes pelos projetos FQ-09 RAC RAP Auditoria FQ-10 Visitas a obras/ comentrios FQ-11 Controle de RAC RAP FQ-12 Controle de documentos/verses do SGQ FQ-13 Plano da Qualidade de Projeto FP-20 Relatrio de alteraes visitas

Local do Arquivo
Pasta da qualidade

Tempo de reteno
2 anos

Descarte
lixo

Servidor L/Docs/SQ

2 anos

Arquivo OLD

Pasta da Qualidade

2 anos

Arquivo morto

Pasta da Qualidade

2 anos

Arquivo morto

Pasta da Qualidade

2 anos

Lixo

Pasta da Qualidade

2 anos

Lixo

Pasta da Qualidade

2 anos

Lixo

Sala da equipe tcnica

2 anos

Arquivo morto

Pasta da Qualidade

anual

Lixo

Pasta da Qualidade

2 anos

Arquivo morto

Pasta visitas a Obras

1 ano

lixo

sala da equipe tcnica

2 anos at a prxima atualizao de algum documento At o fim da obra ou do projeto At o final da obra

Arquivo morto

Servidor L/Docs/SQ

Deletado o anterior

sala da equipe tcnica

Arquivo morto

Pasta do projeto junto ao Coordenador

Arquivo morto

17 / 22.

SISTEMA DA QUALIDADE MANUAL DA QUALIDADE

MQ 01

DIPs Documentos Internos de Projeto


Identificao
DIP-01 Informtica e Comunicaes

Local do Arquivo

Tipo do arquivo e proteo


Eletrnico organizado por verso e acesso a todos

Tempo de reteno

Descarte

L/Docs/SQ

At nova verso

Arquivo OLD

DIP-02 Identificao de documentos tcnicos administrativos operacionais

L/Docs/SQ

Eletrnico organizado por verso e acesso a todos

At nova verso

Arquivo OLD

DIP-03 Padronizao e Identificao de Nomenclatura de Arquivos E Layers

L/Docs/SQ

Eletrnico organizado por verso e acesso a todos

At nova verso

Arquivo OLD

DIP-04 Modelos de Apresentao Projetos

L/Docs/SQ

Eletrnico organizado por verso e acesso a todos

At nova verso

Arquivo OLD

DIP-05 Biblioteca Eletrnica Menus Personalizados

L/Docs/SQ

Eletrnico organizado por verso e acesso a todos

At nova verso

Arquivo OLD

18 / 22.

SISTEMA DA QUALIDADE MANUAL DA QUALIDADE ANEXO III


FLUXOGRAMA DAS ATIVIDADES E ETAPAS DE PROJETO
DADOS DE ENTRADA

MQ 01
PROCEDIMENTOS

INCIO

CHECK LISTS DIPs

1a ETAPA

ESTUDOS DE VIABILIDADE
ESTUDOS ANALTICOS ESTUDOS PRELIMINARES

PR 05 FQ 01 DIPs 01 a 06

APROVAAO
ESTUDO / PROGRAMA

ANTEPROJETO

2a ETAPA

ANTEPROJETO PRELIMINAR ANTEPROJETO PROJETO LEGAL (CONSOLIDAO DO ANTEPROJETO) CADERNO DE APRESENTAO ASSESSORIA MATERIAL PUBLICIDADE

PR 06 FQ 02 02,03 FQ 03 FQ 04,05 FQ 04 FQ 05 FQ 08,19 FQ 21 DIPs 01 a 06 DIPs 01 a 06

VALIDAO
APROVAO DO PROJETO LEGAL

PROJETO EXECUTIVO

3a ETAPA

(CONSOLIDAAO DO ANTEPROJETO) PR-EXECUTIVO PROJETO BSICO PROJETO EXECUTIVO DETALHAMENTO (MEMORIAL DESCRITIVO)

FQ FQ FQ FQ FQ FQ

02 02 03 04 05 15

FQ 06,07 FQ 06 FQ 08,10 FQ 07 FQ 11,13 FQ 08 FQ 15,16 FQ 17,18 FQ 19,21

VALIDAO
ENTREGA FORMAL PROJETO EXECUTIVO

DIPs 01 a 06

PR 08

4a ETAPA

ATENDIMENTO PS-ENTREGA
ALTERAES DO PROJETO VISITAS OBRA

FQ 09 FQ14,20 DIPs 02 a 06

FIM
19 / 22.

SISTEMA DA QUALIDADE MANUAL DA QUALIDADE ESTUDOS de VIABILIDADE / ESTUDO PRELIMINAR

MQ 01

DADOS DE ENTRADA

INCIO

CADASTRO DO PROJETO

PREENCHIMENTO DO FQ 01

ANLISE CRTICA

ANLISE DO PARTIDO DO PROJETO

ELABORAO DE PROPOSTA COMERCIAL

PR 03

- DADOS

DEFINIO DO COORDENADOR DE PROJETO

- INFORMAES

DESENVOLVIMENTO ESTUDOS ANALTICOS

ADEQUAO / REAVALIAO

- PROGRAMA APROVAO

N
VIABILIZAO DO EMPREENDIMENTO

- RESTRIES LEGAIS

DESENVOLVIMENTO ESTUDOS PRELIMINARES

ADEQUAO / REAVALIAO

N
APROVAO

ANTEPROJETO

20 / 22.

SISTEMA DA QUALIDADE MANUAL DA QUALIDADE ANTEPROJETO/PROJETO LEGAL


DADOS DE ENTRADA PREENCHIMENTO Formularios INCIO

MQ 01
APROVAO DOS ESTUDOS PRELIMINARES

ANTEPROJETO PRELIMINAR

ADEQUAO
PROJETO LEGAL PRELIMINAR PROTOCOLAMENTO

ANLISE/ APROVAO CLIENTE

CONSULTAS CONCESSIONRIAS

PR-DIMENSIONAMENTO Projetos Complementares ADEQUAO

Preenchimento Formuriosl de compatibilizao

ANLISE / APROVAO CLIENTE / ARQ.

S N
ANLISE CONSULTORIA(S) PROJETO(S) LEGAL(IS)

DESENVOLVIMENTO ANTEPROJETO ARQ. ADEQUAO N

ANLISE / APROVAO CLIENTE / PROJ. COMPLEM.

S Projeto Legal Bsico Preenchimento Form Proj Legal


CONSOLIDAO / APROVAO PROJETO LEGAL CADERNO DE APRESENTAO MATERIAL PROMOCIONAL

S Preenchimento
Form Proj Legal Compatibiliz AP
VALIDAO / APROVAO PROJETO LEGAL ADEQUAO MATERIAL REGISTRO DE INCORPORAO PRODUO PERSPECTIVA MAQUETE MATERIAL PUBLICITRIO

S
PROJETO EXECUTIVO LANAMENTO IMOBILIRIO

21 / 22.

SISTEMA DA QUALIDADE MANUAL DA QUALIDADE PROJETO EXECUTIVO

MQ 01

DADO S DE ENT RADA PREENCHIMENT O Form ularios

INCIO

APRO VAO DO S EST UDO S PRELIMINARES

ANT EPRO JET O PRELIMINAR

ADEQ UAO
PRO JET O LEG AL PRELIMINAR PRO T O CO LAMENT O

ANLISE/ APRO VAO CLIENT E

CO NSULT AS CO NCESSIO NRIAS

PR-DIMENSIO NAMENTO Projetos Com plem entares ADEQ UAO

Preenchim ento Form uriosl de com patibilizao

ANLISE / APRO VAO CLIENT E / ARQ .

S N
ANLISE CO NSULT O RIA(S) PRO JET O (S) LEG AL(IS)

DESENVO LVIMENTO ANTEPRO JETO ARQ . ADEQ UAO N

ANLISE / APRO VAO CLIENT E / PRO J. CO MPLEM.

S Projeto Legal Bsico Preenchim ento Form Proj Legal


CO NSO LIDAO / APRO VAO PRO JET O LEG AL CADERNO DE APRESENT AO MAT ERIAL PRO MO CIO NAL

S Preenchim ento
Form Proj Legal Compatibiliz AP
VALIDAO / APRO VAO PRO JET O LEG AL ADEQ UAO MAT ERIAL REG IST RO DE INCO RPO RAO PRO DUO PERSPECT IVA MAQ UET E MAT ERIAL PUBLICIT RIO

S
PRO JET O EXECUT IVO LANAMENT O IMO BILIRIO

22 / 22.

Anda mungkin juga menyukai