Anda di halaman 1dari 8

EXERCCIOS II 01.

Com a atual crise energtica mundial, cresceu o interesse na utilizao do H2 como combustvel, devido grande quantidade de energia liberada por grama na sua combusto. Contudo, os balanos energtico e econmico envolvidos na utilizao imediata desse combustvel ainda so desfavorveis. Analise a reao abaixo. 2H2(g) + O2(g) 2 H2O(g) + 478 kJ Assinale a alternativa correta. A) A combusto de um mol de H2(g) consome mol de O2(g), formando um mol de H2O(g), e liberando 239 kJ de calor. A) A reao inversa, de decomposio de um mol de gua, fornece quatro mols de tomos de hidrognio. B) A reao representativa do processo acima descrito envolve transferncia de ons hidrognio (H3O+). C) Por serem espcies isoeletrnicas, hidrognio e oxignio reagem prontamente para formar gua. D) A quantidade de energia envolvida no processo descrito independe da quantidade de material consumido. 02. Considere a espcie qumica molecular hipottica XY2, cujos elementos X e Y possuem eletronegatividades 2,8 e 3,6, respectivamente. Experimentos de susceptibilidade magntica indicaram que a espcie XY2 apolar. Com base nessas informaes, correto afirmar que a estrutura e as ligaes qumicas da molcula XY2 so, respectivamente: A) piramidal e covalentes polares. B) linear e covalentes polares. C) bipiramidal e covalentes apolares. D) angular e covalentes apolares. E) triangular e covalentes apolares. 03. Pesquisas indicam que a capacidade de memorizar fatos ou informaes no crebro humano est relacionada com a liberao de adrenalina das glndulas para a circulao sangnea, dentre outros diversos fatores. Isto explica a grande capacidade de recordarmos fatos vividos em situaes de fortes emoes. Dada a frmula estrutural da adrenalina,
HO H HO CHCH2N OH CH3

assinale a alternativa que representa corretamente a sua frmula emprica. A) C9H10NO3 B) C3H4,3N0,3O C) C18H26N2O6 D) C9H13NO3 E) C9/13H13/9N1/9O3/9 04. Uma das estratgias da indstria cosmtica na fabricao de desodorantes baseia-se no uso de substncias que obstruem os poros da pele humana, inibindo a sudorese local. Dentre as substncias utilizadas, inclui-se o sulfato de alumnio hexahidratado, Al2(SO4)3.6H2O. A configurao eletrnica correta do alumnio, tal como se encontra nessa espcie qumica, : A) idntica do elemento nenio 2 2 6 2 1 B) 1s 2s 2p 3s 3p 2+ C) idntica a do on Ca 2 2 3 D) 1s 2s 2p 2 2 6 2 E) (1s 2s 2p ) 05. O dixido de nitrognio (NO2) um gs vermelho-marrom, frequentemente visvel durante perodos de elevada poluio sobre as grandes cidades. O referido gs formado pela reao entre o monxido de nitrognio, emitido como resduo de processos industriais, e o oxignio atmosfrico: 2 NO( g ) + O2( g ) 2 NO2 ( g ) Considerando as possveis interpretaes da equao qumica dada, assinale a alternativa correta. A) Duas molculas de NO reagem com um tomo de O 2 para fornecer duas molculas de NO2. B) O coeficiente 2, em 2 NO, indica a participao de duas molculas de nitrognio e duas de oxignio. C) A equao balanceada indica que h uma correlao de dois mols de tomos de N para quatro mols de tomos de O nos reagentes. D) A ausncia de coeficiente para o O2 indica que o mesmo no participa efetivamente da reao. E) A equao no est balanceada, pois existem duas molculas de O2 nos produtos e somente uma nos reagentes.

06. Freqentemente, os avanos tecnolgicos so originados de descobertas cientficas bsicas. Por exemplo, a descoberta da bateria de ltio viabilizou o uso dos marca-passos cardacos, possibilitando, assim, o prolongamento da vida humana sem, entretanto, ter sido concebida para tal. Dentre as vantagens das baterias de ltio, incluem-se sua pequena dimenso, baixo peso e elevado contedo energtico. Considerando as semi-reaes abaixo, para fins comparativos, assinale a alternativa correta. Li+(aq) + e Li(s), Eo = 3,05 V Zn2+(aq) + 2e Zn(s), Eo = 0,76 V A)O zinco metlico oxidado espontaneamente na presena do on ltio. B) O ltio metlico um agente redutor mais forte do que o zinco metlico. C) O on ltio e o zinco metlico, em soluo eletroltica, formam uma clula galvnica. + D) O potencial padro da reduo de dois mols de ons Li , 6,10 V. E) Dentre os metais alcalinos, o ltio possui a mais elevada energia de ionizao. 07. Dentre as diversas alternativas de uso da energia solar, os denominados aquecimentos solares ativos baseiam-se nos efeitos trmicos originados das reaes qumicas. Por exemplo, a reao reversvel de formao do sulfato de sdio decahidratado pode ser usada para estocar energia solar. Em temperaturas acima de 32,3 oC, o sal hidratado absorve calor, liberando molculas de gua, formando soluo concentrada do sal. Quando a temperatura cai abaixo de 32,3 oC, o sal rehidratado e calor liberado da reao reversa. Na2SO4.10H2O(s) + calor Na2SO4(aq) + 10H2O(l) Na2SO4(aq) + 10H2O(l) Na2SO4.10H2O(s) + calor Assinale a alternativa correta. A) A eficincia na troca de calor durante o processo ser tanto maior quanto menores forem as variaes de temperatura experimentadas, T2 T1 (T2 > 32,3 oC > T1). o B) Em temperaturas acima de 32,3 C, as ligaes qumicas H-O so quebradas liberando calor. C) O calor envolvido nas reaes origina-se da quebra das ligaes Na-S, S-O e da formao das ligaes do sal hidratado. D) O processo reversvel descrito exotrmico em valores de temperatura acima de 32,3 oC, tornando-se endotrmico em temperaturas abaixo de 32,3 oC. E) As variaes de calor das reaes originam-se da liberao ou da absoro de gua da rede cristalina do sal.

08. Os dentes humanos so compostos essencialmente de carbonato de clcio, CaCO3, e hidroxiapatita, [Ca10(PO4)6(OH)2]. Apesar de serem a composio do corpo humano de maior dureza, os dentes so atacados por cidos, originando as cries. Quando regularmente utilizadas, as pastas de dentes contendo ons fluoretos (F-) ocasionam a substituio dos ons hidroxilas da hidroxiapatita, formando a fluoroapatita [Ca10(PO4)6F2]. Essa substncia apresenta maior dureza e menos susceptvel ao ataque cido, tornando os dentes mais resistentes s cries. Assinale a alternativa que justifica corretamente os dados cientficos relatados acima. A)Dureza e acidez so consideradas, respectivamente, exemplos tpicos de propriedades qumica e fsica das substncias. B) Os ons hidroxilas liberados da reao da hidroxiapatita com os ons fluoretos reagem com os ons carbonatos, formando o [CO3(OH)2]. C) Os ons fluoretos participam da molcula da fluoroapatita, atravs de ligaes covalentes apolares com os tomos de clcio. D) Os ons fluoretos formam ligaes inicas mais fortes na estrutura cristalina da fluoroapatita, devido a sua elevada densidade de carga negativa. E) Dentre os halognios, o flor possui a menor eletronegatividade, sendo, portanto, o mais reativo. 09. Os alvejantes so comumente constitudos de agentes oxidantes, que retiram eltrons dos materiais coloridos, transformando-os em outras substncias incolores, normalmente solveis em gua. Por exemplo, na limpeza de uma pea de roupa branca manchada de iodo (cor prpura), pode-se aplicar uma soluo aquosa de tiossulfato de sdio (Na2S2O3), que originar produtos incolores e solveis em gua, conforme indicado abaixo. I2 (s) + 2Na2S2O3 (aq) 2NaI (aq) + Na2S4O6 (aq) O valor aproximado do volume mnimo, em mL, de uma soluo 1,0 M de Na2S2O3, necessrio para reagir completamente com 2,54 g de I2, ser: A)40 B) 10 C) 20 D)0,01 E) 0,04 10. O monxido de carbono (CO), um veneno metablico, incolor, inodoro e se apresenta no estado gasoso, temperatura ambiente. Isto confere ao CO a denominao de poluente imperceptvel. Quando

inalado, o CO interfere no transporte de O2 no sangue, ao combinar-se com a hemoglobina, para formar a carboxihemoglobina. k 1 Carboxihemoglobina (aq) + Oxihemoglobina + CO(g) k O2(g) Dado que a cintica da reao de formao da carboxihemoglobina de primeira ordem em relao a cada um dos reagentes, assinale a alternativa correta. A) A expresso que representa corretamente a lei de velocidade da reao inversa v = k1[carboxihemoglobina] / [O2], e k1 adimensional. B) A lei de velocidade da reao direta dada por v = k1[oxihemoglobina][CO], e as dimenses de k1 sero L mol1 s1. C) Quando os valores das concentraes iniciais da oxihemoglobina e do CO forem idnticos e diferentes de 1M, a expresso v = k1 representar corretamente a lei de velocidade da reao. D) A reao descrita dita de segunda ordem com relao aos reagentes, e a constante de velocidade k1 assume a dimenso L2 mol2 s. E) A etapa lenta da reao no influenciada pelas concentraes da oxihemoglobina e de monxido de carbono.
1

11. Em geral, os corantes e pigmentos naturais, responsveis pelas belas coloraes observadas nos animais e nas plantas, so obtidos por extrao em soluo. Assim, uma extrao eficiente requer que o corante apresente elevada solubilidade no solvente utilizado. Analise a estrutura do corante amarelo luteolina, representada abaixo, e assinale a alternativa que relaciona o solvente mais adequado para a obteno da luteolina por extrao, a partir de plantas.
OH OH OH O

n-hexano (C6H14) B) tetracloro-etileno (C2Cl4) C) tetracloreto de carbono (CCl4) D) benzeno (C6H6) E) lcool etlico (C2H6O)
A)

OH

12. A temperatura normal de ebulio do 1-propanol, CH3CH2CH2OH, 97,2 oC, enquanto o composto metoxietano, CH3CH2OCH3, de mesma composio qumica, entra em ebulio normal em 7,4 oC. Assinale a alternativa que compatvel com esta observao experimental. A)O mais elevado ponto de ebulio do 1-propanol deve-se principalmente s ligaes de hidrognio. B) O 1-propanol e o metoxietano ocorrem no estado lquido, temperatura ambiente. C) Geralmente, os lcoois so mais volteis do que os teres, por dissociarem mais facilmente o on H+. o D) Em valores de temperatura abaixo de 7,4 C, a presso de vapor do metoxietano maior do que a presso atmosfrica. o E) Em valores de temperatura entre 7,4 e 96 C, a presso de vapor do 1propanol sempre maior do que a de igual quantidade do metoxietano.
( N H C N C H O H 2 C 2 )
4

13. Os aminocidos so compostos orgnicos que, por condensao, originam as protenas, biopolmeros essenciais aos processos vitais das clulas. O aminocido (+) lisina (estrutura ao lado) apresenta, em soluo aquosa, uma rotao ptica especfica de
([ ]20 ) D

+ 13,5o (c 2, H2O). Com base na anlise estrutural, correto afirmar que a molcula da (+) lisina tem: um plano de simetria. B) uma configurao S e no pode ser dextrogira. C) um nico carbono assimtrico com configurao R. D) um nico carbono assimtrico com configurao S. E) uma configurao R e no pode ser levogira. 14. O on cianeto (CN-), quando na forma de cido ciandrico (HCN), um agente txico, no somente originado dos sais inicos utilizados em
A)

processos industriais, mas tambm naturalmente da hidrlise da amigdalina, substncia presente em sementes de ma, ameixa e pssego. A partir dessa informao, considere o equilbrio qumico descrito abaixo HCN(g) + H2O(aq) CN- (aq) + H3O+ (aq); Ka = 1 x 10-10. Assinale a alternativa correta. A) A elevada acidez do HCN destacada pelo valor de pKa = 10. Em solues com valores de pH acima de 10, h o favorecimento da formao do HCN. B) O HCN considerado um cido forte, e o valor de Ka justifica as mais elevadas concentraes de ons CN- e H3O+ comparativamente ao HCN, no equilbrio. C) O on cianeto uma base relativamente forte, razo pela qual reage prontamente com cidos fracos ou fortes para formar o cianeto de hidrognio. D) O HCN considerado um cido fraco, que, em solues com valores de pH muito abaixo de 10, ocorre majoritariamente na forma dissociada. E) A baixa acidez relativa do HCN ressaltada pelo modelo de Lewis, onde o on CN- atua como um bom receptor de pares de eltrons sigma. 15. As reaes orgnicas relacionadas abaixo possibilitam a preparao de compostos de interesse comercial, por exemplo, os protetores solares
O OCH3 X. C Cl O C AlCl3 (a) OCH3

CH3 Y.

Br2

Luz ultravioleta (b) FeCl3 ausncia de luz (c)

CH2Br

Cl

Z.

Cl2

(a), e a preparao de matria prima (b, c) para a fabricao de inseticidas, corantes, pigmentos e anti-spticos. Analise as seguintes afirmativas, relacionadas com as reaes X, Y e Z:

I. X uma reao de substituio, caracterizada como alquilao de Friedel-Crafts. II. Y uma reao de adio, caracterizada como halogenao. III. Z uma reao de substituio, caracterizada como halogenao. Com base nas informaes acima, assinale a alternativa correta. A)I e II so verdadeiras. B) I e III so verdadeiras. C) Somente II verdadeira. D)II e III so verdadeiras. E) Somente III verdadeira.

Anda mungkin juga menyukai