Anda di halaman 1dari 6

Revista de divulgao tcnico-cientfica do ICPG

Vol. 3 n. 9 - jul.-dez./2006 ISSN 1807-2836

173

PROJETO POLTICO-PEDAGGICO Uma construo coletiva


Simone Raquel Pagel Longhi Karla Lucia Bento Resumo Este artigo discute a importncia da construo coletiva do Projeto Poltico-Pedaggico na escola como um documento que reflete a realidade escolar, sendo que a escola tem autonomia para elabor-lo, relacionando-o diretamente identidade da instituio. Tendo em vista que a escola constituda de diferentes segmentos, o Projeto Poltico-Pedaggico cumprir o seu papel se for uma construo coletiva com o objetivo de melhorar a prtica educativa. Procuramos ressaltar que a busca da participao da comunidade escolar fundamental nesse processo, cujo caminho pode estar cheio de dificuldades, mas que pode, tambm, ser um momento propcio para visualizar novas possibilidades e transformao da realidade. Palavras-chave: Projeto Poltico-Pedaggico. Participao. Viabilidade.

1INTRODUO Este artigo tem por objetivo refletir sobre a construo do Projeto Poltico-Pedaggico na escola como um processo coletivo, envolvendo os diversos agentes que fazem parte da realidade escolar. Justificamos a pertinncia do tema por compreendermos que a escola possui uma identidade prpria, que se constitui sob a influncia da sua realidade local e das diretrizes/teorias gerais da educao. Essa identidade nem sempre explcita ou, mesmo, reconhecida na prpria escola, que acaba por reduzir sua funo ao repasse de contedos prontos e acabados, sem relacion-los com o pblico ao qual atende. A construo coletiva do Projeto Poltico-Pedaggico , justamente, uma possibilidade de reconhecimento dessa identidade e de reflexo e mudana da prtica pedaggica. Desenvolvemos a reflexo aqui apresentada com base em levantamento bibliogrfico, sendo Veiga (2004), Vasconcelos (2004a e 2004 b) e Padilha (2003) alguns dos autores que fundamentaram as discusses, possibilitando a construo deste texto. Sob a tica desses autores, o Projeto Poltico-Pedaggico deve ser um instrumento de diagnstico e transformao da realidade escolar, construdo coletivamente. Alm dos tericos mencionados, a legislao pertinente, tanto no mbito federal quanto municipal, tambm subsidiou as reflexes. A introduo inicia a organizao do texto. Na seqncia, procuramos discutir sobre o conceito de Projeto PolticoPedaggico, refletindo sobre seu significado e funo e apontando os agentes responsveis pela sua elaborao. Discutir as aes desses agentes necessrias efetivao do processo de construo permanente a proposta seguinte. Apontamos como principais agentes os profissionais da escola, os alunos e os pais. Depois de refletirmos sobre os papis e formas de participao desses sujeitos na construo coletiva do projeto, procuramos ressaltar a necessidade de mant-lo como um documento vivo, parte integrante da realidade escolar e, portanto, em constante transformao. Por ltimo, nas consideraes finais, retomamos o objetivo inicial do artigo, reafirmando a construo

do projeto poltico-pedaggico como algo necessrio e possvel. 2 CONCEITO E FUNO DE UM PROJETO POLTICO-PEDAGGICO Pesquisando o conceito de Projeto Poltico-Pedaggico, encontramos em Vasconcelos (2004a, p.169) a seguinte explicao:
o plano global da instituio. Pode ser entendido como a sistematizao, nunca definitiva, de um processo de Planejamento Participativo, que se aperfeioa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ao educativa que se quer realizar. um instrumento terico-metodolgico para a interveno e mudana da realidade. um elemento de organizao e integrao da atividade prtica da instituio neste processo de transformao.

O Projeto Poltico-Pedaggico , portanto, um documento que facilita e organiza as atividades, sendo mediador de decises, da conduo das aes e da anlise dos seus resultados e impactos. Ainda se constitui num retrato da memria histrica construda, num registro que permite escola rever a sua intencionalidade e sua histria. Neste sentido, podemos entender que o projeto norteia o trabalho da escola por encaminhar aes para o futuro com base na sua realidade atual e sua histria. um planejamento que prev aes a curto, mdio e longo prazos, intervindo diretamente na prtica pedaggica diria. As aes refletidas no projeto procuram incluir desde os contedos, avaliao e funes at as relaes que se estabelecem dentro da escola e entre a escola e a comunidade. A ideologia em relao ao tipo de sujeitos que a escola pretende formar d o tom poltico ao projeto. Por meio dessa explicitao ideolgica e de objetivos articulados com as aes, possvel distinguir entre uma prtica que se preocupa com a formao de cidados crticos, participativos, responsveis e sujeitos de sua prpria histria e outra de repasse e repetio de contedo sem estar atenta ao desenvolvimento humano.

174

Vol. 3 n. 9 - jul.-dez./2006 ISSN 1807-2836

Revista de divulgao tcnico-cientfica do ICPG

A prpria metodologia de construo do projeto centrada em algumas pessoas que detm o poder de comando da escola ou coletivo de forma que todos se sintam partcipes e responsveis pelas decises tomadas indcio de posio poltico-ideolgica. De acordo com a forma como procuramos conceituar a importncia e relevncia de um Projeto Poltico-Pedaggico, no caberia uma construo autoritria e hierrquica. Isso porque compreendemos a escola no como lugar somente de transmisso de conhecimento, e sim como lugar privilegiado para realizar um trabalho pedaggico muito mais amplo visando formao integral dos cidados e buscando o exerccio da cidadania por meio da participao e reflexo da realidade da comunidade escolar. A importncia de a escola construir este documento reconhecida pela legislao. Assim, o Projeto Poltico-Pedaggico, em mbito federal, citado pela Lei de Diretrizes e Bases, Lei 9396/98 (BRASIL,1998), e, no municpio de Blumenau, SC, exigncia do Conselho Municipal de Educao, Resoluo n 004/00, para todas as escolas pblicas e privadas ligadas ao sistema municipal de ensino que atuam na educao bsica (BLUMENAU, 2001). Segundo Sousa e Corra (apud DAVIS, 2002, p.49), preciso pensar o projeto pedaggico como um direito e um dever da escola e como um dos desafios para o avano na organizao do trabalho pedaggico. Para o Projeto Poltico-Pedaggico realmente ser um direito e um dever, todos os envolvidos nesse processo precisam estar cientes de que fazem parte dele, acreditando na sua importncia, para no ser somente um documento, e sim ser utilizado como norteador para um trabalho pedaggico desenvolvido coerentemente entre teoria e prtica. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96, a instituio escolar tem autonomia para que o Projeto PolticoPedaggico acontea. Isto assegurado no art. 15, Ttulo IV: Os sistemas de ensino asseguraro s unidades escolares pblicas de educao bsica que os integram progressivos graus de autonomia pedaggica e administrativa e de gesto financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro pblico. (BRASIL, 1996) Em relao autonomia, preciso perceber que existem trs eixos que esto interligados administrativo, financeiro e pedaggico e que delineiam a identidade da escola. Autores que discutem a questo da autonomia reconhecem a limitao da escola em relao a esses eixos, sendo, portanto, uma autonomia relativa. Segundo Veiga (2004, p. 14),
A principal possibilidade de construo do projeto polticopedaggico passa pela relativa autonomia da escola, de sua capacidade de delinear sua prpria identidade. Isto significa resgatar a escola como espao pblico, lugar de debate, do dilogo, fundado na reflexo coletiva.

estratgias e condies para um planejamento geral, aponta os ideais dos envolvidos com a questo educacional e a adequao realidade social. No um processo simples, pois exige de seus agentes o compromisso de ressignificar a prpria prtica. Segundo Gadotti (1994 apud VEIGA, 2004, p. 12),
Todo projeto supe rupturas com o presente e promessas com o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortvel para arriscar-se, atravessar um perodo de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em funo da promessa que cada projeto contm de estado melhor que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visveis os campos de ao possvel, comprometendo seus atores e autores.

A exigncia legal tem mobilizado escolas, tanto na construo como na atualizao do Projeto Poltico-Pedaggico. Por meio desse movimento de reflexo sobre a prpria realidade e retomada peridica do documento, tem-se procurado assegurar seu carter de interveno e mudana, no apenas como cumprimento de exigncia legal, mas, justamente, como reconhecimento de que a realidade muda e de que a mudana traz novas exigncias, novas posturas, diferentes prticas e relaes. No municpio de Blumenau, especificamente, esse movimento pode ser observado por meio das orientaes do Conselho Municipal de Educao em relao construo e reformulao peridica do documento. A instituio que se prope seguir com seriedade e compromisso a construo coletiva do Projeto PolticoPedaggico demonstra estar disposta a discutir, a se expor e a reorganizar-se de acordo com a necessidade e possibilidade de seus educandos, familiares e comunidade. Nessa escolha, fica explcito ser indispensvel a participao desses agentes: funcionrios da escola (administrativo, financeiro, pedaggico), alunos, familiares e comunidade. A articulao e a viabilizao do processo participativo desses sujeitos passam pelo reconhecimento da identidade, funo e influncia de cada um dos agentes na realidade da escola. Esta questo, pela sua importncia, a discusso da prxima parte deste artigo. 3 PARTICIPAO COLETIVA: QUEM, POR QUE E COMO VIABILIZAR? 3.1 QUEM SO OS AGENTES E POR QUE DEVEM PARTICIPAR 3.1.1 A liderana do processo Como j vnhamos discutindo, na forma como compreendemos o Projeto Poltico Pedaggico (PPP), ele no pode ser imposto, mas construdo coletivamente, por se tratar de um documento que expressa a identidade de uma comunidade (escolar) e no de um grupo ou equipe tcnica, sendo uma necessidade, e no apenas uma obrigao. Essa construo ser possvel por meio das discusses e reunies que envolvem toda a comunidade escolar, ou seja, entre equipe administrativa, financeira e pedaggica, alunos, familiares e comunidade, focando sempre a melhoria da prtica educativa e transformando idias e concepes em movimentos de ao importantes e fundamentais para o processo de construo.

Quanto mais ampla for a participao de diferentes agentes no processo de construo do projeto, mais ampla pode se tornar essa autonomia. Segundo Vasconcelos (2004a, p.47), no compete equipe diretiva assumir o papel de guardi do projeto, e em especial do cumprimento da programao. Isto tarefa de todos. Sendo resultado da reflexo coletiva, implica compromisso coletivo que orienta a prtica pedaggica da instituio, cria

Revista de divulgao tcnico-cientfica do ICPG

Vol. 3 n. 9 - jul.-dez./2006 ISSN 1807-2836

175

Todo processo requer um articulador que, no caso da construo do Projeto Poltico-Pedaggico, pode ser o(a) diretor(a) da escola, o(a) supervisor(a), o(a) coordenador(a) ou outra liderana expressiva na realidade escolar. Conforme o tamanho da escola espao fsico e nmero de funcionrios/ alunos poder existir uma equipe articuladora. A essa equipe caber conhecer e refletir sobre as metodologias possveis de construo coletiva do Projeto Poltico-Pedaggico e planejar as formas de participao e sensibilizao dos demais sujeitos durante o processo de construo. Por reconhecermos que existem diferentes realidades escolares, optamos por denominar, neste artigo, de articulador ou equipe articuladora a quem assume a liderana desse processo. A idia da equipe se pauta, tambm, na motivao do prprio articular que, se estiver sozinho, poder se abater por dificuldades possveis e provveis que encontrar na caminhada. Sendo parte de uma equipe, sempre h a possibilidade de ajuda mtua, de troca, do estabelecimento de uma rede de apoio da qual devem fazer parte, tambm, os tericos que escrevem a respeito do tema. Essa rede de apoio pode, inclusive, estabelecer ligaes com outras escolas que j tenham caminhado mais adiante em relao a esse processo, promovendo, assim, troca de experincias entre diferentes realidades. O papel da equipe de apoio fundamental na viabilizao do processo, pois dela a funo de planejar aes para sensibilizar os envolvidos, buscando conscientizar (e estar consciente e convencida) da importncia desse documento para promover melhor qualidade nas prticas da escola e, conseqentemente, da educao. 3.1.2 Administrativo, financeiro e pedaggico: o envolvimento dos funcionrios da escola A existncia de uma escola requer o trabalho de muitas pessoas que interferem diretamente no seu cotidiano. Neste sentido, preciso envolver todos os seus funcionrios da secretaria, limpeza, cozinha, biblioteca, entre outros na elaborao do Projeto Poltico-Pedaggico para que este possa retratar a realidade global da comunidade escolar. Os funcionrios devem ser sensibilizados a participar da elaborao do Projeto Poltico-Pedaggico, o que poder acontecer de diversas formas: acreditando que este processo pode melhorar a educao; buscando as questes que influenciam o trabalho desenvolvido na escola; relatando, por meio de questionrios e entrevistas, sua prtica e o que acreditam ser necessrio mudar para ter um ensino de qualidade; e procurando trazer solues para as questes-problema da escola. A participao dos mais diferentes segmentos faz com que, na sua individualidade, o funcionrio da escola perceba a importncia da sua funo na organizao e funcionamento da escola. Esta conscientizao ter reflexos na coletividade j que cada um poder passar a exercer seu papel compreendendo a influncia que exerce sobre a funo do outro. Cabe ressaltar a importncia de os professores aderirem elaborao do Projeto Poltico-Pedaggico e com ele se comprometerem, trazendo para as discusses sua viso de educao e aes possveis de serem executadas e que possam melhorar a qualidade da educao na escola. Neste sentido,

professores so agentes essenciais para elaborarem a redao tcnica e buscarem o referencial terico para fundamentar os ideais e opinies expostos nas reunies. Esta redao poder ter o apoio de outros agentes envolvidos na construo, sendo que alguns cuidados para evitar o desnimo e a descrena so muito importantes. Segundo Vasconcelos (2004b, p.44),
Para resgatar a credibilidade dos educadores nos processos de planejamento, decisivo que possam vivenciar: Algo que no demore muito na elaborao; muito desgastante quando a escola fica anos elaborando seu projeto. Algo que efetivamente acontea, que na Realizao Interativa revele a pertinncia e a viabilidade de concretizao.

Partindo do pressuposto de que professores e demais funcionrios da escola tenham um comprometimento profissional e tico em relao qualidade da educao, a sensibilizao, o convencimento destes precede o envolvimento dos alunos e familiares. Tanto os alunos quanto seus familiares precisaro encontrar motivao na equipe de funcionrios da escola para acreditarem na importncia desta construo. Alm dessa motivao, os prprios professores devero estar convencidos da necessidade dessa participao j que a escola no pode ser propriedade dos professores, ela deve incluir toda comunidade educativa no planejamento de suas metas de melhoria. (HERNNDEZ, 2003, p.25). 3.1.3 Envolvimento dos alunos, das famlias e da comunidade Quando o Projeto Poltico-Pedaggico elaborado, necessrio conhecer a realidade em que vivem os alunos da escola, a sua histria de vida e os seus sonhos para o futuro e refletir sobre eles. Neste sentido, a equipe articuladora precisa buscar alternativas que possam abranger todos os alunos nesta elaborao, observar, dialogar e entender a importncia da escola para a vida deles. relevante lembrarmos que a escola existe em funo do aluno e que ele quem vive mais diretamente o processo pedaggico, a realidade escolar. Contedos, avaliao, relaes sociais e valores vo constituindo, diariamente, a histria de vida de cada criana e, possivelmente, cada criana ter algo a dizer sobre esses assuntos que vivencia. Durante a elaborao, os alunos devem ser ouvidos para que possa ser entendida a viso que os mesmos tm da escola onde estudam. As formas como as crianas expressam o que pensam so muito diversas das formas que os adultos utilizam. Adultos falam e escrevem, basicamente. Crianas exteriorizam por meio das notas, do empenho, da alegria (ou no) de estarem na sala, da preferncia pelo recreio e no pela sala de aula, do nmero de faltas, da evaso, da reprovao, da violncia e da depredao contra pessoas e estrutura fsica da escola. Promover a participao dos alunos significa atestar para eles sua importncia, bem como mostrar que a escola se preocupa com eles e deseja assumir a responsabilidade de buscar caminhos que possibilitem transformar a realidade em que vivem. A participao da famlia nas discusses possibilita escola compreender e reconhecer mais profundamente a realidade de seus alunos. A escola uma parceira na educao das crianas,

176

Vol. 3 n. 9 - jul.-dez./2006 ISSN 1807-2836

Revista de divulgao tcnico-cientfica do ICPG

uma das instncias responsveis pela formao humana, no a nica. A famlia , geralmente, a primeira que estabelece uma relao entre a criana e o mundo. Concepes, valores, comportamentos que a criana desenvolve esto relacionados com essa experincia ou com a falta dela. Ouvir os pais significa abrir a escola para quem, mesmo no estando presente diretamente na escola, est envolvido com ela, tendo interesse em tudo o que ocorre nos tempos e espaos da instituio. A contribuio dos pais pode no ter base terica, mas, certamente, trar angstias, desejos e medos que eles sentem em relao vida escolar de seus filhos. Trar sentimentos que, se at aquele momento no influenciavam diretamente a organizao da escola por no estarem nela envolvidos, exerciam influncia sobre a motivao com que mandavam as crianas para a escola e as matriculavam. Alm desse aspecto, possvel que os pais ressignifiquem o olhar que a escola, principalmente por meio do professor, possui em relao prtica pedaggica e organizao. O olhar que vem de fora proporciona a observao de pontos que j se acomodaram aos olhos daquele que convive diariamente naquele espao. Pelos motivos expostos que, no processo de construo do Projeto Poltico-Pedaggico, muito importante a escola conhecer a realidade que a cerca: que tipo de comrcio existe, qual a cultura de sua comunidade, que tipo de atividades acontece nas proximidades e de que forma so utilizados os tempos e espaos existentes fora dos portes da escola. Nesse sentido, a equipe articuladora deve afirmar a escola como um espao comunitrio. Estudar esse espao mais amplo significa buscar compreender que expectativas a comunidade em geral tm em relao escola e reconhecer que os agentes dessa comunidade podem contribuir para melhorar a prtica educacional ali existente. Finalizando a discusso relacionada necessidade da elaborao e participao coletiva, Vasconcelos (2004a, p.41) ainda esclarece que, No havendo adeso do coletivo, um projeto pode ser elaborado pela equipe de direo, tanto para cumprir uma exigncia, quanto para ter alguns elementos de referncia para o prprio trabalho, mas entendendo que no o da escola como um todo. 3.2 A VIABILIZAO DO PROCESSO: ALGUMAS POSSIBILIDADES Por mais significativa que seja a funo do Projeto PolticoPedaggico, a sua viabilizao no um caminho fcil. Chegar a um consenso no fcil, pois so muitas idias e concepes. A equipe articuladora deve estar atenta a essas discusses, refletir sobre cada item com o grupo e pesquisar junto com a equipe redatora a fundamentao para esclarecer as dvidas aos agentes envolvidos. Neste sentido, Vasconcelos (2004a, p. 30) lembra:
A apreenso que os diferentes membros da comunidade educativa faro da realidade escolar poder ser bastante divergente. Vai ser preciso muita interao, muito dilogo para se chegar s necessidades e s possibilidades de forma rigorosa (no-alienada) e coletiva.

estratgias, em uma metodologia de trabalho que reconhea esse momento como uma festa da escola cidad, ou seja, como um momento que permite uma leitura de mundo no sentido de conhecer a realidade local e intervir de forma democrtica e participativa. Para efetivao desse processo, Padilha (2003, p.25) sugere os seguintes passos:
1. Discutir com a comunidade escolar o significado dessa festa. 2. Constituir uma comisso que organize e coordene esse processo na escola, em sintonia com os outros colegiados escolares. 3. Criar espaos para que toda a comunidade escolar possa decidir sobre como ser a festa em todas as suas dimenses. 4. Definir responsabilidades, atribuies, cronograma das aes e oferecer formao aos membros da Comisso da Festa para melhor qualificar a sua atuao na mesma. 5. Socializar a experincia na prpria escola com outras escolas e ampliar essa troca em relao ao nvel interescolar, municipal, etc. 6. Ampliar a comunicao na escola e dar retorno permanente comunidade escolar sobre o resultado dos trabalhos e das atividades desenvolvidos, inserindo-a na avaliao dialgica desse processo. 7. Analisar e interpretar permanentemente os resultados parciais da leitura do mundo, especialmente nas suas dimenses social, poltica, ambiental, econmica, enfim, cultural, realizando a transposio do resultado desse trabalho para o marco referencial do PPP da escola, no qual se registram a viso de mundo da comunidade escolar, suas utopias e seus sonhos de uma escola melhor. 8. Atualizar o direcionamento do olhar em relao a determinados enfoques e dimenses que se deseja pesquisar e/ou aprofundar, tornando a festa um evento permanentemente atualizado em suas linguagens e atividades.

Para tornar possvel a realizao do Projeto PolticoPedaggico, preciso, de acordo com Padilha (2003), pensar em

Alm dos passos mencionados, existem outras formas de conduzir e construir o Projeto Poltico-Pedaggico da escola. Cada instituio tem autonomia para escolher a maneira mais adequada sua realidade e que viabilize a construo do mesmo. Porm, ressaltamos que a leitura de mundo que Padilha (2003) menciona fundamental para a construo do Projeto PolticoPedaggico, pois, assim, a escola estar definindo a sua poltica educacional por meio de metas e objetivos importantes para aquele momento e local, ou seja, por meio da leitura de mundo, possvel articular as necessidades e as possibilidades que estaro presentes nas discusses, sem tomar o caminho do impossvel. Para que essas discusses aconteam, essencial sensibilizar os agentes envolvidos no processo sobre a importncia que essa leitura de mundo ter na histria da escola. De acordo com Vasconcelos (2004a), depois de formada uma equipe articuladora, a primeira ao a ser desencadeada junto aos sujeitos que participaro da elaborao do Projeto PolticoPedaggico a sensibilizao dos mesmos de forma a reconhecerem a relevncia do processo do qual participaro: O perodo que precede a elaborao pede muita dedicao e cuidado, um verdadeiro trabalho de sensibilizao para a necessidade de se fazer o Projeto e, em particular, ao momento da deciso de se fazer (e de como fazer). (VASCONCELOS, 2004a, p. 38). A equipe articuladora deve estar atenta a essa etapa para sensibilizar o grupo sobre a importncia de todos os seus integrantes participarem e serem co-autores do projeto. Essa

Revista de divulgao tcnico-cientfica do ICPG

Vol. 3 n. 9 - jul.-dez./2006 ISSN 1807-2836

177

sensibilizao deve ser pensada de forma que possa atingir a todos, comprometendo-os na elaborao do Projeto PolticoPedaggico. Ela poder ocorrer por meio de discusses com o grupo e conversas sobre o que esses agentes sonham para o futuro e o que pensam ser fundamental para viverem felizes. Essa etapa exige sensibilidade da equipe articuladora para poder elaborar uma metodologia com msicas, desenhos, textos e histrias, explorando diferentes linguagens de forma a atingir diferentes pessoas. Deve estar presente a fundamentao terica, legal e potica, que compreende o Projeto Poltico-Pedaggico como um retrato sempre inacabado da vida da escola. No pode haver imposies ou autoritarismo, e sim seduo. A realidade da escola e as cobranas constantes em relao s pessoas que dela fazem parte so duras e desanimadoras. A construo do projeto no deve se pautar na concepo de que mais um trabalho a ser executado. Trabalhar com as resistncias que podem surgir nessa etapa o grande desafio da equipe articuladora, pois:
diante das dificuldades (desnimo, descrena, pouco envolvimento) se coloca uma questo fundamental para a equipe que est coordenando o processo de planejamento: no entrar no jogo de acusao ao professor (so resistentes, no querem nada, so autoritrios e conservadores, no querem mudar) (VASCONCELOS, 2004a, p. 38)

Quando a construo do Projeto Poltico-Pedaggico comea sem a preocupao com a sensibilizao dos envolvidos, muitos so os que acabam desistindo de participar por no entenderem a proposta ou, simplesmente, no se verem como parte importante na construo. Esse perodo de sensibilizao e as linguagens que vo sendo utilizadas duram at o momento em que o grupo decidir se construir o Projeto Poltico-Pedaggico coletivamente ou no. Uma vez concordando com o processo, no h mais necessidade dessa etapa em virtude de todos os envolvidos j terem se comprometido com a sua construo. Este o momento de decidir, coletivamente, quem sero os agentes e a forma de participao dos mesmos. Segundo Vasconcelos (2004a, p.176), o Projeto deve ser iniciado quando houver por parte da instituio o desejo, a vontade poltica, de aumentar o nvel de participao da comunidade educativa, o real compromisso com uma educao democrtica. Iniciada a elaborao, preciso estar atento s reais necessidades que a escola possui e o que possvel ser feito do Projeto Poltico-Pedaggico. Articular as discusses para reconhecer o que necessrio e possvel de realizar dentro da especificidade daquela escola o grande desafio da equipe nessa fase. Diagnosticar o real e planejar o ideal o desafio de um projeto poltico-pedaggico. Porm, no podemos pensar em um ideal impossvel de ser alcanado sob pena de no haver credibilidade por parte dos agentes em relao ao documento que est sendo construdo. Atualmente, vivemos num corre-corre dirio e, muitas vezes, os encontros presenciais com todos os integrantes na construo do Projeto Poltico-Pedaggico no so possveis. Para viabilizar a participao de tantos agentes diferentes, a equipe articuladora poder utilizar-se de diferentes recursos. Logicamente que assemblias gerais, com a participao de um nmero expressivo

de participantes enriquecem o debate, porm no se deve inviabilizar o projeto tendo em vista a impossibilidade de reunir todos. Ressaltando mais uma vez a questo da motivao, o primeiro ponto a equipe festejar os presentes e no lamentar os ausentes. O segundo ponto encontrar meios de fazer com que essa participao ocorra com mais agentes. O mundo virtual nos permite encontros por meio da rede de computadores, sendo um grande aliado para reunies e debates. Porm, sabido que no est ao alcance e na realidade da boa parte das escolas e, muito menos, das famlias. Ainda assim, uma forma a ser pensada para algumas realidades mais privilegiadas. Para aquelas cujo recurso da informtica escasso ou mesmo inexistente, h de se pensar em outros meios. No momento da matrcula, por exemplo, pode ser entregue um questionrio s famlias para que respondam e devolvam no primeiro dia de aula. Conforme a realidade, pode ser possvel marcar uma entrevista pessoal com cada pai/me/responsvel e ser aplicada pelo prprio professor de forma semi-estruturada, ou seja, sempre com abertura para discusses de assuntos que no foram previstos pela equipe articuladora. As visitas domiciliares tambm podem trazer informaes importantes em relao realidade das famlias. Outra forma de se aproximar da realidade do aluno desenvolver um projeto que busque retratar a identidade socioeconmica-cultural de cada criana na prpria sala de aula. O professor pode pedir informaes aos alunos por meio de diferentes recursos: fazendo com que as crianas se tornem entrevistadoras da prpria famlia, pedindo documentos como registros, carteiras de vacinao, fotografias, desenhos que as crianas podem fazer para retratar a sua realidade, os seus desejos e sonhos em relao vida e em relao escola. As crianas podem ser agentes tambm na identificao da comunidade externa escola, caso a equipe articuladora e os demais agentes no possam fazer esse levantamento ou considerem relevante para a formao humana do aluno o reconhecimento da prpria realidade. Vale ressaltar, mais uma vez, que a riqueza de uma assemblia presencial praticamente insubstituvel. Porm, a impossibilidade da realizao com freqncia desse recurso no pode servir de desculpa para a no-realizao do projeto. 4 AVALIAO E RETOMADA: AES NECESSRIAS MANUTENO DO PROJETO POLTICO-PEDAGGICO A avaliao importante em todas as etapas de construo do Projeto Poltico-Pedaggico, pois, por meio da anlise de onde estamos e aonde queremos chegar, no nos desviaremos o foco de nosso objetivo. Quando termina a escrita do Projeto Poltico-Pedaggico, preciso analisar o que conseguimos fazer e os encaminhamentos que merecem ateno depois do projeto construdo. Existiro metas a curto, mdio e longo prazos e providncias a serem tomadas em relao a elas. O Projeto Poltico-Pedaggico um documento que reflete a escola e sua realidade, sendo que, com o tempo e as mudanas que acontecem na sociedade, fundamental retomarmos as discusses sobre os objetivos e metas, para que ele reflita a escola como ela , buscando melhoria na educao. Segundo Vasconcelos (2004a, p. 48), avaliao

178

Vol. 3 n. 9 - jul.-dez./2006 ISSN 1807-2836

Revista de divulgao tcnico-cientfica do ICPG

mais geral e sistemtica da escola (normalmente feita uma vez por ano) deve ser articulada com outras, mas de processo, sendo importante a criao de dispositivos simples e exeqveis para tal. De acordo com a orientao do Conselho Municipal de Blumenau, presente no Ofcio Circular n 06/04, o perodo para reavaliao e continuidade da escrita do Projeto PolticoPedaggico para as escolas ligadas ao sistema municipal de ensino em Blumenau deve ocorrer a cada 2 anos. Independente dessa avaliao mais global e geral que promove a reestruturao dos documentos, o Projeto PolticoPedaggico deve estar sempre sendo utilizado e consultado. Alm disso, quando necessrio, importante fazer anotaes nele para facilitar a sua avaliao e reelaborao, tendo como base novas prticas e anotaes do que foi possvel e o que foi adaptado. Algumas ocasies so muito propcias a essas anotaes, como reunies, assemblias de pais, alunos, professores e comunidade, aps participao de algum dos agentes em palestras/congressos/ seminrios, entre outras oportunidades que impulsionam ressignificao da prtica. Essas anotaes devem ser discutidas e socializadas entre os agentes envolvidos no processo. Mais uma vez, lembramos que, alm de reunies presenciais, existem outras formas de avaliar e rever o Projeto Poltico-Pedaggico, como, por exemplo, questionrios, pesquisas e visitas domiciliares. importante ter sempre em mente que o projeto no pode ser uma camisa de fora para a escola e para o professor [...] A postura de abertura deve ser mantida (Vasconcelos, 2004a, p. 47), e que, portanto, no h como ficar preso a prazos estabelecidos para nortear uma prtica. Assim, a escola poder continuar tendo autonomia para reescrev-lo quando sentir necessidade de modific-lo ou perceber, durante a prtica e execuo do mesmo, que h necessidade de redimensionar metas, prazos ou, mesmo, estabelecer novos rumos. 5 CONSIDERAES FINAIS O artigo teve como objetivo refletir sobre a importncia e funo do Projeto Poltico-Pedaggico na escola, o qual constitui a identidade da instituio escolar, que se revela nas aes dos diferentes agentes internos e externos que, por sua vez, influenciam tempos, espaos, relaes e conhecimentos dessa escola. Da forma como procuramos discutir o Projeto PolticoPedaggico neste artigo, fica evidente que este possui a funo de romper o isolamento dos diferentes segmentos da escola, buscando pela participao coletiva e efetiva de alunos, pais, funcionrios e comunidade, no s na sua elaborao, mas, constantemente, na observao crtica do cotidiano escolar. Nesse sentido, possibilita resgatar a escola como espao democrtico, comunitrio e pblico, onde todos tenham voz e vez. Por meio da reflexo feita, percebemos que a construo do Projeto Poltico-Pedaggico no uma ao simples. Implica diversos enfrentamentos pessoais e coletivos, sendo fundamental para o sucesso do processo uma equipe articuladora forte e embasada teoricamente, mas que no se considere detentora/dona do saber. Percebemos, ainda, que uma construo necessria e possvel, devendo ser pautada em dois princpios: o da necessidade e o da possibilidade.

6REFERNCIAS BLUMENAU (municpio). Resoluo n 004/00, 17 de outubro de 2000. Estabelece diretrizes para a elaborao do Projeto PolticoPedaggico das Unidades de Ensino pertencentes ao Sistema Municipal de Ensino. Legislao, Conselho Municipal de Educao, Blumenau, dez. 2001. p. 34. BRASIL. Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Disponvel em: < http:// www.presidencia.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 25 out. 2005. DAVIS, Cludia. et al. Gesto da Escola: desafios a enfrentar. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. HERNNDEZ, Fernando. O Projeto Poltico-Pedaggico vinculado melhoria das escolas. Ptio, Porto Alegre: Artmed, n.25, p. 08-11, fev. 2003. PADILHA, Paulo Roberto. Caminho para uma escola cidad mais bela prazerosa e aprendente. Ptio, Porto Alegre: Artmed, n.25, p. 12-15, fev. 2003. VASCONCELOS, Celso do Santos. Coordenao do trabalho pedaggico: do projeto poltico-pedaggico ao cotidiano da sala de aula. So Paulo: Libertad, 2004a. ______. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto poltico-pedaggico elementos metodolgicos para elaborao e realizao. 7. ed. So Paulo: Libertad, 2004b. VEIGA, Ilma Passos A. (Org). Projeto poltico-pedaggico: uma construo possvel. 17. ed. Campinas: Papirus, 2004.

Anda mungkin juga menyukai