Anda di halaman 1dari 18

PORTUGAL ENTRE DESASSOSSEGOS E DESAFIOS

N U N O T R A V A S S O | E M B U S CA

DO

T E M P O P E R DI DO

EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO


Nuno Travasso Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo Faculdade de Arquitectura do Porto RESUMO As recentes tendncias verificadas no mercado imobilirio nacional nomeadamente multiplicao de condomnios fechados e os movimentos de retorno aos centros histricos levam-nos a acreditar que os anseios que esto na base da procura de habitao j no se focam apenas no espao privado, mas tambm (cada vez mais) na sua envolvente. Uma deslocao que parece movida pelo desejo de recuperar um domnio perdido: a vida de rua ou de bairro e a comunidade que lhe corresponderia; a domesticidade para l da esfera estrita da casa. As condies sociais que estavam na base da construo e manuteno de tais ambientes alteraram-se profundamente nas ltimas dcadas. A estabilidade que permitia a construo de uma comunidade significante e a sua identificao quase imediata com um territrio delimitado a ideia de lugar antropolgico de Aug desapareceu. As mulheres e crianas j no passam parte significativa do dia na rea de residncia; a mobilidade fsica aumentou drasticamente, assim como a mobilidade laboral e residencial. A prpria estrutura social alterou-se: Ascher fala de uma sociedade hipertexto que resulta no enfraquecimento da importncia da proximidade na vida quotidiana. E no entanto, os discursos correntes parecem esquecer tal realidade. A tendncia para procurar a causa da perda dos ambientes comunitrios apenas no prprio desenho dos espaos. Interessa por isso analisar o modo como se est a lidar com este sentimento de perda. Interessa sobretudo perceber esta transferncia de todos os problemas para o domnio do espao fsico. Porqu procurar ver no desenho e gesto do espao urbano a principal causa de algo que parece justificar-se cabalmente pelas profundas alteraes dos estilos de vida e das estruturas sociais? Uma pergunta que se torna to mais importante quanto parece ser esse o discurso que dirige o mercado e a construo de grande parte dos espaos urbanos actuais.

PORTUGAL ENTRE DESASSOSSEGOS E DESAFIOS

N U N O T R A V A S S O | E M B U S CA

DO

T E M P O P E R DI DO

EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO 1. Uma anlise ainda se superficial das novas tendncias de mercado leva-nos a acreditar que os anseios que esto na base da procura de habitao, j no se focam apenas no espao privado a casa, ela mesma mas remetem cada vez mais tambm para a sua envolvente imediata. Uma deslocao que parece movida pelo desejo de recuperar um domnio que visto como perdido: a vida de rua ou de bairro e a comunidade que lhe corresponderia; a domesticidade para l da esfera estrita da casa. Esta procura torna-se clara na multiplicao de condomnios fechados, assim como nos movimentos de retorno aos centros urbanos uns e outros (ainda?) pouco expressivos em termos estatsticos, mas claros nos discursos mediatizados e na alterao dos paradigmas que conduzem os mercados. Na sua anlise do fenmeno dos condomnios habitacionais fechados (CHF), Marta Martins conclui que a qualidade dos CHF reportam no tanto s caractersticas da casa, mas s caractersticas do conjunto articulado entre edifcio e sua imediata vizinhana prxima: seja pela existncia de equipamentos/espaos de posse e usufruto comum (particularmente importante, o ter espaos verdes), seja pelo cuidado votado preservao/manuteno desses espaos. (p.121) O crescente interesse que actualmente se verifica pelo conjunto urbano no qual a habitao se insere, parece assim seguir-se a um tempo dominado pela procura de satisfao das necessidades de habitao a conquista do espao privado desejado processo no qual se teria perdido um domnio fsico e social que se estendia para alm da casa e se identificava com a existncia de uma comunidade significante. Fica pelo caminho parte da histria: aquela parte em que a satisfao das necessidades (materiais e simblicas) ligadas habitao privada passavam pela sada do bairro: porque ali no havia as condies desejadas, porque o bairro significava a prpria falta dessas condies, porque a satisfao das necessidades envolvia vencer na vida e, por isso, superar as condies iniciais, o que s seria atingido atravs da sada da comunidade e do lugar de origem, ou at porque o simples facto de residir naquele bairro constitua, s por si, um estigma social negativo.1
1 O conceito de bairro lato e pouco estvel, estando sujeito a grandes variaes, conforme o tempo ou at o local a que nos referimos. Por exemplo, no Porto correntemente associado a bairro social e por isso, suporte

PORTUGAL ENTRE DESASSOSSEGOS E DESAFIOS

N U N O T R A V A S S O | E M B U S CA

DO

T E M P O P E R DI DO

Nos discursos que envolvem o tema e justificam os novos padres de procura recorrente o sentimento de desolao face aos espaos, vivncias e ambientes do meio urbano actualmente existente, e de perda em relao a uma imagem idealizada do passado. Marta Martins sublinha este facto: a caracterizao da cidade presente, pontuada por concepes sobre a cidade de antes que a retratam como espao idealizado, obscurecendo-se os dados histricos menos felizes, que contraditam essa imagem sobre o passado. (p.125) E acrescenta que os mesmos factores associados pelos entrevistados a uma lamentvel desagregao das vizinhanas e penosa desumanizao da cidade e empobrecimento da cidadania, so, simultaneamente, manifestaes de desenvolvimento [] conquistas de que no se dispem a abdicar. (p.125) A apreciao do espao urbano por relao a uma imagem idealizada seja ela resultante de memrias do passado ou do imaginrio colectivo da sociedade torna-se, por exemplo, visvel no espanto de Filomena Mnica, quando, ao visitar o Bairro da Malagueira, se depara com um ambiente que no corresponde imagem normalmente associada ideia de bairro: Pelas ruas perpendiculares, em declive, no h vivalma. No biam aromas nem fumos de cozinha. No circulam vendedoras de castanhas, nem homens com cestos de queijos, nem amoladores de navalhas. (p.135)

2. Segundo Pierre Mayol, o bairro pode ser entendido como uma rea de espao pblico genrico (annimo para todos) na qual um espao privado, particularizado, se vai insinuando a pouco e pouco, como resultado do uso quotidiano desse espao (CERTEAU, Michel; GIARD, Luce; MAYOL, Pierre; p.9). Ou seja, ser atravs das prticas quotidianas, do uso rotineiro de um mesmo espao e do cruzamento constante com o outro que assim se vai tornando conhecido que se constri uma ideia de unidade de vizinhana, entendida como lugar com o qual o sujeito se identifica e ao qual se sente pertencer, e como criao de uma estrutura social baseada no reconhecimento. A apropriao do espao pelo grupo espcie de privatizao do domnio pblico resultante da repetio

de conotaes negativas. Bairro tambm um conceito marcado por sucessivas questes ideolgicas e polticas, ou simplesmente tipolgicas. No pretendendo abarcar tais questes, e consciente dos riscos do uso de tal conceito, ele aqui seleccionado, pelo facto de o argumento partir do modo como a questo surge no discurso corrente, no imaginrio colectivo e nos meios de comunicao, onde o uso do termo bairro generalizado.

PORTUGAL ENTRE DESASSOSSEGOS E DESAFIOS

N U N O T R A V A S S O | E M B U S CA

DO

T E M P O P E R DI DO

ou ritualizao de determinadas prticas, isto , a aco do indivduo sobre o espao, estaria assim na base da construo do ambiente caracterstico do bairro tradicional e dos prprios sentimentos de identidade e pertena que lhe esto associados. O domnio assim definido basear-se-ia ento na co-presena diria de um conjunto de pessoas que, pela constante e duradoura interaco, iriam assegurando a manuteno da comunidade. Esta co-presena estava partida assegurada por um alargado nmero de indivduos cujos modos de vida implicavam longos perodos de permanncia na rea de residncia, dos quais se destacavam as mulheres, que estavam fora do mercado de trabalho, idosos j reformados a habitar com os filhos integrando ncleos familiares alargados e as crianas que exactamente pelas mes e/ou avs permanecerem em casa tinham horrios escolares reduzidos. As ditas prticas quotidianas correspondiam sobretudo s tarefas dirias directamente ligadas lida domstica (compras, tratamento da roupa, etc.) e s brincadeiras das crianas.

Fig.1/2 Apropriao do espao pblico, pelas prticas quotidianas das crianas em Elvas. Foto: Ins Almeida, 2002.

PORTUGAL ENTRE DESASSOSSEGOS E DESAFIOS

N U N O T R A V A S S O | E M B U S CA

DO

T E M P O P E R DI DO

Fig.3/4 Apropriao do espao pblico, pelas prticas quotidianas das crianas em Elvas. Foto: Ins Almeida, 2002.

De facto, na extensa produo tanto terica como projectual relacionada com a concepo de unidades de vizinhana ao longo do sculo XX esta lgica reconhecida e, de um modo geral, tida por estabilizada.2 Da que os servios previstos como apoio ao funcionamento dos bairros, assim como o prprio desenho dos seus espaos colectivos, tendam a basear-se nessas prticas.

2 Interessa, no entanto, referir que, j em 1932, comparando o tempo que os membros dos grupos domsticos das diferentes classes sociais permanecem na sua residncia, Karel Teige aponta que, ao contrrio do que se passa numa economia agrria ou com as classes mdias, no caso do proletariado todos os membros do grupo domstico passam o dia fora da sua residncia. Conclui da que o habitar se reduz ao alojamento deixando de ser habitar e que a prpria habitao se reduz a dormitrio. Perante tal facto, Karel Teige prope uma total reformulao das unidades de vizinhana e da prpria habitao, identificando os modelos tradicionais (assim como os que ento estavam a ser propostos pelas vanguardas da Europa Ocidental) com modos de vida burgueses que pouco teriam a ver com as condies da classe operria (DLUHOSCH Eric; VCHA Rostilav; pp.164183).

PORTUGAL ENTRE DESASSOSSEGOS E DESAFIOS

N U N O T R A V A S S O | E M B U S CA

DO

T E M P O P E R DI DO

Tal especialmente claro na discusso em torno do tema da residncia dominada pelos Team 10 na dcada de 50, momento em que a anlise do espao urbano se desloca da diviso funcional para as escalas de associao, e em que questo da habitao deixa de ser dominada pela estrita necessidade de garantir espao privado e condies de salubridade a uma populao crescente, para se focar na promoo de uma comunidade significante com base nas noes de identidade e pertena. O espao construdo deixa de significar em si mesmo. antes visto como um suporte capaz de receber e promover a construo de novos significados resultantes da apropriao que os habitantes fazem do espao. Nas palavras de Yona Friedman: Um arquitecto no cria uma cidade, apenas uma acumulao de objectos. o habitante quem inventa a cidade: uma cidade inabitada, ainda que nova, apenas uma runa. (p.3)

Fig.5 Alison Smithson, Peter Smithson, Diagram of child association pattern in a street, 1950. Fonte: SMITHSON Alison; SMITHSON Peter; p.23.

Esta construo de significados sobre o espao esta apropriao resultar em grande medida do uso do espao. Rapidamente as crianas comeam a ser vistas como smbolo de tal apropriao pelo uso intenso e criativo que fazem do espao que habitam, e o desenho das reas colectivas das unidades de vizinhana passa a basear-se na promoo das actividades das crianas, como forma de assegurar a vitalidade destas unidades que se pretendem intensamente vivenciadas. A sociabilidade aqui vista sempre como positiva e o modo como fomentada parte, no raras vezes, de tentativas moralizadoras de dirigir os estilos de vida dos residentes. Parece esquecer-se muitas outras prticas fortemente territoriais, como gangs, grafiteiros, dealers, etc. Parece esquecer-se, sobretudo, o facto do espao partilhado muitas vezes de forma impositiva ser tambm espao de conflito.

PORTUGAL ENTRE DESASSOSSEGOS E DESAFIOS

N U N O T R A V A S S O | E M B U S CA

DO

T E M P O P E R DI DO

Fig.6 Aldo Van Eyck, Lost Identity. Painel apresentado no CIAM X, 1956. Fonte: RISSELADA, Max; HEUVEL, Dirk ven den; p. 56.

Fig. 7 Aldo Van Eyck, Lost Identity. Painel apresentado no CIAM X, 1956. Fonte: RISSELADA, Max; HEUVEL, Dirk ven den; p. 57.

PORTUGAL ENTRE DESASSOSSEGOS E DESAFIOS

N U N O T R A V A S S O | E M B U S CA

DO

T E M P O P E R DI DO

Um alargado conjunto de espaos e equipamentos torna-se assim obrigatrio at em termos regulamentares3 em todos os conjuntos habitacionais: parques infantis, infantrios, escolas, centros de dia. Para alm disso, o prprio desenho dos restantes espaos deveria ter em conta a sua possvel apropriao (e subverso) pelas crianas. Os princpios ento estabelecidos, mantiveram-se como regra por dcadas. Quando, em 1986, Clare Markus e Wendy Sarkissian estudam formas de projecto de unidades de habitao visando a promoo de modos de habitar comunitrios, as suas propostas baseiam-se quase exclusivamente na adequao dos espaos aos usos das crianas, as quais so consideradas como forma de assegurar a vitalidade do espao e como base para o incio das relaes de vizinhana entre as famlias. Ainda que de forma menos exacerbada pelo menos no discurso algo de semelhante se passa nos espaos dedicados s prticas quotidianas ligadas com as tarefas domsticas. Assim, s reas pensadas para as crianas somam-se os pequenos estabelecimentos comerciais, mercados, lavadouros colectivos, estendais, etc., seleccionados consoante a cultura e os estilos de vida dos grupos a que se destinam. Estes modelos comunitrios assentavam portanto na permanncia quotidiana de mulheres e crianas no local de residncia. Assentavam igualmente numa reduzida mobilidade. Uma reduzida mobilidade fsica que obrigava a que as prticas quotidianas se circunscrevessem a uma rea limitada em torno da habitao, o que por sua vez conduzia ao surgimento de um conjunto mnimo mas completo de servios de proximidade. Mas tambm uma reduzida mobilidade social, associada a uma mobilidade residencial que se pretenderia inexistente, como forma de assegurar a estabilidade do grupo: estabilidade no s dos membros que o compem, mas tambm das relaes que estabelecem entre si e das que estabelecem com o espao que habitam, como condio essencial para a construo e manuteno de uma cultura comum e at de uma cosmologia prpria, por oposio a um exterior, o que supe a definio de limites claros e estveis.

3 A Dinamarca foi o primeiro pas a regulamentar a obrigatoriedade de parques infantis em todos os conjuntos de habitao social, em 1939, tendo sido seguido pela Inglaterra em 1961. A generalizao de parques infantis e infantrios nos mais reconhecidos conjuntos habitacionais levou a que passassem a ser presena regular no s na habitao social como tambm nas promoes privadas. A estes espaos seguem-se outros: escolas, centros de dia, etc. (KOZLOVSKY, Roy; pp.197, 213)

PORTUGAL ENTRE DESASSOSSEGOS E DESAFIOS

N U N O T R A V A S S O | E M B U S CA

DO

T E M P O P E R DI DO

Ainda no que se refere importncia da estabilidade, Mayol demonstra-nos que integrar a vida colectiva ser sempre entendido como um investimento no tempo com vista obteno futura de reconhecimento pelo outro e de uma determinada posio nessa estrutura social (CERTEAU, Michel; GIARD, Luce; MAYOL, Pierre; pp.15-34), pelo que o simples sentimento, por parte de um residente, de que a sua incluso num determinado grupo , de certo modo, provisria, desincentiva-o de investir na participao na vida do grupo que exige muito tempo e envolve compromissos delicados.

3. Ora, as condies sociais que aqui se apresentam como estando na base da construo de um modelo ideal de bairro alteraram-se profundamente nas ltimas dcadas. A diminuio dos agregados domsticos4 e a entrada da mulher no mercado de trabalho5, obrigam a que as crianas deixem de permanecer grande parte do dia na sua rea de residncia. Os recentes esforos do Governo no sentido de alargar os horrios do 1 ciclo do ensino bsico para um mnimo de 8 horas dirias e de estender a todo o pas o ensino pr-escolar, denotam a necessidade de responder s novas condies. Tal claro no prprio despacho que determina o dito alargamento dos horrios, sendo este justificado, entre outras razes, pela necessidade de adaptar os tempos de permanncia das crianas nos estabelecimentos de ensino s necessidades das famlias (Despacho 16795/2005 DR n148 de 3 de Agosto). Ao mesmo tempo, as tarefas domsticas reorganizaram-se: diminuram e compactaram-se no tempo com a ajuda de uma enorme parafernlia de produtos e mquinas, transformando-se em curtos rituais nocturnos ou de fim-de-semana que se desenrolam agora no interior dos espaos privados ou nas grandes superfcies comerciais.

4 Em Portugal, as famlias alargadas (compostas por 6 ou mais indivduos), que em 1960 correspondiam a 17% do total de agregados familiares, hoje praticamente no tm relevncia estatstica (correspondiam a 3,3% em 2001, mas tendo em conta a sua constante e rpida diminuio, devero ser hoje meramente residuais). Actualmente a dimenso mdia das famlias est j abaixo dos 3 indivduos (2,7 em 2009) sendo que a famlia tradicional (casal com filhos) correspondia em 2009 apenas a 40,1% do nmero total dos agregados domsticos. Fonte: PORDATA 5 Actualmente, as mulheres correspondem j a 47,5% da populao activa. Fonte: INE, dados do 3 trimestre de 2010.

PORTUGAL ENTRE DESASSOSSEGOS E DESAFIOS

N U N O T R A V A S S O | E M B U S CA

DO

T E M P O P E R DI DO

A tendncia para que todos os membros do grupo passem o dia longe da sua habitao: na creche, na escola ou no trabalho, aos quais se vm juntar um sem nmero de actividades extracurriculares ou ps-laborais formativas, desportivas ou de puro lazer. De modo semelhante, os tempos de excepo deixam de corresponder celebrao do grupo a festa do bairro e passam a ser associados fuga de tudo o que tido por quotidiano, nomeadamente o local de residncia o passeio, a viagem. A estabilidade laboral e residencial sofrem igualmente alteraes drsticas. Kempe e Thill apontam que, no norte europeu, o tempo de permanncia numa mesma residncia desceu, tendendo agora a situar-se entre os 5 e os 3 anos (p.138). Por seu lado, a mobilidade fsica est em franco crescimento, tendo o consumo de combustveis aumentado 76% nos ltimos 20 anos.6 A esta mobilidade crescente correspondem novas lgicas de localizao de diversos servios que tendem a optar por estratgias de concentrao em reas de grande acessibilidade, enfraquecendo o princpio dos servios de proximidade directamente ligados s reas de residncia. De facto, a mobilidade fsica a par das novas tecnologias de comunicao que relativizaram a importncia da co-presena simultnea num mesmo espao como condio da comunicao e da troca torna os indivduos cada vez mais autnomos em relao s condicionantes espaciais e, portanto, cada vez mais independentes em relao rea em que residem e ao grupo que a habita. necessrio estar consciente de que estas alteraes so a expresso de transformaes profundas nas estruturas sociais e nos modos de territorialidade, das quais no estamos dispostos a abdicar. Ao analisar o processo de urbanizao entendido como processo de integrao da mobilidade7 na vida quotidiana Jean Rmy e Liliane Voy apontam duas transformaes estruturantes. Em primeiro lugar, a valorizao da mudana, do progresso, da inovao, da mobilidade e da relao com o exterior, por oposio estabilidade e fechamento do grupo que caracterizavam as lgicas comunitrias tradicionais. Em segundo lugar, a substituio do grupo como centro pelo indivduo que emerge como origem e fim do sentido (p.98) e que se move em funo do seu prprio projecto pessoal. O indiv-

6 Em 1990, a soma da venda de todos os combustveis destinados ao transporte rodovirio perfazia 3625,1 toneladas, tendo em 2009 atingido as 6375,7. Fonte: PORDATA.

7 Devemos aqui entender mobilidade no s de pessoas, mas tambm de bens, informao e energia, tal como
prope Franois Ascher.

10

PORTUGAL ENTRE DESASSOSSEGOS E DESAFIOS

N U N O T R A V A S S O | E M B U S CA

DO

T E M P O P E R DI DO

duo ir agora rejeitar tudo o que lhe parecer limitar a sua liberdade de escolha. Da a negao clara de um modelo comunitrio que determina partida a sua posio no seio do grupo e o seu modo de vida, directamente controlado pelas relaes de vizinhana. Ao contrrio, procurar construir uma rede alargada de relaes mltiplas e especializadas, onde a possibilidade de controlo social se dilui e cujos laos permitiro, sempre que necessrio o seu afastamento. comunidade fechada, ope-se a mltipla pertena voluntria e efmera. Neste sentido, Franois Ascher fala de uma sociedade hipertexto na qual indivduos mais diferentes e autnomos j no partilham seno momentaneamente valores e experincias sociais. (p.43) No est aqui em causa a existncia de relaes sociais significantes, mas a mudana da sua natureza e suporte. As ligaes multiplicam-se e diversificamse. Tornam-se mais fracas e mais frgeis. Quebram-se mais facilmente, mas tambm se constroem mais facilmente. O que se perde em solidez, ganha-se em elasticidade e na capacidade desta rede se adaptar, a cada momento, s necessidades do indivduo. Ele pertencer a diferentes grupos, correspondentes a campos sociais distintos, que ele identifica com diferentes funes ou diferentes facetas da sua vida, e nos quais se comporta de acordo com cdigos igualmente distintos. Estes campos sociais aparecem cada vez mais dissociados entre si e cada vez mais independentes da rea de residncia e at do prprio espao fsico, sendo que a nica ligao entre eles aquela que estabelecida pelo prprio indivduo, pelo modo como salta repetidamente de um para outro, seja deslocando-se, seja utilizando os mltiplos meios de telecomunicao ao seu dispor. A sociabilidade facebook uma das expresses radicais destas mudanas. Ao territrio claramente delimitado e reconhecvel como dominado por determinado grupo, sucedem-se ento novas espacialidades, onde o fechamento e a acessibilidade no so automaticamente correspondentes a qualidades absolutas do espao fsico, nem imediatamente legveis a partir de princpios de contiguidade ou de demarcao de fronteiras. A prpria leitura do espao fsico agora hipertextual, sendo o seu sentido atribudo por cada indivduo, pelo modo como o usa e o interpreta.8

8 Saliente-se, no entanto, que os processos de individuao encontram na sociedade fenomenologias e padres


diversos e contraditrios. A pobreza ou a carncia diminuem as possibilidades de escolha (a ideia central da lgica do indivduo e da distino); ao contrrio, nveis elevados de capital social expandem quer a percepo, quer as possibilidades dessas escolhas.

11

PORTUGAL ENTRE DESASSOSSEGOS E DESAFIOS

N U N O T R A V A S S O | E M B U S CA

DO

T E M P O P E R DI DO

Face a esta nova estrutura social, Ascher conclui que a dilatao dos territrios urbanos praticada usualmente pelos citadinos enfraquece a importncia da proximidade na vida quotidiana: o bairro muito menos o lugar de integrao das relaes de amizade, familiares, profissionais, cvicas; os vizinhos mais prximos so cada vez menos os amigos, os pais, os colegas, salvo nalguns guetos de ricos e de pobres. O local muda de natureza e de sentido: cada vez mais escolhido e abrange apenas realidades sociais fragmentrias. De facto, mesmo os habitantes das cidades privadas norte-americanas (as gated communities) vivem escala metapolitana: deslocam-se muito, quotidianamente e cada vez mais longe. (p.63)

4. No entanto, nos discursos que sublinham a perda dos ambientes comunitrios identificados com o modelo idealizado do bairro parece esquecer-se esta realidade, como se a alterao das condies de vida e da prpria estrutura social fossem independentes das alteraes verificadas nos espaos e nos ambientes que a se criam. No j referido estudo de Marta Martins, sublinha-se que os interlocutores referem que antes havia vida nas ruas, o que decorreria de um efectivo exerccio de planeamento urbano, afianam, plasmado na existncia de stios para sair rua: cafs, esplanadas, piscinas pblicas (p.118) Ou seja, a tendncia para procurar a causa da perda sentida no prprio desenho dos espaos urbanos, na sua manuteno e nos servios e equipamentos disponveis, responsabilizando a Administrao. O olhar desloca-se das alteraes do contexto social, para as diferenas entre os ambientes urbanos de hoje e de antes, ou melhor, entre a percepo e apreciao que actualmente feita do ambiente urbano que se habita e uma memria idealizada de um ambiente passado (que poder ter sido habitado ou no). Idealizao que surge sempre como um domnio socialmente gratificante, do qual a limitao da liberdade e o conflito esto ausentes (ou muito amenizados), associado a um ambiente carregado de histria e de smbolos, de preferncia com um certo carcter pitoresco, cuja sntese podemos encontrar no Ptio das Cantigas. E, face diferena sentida, a anlise recai de imediato sobre o que se considera como mais determinante na definio do dito ambiente, ou seja, o prprio desenho do espao.

12

PORTUGAL ENTRE DESASSOSSEGOS E DESAFIOS

N U N O T R A V A S S O | E M B U S CA

DO

T E M P O P E R DI DO

Fig.8 - Habitat. Texto de Alison e Peter Smithson apresentado no encontro dos Team 10 em Doorn em Janeiro de 1954 e que serviu de base para a redaco do Manifesto de Doorn, que viria a ser a primeira declarao conjunta deste grupo de arquitectos. Fonte: RISSELADA Max; HEUVEL, Dirk ven den; p.42.

13

PORTUGAL ENTRE DESASSOSSEGOS E DESAFIOS

N U N O T R A V A S S O | E M B U S CA

DO

T E M P O P E R DI DO

No estranho. a prpria Arquitectura, enquanto disciplina, que repetidamente reclama para si mesma a capacidade e por isso o dever de determinar as prticas, os modos de vida, os ambientes, a prpria criao de comunidades e definio do sentido das sociedades. Voltemos aqui aos Team 10 momento em que a arquitectura mais se baseou num olhar sociolgico, deixando de ser entendida como produtora de significado, mas antes como mediadora, como elemento capaz de expressar o sentido da sociedade, deixando assim de ser possvel pensar uma qualquer proposta arquitectnica independentemente da comunidade especfica a que se destinaria. este grupo de jovens arquitectos que, por reaco abstraco do modernismo da primeira metade do sculo, reinstitui o imaginrio e a mstica do bairro comunitrio. Mas tambm este grupo que, desde o seu incio, defende que a adequao [appropriateness] de uma qualquer soluo dever vir do campo da inveno arquitectnica mais do que da antropologia social (SMITHSON, Alison; SMITHSON, Peter Habitat, 1954. in RISSELADA Max; HEUVEL, Dirk ven den; p.42) e que assume como objectivo restaurar esses modelos sociais que, do seu ponto de vista, estavam a ser dissolvidos pelas estratgias modernistas de planeamento, assim como por foras sociais mais amplas. (JASCHKE, Karin; p.181). Reafirma-se portanto a ideia de que o cenrio determina a aco; a noo de que a criao de uma imagem correspondente a uma utopia social ou at a uma viso pessoal do que deveria ser a sociedade tem a capacidade de realizar essa utopia e de instituir essa sociedade. Percebe-se assim que a busca pelo ambiente perdido recaia sobre o desenho dos espaos e sobre a prpria disciplina da Arquitectura. Seja na cidade histrica entretanto adaptada s novas exigncias de conforto e aps o devido restyling que a coloca mais prxima do gosto actual, ou melhor, mais consentnea com a prpria memria que dela se foi construindo seja nos ditos condomnios fechados, o que parece verificar-se a procura de criao de um cenrio que remete para a imagem do modelo ideal de bairro. Inverte-se assim a ordem dos factores. O ambiente no ser j o resultado da lenta e ritualizada aco do grupo sobre o espao, mas algo que definido partida e que procura promover, ou pelo menos citar, esse conjunto de prticas, assim como as memrias e o imaginrio a elas associados. A relao que o indivduo tem com o local que habita no resulta de uma activa apropriao do espao, ou de um profundo sentimento de pertena quele grupo. E no entanto, a imagem que se exige a de um ambiente apropriado, intensamente habitado, com memrias de um tempo longo e, por isso, desde logo acolhedor para o novo residente tal como se pede a um decorador

14

PORTUGAL ENTRE DESASSOSSEGOS E DESAFIOS

N U N O T R A V A S S O | E M B U S CA

DO

T E M P O P E R DI DO

(ou a um cengrafo) que crie, de um dia para o outro, no interior de uma casa, um ambiente que parea reflectir a identidade dos seus habitantes e as memrias de toda uma vida naquele espao. Procura-se portanto uma espcie de bairro prt--habiter, baseado na construo de uma imagem que assenta num imaginrio colectivo, que ser to construdo por memrias passadas, como por uma multiplicidade de imagens, produzidas pelos mais diversos meios de comunicao. De facto, os meios de comunicao, e em especial a publicidade que nele se transmite, tm aqui um papel fundamental. Com o fim das comunidades estveis, desaparece o controlo social que assegurava a integrao do indivduo na cultura do grupo. Alis, o prprio indivduo procurar muitas vezes, numa lgica de mobilidade social, aderir a um grupo que no j aquele de que partiu. Tal adeso baseia-se em mecanismos de reconhecimento que no assentam j no relacionamento pessoal, mas antes na avaliao de critrios externos, que iro desde as formas de comportamento ao automvel que se possui, ou ao local escolhido para passar frias; critrios estes que o indivduo tem dificuldade em conhecer e dominar. A publicidade (mas tambm o cinema, a informao, os magazines culturais) surge aqui como instrumento que, ao mesmo tempo que informa que um determinado produto marca de pertena a um grupo especfico normalmente o grupo mais apetecvel - oferece esse mesmo produto. Um processo de transmisso de informao que se faz, fundamentalmente, atravs da imagem. Esta insistncia na imagem, ou melhor, a procura de sentido directamente atravs da imagem no estar longe da proposta feita por Michel Freitag na sua prpria busca pela reconstruo do sentido da sociedade que o autor considera perdido, ou melhor, destrudo pela prpria dissoluo da sociedade numa mirade de processos tecnocrticos: Num sentido inverso ao que at aqui se produziu na histria da arquitectura, que reflectia as normas da sociedade, talvez se trate agora de vermos na maneira como arquitecturamos o mundo, os critrios, tanto positivos como negativos, que nos permitiriam julgar as nossas maneiras de viver individuais e sobretudo colectivas, e a partir das quais poderamos cometer-nos num lento processo de abduo objectiva das normas que nos damos. [] Pode significar que tomaremos conscincia da nossa responsabilidade perante a beleza, e que aprenderemos a ver o que a beleza nos diz sobre o valor do nosso fazer. (p.75)

15

PORTUGAL ENTRE DESASSOSSEGOS E DESAFIOS

N U N O T R A V A S S O | E M B U S CA

DO

T E M P O P E R DI DO

5. Penso que no interessa, neste momento, procurar perceber at que ponto a dita perda de um ambiente urbano significante corresponde mais a uma alterao do espao fsico ou alterao do contexto social; ou at se tal diviso faz sentido. No se pretende tambm aqui procurar perceber qual seria o modelo de espao mais adaptado s sociedades actuais. O que penso ser essencial questionar o prprio sentimento de perda. Fala-se da perda de uma certa sociabilidade de vizinhana, do comrcio tradicional e de proximidade, de um espao colectivo significante intensamente vivenciado e reconhecido como lugar de encontro e de troca. Fala-se, no fundo, da perda de uma esfera de sociabilidade que surgia como uma espcie de expanso da casa e se estabelecia como domnio fsico e social intermdio entre o pblico e o privado, ao qual o indivduo se sentia pertencer e com o qual se identificava. Uma unidade composta por grupo, lugar e cultura que conferiam partida um sentido vida e ao mundo. Sentido que Aug, entre outros, afirmou ter-se perdido com a dissociao das partes que constituam tal unidade, e que resultou, como vimos, da exigncia da liberdade individual e do estabelecimento do projecto individual como determinante para as escolhas de cada um. Sobretudo, interessa aqui perceber como parece estar a lidar-se com este sentimento de perda, ou como se procura super-lo. Em especial, perceber a transferncia de todos os problemas para o domnio do espao fsico. Porqu procurar ver no desenho e gesto do espao urbano a principal causa de algo que parece justificar-se cabalmente pelas profundas alteraes dos estilos de vida e das estruturas sociais verificadas nas ltimas dcadas? Esta pergunta torna-se to mais importante quanto parece ser esse discurso a pressionar o mercado e a dirigir a construo de grande parte dos espaos urbanos actuais. O sentimento de perda provoca uma profunda ansiedade e a urgncia de preenchimento do vazio da ausncia. Da a necessidade de uma resposta rpida e visvel, que confira segurana e estabilidade. Resposta que se tem baseado na criao de uma imagem que cita o ambiente que se considera perdido. Parece estarmos perante um processo de negao que desloca as causas da perda sentida de um mbito que no domina, para um outro

16

PORTUGAL ENTRE DESASSOSSEGOS E DESAFIOS

N U N O T R A V A S S O | E M B U S CA

DO

T E M P O P E R DI DO

mbito que aparenta ser facilmente compreensvel e que permitiria o controlo da situao e, sobretudo, a sua alterao, ou reconstruo.9 por isso necessrio perguntar se tal atitude no oculta e nega as verdadeiras razes da mudana cujo desejo se pressente, levando a solues que no procuram responder a contextos sociais reais mas a imaginrios que assentam em condies inexistentes e que, no limite, sero sempre origem de sentimentos incompreendidos de frustrao porque o cenrio que se constri pertence a outro filme.

AGRADECIMENTOS A pesquisa traduzida no presente artigo decorre no mbito da investigao para Doutoramento, que conta com uma Bolsa Individual de Doutoramento da Fundao para a Cincia e Tecnologia.
9 Certamente, o mercado imobilirio no ser estranho a tal aposta, tanto no que toca a sublinhar a noo de perda como ao que se refere apresentao de uma soluo imediata. No entanto o mercado limita-se a reagir s dinmicas estabelecidas.

17

PORTUGAL ENTRE DESASSOSSEGOS E DESAFIOS

N U N O T R A V A S S O | E M B U S CA

DO

T E M P O P E R DI DO

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:
ASCHER, Franois Novos Princpios do Urbanismo seguido de Novos Compromissos Urbanos: Um Lxico. Lisboa: Livros Horizonte, 2010. AUG, Marc No-Lugares: Introduo a uma antropologia da sobremodernidade. Lisboa: Graus Editora, 2005. CERTEAU, Michel de; GIARD, Luce; MAYOL, Pierre The practice of everyday life Vol.2: living & cooking. Minneapolis /London: University of Minnesota Press, 1998. DLUHOSCH, Eric; VCHA, Rostilav Karel Teige 1900-1951: Lenfant terrible of the Czech modernist avant-garde. London/Cambridge, Mass: The MIT Press, 1999. FREITAG, Michel Arquitectura e Sociedade. Lisboa: D. Quixote, 2004. FRIEDMAN, Yona Pro Domo. Barcelona: Actar / Junta de Andaluca, Consejera de Cultura, 2006. JASCHKE, Karin City is House and House is City: Aldo van Eyck, Piet Blom and the architecture of homecoming in PALMA, Vittoria di; PERITON, Diana; LATHOURI, Marina Intimate Metropolis: Urban subjects in the modern city. London/New York: Routledge, 2009. pp 175194. KEMPE, Andr; THILL, Oliver Neutralidad especfica: Un manifiesto sobre la nueva vivienda colectiva in MOZAS, Javier; FERNNDEZ PER, Aurora Densidad: Nueva vivienda colectiva. Vitoria-Gasteiz: a+t ediciones, 2004. KOZLOVSKY, Roy Urban Play in PALMA, Vittoria di; PERITON, Diana; LATHOURI, Marina Intimate Metropolis: Urban subjects in the modern city. London/New York: Routledge, 2009. pp 195-217. MARKUS, Clare; SARKISSIAN, Wendy Housing as if people mattered. Site design guidelines for medium-density family housing. Berkeley: University of California Press, 1986. MARTINS, Marta Condomnios Habitacionais Fechados e Qualidade de Vida: Uma discusso (tambm) sobre a cidade in Cidades: Comunidades e Territrios. n19, Lisboa: CET/ISCTE, 2009. p.111-127 MNICA, Maria Filomena Passaporte: viagens, 1994-2008. Lisboa: Aletheia Editores, 2009. RMY, Jean; VOY, Liliane A Cidade: Rumo a uma nova definio? Porto: Edies Afrontamento, 1994. RISSELADA Max; HEUVEL, Dirk ven den Team 10: 1953-81, in Search of a Utopia of the Present. Rotterdam: NAi Publishers, 2005. SMITHSON Alison; SMITHSON Peter The charged void: Urbanism. New York: The Moncelli Press, 2005.

SITIOS DE INTERNET CONSULTADOS: www.ine.pt www.pordata.pt

18

Anda mungkin juga menyukai