Anda di halaman 1dari 4

Nome:_____________________________________________ N: ______ Turma: F Enc.

Educao: _____________________________________ Professor:____________ Classificao: _________

Teste de Avaliao de CINCIAS NATURAIS


1 L o seguinte texto e observa a figura:

8 Ano

1.1 Para a afirmao que se segue, assinala a opo correcta: Os animais que tm o mesmo habitat so: ___ A e B ___ B e C ___ A e C 1.2 Os animais A e B tm o mesmo nicho ecolgico? Justifica.

2 Faz corresponder a cada nmero da coluna II uma das letras da coluna I. COLUNA I A Ecossistema B Comunidade C Populao D Habitat E - Bitopo F - Biosfera COLUNA II _____ 1 O conjunto dos sapos da espcie Buffus calamita que vivem numa lagoa. _____ 2 O esquilo vive nas rvores das florestas onde se alimenta. ____ 3 O conjunto de todos os seres vivos que vivem num buraco de um muro. _____ 4 O conjunto de todos os seres vivos de uma lagoa e o meio fsico de que dependem. ____ 5 O conjunto de todos os seres vivos da Terra e das relaes que mantm entre si e os factores fsico-qumicos do ambiente. _____ 6 O conjunto de todas as rs da espcie Rana esculenta que vivem nas margens da Ribeira da Sert. _____ 7 O conjunto de todos os seres vivos que, actualmente, habitam a Ribeira da Sert. _____ 8 O conjunto de todos os seres vivos de uma mata e dos factores fsicoqumicos com os quais interagem. _____ 9 O conjunto de todos os seres vivos que vivem na Ribeira da Sert, nas suas margens e nos riachos que nela desaguam e os factores fsico-qumicos a que esto sujeitos. _____ 10 O conjunto de todas as lontras que vivem actualmente ao longo da Ribeira da Sert. ( Nota: na Europa existe apenas uma espcie, Lutra lutra, designada vulgarmente por Lontra Europeia )

3 - Considera as seguintes afirmaes:

A O ambiente dos organismos formado pelos factores biticos e abiticos. B O habitat de um ser vivo o lugar onde vive esse ser vivo. C Uma populao um conjunto de seres vivos de espcies diferentes que vivem numa mesma rea e no mesmo perodo de tempo, mantendo entre si uma certa interdependncia. D Os vegetais e animais mutuamente relacionados que povoam uma mesma rea constituem uma comunidade. E O nicho ecolgico no o lugar onde o ser vivo vive, mas sim o papel que ele desempenha no ecossistema, ou seja a sua profisso.

Das opes que se seguem, assinala a que est correcta:

_____ Todas as afirmaes esto certas. _____ S esto certas as afirmaes A, B, D, E. _____ Apenas est certa a afirmao A. _____ S esto certas as afirmaes A, B, C, D. _____ S esto certas as afirmaes A, B, C, E. 4 Completa a seguinte equao: Ecossistema = _________________ + Bitopo

5 - Observa o grfico seguinte que indica a aco das variaes de temperatura na actividade de seres vivos de duas espcies diferentes. 5.1 Qual a temperatura ptima da espcie A? 5.2 Como classificas os seres da espcie A quanto sua tolerncia s variaes de temperatura? 5.3 Qual a espcie que apresenta maiores valores de amplitude trmica? 5.4 Qual das espcies ter maior rea de distribuio? Justifica a tua resposta.

6 Na tabela esto registados os valores da temperatura mdia do corpo, da taxa respiratria e da taxa cardaca dos ourios-cacheiros activos e em hibernao.
CTIVIDADE Taxa respiratria (nmero de inspiraes e expiraes por minuto) Taxa cardaca (nmero de batimentos por minuto) Temperatura mdia do corpo 30/min. 80/min. 37C HIBERNAO 4/min. 1 a 5/min. 5C

6.1 O que acontece temperatura do corpo do ourio-cacheiro durante a hibernao? 6.2 Compara as taxas respiratria e cardaca do ourio-cacheiro quando est activo com as registadas quando est a hibernar.

6.3 Durante os meses quentes o ourio-cacheiro alimenta-se abundantemente para acumular reservas e uma espessa camada de gordura debaixo da pele. Indica as vantagens deste comportamento. 7 - Durante o Vero foram colocadas lebres num recinto fechado (e sem janelas), apenas iluminado com luz elctrica. A luz mantinha-se acesa um determinado nmero de horas, igual durao do dia no Outono. Verificou-se que a pelagem das lebres foi embranquecendo, como se estivessem no Outono. Observa atentamente os esquemas seguintes, os quais indicam a durao do dia e da noite (durante as 24 horas dum dia).

Esquema A

Esquema B

7.1 Qual dos esquemas corresponde s condies a que foram submetidas as lebres no decorrer da experincia? 7.2 ~ Qual o factor abitico que influencia a mudana de cor da pelagem das lebres? 7.3 Como interpretas os resultados obtidos no fim da experincia?

8 O quadro seguinte apresenta as perdas de gua para o ambiente de duas espcies animais: Perdas de gua 8.1 Qual destas espcies perde mais gua para o ambiente? 8.2 Qual delas est mais adaptada a viver em regies com pouca gua? Justifica.
gua perdida por transpirao (mg) gua nos excrementos (%)

Espcie A
0,94

Espcie B
0,54

68

45

Anda mungkin juga menyukai