Anda di halaman 1dari 2

ESCOLA_____________________________________________________________ Turma_________ Turno______ DISCENTE ____________________________________________________________________________ N ______ PROFESSOR _____________________________________________________ Data ___/___/____ ATIVIDADE _________________________________________ Bimestre ______ 01.

A religiosidade um item de bastante relevncia no estudo da arte na pr-histria. Que alternativa abaixo marca CORRETAMENTE fatos que atestam esta realidade? a) ( ) As pinturas serviam de decorao das cavernas para os deuses. b) ( ) Os homens pintavam sobre um forte carter ritualstico. c) ( ) Era sim parte de um processo de magia para interferir na captura de pessoas. d) ( ) Havia-se a inteno imediata do artista em criar uma arte decorativa e religiosa. 02. Das produes artsticas do perodo Pr-histrico, a escultura se destaca assim como as pinturas, tendo suas caractersticas e estudos bem direcionados, nos dando maior margem de conhecimento sobre a vivncia destes seres pensantes da nossa histria. Quanto as caracterstica e o estudo destas esculturas, julgue os itens abaixo como (V) VERDADEIROS ou (F) FALSOS, e em seguida marque a alternativa que contm a seqncia CORRETA: I. ( ) Fazem parte de suas caractersticas o ventre saltado e seios volumosos. II. ( ) Tanto nas pinturas quanto nas esculturas nota-se a ausncia de figuras masculinas. III. ( ) Fazem parte de suas caractersticas as grandes ndegas e a cabea surgindo como um prolongamento do pescoo. IV. ( ) As caractersticas encontradas em esculturas como a Vnus de Willendorf, atestam a desvalorizao do ser humano e da sensualidade feminina. a) F F F F b) F V F V c) V F V F d) V V V V 03. A tcnica bastante usada pelos artistas pr-histricos atravs de p colorido soprado por um canudo denomina-se: a) Cerca Grande. b) Mos grandes. c) Mos em negativo. d) Vrzea Grande. 04 - As primeiras expresses da arte eram muito simples. Consistiam em traos feitos nas paredes de argila das cavernas ou de tcnicas diversificadas, mas tambm muito simples. Quanto a estas caractersticas iniciais da arte rupestre julgue os itens (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO: I. ( ) Uma das tcnicas mais usadas e detectadas em vrias partes do mundo com caractersticas bastante semelhantes a tcnica Mos em Negativo. II. ( ) Suas esculturas valorizam de forma explicita o corpo humano, sobretudo, o masculino como uma forma de ostentao do homem como direcionador do grupo. III. ( ) Os mais remotos indcios a respeito de grupos humanos culturalmente desenvolvidos da cultura brasileira datam um perodo 6.000 a.C a 10.000 a.C. IV. ( ) Uma das obras em escultura mais fascinante deste perodo a escultura da Vnus Willendorf e a de Savinhano, onde suas caractersticas predominantes so: o ventre saltado e grandes ndegas como representao da fertilidade feminina. Assinale a alternativa com a seqncia CORRETA obtida: a) V V V V b) V F V V c) F F F F e) F V F F

Texto Podemos definir a pr-histria como um perodo anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse perodo anterior h 4000 a.C, pois foi por volta deste ano que os sumrios desenvolveram a escrita cuneiforme. Foi uma importante fase, pois o homem conseguiu vencer as barreiras impostas pela natureza e prosseguir com o desenvolvimento da humanidade na Terra. O ser humano foi desenvolvendo, aos poucos, solues prticas para os problemas da vida. Com isso, inventando objetos e solues a partir das necessidades. Ao mesmo tempo foi desenvolvendo uma cultura muito importante. Esse perodo pode ser dividido em trs fases: Paleoltico, Mesoltico e Neoltico. 05 - Segundo o perodo paleoltico e neoltico, julgue os itens a seguir em (C) CERTOS ou (E) ERRADOS: 1. ( ) As obras mais surpreendentes do paleoltico so as imagens pintadas nos tetos das cavernas. 2. ( ) No Neoltico, os artefatos em mrmore carregavam um alto requinte tcnico. 3. ( ) No paleoltico acontece a mudana da caa para agricultura. 4. ( ) As pinturas encontradas nas cavernas tinham como caractersticas: traos seguros e vigorosos, o sombreamento sutilmente controlado que confere volume e integridade as formas. 06 De acordo com os estudos sobre a msica pr-histrica assinale a alternativa correta: a) Foram encontrados ossos com furos que tem uma certa semelhana com as flautas. b) As guitarras da poca eram feitas com pedra e cabelos. c) No Brasil no foram encontrados materiais que podem ser considerados instrumentos da poca. d) Os tambores eram feitos de arvores finas. 07 Eram usados como pigmentos na arte pr-histrica: a) Tinta guache e Sangue de animais. b) Cera e Sumo de flores. c) Sangue e carvo. d) Pedras e giz. 08. De acordo com os historiadores a primeira manifestao artstica pr-histrica foi: a) Msica. b) Dana. c) Teatro. d) Artes Visuais. 09 As pinturas rupestres so: a) Pinturas em tela. b) Pinturas de animais. c) Pinturas sobre as cavernas. d) Pinturas em paredes de caverna. 10 As primeiras expresses de arte eram: a) Muito simples. b) Bastante complexas. c) Abstratas. d) Simples com motivos cristos.

Gabarito 01 B 02 C 03 C 04 B 05 E E E C 06 A 07 C 08 B 09 D 10 - A

Anda mungkin juga menyukai