Anda di halaman 1dari 13

DANILO BOGO

LEITURA MUSICAL AO VIOLO Um mtodo focado nas dificuldades de mudana de posies

Tema: A Msica de Cmara para Violo

Trabalho apresentado no I Simpsio Acadmico de Violo da Embap de 1 a 6 de outubro de 2007

LEITURA MUSICAL AO VIOLO: Um mtodo focado nas dificuldades de mudana de posies1 Danilo Bogo2

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal fazer um apanhado geral sobre as formas de notao utilizada para o instrumento em sua histria e demonstrar como podemos melhorar a leitura musical ao violo atravs do estudo das posies no brao do instrumento. Ser apresentada para isto, a proposta de um mtodo que contemple o estudo de regies e posies no brao do instrumento. Mtodo este que no tem a pretenso de substituir os mtodos existentes, mas sim oferecer uma ferramenta de desenvolvimento de leitura no processo de aprendizagem do aluno.

Palavras-chave: Violo. Leitura. Posies. Didtica.

INTRODUO

Talvez pelo seu carter solitrio e intimista que provm do seu pouco som em relao aos instrumentos da orquestra, e pelo fato de que grande parte do repertrio para o instrumento composto de obras solo, a leitura musical ao violo muitas vezes deixada de lado nos mtodos para o instrumento. Isto apoiado pela infeliz idia de que se voc esta estudando uma pea sozinho, voc faz seu tempo, isto , no importa quantas vezes voc volta para ler um mesmo trecho. Porm, devido ao crescimento do seu uso como instrumento de cmara, seja em quartetos, duos, orquestra de violes e mesmo em
Trabalho apresentado no I Simpsio Acadmico de Violo da Embap, de 1 a 6 de outubro de 2007. Danilo Bogo. Graduado em Violo pela Escola de Msica e Belas Artes do Paran, na classe do PRof. Luis Cludio Ribas Ferreira.
2 1

grandes orquestras este ultimo facilitado pelo uso de amplificao a questo da leitura ao violo tem se tornado chave na prtica de musica em conjunto. O presente trabalho tem como objetivo principal fazer um apanhado geral sobre as formas de notao utilizada para o instrumento em sua histria e demonstrar como podemos melhorar a leitura musical ao violo atravs do estudo das posies no brao do instrumento. Ser apresentada para isto, a proposta de um mtodo que contemple o estudo de regies e posies no brao do instrumento, mtodo este que no tem a pretenso de substituir os j existentes, mas oferece uma ferramenta de desenvolvimento de leitura no processo de aprendizagem do aluno.

CIFRA E TABLATURA

Existiam muitos motivos para a tablatura cair em desuso na segunda metade do sculo XVIII, entre eles: por um lado, a dificuldade desta notao para compositores no alaudistas; por lado, o hbito da leitura exclusiva da tablatura gerava nos alaudistas certa dificuldade com a notao mensural;3 o fato da tablatura representar uma posio, um local no brao do instrumento e no uma nota dificulta a leitura silenciosa ou o solfejo. Por outro lado, um 1 ou b sobre a segunda linha de uma tablatura representaria um d 3 (notado como d 4 na escrita para violo) na segunda corda. J um d 3 notado no pentagrama, pode ser encontrado em quatro lugares diferentes no violo (que no aconteceria no piano por exemplo). O que determina esta escolha : 1) as notas que devem soar ao mesmo tempo; 2) a proximidade das notas seguintes; e, 3) o timbre. Observa-se hoje em dia o uso muito freqente de cifras e tablaturas no uso do violo, principalmente na prtica de msica popular brasileira. incontestvel a praticidade de ambas escritas, porm, importante lembrar que isso s se sustenta pela facilidade de aceso a gravaes deste repertrio
3

GROVES Dictionary of Music and Musicians, p. 836. Ver tambm: DUDEQUE, 1994, p. 53.

(sendo impossvel em outros perodos na histria do violo), uma vez que na maioria dos casos, essas escritas no especificam o ritmo. Um sistema antigo bem prximo da nossa cifra o Sistema Alfabeto que apareceu pela primeira vez em 1606 no livro Nuova inventione dintavolatura per sonare il balletti sopra la chitarra spagnuola de Girolamo Montesardo.4 O sistema consiste em relacionar um determinado acorde na guitarra de cinco ordens5 (um antecessor do violo) a uma letra do alfabeto. Como o instrumento em questo tinha a mesma afinao do violo moderno excluindo-se a 6 corda, pode-se ler o grfico abaixo sendo a primeira linha a 5 corda e os nmeros as casas:

+ A B C D E F G H I K L M N O 2 2 3 0 0 0 2 3 2 0 2 0 2 0 2 3 0 0 0 2 2 2 1 2 0 0 1 3 1 3 0 1 0 3 0 2 0 1 0 1 1 0 1 3 3 2 3 1 3 2 3 0 3 2 2 3 1 0 1 3 1 1 3 4 3 3 1 1 1 4 1 0 0 3 3

P Q R 3 4 3 4 2 4

S 2 2 4 5 4

T 4 2 2 2 5

V X 4 4 2 2 2 2 4 4 3 2

Y 5 5 4 3 3

Z & Con Ron 3 5 5 5 3 4 3 1 2 1 2 2 4 5 3 3 3 5 6 5

1 3 [4] 1 2 [4] 1 2 2

O exemplo abaixo mostra como Montesardo organiza a escrita do alfabeto com o ritmo:
4
5

DUDEQUE, p. 43. Cordas duplas.

No exemplo acima se percebe o no uso de formula de compasso, porm, as letras so agrupadas com separaes. As letras minsculas representam a metade do valor das letras maisculas. Sistemas de tablaturas para vrios instrumentos so observados na msica ocidental desde o incio do Sculo XIV.6 Com o surgimento da vihuela (o mais antigo instrumento que se possa relacionar com o violo) na Espanha no sculo XVI j se observava o uso da tablatura como a principal notao para este instrumento.7 Existiam dois tipos de tablatura: a francesa e a italiana. Estas diferenciavam basicamente em dois pontos: na tablatura francesa as linhas que representavam as cordas eram dispostas de cima para baixo da corda mais aguda para mais grave, isto , a primeira linha representava a primeira corda, a segunda linha a segunda corda e assim por diante. Na tablatura italiana acontecia o contrrio: a primeira linha representava a corda mais grave. O segundo ponto o uso de letras nas tablaturas francesas para representar as casas no brao do instrumento. Desta forma, a letra a representa corda solta, a letra b primeira casa, a letra c segunda casa e assim por diante. J na tablatura italiana observam-se nmeros, sendo: o nmero 0 corda solta,

6 7

GROVES Dictionary of Music and Musicians, Tablature. (arquivo eletrnico). DUDEQUE, 1994, p. 09.

nmero 1 primeira casa, e etc. Em ambos os sistemas de tablaturas, o ritmo era notado logo acima das linhas como segue:

Tablatura francesa

Tablatura Italiana

Se fizermos um paralelo das tablaturas antigas com as tablaturas usadas na prtica de musica popular hoje por guitarristas e violonistas, veremos que aconteceu uma mistura dos dois sistemas: a primeira linha representa a primeira corda (tablatura francesa) e nmeros so usados para representar as casas (tablatura italiana). No geral, as tablaturas usadas na musica popular no trazem a indicao rtmica.

UM MTODO EM DESENVOLVIMENTO

fato que uma boa leitura comea com o conhecimento da escrita musical, isto , a familiaridade com padres rtmicos, meldicos e harmnicos. Mas fato tambm que a leitura ao violo dificultada pela mudana de posies. Tais dificuldades comeam a aparecer principalmente quando o

violonista comea trabalhar com msica em grupo, pois nesta modalidade no h tempo para que cada participante resolva seu trecho de dificuldade especfica. Isto remete ao estudo direcionado de cada posio, um estudo que contemple esta especificidade. Mateo Carcassi (17921853) j atentava para dificuldade das posies das notas no brao do violo. No seu mtodo Mthode complte pour la guitare divise em trois parties no item Positions
8

ele cita as principais posies (1,

4, 5, 7 e 9) e direciona estudo de escalas, arpejos e uma pequena pea para cada posio. Estas posies pr-estabelecidas como principais, partem das tonalidades que funcionam melhor para o instrumento e que por isso foram consagradas pelos compositores do seu perodo. Porm, o autor limita-se ao reconhecimento das notas nessas tonalidades excluindo desta forma algumas notas e posies no comuns no uso do instrumento em sua poca e em nenhum momento cita questes de leitura primeira vista.

REGIES O primeiro passo do mtodo ser proposto aqui fazer um mapeamento das notas no brao do violo, tentando dividi-lo em regies especficas e entendendo a dinmica irregular das notas. Entenda-se por regio o grupo formado por cada quatro casas no brao do instrumento, sendo que da 1 para 4 casa a primeira regio, da 5 para 6 a segunda regio, e assim por diante. Entendase por posio a casa onde se posiciona o dedo 1 (indicador da mo esquerda). Desta forma, uma mo na 3 posio estar abrangendo a 1 e a 2 regies, sendo que esta se posiciona da 3 a 6 casas. Seguindo esta linha de pensamento, primeiro se realizar o estudo de regies buscando uma melhor fixao das notas no brao do instrumento; depois se realizar o estudo de posio misturando diversas regies.

CARCASSI, 1836, pp. 46 a 53.

ESTUDOS DE LEITURA

O mtodo ser composto de uma srie de estudos de leitura direcionados a estudantes com nvel de leitura mediano. Com esses estudos, visa-se uma melhor compreenso da posio das notas no brao do instrumento, dividindo o brao em regies fixas e direcionando estudos para cada regio e posteriormente misturando regies. Desta forma, pretende-se trabalhar a maior quantidade de posies possveis no brao do instrumento. Segue abaixo dois exemplos de estudos de leitura para segunda regio:

Os dois exemplos acima mostram uma fase intermediria do mtodo. O que se pode observar no primeiro momento a facilitao rtmica para que o aluno se atente exclusivamente posio das notas nesta regio, deixando desta forma o trabalho rtmico para um momento posterior, por isso tambm o no uso de frmula de compasso; as barras de compasso serviro apenas para indicar a posio exata de uma possvel correo do professor. O que diferencia um exemplo do outro o uso de notas pulsadas ao mesmo tempo no segundo exemplo. Est dever ser uma prtica gradativa no mtodo. O que pode ser observado tambm uma escrita voltada para msica atonal, tentando desta forma, excluir uma leitura de padres presentes na msica tonal to conhecidos dos msicos, como por exemplo:

Quando se v um acorde montado desta forma em uma msica na tonalidade de D Maior (ou em outras tonalidades onde comum este acorde) possivelmente um msico de experincia mediana no ler todas as notas, e sim, reconhecer este agrupamento como um D Maior e o executar na posio que lhe for mais familiar, mesmo que para isso algumas notas sejam trocadas.

SOLFEJO

A prtica de ensino de leitura prega que o solfejo um grande aliado no aprendizado, seja este com ou sem o apoio do instrumento musical. Este tipo de leitura tocando e falando (ou cantando) a nota mostrou-se muito vantajoso nesta investigao inicial. Uma leitura sem solfejo corre o risco de transformar a partitura em uma tablatura, isto , representar um local no brao do instrumento e no uma nota. O solfejo tocando faz a ligao entre nota escrita, sua posio no brao e o som da nota em questo. Outro problema sentido no uso do solfejo a no diferenciao das notas alteradas na pronncia, principalmente se tratando de musical atonal e sendo este solfejo aplicado ao violo.
9

Uma alternativa o Alternate fully-

chromatic system um sistema de solfejo que diferencia as notas alteradas:

WIKIPEDIA, Solfege.

Note Name Solfege Name Pronunciation C C-sharp D-flat D D-sharp E-flat E F F-sharp G-flat G G-sharp A-flat A A-sharp B-flat B Do Di Ra Re Ri Ma Mi Fa Fi Sal Sol Sil L La Li As Si /do/ /di/ /r/ /re/ /ri/ /m/ /mi/ /f/ /fi/ /sl/ /sol/ /sil/ /le/ /l/ /li/ /sa/ /si/

10

Porm algumas alteraes podem ser feitas para este sistema se adequar realidade brasileira: Nome da nota Db D D# Rb R R# Mib Mi Mi# Fb F F# Solb Sol Sol# Lb L L# Sib Si Si# Nome no Solfejo De D Du R R Ru Me Mi Mu Fe F Fu Sel Sol Sul Le L Lu Se Si Su

Optou-se por trocar a vogal i por u buscando desta forma fazer uma meno ao u do sustenido. E a vogal e (tambm uma meno ao e do bemol) para todos os bemis inclusive o r. Sendo r natural com som aberto (r), e r bemol com som fechado (r). importante salientar a importncia da diferenciao das notas acidentadas, pois a pratica de cantar um sol natural

11

onde se esta tocando um sol sustenido, por exemplo, dificulta a memorizao da posio das notas no brao do instrumento.

CONCLUSO Estando longe de uma concluso definitiva esta investigao inicial deixa clara a importncia do estudo sistemtico das regies no brao do instrumento e a importncia do uso de um solfejo cromtico como apio memorizao das notas nessas regies. O uso do item Positions no mtodo do Carcassi

associado a um solfejo cromtico mostrou-se uma boa ferramenta para o incio de um trabalho de desenvolvimento de leitura, porm, revelou a necessidade de um mtodo especfico de leitura condizente com a realidade musical de nossa poca. A questo da amplificao que permite uma melhor interao do violo com outros instrumentos, e o crescente interesse por parte dos novos compositores por novos sons, isto , diferentes daqueles das orquestras tradicionais, tem proporcionado ao violo um bom status camerstico tanto de instrumento harmnico/meldico, como de efeito (percusso no corpo do instrumento ou outros rudos conseguidos das cordas). Considerando a realidade brasileira, onde poucos conseguem levar uma carreira solo, o violonista deve estar preparado para uma realidade que talvez no seja aquela de um banquinho, um violo.

12

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Livros: CARCASSI, Mateo. Mthode complte pour la guitare divise em trois parties. Paris: 1836. DUDEQUE, Norton Eloy. Histria do Violo. Curitiba: Ed. da UFPR, 1994. _________. GROVES Dictionary of Music and Musicians. 5 ed., Editor: Eric Blom. Londres: MacMillan & CO. Ltd., 1954. PUJOL, Emilio. Escuela Razonada de La Aires: Ricordi Americana, 1956. Guitarra. Libro primero. Buenos

RICHMAN, Howard. Super Sight-Reading Secrets. Reseda: Sound Feelings Publishing, 1986.

Sites:
SLOAN, John. An Introduction to Sight Reading. http://www.edmontonclassicalguitarsociety.org/art004.htm. Acesso em 6 de setembro de 2007. WIKIPEDIA, Eye movement in music reading. http://en.wikipedia.org/wiki/Eye_movement_in_music_reading. Acesso em 10 de maio de 2007. WIKIPEDIA. Sight reading. http://en.wikipedia.org/wiki/Sight_reading. Acesso em 5 de maio de 2007. WIKIPEDIA, Solfege. http://en.wikipedia.org/wiki/Solfege . Acesso em 6 de setembro de 2007. WIKIPEDIA, Tablature. http://en.wikipedia.org/wiki/Tablature#Lute_tablature. Acesso em 20 de maio de 2007.

Anda mungkin juga menyukai