Anda di halaman 1dari 6

PENHORA SOBRE CONTA CORRENTE ONDE SO DEPOSITADOS SALRIOS

PENHORA SOBRE CONTA CORRENTE ONDE SO DEPOSITADOS SALRIOS

_____________________ 01 - APELACAO CIVEL. MEDIDA CAUTELAR. BLOQUEIO DE NUMERRIO EM CONTA-CORRENTE DESTINADA A RECEBIMENTO DE SALRIO. HONORRIOS ADVOCATCIOS. 1 O meio utilizado pelo autor e prprio, uma vez que no houve a penhora e muito menos sua intimao (art. 669, caput do CPC) para comear o prazo peremptrio para oposio dos embargos (art. 736 CPC). 2 - H impedimento legal a penhora que recaia sobre o valor, em depsito bancrio proveniente de salrio (art. 649, IV do Cdigo de Processo Civil), alm do que e garantia constitucional a proteo do salrio dos trabalhadores (art 7, X da Constituio Federal). 3 - A ausncia de culpado sucumbente causador do processo no interfere na sua responsabilidade pelo pagamento dos honorrios advocatcios e despesas processuais. apelo conhecido e improvido. (TJ/GO 4 C. Cv., Ap. Cv. n 200101847500, Rel. Des. Floriano Gomes, DJ 01.04.2002)

_____________________ 02 - PROCESSUAL CIVIL - AGRAVO DE INSTRUMENTO - AO DE EXECUO FISCAL - NECESSIDADE DE INTIMAO PESSOAL DO REPRESENTANTE JUDICIAL DA FAZENDA PBLICA - NULIDADE DA PENHORA - ALEGAO POR SIMPLES PETIO NOS AUTOS DA EXECUO - POSSIBILIDADE - PENHORA DE VALORES EM CONTA CORRENTE REFERENTES A SALRIO - BEM IMPENHORVEL - DECRETAO DE NULIDADE DA PENHORA COM FUNDAMENTO EM DOCUMENTO APRESENTADO PELO EXECUTADO VIOLAO DO ART. 398, DO CDIGO DE PROCESSO CIVIL, E DO PRINCPIO DO CONTRADITRIO - INOCORRNCIA. 1. A intimao do representante judicial da Fazenda Pblica deve ser pessoal, em atendimento ao disposto no art. 25, da Lei Federal n 6.830/80, carecendo de validade a intimao realizada pelo Dirio da Justia.

2. A alegao de ilegalidade objetiva de penhora pode ser efetivada por simples petio nos autos da respectiva ao de execuo, dispensando a propositura de embargos execuo. 3. Regra geral, o processo reclama o contraditrio antecipado, pois da essncia do referido princpio constitucional; todavia, em situaes excepcionais e urgentes e presente a possibilidade de um dano irreparvel ou de difcil reparao, possvel o julgador proferir deciso inaudita altera parte, postergando o contraditrio para aps sua deciso, inexistindo, na hiptese, violao ao art. 398, do Cdigo de Processo Civil, e ao princpio do contraditrio. 4. Demonstrado que os valores penhorados em conta corrente referem-se a salrio, foroso reconhecer a nulidade da penhora, face a impenhorabilidade dessa verba laboral, a teor do disposto no art. 649, IV, do Cdigo de Processo Civil. 5. Recurso conhecido, mas improvido. VISTOS, relatados e discutidos os presentes autos de Agravo de Instrumento, em que Agravante ESTADO DO ESPRITO SANTO e Agravado PROCIMEDICA COMERCIAL LTDA.; ACORDA a Colenda 1 Cmara Cvel, na conformidade da ata e notas taquigrficas da sesso, UNANIMIDADE, rejeitar a preliminar de intempestividade e, no mrito, por igual votao, negar provimento ao agravo. Vitria, 29 de dezembro de 2003. (TJ/ES 1 C. Cv., Ag. Inst. n 024019000082, Des. Tit. Annibal de Rezende Lima, julg. 29.12.2003)

_____________________ 03 - PENHORA. CONTA SALRIO. IMPOSSIBILIDADE. REMOO DE BENS MVEIS. AUSNCIA DE MOTIVOS PLAUSVEIS. INDEFERIMENTO. CORREO. RECURSO CONHECIDO E DESPROVIDO. 1. A conta poupana salrio, onde mensalmente e depositado o salrio do executado, que imediatamente promove o seu levantamento, no admite a pretendida penhora. 2. A remoo de bens penhorados, depositados em mo do devedor, s e admissvel diante de motivos plausveis, in casu, inexistentes nos autos. (TA/PR 2 C. Cv., Ag. Inst. n 174553500/Curitiba, julg. 21.11.2001, v.u.)

_____________________

04 - EXECUO. PENHORA. BEM MVEL. RECUSA DO EXEQENTE. CONSTRIO DO SALDO EM CONTA CORRENTE. PESSOA JURDICA. ALEGAO. SALRIO. Admite-se a recusa de bem nomeado para efeito de penhora, se o executado possuir saldo em conta corrente bancria, devendo a constrio recair sobre esta em obedincia gradao legal. A alegao da pessoa jurdica de que o valor penhorado se destina a pagamento de salrio no tem o condo de tornar o saldo em conta corrente impenhorvel, diante da impossibilidade de discriminar o destino do saldo constante na conta corrente da empresa. Ao elencar os bens impenhorveis, o legislador visa resguardar o direito da pessoa fsica que recebe o salrio para sustento de sua famlia. A empresa no se enquadra em tal restrio. (TJ/RO C. Cv., Ag. Inst. n 03.002642-3 Ariquemes, Rel. Juiz Convocado Antnio Feliciano Poli, julg. 11.11.2003)

_____________________ 05 - APELAO CVEL. AO DE DESPEJO C/C COBRANA. EXECUO DE SENTENA. ILEGITIMIDADE ATIVA. APROVEITAMENTO DOS ATOS PROCESSUAIS. O autor da ao de despejo c/c cobrana parte ativa legtima para executar o dbito relativo aos aluguis e encargos impagos, de acordo com o determinado pela sentena condenatria. Embora, tecnicamente, a execuo de aluguis impagos atravs do reativamento de anterior ao executiva que visava a cobrana de verba honorria no seja a soluo mais adequada, no caso concreto, tal fato no enseja a nulidade da execuo, tendo em vista a ausncia de prejuzo das partes. Aplicao dos princpios da utilidade, finalidade e economia processual.Indemonstrado, pela parte, que o dinheiro penhorado na sua conta-corrente relativo ao a seu salrio ou provento de aposentadoria, a penhora deve ser mantida.APELAO IMPROVIDA.RECURSO ADESIVO PROVIDO. (TJ/RS 16 C. Cv., Ap. Cv. n 70008887143, Rel. Des. Claudir Fidelis Faccenda, julg. 23.06.2004)

_____________________ 06 - PENHORA - Incidncia sobre valor em depsito em conta salrio poupana - Cabimento - Impenhorabildiade do art. 649, IV, do CPC afastada Dinheiro disposio do devedor desprovida de condio salarial e em

aplicao financeira - Agravo no provido. (1 TAC/SP 3 C., Ag. Inst. n 1243076-3, Rel. Juiz Maia da Rocha, julg. 15.06.2004)

_____________________ 07 - MEDIDA CAUTELAR - Cautela inominada - Desconto em conta corrente de emprstimo pessoal livremente pactuado entre as partes - Alegao da requerente que seu salrio integralmente depositado na conta corrente mantida junto ao banco-requerido, sendo certo que aquele impenhorvel e garantido pela Constituio Federal, em seu art. 7 inc. X - Inadmissibilidade Ausncia de pressupostos para a concesso de liminar - Descontos que foram expressamente autorizados pela recorrente e seguiram os comandos contratuais, no estando caracterizada a penhora de vencimentos - Ofensa ao art. 649, inc. IV, do Cdigo de Processo Civil e ao art. 7, inc. X da Constituio Federal/88 no configurada - Recurso desprovido. (1 TAC/SP 3 C., Ag. Inst. n 1222518-6/Camplinas, Rel. Juiz Roque Mesquita, julg. 07.10.2003)

_____________________ 08 - TUTELA ANTECIPADA - Pedido de absteno de lanaemtnos de dbitos na conta-salrio do autor de ao revisional de contrato bancrio - Tutela indeferida - Inadmissibilidade - Salrio ou provento de aposentadoria que tem natureza alimentar, e so absolutamente impenhorveis - Descontos em folha de vencimentos que se equiparam expropriao sem o devido processo legal - Agravo provido. (1 TAC/SP 2 C., Ag. Inst. n 1233861-9/Presidente Prudente, Rel. Juiz Cerqueira Leite, julg. 24.09.2003)

_____________________ 09 - EXECUO FISCAL - Penhora sobre ativo financeiro, com exceo de conta bancria utilizada para crdito de salrio - Admissibilidade - Recusa na indicao de bem penhora em sede de exceo de pr-executividade Possibilidade do juiz, atendendo requerimento da municipalidade, determinar expedio de ofcio, bloqueio e penhora sobre ativo financeiro depositado em conta bancria, mormente na hiptese em que o executado perde o prazo para a nomeao - Descabimento da indicao, em sede da exceo, em face

de no ser o local apropriado para faz-lo - Possibilidade do juiz recusar bem imvel para penhora, compromissado terceiro pelo contribuinte, sem registro no CRI, ainda que seja o mesmo imvel sobre o qual esteja lanado o imposto, ante o fato de que no se confunde legitimidade para responder perante o fisco com titularidade para indicao de bem a penhora - Agravo improvido. (1 TAC/SP 3 C., Ag. Inst. n 1076857-5/ So Bernardo do Campo, Rel. Juiz Luiz Augusto de Salles Vieira, julg. 01.10.2002)

_____________________ 10 - PENHORA - Incidncia sobre a soma em conta corrente proveniente de salrio - Impossibilidade - Bem considerado impenhorvel - Aplicao do art. 649, IV, do Cdigo de Processo Civil - Hiptese em que o salrio, no momento em que ele deixa de servir para o sustento natural do executado, pode, eventualmente, ser penhorado, desde que sobeje alguma quantia a ser preservada em algum tipo de aplicao financeira - Recurso provido. (1 TAC/SP 5 C., Ag. Inst. n 1109809-2/Sorocaba, Rel. Juiz lvaro Torres Jnior, julg. 28.08.2002)

_____________________ 11 - EXECUO - PENHORA - SALRIO, APOSENTADORIA OU CRDITO TRABALHISTA - DESCABIMENTO - APLICAO DO ARTIGO 649, IV DO CDIGO DE PROCESSO CIVIL. O saldo de conta bancria impenhorvel, quando proveniente de vencimentos de funcionrio pblico e aposentadoria (artigo 649, incisos IV e VII, do Cdigo de Processo Civil). (2 TAC/SP - 7 C., Ag. Inst. n 843.677-00/4, Rel. Juiz Willian Campos, julg. 06.04.2004)

_____________________ 12 - EXECUO - PENHORA - LIMITE - INCIDNCIA SOBRE PROVENTOS DEPOSITADOS EM CONTA CORRENTE - 30% DO SALRIO RECONHECIMENTO. perfeitamente possvel a incidncia da penhora sobre valor depositado em

conta corrente bancria, especialmente diante da notcia de inexistncia de outros bens penhorveis. O fato de ali serem depositados montantes pagos por entidades previdencirias no determina a impenhorabilidade, pois a partir do depsito desaparece a caracterstica, transformando-se a importncia em simples numerrio. De reconhecer, porm, a necessidade da observncia do princpio da menor gravosidade possvel, fazendo a constrio ficar restrita a valores no superiores a 30% das importncias mensais que vierem a ser depositadas, at que alcance a plenitude da garantia. (2 TAC/SP, Ag. Inst. n 755.407-00/3, Rel. Juiz Antonio Rigolin, julg. 20.08.2002)

_____________________ 13 - EXECUO - PENHORA - SALRIO, APOSENTADORIA OU CRDITO TRABALHISTA - INADMISSIBILIDADE - APLICAO DO ARTIGO 649, IV DO CDIGO DE PROCESSO CIVIL. Tratando-se de conta-salrio para depsito de crditos em pagamento de programa de residncia mdica em hospital pblico, sendo a mesma impenhorvel nos termos do artigo 649, IV, do Cdigo de Processo Civil, deve ser anulada a penhora sobre ela levada a efeito. (2 TAC/SP 10 C., Ag. Inst. n 746.769-00/3, Rel. Juza Cristina Zucchi, julg. 14.08.2002)

Anda mungkin juga menyukai