Anda di halaman 1dari 10

1

BANCO CENTRAL DO BRASIL

DECRETO N 1.307 09 DE NOVEMBRO DE 1994

Aprova o Regimento Interno do Conselho Monetrio Nacional.

O PRESIDENTE DA REPBLICA, no uso das atribuies que lhe confere o art. 84, incisos IV e VI, da Constituio, e tendo em vista o disposto no 6 do art. 8 da Medida Provisria n 681, de 27 de outubro de 1994, decreta:

Art. 1 - Fica aprovado o anexo Regimento Interno do Conselho Monetrio Nacional, rgo superior do Sistema Financeiro Nacional.

Art. 2 - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicao.

Braslia, 9 de novembro de 1994; 173 da Independncia e 106 da Repblica.

ITAMAR FRANCO Ciro Ferreira Gomes


OBS. A MP 681/94 foi reeditada oito vezes e convertida na Lei 9069, de 30 de junho de 1995.

ANEXO AO DECRETO

CAPTULO I DA FINALIDADE E DA ORGANIZAO

Art. 1 - O Conselho Monetrio Nacional (CMN) o rgo superior do Sistema Financeiro Nacional, institudo pela Lei n 4.595, de 31 de dezembro de 1964, e legislao posterior, e tem por finalidade formular a poltica da moeda e do crdito, objetivando a estabilidade da moeda e o desenvolvimento econmico e social do Pas. Art. 2 - O CMN integrado pelos seguintes membros: (1) I Ministro de Estado da Fazenda, na qualidade de Presidente; II Ministro de Estado do Planejamento e Oramento;
Banco Central do Brasil Dec 1307/94

BANCO CENTRAL DO BRASIL


III Presidente do Banco Central do Brasil.
(1) - Redao dada pelo Decreto 1649/95 DOU 28/09/1995 pg. 15114. Texto original: "Art. 2 - O CMN integrado pelos seguintes membros: I - Ministro de Estado da Fazenda, na qualidade de Presidente; II - Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Planejamento, Oramento e Coordenao da Presidncia da Repblica; III - Presidente do Banco Central do Brasil."

Art. 3 - As funes de membro do CMN so prprias do cargo, inclusive quando exercido em carter de substituio ou interinidade.

Art. 4 - Junto ao CMN funcionar a Comisso Tcnica da Moeda e do Crdito (COMOC).

Art. 5 - Funcionaro tambm junto ao CMN as seguintes Comisses Consultivas: (1) I de Normas e Organizao do Sistema Financeiro; II de Mercado de Valores Mobilirios e de Futuros; III de Crdito Rural; IV de Crdito Industrial; V de Crdito Habitacional e para Saneamento e Infra-Estrutura Urbana; VI - de Endividamento Pblico; VII de Poltica Monetria e Cambial.
(1) - Redao dada pelo Decreto 1649/95 DOU 28/09/1995 pg. 15114. Texto original: "Art. 5 - Funcionaro tambm junto ao CMN as seguintes Comisses Consultivas: I - de Normas e Organizao do Sistema Financeiro; II - de Mercado de Valores Mobilirios e de Futuros; III - de Crdito Rural; IV - de Crdito Industrial; V - de Endividamento Pblico; VI - de Poltica Monetria e Cambial; e VII - de Processos Administrativos."

Art. 6 - A Secretaria do CMN exercida pelo Banco Central do Brasil.

Banco Central do Brasil

Dec 1307/94

BANCO CENTRAL DO BRASIL

CAPTULO II DA COMPETNCIA E DAS ATRIBUIES Seo I Do Colegiado


Art. 7 - A competncia do CMN a constante da Lei n 4.595/64 e legislao posterior.

Seo II Do Presidente
Art. 8 - So atribuies do Presidente do CMN: I convocar as reunies ordinrias e extraordinrias, abrir as reunies e dirigir os trabalhos, observadas as disposies deste regimento; II definir a pauta dos assuntos a serem discutidos em cada reunio; III aprovar a incluso de assuntos extrapauta, quando revestidos de carter de urgncia, relevante interesse ou de natureza sigilosa; IV conceder vistas de assuntos constantes da pauta ou extrapauta, durante as reunies do Conselho; V autorizar o adiamento da votao de assuntos includos na pauta ou extrapauta; VI determinar, quando for o caso, o reexame de assunto retirado de pauta; VII convidar para participar das reunies do Conselho, sem direito a voto, outros Ministros de Estado, assim como representantes de entidades pblicas ou privadas; VIII deliberar "ad referendum" do Colegiado, nos casos de urgncia e de relevante interesse; IX convocar reunies extraordinrias da Comisso Tcnica da Moeda e do Crdito e das Comisses Consultivas, por iniciativa prpria ou por solicitao dos demais membros do CMN. 1 Ocorrendo a hiptese prevista no inciso VI deste artigo, cabe ao Presidente do Conselho adotar, dentre outras, as seguintes medidas: a) solicitar manifestao da COMOC ou assessoramento das Comisses Consultivas; b) encaminhar a matria a qualquer entidade ou rgo pblico, para manifestao; c) nomear relator, dentre os membros da COMOC ou das Comisses Consultivas, para emitir parecer sobre a matria ou designar Comisso Relatora para fazlo, com indicao de seu Coordenador; d) propor, ao plenrio, o cancelamento do registro do assunto.

Banco Central do Brasil

Dec 1307/94

BANCO CENTRAL DO BRASIL


2 As manifestaes solicitadas pelo Presidente na forma das alneas "a", "b" e "c" do pargrafo anterior devero ser atendidas no prazo de trinta dias. 3 Na falta de manifestao poder o Presidente assinalar novo prazo ou dela prescindir, encaminhando as matrias para deliberao do Colegiado.

Seo III Dos Conselheiros


Art. 9 - So atribuies dos Conselheiros: I apresentar proposta ao CMN, na forma de Voto, observadas as disposies deste regimento; II submeter ao Colegiado o exame da convenincia de no divulgao de matria tratada nas reunies; III solicitar manifestao da COMOC ou assessoramento das Comisses Consultivas; IV solicitar vistas de assunto constante da pauta ou apresentado extrapauta; V fazer declarao de voto; VI requerer preferncia para votao de assunto includo na pauta ou apresentado extrapauta; VII absterse na votao de qualquer assunto; VIII solicitar o adiamento da votao de assuntos includos na pauta ou submetidos extrapauta.

Seo IV Da Comisso Tcnica da Moeda e do Crdito (COMOC)

Art. 10 - Compete COMOC: I - propor as instrues necessrias execuo do disposto na Lei n 9.069, de 29 de junho de 1995, relativas s matrias de competncia do Conselho Monetrio Nacional; (1) II manifestarse, previamente, na forma prevista em seu regimento, sobre as matrias de competncia do CMN, especialmente aquelas constantes da Lei n 4.595/64; III examinar requerimentos de vantagens fiscais e correlatas cuja concesso dependa de aprovao do Conselho;

Banco Central do Brasil

Dec 1307/94

BANCO CENTRAL DO BRASIL


IV convidar pessoas ou representantes de entidades pblicas ou privadas para participar de suas reunies; V propor ao CMN alteraes em seu regimento interno; VI outras atribuies que lhe forem cometidas pelo CMN.
(1) - Redao dada pelo Decreto 1649/95 DOU 28/09/1995 pg. 15114. Texto original: "Art. 10 ................................................................................................................................................................ I - propor a regulamentao das matrias tratadas na Medida Provisria n 681, de 27 de outubro de 1994, de competncia do Conselho Monetrio Nacional;"

Seo V Das Comisses Consultivas

Art. 11 - Compete s Comisses Consultivas, dentre outras atribuies previstas em seu regimento interno: I por solicitao do CMN ou da COMOC, apreciar matrias atinentes s suas finalidades; II propor alterao em seu regimento interno, ao CMN; III convidar pessoas ou representantes de entidades pblicas ou privadas para participar de suas reunies.

Seo VI Da SecretariaExecutiva

Art. 12 - SecretariaExecutiva do CMN compete: I organizar a pauta das reunies do Colegiado, em conformidade com o disposto na Seo III do Captulo III deste regimento; II comunicar aos Conselheiros a data, a hora e o local das reunies ordinrias ou a convocao para as reunies extraordinrias; III enviar aos Conselheiros e demais participantes das reunies, imediatamente aps a sua definio, a pauta de cada reunio e cpia dos assuntos nela includos, conferindolhe tratamento confidencial; IV prover os servios de secretaria nas reunies do Conselho, elaborando inclusive as respectivas atas;

Banco Central do Brasil

Dec 1307/94

BANCO CENTRAL DO BRASIL


V manter arquivo e ementrio de assuntos de interesse do CMN, bem como das decises adotadas em suas reunies; VI colher a assinatura dos Conselheiros nas atas das reunies, aps sua aprovao pelo Colegiado; VII prover os servios de secretaria e de apoio administrativo COMOC e s Comisses Consultivas do Conselho; VIII encaminhar COMOC as propostas dos Conselheiros para sua manifestao prvia; IX encaminhar ao Presidente do CMN os expedientes recebidos, devidamente instrudos; X encaminhar aos Conselheiros cpia das atas e das resolues baixadas pelo CMN; XI encaminhar s Comisses Consultivas os assuntos que lhes forem destinados;

CAPTULO III DAS REUNIES Seo I Disposies Preliminares


Art. 13 - O CMN reunir-se- ordinariamente uma vez por ms e extraordinariamente por convocao do seu Presidente.

Art. 14 - A data, a hora e o local de cada reunio sero determinados pelo Presidente do Conselho.

Art. 15 - A ordem dos trabalhos nas reunies do CMN a seguinte: I discusso e votao dos assuntos includos em pauta; II discusso e votao dos assuntos extrapauta; e III assuntos de ordem geral.

Art. 16 - Participam das reunies do CMN: I os Conselheiros; II os membros da COMOC; III - os Diretores do Banco Central do Brasil, no integrantes da COMOC; (1) IV representantes das Comisses Consultivas, quando convocados pelo Presidente do CMN.
Banco Central do Brasil Dec 1307/94

BANCO CENTRAL DO BRASIL


1 Podero assistir s reunies do CMN: a) assessores credenciados individualmente pelos Conselheiros; b) convidados do Presidente do Conselho, conforme previsto no inciso VII do art. 8 deste Regimento; c) funcionrios da SecretariaExecutiva do Conselho, credenciados pelo Presidente do Banco Central do Brasil. 2 Somente aos Conselheiros dado o direito de voto.
(1) - Redao dada pelo Decreto 1649/95 DOU 28/09/1995 pg. 15114. Texto original: "Art. 16 ....................................................................................................................................................................... . I....................................................................................................................................................................... ............... II ....................................................................................................................................................................... .............. III - os Diretores de Administrao e Fiscalizao do Banco Central do Brasil; ....................................................................................................................................................................... ....................."

Seo II Da Apresentao de Propostas


Art. 17 - As propostas dos Conselheiros ao CMN devero ser entregues sua Secretaria Executiva, com a justificativa da proposio e minuta da resoluo pertinente, se for o caso.

Art. 18 - As propostas sero previamente encaminhadas para manifestao da COMOC, na forma do seu Regimento, especialmente aquelas que envolvam matrias constantes da Lei n 4.595/64.

Art. 19 - As propostas que implicarem dispndio ou remanejamento de recursos financeiros, assim como as que exigirem aplicaes de recursos, devero dimensionar tais recursos e apresentar, se for o caso, o respectivo fluxo de fontes e usos.

Art. 20 - As propostas que envolverem rea de atuao, responsabilidade, oramento, recursos ou fundos de mais de um dos rgos representados pelos Conselheiros s podero ser apresentadas com a assinatura conjunta dos mesmos.

Art. 21 - As propostas apresentadas por mais de um Conselheiro podero ser relatadas por qualquer dos signatrios, quando submetidas deliberao do Conselho.

Banco Central do Brasil

Dec 1307/94

BANCO CENTRAL DO BRASIL


Art. 22 - As propostas com pedido de vistas concedido devero retornar na reunio ordinria subseqente, salvo se o Presidente do CMN conceder prazo maior.

Art. 23 - Os recursos de decises do Banco Central do Brasil, cujo julgamento seja da competncia do CMN, sero encaminhados ao Colegiado aps manifestao da COMOC. (1)
(1) - Redao dada pelo Decreto 1649/95 DOU 28/09/1995 pg. 15114. Texto original: "Art. 23 - Os recursos de decises do Banco Central do Brasil sero encaminhadas ao CMN, aps audincia da Comisso Consultiva pertinente e seguidos de manifestao da COMOC."

Seo III Da Organizao da Pauta

Art. 24 - Para efeito de organizao da pauta, a SecretariaExecutiva do CMN manter controle das propostas apresentadas pelos Conselheiros, classificandoas em dois estgios: I estgio de instruo as que estiverem aguardando manifestao de reas competentes; II estgio de pauta as que se encontrarem revestidas dos requisitos regimentais.

Art. 25 - A SecretariaExecutiva do CMN concluir a elaborao da pauta respectiva, abrangendo todas as propostas que se encontrarem em estgio de pauta, submetendoa apreciao do Presidente do CMN.

Art. 26 - No sero includas na pauta as propostas; I em desacordo com as disposies deste Regimento; II em estgio de instruo. Pargrafo nico. A SecretariaExecutiva do CMN informar aos Conselheiros as propostas em estgio de instruo.

Art. 27 - A distribuio dos assuntos na pauta obedecer aos seguintes critrios: I assuntos aprovados "ad referendum"; II assuntos administrativos, incluindo aprovao da ata da reunio anterior; III assuntos tcnicos.

Banco Central do Brasil

Dec 1307/94

BANCO CENTRAL DO BRASIL


CAPTULO IV DAS VOTAES E DECISES

Art. 28 - A votao ocorrer aps o encerramento dos debates de cada assunto.

Art. 29 - As decises do CMN sero tomadas por maioria simples de votos.

Art. 30 - As decises de natureza normativa sero divulgadas mediante resolues assinadas pelo Presidente do Banco Central do Brasil, veiculadas pelo Sistema de Informaes Banco Central (SISBACEN) e publicadas no Dirio Oficial da Unio.

Art. 31 - As decises que no envolvam natureza normativa sero comunicadas pela SecretariaExecutiva do CMN, por meio de correspondncia. Pargrafo nico. As decises de carter confidencial sero comunicadas somente aos interessados.

CAPTULO V DAS ATAS


Art. 32 - Das reunies do CMN sero lavradas atas que informaro o local e a data de sua realizao, nomes dos Conselheiros presentes e demais participantes e convidados, resumo dos assuntos apresentados e debates ocorridos e as deliberaes tomadas.

Art. 33 - As atas sero confeccionadas em folhas soltas e recebero autenticao da SecretariaExecutiva do CMN e assinaturas do Presidente e dos demais Conselheiros presentes reunio. 1 Aps assinadas por todos os Conselheiros, extratos das atas sero publicados no Dirio Oficial da Unio, excludos os assuntos de carter confidencial. 2 As atas sero posteriormente microfilmadas, encadernadas e arquivadas na SecretariaExecutiva do CMN.

CAPTULO VI DISPOSIO FINAL


Banco Central do Brasil Dec 1307/94

10

BANCO CENTRAL DO BRASIL


Art. 34 - Os casos omissos neste Regimento sero resolvidos pelo plenrio.

Esta verso atualizada e consolidada e no se reveste da legalidade jurdica conferida ao texto original publicado no DOU de 11/11/1994 pg. 16984-6.

Banco Central do Brasil

Dec 1307/94

Anda mungkin juga menyukai