Anda di halaman 1dari 11

2190-(4)

Dirio da Repblica, 1. srie N. 72 11 de Abril de 2008 Artigo 2. O Regulamento referido no artigo 1. contm os seguintes anexos, que dele fazem parte integrante: a) Anexo I, relativo aos sectores abrangidos pela componente dois; b) Anexo II, relativo s despesas elegveis e no elegveis; c) Anexo III, relativo aos critrios de elegibilidade adicionais aplicveis aos projectos de impacte relevante; d) Anexo IV, relativo ao nvel mximo dos apoios; e) Anexo V, relativo aos limites mximos de apoio; f) Anexo VI, relativo ao clculo da valia global da operao. Artigo 3. A presente portaria entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicao. O Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Jaime de Jesus Lopes Silva, em 10 de Abril de 2008.
ANEXO

MINISTRIO DA AGRICULTURA, DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS


Portaria n. 289-A/2008
de 11 de Abril

As alteraes introduzidas na poltica agrcola comum e as transformaes a que o sector alimentar, a nvel mundial, est a assistir, tornam mais premente a necessidade de uma actuao concertada, integrada e eficaz das polticas pblicas. Neste contexto, o novo regulamento comunitrio relativo ao desenvolvimento rural reuniu, num nico instrumento, um conjunto de medidas, repartidas por eixos, que, se utilizadas de forma coerente, devero contribuir para a obteno de um desenvolvimento equilibrado e sustentado do sector. O crescente aumento da concorrncia a nvel global obriga, por sua vez, a apostar naqueles produtos e sectores onde as vantagens existentes possam potenciar um desenvolvimento mais sustentado a nvel mundial. Em complemento, torna-se indispensvel melhorar a gesto empresarial, promover a formao dos recursos humanos, desenvolver sistemas de qualidade, a que acresce a necessria compatibilidade com as normas ambientais, garantindo o uso eficiente dos recursos naturais. O sistema de incentivos agora apresentado insere-se no eixo da competitividade e pretende, atravs do acesso simultneo, pelos promotores, a mais de uma rea de interveno, seja de forma individual ou agrupada, contribuir para a ultrapassagem de alguns dos principais estrangulamentos do sector, como sejam a falta de dimenso e a dbil integrao entre as diferentes actividades que compem cada fileira. A concepo desta aco prev, assim, a possibilidade de utilizao integrada de trs instrumentos base do quadro legislativo comunitrio, abrindo a possibilidade, escolha dos prprios interessados, de apresentar candidaturas simples ou mais complexas, de acordo com as suas condies particulares, que incidam sobre a produo da matria-prima ou alargando os projectos s actividades a jusante, no domnio da transformao e comercializao. Procura-se, desta forma, facilitar e promover as condies para a obteno de maior valor acrescentado ao longo da cadeia e at ao produto final, gerando impactes positivos para os sectores e as regies onde se desenvolvem. Pretende-se, finalmente, diferenciar positivamente quer regies com maiores dificuldades, como as regies desfavorecidas, quer os jovens que se disponham a iniciar a actividade agrcola, fomentando a renovao do tecido empresarial, proporcionando uma adequada preparao e maior esprito empresarial e contribuindo simultaneamente para o combate ao envelhecimento do tecido rural. Assim: Manda o Governo, pelo Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, ao abrigo do artigo 4. do Decreto-Lei n. 37-A/2008, de 5 de Maro, o seguinte: Artigo 1. aprovado, em anexo presente portaria, dela fazendo parte integrante, o Regulamento de Aplicao da Aco n. 1.1.1, Modernizao e Capacitao das Empresas, da Medida n. 1.1, Inovao e Desenvolvimento Empresarial, Integrada no Subprograma n. 1, Promoo da Competitividade, do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente, abreviadamente designado por PRODER.

REGULAMENTO DE APLICAO DA ACO N. 1.1.1, MODERNIZAO E CAPACITAO DAS EMPRESAS

CAPTULO I Disposies gerais Artigo 1.


Objecto

1 O presente Regulamento estabelece o regime de aplicao da aco n. 1.1.1, Modernizao e capacitao das empresas, da medida n. 1.1, Inovao e desenvolvimento empresarial, integrada no Subprograma n. 1, Promoo da competitividade, do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente, abreviadamente designado por PRODER. 2 Os apoios a conceder no mbito do presente Regulamento integram as seguintes componentes: a) Investimentos em exploraes agrcolas para a produo primria de produtos agrcolas, adiante designada por componente um; b) Investimentos na transformao e comercializao de produtos agrcolas, adiante designada por componente dois. Artigo 2.
Objectivos

Os apoios previstos no mbito do presente Regulamento prosseguem os seguintes objectivos: a) Promover o processo de modernizao, capacitao e redimensionamento das empresas do sector agro-alimentar, atravs do aumento da eficincia das actividades produtivas, do reforo do desempenho empresarial e da orientao para o mercado; b) Promover o desenvolvimento da competitividade das fileiras, privilegiando as fileiras estratgicas, nomeadamente pela introduo de inovao;

Dirio da Repblica, 1. srie N. 72 11 de Abril de 2008 c) Preservar e melhorar o ambiente, assegurando a compatibilidade dos investimentos com as normas ambientais e de higiene e segurana no trabalho. Artigo 3.
rea geogrfica de aplicao

2190-(5)
l) Investimentos de consolidao as intervenes associadas instalao de plantaes plurianuais, concretizadas no perodo mximo de cinco anos a contar da data de incio da operao, que visem completar adequadamente a instalao; m) Investimentos em sistemas de rega agrupados os investimentos para rega previstos em candidaturas conjuntas cujos projectos de investimento se refiram a exploraes contguas; n) Investimentos especficos os investimentos materiais de uso exclusivo por uma actividade agrcola e os investimentos em sistemas de rega agrupados quando relativos a fileiras estratgicas; o) Jovem agricultor o agricultor que, data de apresentao do pedido de apoio, tem mais de 18 e menos de 40 anos de idade; p) Jovem agricultor em regime de 1. instalao o jovem agricultor a quem foi concedido um prmio primeira instalao no mbito da aco n. 1.1.3, Instalao de jovens agricultores, do PRODER; q) Pastagem biodiversa a pastagem permanente com elevada diversidade florstica, constituda homogeneamente por pelo menos 30 % de leguminosas e seis espcies ou variedades distintas de plantas, na Primavera; r) PME a micro, pequena ou mdia empresa na acepo da Recomendao n. 2003/361/CE, da Comisso, de 6 de Maio, relativa definio de micro, pequena e mdia empresa; s) Produtos agrcolas os produtos abrangidos pelo anexo I do Tratado de Amsterdo, com excepo dos produtos da pesca e da aquicultura abrangidos pelo Regulamento (CE) n. 104/2000, do Conselho, de 17 de Dezembro de 1999; t) Regies de convergncia as regies Norte, Centro, Alentejo e Algarve a ttulo transitrio e especfico, de acordo com a classificao NUTS II do EUROSTAT e nos termos da Deciso n. 2006/595/CE, da Comisso, de 4 de Agosto; u) Termo da operao o ano da concluso da operao, determinado no contrato de financiamento; v) Titular de uma explorao agrcola o gestor do aparelho produtivo e detentor a qualquer ttulo do patrimnio fundirio necessrio produo de um ou vrios produtos agrcolas; x) Unidade de produo o conjunto de parcelas agrcolas, agro-florestais ou florestais, contnuas ou no, que constituem uma unidade tcnico-econmica caracterizada pela utilizao em comum da mo-de-obra e dos meios de produo, submetida a uma gesto nica, independentemente do ttulo de posse, do regime jurdico e da rea ou localizao. y) Zonas desfavorecidas as definidas na Portaria n. 377/88, de 11 de Junho, na acepo da Directiva n. 75/268/CEE, do Conselho, de 28 de Abril. Artigo 5.
Beneficirios

O presente Regulamento tem aplicao em todo o territrio do continente, sendo as regies definidas nos avisos de abertura dos concursos para apresentao dos pedidos de apoio. Artigo 4.
Definies

1 Para efeitos de aplicao do presente Regulamento, e para alm das definies constantes do Decreto-Lei n. 37-A/2008, entende-se por: a) Ano cruzeiro o ano a partir do qual se consideram estabilizados os proveitos e custos de explorao; b) Candidatura individual o pedido de apoio apresentado por uma pessoa singular cujo projecto de investimento incide na componente um, ou por uma pessoa colectiva, cujo projecto de investimento incide na componente um, na componente dois ou em ambas as componentes; c) Candidatura conjunta o pedido de apoio apresentado por duas ou mais pessoas, singulares ou colectivas, contratualizado entre as partes e cujos projectos de investimento esto relacionados entre si e incidem na componente um; d) Candidatura de fileira o pedido de apoio apresentado por duas ou mais pessoas, singulares ou colectivas, contratualizado entre as partes e cujos projectos de investimento esto relacionados entre si e incidem na componente um e na componente dois; e) Capacidade profissional adequada estar habilitado com curso superior, mdio ou tcnico-profissional nos domnios da agricultura, silvicultura ou pecuria, ou curso equivalente reconhecido pelo MADRP, ou ter trabalhado, por um perodo no inferior a trs anos, na agricultura, silvicultura ou pecuria como empresrio agrcola, assalariado ou em regime de mo-de-obra familiar, ou, no caso de pessoas colectivas, demonstrarem que integram, no seu quadro, pessoal com as competncias que respondem a um dos requisitos atrs expressos; f) Data de instalao do jovem agricultor dia em que o jovem se instala, sendo obrigatrio que o mesmo ocorra at data da assinatura do contrato relativo ao prmio instalao; g) Explorao agrcola o conjunto de unidades de produo submetidas a uma gesto nica; h) Fileira conjunto de actividades associadas produo de um determinado bem, desde a produo agrcola sua transformao e ou comercializao; i) Fileiras estratgicas as fileiras das frutas, flores e hortcolas, azeite, vinho, bem como as fileiras dos produtos produzidos com Indicao Geogrfica Protegida (IGP), Denominao de Origem Protegida (DOP) ou Especialidade Tradicional Garantida (ETG), ou em Modo de Produo Biolgico, de acordo com o normativo comunitrio e nacional, quando as vendas destes produtos forem predominantes no projecto de investimento; j) Incio da operao dia a partir do qual comea a execuo do investimento, sendo, em termos contabilsticos, definido pela data da factura mais antiga relativa a despesas elegveis;

Podem beneficiar dos apoios previstos no presente Regulamento as pessoas singulares ou colectivas que exeram actividade agrcola ou que se dediquem transformao ou comercializao de produtos agrcolas, desde que sejam PME ou tenham menos de 750 empregados ou um volume de negcios inferior a 200 milhes de euros.

2190-(6)
Artigo 6.
Critrios de elegibilidade dos beneficirios

Dirio da Repblica, 1. srie N. 72 11 de Abril de 2008 ser apresentados os respectivos balanos e demonstraes de resultados, devidamente certificados por um revisor oficial de contas. 5 As disposies da alnea b) do n. 3 no se aplicam aos candidatos que, at data de apresentao do pedido de apoio, no tenham desenvolvido qualquer actividade, desde que suportem com capitais prprios pelo menos 25 % do custo total do investimento e garantam uma CI ps-projecto igual ou superior a 100 %. 6 Sempre que a regra de clculo da autonomia financeira ps-projecto prevista nas alneas b) e c) do n. 3 determine a necessidade de proceder a aumentos de capital prprio superiores ao valor total do investimento a realizar, considera-se cumprido o critrio de elegibilidade se a comparticipao do beneficirio no investimento for financiada apenas com capital prprio. Artigo 7.
Critrios de elegibilidade das operaes

1 Os candidatos aos apoios previstos no presente Regulamento devem reunir as seguintes condies: a) Encontrarem-se legalmente constitudos, quando se trate de pessoas colectivas; b) Cumprirem as condies legais necessrias ao exerccio da respectiva actividade, nomeadamente terem a situao regularizada em matria de licenciamentos e cumprir as normas comunitrias relativas ao ambiente, higiene e bem-estar dos animais; c) Possurem a situao regularizada face administrao fiscal e segurana social; d) No estarem abrangidos por quaisquer disposies de excluso resultantes do incumprimento de obrigaes decorrentes de operaes co-financiadas, realizadas desde 2000; e) Apresentarem um contrato onde estejam expressas as obrigaes, os deveres e as responsabilidades dos diferentes promotores, no caso de candidaturas conjuntas e de fileira. 2 Os candidatos aos apoios componente um devem ainda reunir as seguintes condies: a) Terem a titularidade da explorao agrcola; b) Possurem capacidade profissional adequada; c) Terem um sistema de contabilidade organizada, ou um sistema de contabilidade simplificada, nos termos da normas RICA, ou outros equiparados e reconhecidos para o efeito; d) No estarem a receber ajudas cujos compromissos ou obrigaes sejam incompatveis com os investimentos propostos, nas parcelas onde vo ser realizados os investimentos. 3 Os candidatos aos apoios referentes componente dois devem reunir, para alm das condies mencionadas no n. 1, as seguintes condies: a) Disporem de contabilidade actualizada e organizada de acordo com as especificaes do Plano Oficial de Contabilidade; b) Possurem situao econmica e financeira equilibrada, com uma autonomia financeira (AF) pr e ps-projecto igual ou superior a 20 % e 25 %, respectivamente, bem como uma cobertura do imobilizado por capitais permanentes (CI) pr e ps-projecto igual ou superior a 100 %, devendo os indicadores pr-projecto ter por base o exerccio anterior ao ano da apresentao do pedido de apoio; c) Obrigarem-se a que o montante dos suprimentos ou emprstimos de scios ou accionistas, que contribuam para garantir os indicadores referidos na alnea anterior, seja integrado em capitais prprios, quando se trate da autonomia financeira, ou em capitais permanentes, no caso da cobertura do imobilizado, antes da assinatura do contrato de financiamento, ou antes do ltimo pagamento dos apoios, consoante se trate de indicador pr ou ps-projecto. 4 Os indicadores referidos na alnea b) do nmero anterior podem ser comprovados com informao mais recente, desde que se reporte a uma data anterior da apresentao do pedido de apoio, devendo, para o efeito,

1 Podem beneficiar dos apoios previstos no presente Regulamento os projectos de investimento que se enquadrem num dos objectivos previstos no artigo 2. e que renam as seguintes condies: a) Cujo custo total elegvel dos investimentos propostos, apurados na anlise da respectiva candidatura, seja igual ou superior a 25 000 euros; b) Se enquadrem, no caso da componente dois, num dos sectores identificados no anexo I; c) No se enquadrem no mbito de regimes de apoio ao abrigo das Organizaes Comuns de Mercado (OCM) e respeitem quaisquer restries produo ou outras condicionantes do apoio a ttulo das mesmas OCM; d) Tenham incio aps a data de apresentao do pedido de apoio, sem prejuzo do disposto no artigo 27.; e) Assegurem, quando aplicvel, as fontes de financiamento de capital alheio; f) Apresentem viabilidade econmico-financeira, medida atravs do Valor Actualizado Lquido, tendo a actualizao como referncia a taxa de refinanciamento (REFI) do Banco Central Europeu em vigor data da apresentao do pedido de apoio; g) Apresentem coerncia tcnica, econmica e financeira; h) Fundamentem o escoamento normal no mercado do acrscimo de produo resultante do investimento, quando aplicvel; i) Cumpram as disposies legais aplicveis aos investimentos propostos, designadamente em matria de licenciamento; j) Para os projectos que prevejam investimentos de electrificao dentro da explorao agrcola, a existncia de electrificao externa, at ao ltimo pedido de pagamento. 2 Os investimentos propostos, ao abrigo do presente Regulamento, devem estar previstos no plano empresarial apresentado pelos promotores, aquando da candidatura aco n. 1.1.3, Instalao de jovens agricultores, do PRODER.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 72 11 de Abril de 2008 Artigo 8.


Despesas elegveis e no elegveis

2190-(7)
a) O custo total elegvel dos investimentos propostos seja igual ou superior aos seguintes limites: i) Candidaturas individuais ou conjuntas, no caso da componente um 1,5 milhes de euros; ii) Candidaturas individuais, no caso da componente dois 25 milhes de euros; iii) Candidaturas individuais ou de fileira, para as componentes um e dois 25 milhes de euros; b) Cumpram os critrios de elegibilidade aplicveis previstos no artigo 6., com excepo da AF pr e ps-projecto prevista na alnea b) do seu n. 3, a qual deve ser igual ou superior a 15 % e 20 %, respectivamente; c) Cumpram os critrios de elegibilidade previstos no artigo 7. e os adicionais que constam do anexo III. 2 O reconhecimento dos PIR depende de requerimento a apresentar pelos interessados, em simultneo com o pedido de apoio, nos termos a definir em orientaes tcnicas do PRODER. 3 A deciso sobre o reconhecimento dos PIR compete ao Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas e comunicada aos interessados no prazo de 30 dias teis a contar da data do pedido, salvo quando sejam solicitados ao requerente esclarecimentos adicionais. Artigo 11.
Forma, nvel e limites dos apoios

As despesas elegveis e no elegveis so, designadamente, as constantes do anexo II ao presente Regulamento. Artigo 9.
Obrigaes dos beneficirios

1 Os beneficirios dos apoios previstos no presente Regulamento devem cumprir, alm das obrigaes enunciadas no Decreto-Lei n. 37-A/2008, de 5 de Maro, as seguintes obrigaes: a) Executar a operao nos termos e prazos fixados no contrato de financiamento; b) Cumprir os normativos legais em matria de contratao pblica relativamente execuo das operaes, quando aplicvel; c) Proceder publicitao dos apoios que lhes forem atribudos, nos termos da legislao comunitria aplicvel e das orientaes tcnicas do PRODER; d) Cumprir as obrigaes legais, designadamente as fiscais e para com a segurana social; e) Cumprir as normas legais aplicveis em matria de segurana e higiene no trabalho; f) Manter um sistema de contabilidade nos termos previstos no artigo 6.; g) Manter a actividade e as condies legais necessrias ao exerccio da mesma durante o perodo de cinco anos a contar da data de celebrao do contrato, ou at ao termo da operao, se tal termo ultrapassar os cinco anos; h) No locar, alienar ou por qualquer forma onerar os equipamentos, as plantaes e as instalaes co-financiadas, durante o perodo de cinco anos a contar da data de celebrao do contrato ou at ao termo da operao, sem prvia autorizao da autoridade de gesto; i) Garantir que todos os pagamentos e recebimentos referentes operao so efectuados atravs de conta bancria especfica para o efeito; j) Apresentar autoridade de gesto, trs anos aps o recebimento integral dos apoios, um relatrio de avaliao sobre os resultados econmicos da empresa, sempre que tal seja contratualmente previsto. 2 Os beneficirios dos apoios relativos componente um devem possuir o registo da explorao no Sistema de Identificao Parcelar (SIP). 3 Os beneficirios dos apoios relativos componente dois devem, ainda, evidenciar, de forma clara e a qualquer momento, todos os movimentos econmicos e financeiros relacionados com a operao, atravs do recurso a contas de ordem ou a contabilidade analtica ou outra qualquer desagregao contabilstica que permita separar os movimentos da operao dos restantes movimentos contabilsticos. Artigo 10.
Projectos de impacte relevante

1 Os apoios so concedidos sob a forma de subsdios no reembolsveis ou de bonificao de juros, conforme previsto no aviso do concurso, quando aplicvel. 2 O nvel mximo dos apoios bem como os limites mximos de apoio a conceder, por beneficirio, no mbito do presente Regulamento, constam, respectivamente, do anexo IV e do anexo V. 3 O nvel mximo e os limites mximos de apoio a conceder para os PIR so estabelecidos por negociao, sendo o valor do primeiro sempre inferior aos valores constantes do anexo IV. 4 Os limites mximos de apoio a conceder para as candidaturas de fileira estratgica podem igualmente ser estabelecidos por negociao, mediante deciso da autoridade de gesto. Artigo 12.
Critrios de seleco dos pedidos de apoio

1 Os pedidos de apoio submetidos a concurso e que cumpram os critrios de elegibilidade que lhe so aplicveis so avaliados de acordo com a aplicao dos seguintes factores: a) A rentabilidade da operao (RE), que valoriza a sua capacidade intrnseca em gerar riqueza; b) A valia estratgica (VE), que valoriza a contribuio da operao para os objectivos estratgicos nacionais e regionais, nomeadamente os benefcios ambientais gerados; c) A valia do beneficirio (VB), que valoriza a sua sustentabilidade e o seu grau de integrao na fileira. 2 Os pedidos de apoio mencionados no nmero anterior so hierarquizados em funo do resultado do clculo da respectiva valia global, adiante designada por valia

1 Podem ser reconhecidos como projectos de impacto relevante, adiante designados por PIR, os pedidos de apoio que, pela sua dimenso econmica e financeira, induzam impactos positivos, estruturantes e mensurveis, no desenvolvimento regional e nacional, e que renam cumulativamente as seguintes condies:

2190-(8)
global da operao (VGO), calculada de acordo com a frmula constante do anexo VI. 3 Os PIR so avaliados de acordo com a VGO, calculada por aplicao dos factores e frmula constantes do anexo VI, devendo obter uma pontuao mnima. 4 Os projectos de investimento relativos aos pedidos de apoio dos jovens agricultores com candidatura primeira instalao so seleccionados segundo a VGO obtida na avaliao do pedido de apoio aco n. 1.1.3, Instalao de jovens agricultores, do PRODER. CAPTULO II Procedimento Artigo 13.
Apresentao dos pedidos de apoio

Dirio da Repblica, 1. srie N. 72 11 de Abril de 2008 2 Os avisos de abertura dos concursos so divulgados em www.proder.pt e publicados em dois jornais de grande circulao e, quando se justifique, num jornal regional relevante na rea geogrfica do respectivo concurso. Artigo 15.
Anlise e deciso dos pedidos de apoio

1 Os pedidos de apoio so submetidos por concurso, ao abrigo do disposto na alnea b) do n. 2 do artigo 6. do Decreto-Lei n. 37-A/2008, de 5 de Maro, divulgado pela autoridade de gesto com a antecedncia de 10 dias seguidos relativamente data de publicidade do respectivo aviso de abertura. 2 A apresentao dos pedidos de apoio efectua-se atravs de formulrio electrnico disponvel no stio da Internet do PRODER, em www.proder.pt, e esto sujeitos a confirmao por via electrnica, considerando-se a data de envio como a data de apresentao do pedido de apoio. 3 A apresentao dos pedidos de apoio para a componente um contm ainda a localizao e a delimitao geogrfica dos investimentos. 4 A apresentao dos pedidos de apoio pode revestir a forma de candidatura individual, conjunta ou de fileira. 5 No so submetidos por concurso os pedidos de apoio relativos a: a) Projectos PIR; b) Jovens agricultores quando apresentem, em simultneo, um pedido de apoio ao prmio instalao inserido na aco n. 1.1.3, Instalao de jovens agricultores, do PRODER. Artigo 14.
Avisos de abertura

1 As DRAP analisam e emitem parecer sobre os pedidos de apoio, do qual consta a apreciao do cumprimento dos critrios de elegibilidade da operao e do beneficirio, bem como a aplicao dos factores referidos no n. 1 do artigo 12., o apuramento do montante do custo total elegvel e o nvel de apoio previsional, e procedem hierarquizao dos pedidos de apoio em funo da pontuao obtida no clculo da valia global da operao. 2 So solicitados aos candidatos, quando se justifique, pelas DRAP, os documentos exigidos no formulrio de candidatura ou elementos complementares, que devem ser prestados no prazo de 10 dias teis, decorridos os quais a ausncia de resposta constitui fundamento de no aprovao do pedido. 3 O parecer referido no n. 1 emitido num prazo mximo de 60 dias teis a contar do termo de apresentao dos pedidos de apoio e remetido com a correspondente hierarquizao autoridade de gesto. 4 A autoridade de gesto avalia a uniformidade de aplicao dos critrios de seleco e, em funo do princpio da coeso territorial e da dotao oramental referida no respectivo aviso de abertura, submete deciso do gestor a aprovao dos pedidos de apoio. 5 Os pedidos de apoio so objecto de deciso pelo gestor, aps audio da autoridade de gesto, sendo a mesma comunicada aos candidatos pelas DRAP, no prazo mximo de 35 dias teis a contar da data de recepo do parecer previsto no n. 3. Artigo 16.
Transio de pedidos

Os pedidos de apoio que tenham sido objecto de parecer favorvel e que no tenham sido aprovados por insuficincia oramental transitam automaticamente: a) Para o concurso subsequente no qual sejam enquadrveis em funo dos elementos do respectivo aviso de abertura, sendo definitivamente recusados caso no obtenham aprovao neste concurso, quando se trate de pedidos submetidos por concurso. b) Para o ano seguinte a contar da data da respectiva deciso, sendo definitivamente recusados caso no obtenham aprovao naquele ano, quando se trata de pedidos de apoio no submetidos por concurso. Artigo 17.
Contrato de financiamento

1 Os avisos de abertura dos concursos so aprovados pelo gestor, aps audio da autoridade de gesto, e homologao do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas e indicam, nomeadamente, o seguinte: a) Os objectivos e as prioridades visadas; b) A tipologia das intervenes a apoiar; c) A rea geogrfica elegvel; d) O prazo para apresentao dos pedidos de apoio; e) A dotao oramental a atribuir; f) As fileiras elegveis; g) O nmero mximo de pedidos de apoio admitidos por beneficirio; h) As componentes dos factores da valia global da operao e respectiva ponderao, aplicveis em funo das prioridades e objectivos fixados para cada concurso; i) A forma e o nvel dos apoios a conceder, respeitando o disposto no artigo 11.

1 A concesso do apoio formalizada em contrato escrito, a celebrar entre o beneficirio ou beneficirios e o IFAP, I. P. 2 O IFAP, I. P., envia o contrato de financiamento ao beneficirio, no prazo de 10 dias teis a contar da data de recepo da deciso do gestor, o qual dispe de 20 dias teis para devoluo do mesmo devidamente firmado, sob pena de caducidade do direito celebrao do contrato, nos termos do disposto no n. 6 do artigo 10. do Decreto-Lei n. 37-A/2008, de 5 de Maro.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 72 11 de Abril de 2008 Artigo 18.


Execuo das operaes

2190-(9)
b) Ser detentor de alvar de licena de utilizao actualizado ou de licena sanitria, tratando-se de estabelecimentos comerciais enquadrados no Decreto-Lei n. 370/99, de 18 de Setembro; c) Ser detentor de alvar de licena de utilizao actualizado, nos casos no abrangidos pelas alneas anteriores. Artigo 20.
Anlise dos pedidos de pagamento e autorizao da despesa

1 Os prazos mximos para os beneficirios iniciarem e conclurem a execuo fsica das operaes so, respectivamente, de 6 e 24 meses contados a partir da data da assinatura do contrato de financiamento. 2 No caso de projectos que prevejam a instalao de culturas plurianuais e relativamente s operaes que prevejam investimentos de consolidao, o prazo de concluso da execuo fsica das operaes , no mximo, de trs anos para alm do prazo referido no n. 1, sendo este prazo dependente do nmero de anos em que apresentada comprovao das despesas de consolidao. 3 Em casos excepcionais e devidamente justificados, a autoridade de gesto pode autorizar a prorrogao do prazo estabelecido no n. 1. Artigo 19.
Apresentao dos pedidos de pagamento

1 A apresentao dos pedidos de pagamento efectua-se atravs de formulrio electrnico disponvel no stio da Internet, em www.proder.pt, e esto sujeitos a confirmao por via electrnica, considerando-se a data de envio como a data de apresentao do pedido de pagamento. 2 O pedido de pagamento reporta-se s despesas efectivamente realizadas e pagas, devendo os comprovativos das mesmas ser entregues nas DRAP, no prazo de cinco dias teis. 3 Apenas so aceites os pedidos de pagamentos relativos a despesas efectuadas por transferncia bancria e cheques, comprovados pelo respectivo extracto bancrio demonstrativo do pagamento, nos termos das clusulas contratuais e dos nmeros seguintes. 4 Quando previsto no contrato de financiamento, pode ser apresentado um pedido de pagamento a ttulo de adiantamento sobre o valor do investimento, at ao montante mximo de 20 % do apoio, mediante a constituio de cauo correspondente a 110 % do montante do adiantamento. 5 O pagamento proporcional realizao do investimento elegvel, nos termos das condies contratuais, devendo o montante da ltima prestao representar, pelo menos, 20 % da despesa total elegvel da operao. 6 Podem ser apresentados at quatro pedidos de pagamento por operao, excepto quando estas incluam investimentos de consolidao, sendo neste caso admissvel mais um pedido por ano de consolidao. 7 Os documentos comprovativos referidos no n. 2 devem dar entrada nas DRAP at 27 meses aps a assinatura do contrato, excepto no caso previsto no n. 3 do artigo 18., em que devem ser apresentados s DRAP no mximo at 3 meses aps o fim do prazo de prorrogao autorizado. 8 Nas operaes referentes componente um, e relativamente a instalaes pecurias, o ltimo pagamento do apoio s pode ser efectuado quando o beneficirio demonstrar ser detentor de alvar de licena de utilizao actualizado, nos termos da legislao aplicvel. 9 Nas operaes referentes componente dois, o ltimo pagamento do apoio s pode ser efectuado quando o beneficirio demonstrar: a) Ser detentor da respectiva licena de explorao industrial actualizada, tratando-se do exerccio de actividades sujeitas a licenciamento industrial;

1 As DRAP analisam os pedidos de pagamento e emitem o relatrio de anlise, no prazo mximo de 30 dias teis a contar da data da apresentao dos pedidos. 2 Podem ser solicitados aos beneficirios elementos complementares, que devem ser prestados no prazo de 10 dias teis, decorridos os quais a ausncia de resposta constitui fundamento de no aprovao do pedido. 3 Do relatrio de anlise referido no n. 1 resulta o apuramento da despesa elegvel, o montante a pagar ao beneficirio e a validao do respectivo pedido de pagamento. 4 So realizadas visitas aos locais da operao pelo menos uma vez durante o seu perodo de execuo e, preferencialmente, aquando da anlise do ltimo pedido de pagamento. 5 Para efeitos de pagamento ao beneficirio, o gestor emite as autorizaes de despesa validada e envia-as ao IFAP, I. P. Artigo 21.
Pagamentos

Os pagamentos dos apoios so efectuados pelo IFAP, I. P., por transferncia bancria, para a conta referida na alnea i) do n. 1 do artigo 9., nos termos das clusulas contratuais, no prazo mximo de 10 dias teis aps a emisso da autorizao de despesa. Artigo 22.
Controlo

1 O projecto est sujeito a controlos, a efectuar durante a execuo da operao e at 24 meses aps a realizao do pagamento final. 2 As aces de controlo podem ser efectuadas sem aviso prvio, sendo elaborado o respectivo relatrio da visita, do qual deve ser notificado o beneficirio, que tem 10 dias teis para se pronunciar sobre o mesmo. Artigo 23.
Redues e excluses

Em caso de incumprimento ou qualquer irregularidade detectada, nomeadamente no mbito dos controlos realizados, so aplicveis ao beneficirio as redues e as excluses previstas no Regulamento (CE) n. 1975/2006, da Comisso, de 7 de Dezembro. CAPTULO III Disposies finais e transitrias Artigo 24.
Investimentos excludos

No so abrangidos pelos apoios previstos no presente Regulamento os seguintes investimentos na componente dois: a) Relativos transformao e comercializao de produtos agrcolas provenientes de pases terceiros;

2190-(10)
b) Relativos ao comrcio a retalho; c) Relativos armazenagem frigorfica dos produtos, na parte que exceda as capacidades necessrias ao normal funcionamento da unidade de transformao; d) Relativos utilizao de subprodutos e resduos agro-pecurios tendo em vista a produo de energias renovveis, na parte que excede as capacidades provenientes do normal funcionamento da actividade objecto de apoio; e) Abrangidos pela Medida 1.2, Cooperao empresarial para o mercado e internacionalizao, do PRODER. Artigo 25.
Investimentos associados ao cumprimento de normas comunitrias

Dirio da Repblica, 1. srie N. 72 11 de Abril de 2008 b) As respectivas operaes no estejam concludas, antes da data da aprovao do pedido de apoio.
ANEXO I

Sectores abrangidos pela componente dois [a que se refere a alnea b) do n. 1 artigo 7.]

1 Comercializao dos seguintes produtos agrcolas de base, constantes do anexo I ao Tratado: a) Produtos vegetais: cereais e arroz, frutas e produtos hortcolas, banana, batata, azeitona, uva para vinho, flores e plantas ornamentais, plantas industriais, sementes e material de propagao vegetativa, plantas forrageiras, oleaginosas e proteaginosas; b) Produtos animais: mercados de gado, de animais de capoeira e de ovos, leite e mel natural. 2 Transformao dos produtos referidos no nmero anterior cujo produto final se enquadre nas actividades que constam no quadro seguinte, bem como a sua comercializao.
Sectores industriais enquadrados no PRODER (CAE constantes do Decreto-Lei n. 381/2007, de 14 de Novembro)
CAE (Rev. 3) Designao (1)

1 Os apoios aos investimentos associados ao cumprimento de normas comunitrias devem respeitar as seguintes condies: a) Os investimentos destinados ao cumprimento de normas comunitrias em vigor data de apresentao do pedido de apoio s so elegveis para a componente um, no caso de jovens agricultores que apresentem simultaneamente um pedido de apoio no mbito da aco n. 1.1.3, Instalao de jovens agricultores, do PRODER, e desde que os investimentos estejam previstos e justificados no respectivo plano empresarial; b) Os investimentos destinados ao cumprimento de normas comunitrias recentemente introduzidas s so elegveis para a componente um e, no caso da componente dois, apenas para microempresas, no mbito da aplicao da Directiva Nitratos, e quando estiver em causa a designao de novas zonas vulnerveis, o seu alargamento ou a alterao do plano de aco respectivo, por um perodo mximo de 24 meses aps a entrada em vigor da obrigao para o promotor. 2 Nos casos previstos na alnea a) do nmero anterior, o perodo de tolerncia dentro do qual necessrio cumprir as normas em questo no pode exceder 36 meses a contar da data da instalao. Artigo 26.
Investimentos localizados em regies distintas

10110 10120 10130 10310 10320 10391 10392 10393 10394 10395 10412 10510 10612 10810 10822 10830 10840 10893 11021 11022 11030 11040 13105

Quando os investimentos esto localizados em zona desfavorecida e zona no desfavorecida, considera-se, para efeitos de determinao do valor dos apoios, que o nvel de apoio seja definido por rubrica de investimento, conforme localizao do mesmo. Artigo 27.
Disposio transitria

13105

Abate de gado (produo de carne). Abate de aves. Fabricao de produtos base de carne. Preparao e conservao de batatas. Fabricao de sumos de frutos e de produtos hortcolas (2). Congelao de frutos e produtos hortcolas. Secagem e desidratao de frutos e produtos hortcolas. Fabricao de doces, compotas, geleias e marmelada. Descasque e transf. de frutos de casca rija comestveis. Preparao e conserv. de frutos e produtos hortcolas por outros processos. Produo de azeite. Indstrias do leite e derivados. Descasque, branqueamento e outros tratamentos do arroz. Indstria do acar. Fabricao de produtos de confeitaria (3). Indstria do caf e do ch (s a torrefaco da raiz da chicria). Fabricao de condimentos e temperos (4). Fabricao de outros produtos alimentares diversos, N. E. (5). Produo de vinhos comuns e licorosos. Produo de vinhos espumantes e espumosos. Fabricao de cidra e de outras bebidas fermentadas de frutos. Fabricao de vermutes e de outras bebidas fermentadas no destiladas. Preparao e fiao de linho e outras fibras txteis (s a preparao do linho at fiao). Preparao e fiao de linho e outras fibras txteis (s a preparao do linho at fiao).

As despesas efectuadas aps 1 de Janeiro de 2007 so consideradas elegveis quando sejam satisfeitas cumulativamente as seguintes condies: a) Os candidatos apresentem os pedidos de apoio ao primeiro concurso em que se enquadrem;

(1) Inclui a comercializao por grosso. (2) Apenas a 1. transformao (polpas ou polmes, concentrados e sumos naturais obtidos directamente da fruta e produtos hortcolas) ou transformaes ulteriores quando integradas com a 1. transformao. (3) Apenas 1. transformao de frutos em frutos confitados (caldeados, cobertos ou cristalizados) (posio N.C. 20.06) ou resultantes de transformaes ulteriores quando integradas com a 1. transformao. (4) Apenas vinagres de origem vnica quando integradas com a 1. transformao. (5) S o tratamento, liofilizao e conservao de ovos e ovoprodutos.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 72 11 de Abril de 2008


ANEXO II

2190-(11)
a inscrio, matrcula e propina em aces de formao no financiadas por outras medidas do PRODER ou financiadas pelo FSE. Limites s elegibilidades: Os indicadores de custo unitrio, por hora e por formando, em matria de formao de iniciativa individual e de participaes individuais, so definidos no Regulamento Especfico da aco 4.2.1 Formao Especializada e publicitados no site do PRODER.

Despesas elegveis e no elegveis (a que se refere o artigo 8.) Despesas elegveis componente um e componente dois

Formao profissional: Custos com aces de formao profissional especficas dos activos que desenvolvam a sua actividade no mbito do projecto, nomeadamente os custos associados

Despesas elegveis componente um Produo


Investimentos materiais Investimentos imateriais (associados a investimento material)

1 Edifcios construo, aquisio, incluindo a locao financeira, 10 Programas informticos aquisio. quando for exercida a opo de compra e a durao desses contratos 11 Processos de certificao reconhecidos. for compatvel com o prazo para apresentao do ltimo pedido de 12 Despesas gerais nomeadamente estudos tcnico-econmicos, pagamento, ou melhoramento; honorrios de arquitectos, engenheiros e consultores, aquisio de 2 Plantaes plurianuais (incluindo despesas associadas consolidao patentes, licenas e seguros de construo e de incndio, at 5 % do do investimento); custo total das restantes despesas elegveis, com excepo das relativas 3 Instalao de pastagens biodiversas nomeadamente operaes de regu aquisio de prdios rsticos. larizao e preparao do solo, desmatao e consolidao do terreno; 4 Mquinas e equipamentos compra ou locao-compra de novas, nomeadamente: 5 Sistemas de rega instalao ou modernizao, nomeadamente captao, conduo, distribuio da gua, desde que promovam o uso eficiente da gua e sistemas de monitorizao da gua; 6 Equipamento especfico com vista valorizao econmica dos subprodutos e resduos da actividade adaptao e aquisio, nomeadamente para a produo e utilizao de energias renovveis; 7 Investimentos associados ao cumprimento de normas ambientais, de higiene e de bem-estar animal nos termos previstos no artigo 25.; 8 Contribuies em espcie desde que se refiram ao fornecimento de equipamento ou de trabalho voluntrio no remunerado; 9 Aquisio de prdios rsticos at ao montante de 10 % do total das restantes despesas elegveis. Outras despesas de investimento 13 IVA Regime de iseno. 14 IVA Regimes mistos: Afectao real: o IVA elegvel no caso de a actividade em causa constituir a parte isenta da actividade do beneficirio; Pr rata: o IVA ilegvel na percentagem em que no for dedutvel.

Despesas no elegveis componente um Produo


Investimentos materiais Investimentos imateriais

15 Animais compra. 20 Custos relacionados com contratos de locao financeira no16 Plantas anuais compra e sua plantao. meadamente a margem do locador, os custos do refinanciamento dos 17 Bens de equipamento em estado de uso ou de substituio. juros, as despesas gerais e os prmios de seguro. 18 Captao de guas subterrneas atravs de furos. 21 Direitos de produo agrcola compra. 19 Instalaes e equipamentos financiadas atravs de contratos de locao financeira ou de aluguer de longa durao quando no for exercida a opo de compra ou a durao desses contratos no for compatvel com o prazo para apresentao do ltimo pedido de pagamento. Outras despesas de investimento 22 IVA Regime normal. 23 Juros das dvidas com excepo do apoio via bonificao de juros. 24 Constituio de garantias. Limites s elegibilidades 25 Despesas realizadas antes da data de apresentao dos pedidos de apoio excepto as despesas referidas nos pontos 9 e 12, desde que realizadas at trs meses antes da apresentao dos pedidos de apoio; 26 Despesas que resultem de uma transaco entre cnjuges, parentes e afins em linha recta, entre adoptantes e adoptados e, ainda, entre tutores e tutelados; 27 Despesas que resultem de uma transaco entre uma pessoa colectiva e um seu associado, seu cnjuge, parente ou afim em linha recta; 28 Encomendas de mquinas ou equipamentos, aparelhos e materiais de construo se a sua entrega tiver lugar antes da data de apresentao dos pedidos de apoio.

2190-(12)

Dirio da Repblica, 1. srie N. 72 11 de Abril de 2008


Despesas elegveis componente dois Transformao e comercializao
Investimentos materiais Investimentos imateriais (associados a investimento material)

1 Edifcios construo, aquisio (incluindo a locao financeira) 3 Programas informticos aquisio. 4 Processos de certificao reconhecidos. ou melhoramento, designadamente: 1.1 Vedao e preparao de terrenos; 5 Despesas gerais estudos tcnico-econmicos, honorrios de 1.2 Edifcios e outras construes directamente ligados s actividades a arquitectos, engenheiros e consultores, aquisio de patentes, licenas e seguros de construo e de incndio, at 5 % do valor elegvel desenvolver, incluindo vias de acesso, quando servirem e se localizarem aprovado das restantes despesas. junto da unidade e forem da exclusiva titularidade do beneficirio; 1.3 Adaptao de instalaes existentes relacionada com a execuo do investimento; 1.4 Edifcios e outras construes afectos a investimentos para a valorizao de subprodutos e resduos, nomeadamente atravs da valorizao energtica. 2 Mquinas e equipamentos compra ou locao-compra de novas, designadamente: 2.1 Mquinas e equipamentos novos, incluindo equipamentos informticos, equipamentos de telecomunicaes, de laboratrio, de salas de conferncia e de instalaes para exposio (no para venda) dos produtos dentro da rea de implantao das unidades; 2.2 Equipamentos de transporte interno e de movimentao de cargas; 2.3 Caixas isotrmicas, grupos de frio e cisternas de transporte, bem como meios de transporte externo, quando utilizados exclusivamente na recolha e transporte de leite at s unidades de transformao; 2.4 Equipamentos de controlo da qualidade; 2.5 Equipamentos no directamente produtivos, relacionados com o investimento; 2.6 Equipamentos visando a valorizao dos subprodutos e resduos, nomeadamente, atravs da valorizao energtica; 2.7 Automatizao de equipamentos j existentes e utilizados h mais de dois anos; 2.8 Equipamentos sociais obrigatrios por determinao da lei. Limites s elegibilidades Habitaes indispensveis ao bom funcionamento das unidades desde que localizadas dentro das reas de implantao das mesmas elegveis despesas at 30 000. Mudana de localizao de unidade existente ao montante do investimento elegvel da nova unidade, independentemente de nesta virem tambm a ser desenvolvidas outras actividades, ser deduzido o montante resultante da soma do valor lquido, real ou presumido, da unidade abandonada com o valor das indemnizaes eventualmente recebidas, depois de deduzido o valor, real ou presumido, do terreno onde a nova unidade vai ser implantada. Quando o investimento for justificado por imperativos legais ou se o PDM estipular para o local utilizao diferente da actividade a abandonar, no ser feita qualquer deduo s despesas elegveis. Em nenhuma situao o investimento elegvel corrigido poder ser superior ao investimento elegvel da nova unidade. Quando houver componentes de investimento comuns a investimentos excludos e a investimentos elegveis, as despesas elegveis so calculadas proporcionalmente, em funo do peso das quantidades/valores das matrias-primas/produtos de base afectos aos investimentos elegveis nos correspondentes totais utilizados.

Despesas no elegveis componente dois Transformao e comercializao


Investimentos materiais Investimentos imateriais e outros

6 Bens de equipamento em estado de uso aquisio. 7 Terrenos aquisio. 8 Aquisio de prdios urbanos, sem estarem completamente abandonados. 9 Obras provisrias sem estarem directamente ligadas execuo da operao. 10 Instalaes e equipamentos financiados atravs de contratos de locao financeira ou de aluguer de longa durao quando no for exercida a opo de compra ou a durao desses contratos no for compatvel com o prazo para apresentao do ltimo pedido de pagamento. 11 Meios de transporte externo excepto os previstos no ponto 2.3. 12 Equipamento de escritrio e outro mobilirio fotocopiadoras, mquinas de escrever, mquinas de calcular, armrios, cadeiras, sofs, cortinas, tapetes, etc., excepto os previstos no ponto 2.1 e 2.8. 13 Trabalhos de reparao e de manuteno. 14 Substituio de equipamentos. 15 Trabalhos de arquitectura paisagstica, equipamentos de recreio, arranjos de espaos verdes, televises, bares, reas associadas restaurao, etc., excepto os previstos na alnea 2.8. 16 Investimentos directamente associados produo agrcola com excepo das mquinas de colheita, quando associadas a outros investimentos.

17 Despesas de constituio, de concursos, de promoo de marcas e mensagens publicitrias. 18 Juros durante a realizao do investimento e fundo de maneio. 19 Custos relacionados com contratos de locao financeira como a margem do locador, os custos do refinanciamento dos juros, as despesas gerais e os prmios de seguro. 20 Despesas de pr-financiamento e de preparao de processos de contratao de emprstimos bancrios e quaisquer outros encargos inerentes a financiamentos. 21 Indemnizaes pagas pelo beneficirio a terceiros por expropriao, por frutos pendentes ou em situaes equivalentes. 22 Honorrios de arquitectura paisagstica. 23 Despesas notariais, de registos, imposto municipal sobre as transmisses onerosas de imveis (compras de terrenos e de prdios urbanos).

Dirio da Repblica, 1. srie N. 72 11 de Abril de 2008

2190-(13)
Investimentos imateriais e outros

Investimentos materiais

Outros investimentos materiais e imateriais Contribuies em espcie. Investimentos excludos definidos no artigo 24. Despesas realizadas antes da data de apresentao dos pedidos de apoio, excepto as referidas no n. 5, as vedaes referidas no n. 1.1 e as encomendas (sinal) de bens imveis desde que a sua entrega no tenha lugar antes da data da entrega do pedido de apoio. Bens cuja amortizao a legislao fiscal permita ser efectuada num nico ano. Considera-se, que as caixas e paletes tm uma durao de vida superior a um ano, sendo elegveis na condio de se tratar de uma primeira aquisio ou de uma aquisio suplementar proporcional ao aumento de capacidade projectada, no podendo ser vendidas conjuntamente com a mercadoria. Despesas com pessoal, inerentes execuo da operao, quando esta seja efectuada por administrao directa e sem recurso a meios humanos excepcionais e temporrios.

ANEXO III

Critrios de elegibilidade adicionais para os projectos de impacte relevante [a que se refere a alnea b) do n. 1 do artigo 10.]

Os projectos de impacte relevante devem cumprir, adicionalmente, os critrios de elegibilidade adiante descritos: a) A produtividade marginal do capital deve ser superior produtividade marginal sectorial do capital (1);

b) A taxa de variao mdia anual das vendas (em percentagem) deve ser superior taxa de variao mdia anual dos custos de explorao (em percentagem) (consumos intermdios); c) A candidatura deve prever um crescimento significativo dos Empregos a Tempo Completo qualificados.
(1) A fonte a Central de Balanos do Banco de Portugal e o ndice calculado a duas casas decimais.

ANEXO IV

Nveis mximos de apoio (a que se refere o artigo 11.) Componente 1


Majoraes em percentagem do CTE Nvel base dos apoios em percentagem do CTE Fileira estratgica Tipologia dos investimentos 25 000 < CTE 100 000 CTE > 100 000 25 000 < CTE 100 000 CTE > 100 000 Zona Jovem desfavorecida agricultor (b) Jovem Agricultor em regime de 1. instalao (b)

Materiais Investimentos especficos. Outros investimentos Casos particulares: * Investimentos em equipamentos de monitorizao da qualidade e quantidade da gua de rega; * Investimentos para a utilizao de subprodutos e resduos agro-pecurios provenientes da actividade objecto de apoio, tendo em vista a respectiva valorizao, incluindo a produo de energias renovveis; * Investimentos de carcter ambiental. Imateriais Estudos, Assessorias e Outros. Formao (a).

25 15 40

30 20 40

10 5

10 10

5 5 10 10

10 10

40

40

10

10

35

40

10

35 75

35 75

10

2190-(14)

Dirio da Repblica, 1. srie N. 72 11 de Abril de 2008


Componente 2
Majoraes em percentagem do CTE Nvel base dos apoios em percentagem do CTE Fileira estratgica Regio convergncia

Tipologia dos investimentos 25 000 < CTE 250 000 CTE > 250 000 25 000 < CTE 250 000 CTE > 250 000 PME PME No PME PME No PME PME No PME PME No PME No PME

Materiais Todos os investimentos. Caso particular: * Investimentos para a utilizao de subprodutos e resduos agro-pecurios p r o v e nientes da actividade objecto de apoio, tendo em vista a respectiva valorizao, incluindo a produo de energias renovveis. Imateriais Estudos, assessorias e outros. Formao (a).

25

12,5

30

15

2,5

10

40

20

40

20

10

35 75

17,5 37,5

35 75

17,5 37,5

(a) Formao: Investimentos na qualificao de recursos humanos associada directamente ao investimento. (b) Majoraes no cumulveis.

CTE custo total elegvel dos investimentos propostos num pedido de apoio. No PME empresa com menos de 750 empregados ou com um volume de negcios inferior a 200 milhes, mas que no uma PME.

ANEXO V

Limites mximos de apoio (a que se refere o artigo 11.)


Componentes Limites expresso em euro

Componente um . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Componente dois . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

500 000 2 000 000

ANEXO VI

Clculo da valia global da operao (a que se refere o artigo 12.)

1 A valia global da operao (VGO) obtida por aplicao da seguinte frmula: VGO = 0,20 VTE + 0,50 VE + 0,30 VB na qual: a) A valia tcnico-econmica (VTE) valoriza a capacidade da operao em gerar riqueza, sendo que, nos casos de pedidos de apoio submetidos por concurso calculada

por comparao entre as RE (rentabilidade da operao) de todas as operaes em concurso; b) A valia estratgica (VE) valoriza a contribuio das operaes para os objectivos estratgicos nacionais e regionais, nomeadamente os benefcios ambientais gerados; c) A valia do beneficirio (VB), que valoriza a sua sustentabilidade e o seu grau de integrao na fileira. 2 Nos projectos de impacte relevante ainda considerado o factor adicional risco da operao (R), sendo a VGO obtida por aplicao da seguinte frmula: VGO = 0,15 VTE + 0,45 VE +0,30 VB + 0,10 R

Anda mungkin juga menyukai