Anda di halaman 1dari 62

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES FRUM PERMANENTE DE DESENVOLVIMENTO ESTRATGICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

JORNALISTA ROBERTO MARINHO CUSTO E A QUALIDADE DAS OBRAS PBLICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Reunio realizada no dia 13 de dezembro de 2011. O SR. PRESIDENTE (PAULO MELO) Sob a proteo de Deus, declaro aberta a reunio do Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado do Rio de Janeiro Jornalista Roberto Marinho, a pedido do Deputado Paulo Ramos, que anteriormente queria que esta fosse feita em uma Comisso. Posteriormente, ele props que, no plenrio da Assembleia, sob sua conduo, discutssemos o custo e a qualidade das obras pblicas no Estado do Rio de Janeiro e a imagem da engenharia nacional. Convido para fazer parte da Mesa caro Moreno, meu querido amigo, Presidente da Empresa de Obras Pblicas do Estado do Rio de Janeiro, Emop, representando neste ato o Dr. Hudson Braga; o Dr. Henrique Ribeiro, Presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro; o querido amigo, Presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, Agostinho Guerreiro. Agora apenas Conselho Regional de Engenharia ou continua com Arquitetura ainda? Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro. Convido ainda para compor a Mesa Roberto Kauffmann, Presidente do Sindicato da Indstria da Construo - RJ; o Dr. Mauro Viegas, VicePresidente da Firjan, que ter que sair porque tem uma viagem marcada ao meio-dia; Jefferson Paes de Figueiredo, conselheiro do Sindicato da Indstria da Construo RJ; e Luiz Carneiro de Oliveira, diretor financeiro do Clube de Engenharia. O Deputado Paulo Ramos chegar em seguida. Composta a Mesa, dou as boas-vindas a todos. Este um momento auspicioso para o Rio de Janeiro. Como dito ontem pelo Presidente do PSD e Prefeito da Cidade de So Paulo, Cidade-Estado, Gilberto Kassab, o Rio vive um momento de euforia econmica comparado chegada da famlia real e abertura dos portos. verdade. Esse momento econmico comeou com a coragem, de que tive o privilgio de participar, do Governador Marcello Alencar, que, enfrentando todo um corporativismo, criou o Programa
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES Estadual de Desestatizao, o PED, que permitiu alavancar o crescimento do Rio de Janeiro. Eu me lembro de que levei alguns anos para me mudar sou Deputado Estadual porque no conseguia que a Cerj ligasse a luz na minha casa. claro que no vivemos os melhores momentos do mundo. A Cerj tem problemas, algumas empresas continuam com problemas, mas o servio mudou muito. Faltava ao Estado empreender um pacote de intervenes que mudassem a nossa realidade. Ns estamos vivendo isso. Na Cidade do Rio de Janeiro, podemos citar a TransOeste, a TransCarioca, o Arco Metropolitano se no me engano, estamos h trs anos com obras, mais ou menos. Tivemos problemas srios com o meio ambiente, mas uma obra que marca uma poca no Rio de Janeiro importante para o escoamento da produo, o acesso ao Porto de Itagua e a distribuio rodoviria no nosso Pas. H obras fantsticas do empresariado, do setor privado, como o Porto do Au e o Porto de Itagua, de iniciativa de Eike Batista. Ns agora conseguimos que a Nissan viesse se estabelecer no Rio de Janeiro, um projeto aprovado pela Assembleia Legislativa com uma planta inicial de produo de 200 mil veculos. Recentemente, foi aprovado um projeto para expanso da Peugeot, tambm duplicando sua capacidade de produo. Diante desse boom de realizaes, o que se pergunta o seguinte: e a qualidade das obras pblicas? Ser que uma responsabilidade a dividir s com empreiteiros ou uma responsabilidade dos entes? O Estado tem um grande compromisso na confeco do projeto, na sua contratao, na execuo da obra. Isso foi o que o Deputado Paulo Ramos pretendeu quando solicitou que o Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado do Rio de Janeiro Roberto Marinho fizesse essa Audincia, e o que ns esperamos hoje colher aqui. Tudo o que se diz, tudo o que se faz na Assembleia gravado pela TV e consta dos Anais da Casa. As faculdades de Engenharia foram convidadas, assim como diversos empresrios do setor, prefeitos e presidentes de Cmaras de Vereadores.
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES Ento, quero dar as boas-vindas a todos e convidar o Deputado Luiz Paulo para prosseguir presidindo a Sesso. (O PRESIDNCIA) O SR. PRESIDENTE (Luiz Paulo) Bom dia a todos. Estou substituindo o nosso Presidente Paulo Melo, em funo de que o autor da proposta, Deputado Paulo Ramos, telefonou-me pedindo que eu estivesse aqui porque ele est a caminho, porque se enganou no horrio. Ele achou que a Audincia comearia em torno das 10h, 10h15. Mas ele j est a caminho. Este tema um tema muito importante, o tema da qualidade das obras pblicas. Seguramente, muitos dos palestrantes focaro o tema sob cada uma das ticas. Mas necessrio que um dos expositores foque o grande desvio que o Poder, principalmente o Poder Executivo, tem cometido ao longo dos anos, independente dos governos, para que no seja uma crtica a um governo especfico. A qualidade das obras pblicas tem diminudo proporcionalmente inexistncia de projetos bsicos e projetos executivos com a devida qualidade. A verdade que a maioria das licitaes feita com algo, o quadro de quantidades, as especificaes, as definies dos equipamentos mnimos, so feitos com base num esboo de projeto, nem projeto bsico eu ouso chamar. E, dentro do edital, vem sempre um item para detalhamento do projeto executivo, salvo honrosas excees. Contratos de gerenciamento de obras com plano de amostragem, retirada de corpos de prova para fazer o controle tecnolgico, isso s vezes contm, mas na maioria das vezes esses contratos de gerenciamento tambm inexistem. So mais fceis de constar nos editais de obras, de editais internacionais. Evidente que nesse atropelo, nessa correria, a qualidade da obra diminui muito. Os prazos que poderiam melhor controlados so sempre tambm dilatados. Ento, acho que essa uma questo que tambm necessita ser enfocada. Fiz essa ressalva inicial para passar a palavra, inicialmente, ao presidente da Empresa de Obras Pblicas, o engenheiro caro Moreno Jr. Dizendo que V.Exa. dispe de 15 minutos.
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

SR.

DEPUTADO

LUIZ

PAULO

ASSUME

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES O SR. CARO MORENO JR. Bom dia a todos. Bom dia, Luiz Paulo, que est coordenando a Mesa. O que eu penso seguinte: eu acho que voc est correto na sua explanao em relao aos rgos pblicos. Correto no sentido que os rgos pblicos no acompanharam, assim, a onda do Pas. Ou seja, os rgos pblicos esto defasados em relao capacidade tcnica. Em todo Pas. E isso certamente reflete nos oramentos, na qualidade das obras, no resultado. Isso foi um processo, quer dizer, hoje temos uma dificuldade muito grande devido aos rgos de controle... Os rgos de controle se capacitaram. Eu acho que isso positivo. O Pas, a sociedade, a democracia, a transparncia, exigem isso: essa transparncia, esse controle. O que est havendo hoje exatamente isso: os rgos de controle se capacitaram e os rgos do Executivo esto a reboque. Ns estamos ainda numa luta grande por melhora. Ento, isso leva a uma repercusso grande; existe um conflito exatamente entre os rgos de fiscalizao e de controle, que positivo. Ressalto que isso positivo; est nos levando reflexo, nos levando atravs de muitos trabalhos, muitos questionamentos, a refletir em relao aos resultados, em relao s obras. Falando um pouco, ento, entendo que isso positivo. Em termos de Estado, no Rio de Janeiro, na Emop, ns estamos nos preparando, estamos nos capacitando para isso. Est definido e determinado pelo Governador. Ao longo desse processo, o Governador, o Secretrio de Obras, o Pezo, que quem coordena isso, que ns teremos Projetos Executivos do Governo do Estado. Ento isso foi uma determinao dele. Isso reduz, no acaba evidente, uma srie de problemas futuros. Exatamente como o Deputado Luiz Paulo menciona em termos de qualidade isso toca o sentido de qualidade, no s no resultado da qualidade dos equipamentos, da qualidade do material, da qualidade esttica e fsica, como tambm na questo do oramento, na questo do planejamento da obra. Ento esse Projeto Executivo determinao. Agora, no final desse ms, entre o Natal e o Ano Novo, estou apresentando ao Governador sete de projetos de hospitais executivos. Estamos h dois anos trabalhando em Projetos Executivos de uma forma geral: arquitetura, estrutura, instalaes eltricas, hidrulicas, equipamentos. Equipamentos so as instalaes especiais. Projetos Executivos agora este ano. Dois anos trabalhando. Agora eu lancei uma licitao nos PACs, Rocinha, Tijuca e o Batam de Projeto Executivo. No meu ponto de vista, um grande avano aqui no Rio de Janeiro. Estamos dando o exemplo.
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES Tivemos um frum entre a Prefeitura e o Governo do Estado em relao a isso. A prpria Prefeitura do Rio de Janeiro, que eu reputo ter tcnicos excelentes, me questionou muito sobre esse Projeto Executivo de favela. Eu no arredei o p um milmetro. Tinham arquitetos, engenheiros e o prprio corpo tcnico da Prefeitura questionando porque Projeto Executivo para favela, j que era praticamente impossvel. Eu os questionei: No, possvel. Vocs vo a Medeln, Medeln est fazendo isso. No s com maquete eletrnica, como maquetes fsicas. Eles dividem a favela, quer dizer, eles partem a favela e fazem a maquete fsica e nela comeam a observar onde que vou abrir ruas, que casas vamos tirar atravs dessa maquete no sentido do projeto executivo. Ento, existe uma cultura ainda no servio pblico difcil de quebrar essa cultura. Estou relatando um fato que aconteceu um ms atrs com a Prefeitura do Rio de Janeiro. Eu falei: Vamos fazer projetos executivos em relao aos projetos de favelas, que so projetos mais complexos do que projetos tradicionais. Ento, essa cultura est mudando, est mexendo. Acho que isso uma evoluo no Rio de Janeiro. Est definido e decidido isso. Quanto capacitao do rgo, temos muitos problemas a partir de janeiro. J esto entrando 80 funcionrios na Emop, entre arquitetos e engenheiros. Vamos receber um corpo de 80 funcionrios de nvel superior, arquitetos e engenheiros. Certamente, o salrio do plano. O mercado avanou muito, ento, est defasado. De qualquer forma, so funcionrios, engenheiros e arquitetos. a maior aquisio que a Emop teve e que ir reforar o corpo da Emop no sentido da capacitao para, principalmente, avaliar esses projetos executivos que vo ao longo do ano. Quero colocar outra questo, que a questo do oramento. O oramento uma pea fundamental. Tem o projeto executivo, que no se fala. Isso vai levar a ter uma melhora considervel, mas principalmente o oramento. O oramento um grande problema. Eu debati muito com o TCU. Estou pretendendo lanar um frum com relao ao oramento porque so vrios institutos de pesquisa no pas: o Governo Federal se baseia no Sinapi, que em nvel nacional. Aqui temos a Emop no Estado. A Prefeitura tem a
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES Seop, o Sicro e o Pini. So vrios institutos e, no meu ponto de vista, pelo menos no Rio de Janeiro, devemos integrar mais a Seop, que da Prefeitura, com Emop. Ento, estou buscando. Eu tenho um frum de bate em relao a isso. As composies de custo so muito heterogneas. Temos que, pelo menos, ter um banco de 2.000, 3.000 composies padro, pelo menos na especificao dela, no detalhamento do item, pelo menos o item detalhado, especificado. E, evidentemente, cada local, cada regio, ter uma especificidade de preo. Isso um grande debate que devemos fazer no pas, principalmente preos novos. No existe caderno nenhum no mundo. Na Emop, vamos lanar 15.000 itens agora. Mas com os 15.000 itens, de qualquer forma, continuam defasados. Evidentemente, a evoluo do pas, a tecnologia do pas cada vez avanando. De qualquer forma, sempre vo ter preos novos, preos buscados no mercado. Nesse entendimento, em relao ao oramento, ainda estamos muito longo. Estamos muito defasados do ideal, do meu ponto de vista. A questo da evoluo tecnolgica e evoluo dos projetos tambm insero da questo ambiental nos projetos. Tambm estamos muito defasados na questo da qualidade e na questo da certificao ambiental, que um instrumento no mundo, um instrumento importante que cada vez mais se avana. fundamental que o Estado seja um indutor nesse processo. Tambm estamos muito defasados em relao introduo desse mecanismo ambiental, quer dizer, ser um desenvolvimento sustentvel, as obras serem inteligentes com capacitao, o que estamos fazendo no Maracan e em outras obras. Em termos de qualidade fsica das obras, Deputados, penso que avanamos com um esforo muito grande da pequena equipe da Emop, da pequena equipe do Estado, assim dizendo, porque tambm pego alguns engenheiros do instituto. A qualidade fsica das obras, eu tenho absolutamente certeza que elas esto boas. Agora, na maioria delas, o que no bom para ningum, tivemos um aditivo nas obras, s vezes aditivos complementares. Isso muito desagradvel porque leva a uma desconfiana, a uma coisa muito desagradvel. Porm, isso peca no incio, exatamente na concepo e nos projetos executivos que praticamente ainda no fizemos, e agora estamos iniciando uma nova fase.
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES Eu coloquei esses dois temas aqui: projetos executivos que no so o fim de tudo, mas um grande incio, cada vez mais integrando no projeto executivo capacitao. Essa anlise anlise de oramento, anlise do projeto do Executivo deve considerar uma conteno, o tipo de conteno, o tipo de piso. A engenharia avanou no Pas, porm, os rgos pblicos esto com uma defasagem muito grande. As obras poderiam ter uma qualidade, no sentido lato, melhor. Com relao a essa nova modalidade que est chegando ao Rio de Janeiro, que chegou ao Brasil, a PPP, Parceria Pblico-Privada, ns tambm temos que nos capacitar. Existe esse modelo, que j um avano. O modelo antigo o Estado indutor, o Estado operacional, o Estado operando. A Emop tem ainda alguns pedreiros, alguns carpinteiros da prpria equipe, mas esse modelo terminou. Avanamos no modelo da terceirizao e h um terceiro modelo, uma terceira onda, a da PPP. Estamos tambm agora nos capacitando, estudando e fazendo cursos para isso. Existe um avano no modelo de gesto, uma terceira onda, uma terceira gerao. Ns, servidores pblicos, temos que avanar e nos capacitar. O SR. PRESIDENTE (Luiz Paulo) Muito obrigado, Dr. caro. Vamos ouvir agora o engenheiro Agostinho Guerreiro, Presidente do CREA do Rio de Janeiro, recentemente reeleito. O DR. AGOSTINHO GUERREIRO verdade, Deputado. Cumprimento esta Casa em seu nome, Deputado Luiz Paulo, conhecido nosso de longa data que dignifica muito no s o seu mandato mas tambm a nossa profisso, como engenheiro que tem estado sempre frente das grandes questes ligadas engenharia no nosso Estado. Gostaria de falar algumas coisas de maneira genrica e at agradeo ao caro, que abordou parte das minhas preocupaes. De qualquer forma, quero tecer alguns comentrios que me parecem importantes, no sem antes cumprimentar os colegas de Mesa e todos os presentes neste plenrio. Vivemos, certamente, um momento de transio que importantssimo. No podemos voltar sempre ao passado, mas s vezes importante
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES faz-lo. Comentvamos, um pouco antes do incio desta reunio, que o Rio de Janeiro j foi o crebro pensante e planejador deste Pas. Sem dvida, aqui estavam as maiores empresas de consultoria. Havia empresas no vou citar nomes com mil, dois mil, trs mil e at beirando cinco mil profissionais nos momentos de elaborao mais efervescente dos projetos. Isso foi murchando na dcada de 80 e acabou de murchar na dcada de 90. Demos um grande passo atrs, o que, sem dvida, teve grande influncia na cultura e na postura de todos os envolvidos com os grandes projetos de engenharia. Evidentemente, isso afetou as obras pblicas afetou obras particulares, privadas, e tambm as obras pblicas. Foi uma perda andamos para trs, na verdade e temos que recuperar as coisas boas daquela poca. No que ela fosse perfeita, mas muito importante recuperarmos os pontos positivos. Quando falamos dos projetos e das obras, embora na poca esse nome no fosse muito da moda e hoje ele bastante, mais o compromisso com a sustentabilidade. Devemos ter sempre em mente que no temos mais condies de produzir obras e projetos de obras que no levem em conta a sustentabilidade, o modelo de excelncia que garanta para os municpios de nosso Estado em particular e para o prprio pas, uma sustentabilidade que decorrncia de uma conscincia necessria, inclusive com o momento de dificuldade que o pas sofre ou que l fora se sofre, com repercusses aqui. Ns, do CREA, apenas para fazer uma rpida situao, temos a funo precpua de fiscalizao do exerccio profissional. A fiscalizao do exerccio profissional existe para a proteo da profisso, mas, sobretudo, para a proteo da sociedade. Essa a concepo principal. Da, nossas preocupaes de estarmos sempre juntos dos grandes problemas que afetam direta ou indiretamente a sociedade de nosso Estado, no caso, que a base territorial do CREA/Rio de Janeiro. Procuramos sempre fazer uma sugesto ou uma crtica positiva, e temos procurado participar dos grandes problemas que temos vivido, muitos deles frutos de obras eventualmente que no tenham sido feitas de acordo ou obras que j
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES foram, digamos assim, deterioradas, sem a devida fiscalizao ou manuteno ao longo do tempo ou mesmo recentemente. Um caso que poderamos citar, por exemplo, em que tivemos grande parceria, sobretudo com a prefeitura, para eliminar esse problema e esperamos que no acontea mais, foi da exploso dos bueiros. Graas a Deus, no explodiram mais bueiros; no estamos ainda livres. Naquela poca, dizamos: A probabilidade de 90%. S no sabemos o dia em que vai explodir. Hoje, o contrrio: a probabilidade mnima de acontecer. Havia obras antigas com uma relutncia em se fazer a manuteno necessria e que, felizmente, hoje est sendo assumida numa parceria do CREA, Prefeitura, Ministrio Pblico, etc. A questo dos apages do Engenho, onde tambm havia uma relutncia em se resolver o problema, mas com nossa participao e de outros parceiros o CREA faz sempre parcerias foi resolvido. Temos procurado nos envolver at em problemas aparentemente que no seriam da nossa alada. S para citar exemplos: parques de diverso, barquinhos da Lagoa porque, aparentemente, no so problemas de engenharia, mas em decorrncia de m preservao, manuteno, pode atingir pessoas. Em parques de diverses, tivemos j acidentes com vtimas fatais. No caso da Lagoa, quase. Ento, isso engenharia sim. Existem as grandes obras de engenharia e as pequenas. O problema que estou citando isso e parecem coisas extremas. Mas por trs disso, existe uma mesma cultura que tem que ser rompida, que a cultura de que no adianta economizarmos tempo de planejamento, porque depois ns vamos ter que gastar um tempo enorme na hora da execuo, vamos gastar mais e no vamos cumprir prazos e vamos comprometer a qualidade da obra. Uma das coisas que eu achei interessante, por exemplo, ns fomos chamados pelo Presidente do Tribunal de Justia com mais de uma dezena de obras acontecendo no Estado, e ele queria desde o incio fazer uma parceria com o CREA e com o Tribunal de Contas do Estado. Achei uma lgica muito interessante, quer
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES dizer, em vez de deixar o problema para quando explodisse l, j antecipar para as coisas caminharem como deveriam ser desde o incio, j com o rgo fiscalizador fazendo parceria. Queria citar a obra da estrada de Itatiaia que foi inaugurada - isso o Dr. Henrique certamente tem condies de detalhar - mas como um exemplo de uma novidade; ela no faz a virada completa, mas contribui. Uma estrada numa regio que tem problemas ambientais e que a populao foi ouvida, os excessos foram discutidos e se tem um produto de muita qualidade e inovao, e tambm a questo do projeto executivo citado pelo caro, acho que o n principal da nossa questo. O caro mencionou tambm as PPPs. Tentamos fazer PPPs desde 2002 no Estado do Rio, - na poca em que fui Secretrio ns tentamos fazer PPPs mas no havia ainda condies objetivas e elas no aconteceram. Ento, o Estado est amadurecendo e estamos vendo que isso agora caminha, um assunto que precisa ser muito bem discutido. Na questo que eu acho que o centro da nossa contribuio, fazer um pouco certo pleonasmo, mas acho que vale a pena pela dificuldade que temos tido nas nossas obras pblicas, que essa aparente dicotomia e aparente escape entre a questo do projeto bsico e do projeto executivo. Do ponto de vista legal o projeto bsico no tem problema nenhum, fazer licitao com base no projeto bsico, todos que esto aqui sabem que a lei permite isso, se pode fazer. A questo que isso foi se difundindo de tal maneira que os nossos projetos bsicos, muitas vezes chamamos de projeto bsico porque se d um nome para aquilo que est ali de projeto bsico, mas s vezes nem projeto bsico , e se licita obras caras, se licita s vezes obras de grande porte com cronograma definido pela necessidade de inaugurao do projeto, com valores que esto relacionados com recursos pblicos e essas coisas acabam no funcionando. Acho que no temos que ter inveja de nenhuma engenharia do mundo, a engenharia brasileira uma das melhores do mundo. Temos uma engenharia que se desenvolveu, que evoluiu em alguns setores at de forma magnfica. Poderia citar um exemplo conhecido, as tcnicas que a Petrobras
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES desenvolveu para a localizao de petrleo em guas profundas. Somos os melhores, no tem ningum que consiga fazer o que a Petrobras faz e isso foi desenvolvido aqui no Brasil com engenheiros e tcnicos brasileiros, com uma empresa brasileira e parte do processo geral da nossa engenharia. Isso atingiu tambm outros setores. Estou citando um exemplo que de maior envergadura, pelas repercusses que teve, inclusive com a descoberta do pr-sal, mas isso pode servir tambm em ouras reas. Agora, infelizmente, o que ns temos visto na grande maioria dos casos em que o projeto bsico tem sido utilizado, para no dizer na totalidade, pelo menos numa grande maioria dos casos, ns temos tido problema. Isso ruim. O Projeto Executivo, se ns somos uma engenharia que no deve a ningum... Nessa questo outros pases costumam gastar mais tempo planejando e, na hora de executar, fazem numa velocidade de at cinco vezes mais rpida do que no Brasil. A variao dos custos comparativamente irrisria quando se compara com a variao de custos aqui no Brasil e a variao de prazos igualmente mnima quando se compara com a demora dos prazos do nosso Pas. Essa uma questo que ns temos que enfrentar! No adianta nos escondermos. Esse um problema que a engenharia brasileira tem que enfrentar; que os rgos pblicos tm que enfrentar; que o executivo tem que enfrentar, enfim, todos ns temos que enfrentar. Ns temos procurado fazer o nosso papel, uma crtica construtiva, uma crtica parceira, mas no h como... Ns vamos continuar tendo obras de baixa qualidade, gastando n vezes mais do que aquilo que foi estimado, aquilo que foi orado, porque a nossa cultura ainda est repousando nesse tipo de cultura. Esse um problema muito srio. Eu fico muito feliz quando o caro nos disse que ele vai entregar ao Governador sete projetos, se no me engano, de hospitais, todos eles Projetos Executivos. E fico feliz tambm quando ele me diz que num auditrio, onde estavam 80%, ou mais, de tcnicos oficiais, tcnicos do Governo, ele teve que fazer p duro para defender o Projeto Executivo porque os nossos tcnicos governamentais entendiam que, por exemplo, em favela no d para fazer tal projeto. D! Se houver deciso d para fazer Projeto Executivo em qualquer lugar. No tem nada, em nenhum lugar, em nenhuma circunstncia, que no d para fazer Projeto Executivo. Agora, tem que ter deciso poltica. Tem que ter uma cultura poltica e tcnica que tenha poder para sustentar que essa implementao ocorra. E as empresas que aparentemente poderiam ser prejudicadas, podem sofrer um perodo de adaptao
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES etc., mas, no final, todos ns seremos beneficiados. Todos! Inclusive as prprias empresas; no tenham dvida disso. Por exemplo, eu poderia citar algumas obras aqui que sofreram desse problema com consequncias muito graves. Mas eu vou me escusar de faz-lo, Presidente, porque pode dar uma impresso de que estamos querendo apontar obra tal, obra tal, e o nosso objetivo no focalizar essa ou aquela obra, esse ou aquele governo. Esse um problema de todos ns, que ns temos que enfrentar. Ento, esse planejamento da execuo, levando em conta essas questes que ns j citamos tambm, da sustentabilidade etc, e que se materializa na necessidade do Projeto Executivo, ela nos vai garantir obras no prazo e obras com melhores condies de serem fiscalizadas, porque hoje a transparncia que se procura tem sido atravs dos rgos de fiscalizao, s vezes, h setores que reclamam dos rgos de fiscalizao, ah, mas o pessoal muito exigente, o Tribunal de Contas da Unio est exagerando, o Tribunal de Contas do Estado, Ministrio Pblico. Eu no me sinto com competncia definitiva para em um local pblico como esse falar sobre essa questo. O que eu posso dizer o seguinte: que esses rgos - como todo mundo deve ter seus pontos positivos e negativos - esto correndo atrs do prejuzo porque a evidncia dos prejuzos causados pela m administrao dos projetos de engenharia e das licitaes etc so to evidentes que eles esto tentando fazer o que est ao alcance deles. Tanto que ns temos procurado fazer parceria com todos eles, porque ns tambm temos os nossos pontos positivos e negativos. Ento, ns tambm, humildemente reconhecemos isso e procuramos fazer nossa parceria com o Tribunal de Contas do Estado, onde cabe com o Tribunal de Contas da Unio, com o Ministrio Pblico Federal, Estadual, Defensoria Pblica, enfim, temos uma srie de parcerias formais do CREA-RJ, atravs de convnios, atravs de outros mecanismos, que garantam, por exemplo, outra coisa que pode eliminar muitos problemas. Ns temos convnios, por exemplo, com rgos pblicos em que os tcnicos que vo trabalhar nos projetos, eles tm que estar regularizados do ponto de vista profissional. Muita gente s vezes no entende isso, enxerga isso como uma coisa coorporativa, e no muito. Os que me conhecem h mais tempo sabem que no minha formao a questo coorporativa, quando cheguei ao CREA tomei um susto de ver aquela coisa to complexa, mas uma das coisas que fundamental, uma delas, sem dvida nenhuma, que as empresas e os profissionais envolvidos em projetos de qualquer natureza, quanto mais nos grandes projetos, estejam regularizados, porque a que ns vamos saber se os profissionais tm capacidade e competncia para fazerem o
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES que eles esto fazendo, se tm o acervo tcnico que permite que aquela obra realmente seja feita com qualidade. Enfim, isso uma coisa muito importante e muitas prefeituras ou nos pedem, atravs de convnio, ou elas prprias pedem a situao de qualquer profissional da rea tcnica, isso tem evitado a prefeituras e eventualmente a algumas secretarias do Governo do Estado, problemas futuros de grande envergadura, apenas por essa peneirada e ns somos parceiros como citei esses casos agora, somos parceiros, das prefeituras pequenas mdias e at da Prefeitura do Rio de Janeiro, do Governo, em muitos momentos. Eu queria, para concluir, relembrar essa questo da credibilidade e da responsabilidade porque independentemente de qualquer coisa, esses assuntos que ns estamos tratando aqui so assuntos do grande pblico tambm, da sociedade, e cada fato que vai acontecendo gera falta de credibilidade e gera desconfiana e isso no bom para ningum. No bom para a sociedade que merece ter credibilidade, ter confiana nas coisas que vo acontecendo, no bom para as empresas, para os profissionais e para os Governos que produzem essas obras pblicas. Ns temos essa dvida, digamos assim, e podemos mudar a sensao que hoje permeia a nossa sociedade e diversos outros setores. No Estado do Rio de Janeiro, hoje se algum quiser me corrigir, por favor, o faa, mas falo com base nos dados que levantamos , as obras pblicas totalizam mais de 300 milhes de reais. Talvez alguns de vocs tenham informaes at mais precisas nos convnios. Se totalizarmos as obras do PAC, da Petrobras etc., chegaremos casa dos bilhes. Hoje, j nem sei, porque a cada momento vo se agregando mais bilhes e bilhes, mas acho que j est na casa das centenas. Para finalizar... O SR. PRESIDENTE (Luiz Paulo) At porque j se passaram os 15 minutos. O DR. AGOSTINHO GUERREIRO Ento, s para encerrar, lembro a construo de grandes obras, os BRTs, a TransOeste, a TransCarioca, o metr, com a Linha 4, o Maracan, a reforma do Sambdromo, prevista agora a do Galeo. Cito ainda o viaduto perto do Engenho, o Centro Integrado de Controle e Comando, o Porto Maravilha. Enfim, obras pblicas no faltam e para todas elas o
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES ideal era que realmente tivesse havido nem todas tiveram um planejamento adequado, projetos detalhados, projetos executivos e que o processo fiscalizatrio fosse feito de maneira que a prpria sociedade civil, junto com o prprio Governo, pudesse fazer, a tempo e a hora, as correes necessrias. Muito obrigado. O SR. PRESIDENTE (Luiz Paulo) Muito obrigado, Dr. Agostinho Guerreiro. Anuncio a presena de Anderson Silva de Souza, Secretrio de Obras do Municpio de Tangu; do ex-companheiro e colega de Parlamento Audir Santana, Subsecretrio de Estado de Turismo; e de Wayner Fajardo, Secretrio Municipal de Urbanismo e Obras de Rio das Ostras. Convoco o Deputado Paulo Ramos para assumir a Presidncia dos trabalhos, por uma questo de direito. Vai fazer uso da palavra, por 15 minutos, o Dr. Mauro Viegas Filho, Vice-Presidente da Firjan, que ter depois que se ausentar. (ASSUME A PRESIDNCIA O SR. PAULO RAMOS) O SR. PRESIDENTE (Paulo Ramos) Agradeo e afirmo que, na verdade, o Deputado Luiz Paulo se compatibiliza mais com a Mesa porque vive nos lembrando sempre que engenheiro. Ele me faz essa deferncia porque tive eu a oportunidade de propor este encontro e at me empenhei muito para que se realizasse. Por vezes, no exerccio do mandato, e at na vida mesmo, ns enfrentamos alguns percalos. Nesta manh, enfrentei um percalo muito grande. Liguei para o Deputado Luiz Paulo e pedi que ele, como engenheiro, estivesse aqui, frente dos nossos trabalhos. Mas, depois de eu ouvi-lo - j foi anunciado - vou fazer uma interveno rpida, como uma espcie de provocao adicional. Mas vamos aguardar. O SR. MAURO VIEGAS FILHO Sr. Presidente Paulo Ramos, primeiro quero cumprimentar a Casa por propor aqui esta reunio do Frum, muito oportuna neste momento que estamos vivendo; quero cumprimentar todos os da
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES Mesa, os Deputados, senhoras e senhores. As palavras iniciais do Presidente Paulo Melo foram tambm muito oportunas ao falar do momento feliz que estamos vivendo no Estado do Rio de Janeiro com os investimentos da ordem de 181 bilhes de reais para o prximo perodo 2011/2013. Esse investimento cobiado no s no Brasil como no mundo. Desse total, ns temos previstos, na rea de infraestrutura, cerca de 36 bilhes de reais para esse perodo prximo, at 2013. Isso no Estado do Rio de Janeiro. Temos visto tambm infelizmente est at no jornal de hoje que a Petrobras, por exemplo, no consegue gastar o investimento previsto para o ano de 2011 por diversas razes, entre elas a capacitao de mo de obra e equipamentos. Mas as apresentaes que ouvi at agora, Presidente, soam como msica nos nossos ouvidos, porque, primeiro, h afinamento entre elas, como disseram o prezado caro e o Dr. Agostinho Guerreiro. O problema que ns enfrentamos no nosso Pas hoje que falta uma conscincia pblica. Inclusive muito importante estar falando aqui nesta Casa, porque esta Casa uma Casa de polticos e precisa estar consciente da necessidade de que estudos e projetos de engenharia so fundamentais para que haja empreendimentos com sucesso. Gastar um ano ou dois anos no gastar, investir em planejamento, em estudos de viabilidade, estudos ambientais, projetos conceituais, bsicos e executivos, para que os empreendimentos possam ser bem executados. Vivemos esse drama porque o Pas est defasado em termos de infraestrutura, porque no investiu nos anos 80, 90 e, agora, estamos correndo atrs para conseguir atingir as necessidades mnimas que o mercado demanda de infraestrutura no Pas. Ora, mas no adianta correr demais, porque, se correr demais sem que o rito processual de engenharia seja feito com tranquilidade, ns vamos ter maiores atrasos, maiores prejuzos, maiores custos, e mais, vamos ter dificuldade de cumprir prazos, muitas vezes com contratos internacionais de grande porte sendo prejudicados por conta de um ritmo mal desenvolvido no incio do processo de execuo. muito interessante e rico ouvir o que falou o Dr. caro porque essa sensao ns, da iniciativa privada, temos, a de que os dirigentes pblicos esto conscientes, como todos ns aqui estamos, esto nivelados no mesmo ponto em relao a essas necessidades. Ele falou sobre a necessidade de se insistir e frisar que tem que ser feito um projeto executivo sim, mesmo em favelas. Este um ponto que merece ateno para permearmos na base os nossos tcnicos, para que isso seja uma voz comum. No adianta apenas a atuao da alta cpula dos organismos pblicos
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES do Sr. Governador, do Sr. Prefeito se a base no est com a cultura adequada para os projetos. At consigo entender a reao de que no adianta fazer projeto executivo para favelas. Eu diria: no adiantava, porque at algum atrs tempo se fazia projeto executivo no era s para favelas, era para ser na linha da cidade e ele ficava na gaveta dos rgos pblicos, durante cinco ou dez anos, aguardando recursos para se fazer as obras. Resultado: a dinmica das cidades, o crescimento das cidades, o crescimento da populao no caso das favelas, isso ainda mais dinmico deixavam o projeto executivo completamente defasado, inexequvel, havendo necessidade de se fazer um novo projeto executivo. O que estamos vivendo hoje, porm, um momento virtuoso: h recursos para fazer os estudos, os projetos e as obras na sequncia e no cronograma adequado. Graas a Deus, os recursos hoje existem, s que isso precisa ser contratado dentro de processos adequados. No adianta fazer contratao de estudos e projetos com prego eletrnico. No adequado, no se contrata mdicos com prego eletrnico. O prego eletrnico timo, veio para melhorar muitas atividades, mas no adequado para se fazer contratao de estudos, projetos e atividades de engenharia. Isso se verifica a tal ponto que o Governo do Estado de So Paulo, com lucidez, fez um Decreto, em dezembro do ano passado, proibindo a contratao de estudos, projetos e gerenciamento de obras pblicas por prego e por menor preo. Isso uma lapidao do processo pblico. O prego importante, mas no para essa atividade. Obviamente, para se adequar isso, tem que ser dentro de uma estrutura de Lei. A Lei foi feita e estamos pleiteando que no Rio de Janeiro ela tambm venha a existir para que essa atividade, que em termos de custo do empreendimento representa uma parcela pequena, mas tem alto valor de inteligncia, seja contratada de forma adequada. Outro aspecto muito importante como capacitar os tcnicos das estruturas das empresas pblicas, das autarquias e entidades pblicas para gerenciar o volume de obras, porque no adianta um timo investimento se quem est no comando no tem a expertise, no tem conhecimento. Muito bem. Ento, a Firjan, numa iniciativa que tomamos no ano passado, fez a capacitao de 29 tcnicos do Governo do Estado, de Obras, do IBR, do Inea, enfim, de vrias entidades, para dar
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES uma capacitao bsica do que hoje o estado da arte em termos de ferramentas de gerenciar obras de engenharia. Essa capacitao vem para melhorar, mas no pode ficar s num curso de trs meses, seis meses. Essa capacitao tem que ser contnua para que o processo venha, de fato, acontecer. Ns estamos provendo isso para o Estado, para o Municpio do Rio de Janeiro fizemos a mesma coisa e para alguns municpios do interior. Capacitamos tambm no Noroeste fluminense cerca de 290 pessoas, pela Federao, para poder minimizar a distncia que existe hoje entre as altas tecnologias que se tm disponveis para executar estudos, projetos e obras e a dificuldade que encontramos na nossa contraparte que so as entidades pblicas de terem essa adequao. Isso porque houve uma defasagem muito grande por falta de investimentos. O grande desafio que as autoridades pblicas tm - e aqui presentes o Dr. Henrique e o Dr. caro que sabem muito bem do que estou falando como prover essa capacitao para que o prprio corpo tcnico dessas instituies exija que haja esse planejamento, este processo de projeto conceitual adequado, no seu tempo. No possvel fazer de uma ideia hoje s iniciar as obras daqui a trs meses. Isso impossvel. Porm, como disse o Dr. Agostinho, o projeto bsico, vira, s vezes, qualquer coisa. Qualquer papel aceita. E depois? E depois, j com recursos alocados contratados - percebe-se que aquilo no exequvel. Os recursos e mobilizaes j esto feitos para a obra, e voltam ao processo inicial. Este Frum est nos permitindo fazer aqui uma reflexo da importncia e da necessidade imperiosa de sairmos em busca de uma mudana de postura que s ser possvel, no s com o afinamento dessas relaes do Governo com as entidades privadas, como tambm com a capacitao dos tcnicos e engenheiros. Esse desafio no s para que esse processo acontea de uma forma melhor. tambm um desafio para que esse crescimento previsto para o nosso Estado, ambicioso e de nmeros nunca vistos neste Estado e neste Pas, possa acontecer nos prximos anos. Gostaria de enfatizar essa importncia. Que ns, a partir desse Frum, faamos aes como esse gesto que a Firjan fez, de fazer uma capacitao. Mas em vez de serem dezenas, que sejam centenas ou milhares, porque ns teremos
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES necessidade sim de milhares de engenheiros e tcnicos neste Estado, para dar conta do que est previsto, do que est contratado. Agradeo muito esta oportunidade, em nome da Federao das Indstrias, ao Presidente da Mesa, Deputado Paulo Ramos, e parabenizo os meus colegas presentes pelo alto nvel de integrao que estamos tendo nesse Frum. Muito obrigado. O SR. PRESIDENTE (Paulo Ramos) Eu no tive a oportunidade de ouvir nem o Dr. Henrique nem o Dr. caro. Ainda no falou? Deram-me a informao de que j havia falado. Vou aproveitar que o Dr. Henrique no falou, para fazer a minha provocao, que foi o que insistentemente me inspirou para propor a realizao desse Encontro. No exerccio do mandato, para quem simultaneamente parlamentar e militante, percorremos os quatro cantos do Estado. Temos uma convivncia tambm vou usar a expresso muito ntima com a populao. E vamos constatando que, especialmente, as chamadas obras populares, aquelas obras que alcanam imediatamente a populao, deixam graves problemas. Depois vo sendo implantados insistentemente, pelos governos sucessivos, na busca da correo. Vou comear pelas obras habitacionais: as habitaes construdas em homenagem s polticas pblicas, isto , as habitaes construdas com recursos pblicos. Se pegarmos os conjuntos habitacionais do tempo da Cehab, um verdadeiro horror, porque a cada perodo de quatro anos, ou no, a cada governo existe uma reforma do conjunto habitacional. E isso ainda vira moeda de troca eleitoral. Se pegarmos as construes populares do antigo BNH, vamos verificar situaes as mais lamentveis. Se agora, nesta fase atual, pegarmos as obras ligadas ao Arrendamento Familiar e ao Programa Minha Casa, Minha Vida -as mais recentes e financiadas pela Caixa Econmica - verificamos que as pessoas alcanam o auge da felicidade quando recebem as chaves para, trs, quatro meses depois, virem as rachaduras, as infiltraes em obras concludas sem a observncia at das especificaes. Aperta o boto da descarga, a gua no desce; na primeira chuva, vem o terror.
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES Qual a provocao que fao? Alis, com uma preocupao, quando falei aqui: o custo e a imagem da Engenharia nacional. At hoje existe uma visibilidade maior em relao ao Governo, uma visibilidade que eu chamo em relao ao poltico ou poltica. Mas qual o papel do engenheiro naquela obra? Ele se submete, por exemplo, por uma questo de empregabilidade, s exigncias, s imposies da empresa que o contrata, para fazer vista grossa, ou at coonestar, no s ao planejamento, mas principalmente execuo da obra. Mas e o poder pblico, que recebe a obra? Porque existe a fiscalizao, existe quem fiscaliza, mas existe tambm o recebimento da obra; a obra deve ser recebida, depois de concluda. Existe algum que deve atestar que aquela obra est concluda e que observa a qualidade exigida em relao ao que foi planejado. De quem essa responsabilidade? Quer dizer, como fica o rgo responsvel, o Crea, na proteo a um engenheiro qualquer que no deveria se subjugar. Eu falo isso relativamente aos engenheiros porque tenho lido muito questes ligadas crise do capitalismo mundial e vejo o que aconteceu com alguns tcnicos do FMI. Aqueles que denunciaram o que poderia acontecer, aqueles que criticaram o processo, aqueles que fizeram os relatrios demonstrando que tudo a manipulao de balano, a superestimao de garantias - foram demitidos e nunca mais conseguiram emprego. pela relao que menciono isso, porque tem relao! Dou esse exemplo porque aqui, com o caro, com o Henrique, temos uma convivncia, estamos sempre nos encontrando e tocando no assunto. Digo isso porque h o dia a dia das pessoas e a questo da habitacional. E no existe nenhum fator de incluso social to forte quanto habitao. Quem mora com dignidade passa a ter outra pretenso, outro nvel de aspirao. Todos ns sabemos que o regime ps 64 inverteu o sentimento da sociedade, especialmente da classe trabalhadora, porque no existia o sentimento da casa prpria era o direito moradia. Os Institutos, antigamente, antes da unificao, no vendiam a casa ao trabalhador, eles alugavam. Era o leasing social: Voc vai pagar um aluguel por trinta anos, um aluguel simblico, para morar nesta casa. Tem que morar, se no
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES quiser, devolve ao Instituto. No pode vender nem relocar. Entregavam a casa com a moblia bsica e tinha que morar nela. Com o fim da estabilidade dos trabalhadores, com a criao do Fundo de Garantia por Tempo de Servio, em 1978, houve a mudana da mentalidade: era a casa prpria, era o trabalhador comprando uma casa para pagar um financiamento com juros, pagando com seu prprio dinheiro. Houve uma mudana de mentalidade. Hoje a casa prpria. O sujeito s vezes compra, ele no tem renda, numa primeira dificuldade ele vende a casa ou aluga; ele no tem obrigao de morar nela. Bem, eu tenho percorrido vrios conjuntos habitacionais dos mais novos e vejo o sofrimento da populao, diante de uma imposio da Caixa Econmica. Como um arrendamento, a Caixa Econmica determina a empresa que vai administrar o prdio. Tm situaes em que o arrendatrio paga pela compra uma prestao quase igual ao que paga de condomnio; e a administradora, obviamente, como uma espcie de barreira da Caixa, no toma as providncias em relao aos vcios da construo que se revelam, s vezes, com tanta presteza. Ento, qual o papel? Quer dizer, o poder pblico recebe. E quem recebe a obra? Qual o papel do Crea, para dar sustentao ao engenheiro, que no pode de forma alguma participar de uma construo que no observa a qualidade exigida. Eu digo: a imagem da engenharia nacional no vista, porque o engenheiro no tem visibilidade social a obra um conjunto, mas a obra do governo. Eu quis me concentrar, meu querido Agostinho, no engenheiro, com essa preocupao. Quer dizer, quem responde, diante da sociedade, pela m qualidade da obra pblica, principalmente, da obra que atende a um clamor social, no caso a moradia? Poderia falar a respeito da pavimentao e da drenagem, e do saneamento bsico. Como ns ficamos com projetos, j antigos, do saneamento da Baixada Fluminense, aonde chegam tubulaes fora das especificaes? O esgoto volta. Ou, ainda, a respeito da despoluio da Baa de Guanabara. Construram as estaes de tratamento e no construram a rede coletora de esgoto. um desafio razo.

____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES A primeira indagao: quem controla o andamento e quem fiscaliza na obra pblica a sua execuo? E, depois, quem atesta o recebimento da obra? E quem se responsabiliza depois que os vcios da construo aparecem? Isso uma coisa. Acredito que esse meu propsito fica praticamente compreendido, mas no s isso. Ns temos a uma abrangncia muito grande. claro que sempre uma oportunidade para que as representaes do governo possam divulgar as obras que esto sendo realizadas e as obras que vo ser realizadas, porque o Rio de Janeiro est recebendo, como j foi dito, um volume de recursos muito grande para investimentos. Qual vai ser a herana deixada pelos campeonatos do futebol? E a vem a questo das obras nas favelas, j citadas. No sei se muitos tm a minha opinio, mas eu entendo que no h a possibilidade de transformar uma favela em bairro com as intervenes que esto sendo feitas, com a construo de telefricos... No possvel transformar uma favela num bairro. Favela foi uma sada de desesperados que no tinham onde morar. Quem conhece favela por dentro sabe que impossvel transformar aquela favela num bairro. No possvel. Ento, na minha avaliao, todos os projetos que esto sendo desenvolvidos, em ltima anlise, vo eternizar a existncia da favela. Eternizar e no um projeto de substituio daquelas habitaes sem a remoo das pessoas. E a eu digo o seguinte: eu leio o que sai nos meios de comunicao: Vamos investir 300 milhes na Mangueira. Isso o que est sendo divulgado. No Complexo do Alemo, 700 milhes. A o governo federal mais 160 milhes s com a fora de segurana... E ns vamos somando os milhes. Eu peguei o exemplo da Rocinha. Quem conhece a Rocinha por dentro sabe que no possvel transformar aquelas vielas em ruas. Tem ali a rua principal, mas tm muitos eixos. No possvel isso, nem criar acessibilidade. Seria preciso substituir as habitaes sem a remoo das pessoas, para ser uma medida definitiva de transformar num verdadeiro bairro. Eu leio, meu querido caro, que na Mangueira so 4.500 casas e que l tem uma populao aproximada de 20 mil pessoas. Que ali iro gastar R$ 300 milhes. Fiz um clculo: se uma casa razovel custa R$ 50 mil, para fazer 5.000 casas seriam necessrios R$ 250 milhes. Com o volume de recursos que vem sendo
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES divulgado que vo aplicar na Mangueira seria possvel ento substituir as habitaes e transformar a favela num verdadeiro bairro. Ento, e me pergunto: de quem a responsabilidade? Eu sei que a responsabilidade poltica; eu no vou, neste caso, transferir a para a figura do engenheiro, numa alucinao, para encontrar um culpado. Mas, afinal de contas o que pode levar uma deciso poltica de um investimento to volumoso para eternizar a tragdia? No tem como levar limpeza de lixo; no tem como levar saneamento bsico. No tem como levar. A no ser com investimentos muito altos, mas que seriam mais bem aproveitados se porventura transformassem aquilo em habitao digna; substituindo as habitaes; transformando num verdadeiro bairro e sem a remoo das pessoas. Sou oriundo do primeiro conjunto habitacional da Era Vargas e via que as habitaes tinham, pelo menos, dimenses razoveis. E as dimenses foram diminuindo. A falam em habitao a baixo custo, que na realidade habitao com pssima qualidade. Sou do PDT e vi projetos do Governo Brizola, aqueles tijolinhos vermelhos, que eram uma porcaria; usavam aquilo porque economizava, no tinha que fazer emboo, o tijolo era definitivo. Eu dizia que as pessoas querem morar com dignidade, mas querem tambm certa qualidade. A habitao razovel aquela em que o sujeito recebe algum sem ter que dizer no repare, no, ou, ento, no fica desesperado quando a visita vai ao banheiro e a descarga no funciona. Os desafios que fao caro Agostinho - com quem tenho mais contato em funo de outros temas da nossa vida nacional-, eu os deixo aqui. Cheguei a propor a criao da Arquitetura e Engenharia Pblicas para atender populao; cheguei, como Deputado Federal, a apresentar um projeto especificando as dimenses mnimas de uma habitao a ser construda com recursos pblicos; no fazer quarto de 8m como tem sido feito, alm de salas com 9m. Lembro-me de que, quando construram a Vila do Joo, na poca da ditadura, todos acharam melhor morar numa casa de 18m do que em palafitas, mas entregar uma casa construda com recursos pblicos com essa medida um acinte. Fao tais provocaes sem qualquer inteno de criticar; mais para reflexo; no quero aqui, com isso, me apresentar como sendo o dono da verdade. Mas deixo aqui o desafio, primeiro, em relao s obras pblicas para habitao popular. Como ficam? Os vcios redibitrios, os vcios ocultos da coisa.
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES Quem responsvel por isso? E a questo da favela como fica, tanto em investimento para eternizar aquilo que no inclui; que mantm a pessoa numa habitao que no a mais apropriada? Agradeo a todos por terem ouvido as minhas provocaes. Agradeo ao Secretrio Audir Santana, sempre presente; ao Deputado Sabino, que chegou h pouco. Peo ao Deputado Luiz Paulo para assumir os trabalhos. Lembro tambm a responsabilidade da iniciativa privada, das construtoras. Como fica a imagem das construtoras? As placas ficam l. Construtora tal, construtora tal. Como fica isso? Ento, essa a minha provocao. Deputado Luiz Paulo, venha para a Mesa para dar continuidade. Agora, vamos ouvir o Dr. Henrique, que j um calejado servidor pblico e que tambm est acostumado a nos aturar aqui um pouco. Ele j veio aqui em todos os momentos, na alegria e na tristeza. O SR. HENRIQUE RIBEIRO Bom-dia a todos. Nobre Deputado Paulo Ramos, presidente da Mesa, meu colega Deputado Luiz Paulo, Dr. Agostinho, demais componentes da Mesa, quero primeiro parabenizar a iniciativa desta Assembleia Legislativa atravs do Deputado Paulo Ramos, por esse frum de debates e discusso. Eu acho muito positivo que se debatam as questes polmicas. importante isso. E esta uma Casa de polticos. Antes de tudo, os polticos deveriam ter a conscincia nessa busca de qualidade como est se discutindo aqui, das obras. De maneira que muito positiva esta iniciativa. Eu quero abordar duas questes principais. O Deputado Paulo Ramos falou aqui sobre a questo da qualidade das obras e sobre a questo de quem se responsabilizaria depois da obra entregue. Essas questes todas esto previstas na Lei 866. No temos de nos preocupar. Essa lei garante o seguinte: primeiro, h um termo de recebimento do rgo pblico que constri. Ento, h os responsveis naturais de acompanhamento e fiscalizao. Depois de entregue a obra, a lei garante que durante cinco anos qualquer problema que houver de responsabilidade de quem construiu. Esses instrumentos j existem. s saber utiliz-los. E ns no DER usamos isso. Quantas obras que do problema e ns chamamos a construtora dentro daquele prazo de cinco anos e ela vai l e corrige.

____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES Fizemos isso recentemente numa obra na Regio Noroeste. Est aqui o meu direito do interior, Dr. ngelo, meu colega engenheiro. Foi na rea dele. Acusou um problema na obra, algum reclamou, deu problema de algumas protuberncias no asfalto, chamamos a empresa. E era uma empresa conhecida, a Delta. Delta, vai l e corrige. E corrigimos. Isso o uso do que a lei nos fornece. Ento, quanto questo da qualidade das obras s fazer cumprir o que a lei determina; no vejo problema nenhum. Ns temos buscado sempre no DER fazer as coisas acontecerem as obras - e fazer com que elas cheguem perto da qualidade desejada. Os projetos, como se tem falado aqui, um problema at nacional, no s do Estado. uma questo de dcadas, por falta de profissionais devido s contingncias polticas ocorridas desde a dcada de 80, onde j tivemos excelncia de consultorias de projetos na dcada de 70; era o auge da consultoria principalmente no setor rodovirio. Mas depois ns do setor rodovirio sofremos muito quando se desvinculou a questo do Fundo Rodovirio Nacional. Houve uma desvinculao pelo Governo Federal. A partir da, todo o sistema rodovirio sofreu, no apenas os estaduais, como o prprio federal. No havia investimentos, o que vinha era pouco, como o recurso era escasso cada um se virou da maneira que podia. E aqui no Rio de Janeiro no foi diferente. Ns do Rio de Janeiro sofremos muito mais que outros Estados porque aqui ns no conseguimos, o DER do Rio de Janeiro via Estado no conseguiu ter acesso aos investimentos internacionais por causa do endividamento. Quando houve a fuso obrigatria do antigo Rio de Janeiro com a Guanabara houve aquela interveno, fizeram altos investimentos, o Estado no recebeu a compensao por essa transferncia, naturalmente da capital para l, e uma questo histrica, basta as pessoas buscarem que vo encontrar o porqu que ns vivemos, aps essas intervenes, esses problemas todos por falta de investimento na infraestrutura rodoviria, que o setor que eu estou me detendo mais, na questo aqui do Estado. Bom, diante disso comeou-se a trabalhar com o que tinha, o nosso sistema rodovirio sofreu muito por conta disso, no tem o seu desenvolvimento desejado a nvel do que So Paulo tem e os Estados do Sul. Por conta disso s agora, depois de mais de 30 anos, houve um governante que realmente
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES se disponibilizou a trazer investimentos para esse setor. E graas isso aproveitamos a oportunidade e fazendo os investimentos, buscando aprimorar a execuo das nossas obras nesse sentido. Como o Frum aqui trata da questo de qualidade de investimento e custo, ns trouxemos um exemplo de qualidade de obra e custo de investimento num exemplo recente que ns conclumos agora em novembro. Eu vou falar aqui da questo da adoo do asfalto adicionado com p de borracha. a primeira experincia, o primeiro investimento feito na Amrica Latina com sucesso. Eu estou declarando isso porque a declarao nem minha, um reconhecimento pela Sociedade Americana de Asfalto e Borracha. Vou mostrar aqui, um investimento onde ns pegamos uma rodovia em estado de pavimento bastante deteriorado, aqui entre Guapimirim e Cachoeiras de Macacu, so 35 quilmetros, ns fizemos esse investimento, depois de um estudo, ns levamos cinco anos tendo contato com os americanos no Texas, na Califrnia, depois na Europa via Portugal e Espanha, estudando e aprimorando essa tecnologia quando ento ns decidimos fazer, com o apoio do nosso Governador e do Vice-Governador esse investimento. Isso para mostrar, quer dizer, um caso realmente que consideramos de sucesso e ns vamos mostrar agora a e mostrar para os senhores a nossa busca, a nossa inteno de buscar sempre o melhor e alm da qualidade o custo tambm do investimento. Vamos comear a passar os slides, vamos mostrar para podermos acompanhar. Ento, ns pegamos uma rodovia num estado determinado e decidimos ento fazer essa soluo. Vamos passando a, por favor. Escolhemos, ento, uma rodovia com condies originais peculiares de asfalto, totalmente deteriorada. Naturalmente, primeiro fizemos um projeto executivo de pavimento. bvio. Foi estudado bastante e fizemos todas as pesquisas de campo com os ensaios determinados para, ento, fazer um projeto executivo tecnicamente adequado soluo a que nos propomos.
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES (PROCEDE-SE APRESENTAO DOS SLIDES) Os critrios de definio do asfalto modificado com borracha: em suma, deixe eu apenas colocar que ns, para fazer isso... Hoje, no Brasil, fala-se em asfalto-borracha, que misturado com o CAP, Cimento Asfltico de Petrleo, que a Petrobras fornece. Essa mistura feita pelas distribuidoras de asfalto em fbrica, mas a adio dessa borracha chega faixa de quatro ou seis por cento para formar o ligante. Eles vendem aqui e o pessoal aplica por a. Ns j aplicamos isso, mas no nos conformamos com o resultado do produto. Por isso partimos para buscar; conhecer l fora, o que se fazia l. Esse asfalto que estamos aplicando, 20% do p de borracha misturado no asfalto, mas in situ, in loco, no local da obra. Ele no vem de fbrica. Essa a grande diferena do que estamos usando em relao ao que se fabrica aqui. No pas, ningum fez isso no tipo que estamos fazendo, e nessa proporo. Ento, misturamos 20% no asfalto. Fica, naturalmente, um ligante viscoso. Para vocs terem uma ideia, a viscosidade do asfalto que misturado aqui, ela na faixa de engenheiros conhecem isso 500 cP (centipoises). No nosso caso, ele vai para 5000 cP. Esse ligante misturado no agregado e esse agregado, naturalmente, a massa asfltica que obtemos a 175 graus e, depois, ele aplicado. Qual o problema? Ele exige essa mistura, e por ser muito viscoso, o equipamento de mistura especial. Naturalmente, fabricado nos EUA; aqui ainda no se fabrica. O misturador acoplado a uma usina no campo e, ento, se gera a tal mistura. O problema mais srio que exige um controle rigoroso de qualidade. O agregado deve ter uma forma mais cbica possvel e deve ter a dureza da pedra, a dureza adequada. Tivemos que pesquisar em pedreiras quais os tipos de pedras. A borracha deve ter um controle adequado. Fomos fbrica para estabelecer a
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES composio do p de borracha. de pneu inservvel, mas ele precisa ter uma proporo adequada. Desde a produo da borracha tnhamos o controle direto, como da pedra tambm aqui. Fizemos esse processo, executamos isso. Por que utilizamos isso? Porque, nas experincias, durante o processo que pesquisamos, vimos que h vantagens nesse asfalto. Primeiro, a capa asfltica de que precisamos, a capa de desgaste, de 2,5 centmetros, quando a tradicional vai de cinco a seis. Ento, s a, h uma diminuio da quantidade de material. A camada depois da capa de asfalto, que chamamos binder, a camada intermediria entre a base, de 4,5 centmetros, quando o tradicional vai na faixa de sete, oito, dez centmetros. S isso j provoca uma economia, pela reduo da quantidade de insumos de que precisamos na fabricao da massa. Alm disso, o projeto foi pesquisado e definido para 20 anos de uso, quando a vida til mdia em torno de dez. Ns estamos assinando embaixo e garantindo que para 20 anos. Outras propriedades dele: reduz em 30% o rudo do pneu na superfcie e a distncia de frenagem tambm reduzida. Isso tudo foi feito com ensaios elaborados. Ele tem todas essas vantagens, consequentemente, o custo ns comparamos o mtodo do DNIT, do Pr-DNIT com o nosso 38% mais barato. Esto l, para quem quiser ver, as condies. Quem entra na rodovia sente a diferena com relao a uma rodovia comum. Pegamos esse trecho no havia acostamento , fizemos acostamento, alm da restaurao. Outra coisa: uma restaurao nesse tipo de rodovia exigia que fizssemos reciclagem de base, tudo isso. No foi necessrio fazer essa reciclagem. Ns s fizemos o que chamamos de regularizao, reperfilagem do pavimento, com massa comum, e depois botamos o binder e essa capa em cima. Isso est tudo ilustrado nesse slide que procuramos fazer. Estamos dando um exemplo de como ns fizemos isso no projeto, est l pronto para quem quiser ver recentemente. Ns fizemos uma obra de qualidade, com custo menor, com tempo de durao maior. A principal vantagem o fato ecolgico de aproveitamento dos pneus inservveis. Para os senhores terem uma ideia, para cada metro quadrado de asfalto, consumimos praticamente um pneu
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES usado. Ento, ao todo, ns gastamos uns 250 mil pneus inservveis, que foram utilizados para produzir o p de borracha. Fao meno ao nosso diretor de Interior, o engenheiro Dr. ngelo, que coordenou todo esse projeto, o acompanhou, fez viagens ao Texas, a Portugal, Europa. Ele foi o elemento de ligao para os nossos tcnicos nesse entendimento. Ns usamos uma tecnologia e, nesse ponto, os americanos nos ajudaram, nos assessoraram nesse processo. Aqui ns estamos mostrando a primeira estrada do Pas e da Amrica Latina feita com asfalto de borracha, estamos apresentando-a aos senhores. Depois, se quiserem fazer perguntas, o nosso engenheiro poder dar as respostas adequadas sobre o processo tcnico e tecnolgico usado. O SR. PRESIDENTE (Paulo Ramos) Agradeo ao Dr. Henrique dizendo que, claro, conhecemos a legislao e sabemos quais so os instrumentos legais disposio da administrao. O SR. HENRIQUE RIBEIRO Eu queria mostrar como o governo do Estado tambm est buscando esse lado da questo da qualidade e do custo. O SR. PRESIDENTE (Paulo Ramos) Eu estou querendo dizer que naturalmente ns observamos os pontos crticos, mas temos tambm h elogios. S fizemos a observao para provocar. Eu estou falando da vida. A legislao est a, mas teve um hospital pblico que depois de pronto ficou fechado, no pde ser inaugurado. Ento, a bem da verdade, claro que interessa saber como responsabilizar, mas rotineiramente isso no acontece. O SR. HENRIQUE RIBEIRO Como eu falei, a prpria lei d instrumento para isso. O SR. PRESIDENTE (Paulo Ramos) Eu sei disso. O SR. HENRIQUE RIBEIRO Se fez uma obra, quem construiu em cinco anos tem que cobrir o que der problema. Ns usamos isso. s usar.

____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES O SR. PRESIDENTE (Paulo Ramos) Na verdade, vou falar at como advogado, nem cinco anos. A qualquer prazo, desde que exista uma relao de causa e efeito, que o vcio aparea mesmo depois de cinco anos. De qualquer maneira, estamos tratando da vida, daquilo que as pessoas esto enfrentando no dia a dia, porque s vezes as pessoas so impotentes diante do poder pblico e no tm como reagir. Cito o exemplo em relao Caixa Econmica: os moradores dos conjuntos habitacionais esto completamente emparedados, sem possibilidades. O ideal seria que a Caixa Econmica estivesse responsabilizando as construtoras. Para citar s um exemplo. Mas vamos seguir, para no ficar aqui antecipando o debate. Quero chamar o Dr. Jefferson Figueiredo, conselheiro do Sindicato da Indstria da Construo. O SR. JEFFERSON FIGUEIREDO Muito bom dia, Deputado Paulo Ramos, demais participantes da Mesa, todos os presentes. Inicialmente, gostaria de parabenizar essa iniciativa de se poder trazer para debate um tema importante, colocando tambm em pauta a parte das construtoras porque intrinsecamente so as que realizam fisicamente as ideias estabelecidas pela parte poltica, pela parte executiva. Eu me sinto muito honrado com esse convite porque a gente entende que no debate polmico, ao se ouvir o controverso, a gente avana no processo, no fica uma viso de um s lado, facciosa, porque esse processo da qualidade vai ter que funcionar como um todo. A ns vamos dar uma viso nossa e fazer algumas propostas ao final do debate. No convite formulado, tambm est a na tela - no consigo ler daqui o slide - a proposta do debate, que identificar o papel e a responsabilidade de cada um dos entes, na garantia da qualidade das obras entregues populao. Mas antes ns vamos falar um pouquinho sobre qualidade, s para poder entender o que significa. Qualidade, quem no deseja? Todo mundo quer. Todo mundo quer ter o melhor e pagar o menor preo. Acho que esse um sentimento normal, ter algo muito bem executado, material de primeira, bonito, durvel, confivel.
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES Se voc fizer uma analogia com um carro, mais fcil de entender. Uma Mercedes Benz um excelente exemplo de qualidade. Quem no deseja? Mas muito caro. S poucos podem pagar. E as nossas obras podem ter a qualidade de um Mercedes Benz? Tecnicamente, sim. Mas nos dias de hoje, financeiramente, o Estado no pode se dar ao luxo de executar todas as suas obras nesse padro de qualidade, s em algumas, mas que verdadeiramente requeiram essa necessidade. No d para fazer em todas as obras, seno, vai faltar dinheiro para atender s demais demandas da populao. Que tal ter obras com a qualidade de um Gol? Mas Gol no tem a mesma qualidade de um Mercedes. E no tem mesmo. fabricado com o mesmo sistema de qualidade que o outro; o que muda a definio para fabricao: tipo de material, tolerncia, acessrios, sistema de segurana, mas o sistema da qualidade o mesmo. E o Gol um veculo que aguenta o batente; durvel, no custa to caro e nem para manter. o custo benefcio. Nesse assunto da qualidade, voc tem que estabelecer o que podemos pagar e o que queremos ter. No adianta s ficar pensando, aleatoriamente, sobre o que esse assunto; est querendo o timo quando no se consegue pagar o mnimo indispensvel. Voc tem que conciliar isso. Est certo? Simplesmente falar em qualidade, ela no identifica com exatido o produto. Qualidade, na realidade, um processo, no um fim em si mesmo. Ela estabelecida, na fase do projeto bsico, um pouquinho antes, quando voc concebe a ideia do que vai fazer. Eu preciso fazer, por exemplo, um centro de imagem, como foi inaugurado agora, recentemente, o que quero por l dentro, qual o nvel de acabamento que eu vou dar, o nvel de durabilidade, as exigncias de um produto corrosivo ou no, as exigncias de um isolamento contra o Raio X para proteger as pessoas. Tudo isso definido anteriormente. Ento, se voc no definir isso de cara, a qualidade fica difusa, fica sem parmetro. No d para medir. Se no medir no h padro. Sem padro, no h garantia de qualidade. No processo de qualidade, voc estabelece a qualidade, o que voc quer aferir. importante aferir nessa qualidade para que ela tenha um bom resultado. Voc vai aceitar ou no o produto. Depois, ainda vai rastrear onde est sendo
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES aplicada uma srie de coisas para que, ao final, voc tenha um produto de qualidade, seja um Mercedes Benz ou um Gol. Todos fabricados em cima de um sistema de qualidade com muito rigor, s que atendendo s especificaes distintas. A qualidade - ela tem custo. No basta s querer ter qualidade se voc vai conseguir atender a sua necessidade. Colocar l no caderno de carros: agora obrigatrio ter qualidade. Isso incuo. No vai funcionar. Porque voc tem custo verdadeiro, voc tem custos diretos da execuo do acompanhamento, do treinamento especfico para aquela execuo dentro do seu planejamento. Voc tem custos indiretos de conscientizao, de informao, de profissional, de estabelecimento dos padres. E muito caro para as nossas empresas. Voc ainda continua tendo custos posteriores porque voc ainda tem que guardar essas informaes de qualidade para poder rastrear a execuo e as responsabilidades sobre por que deu errado ou por que no deu errado. Voc cria uma srie de outras coisas que hoje, da maneira como controlado o nvel de qualidade, no tem. Voc vai passar a ter, mas importante porque seno voc no vai ter o seu produto com durabilidade, com pouca manuteno e essas coisas todas. A qualidade um processo que no pode ser interrompido, ele necessita de continuidade. Quando se est fisicamente no meio de um processo e se para por qualquer motivo parou porque no tem projeto; parou porque o Tribunal de Contas mandou parar; parou porque faltou dinheiro; parou porque tem que fazer um rerra para adaptar aquela coisa toda --, isso no um processo de qualidade. No tem como se trabalhar com uma situao to sem controle, que o que vai acontecer e basicamente o que acontece. Da mesma forma, a financeira. Voc entrou para fazer um produto com um preo enxuto. Na nossa atividade, todo mundo sabe quanto custa o metro quadrado de alvenaria, o que se gasta, o que no se gasta, sabe-se o detalhe e ainda se estabelece uma margem: olha, alm de eu conhecer o seu detalhe, voc s vai ganhar dinheiro at aqui. Estou falando com o foco das construtoras. No fazem a mesma coisa quando contratam. Por exemplo, vou comprar aquele laptop que est na mo do rapaz ali. Algum fez planilha de custo, quanto eles gastaram para fazer isso ou no fazer isso? Simplesmente, pergunta o preo e compra.
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES Nosso processo trabalha com preos muito reduzidos, porque so de conhecimento pblico. um processo que deve ter dezenas de livros. O Paulo Vilela Dias, autor de um deles, ensina a todos como se contrata isso. Na nossa atividade, se houver alguma paralisao, ela mortal para ns. Uma dificuldade financeira, por exemplo, uma dificuldade enorme para que os processos de andamento de faturas funcionem. Quando tem convnio com a Unio, tem mais outra srie de coisas para serem atendidas para que voc possa receber sua fatura e realimentar o processo, e precisa desse combustvel para funcionar. Daqui a 20 dias, vai ter um ano novo, ento, vamos parar para ajeitar as contas, daqui a trs ou quatro meses vamos abrir, o Tesouro volta a pagar. Onde j se viu isso? Como pode um processo funcionar se, para a obteno de um bom produto, bem feitinho, sua linha de montagem fica toda arrebentada? Porque no est bem planejado, porque no se conhecem as coisas, e ainda faltam recursos para poder fazer. Com isso, perde-se o investimento nos funcionrios que foram treinados; desarticula-se todo o processo para, daqui a alguns meses, tentar remontar de novo, tentar fazer. No h qualidade que resista a um troo desses. Ela no pode ser descontinuada, tem que estar bem planejadinha para poder funcionar. O que vamos falar no muito diferente do que se ouviu dos expositores anteriores. Temos que, no mnimo, elaborar um bom projeto bsico. No d para licitar vaga ideia: olha, tive uma ideia aqui, vamos construir uma estrada ligando x a y, e botar no papel, dar um risco e falar: vamos fazer isso. E aparecer com uma planta em escala 1:200.000 e dizer: olha, eu vou abastecer esta cidade. Isso no vai funcionar. Nessa fase do projeto bsico voc tem que definir o padro de qualidade condizente com cada obra e evidentemente com os recursos que voc tem. Voc precisa nesta fase tambm estabelecer, para dizer ao contratante e aos rgos do controle, como voc controlar e como registrar isso. Voc precisa incluir no oramento o verdadeiro custo dessas implementaes da qual falamos aqui agora; no d para ser irreal porque no funcionar, a conta vem logo ali na frente. Precisa contratar empresas gabaritadas, se est querendo avanar num procedimento, numa maneira, no pode no querer contratar empresas gabaritadas.
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES Precisaremos gabaritar mais empresas para que elas possam avanar, mas tem que ser gabaritadas para poderem entrar no processo, caso contrrio quebrar a corrente e a qualidade no ser atendida. Precisa tambm aferir o atendimento qualidade durante a execuo sem colocar uma coisa de maluco; uma coisa que inviabilize o processo produtivo. Ela tem que ser muito clara e focada na realizao da obra e no num monte de papel que no tem sentido com o objetivo; pode ficar muito caro. J estive em obra que o cara cronometrava entre o que ele andava daqui at l com o carrinho, se passasse 30 segundos ele apitava e mandava o carrinho voltar. No pode montar um esquema desses porque no tem nada a ver com o processo. O processo tem que ser realista, otimizado e importante para que funcione na busca da qualidade. Evidentemente, no poderia deixar de falar, tem que liberar e pagar as faturas com pontualidade. Todos os procedimentos envolvidos para se liberar uma fatura precisam estar tambm otimizados para que no cause soluo de continuidade e atrapalhe o processo da obra. Quem so os atores que esto na matriz da responsabilidade nesse assunto de qualidade? A sociedade o maior cliente porque tudo que feito de obra pblica feito para atend-la; no para atender especificamente uma classe a, b ou c ou uma empresa ou um poltico em geral, mas a sociedade que o cliente porque ela quem vai usar e quem vai pagar. Todo o dinheiro que utilizado em obra pblica vem do imposto, se no de cara, financiamento, mas depois precisa pagar o financiamento que sai do imposto. Ningum melhor do que os polticos para sentirem isso. O Deputado Paulo Ramos em suas andanas est dizendo que a sociedade est reclamando sobre como eles esto recebendo a casa deles; ns temos que ouvir; ns temos que saber por qu. Se o cmodo pequeno temos que ouvir, mas vamos ter dinheiro para dar um cmodo maior? No. Ento, no tem jeito, vamos seguir nesse caminho. O Estado em geral o quem tem que pensar no futuro; no o futuro de amanh ou depois de amanh, estamos pensando em cinco, dez anos frente. O Estado tem que ter uma turma dirigida a isso para ter tempo de sugerir as
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES intervenes futuras, para que haja tempo de essas intervenes serem contratadas, decididas, debatidas. Vamos, ento, fazer com essa linha, vamos contratar os projetos executivos, vamos estabelecer os padres de qualidade que vamos atingir, vamos estar preparados para isso. O Estado, depois, vai ter que contratar, vai ter que fiscalizar, vai ter que aceitar no h outro jeito, dele essa responsabilidade. As contratadas, sejam quais forem, precisam atender quilo para que elas foram contratadas. Se no atenderem, no vai funcionar. As entidades de classe tm que apoiar, tm que ajudar a permear essa ideia de qualidade para, entre os seus associados, proporcionar cursos e oportunidades para que isso seja difundido ao mximo, por exemplo. Os exemplos financiadores tm que estar focados na realizao do projeto; eles tm que estar com a responsabilidade de fazer com que as coisas que lhes so devidas aconteam de forma a manter o processo funcionando. Que aquela linha de montagem no pare porque est faltando cedilha no c de administrao, ento, voltou, caiu em exigncia. Isso no est focado com a realizao do projeto; isso vai custar dinheiro, vai impactar em alguma coisa l na frente. um desperdcio! Os rgos fiscalizadores tambm precisam estar imbudos disso e vir aqui sentar para discutir, porque eles tm as vises deles. Eu acho que tem que tomar conta da rebimboca da parafuseta. Mas por que tem? Por que o senhor acha que importante contratar isso, por que no s isso? Olha, vocs esto pecando aqui, aqui e aqui. s vezes, ns estamos, mesmo. o controverso, tem que escutar para corrigir o rumo, seno, no se corrige o rumo. Esses atores tm mesmo que sentar e discutir o projeto que se quer, a maneira que se quer e como vamos fazlo. No d para fazer do jeito que ns estamos fazendo hoje. O Sinduscon hoje j faz uma srie de cursos de gesto da qualidade a toda hora os coloca disposio , de capacitao, de formao de mo de obra, alm de palestras sobre novas tecnologias, mtodos construtivos, junto com o Seconci, o servio de assistncia ao funcionrio da construo civil. Cito at o programa Alfabetizar Construir, porque nas nossas obras h uma quantidade enorme de pessoas com baixssimo nvel de estudo e que so atores tambm responsveis para que aquele produto tenha uma boa qualidade final. Ento, ele precisa, no mnimo, entender as regras que lhe so passadas para que possa desenvolver a sua funo.
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES Ns ainda temos esse problema: usar tecnologias avanadas, produtos mais caros, produtos mais sofisticados, trabalhar num nvel zero, num prumo, num esquadro perfeito, em nvel de laser, ainda com uma mo de obra de escolaridade muito baixa. Esse tambm um processo que tem que ser enfrentado para que se possa ter, ao final, qualidade nas obras. Ao longo desses anos, o Pas sofreu muitas alteraes graas a Deus, para melhor. Mas passamos a um perodo negro da nossa histria. Ns todos aqui, que temos cabelo meio pintado de branco, padecemos uma barbaridade desde 1982, com um Pas travado, parado, sem dinheiro; foi se desmontando estruturas, estruturas, estruturas, tentando uma sobrevida, o que nos levou ao estado que estamos hoje. Naquela poca, por falta de dinheiro e tambm por uma necessidade de corrigir um monte de distores, se desmontou - a poca que estou falando na dcada de 90, l como Collor - toda a estrutura de consultoria que tinha dentro deste Pas. Que era necessria uma mudana ningum discute, mas eles no poderiam ter eliminado essa produo de projeto do jeito que eles fizeram. Foi um erro; erraram na dose. Cortaram o que estamos precisando hoje. Estamos aqui falando de projeto o tempo todo, e ns no temos sequer projeto bsico hoje, porque os rgos foram tambm esfacelados; no foram repostas as pessoas. Eu fico muito satisfeito de ouvir aqui o caro dizendo: Olha, ns agora estamos contratando 80 engenheiros e arquitetos. Ainda que com um salrio que est abaixo do mercado, mas o processo achou que devia ser assim. uma dificuldade que ser superada mais frente, mas o movimento no sentido de corrigir o problema. Quando ele fala assim: Eu estou licitando projetos antes da execuo para poder execut-los de uma maneira mais tcnica, mais segura, com menos problemas, com menos necessidade de aditivo, com menos problema com o TCU. O TCU e o TCE nessa briga falam assim: Olha, esse modelo no serve; vamos mudar; vamos fazer como tem que ser feito. E o que hoje se est depreendendo aqui, todo mundo est enxergando isso, e vamos seguir para a linha. Ou seja, ou voltamos a pensar estrategicamente e preparar com antecedncia, riqueza de detalhe o projeto das obras ou no teremos avanas significativos na qualidade. Muito obrigado.

____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES O SR. PRESIDENTE (Paulo Ramos) Anuncio a presena do Luiz Carlos dos Santos e Tiago Muniz, ambos da Prefeitura Municipal de Bom Jardim, Secretrio Municipal de Governo e Secretrio Municipal de Obras e Infraestrutura. Para alegria nossa, aproveitando a sua interveno, estamos recebendo aqui do IBEC Instituto Brasileiro de Engenheiros de Custo o Primeiro Frum Brasileiro de Custos de Obras Pblicas. J aconteceu no dia 30/11/2011 em Cuiab e vo se realizar em 14/12/2011, em Belo Horizonte; em 30/01/2012; em Vitria, 06/02/2012; em Fortaleza, 06/03/2012; em So Paulo, 20/03/2012 e em Braslia, 03/04/2012. Aqui no Rio de Janeiro em 30/01/2012. um evento que eu considero da maior relevncia porque muita gente fala que a administrao pblica fica engessada em funo da Lei 8.666 que obriga fazer a licitao. Mas preciso, na minha avaliao, aproveitando a sua interveno, que a questo do custo seja considerada porque muitas vezes algum apresenta, oferece um preo muito menor e que, obviamente, no ter a possibilidade de realizar uma obra de boa qualidade naquele custo, por outro lado, a sua observao relevantssima em vrios aspectos ou em todos os aspectos, mas tambm naquele, a presteza no cumprimento dos pagamentos. No pode imaginar que a contratada para uma obra pblica tenha a obrigao de custear ela prpria com seus recursos, a obra, em funo da inadimplncia do prprio Poder Pblico. Ns conhecemos aqui inmeras situaes at de empreendedores que vo falncia, todos ns sabemos que a paralisao de uma obra, no seu reincio, o custo passa a ser muito maior. Era preciso arrumar uma forma de equilibrar a igualdade na concorrncia, na habilitao para a realizao de uma obra pblica, mas tendo um custo que viabilize a realizao da obra com a qualidade exigida, s no concordei com a comparao com Mercedes Benz. Existe uma diferena muito grande entre luxo e conforto. Existe uma qualidade que uma qualidade que falamos razovel, a qualidade que aceitvel, que tem e observa determinados padres considerando a finalidade. Na questo habitacional ainda procurei dizer: uma casa ideal aquela em que quando recebemos uma visita no precisamos dizer no repara no. Ento, essa a casa ideal. E ns sabemos que ainda, e lamentavelmente, por vezes enfrentamos as questes ligadas ao superfaturamento de obras. A obra sai por um custo que no razovel, a vem aqueles enfrentamentos desagradveis, por vezes at ceifando reputaes, mas eu compreendi. S estou aqui manifestando a compreenso de que o Poder Pblico tem que contratar a um custo que possibilite a prpria realizao da obra e no estabelecer uma competio que observe o menor preo em havendo reconhecimento bvio de que naquele preo, aquela obra no ser realizada, a no ser que a qualidade fique muito prejudicada. Ento, assim: no
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES vamos gastar tanto cimento, vamos mudar o trao, vamos mudar essa relao, trs meses depois a parede comea a esfarinhar. Isto acontece s vezes quando a obra tem um custo razovel tambm. Esta a questo, no pode o Poder Pblico fazer uma obra que no tenha uma qualidade e que o custo no seja um custo compatvel com a qualidade desejada. Ento, me parece que os nossos engenheiros de custo vo debater naturalmente este tema. Eu e o Deputado Luiz Paulo temos uma proximidade muito grande com os engenheiros de custo e a fiquei feliz em estar aqui para anunciar esta iniciativa. No Rio de Janeiro vai ser no dia 30/01. Ento, vamos chamar o Diretor Financeiro do Clube de Engenharia, Dr. Luiz Carneiro de Oliveira, agradecendo mais uma vez a presena. O SR. LUIZ CARNEIRO DE OLIVEIRA Na pessoa do nosso querido Deputado Paulo Ramos eu cumprimento todos os companheiros de Mesa. Estou trazendo um abrao do nosso Presidente Francis Bogossian, que est em Braslia, e tambm no nosso Vice-Presidente combatente Fernando Siqueira, e Presidente da Aepet. Eu preparei um trabalho aqui, mas vai ser repetitivo, eu no vou aproveitar no porque muitos assuntos j foram abordados. Vou fazer s um retrospecto do que os nossos companheiros falaram, com a inteno de abordar os melhores momentos. O caro falou sobre projeto executivo e foi unanimidade na Mesa. Realmente, a Lei 8666 a 8883, a gente pode ter um projeto bsico, mas o projeto bsico vir no esboo, e isso ficou muito desmoralizado, com uma dificuldade muito grande de se fechar um oramento. Ns somos favorveis, o Clube de Engenharia favorvel a que o projeto bsico seja quase executivo, se no puder ser executivo. Isso muito importante. E o caro tambm se referiu defasagem de preo, porque muito importante pagar o preo justo. A Lei 8666 muito ingrata, porque o critrio de preos inexequveis praticamente no consegue ser aplicado. No papel qualquer empresa escreve o que quiser, depois tem que fazer a obra. Na verdade, o critrio de menor preo deveria ser o critrio de melhor preo, porque a obra mais barata aquela que fica pronta. No d para comparar custo de real com o benefcio para a populao. Ento, se ns tivssemos como aplicar o melhor preo - no o maior, nem o menor ____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES mas a lei est muito ingrata quando algum formula um preo que inexequvel, sabidamente inexequvel, comea e no consegue conclu-la. O nosso Agostinho Guerreiro se referiu ao desmanche da categoria de consultoria e fez aluso a que seria muito importante obras rpidas. Obra rpida aquela em que o custo indireto diminui muito. Alm de diminuir muito, provoca menor impacto ambiental populao durante as obras, como poeira, circulao de caminhes etc. A obra rpida tima, principalmente a obra urbana. Tambm obras do interior precisam ficar prontas para que o Estado e o dono da obra, o contratante, usufrua j dos benefcios da obra que est sendo feita. O Mauro Viegas falou uma coisa muito boa que a questo do prego eletrnico. ridculo prego eletrnico para obra de consultoria e de projeto. Prego eletrnico est mais para compra de materiais. Ento, um absurdo acontecer isso, o Clube de Engenharia est de acordo com ele nesse ponto. O nosso Presidente Henrique, do DER, falou muito a respeito do que a lei j prev o Cdigo Civil prev a garantia de cinco anos para as obras, e eu queria s ajudar complementando que para obra de arte a garantia de vinte anos. E falou dos benefcios do asfalto borracha, tecnologia muito boa, muito avanada, que a tente apoia totalmente. A vem a qualidade, porque o mtodo construtivo, executivo, o ngelo professor nisso, so tempos diferentes para aplicao e a tem a qualidade do pessoal da execuo. Vou fazer um parntese sobre qualidade. Quando a gente fala em qualidade, na verdade, o QSMS qualidade, segurana, meio ambiente, sade. E eu vou acrescentar educao continuada, para a gente criar equipe. Se no tiver gente que saiba aplicar, no adianta nada ter o asfalto de borracha, porque tem que saber aplicar. O que ocorre? Quanto qualidade, tem o manual do QSMS. Tem que ter procedimentos para cada atividade, tem que ter rastreamento, tem que ter adequao. Isso tudo preo, isso tudo reflete no preo. A gente, por exemplo, contrata uma obra, sem demrito para qualquer outro rgo, mas na Vale do Rio Doce, na Petrobras, no Grupo X. No Grupo X. Se no se fizer o procedimento de cada atividade, no comea o servio, com equipamento, com certificado de aferio,
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES procedncia de material, bota-fora licenciado. Isso tudo preo, tem que se refletir no preo. O Jefferson falou tambm sobre qualidade, custos, pagamento com pontualidade. O Clube de Engenharia tem uma sugesto a dar ao Deputado Paulo Ramos e ao Agostinho Guerreiro: com o projeto bsico melhorado, ou o projeto executivo, a elaborao do oramento muito importante para o sucesso de uma obra. No o preo ou cdigo Emop, no, o oramento em si, contemplando qualidade, equipe. Num organograma, os setores de qualidade e de segurana do trabalho so equivalentes ao setor de produo, mandam de forma igual. Se houver problema no relacionamento, o gerente contrata e quem vai dirimir e resolver a questo. No se comea um trabalho nas empresas a que estamos nos referindo sem autorizao dos setores de qualidade e segurana do trabalho. Isso importante. A sugesto que queremos dar que o engenheiro de custo que fizer o oramento seja o responsvel tcnico pelo oramento. Ele deveria apor a sua assinatura e o carimbo, registrar a anotao de responsabilidade tcnica para a concorrncia poder ir para a rua. Tem que ter a assinatura de quem fez o oramento. Isso ns achamos que vai melhorar muito a qualidade do oramento e poderia minimizar muito as questes porque quem tem matrcula no Governo no vai se submeter a qualquer ordem. H matrcula que tem uma situao a zelar e acho que essa seria uma medida importante para melhorar a qualidade do oramento. Temos checado os preos unitrios em si. So preos certos, corretos, mas o oramento no seu todo, no seu conjunto no reflete a necessidade que uma obra de vulto tem. Tambm, claro, a atuao da fiscalizao para fazer cumprir isso tudo muito importante. Se algum viu nas obras um exemplo genrico do Rio Cidade algum equipamento de compactao, tipo sapo ou CN-30 trabalhando, um privilegiado. um servio importantssimo, mesmo que seja em passeio, lgico, mas, se algum viu, est de parabns porque difcil ver. Agradeo e ratifico que nossa sugesto com relao ao oramento, para contemplar todos os requisitos necessrios para a qualidade, para a segurana do trabalho, para o meio ambiente, para a sade e a educao continuada.
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES Sem esses princpios, sem estar no preo, no vai acontecer. Tem que haver preo para as coisas. Obrigado. O SR. PRESIDENTE (Paulo Ramos) Muito obrigado. Vamos pedir depois ao Cerimonial que verifique quem do plenrio quer encaminhar perguntas. J h uma pergunta aqui, dirigida ao Presidente do CREA, Agostinho Guerreiro, mas o Deputado Luiz Paulo vai ser o primeiro a fazer a sua interveno, a sua indagao. Enquanto ele se dirige tribuna, lembro a Vila do Pan. Os apartamentos construdos, que antes receberiam os atletas, depois seriam vendidos. Os compradores os ocupariam, mas at hoje esto l enfrentando grandes problemas. Estou citando s um problema, poderia citar vrios. Deputado Luiz Paulo. O SR. LUIZ PAULO Como agora no estou limitado ao protocolo da Mesa, fico muito mais livre para tecer alguns comentrios e tambm para formular algumas perguntas. Parece que a precria qualidade das obras pblicas do Estado do Rio de Janeiro s de responsabilidade do Estado. Tambm , mas no somente. A primeira questo, que j levantei, inclusive na Firjan, quando discutimos a questo da carga tributria, a Secretaria de Segurana tem trs corregedorias: a da Polcia Militar, a da Polcia Civil e a Corregedoria Geral Unificada. O Poder Executivo tem corregedoria j fui corregedor da Casa e j pedi cassaes e punies de Parlamentares e por a vai. O Poder Executivo est cheio de corregedorias e o Poder Legislativo tambm o tem, at o Tribunal de Justia tem corregedoria. Agora, no conheo nenhum sindicato de construo que, de fato, fiscalize a qualidade das obras feitas pelos seus associados. O Sindicato Nacional no tem uma corregedoria, o Sindicato Local no tem, o Crea no tem, a Firjan no tem.
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES sempre muito fcil empurrar a culpa para o poder pblico, como se a iniciativa privada no tivesse qualquer responsabilidade - s limitada ao que diz o Cdigo Civil: cinco anos de responsabilidade. Onde est escrito que um projeto, mal feito pelo Poder Executivo, ou uma ordem emanada do Poder Executivo para fazer qualquer barbaridade, na rea da Engenharia, tem que ser obedecida pelos senhores empreiteiros? O diploma de cada um est acima de tudo. Ou ser que a fartura no final do ms que norteia a ao dos senhores empreiteiros? necessrio que neste pas se veja as responsabilidades de todos. Tive a oportunidade de afirmar, na abertura dos trabalhos, que a pssima qualidade dos projetos, a pssima qualidade do projeto bsico, a pssima qualidade do Poder Executivo feita dentro da obra, a ausncia de gerenciamento das obras era um fator que levava perda de qualidade; que levava a um aumento dos prazos; que levava a um aumento dos custos. muito comum se pegar um processo de uma obra de maior porte e o Henrique talvez seja testemunha que tenha 20, 25 termos de rerratificao, porque o incio foi todo errado. Mas, c entre ns, h uma grande complacncia dos senhores empreiteiros porque, se vem uma licitao em que o projeto bsico um arremedo, dentro das suas associaes eles poderiam deixar a licitao ficar deserta, pela pssima qualidade do projeto. Mas no, tm interesse especfico de entrar, porque esse custo inicial possivelmente vai dobrar, o prazo vai se estender, como se tudo tivesse acontecido de forma errada. Os tribunais de conta, da Unio e do Estado do Rio de Janeiro, quando chega um edital de obra deveria exigir que acompanhasse o edital, o projeto bsico e a nossa Emop devia regulamentar o que um projeto bsico, seja de estrada, seja de ponte, seja de uma edificao para dizer, pelo menos, o que deve constar num projeto bsico. Mas num prdio residencial, se fosse l a planta topogrfica, com a situao do imvel, a planta de fundao, a planta de estrutura, a planta de instalaes hidrulica, sanitria e eltrica, etc. se o edital chega sem esse projeto bsico, ele no tem condies de ser examinado. Por que a Emop no pode fazer isso, se ela no especifica no seu caderno todos os preos unitrios dos servios? S se avana com propostas
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES concretas. No possvel termos um Tribunal de Contas que fica meses para examinar um edital de licitao. Tambm o Tribunal de Contas precisa ter prazo para exarar o seu parecer. Est dentro do que prev a legislao ou no est? Acho que tem sim, de aperfeioar os rgos pblicos, mas a iniciativa privada tambm tem que buscar esse aperfeioamento, que s pode se dar por meio de suas associaes de classe, por meio de suas associaes empresariais, seno o esforo vem num sentido s. Outra questo que tem faltado transparncia total nas grandes obras pblicas neste Estado. Vou citar duas neste momento. Marina da Glria: est nos jornais nos ltimos quatro, cinco dias! Afinal de contas, qual o projeto que est preparado para a Marina da Glria? um, o que o Sr. Eike Batista deu declaraes hoje, dizendo que aquele primeiro j no mais? E o rgo dizendo: Mas que bom, era o primeiro, no mais o segundo? Quem conhece essa realidade? Ningum! Porto Maravilha: com este Frum Permanente, existe aqui a obrigao de fazer uma audincia pblica sobre o Porto Maravilha, porque as notcias mais fortes que temos, ouvimos do jornal. Por exemplo, derrubar 5,5 Km de Avenida Perimetral! Um dos maiores absurdos histricos que ouvi na minha vida, porque se essa Perimetral feia, ela tem uma posio funcional importante num trfego que j catico! Ela feia, mas j fazendo parte da histria da nossa cidade. Poucos sabem o Deputado Paulo Ramos sim, porque est na minha faixa etria que a Perimetral comeou a ser construda na dcada de 50, pelo presidente Juscelino Kubitschek e pelo prefeito Negro de Lima, l na Rodrigues Alves. Eu dizia aqui ao nosso Dr. Henrique, que foi no antigo DER do Estado da Guanabara, no governo Geisel, talvez com o governador Negro de Lima, obra adjudicada sem licitao FEM - Fbrica de Estruturas Metlicas - que pertencia Companhia Siderrgica Nacional, que eram empresas estatais e a FEM praticamente no tinha nem concorrente neste pas. Talvez j estivesse nascendo, l, a Usiminas, na produo de vigas metlicas.
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES uma estrutura construda com dinheiro da Unio, delegada ao Estado, que depois delegou ao Municpio. Como se vai demolir alguma coisa que no pertence Prefeitura do Rio de Janeiro? E que tnel esse? Est a o tunelzinho da Praa XV! Pequenininho que, salvo erro de memria, custou mais do que o dobro do orado, com imensos problemas construtivos. E na Rodrigues Alves? Vai se derrubar o elevado para fazer um binrio com nova via interna, jogando na Presidente Vargas, para depois fazer o tnel ou vai se construir o tnel com o elevado l? Ser que esses pilares no iro recalcar? Est tudo em argila mole, abaixo do nvel do mar; tem que ser parede diafragma, metodologia de construo altssima. Ento, estou dando aqui dois exemplos. Se vou janela vejo um terceiro, que uma obra da Delta no Tribunal de Justia, Deputado Paulo Ramos, seguramente, o metro quadrado mais caro do mundo. No estou dizendo isso porque esteja superfaturado, no, por causa da metodologia de construo. O cavalheiro, ainda h pouco, representando o Sindiscon, perguntava: Ser que temos recursos para fazer as obras de acordo com todos os paradigmas tcnicos, como pudesse ter obras de primeira, segunda e terceira qualidades? Ser que a viabilidade econmica desse investimento era de fato importante? S as horas desses guindastes que ficam aqui explodem qualquer custo por metro quadrado de construo. Asseguro que esta obra do Tribunal de Justia pode ter o maior brilhantismo tcnico possvel; pode ter a maior ousadia possvel, mas tem um custo de construo, seguramente, estratosfrico, e est no centro da cidade aos olhos de todos. De todos! Quando chega a hora de fazer programas habitacionais, por isso a dor no corao do Deputado Paulo Ramos, por exemplo, no Projeto Minha Casa Minha Vida, a empresa contratada para fazer uma obra de qualidade. O acabamento que no um acabamento de mrmore carrara, nem piso de granito. Os custos vo diminuir no acabamento. O azulejo no vai estar at o teto. A pintura no da tinta mais sofisticada que existe. Mas as instalaes sanitrias funcionarem, as instalaes hidrulicas funcionarem, no haver recalque nos pisos, no trincar as paredes, isto no uma questo de custo. O concreto no trincar, isto questo, como
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES dizia na minha poca, da poca em que o Marcelo estudava tecnologia de concreto, questo de sigma R, questo de trao do concreto. Isto no uma questo de custo. E se no d para fazer naquele custo, no entre na licitao. Deixa a licitao ficar deserta, o que obriga o Estado a reformular os seus preos. Agora, entrar para fazer para aquele menos favorecido uma obra que um engodo, que a cada dois ou trs meses alguma coisa vai entupir ou partir, que no pode. A questo deste Seminrio no discutir se a nossa engenharia eficiente ou no. Claro, temos uma das engenharias de maior desenvolvimento e de maior ousadia que existe em nosso planeta. Os nossos profissionais de engenharia so capazes de fazer obras maravilhosas. Agora, mesmo estamos vendo, em tempo recorde, a Queiroz Galvo, se no me engano, est fazendo uma ponte estaiada em cima da Linha Vermelha. Um belo projeto e em tempo bastante curto. Est selando o ltimo vo, quer dizer, vai fechar o ltimo vo. E no houve nenhum acidente, pelo menos que eu tenha conhecimento, etc., etc. Ento, a nossa engenharia muito capaz, mas no tem que ser capaz de executar servios somente em obras arrojadas; ela tem que ser capaz de ter qualidade nas obras do cotidiano, que so a imensa maioria das obras que executamos. Da a questo do nosso seminrio. Pergunto ao CREA e aos dois representantes do Sinduscon, que operam mais na construo civil em relao s incorporaes: primeiramente, por que essas instituies no passam a ter um rgo interno, que nem precisa se chamar corregedoria, que seja capaz de fiscalizar a qualidade das obras efetuadas. No falo em fiscalizar m medido, nada disso, mas a qualidade da obra; chegando de vez em quando, aleatoriamente, numa construo e pedir os ensaios de resistncia de materiais para obrigar que ela tenha controle tecnolgico; pedir as plantas de fundao ou as sondagens, assim saber se h impedimento ou no. A segunda questo eu deixo para o Dr. caro e para o Dr. Henrique responderem, porque cada um, nas suas reas especficas, no definiu o que um projeto bsico claramente. At mesmo o CREA. Uma vez eu vi o Instituto de Arquitetura definir o que era para eles estudo preliminar, o que era projeto bsico e projeto executivo na arquitetura. A definio clara o mnimo que tem que ser apresentado. Ao mesmo tempo, acho que tem que ter um esforo, que se inicia no dia de hoje, pois qualidade da obra tem que ser em todas as obras.
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES O Deputado Paulo Ramos deixou uma questo no ar e que eu j vivi muitas vezes, porque fui Secretrio de Obras do municpio e do Estado do Rio de Janeiro: os engenheiros resistirem nos rgos pblicos. O chefe do Poder Executivo, seja Jos ou Raimundo, quer que tudo acontea o mais rpido possvel para ele faturar politicamente naquele evento. No querem perder tempo com projeto, mas o tempo com projeto no perder tempo, mas ganhar tempo. Uma obra feita com um projeto ruim ou sem projeto seguramente explode o prazo e aumenta o custo. Ento, tem que convencer aquele chefe do executivo que no pode seguir esse caminho, tem que ter maturidade para isso: Daqui a seis meses eu lhe dou um projeto bsico com consistncia. Assim no avanamos; permanecemos reclamando. Muito obrigado. O SR. PRESIDENTE (Paulo Ramos) O Deputado Luiz Paulo s deixou de falar no trem-bala. Quanto questo da Perimetral, h projetos que embelezam e usam aquela estrutura para dar ao que est sob o viaduto inmeras destinaes. uma pena que os projetos que mantm a Perimetral e do quele espao sobre o viaduto condies de aproveitamento para atividades as mais diversas, projetos que vieram de empresas privadas, vieram das universidades, que esses projetos no tenham sido considerados. Mas vou passar a palavra a quem vai responder ao Deputado Luiz Paulo. Ns temos ainda duas perguntas dirigidas ao Dr. Agostinho Guerreiro. Dr. Agostinho, um amigo meu que engenheiro disse o seguinte: que a obra do trem-bala no ficar pronta nem nesse sculo, considerando todos os desafios geogrficos. Eles tm de fazer 80 tneis e ainda sem a possibilidade de dar ao traado, considerando a velocidade, uma situao sem curvatura que permita ao trem desenvolver o seu percurso. Mas considerando a experincia adquirida, ele diz: Nem no sculo XXI a obra do trem-bala ficar pronta. A grande indagao... Essa indagao eu tenho feito ao longo de muito tempo porque fui Deputado Federal, participei da CPI dos anes do oramento, uma CPI que envolveu a responsabilidade de muitas empreiteiras de nome e, lamentavelmente, aquele que apresentado como corruptor, ele no responsabilizado, mas aquele que na ao poltica age com desvio de conduta e se subordina, esse o alcanado, s vezes. s vezes.
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES Mas eu no sei se a opo pela obra ou pela poltica pblica determinada pelo interesse pblico ou se previamente j tem a empreiteira que vai realizar a grande obra. Porque o trem-bala um desafio; chega ser at uma agresso. Com os recursos previstos, seria possvel resolver todos os problemas de transporte na Regio Metropolitana do Rio de Janeiro. E ainda sobrando muito para investir l em So Paulo. No possvel priorizar um trem que vai ter uma demanda to pequena a um custo elevadssimo. Deveria haver uma reao to grande da sociedade como tem havido nos pases da Europa onde prevalece a democracia, que povo vai para a rua e s vezes quebra tudo e ningum diz que l no tem democracia. Ns temos duas perguntas dirigidas ao Agostinho Guerreiro. pergunta do Deputado Luiz Paulo, vamos ver quem se dispe respond-la. A primeira do Guilherme Giusti ao Agostinho Guerreiro: (Lendo) Sobre a questo do Projeto Executivo das obras pblicas: o fato de no se ter um Projeto Executivo adequado, seria por falta de profissionais capacitados ou devido ao curto prazo para a execuo do projeto? E por que os custos das obras pblicas so to elevados no Brasil em relao a outros projetos? (Interrompendo a leitura) No Brasil, portanto, deve ser comparativamente com outros pases. (Lendo) E a obra pblica e privada, tem diferena? (Interrompendo a leitura) Outra pergunta dirigida ao Agostinho Guerreiro: (Lendo) Conforme o CREA tem cincia, desde julho de 2009 o Projeto Moradia Digna da Rua da Constituio,...
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES (Interrompendo a leitura) E est aqui a representante dos moradores. (Lendo): inexistem o projeto bsico da Prefeitura e o projeto executivo e esta obra j est sendo concluda, cheia de rachaduras. Desde 2009, peo a vistoria do CREA. (Conclui a leitura) Ento, estou passando aqui as perguntas. Tenho certeza absoluta de que o Dr. Agostinho Guerreiro vai dar a devida ateno para que o CREA atue de uma forma preventiva. Porque antes que a tragdia acontea, melhor tentar cuidar. Essa pergunta da Matilde Guilhermina. O DR. AGOSTINHO GUERREIRO Eu vou comear com a pergunta da Matilde. Em termos do Projeto Moradia Digna, o CREA talvez tenha sido a instituio que mais mobilizao tem feito porque, como vocs sabem, tramita no Congresso Nacional uma PEC para moradia digna e que, em ela sendo aprovada, teramos recursos fixos de 1% do oramento da cada municpio, 1% do Estado e 2% da Unio para se resolver a questo da moradia digna, transformando essa questo que ainda hoje uma poltica de governos sujeita a essas intempries que j ouvimos aqui, em uma poltica de estado. O CREA coletou assinaturas na rua, em instituies, reunies, enviamos a Braslia e temos procurado acompanhar. Isso uma soluo duradoura e definitiva, independentemente do governo termos uma poltica de estado para moradia digna. No caso especfico de vistoria quisera o CREA ter o poder legal de fazer vistoria. Muita gente confunde o poder do CREA; ele se envolve nas questes e nos problemas sociais porque tem interesse e a nossa gesto, pode at ser diferente de outras do passado. Entendemos que, do objetivo que nos foi delegado, do ponto de vista legal, somos uma autarquia do Governo Federal. preciso que se diga, que no
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES texto da lei que nos criou, temos como tarefa, como misso e responsabilidade a fiscalizao do exerccio profissional, nada mais do que isso. Na verdade, por interesse dessa gesto, acabamos nos envolvendo com problemas que repercutem na rea social e na sociedade como um todo; como as pessoas vo se socorrer daqueles organismos que tm a atribuio legal e a obrigao legal de fazerem determinadas vistorias - como este caso - acabam se socorrendo do CREA. E ns, quando podemos, atendemos. Do ponto de vista da nossa capacidade somos muito pequenos, comparados aos rgos que teriam essas atribuies para faz-lo. Ns nos envolvemos com questes nos ltimos tempos, s para dar um exemplo, da qualidade do transporte das barcas, dos trens, da SuperVia, do Metr; na discusso do BRT, na falta de luz no Engenho, nas exploses dos bueiros,em numerosssimos conjuntos da Cehab, Deputado Paulo Ramos, e at em obras recentes do PAC. O CREA no tem se furtado a estar presente, mas no podemos fazer nenhuma fiscalizao, emitir algum laudo. A lei no nos faculta isso. O que procuramos fazer uma vistoria e com essa vistoria fazermos uma mobilizao dos segmentos pblicos que tm a ver com isso. Recentemente estvamos vendo essa questo dos tneis, j havamos relacionados os viadutos, numerosas indstrias, hospitais, obras de saneamento que esto abandonadas e numerosas catstrofes como a de Angra dos Reis, a da Regio Serrana, apenas para citar alguns exemplos. Ento, no tem nenhuma justia nem nenhuma procedncia a cobrana que nos feita, embora ns no tenhamos nada contra em tentar fazer tambm o que sempre fizemos: uma vistoria. O SR. PRESIDENTE (Paulo Ramos) uma solicitao. O DR. AGOSTINHO GUERREIRO Uma solicitao. Agora, com relao outra questo, sobre o projeto executivo das obras pblicas, o fato de no se ter um projeto executivo adequado, se seria por falta de profissionais capacitados ou devido ao curto prazo para a execuo do projeto. Acho que temos um contencioso que vem do passado. At o final dos anos 70, como j falamos aqui, tnhamos uma poderosa indstria de crebros, vamos chamar assim, na rea de consultoria.
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES O Rio de Janeiro era o crebro de nosso Pas e milhares e milhares de profissionais em centenas de empresas de consultoria, algumas delas chegando a quatro, cinco mil profissionais da rea tcnica, que produziam projetos de forma sistemtica. Nos anos 80 e 90, chamadas as dcadas perdidas pelos economistas, no houve investimento e houve um abandono das escolas de engenharia pelos jovens, e a Engenharia uma das profisses que sentem imediatamente a falta de desenvolvimento, investimento e crescimento do PIB. Ento, ela sentiu imediatamente. Durante 20 anos as escolas de Engenharia foram sendo abandonadas; os jovens no queriam mais. Os salrios foram se tornando extremamente baixos e, com isso, realmente houve um decrscimo muito grande de profissionais. Com a retomada do desenvolvimento, a partir da virada do sculo e agora um crescimento de PIB estabilizado; um pouco para cima, um pouco para baixo, mas estabilizado o Brasil um dos pases que vm mudando sistematicamente de posio entre os maiores do mundo e ns caminhamos para sermos a 5 economia do mundo. Ento, evidentemente h uma demanda por profissionais que o mercado no est conseguindo atender. Ento, diria que uma parte do problema realmente a falta de profissionais. Mas no atribuiria a isso a questo principal. Ela uma das questes; preciso que estimulemos novamente e as escolas de engenharia felizmente esto voltando a crescer; o nmero de formandos est aumentando. Muitos profissionais esto fora do mercado; foram fazer outras coisas. H engenheiros e profissionais da rea tcnica so profisses dignas, no tenho o que falar com relao a isso mas que estudaram tantos anos para fazer atividades que no tm absolutamente nada a ver com a Engenharia. Uma parte desses profissionais uma parte, no todos; talvez 20 ou 30% poder ser recuperada. E uma parte dos alunos que abandonam at hoje os
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES cursos de Engenharia, at o 2 ano, incio do 3 ano, ns temos um abandono que varia de 20 a 30%, podendo at ser mais, por escola. Ento, necessitamos de polticas tambm para manter esses alunos nas escolas. E isso est sendo feito, inclusive, h um programa federal e h um programa aqui do Governo do Estado do Rio de Janeiro neste sentido. E com relao ao devido curto prazo para execuo do projeto, essa a questo que eu acho, quer dizer, apesar de a nossa engenharia ser uma das melhores do mundo, neste ponto ns devemos tirar o chapu e ter uma certa humildade de reconhecer que a maioria dos pases europeus, por exemplo - no todos dedicam um tempo maior elaborao dos seus projetos bsicos e executivos e, depois, o perodo de execuo da obra muito menor, muito mais barato e muito mais fcil de ser fiscalizado. uma outra questo importante tambm, porque hoje as obras, de um modo geral, as obras pblicas, na carncia de projetos executivos, so muito difceis de serem fiscalizadas, o que leva a acontecimentos que os rgos fiscalizadores tm problemas. Eu estava aqui conversando com o Dr. Henrique, s vezes, os rgos fiscalizadores trazem questes que demoram a ser sanadas e, depois, muitas vezes, no h nenhuma penalizao por esses atrasos. Mas eu acho que isso tudo fruto de uma conjuntura. Como existem muitos problemas relacionados m qualidade da execuo das obras, da durabilidade dos custos, h tambm questes que precisam ser melhoradas na fiscalizao para que o custo da obra pblica no seja to elevado no Brasil e que os projetos executivos ajudem a isso. Com relao diferena de obra pblica e privada, tem diferena em termos, porque as obras, quando so privadas, tm um outro tipo de legislao, de flexibilidade. Os investimentos obedecem a outra lgica. Ento, no caso da obra pblica, um dinheiro pblico e, da, a fiscalizao ser necessria, no poder haver abuso de custo, no poder haver abuso de, sistematicamente, se fazer correes de preos e coisas desse tipo. A obra privada tem um dono do recurso, dono do dinheiro, mas tambm no raro vermos que muitas dessas obras privadas tambm poderiam ser feitas com melhor qualidade e com prazo e, portanto, ter uma componente de custos melhores. Isso com relao s duas perguntas. Agora, no sei se o caso de falar agora sobre a interveno do Deputado ou ... O SR. PRESIDENTE (Paulo Ramos) Luiz Paulo? Deixa eu passar para o Dr. Jefferson, para descansar um pouco...
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES O DR. AGOSTINHO GUERREIRO , exatamente. O SR. PRESIDENTE (Paulo Ramos) Depois volta, porque tem mais perguntas aqui. O Sr. JEFFERSON FIGUEIREDO O Deputado Luiz Paulo, que j foi Secretrio de Obras do Municpio e do Estado tambm, sentiu na pele muito forte o que ter contratado uma empresa que no prima pela qualidade do servio que faz, independente se isso est perfeitamente definido ou no definido. No tem sentido nenhum se ter empresa que no consegue fazer uma obra em que o esgoto no escorra. No precisa de programa de qualidade para que o cara cumpra isso. Tem toda razo em reclamar a existncia dessas empresas. L no Sinduscon e tambm l na Aerj, isso um ponto que volta e meia se discute, porque normalmente uma empresa que faz isso uma empresa que pratica preos inexequveis so transitrias. Elas acabam sumindo do processo. A punio possvel a ser dada pela Associao a uma empresa dessas , no mximo, exclu-la. Eu no posso impedir que o cliente a contrate de novo. L no Sinduscon, por exemplo, quando tem uma empresa que faz um mau servio, uma obra ruim, sai um contando um para o outro que aquilo um inferno, como um rastilho no mercado; chove ao em cima dessa empresa na Justia pela m qualidade do servio prestado. Ela some; ela desaparece porque o cliente no compra mais nela. Ento, nas obras pblicas, eu acho que isso tambm um ponto importante para que se consiga qualidade, pois enquanto se permitir contratar empresas com mau passado, empresas com preos ruins, ns vamos ter o que contratamos. Quando eu contrato um empreiteiro ruim porque o preo dele mais baixo, invariavelmente, ele me d problema na obra. Eu no contrato por preo baixo, pelo menor preo. Eu contrato pelo melhor preo possvel para que ele produza um produto da qualidade que, pelo menos, a minha empresa est requerendo. As nossas empresas associadas, as que tm tradio, no admitem um processo desses. Elas no praticam preos inexequveis. Preos inexequveis levam a obras ruins, mal feitas. E, infelizmente, tambm, dentro do mercado, tem gente irresponsvel, ainda que tenha o diploma de engenheiro, e faz barbaridades. S que, normalmente, no esto nessas empresas maiores.
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES Ento, sobre o assunto de fazermos uma corregedoria eu digo que muito difcil, porque no temos como punir o cara, a no ser voc est fora. Mas, nas nossas conversas, isso o tempo todo. Porque a nossa imagem fica muito desgastada. Tem gente que justifica o preo, por exemplo, no por BDI nas obras ou tirar mais dez por cento do preo, como ns vimos acontecer neste Estado, at porque o mercado est dizendo que esse o preo. Vai l ver quem foi que fez aquilo; quem deu aquele desconto; quem jogou os preos l embaixo o que produziu. No tem como. Acho que esse um processo no qual o prprio mercado, da nossa parte particular, limpa. Precisamos tambm ter uma forma aqui de fazer uma limpeza dessas. Os rgos responsveis pela punio que punam essa histria. Que ns consigamos uma forma que o cliente contratante no possa mais contratar empresas que j praticaram isso e so useiras e vezeiras em repetir esse assunto. Porque, na realidade, no so empresas de engenharia, so empresas de um negcio transitrio; que apareceram para ganhar dinheiro. E isso ns no aceitamos; no aceitamos essas empresas; ns brigamos. O ambiente fica ruim para eles. o que conseguimos fazer em nvel de uma associao. No sei se respondi ao Deputado. Muito obrigado. O SR. PRESIDENTE (Paulo Ramos) Vamos s demais perguntas. Na verdade, o que ns temos uma responsabilidade difusa e a impossibilidade da responsabilizao. Porque a prpria sociedade no tem como distinguir se exige, por exemplo, que nas obras pblicas seja afixada uma placa com o custo da obra, com o tempo da durao e a empresa que est fazendo a obra, uma tentativa de mobilizao da sociedade para que ela passe a acompanhar e passe a cobrar. O que muito difcil numa sociedade, que eu digo assim, politicamente desorganizada. s vezes a obra pblica recebida como se fosse um favor do governante. E cavalo dado no se olha os dentes. E a as coisas... Eu no estou com isso dizendo que as obras so todas de m qualidade. No isso. No isso. Claro que no. Mas, obviamente, que o que sobressai... Exemplo: termina a pavimentao de uma via e na primeira chuva ela est toda esburacada. As pessoas...

____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES Ns estamos tendo recapeamento asfltico acabando com o meiofio. Daqui a pouco, a rua j est mais alta do que a calada. Ns temos vrios exemplos disso. E a tem espao para o carro, mas j no tem mais para as pessoas. Ento, ns poderamos aqui elencar... E eu falo do dia a dia das pessoas. Mas as coisas que... Ento, tem uma pergunta aqui para o Dr. Henrique, tem uma para Deputado Luiz Paulo, para o Deputado Luiz Paulo s, e tem uma para o Deputado Luiz Paulo e para mim. Como ele que engenheiro, eu vou pedir a ele para responder. Mas est aqui. de um conjunto habitacional chamado Costa e Silva. l em Realengo e chamado tambm de Fumac. (Lendo) O conjunto Costa e Silva foi entregue s pressas, pois tinha uma data de inaugurao. E at agora no voltaram l para terminar as reformas. E os moradores esto sem resposta. (Conclui a leitura) Eu no sei a pergunta se refere poca da construo ou reforma que foi feita, ltima, pelo Governo do Estado, reformando os conjuntos habitacionais. Nem sei se o Dr. Henrique que tem que responder isso. O Dr. Henrique DER. Seria o nosso caro que j teve que sair. Ento, de qualquer maneira, aqui um conjunto habitacional. Seria o caro. Como o caro foi embora, porque assim, o caro foi embora, o senhor est aqui, o senhor que responde pelo Governo. Mas vamos encaminhar a pergunta depois. Tem aqui para voc, Luiz Paulo. uma informao e uma sugesto. O SR. HENRIQUE RIBEIRO Sobre essa questo de conjuntos habitacionais eu no posso responder, porque eu no tenho conhecimento deste caso. E, por outro lado, queria dizer o seguinte, nas vezes em que o DER se meteu em construir conjuntos habitacionais, quando o fizemos, at hoje eu no recebi... ns no recebemos crticas. Um deles foi aquele na poca do Governo
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES Brizola, confluncia da BR-040 com a Linha Vermelha. Fizemos ali 600 casas. Foi a experincia que ns tivemos e at hoje nunca tivemos problema, do nosso lado. Fizemos outros tambm. Ento, neste aqui, Deputado Paulo Ramos, eu no tenho como responder porque eu no tenho conhecimento deste caso. O SR. PRESIDENTE (Paulo Ramos) De qualquer maneira, ns sabemos que os conjuntos habitacionais da antiga Cehab so conjuntos habitacionais, e muitos tambm do antigo BNH, que esto a, assim, na impossibilidade da recuperao. Porque se faz uma obra de recuperao e em pouco tempo j est tudo igualmente degradado. Mas visitar os conjuntos, verificar, assim, obras inconclusas, mas prpria qualidade da obra, os corredores, tudo, no s as dimenses, mas a qualidade assim. a coisa mais degradante chegar ali e ver a qualidade daquela construo, ainda mais se destinada habitao. Quer dizer, as pessoas vo viver e conviver diariamente com aquela pssima qualidade. muito difcil. E quero dizer aqui, em funo dessa dificuldade, Agostinho Guerreiro, porque pela responsabilidade difusa que eu me concentrei na figura do engenheiro. Eu me concentrei porque eu sei, o Jefferson falou aqui nos cabelos brancos. Eu me refiro tambm aos calvos, aos calvos e aos encanecidos. Eu tenho vrios amigos, convivemos. Dizem eles: Eu no quero perder o meu emprego. Eu no posso, seno eu perco o emprego. Eu assino, eu subscrevo. s vezes, no servio pblico, eu atesto. H um constrangimento. Ento, o que na verdade eu imaginei que preciso mobilizar, mexer com os brios, mas oferecendo condies. No possvel que um engenheiro corra o risco de perder seu emprego porque ele est exigindo que as especificaes da obra sejam observadas. Aquele desmoronamento do Palace II, para citar um exemplo que vem memria, desmoronou por qu? Ficou comprovado, e teve engenheiro pagando o pato, sendo responsabilizado! Quando a qualidade no afeta a segurana da pessoa, quer dizer, quando no h uma tragdia, as coisas ficam sepultadas ali. Quem recebeu aquela obra que convive com o problema, vive a agonia do dia-a-dia e o sofrimento de estar com uma obra de pssima qualidade, principalmente na questo habitacional. Mas quando acontece uma tragdia, o
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES engenheiro paga o preo, at em negcio de parque. Autorizou o parque, o brinquedo voou, as pessoas morreram, pegaram o engenheiro! Quer dizer, como os CREAs se mobilizam no sentido de manifestar um esforo ou desenvolver um pensamento sobre isso? O que possvel ou necessrio fazer para dar ao engenheiro a necessria proteo para que ele possa resistir, para que ele possa exigir, sem correr o risco do desemprego, de ser encrenqueiro. Porque tem o chamado assdio. Ele vtima do assdio. Em todas as empreiteiras? Claro que no. Em todas as obras? Claro que no. Tem tambm a observao do Luiz Paulo. preciso que as prprias empreiteiras, as construtoras, possam manifestar orgulho. Uma obra muito bem realizada motivo de orgulho! Que divulguem, que seja citada como padro. Enfim, esse o esprito, a alma. Para o Deputado Luiz Paulo: O Ibec, engenharia de custos, disponibliza ao Estado do Rio de Janeiro, a entes pblicos e particulares, sua orientao tcnica de projeto base. Sugerimos criar uma comisso tcnica permanente para acompanhamento de licitaes, projetos e obras. No sei como, porque j tem os rgos, que s vezes no se comunicam. No sei como, porque j tm os rgos, que s vezes no se comunicam. Ah, sim, tem o Tribunal de Contas. Como seria possvel analisar essa ideia que vem do Paulo Dias neste sentido? Desses rgos que tm a responsabilidade de fiscalizao, como seria possvel formar um colegiado, no sentido de prevenir, de ser uma ao que eu chamo de preventiva? E agora vem uma pergunta para ns dois, que do Secretrio de Obras da Prefeitura de Tangu. O DR AGOSTINHO GUERREIRO Os recursos originrios dos rgos federais e estaduais geralmente tm prazos curtos, tanto do rgo federal quanto do estadual, para cadastro e apresentao dos projetos. Concordamos com a discusso de que o tempo para execuo dos projetos executivos necessrio. Pergunto como deveremos atender aos prazos estipulados pelos gestores dos recursos, pois a maioria dos municpios trabalha com esses recursos federais e estaduais, pois no tm recursos prprios. A Casa at agraciou o Municpio de Tangu com recursos nas enchentes que teve na ltima ocasio de chuva l, mas foi obra emergencial,
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES ento, conseguimos concluir por se tratar de obra emergencial. Mas, na maioria no se pode concluir o projeto pelos prazos que so estipulados pela Caixa Econmica, pelo Governo Federal. O SR. PAULO RAMOS J entendi, no sendo engenheiro, devo chamar o Deputado Luiz Paulo para responder. Lemos nos jornais: o dinheiro est disponvel, mas no veio o projeto, a prefeitura no apresentou o projeto. s vezes, at o Estado, em recursos federais: O Estado no apresentou o projeto. O que ele est dizendo que, por vezes, o tempo para apresentao do projeto muito exguo e acaba o municpio perdendo aquele recurso, ou, ento, apresenta um projeto em cima da perna, s para ter o recurso. O SR. LUIZ PAULO A primeira questo do nosso representante presidente da engenharia de custos, voc tem que pensar como isso possvel, porque o Parlamento no pode invadir a competncia do Poder Executivo que, em ltima anlise, o responsvel por implementar os seus projetos, como tambm no pode invadir a competncia do Poder Judicirio. No h uma resposta pronta para o seu questionamento. Temos que fazer uma reflexo para ter uma proposta de que tenha uma instituio permanente debruada sobre essa matria. Em princpio, me pareceu a Emop o rgo que deveria disciplinar tudo; se disciplina preo, est disciplinando atravs de especificao, atravs de estudos de mercado, o que tem a ver com qualidade. Vamos refletir sobre o que voc colocou. Primeiro, est tudo errado na origem. Tenho defendido que impossvel ter a Unio, o Estado e os municpios organizados enquanto as leis oramentrias permitirem 20, 25, 30% de remanejamento dos Oramentos. No exemplo do Estado, o Oramento para 2012 est na ordem de 64 bilhes de reais. O Estado pode remanejar 20%, 13 bilhes de reais. O investimento do Estado no chega a 8, quer dizer, ele pode rasgar o Oramento inteiro na rea de investimento e fazer outro, diverso. Como se pode ter algum tipo de planejamento do que vai acontecer? Quando ele faz isso no Oramento, ele o desconecta do PPA, que um planejamento para quatro anos.
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES Como deveria ser em cada municpio se o Estado de fato fosse orgnico? Ele teria que ter um planejamento estratgico feito em consulta com a sociedade. Esse planejamento estratgico deveria ser transformado em metas que entrariam no Plano Plurianual, que para quatro anos, e as Leis Oramentrias ano a ano s executariam aquilo que estivesse no PPA. Quando se aprovou o PPA, os rgos responsveis comeavam a executar os projetos nele previstos primeiro os projetos do primeiro ano, depois os do segundo, do terceiro e do quarto e haveria um estoque de projetos coerente com o planejamento de quatro anos. Ento, se qualquer instituio fizesse um convnio com voc, voc j teria pelo menos um projeto bsico pronto para apresentar, mas no assim. O seu Prefeito, o Carlinhos, inventa l um projeto, decide pavimentar a Rua A. No est no PPA, no est no Oramento, ento, voc vai se virar para inventar um projeto porque ele arranjou dinheiro do convnio com o Ministrio X. Com a Unio no diferente. Falamos essa palavra mgica, DRU. O que a DRU? a desvinculao dos recursos da Unio eles desvinculam 20% dos recursos da Unio. No Congresso Nacional, uma alterao da Lei Oramentria j est l h quatro anos de trs Senadores distintos, do Tasso Jereissati, do exSenador, que hoje Governador do Esprito Santo, Renato Casagrande, e o Substitutivo do Arthur Virglio, mas j deve haver outro Substitutivo arregimentando os trs. Eles mudam a Lei Federal 4320/64, que baseia a confeco de todos os Oramentos no Brasil, e criam a Lei de Responsabilidade Oramentria. Um dos artigos est claro e especfico: s se pode remanejar 20% por programa de trabalho do Oramento. Por programa de trabalho que se tem um Oramento. Nenhum item deixar de ser feito, mas poder ser remanejado em 20% porque no se tem a obrigao de, quando se est confeccionando um Oramento, acertar o preo de uma obra. A o Oramento vira uma bblia. Por que no se aprova a matria? O Projeto do Senado. Os 29 partidos polticos que existem no Brasil, quando esto no poder, no querem isso, querem esse man, 20% ou 25% de remanejamento. Assim no se organiza o servio pblico, no existe planejamento.
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES Vamos fazer uma reunio de planejamento estratgico, haver uma dia 15 na Prefeitura. Eu vou l discutir planejamento estratgico. No meio do caminho, com um remanejamento do Oramento, inventa-se uma obra que no est no planejamento estratgico, h uma inspirao divina e a obra inventada. Vejam, aqui no Estado, a pseudolinha 4 do metr. Fez-se uma inveno, fez-se uma equao financeira e se inventou o traado. O que est se fazendo l no a Linha 4, o traado da Linha 4 outro. O que est se fazendo l uma linha que no tem nmero em cima de uma equao econmico-financeira que lhe deram. O metr jamais passou por Leblon e Ipanema e vai se conectar na General Osrio de forma tal que talvez tenham de fazer uma estao ao lado da j existente, para voc ver a barbaridade que no se dar continuidade ao planejamento de uma cidade da importncia do Rio de Janeiro. E esse fato vai se repetindo nos noventa e um municpios outros. Ento, tem que acertar l na base, e os executivos tm que parar de ser inventores e honrar o histrico do planejamento das cidades. Claro, com as pequenas modificaes que a evoluo e o tempo exigem. Mas no podem inventar. Da noite para o dia inventam alguma coisa que depois a nada se liga, restando um elefante branco. O SR. PRESIDENTE (Paulo Ramos) Obrigado. O SR. LUIZ PAULO Por favor, Deputado, agora eu peo dispensa. O SR. PRESIDENTE (Paulo Ramos) Est bem. Dr. Agostinho Guerreiro, agora, para responder ao Deputado Luiz Paulo a primeira indagao. O DR. AGOSTINHO GUERREIRO Com relao questo do Deputado Luiz Paulo, ns at temos uma Corregedoria do Confea l em Braslia e no todos, mas numerosos CREAs fazem, porque cada CREA tem o seu CNPJ, ento, existe uma autonomia relativa. Mas, o que acontece? A prpria legislao delimita os poderes da nossa Corregedoria. Essa coisa que o senhor acabou de dizer, quer dizer, ns temos de ficar nos limites dos nossos servidores, dos nossos tcnicos. A gente no pode levar a nossa Corregedoria para fora dos limites das prprias instituies, o que realmente nos cria uma dificuldade prtica e ilegal. Agora, eu concordo em grandes linhas com o seu pronunciamento. Acho que, realmente, do jeito que est uma situao muito difusa - como diz o
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES Deputado Paulo Ramos - e necessrio que a gente reflita e encontre solues. Eu acho que isso muito importante porque hoje, infelizmente, e no passado no era muito diferente disso. Apesar de ns termos a cobertura legal do prazo de cinco anos, a quantidade de aborrecimento que se d ao usurio, seja ele uma famlia que foi para um apartamento, seja ele um dono de veculo que tem de trafegar por uma estrada, para mexer aqui com meu amigo Henrique, seja l qual for a obra, qualquer coisa de muito complicado. Ento, eu estou de acordo. Respeitando os trs poderes, talvez fosse necessria, em algum momento, uma conjugao, at para que os rgos fiscalizadores que atuam pudessem atuar at com mais eficcia e em prazos mais curtos. Eu citei aqui o exemplo do caso da rea do Tribunal de Justia que teve uma ideia interessante, quer dizer, tm muitas obras no interior do Estado - se no me engano, doze obras ou mais - sendo feitas, e ele convidou o CREA, convidou o Tribunal de Contas do Estado para que tudo que fosse feito nessas obras a comeasse desde o incio acompanhadas pelo rgo fiscalizador. Porque o que acontece hoje? O rgo fiscalizador, na verdade, j vai fazer a fiscalizao l pelo andamento da obra, e muitas vezes at quando a coisa j terminou, quando o processo de correo impossvel; e quando est no meio difcil. Isso uma coisa que se poderia fazer, quer dizer, uma conjugao de esforos desde o incio da obra. Eu acho que o que ns podemos perceber, e eu queria fazer uma meno rpida aqui, que de qualquer forma a tolerncia da sociedade est diminuindo. Por exemplo, com relao corrupo, est diminuindo. Estamos vendo como a sociedade exige hoje determinadas tomadas de posio quando esse assunto aparece. Eu acredito tambm que a tolerncia com a m administrao tambm est entrando num processo de diminuio, por parte da sociedade, ainda que ela seja desorganizada. possvel, falando de uma maneira otimista, que a gente consiga, nesse perodo de transio que ns estamos vivendo, que cada parte - seja dos trs poderes, seja dos poderes constitudos na parte particular ou na privada - vai assumindo a sua quota, vamos dizer assim, de responsabilidade maior. Eu deixo um aviso, de qualquer forma, que o CREA tem um sistema de anotao de responsabilidade tcnica em que encargo do profissional. Antigamente poderia ser inclusive da empresa, mas hoje no. Ento, o profissional de
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES qualquer empresa, pblica ou privada, quando for fazer uma obra, um servio, obrigado a declarar e fazer anotao de responsabilidade tcnica. Agora na nossa gesto ele pode fazer isso on line e on time, no tem nem que preencher papel. E essa anotao de responsabilidade tcnica, se por um acaso no houver contrato, no houver especificaes de parte a parte, ele pode servir junto Justia como se um contrato fosse. E qualquer pessoa que foi atendida por um profissional da rea tecnolgica, se for ao CREA e fizer uma denncia, ns vamos apurar naquilo que compete questo da tica, porque tem certas penalidades que ns no podemos aplicar. Mas, por exemplo, em alguns casos ns podemos aplicar at rapidamente, como foi no caso mencionado pelo deputado, do parque, em que um profissional... Bem, teoricamente no parque estava tudo em dia, mas ns fomos pesquisar e vimos que o profissional praticamente fez uma anotao de responsabilidade tcnica sem ter os conhecimentos necessrios, sem ir visitar, etc. Esse profissional est proibido de trabalhar, a penalidade foi muito dura. Claro que ns demos um prazo para ele se defender. natural. Mas ele foi suspenso ele no pode trabalhar durante 90 dias. Ele foi penalizado e, se ele no comprovar a parte dos seus compromissos profissionais, conforme manda a legislao, ele pode ter o seu registro junto ao CREA cassado definitivamente, o que significa que ele no poder mais exercer a profisso. Como foi no caso do prdio l da Barra que desabou e que o profissional tambm teve o seu registro cassado. H muitos processos ticos em que as penalidades so menores. Quero dizer que estamos disposio de vocs: dos deputados, das associaes, das entidades, de outros profissionais, de qualquer cidado, para fazer as verificaes de erros cometidos por profissionais da nossa rea. O SR. PRESIDENTE (Paulo Ramos) Ns temos aqui uma ltima pergunta que me parece foge um pouco ao escopo do nosso ... Trata de uma pergunta encaminhada pela Clarissa, que ela fala da placa nas Barcas: Estamos trabalhando para seu conforto. E as Barcas vm enfrentando esses reiterados problemas. Ento, ela diz: uma concesso, em que o Estado compra Barcas e reforma as estaes, por acaso faz isso com as concesses de linha de nibus? Compra nibus e reforma garagens? Aqui j foge um pouco, mas eu registrei a pergunta para depois no dizerem que o nosso encontro no foi totalmente democrtico. Mas, aqui outra abordagem que eu no vou submeter aos membros da
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES Mesa a nenhuma observao crtica nem manifestar o meu posicionamento porque o Dr. Henrique no merece. Porque o nico que permaneceu e que faz parte de um rgo da administrao estadual no teria sentido eu manifestar o que seria a minha opinio sobre a situao das Barcas S/A. Tenho explicitado isso em diversos outros momentos. Quero agradecer muito a presena de todos. Tivemos aqui vrios estudantes de engenharia, mas permanece a minha sugesto: que possamos avaliar quais os mecanismos, os disponveis e quais os mecanismos que podem ser disponibilizados de modo a dar ao engenheiro a sustentao necessria para que ele, como profissional sobre o qual sempre recaem as responsabilidades mesmo sem ele ter a visibilidade, salvo nas tragdias, como seria possvel dar essa contribuio no sentido de dar qualidade nas obras pblicas para que a prpria populao, que destinatria, no seja penalizada, por vezes em obras pblicas que representam a possibilidade de uma vida digna. No caso das obras, as construes de habitaes e as obras de saneamento bsico. Ento, esse foi o esprito, mas talvez no tenhamos conseguido mobilizar todas as foras polticas do Estado, especialmente os municpios tambm, agradecer Tangu, Bom Jardim, Rio das Ostras, todos aqueles prefeitos que se fizeram representar e agradecer a todos os membros da Mesa. Agradecer Geysa, que a coordenadora do Frum, que um Frum Permanente de debate. Agradecer ao Cerimonial, aos funcionrios da Taquigrafia, da Segurana, ao pessoal da nossa TV Alerj; agradecer aos engenheiros de custo e dizer que, no obstante a mobilizao que no correspondeu a nossa expectativa, estou convencido de que, pelo menos, conseguimos reunir aqui diversos setores: Emop, DER, CREA, Sindicato da Construo, o nosso Clube de Engenharia. Conseguimos ouvir, pelo menos, a participao daqueles que esto integrados no que buscamos. Poderamos ter convidado - acho que foi convidado tambm o Sindicato dos Trabalhadores da Construo Civil, j que foi mencionada a questo da qualificao, da escolaridade, influenciando na prpria qualidade e na execuo das obras. H um registro aqui: as nove famlias do projeto Moradia Digna, na Rua da Constituio 21, no Centro, pedem a esta Casa que interceda junto ao Governo do Estado. O pagamento do aluguel social est atrasado por cinco meses.
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES Vamos encaminhar, pela liderana do Governo, esta solicitao e vamos tambm conversar com o Dr. Agostinho Guerreiro. Venha aqui, depois, para que possamos ver se o CREA se dispe a mandar um representante para fazer uma espcie de vistoria de modo a que se possa, pelo menos, acalmar essas famlias. A obra caminha para a concluso, mas os vcios e problemas esto acontecendo antes da sua concluso. Agradeo a presena de caro Moreno, da Emop; do Dr. Henrique Ribeiro, do DER; de Agostinho Guerreiro, do CREA; de Mauro Viegas Filho, da Firjan, que j se ausentou; de Jefferson Paes Figueiredo, do Conselho do Sindicato da Construo, Sindiscon; e de Luiz Carneiro de Oliveira, diretor financeiro do Clube de Engenharia. Deixo um agradecimento especial ao Deputado Paulo Melo, que aqui esteve na abertura, e outro, mais especial ainda, ao Deputado Luiz Paulo Corra da Rocha, que, como engenheiro, prestou tambm socorro aqui na minha ausncia inicial. Agradeo a presena de todos. Est encerrada a nossa audincia pblica sobre a qualidade e o custo das obras pblicas e a imagem da engenharia nacional. Obrigado a todos.

____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

Anda mungkin juga menyukai