Anda di halaman 1dari 5

Cpia no autorizada

JUL 1993

NBR ISO 10011-2

Diretrizes para auditoria de sistemas da qualidade


ABNT-Associao Brasileira de Normas Tcnicas
Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13 - 28 andar CEP 20003-900 - Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro - RJ Tel.: PABX (021) 210 -3122 Telex: (021) 34333 ABNT - BR Endereo Telegrfico: NORMATCNICA

Parte 2 Critrios para qualificao de auditores de sistema da qualidade


Origem: Projeto 25:000.02-002/1992 CB-25 - Comit Brasileiro da Qualidade CE-25:000.02 - Comisso de Estudo de Sistemas da Qualidade NBR ISO 10011-2 - Guidelines for auditing quality systems - Part 2: Qualification criteria for quality systems auditors Descriptors: Quality assurance. Quality assurance programme. Quality audit. Qualification A presente Norma equivalente ISO 10011-2:1990 Descritores: Garantia da qualidade. Programa de garantia da qualidade. Auditoria da qualidade. Qualificao 5 pginas

Copyright 1990, ABNTAssociao Brasileira de Normas Tcnicas Printed in Brazil/ Impresso no Brasil Todos os direitos reservados

SUMRIO
Introduo 1 Objetivo 2 Referncias normativas 3 Definies 4 Educao 5 Treinamento 6 Experincia 7 Atributos pessoais 8 Capacidade gerencial 9 Manuteno da competncia 10 Idioma 11 Seleo do auditor-lder Anexo A Avaliao de candidatos a auditor

Aplica-se seleo de auditores para execuo de auditorias de sistemas da qualidade como estabelecido na NBR ISO 10011-1.

2 Referncias normativas
As normas a seguir contm disposies que, atravs de referncias neste texto, constituem prescries desta NBR ISO 10011-2. Na data da publicao desta Norma, as edies indicadas eram vlidas. Como todas as normas esto sujeitas a revises, as partes interessadas dos acordos baseados nesta NBR ISO 10011-2 so encorajadas a investigar a possibilidade de utilizao das edies mais recentes das normas indicadas a seguir. A ABNT mantm registros das normas vlidas atualmente. NBR ISO 8402:1993, Gesto da qualidade e garantia da qualidade - Terminologia NBR ISO 10011-1:1993, Diretrizes para a auditoria de sistemas da qualidade - Parte 1 : Auditoria NBR ISO 10011-3:1993, Diretrizes para a auditoria de sistemas da qualidade - Parte 3: Gesto de programas de auditoria.

Introduo
A fim de que as auditorias de sistemas da qualidade sejam executadas efetiva e uniformemente, conforme definido na NBR ISO 10011-1, exigem-se critrios mnimos para a qualificao dos auditores. Esta NBR ISO 10011-2 descreve estes critrios mnimos. Tambm fornece o mtodo segundo o qual avaliada a concordncia do auditor em potencial, individualmente, com os critrios e sua manuteno. Esta informao encontra-se no Anexo A.

3 Definies
Para os fins desta Norma aplicam-se as definies das NBR ISO 8402 e NBR ISO 10011-1.

1 Objetivo 4 Educao
Esta NBR ISO 10011-2 fornece orientaes sobre os critrios para qualificao de auditores. Os candidatos a auditor devem ter pelo menos o segundo

Cpia no autorizada

NBR ISO 10011-2/1993

grau escolar completo, caso contrrio, tero sua capacitao avaliada pela banca descrita no Anexo A. Os candidatos devem ter demonstrado sua competncia em expressar clara e fluentemente seus conceitos e idias, oralmente e por escrito, no idioma reconhecido oficialmente.

- tratar o pessoal envolvido de maneira que permita atingir melhor os objetivos da auditoria; - reagir com sensibilidade s convenes do pas em que a auditoria estiver sendo realizada; - executar o processo de auditoria, evitando desvios decorrentes de distraes; - empenhar-se em dar total ateno e apoio ao processo de auditoria; - reagir efetivamente em situaes de tenso; - chegar a concluses geralmente aceitveis baseadas nas observaes da auditoria; - permanecer fiel a uma concluso apesar da presso para mudar o que no est baseado na evidncia objetiva.

5 Treinamento
Os candidatos a auditor devem ter feito um treinamento at um nvel que assegure sua competncia nas habilidades necessrias para executar e gerenciar auditorias. Um treinamento nas seguintes reas deve ser considerado particularmente importante: - conhecimento e compreenso das normas nas quais se baseia a execuo das auditorias dos sistemas da qualidade; - tcnicas de anlise de exames, questionrios, avaliao e preparao de relatrios; - habilidades adicionais necessrias na gesto de uma auditoria, tais como: planejamento, organizao, comunicao e direo. Esta competncia deve ser demonstrada atravs de exames orais e escritos, ou outros meios aceitveis.

8 Capacidade gerencial
Os candidatos a auditor devem demonstrar atravs de meios adequados seu conhecimento e capacidade de usar as habilidades gerenciais necessrias na execuo de uma auditoria, conforme recomendaes da NBR ISO 10011-1.

6 Experincia
Os candidatos a auditor devem ter um mnimo de quatro anos de experincia profissional na rea, em regime de tempo integral (que no inclui o perodo de treinamento), dos quais pelo menos dois devem ter sido em atividades relativas a garantia da qualidade. Antes de assumir a responsabilidade, como auditor, pela execuo de uma auditoria, o candidato deve ter adquirido experincia de todo o processo de auditoria como descrito na NBR ISO 10011-1. Esta experincia deve ter sido adquirida na participao de no mnimo quatro auditorias num total de no mnimo 20 dias, incluindo a anlise crtica da documentao, preparao de relatrios e execuo propriamente dita da auditoria. Toda experincia relevante deve ser razoavelmente recente.

9 Manuteno da competncia
Os auditores devem manter sua competncia: - assegurando que os seus conhecimentos das normas e requisitos dos sistemas da qualidade esto atualizados; - assegurando que os seus conhecimentos dos procedimentos e mtodos de auditoria esto atualizados; - participando de treinamentos de atualizao, quando necessrio; - tendo seu desempenho reavaliado pelo menos a cada trs anos, por uma banca de avaliao (ver Anexo A). Estas medidas devem assegurar que o auditor continue a atender a todos os requisitos desta Norma. As reavaliaes do auditor devem levar em conta quaisquer informaes adicionais, positivas ou negativas, conseguidas depois da reavaliao anterior.

7 Atributos pessoais
Os candidatos a auditor devem ter uma mentalidade aberta e madura, julgamentos dignos de confiana, capacidade analtica e tenacidade; devem ter habilidade para perceber situaes de maneira realista, compreender operaes complexas sob uma perspectiva mais ampla, bem como o papel das unidades individuais dentro da empresa como um todo. O auditor deve estar apto a aplicar estes atributos para: - obter e avaliar a evidncia objetiva de maneira justa;

10 Idioma
Nenhum auditor deve realizar auditorias sem contar com um apoio, quando no possui fluncia no idioma em que a auditoria feita. O termo apoio, neste caso, refere-se ao fato do auditor ter disposio, durante todo o tempo, uma pessoa que possua os conhecimentos da terminologia tcnica necessria, e que no seja sujeita a presses que possam afetar seu desempenho na auditoria.

11 Seleo do auditor-lder
- manter-se fiel ao objetivo da auditoria sem temor ou favorecimento; - avaliar constantemente os efeitos das observaes de auditoria e de interaes pessoais durante uma auditoria; O auditor-lder para uma auditoria especfica deve ser escolhido pela gerncia de um programa de auditoria entre auditores qualificados, usando-se os fatores descritos na NBR ISO 10011-3, levando ainda em conta os seguintes critrios:

Cpia no autorizada

NBR ISO 10011-2/1993

- os candidatos devem ter atuado como auditores qualificados em pelo menos trs auditorias completas, executadas segundo recomendaes especificadas na NBR ISO 10011-1;

- os candidatos devem ter demonstrado sua capacidade de se comunicar eficientemente, oralmente e por escrito, no idioma acordado para a realizao da auditoria.

/ANEXO

Cpia no autorizada

NBR ISO 10011-2/1993

Cpia no autorizada

NBR ISO 10011-2/1993

Anexo A
(Normativo)

Avaliao de candidatos a auditor A.1 Geral


Este Anexo parte integrante desta Norma e fornece os mtodos necessrios para a avaliao dos candidatos a auditor, segundo critrios ali definidos. se tambm de: - entrevistas com os candidatos; - exames; - trabalhos escritos dos candidatos. A.3.2 Experincia A banca deve convencer-se de que a experincia apresentada pelo candidato foi de fato alcanada e adquirida dentro de um perodo de tempo aceitvel. A.3.3 Atributos pessoais A banca deve usar tcnicas tais como: - entrevistas com os candidatos; - referncias de empregadores anteriores, colegas, etc; - exames estruturados para caractersticas particulares; - simulao da funo; - observaes feitas nas condies reais de auditoria. A.3.4 Capacidade gerencial A banca deve usar tcnicas tais como: - entrevistas com os candidatos; - referncias de empregadores anteriores, colegas, etc. - exames estruturados para caractersticas particulares; - simulao da funo; - observaes feitas nas condies reais de auditoria; - anlise crtica de registros de treinamento e exames relacionados. A.3.5 Manuteno da competncia A banca de avaliao deve realizar periodicamente anlises crticas do desempenho do auditor, levando em conta avaliao gerencial do desempenho do programa de auditoria. Qualquer reavaliao da certificao do auditor em funo das anlises crticas deve ser efetuada pela banca. A.3.6 Decises da banca A.3.1 Instruo e treinamento Devem existir evidncias demonstrando que o candidato adquiriu o conhecimento e aptides necessrios para executar e dirigir auditorias. A avaliao pode ser feita na forma de um exame aplicado por um organismo de certificao nacional, ou outros meios adequados e aceitos pela banca. Na avaliao dos candidatos a auditor, a banca deve utilizarA banca de avaliao deve limitar-se a aprovar ou desaprovar os candidatos propostos. A anlise crtica do desempenho do auditor tambm deve resultar apenas na aprovao ou desaprovao. As decises devem ser documentadas e comunicadas aos candidatos.

A.2 Banca de avaliao


A ferramenta-chave na implantao desta Norma a formao e operao de uma banca de avaliao, interna ou externa ao auditado, cujo objetivo principal avaliar as qualificaes dos candidatos a auditor. Esta banca deve ser presidida por um indivduo habituado a gerenciar operaes significativas de auditoria, que atenda s recomendaes de qualificao de auditor dadas nesta Norma, que seja aceito pela maioria dos outros membros da banca e pela administrao da organizao responsvel pela banca. A banca deve incluir representantes de outras reas com conhecimento sabidamente atualizado do processo de auditoria. Desta, devem participar tambm clientes que requerem relatrios de auditoria, e auditados que tenham sido objeto de auditorias regulares representativas. O mtodo para a seleo de membros especficos da banca depende do tipo de atividade de auditoria em questo, como, por exemplo: - Auditorias internas: os membros da banca devem ser selecionados pela administrao da organizao. - Auditorias de clientes: os membros da banca devem ser escolhidos pelo cliente, exceto quando acordado de outra forma. - Auditorias independentes, por terceira parte: os membros da banca devem ser selecionados pelo organismo de gesto de um esquema de certificao nacional ou equivalente. Uma banca de avaliao no deve ser constituda por menos de dois membros. As bancas de avaliao devem funcionar segundo regras definidas com procedimentos destinados a assegurar que o processo de seleo no seja arbitrrio, mantenha os critrios determinados nesta Norma e no esteja sujeito a conflitos de interesses.

A.3 Avaliaes

Anda mungkin juga menyukai